Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHRIA ELTRICA

PRTICA 02 GERADOR DE CORRENTE CONTNUA AUTO-EXCITADO OPERANDO COM CARGA

Aluno: Jan Luccas de Oliveira Gomes Matrcula: 0307746 Horrio: Quarta-Feira 14h-16h Professor: Fernando Antunes

OBJETIVOS
- Traar a curva caracterstica tenso de armadura x corrente de armadura. - Verificar o efeito da reao de armadura. - Observar os efeitos do magnetismo residual. - Observar o funcionamento como gerador hipercomposto, hipocomposto e normal. - Determinar a regulao de tenso.

INTRODUO TERICA O gerador com excitao em paralelo (ou gerador "shunt") possui uma regulao de tenso deficiente. A tenso nos terminais de armadura (Vt) dependente totalmente do fluxo gerado pelas bobinas em paralelo, que por sua vez realimentado pela prpria tenso de armadura. Quando ocorre o aumento da corrente de carga (Ia) no gerador shunt, h uma reduo na tenso dos terminais de armadura devido s seguintes causas: 1) queda de tenso devido resistncia de armadura (Ra). Neste caso, a tenso terminal vem a ser Vt = E - Ia.Ra , onde E a f.e.m. induzida; Ia a corrente de armadura e Ra a resistncia de armadura; 2) reao de armadura que enfraquece o campo e conseqentemente reduz o valor da f.e.m. induzida; 3) reduo na intensidade da corrente de excitao devido queda no valor terminal relacionadas as causas 1 e 2. Essa reduo implica numa f.e.m. induzida ainda menor. O grfico da Fig. 1 ilustra as quedas de tenso devido a estes trs efeitos.

A relao Vt x Ia do gerador shunt, conhecida como caracterstica externa ou curva de carga, mostrada na Fig. 2.

Observa-se na Fig. 2 que, apesar da queda de ento nos terminais de armadura, o valor de Ia aumenta com o acrscimo de carga (curva a-b). No entanto, a partir do ponto c (denominado ponto de colapso) h uma reduo abrupta de Vt, onde, para qualquer acrscimo de carga, a intensidade da corrente de armadura comea a diminuir ao invs de aumentar, como seria o esperado. possvel compensar o aumento da carga adicionando um enrolamento de campo em srie com a corrente de carga que produza um fluxo de campo cumulativo com o campo paralelo. Esse tipo de configurao d origem ao gerador composto ou compound, o qual se caracteriza por ter tanto o campo srie, quanto o campo paralelo alimentados. Esta configurao pode produzir uma tenso terminal em carga quase constante ou at mesmo maior do que em vazio. Dependendo da polaridade do campo da bobina srie, o gerador pode ser composto diferencial ou composto cumulativo, sendo que o composto cumulativo pode ser subdividido em hipercomposto, hipocomposto e normal. Gerador Composto Diferencial: obtido quando o fluxo magntico produzido pelo campo srie contrrio ao fluxo produzido pelo campo paralelo. medida que colocamos carga no gerador, a tenso terminal diminui abruptamente enquanto que a corrente na carga se mantm constante. Gerador Hipercomposto: Se a tenso terminal plena carga maior do que a tenso da mquina girando a vazio, diz-se que o gerador hipercomposto. Gerador Hipocomposto: Se a tenso terminal a plena carga menor do que a tenso da mquina girando a vazio, ento se diz que o gerador hipocomposto. Gerador Composto Normal: Quando a tenso terminal do gerador a vazio a mesma com carga, ento se diz que o gerador composto normal. A Fig. 3 ilustra as curvas caractersticas desses quatro tipos de geradores.

PROCEDIMENTO PRTICO: 1. Mea o valor da resistncia de armadura. Ra=___1,5_____. 2. Monte o circuito mostrado na Fig.4, mas mantenha a carga nula (caso seja usado um quadro de lmpadas como carga, certifique-se de que todos os interruptores estejam desligados). Certifique-se de que o curto-circuito franco entre os pontos S1 e S2 esteja implementado prximo dos bornes da mquina e que o fio utilizado seja curto, para assim anular o efeito do campo srie, conforme ilustrado na Fig. 4. Ajuste R2 para 2,0 W.

3. Ajuste o reostato do campo R1 em torno de 1000 e verifique se as ligaes esto corretas. Acione a mquina primria. 4. Verifique se houve escorvamento. Caso contrrio, pare a mquina e inverta as ligaes do campo paralelo do gerador e acione novamente a mquina primria.). 5. Com a rotao da mquina primria estabelecida, mea a tenso de armadura do gerador cc. Como se justifica o surgimento desta tenso? 6. Varie o reostato de campo paralelo do gerador R1 at que a tenso de armadura atinja 200 V. 7. Ligue as cargas (lmpadas) de maneira gradual. Anote os valores de tenso e corrente de armadura na tabela 1. Tabela 1: Dados do ensaio da curva de carga do gerador cc (excitao em paralelo) () () () () 200 0

8. (Relatrio) Trace o grfico Va x Ia .Comente sobre a regulao de tenso do gerador paralelo. 9. (RELATRIO) Calcule a regulao de tenso na armadura para a maior carga. 10. (RELATRIO) Comente sobre a relao entre a queda de tenso com carga e a tenso na armadura em vazio. (RELATRIO) Quais so as possveis causas da queda de tenso ? 11. Ainda para carga mxima varie o reostato de campo R1 at que a tenso na carga retorne para 200 V. Cuidado neste ajuste, pois o mesmo sensvel e pode existir um longo atraso de resposta). (RELATRIO) Comente sobre a importancia prtica deste procedimento de ajuste. 12. Retorne o reostado de campo paralelo para o valor mximo (diminuindo assim a tenso gerada), desligue a mquina primria e, por fim, desligue todas as cargas. 13. Desfaa o curto-circuito da bobina de campo srie.

14. Acione novamente a mquina primria. Com o gerador em vazio, ajuste sua tenso terminal em 200 V. 15. Ligue uma ou mais cargas at que se verifique qual o atual tipo de configurao do gerador. Caso o gerador esteja ligado como composto diferencial, desligue a mquina primria e altere o as devidas ligaes de forma a obter um gerador composto cumulativo. 16. Ligue as cargas (lmpadas) de forma gradual e anote os valores na tabela 2. (ATENO: LIMITE o valor mximo de Ia em aproximadamente 6 A). Tabela 2: Dados do ensaio da curva de carga do gerador cc (gerador composto) () () () () 200 0 210 0,5 200 4,9 212 1,5 190 5,5 212 2,4 190 6,0 210 3,0 180 6,5 3,5 178 7,4 17. (RELATRIO) Trace o grfico Va x Ia e comente sobre a regulao de tenso do gerador composto. 18. Varie o reostato R2 em paralelo com o campo srie e obtenha: a) Um gerador hipercomposto; b) Um gerador hipocomposto; c) Um gerador composto normal. 19. (RELATRIO) Explique como R2 atua na regulao de tenso do gerador auto-excitado

Potrebbero piacerti anche