Sei sulla pagina 1di 2

XXIX Congresso ALAS-Chile Crisis y Emergenias Sociales em Amrica Latina O salto ontolgico: uma nova ferramenta para problemtica

a natureza-sociedade Leandro Mdolo Paschoalotte Essa palestra pretende apresentar os resultados provisrios da pesquisa em Mestrado intitulada O salto ontolgico: em busca de novas contribuies para a problemtica natureza e sociedade, na qual buscamos deslindar novas ferramentas e recursos terico-epistemolgicos para a compreenso e interpretao de uma das mais paradigmticas reflexes nas/das Cincias Sociais, qual seja: a relao entre natureza e cultura e/ou natureza e sociedade. Se certo que se trate de uma problemtica fundante da singularidade cientfica das Cincias Sociais, bastaria pensarmos na trajetria que a Sociologia e Antropologia percorreram de seus precedentes evolucionistas como Lewis H. Morgan, Edward B.Tylor e James G. Frazer, todos de certa forma influenciados pela tradio darwinista, at clssica Escola Francesa de Sociologia com mile Durkheim e seus conceitos fundacionais fato social, conscincia coletiva etc. e Marcel Mauss com o seu fato social total, cujo objetivo era justamente articular dimenses distintas da vida: o psicolgico, o social e o fisiolgico (biolgico). Tambm certo que devemos olh-la em um prisma que v alm de uma simples elucubrao terico-filosfica o que no pouco -, e reconhec-la em sua posio social a cada momento da histria das Cincias Naturais e Sociais, bem como, a cada momento scio-histrico global. Somente assim poderemos perceber que ela no somente fruto de revises e redescobertas tericas, mas, especialmente, que ela assume significados cientficos e filosficos diferentes a cada momento da histria e, consequentemente, perfaz uma gama diferenciada de repercusses sociais e polticas. Mas porque (re)tornarmos problemtica natureza-cultura e/ou naturezasociedade atualmente? E porque faz-lo via o filsofo marxista Gyorgy Lukcs e com especial ateno ao conceito de salto ontolgico da sua obra Por uma ontologia do ser social? A importncia dessa temtica para os nossos dias so inmeras, poderamos apontar o peso adquirido pela evidente questo ecolgica. Mas, preferimos fazer um breve recorte da qual nos parece ser a razo mais central em reaviv-la, qual seja: as novas e atualizadas investidas das biocincias ecologia, etologia, primatologia etc.

na explicao de fenmenos socioculturais que tradicionalmente tornaram-se objetos prprios das Cincias Sociais. Para exemplificar poderamos citar aquilo que os biocientistas das mais variadas especialidades vem denominando, j h algum tempo, de culturas de chimpanzs. Segundo Jane Goodall, W.C. McGrew, M. Tomasello e C. Boesch entre outros, certos padres de comportamento de grandes primatas que variam segundo comunidades diversas poderiam ser classificados como comportamentos culturais. Inferncia cientfica que por si s j dispensa maiores justificativas sobre a necessidade de uma reflexo cuidadosa e atualizada a este respeito por parte dos socilogos. E para isso acreditamos ser a Ontologia de Lukcs um diferenciado acervo de reflexes e proposies tericas. Nesta obra, a partir do pensamento marxista, o filsofo trata das questes da singularidade humana, as diferenas essenciais da esfera social em relao esfera propriamente natural. Problemtica que se sintetiza no conceito salto ontolgico, uma vez que por este que o autor ir sustentar todo sua acepo de ser social e, sobretudo, o momento segundo o qual o ser social se distinguiria ontologicamente do ser natural. Desta forma, esta palestra visa apresentar o conceito lukacsiano de salto ontolgico como uma importante ferramenta para o debate acerca da natureza-sociedade e da qual os socilogos, e todos cientistas sociais, podem se valer para enfrentar as novas investidas dos biocientistas; fazendo com que o dilogo dessas frentes de conhecimento no se reduza a um dogmatismo de qualquer parte, mas sim que empreenda uma madura aquisio das contribuies reciprocas s quais as Cincias Sociais e Naturais podem se permitir em tempo de novas descobertas cientficas e filosficas.

Potrebbero piacerti anche