Sei sulla pagina 1di 2

O desenvolvimento do conhecimento durante a Idade Mdia conta com particularidades diversas que se afasta daquela errnea perspectiva que

a define como a Idade das trevas. Contudo, a predominncia dos valores religiosos e as demais condi !es espec"ficas fa#em do per"odo medieval apenas singular em rela $o aos demais per"odos hist%ricos. &esse sentido, o e'pressivo monop%lio intelectual e'ercido pela Igre(a esta)eleceu uma cultura de tra o fortemente teoc*ntrico. &$o por acaso, os mais proeminentes fil%sofos que surgiram nessa poca tiveram grande preocupa $o em discutir assuntos diretamente ligados ao desenvolvimento e + compreens$o das doutrinas crist$s. ,- durante o sculo III, .ertuliano apontava que o conhecimento n$o poderia ser v-lido se n$o estivesse atrelado aos valores crist$os. /ogo em seguida, outros clrigos defenderam que as verdades do pensamento dogm-tico crist$o n$o poderiam estar su)ordinadas + ra#$o.

0m contrapartida, e'istiam outros pensadores medievais que n$o advogavam a favor dessa completa oposi $o entre a f e a ra#$o. 1m dos mais e'pressivos representantes dessa concilia $o foi 2anto 3gostinho, que entre os sculos I4 e 4 defendeu a )usca de e'plica !es racionais que (ustificassem as cren as. 0m suas o)ras Confiss!es e Cidade de 5eus, inspiradas em 6lat$o, ele aponta para o valor onipresente da a $o divina. 6ara ele, o homem n$o teria autonomia para alcan ar a pr%pria salva $o espiritual.

3 ideia de su)ordina $o do homem em rela $o a 5eus e da ra#$o + f aca)ou tendo grande predominncia durante v-rios sculos no pensamento filos%fico medieval. Mais do que refletir interesses que legitimavam o poder religioso da poca, o negativismo impregnado no ide-rio de 2anto 3gostinho deve ser visto como uma consequ*ncia pr%'ima +s contur)a !es, guerras e invas!es que viriam a marcar a forma $o do mundo medieval.

Contudo, as transforma !es e'perimentadas com a 7ai'a Idade Mdia promoveram uma interessante revis$o da teologia agostiniana. 3 chamada filosofia escol-stica apareceu com o intuito de promover a harmoni#a $o entre os campos da f e da ra#$o. 0ntre seus principais representantes estava 2$o .omas de 3quino, que durante o sculo 8III lecionou na universidade de 6aris e pu)licou 2uma .eol%gica, o)ra onde dialoga com diversos pontos do pensamento aristotlico.

2$o .om-s, talve# influenciado pelos rigores que organi#avam a Igre(a, preocupou9se em criar formas de conhecimento que n$o se apequenassem em rela $o a nenhum tipo de questionamento. 6aralelamente, sua o)ra teve uma composi $o mais otimista em

rela $o + figura do homem. Isso porque acreditava que nem todas as coisas a serem desvendadas no mundo dependiam :nica e e'clusivamente da a $o divina. 5essa maneira, o homem teria papel ativo na produ $o de conhecimento.

3pesar dessa nova concep $o, a filosofia escol-stica n$o foi promotora de um distanciamento das quest!es religiosas e, muito menos, afastou9se das mesmas. Mesmo reconhecendo o valor positivo do livre9ar)"trio do homem, a escol-stica defende o papel central que a Igre(a teria na defini $o dos caminhos e atitudes que poderiam levar o homem + salva $o. Com isso, os escol-sticos promoveram o com)ate +s heresias e preservaram as fun !es primordiais da Igre(a.

Potrebbero piacerti anche