Sei sulla pagina 1di 8

CDIGO FLORESTAL: O QUE MUDOU DO CDIGO DE 1965 PARA O CDIGO DE 2012

INCONFIDENTES MG 2013

MARINA DANTAS

CDIGO FLORESTAL: O QUE MUDOU DO CDIGO DE 1965 PARA O CDIGO DE 2012

Trabalho apresentado ao professor der Clementino dos Santos, do curso Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental, 4 perodo, no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes, da disciplina de Legislao Ambiental.

INCONFIDENTES MG 2013

Sumrio
INTRODUO ................................................................................................................................... 4 1. MUDANAS ENTRE OS CDIGOS FLORESTAIS DE 1965 E 2012...................6 2. CONSIDERAES FINAIS...........................................................................................................6 3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................................7

INTRODUO

A primeira grande riqueza explorada no Brasil foi o pau-brasil, ocorrendo indiscriminada e predatoriamente, fazendo com que a preocupao com as florestas Brasileiras, fosse uma preocupao desde os tempos coloniais. Com isso, criou-se a primeira legislao de proteo as florestas do Brasil o Regimento 1605, que salvaguardava o pau-brasil, e regrava a utilizao do recurso natural. O Regimento exigia autorizao do Rei para que se pudesse explorar o pau-brasil. A Coroa Portuguesa tambm editou diversas normas com o intuito de manter o estoque florestal da colnia brasileira, com severas penalidades a quem descumprisse as regras, dentre elas a pena capital e o exlio, o que indiretamente j tornavam-se leis de proteo ambiental. Em 1799 surgiu o primeiro Regimento de Cortes de Madeira, que estabelecia rigorosas regras sobre a derrubada de rvores, e outras restries. Em 1802, por recomendao de Jos Bonifacio Andrada e Silva, foram baixadas as primeiras instrues para se reflorestar a costa brasileira, que j se encontrava bastante devastada. O primeiro Cdigo Florestal Brasileiro foi institudo pelo decreto 23.793 em 23 de janeiro de 1934. Ocorreu em uma poca, onde a populao se aglomerava prximo a capital nacional, que se localizava no Rio de Janeiro. A cafeicultura avanavam pelos morros que constituem o Vale do Paraba, substituindo toda a vegetao nativa. A criao de grado fazia-se de forma extensiva e sem tcnica alguma, iniciava-se a introduo de Eucaliptos, as atividades florestais eram fundamentadas no extrativismo. No Paran e Santa Catarina, as araucrias eram seguidamente cortadas. O Poder Publico decidiu ento interceder, impondo limites ao saque dos recursos naturais, o que s se materializou aps a publicao deste primeiro Cdigo Florestal. O Decreto classificou as florestas como protetoras, remanescentes, modelo e de rendimento, o que se assemelha com as reas de Preservao Permanente (APP), entretanto o Decreto no estabelecia distncias mnimas para a proteo das mesmas. As florestas remanescentes seriam as destinadas a alguma forma de proteo declarada pelo poder pblico, o que hoje corresponderiam s Unidades de Conservao. As florestas modelo seriam as plantadas, constitudas apenas por uma ou por limitado nmero de espcies florestais nativas e exticas. As demais florestas, no enquadradas nos conceitos anteriores, seriam as de rendimento.

Devido a dificuldade de se efetivar o Cdigo, devido a diversos fatores adversos, como a resistncia passiva ou deliberativa das autoridades estaduais e municipais e/ou a mentalidade 4

exploratria, elaborou-se uma proposta nova para o Cdigo Florestal, aperfeioando algumas ferramentas j existentes no anterior e manteve seus pressupostos e objetivos; evitar a ocupao em reas frgeis, obrigar a conservao de um percentual mnimo da vegetao nativa para garantia dos servios ecossistmicos e fomentar o reflorestamento e o uso racional das florestas. O ento novo Cdigo, foi publicado dia 15 de setembro de 1965, Lei 4.771/65. Durante seus 47 anos de vigncia o Cdigo Florestal de 1965, sofreu diversas alteraes por Medidas Provisrias, at que em 25 de maio de 2012, ele foi substitudo por um novo modelo de Cdigo Florestal, Lei 12.651/2012, que alterou significativamente o seu antecessor. Essas alteraes foram pontuais e algumas genricas, o processo de promulgao da mesma, foi difcil e demorado por haver diversos interesses relacionados as mudanas, que poderiam ser benficas ou no para alguns, outros desejavam modificaes em artigos. As duas classes mais envolvidas no processo eram os ruralistas e ambientalistas, que conflitavam em duas defesas, o que dificultou a aprovao da lei, visto que dividia opinies.

1. MUDANAS ENTRE OS CDIGOS FLORESTAIS DE 1965 E 2012


Uma das mudanas de maior significncia foi a das reas de Preservao Permanente (APP), ao entorno de cursos hdricos, que se dispunha no Cdigo de 1965, com valores fixos, e agora encontra-se com uma variao que esta relacionando a largura do curso hdrico com a largura da APP em seu entorno, conforme previsto na Lei 12.651/12. A alterao causou bastante desconforto na bancada ruralista, que alegou que ficariam prejudicados pela reduo de seu espao para produo, onde agora deveria ser APP. O atual Cdigo Florestal, cria uma flexibilizao, quanto ao cultivo em encostas de morros e o permite quando a encosta obter at determinada declividade, o que conflitou com a Lei 4.771/65, que dizia que a encosta deveria ser mantida intacta. Sobre Reserva Legal, estabeleceu-se, no Cdigo de 2012, que proprietrios rurais que possuam at 4 mdulos, no precisariam recompor a vegetao nativa degradada. Desta vez, foi a bancada ambientalista quem se sentiu incomodada, alegando ser um erro imenso do novo Cdigo, partilhando de um pensamento um tanto quanto corriqueiro onde criaram a hiptese de um grande proprietrio envolver outras pessoas, chamadas de laranjas, e colocariam partes de sua propriedade no nome desses laranjas, e ento ficariam livres da recomposio da floresta nativa. No Cdigo de 1965, a recomposio da vegetao deveria ser realizada apenas com espcies nativas, o que conflitava bastante visto que as mudas nativas possuem um alto valor. J no Cdigo vigente, ficou estabelecido que poderiam intercalar plantas nativas com frutferas e exticas, contanto que fosse apenas para o restabelecimento da rea desmatada ou degradada, sendo obrigado o corte das exticas aps determinado perodo. A anistia aos crimes ambientais, foi outro fator de suma relevncia e bastante discutido. Aos que ocorreram antes do ano de 2008, foram propostos um perdo a quem destruiu a vegetao nativa. O perdo consistia em extinguir a obrigao de reestabelecer a vegetao nativa, em crimes cometidos contra a flora antes do ano de 2008, o que mais uma vez, levou os ambientalistas a delrio por defenderem que sem o reestabelecimento da vegetao, no existiria recuperao ambiental. Aps infindveis discusses, o novo Cdigo foi aprovado no dia 25 (vinte e cinco) de maio de 2012 (dois mil e doze).

2. CONSIDERAES FINAIS
Atravs do presente trabalho, pudemos considerar que a legislao brasileira, esta em constante mudana, buscando regrar todas as pessoas do pas. As mudanas no Cdigo Florestal, vieram de uma percepo antiga onde buscava manter um controle sobre as florestas brasileiras, fazendo com que o recurso natural no se esgote. de importncia nacional que guardemos nossas florestas, visto que essas nos proporcionam incontveis benefcios socioeconmico e ambientais, e com o novo Cdigo podemos ainda ter uma flexibilizao da Lei, de forma com que a mesma no retire o direito de subsistncia das pessoas que s tem um rea e depende dela para se manter e manter sua famlia.

3. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://www.pensamentoverde.com.br/governo/o-antigo-e-novo-codigo-florestal-brasileiro-o-quemudou. Acessado em 03/12/2013. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL. Impacto das alteraes no Cdigo Florestal. So Paulo, maio de 2012.

Potrebbero piacerti anche