Sei sulla pagina 1di 11

As questes de nmeros 1 e 2 referem-se ao artigo Dia Internacional da Lngua Materna. Leia-o atentamente.

Dia Internacional da Lngua Materna (21 de fevereiro) As lnguas maternas tm um papel fundamental em nossas vidas, pois so o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais comeamos a entend-lo. !ia "nternacional da Lngua #aterna $ o momento de recon%ecer a import&ncia desta e de nos mobilizarmos pelo plurilinguismo e pela diversidade lingustica. As lnguas maternas e a diversidade lingustica so elementos fundamentais para a identidade das pessoas. 'omo fontes de criatividade e meios para a e(presso cultural, elas tamb$m so importantes para a sa)de das sociedades, al$m de serem fatores de desenvolvimento e crescimento. *...+ A instruo em lngua materna $ uma poderosa forma de lutar contra a discriminao e para que o con%ecimento alcance as populaes marginalizadas. *...+ plurilinguismo ense,a oportunidades maravil%osas para o di-logo, que $ to necess-rio para o entendimento e a cooperao.As lnguas maternas convivem em %armonia com a aquisio de outras lnguas. .m espao lingustico plural permite compartil%ar a riqueza da diversidade, acelerando o interc&mbio de con%ecimentos e e(perincias. /ste foi um dos principais temas de 0121, o Ano "nternacional para Apro(imao das 'ulturas. *...+ As lnguas oferecem o suporte l3gico para o uso das tecnologias da informao e da comunicao que, por sua vez, representam uma nova fronteira para promover a diversidade lingustica. A .4/5' tem o compromisso de promover o plurilinguismo na "nternet. *...+ 43s devemos aproveitar o poder do progresso para proteger as diferentes vises do mundo e promover todas as fontes de con%ecimento e formas de e(presso. *...+ 4este !ia "nternacional da Lngua #aterna, assumamos o compromisso de trabal%armos ,untos nesta direo.
Disponvel em: http:// !unesco!org/pt/"rasilia/d#namic$content$ singlevie /ne s/message%from%director%general%of%unesco %on%the%occasion%of%of%international%mother%language%da#/"ac&/'(('/ c)ash/d*ee2'"df'/! +cesso em: 1, fev! 2-1.!

/012345 1 Assinale a alternativa que apresenta o principal ob,etivo do artigo 6!ia "nternacional da Lngua #aterna7. C8-H20 A8 "nformar e partil%ar com as pessoas a import&ncia da lngua como um fen9meno marcado pelo monolinguismo. :8 !escrever e comentar criticamente a relao entre as lnguas e as tecnologias da informao e da comunicao. '8 Argumentar e enriquecer o debate sobre a import&ncia da lngua materna nos processos de con%ecimento e aprendizagem. !8 5ensibilizar e mobilizar as pessoas para os diversos fen9menos ;con%ecimento, cultura, poltica, novas tecnologias8 que envolvem as lnguas.

/8 <ropor e estabelecer uma nova data comemorativa no calend-rio internacional, 02 de fevereiro, como o dia da lngua materna.

/012345 2 An-lise o e(certo a seguir= ; C1-H1) 6As lnguas maternas e a diversidade lingustica so elementos fundamentais para a identidade das pessoas.7 ;0> par-grafo.8 "dentifique o motivo que e(plica a import&ncia das lnguas maternas e da diversidade lingustica para a identidade das pessoas. A8 As lnguas maternas fornecem aos su,eitos mecanismos para se transformarem e para agirem sobre o mundo, enquanto a diversidade lingustica dificulta essas modificaes. :8 A formao dos su,eitos resulta de uma identidade fec%ada ? diversidade lingustica e social, pois o que garante a identidade ?s pessoas $ a %omogeneidade da l3gica da lngua materna. '8 As lnguas maternas e a diversidade lingustica,ao preservarem o patrim9nio cultural e social da comunidade, possibilitam que os su,eitos se constituam no entrecruzamento da identidade e da diversidade. !8 voc-bulo identidade, na sua etimologia, significa um ser que $ igual a si mesmo, logo a identidade do su,eito $ o desdobramento da sua autossuficincia frente a lngua materna e a diversidade lingustica. /8 A construo da identidade das pessoas resulta da incompatibilidade entre a lngua materna e a diversidade lingustica, a primeira nega a diversidade e a segunda nega a identidade. /012345 *( C8-H27) 4o romance 6@idas 5ecas7, de Araciliano Bamos, o vaqueiro Cabiano encontra-se com o patro para receber o sal-rio. /is parte da cena= 4o se conformou= devia %aver engano. ;...8 'om certeza %avia um erro no papel do branco. 4o se descobriu o erro, e Cabiano perdeu os estribos. <assar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mo bei,adaD /stava direito aquiloE Frabal%ar como negro e nunca arran,ar carta de alforriaE patro zangou-se, repeliu a insolncia, ac%ou bom que o vaqueiro fosse procurar servio noutra fazenda.

A Cabiano bai(ou a pancada e amun%ecou. :em, bem. 4o era preciso barul%o no. Araciliano Bamos. @idas 5ecas. G2.H ed. Bio de Ianeiro= Becord, 011J. 4o fragmento transcrito, o padro formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabul-rio. <ertence ? variedade do padro formal da linguagem o seguinte trec%o= A864o se conformou= devia %aver engano7 ;K.2-08. :8 6e Cabiano perdeu os estribos7 ;K.08. '86<assar a vida inteira assim no toco7 ;K.0-J8. !86entregando o que era dele de mo bei,adaD7 ;K.J8. /8 6A Cabiano bai(ou a pancada e amun%ecou7 ;K.L8.

+ propaganda a"ai6o serve de "ase para as 7uest8es . e 9! /012345 .

(:ior 7ue n;o conseguir tra"alho < n;o conseguir sair dele)!

(0er=) >essa propaganda? para e6pressar a necessidade de erradica@;o do tra"alho escravo, as ferramentas apresentam um valor simb3lico representado como=; C6-H18) a8 armas de defesa que sugerem medo de transformaes. b8 grades de priso que marcam a intensidade da e(plorao. c8 instrumentos de luta que mostram o poder dos e(ploradores. d8 ob,etos de tortura que e(pressam a insignific&ncia do trabal%o. e8 ob,etos de torturas so simbologias que algumas pessoas vivenciam.

M./5FN

1O

;.er,8 :ior 7ue n;o conseguir tra"alho < n;o conseguir sair dele. trec%o sublin%ado constitui uma e(presso ambivalente que apresenta os seguintes significados= ; C6-H19) a8 ser sub,ugado e no poder se demitir. b8 trabal%ar muito e no querer progredir. c8 valorizar o emprego e no lutar por mel%orias. d8 ter estabilidade e no reivindicar seus direitos. e8 aceitar por falta de opo.

/012345 -(( C7-H22) 4as conversas di-rias, utiliza-se frequentemente a palavra AprBprioP e ela se a,usta a v-rias situaes. Leia os e(emplos de di-logos= ". Q A @era se veste diferenteD Q R mesmo, $ que ela tem um estilo prBprio. "". Q A Lena ,- viu esse filme uma dezena de vezesD /u no consigo ver o que ele tem de to maravil%oso assim. Q R que ele $ prBprio para adolescente. """. Q !ora, o que eu faoE Ando to preocupada com o Cabin%oD #eu fil%o estimpossvelD Q Bela(a, F&niaD R prBprio da idade. 'om o tempo, ele se acomoda. 4as ocorrncias ", "" e """? AprBprioP $ sin9nimo de, respectivamente, A8 adequado, particular, tpicoS :8 peculiar, adequado, caractersticoS '8 adequado, e(clusivo, convenienteS

!8 peculiar, e(clusivo, caractersticoS /8 caracterstico, conveniente, e(clusivamente.

Leia o poema abai(o e responda ?s questes L e T. Aula de portugus A linguagem na ponta da lngua to f-cil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras, sabe l- o que quer dizerE <rofessor 'arlos A3is, ele $ quem sabe, e vai desmatando o amazonas de min%a ignor&ncia Ciguras de gram-tica, esquip-ticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. I- esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l- fora, em que levava e dava pontap$, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a primin%a. portugus so dois, o outro, mist$rio. Andrade , 'arlos !rummond de. Esquecer para lembrar. Bio de Ianeiro= Ios$ 2GLG lUmpio,

/012345 -C( C8-H26) ;/nem8 /(plorando a funo emotiva da linguagem, o poeta e(pressa o contraste entre marcas de variao de usos da linguagem em= a8 situaes formais e informais. b8 diferentes regies do pas. c8 escolas liter-rias distintas. d8 te(tos t$cnicos e po$ticos. e8 diferentes $pocas.

Muesto 1T; C8-H27) ;/nem8 4o poema, a referncia ? variedade-padro da lngua est- e(pressa no seguinte trec%o= a8 6A linguagem V na ponta da lngua7 ;v. 2 e 08. b8 6A linguagem V na superfcie estrelada de letras7 ;v. O e W8. c8 6*a lngua+ em que pedia para ir l- fora7 ;v. 2X8. d8 6*a lngua+ em que levava e dava pontap$7 ;v. 2O8. e8 6*a lngua+ do namoro com a primin%a7 ;v. 2L8.

M./5FN

1G; C8-H25)

Leia a tirin%a a seguir=

Dispon vel em: htt p:// !monica!com!"r/coo&page/coo&page!cgiDEpagFcomics/ti rinhas/ti ra*-'! +cesso em 21 fev! 2-12! efeito %umorstico da ti rin%a resulta de;a8= ; Linguagens Q Y 0O8 A8 '%ico :ento cometer um erro gramatical, pois emprega 6t-7 em vez de est-. :8 arrog&ncia do interlocutor de '%ico, ao afirmar que seu pai tem oitocentas cabeas de gado. '8 '%ico utilizar o pronome ou adv$rbio de intensidade ;mais8 ao inv$s da con,uno adversativa ;mas8.

!8 '%ico :ento usar o diminutivo ;inteirin%o8, caracterizando o falar do caipira. /8 decodificao literal que '%ico :ento faz do sintagma 6oitocentas cabeas de gado7. M./5FN 21; C6-H19)

Fodo ponto de vista $ a vista de um ponto. <ara entender como algu$m l, $ necess-rio saber como so seus ol%os e qual $ sua viso de mundo.
Leonardo :off. A -guia e a galin%a= uma met-fora da condio %umana. <etr3polis, BI= @ozes, 2GGL, p. G.

'onsiderando o fragmento de te(to acima apresentado, analise o seguinte enunciado. 4a leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras porque a imagem impressa envolve atribuio de sentidos a partir do ponto de vista de quem l. Assinale a opo correta a respeito desse enunciado. ;A8 As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda $ uma ,ustificativa correta da primeira. ;:8 As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no $ ,ustificativa correta da primeira. ;'8 A primeira assero $ uma proposio verdadeira, e a segunda $ uma proposio falsa. ;!8 A primeira assero $ uma proposio falsa, e a segunda $ uma proposio verdadeira. ;/8 Fanto a primeira assero quanto a segunda so proposies falsas. M./5FN 22 ; C8-H26)

fen9meno sociolingustico constitudo pela passagem da proparo(tona 6t$tano7 para a paro(tona 6teto7, na variedade apresentada, $ observado tamb$m no emprego de ;A8 6figo7 em lugar de fgado, e 6arvre7 em vez de -rvore. ;:8 6paia7 em lugar de pal%a, e 6fio7 em lugar de fil%o. ;'8 6mortandela7 em lugar de mortadela, e 6cunzin%a7 em vez de cozin%a. ;!8 6bandei,a7 em lugar de bande,a, e 6naiscer7 em lugar de nascer. ;/8 6vend7 em lugar de vender, e 6cant-7 em vez de cantar 'onsiderando, para al$m do aspecto tem-tico, a associao entre a forma e o estilo de representao dos te(tos liter-rios e dos quadros apresentados a seguir, assinale a opo em que no se verifica uma inter-relao de semel%ana entre literatura e pintura. ;A8 Alucinao de mesas que se comportam como fantasmas

reunidos solit-rios glaciais. 'arlos !rummond de Andrade. CareZell. Bio !e IaneiroV5o <aulo= Becord, 2GGW, p. JJ. L"F/BAF.BA Fe(to para as questes de 00 a 0X 'ano 2 4unca eu tivera querido !izer palavra to louca= bateu-me o vento na boca, X e depois no teu ouvido. Levou somente a palavra, W !ei(ou ficar o sentido. sentido est- guardado T no rosto com que te miro, neste perdido suspiro que te segue alucinado, 22 no meu sorriso suspenso como um bei,o malogrado. 2J 4unca ningu$m viu ningu$m que o amor pusesse to triste. /ssa tristeza no viste, 2W e eu sei que ela se v bem... 53 se aquele mesmo vento fec%ou teus ol%os, tamb$m. 'eclia #eireles. <oesias completas Bio de Ianeiro= 4ova Aguilar, 2GGJ, p. 22T M./5FN 00; C5-H16)

'om base no poema acima, assinale a opo correta no que diz respeito ? especificidade da linguagem liter-ria. ;A8 /mbora o te(to se,a um poema, sua linguagem no revela transfigurao artstica nem opacidade. ;:8 !a linguagem denotativa do te(to depreende-se que o poema $ uma declarao de amor ? pessoa amada. ;'8 A palavra, de acordo com o poema, no revela toda a fora do sentimento que %abita o eu lrico. ;!8 5em os versos de sete slabas e as rimas, a literariedade estaria ausente do poema. ;/8 @ersos como 6neste perdido suspiro que te segue alucinado7 revelam a dimenso literal das palavras no conte(to do poema.

M./5FN

0J; C6-H18)

!e acordo com abordagens da an-lise do discurso, a significao no se restringe apenas ao c3digo lingustico. Mue versos evidenciam essa nooE ;A8 64unca eu tivera querido !izer palavra to louca7 ;v.2-08 ;:8 6bateu-me o vento na boca, e depois no teu ouvido7 ;v.J-X8 ;'8 64unca ningu$m viu ningu$m que o amor pusesse to triste7 ;v.2J-2X8 ;!8 653 se aquele mesmo vento fec%ou teus ol%os, tamb$m7 ;v.2L-2T8 ;/8 6Levou somente a palavra, dei(ou ficar o sentido7 ;v.O-W8 M./5FN 0X; C8-H26)

/m qual das opes a seguir as duas palavras do te(to esto su,eitas ? reduo do ditongo, fen9meno frequente no portugus falado no :rasilE ;A8 6eu7 e 6bateu-me7 ;:8 6guardado7 e 6viu7 ;'8 6louca7 e 6bei,o7 ;!8 6depois7 e 6sei7 ;/8 6ningu$m7 e 6bem7

M./5FN 0O; C5-H16) Autopsicografia poeta $ um fingidor. Cinge to completamente Mue c%ega a fingir que $ dor A dor que deveras sente. / os que leem o que escreve, 4a dor lida sentem bem, 4o as duas que ele teve, #as s3 a que eles no tm. / assim nas cal%as de roda Aira, a entreter a razo, /sse comboio de corda Mue se c%ama corao. Cernando <essoa. Autopsicografia. "n= bra completa. <orto= Lello [ "rmos, 2GLO, p. 0OO. !e acordo com o poema, $ especfico do processo de criao liter-ria o fato de o poeta

" escrever no o que pensa, mas aquilo que deveras sente. "" ser capaz de captar e e(pressar os sentimentos dos leitores. """ transformar um elemento e(traliter-rio, como a dor, em ob,eto est$tico. /st- certo o que se afirma apenas em ;A8 ". ;:8 "". ;'8 """. ;!8 " e "". ;/8 " e """. M./5FN 0W; C5-H15)

Leia o poema abai(o= 2oneto de Gontri@;o Eu te amo, Maria, te amo tanto Que o meu peito me di como em doena E quanto mais me seja a dor intensa Mais cresce na minha alma teu encanto. omo a criana que !agueia o canto "nte o mist#rio da amplid$o suspensa Meu cora$o # um !ago de acalanto %erando !ersos de saudade imensa. &$o # maior o cora$o que a alma &em melhor a presena que a saudade ' te amar # di!ino, e sentir calma... E # uma calma t$o (eita de humildade Que t$o mais te soubesse pertencida Menos seria eterno em tua !ida. /sse poema de @incius de #oraes situa a mul%er num plano superior, e reserva ao su,eito po$tico masculino um papel submisso. /(atamente assim, no conte(to po$tico medieval? surgia a mulher nas cantigas de= a8 b8 c8 d8 e8 esc-rnio. maldizer. amigo e amor. amigo. Amor. 0L; C5-H15)

M./5FN

#arque @ para verdadeiro e C para falso sobre a produo liter-ria no Frovadorismo e indi7ue a se7uHncia correta: ; 8 As cantigas de mal dizer e de esc-rnio pertencem a lrica trovadoresca. ; 8 As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-lirco $ feminino, apesar de serem escritas por %omem. ; 8 As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas caractersticas principais so a vassalagem amorosa e a coita de amor. ; 8 A cano da Bibeirin%a iniciou o trovadorismo portugus. ; 8 As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lrico feminino, apesar de serem escritas por %omens. A tem-tica principal, quase sempre, $ o sofrimento da mul%er pelo amado que partiu. ;A8@ Q @ Q @ Q C- C ;:8@ Q @ Q C- C - @ ;'8@ Q C Q @- @ - @ ;!8 @ - C Q C - @- C ; /8 C - C- @ - @- @

Potrebbero piacerti anche