Sei sulla pagina 1di 28

CARTILHA DO AGRICULTOR FAMILIAR

Associativismo e cooperativismo solidrio

Sou o Joo. Sou tcnico agrcola, completamente envolvido na disseminao da produo agroecolgica. Acredito que possvel produzir, desenvolver, respeitando o meio ambiente e compartilhando conhecimento. Sou o Multiplicador PAIS.

Ola! Sou Pedro, produtor rural, dono de um pequeno stio, de onde tiro o sustento da minha famlia. Sou o Pai da famlia PAIS.

Ol, sou a Lourdes. Alm de cuidar dos meus filhos e da nossa casa, ajudo, sempre que possvel, meu marido nas atividades do campo. Sou a me da Famlia PAIS.

Sou a Francisca, a V Chica. Ajudo no trabalho na roa, mas gosto mesmo de fazer doces, e todos dizem que so deliciosos. Sou a Av da Famlia PAIS.

Sou o Antnio, produtor rural, com uma vida inteira dedicada ao campo. Gosto muito do que fao e ensino o amor terra a toda minha famlia. Sou o av da famlia PAIS.

Eu sou a Rosinha. Sou a filha caula da Famlia PAIS.

Sou o Francisco, tenho 16 anos, estudo na escola rural e nas horas de folga de estudo, quando necessrio, ajudo meus pais nos trabalhos da casa e da roa. Sou o filho da Famlia PAIS.

Associativismo e cooperativismo solidrio

Associativismo e cooperativismo solidrio


1. INTRODUO
O Associativismo um instrumento vital para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expresso social, poltica, ambiental e econmica. por meio de uma associao que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcanar os objetivos comuns. Nesta cartilha o tema Associativismo e Cooperativismo em bases sustentveis e solidrias representa a opo do Sistema PAIS por uma ferramenta estratgica na busca de alternativas para a superao dos problemas na produo, na gesto e na comercializao da produo agroecolgica.

Pessoal, o Multiplicador PAIS j est chegando. Poderemos conversar com ele e tirar nossas dvidas sobre esse negcio de associativismo e cooperativismo, que ele falou na ltima reunio aqui na comunidade.

Isso mesmo Pedro! Se para melhorar nossa produo, queremos saber tudo sobre esse assunto. Afinal, o multiplicador disse que com a unio das famlias produtoras em associao, todos sairo ganhando e a produo ter mais qualidade.

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

Ol pessoal! Que bom que esto todos aqui, como disse na ltima reunio, vamos falar hoje do associativismo e cooperativismo, que na pratica so a formalizao da unio das pessoas.

O Associativismo fruto da luta pela sobrevivncia e pela melhoria das condies de vida de comunidades. Associao uma pessoa jurdica, devidamente registrada em cartrio e constituda livremente pela unio de pessoas que, assim como vocs, tm um objetivo comum, ou seja, querem a mesma coisa. Essa unio acontece pra melhoria das condies de vida do grupo e da comunidade. Nas comunidades a participao, a solidariedade, a cooperao em torno de objetivos comuns, tm sido fundamentais para assegurar melhores condies de vida. Essa prtica, mais do que uma forma de organizao, uma construo e uma conquista social.

Qual a diferena entre associativismo formal e informal?

Saibam que vocs j so um grupo produtivo, que uma forma de associativismo informal.

Associativismo e cooperativismo solidrio

Associativismo informal Grupos de produo solidria Grupos de ao comunitria Redes

Associativismo Formal Associaes: comunitrias de produtores, de mulheres, de jovens e etc. Cooperativas: de produo, de crdito, de comercializao, de profissionais autnomos, de consumo e etc.

Muito bom saber disso! Ento, dessa forma podemos nos organizar e melhorar a nossa produo e comercializao?

Com certeza! O ponto mais importante de tudo isso que os associados tenham os mesmos interesses e que queiram trabalhar coletivamente! Ento, vamos l! Vou passar todas as informaes. Daqui a pouco vocs estaro uns doutores em cooperativismo e associativismo.

CooPErAtiViSMo SoLidrio
A cooperativa uma associao de pessoas unidas voluntariamente para realizar um objetivo comum, por meio da formao de uma organizao, que administrada democraticamente. Todos os cooperados contribuem com o mesmo valor, tm os mesmos direitos, os mesmo deveres e assumem os riscos e os benefcios do negcio.

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

2. UM Pouco dE HiStriA
Em 1844, ano considerado o marco do movimento cooperativista, em Rochdale, perto de Manchester, Inglaterra, um pequeno nmero de trabalhadores industriais fundou uma cooperativa de consumo que eles chamaram de A Sociedade dos Pioneiros Equitativos. A Sociedade comeou a funcionar muito modestamente com um capital de 28 libras, coberto em parte por um emprstimo do sindicato dos teceles. Um ano depois, o quadro de scios j tinha aumentado de 28 para 74. Durante os primeiros anos o crescimento foi modesto, mas em 1849 o Rochdale Savings Bank faliu, o que fez com que muitos exdepositantes se associassem aos Pioneiros. O nmero de scios subiu de 140, em 1848, para 390 no ano seguinte (Singer, 1998). Isso mesmo! Unio fundamental para uma cooperativa dar certo. Tanto que existem as 12 virtudes do cooperativismo e todas esto impregnadas do sentimento de unio.

Essa uma histria muito interessante, que conta sobre lutas e unio.

J no Brasil, o primeiro registro de uma Cooperativa data de 1889. Ocorreu em Minas Gerais com o nome de Sociedade Cooperativa Econmica dos Funcionrios Pblicos de Ouro Preto, assim como em Rochdale, a brasileira era do ramo de consumo. Outro registro o da colnia alem em Nova Petrpolis, Rio Grande do Sul, em 1902, onde a comunidade imigrante fundou uma pequena Reiffeisenkasse, aos moldes das tradicionais Sociedades de Ajuda Mtua. Os colonos poderiam se associar pagando contribuies, e obter emprstimos para o subsdio da safra e outros benefcios, como o seguro sade.

Associativismo e cooperativismo solidrio

As cooperativas so organizaes de produtores que praticam a autogesto: com igualdade de direitos de todos os membros e com propriedade comum do capital, numa distribuio mais igualitria.

A cooperativa seria, por excelncia, o tipo ideal de empreendimento solidrio, voltado incluso dos tradicionalmente excludos pela economia dominante, como trabalhadores, mulheres, jovens, afrodescendentes, agricultores/as e seus familiares. Todos unidos no desafio de por em prtica uma gesto participativa. A construo dos princpios que orientam a gesto das cooperativas, baseadas na solidariedade, no deve ser resultado da mera repetio de antigos princpios, mas partir do atual contexto histrico, social, econmico e cultural e dos projetos sociais e polticos de cada grupo na sociedade.

So 12 os valores e princpios do Cooperativismo: Viver melhor Pagar a dinheiro Poupar sem sofrimento Suprimir os parasitas Combater o alcoolismo Interessar as mulheres nas questes sociais Educar economicamente o povo Facilitar a todos o acesso propriedade Reconstituir uma propriedade coletiva Estabelecer o justo preo Eliminar o lucro capitalista Abolir os conflitos

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

Como se constri um verdadeiro cooperativismo?

Se constri democraticamente. A partir da realidade, da necessidade e da viso autnoma dos seus cooperados. Foi a partir das lies aprendidas nas experincias negativas e positivas das cooperativas que os pioneiros de Rochdale adotaram oito princpios como base de sua organizao. Estes mesmos princpios, que so baseados em valores ticos, inspiraram a organizao de cooperativas por todo o mundo at hoje.

3. VALorES do CooPErAtiViSMo

AJUDa MTUa RESPONSaBILIDaDE DEmOCraCIa IGUaLDaDE EQUIDaDE SOLIDarIEDaDE

Alm dos valores listados acima, so adotados outros que refletem a preocupao tica das cooperativas na relao com suas comunidades, envolvendo a honestidade, transparncia social e a preocupao pelos demais. Estes valores foram inspirados nos fundadores do cooperativismo no sculo XIX.

Associativismo e cooperativismo solidrio

Os princpios so elementos pelos quais as cooperativas pem em prtica seus valores. So os valores que do origem aos princpios de uma organizao.

E quais so os princpios do cooperativismo?

4. PrincPioS do CooPErAtiViSMo

1- ADESO VOLUNTrIa E LIVrE


As cooperativas so organizaes voluntrias. As sociedades cooperativas so organizaes abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus servios e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminao de sexo, ou de ordem social, poltica e religiosa.

2 - GESTO DEmOCrTICa PELOS mEmBrOS


As cooperativas so organizaes democrticas controladas por seus membros, que participam ativamente na definio de suas polticas e na tomada de deciso.

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

As Sociedades Cooperativas so organizaes controladas democraticamente; cada scio tendo um voto, independentemente do capital que investiu. Este princpio tem como principal fundamento a diferenciao da empresa cooperativa de uma empresa capitalista tradicional. Na empresa capitalista, o poder de deciso se origina do capital aplicado. Nas cooperativas, todos os scios devem ter o mesmo poder de deciso.

3 - ParTICIPaO ECONmICa DOS mEmBrOS


Os membros contribuem equitativamente e controlam de maneira democrtica o capital da cooperativa Parte desse capital , normalmente, propriedade comum da cooperativa. Ao final do exerccio anual os membros dividem as sobras anuais, que podem ser usadas no: a) Desenvolvimento da cooperativa, possibilitando o estabelecimento de fundos de reserva, parte dos quais, pelo menos, ser indivisvel; b) Benefcio aos associados na proporo de suas operaes com a cooperativa e; c) Apoio a outras atividades comunitrias aprovadas em Assemblia.

4 - AUTONOmIa E INDEPENDNCIa
As cooperativas so organizaes autnomas de ajuda mtua, controladas por seus membros. Se entram em acordo com outras organizaes (incluindo governos) ou obtm capital de fontes externas, realizam isto em termos que assegurem o controle democrtico por parte de seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa. A terceira e a quarta regras fixam a repartio do excedente estimulando tanto a inverso de poupana como as compras da cooperativa.

5 - EDUCaO, FOrmaO E INFOrmaO


As cooperativas promovem a educao e a formao de seus membros, os representantes eleitos, os cooperados e funcionrios, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento de suas cooperativas. Informam ao pblico em geral, particularmente os jovens e os lderes de opinio, sobre a natureza e as vantagens da cooperao Este princpio destaca a importncia da educao e da formao cooperativista na formao de seus associados, de modo a prepar-los para atender s necessidades da sociedade onde est inserida, e na formao e informao de jovens e lideranas. Prtica que promove o fortalecimento e, principalmente, a continuidade da cultura cooperativista porque contribui para a formao de lideranas.

Associativismo e cooperativismo solidrio

6 - INTErCOOPEraO
As cooperativas trabalham em conjunto, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais aumentando a fora do movimento cooperativo A integrao entre as cooperativas o foco deste princpio para fortalecer sua ao na transformao de valores da sociedade e na perspectiva de fortalecer a ao de melhorar as condies da comunidade, atuando em conjunto com outras cooperativas. Este princpio j aponta para a importncia da atuao em rede no que se refere ao fortalecimento do cooperativismo.

7 - COmPrOmISSO COm a COmUNIDaDE


As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentvel das suas comunidades por meio de polticas aprovadas pelos seus membros. O stimo e ltimo princpio nos mostra a importncia na contribuio, no apenas para o desenvolvimento socioeconmico dos seus cooperados, como tambm nas comunidades via cooperativa, representando uma alternativa s questes sociais do campo e da cidade.

Nossa, que bonito! Esses princpios fazem brotar s sentimento bom na gente!

Fazem mesmo! Eles nos trazem como ensinamentos fundamentais: Humanismo, Liberdade, Igualdade, Solidariedade e Racionalidade. E tudo que se refere ao cooperativismo solidrio traz muitas coisas boas e ensinamentos belos. Vou explicar agora para vocs sobre os smbolos do cooperativismo.

10

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

5. SMBOLOS DO COOPERATIVISMO
Este o emblema do cooperativismo: um crculo abraando dois pinheiros indica a unio do movimento, a imortalidade de seus princpios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado pela trajetria ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.

Pinheiro: era tido como um smbolo da imortalidade e da fecundidade, por conta de sua sobrevivncia em terras menos frteis e pela facilidade na sua multiplicao. Os pinheiros unidos so mais resistentes e ressaltam a fora e a capacidade de expanso. Crculo: representa a eternidade, pois no h horizonte final. Verde-escuro: lembra as rvores e a necessidade de se manter o equilbrio com a natureza. Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de luz calor.

O Conselho de Administrao da Aliana Cooperativa Internacional (ACI) durante reunio realizada em Roma, em abril de 2001, deliberou sobre a mudana da Bandeira do Cooperativismo. O objetivo da mudana foi promover e consolidar claramente a imagem cooperativa, j que a antiga bandeira era utilizada por alguns grupos no-cooperativos, o que causava confuso em alguns pases.

Em 1923, o primeiro sbado de julho de cada ano foi institudo como o Dia do Cooperativismo. O evento aconteceu no Congresso da Aliana Cooperativa Internacional (ACI). O objetivo que nesse dia todos os povos ligados pelo cooperativismo se confraternizem.

Associativismo e cooperativismo solidrio

11

A bandeira que substitui a tradicional tem o arco-ris sobre fundo branco e o logotipo da ACI impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. O logotipo foi aprovado em 1995 por ocasio do centenrio do conselho. O arco-ris representando em seis cores e a sigla ACI est impressa na stima cor, o violeta. Vermelho: coragem; Laranja: viso de futuro; Amarelo: desafio em casa, na famlia e na comunidade; Verde: crescimento individual como pessoa e como cooperado; Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-se; Anil: necessidade de ajudar a si prprio e aos outros atravs da cooperao; Violeta: beleza, calor humano e amizade. A concepo original de uma bandeira do Cooperativismo com as sete cores do arco-ris surgiu do precursor do Cooperativismo na Frana, Charles Fourier, que j a havia adotado no Falanstrio - a comunidade ideal concebida por ele - como smbolo da unidade na diversidade. As cores vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta simbolizam os ideais e objetivos da paz universal, a unidade que supera as diferenas polticas, econmicas, sociais, raciais ou religiosas. A esperana da humanidade em um mundo melhor onde reine a liberdade, a dignidade pessoal, a justia social e a solidariedade.

12

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

6. RAMOS DE ATUAO DO COOPERATIVISMO


Classificao das Cooperativas As cooperativas so classificadas quanto natureza, variedade de funes e nvel de organizao:

NAturEZA
Cooperativas de distribuio ou servios Cooperativas de colocao da produo Cooperativas de trabalho

NVEL OrGAniZAcionAL
Cooperativas singulares Cooperativas centrais: constitudas pelo menos de 3 cooperativas singulares Confederao de cooperativas: constitudas de pelo menos 3 centrais e federaes de coperativas

VAriEdAdES
Cooperativas unifuncionais Cooperativas multifuncionais Cooperativas integrais

Em qualquer rea de trabalho pode-se ter uma cooperativa?

Sim. Temos registros de prticas de cooperativismo em vrios ramos. No setor agropecurio. Na rea de consumo. Na rea educacional. Na habitao, infraestrutura, produo, mineral, sade, transporte, turismo e lazer.

Associativismo e cooperativismo solidrio

13

7. MONTANDO ASSOCIAO E COOPERATIVA


Aes para a criao de uma associao e de uma cooperativa.
Associao Definio do grupo de interessados Definio dos objetivos concretos do grupo Elaborao conjunta do Estatuto Social Realizao da Assemblia de Constituio, com eleio dos membros dos rgos internos (conselho fiscal, conselho administrativo, diretoria, e outros). Ata da Assemblia de Constituio Registrar, no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas, o Estatuto Social, os Livros obrigatrios e a Ata de Constituio (Artigo 121 da Lei 6015/73, com nova redao instituda pela Lei 9.042/95) CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas) na Receita Federal Registros na Prefeitura, INSS e Ministrio do Trabalho Elaborao do primeiro plano de trabalho CooPEratiVa Definio do grupo de interessados Definio dos objetivos concretos do grupo Elaborao do Projeto de Viabilidade Tcnica, Econmica e Financeira Elaborao do Estatuto Social Encaminhamento dos documentos para anlise por entidade representativa nacional, escolhida pelo grupo Realizao da Assemblia de Constituio, com eleio dos Dirigentes Subscrio e integralizao das cotas de capital pelos associados Encaminhamento dos documentos para registro na Junta Comercial CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas) na Receita Federal Inscrio na Receita Estadual Inscrio no INSS Alvar de Licena e Funcionamento na Prefeitura Municipal Registro junto entidade de representao Outros registros para cada atividade econmica Abertura de conta bancria

14

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

O PASSo A PASSo
1 Dever haver uma reunio com o grupo de interessados em participar para discutir e elaborar um documento que contenha o conjunto de regras para o funcionamento da associao. Esse documento chamado de Estatuto Social. Posteriormente, dever ser realizada uma Assembleia de Constituio, onde ocorrer a eleio dos membros dos rgos internos (conselho fiscal, conselho administrativo, diretoria executiva e outros). Todos os pontos discutidos devero constar na ata da Assembleia de Constituio. na Assembleia Geral que todos se renem para discutir os assuntos mais importantes da Associao, desde a fundao, a eleio de membros, as metas de trabalhos at as reivindicaes do grupo. A Diretoria Executiva, o Conselho Administrativo e Fiscal sero escolhidos de forma democrtica. Podero haver vrios concorrentes. Nesse caso, haver necessidade de fazer uma eleio. Ao final de cada Assembleia Geral necessrio fazer uma ata, que ser assinada por todos os participantes.

Multiplicador, uma hora voc fala em associao, outra hora em cooperativa. Parecem duas coisas muito boas, mas qual a diferena de uma pra outra?

Ah! Boa pergunta! Em muitas coisas elas so iguais ou muito parecidas, mas tm l suas diferenas. E muito importante que vocs entendam essas diferenas e exatamente como cada uma se organiza. Muita ateno que vou explicar tudo!

Associativismo e cooperativismo solidrio

15

difErENas ENtrE Associao E CooPEratiVa


Associao DEfiNio Sociedade civil sem fins lucrativos - Promover a implementao e a defesa dos interesses dos OBJEtiVos seus associados profissional e cultural dos seus integrantes CooPEratiVa Sociedade civil/comercial sem fins lucrativos

- Viabilizar e desenvolver a atividade produtiva dos seus associados


- Transformar bens, atuando no mercado - Armazenar e comercializar -Dar assistncia tcnica e educacional aos associados - Constituio (Art. 5.) - Cdigo Civil - Lei 5.764/71

- Incentivar a melhoria tcnica,

AmParo LEgal

- Constituio (Art. 5.)


- Cdigo Civil

EStruturA OrGAniZAcionAL dAS CooPErAtiVAS


A estrutura organizacional o molde legal que define como se daro as relaes entre os cooperadores bem como as relaes institucionais da cooperativa com os diversos atores da sociedade: outras cooperativas, empresas privadas, poder pblico, instituies pblicas etc. No Brasil a Lei 5.764 de 16, de dezembro de 1971, que rege o cooperativismo, diz o que so as cooperativas, como devem ser formadas e liquidadas, a quem servem, como devem ser estruturadas etc.

ASSEMbLiAS E REuniES
Quanto s Assemblias Gerais, a lei explica que elas so o rgo supremo da sociedade cooperativa, dentro dos limites das leis e do estatuto da cooperativa, podendo deliberar sobre a cooperativa e os negcios desta. Recorda ainda que tais deliberaes vinculam a todos tanto as responsabilidades como os direitos, ainda que ausentes ou discordantes. importante notar que a Assemblia Geral a reunio dos cooperadores para deliberarem juntos, atravs de procedimentos democrticos onde cada pessoa tem direito a debater, colocar propostas e a um voto, sobre quaisquer questes que os cooperadores julgarem relevantes. a Assemblia Geral, Ordinria ou Extraordinria, que garante legalmente a democracia interna de uma cooperativa.

16

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

ASSEMbLiAS
A Lei define como Ordinrias as Assemblias Gerais que ocorrem obrigatoriamente nos primeiros trs meses aps o trmino do exerccio social (em geral, devem ocorrer at 31 de maro), quando o Conselho de Administrao deve, entre outras coisas, relatar sobre a gesto, apresentar o balano e o demonstrativo das sobras ou perdas apuradas, alm do parecer do Conselho Fiscal. Como Extraordinrias a Lei define quelas Assemblias Gerais que ocorrem sempre que necessrio, podendo deliberar sobre quaisquer interesses da sociedade, mas que tm por exclusiva competncia deliberar sobre reformas no estatuto, fuso, incorporao ou desmembramento, mudana no objeto da sociedade, dissoluo voluntria da sociedade e sobre a nomeao e as contas do liquidante.

A Lei determina que as cooperativas tenham um Conselho de Administrao ou Diretoria, cujos membros devem ser eleitos dentre os cooperadores, em Assemblia Geral, com mandato nunca superior a quatro anos e com a renovao obrigatria de no mnimo 1/3 (um tero) por eleio.

A Lei no faz meno ao nmero de componentes no conselho nem s funes destes, porm, geralmente participam 3 (trs) membros efetivos e 1 (um) vogal. Estes membros podem ser designados como coordenador geral, administrativo e financeiro, ou conforme a necessidade de cada cooperativa.

ConSELHo dE AdMiniStrAo
O Conselho de Administrao responsvel pela execuo das atividades-meio da cooperativa, tais como as administraes financeiras e do fundo de reserva, negociao de contratos, divulgao de produtos e/ou servios, negociaes de compra de matrias-primas e de materiais de apoio, negociaes de venda de produtos e/ou servios etc. Ser responsvel, entretanto, no significa que no possa requisitar outros cooperados para tais atividades, pode e deve.

Associativismo e cooperativismo solidrio

17

ConSELHo dE FiScAL
Quanto ao Conselho Fiscal, ele responsvel por fiscalizar a administrao em suas aes e contratos. A Lei determina que seja composto pela eleio, dentre os cooperadores, de 3 (trs) membros efetivos e mais 3 (trs) suplentes, com a possibilidade de reeleio de apenas 1/3 (um tero) dos componentes.

Eu ouvi falar que tm uns tais de Fundos Obrigatrios. Como que isso?

Tem mesmo. A estrutura das cooperativas inclui ainda dois fundos obrigatrios: o Fundo de Reserva, que recebe 10% das sobras lquidas do exerccio social, e o Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social (FATES), que recebe 5% das mesmas sobras lquidas. Estes fundos so chamados de indivisveis, pois pertencem cooperativa, no aos cooperados.

18

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

Alm dos Fundos obrigatrios, as cooperativas podem criar outros?

Sim. Existem tambm os fundos facultativos, As cooperativas podem criar fundos, como por exemplo: Fundo de Benefcios Sociais para frias, 13 retirada, afastamento por motivos de fora maior, gravidez, etc. E tm as quotas partes!

Quotas partes e capital social As quotas partes so a propriedade individual (privada) de cada cooperado sobre a cooperativa. Apesar da cooperativa no ser propriedade privada, as quotas partes so. A cooperativa no propriedade privada, pois no pode ser vendida nem comprada, j que as quotas partes no podem ser comercializadas a terceiros, mas apenas aos cooperados. A Lei ainda pe um limite em que um cooperado pode ter no mximo 1/3 das quotas partes da cooperativa. O conjunto das quotas partes constitui o capital social da cooperativa, que garante a responsabilidade empresarial desta no mercado. O capital social tambm chamado de Fundo Divisvel, pois de propriedade dos cooperados. No balano patrimonial da cooperativa, por exemplo, o capital social um passivo, ou seja, uma dvida da cooperativa com os cooperados. Para que a cooperativa possa pagar esta dvida, o resto de seu patrimnio, os ativos, deve ser igual ou maior que o valor do capital social. Nas cooperativas de produo e de comercializao, que vo adquirindo patrimnio conforme vo crescendo, as quotas partes podem ser anualmente ajustadas ao valor do patrimnio (at o limite de 12% de valorizao anual). Estes ajuste e valorizao possibilitam que os trabalhadores acumulem um patrimnio individual ao longo dos anos de trabalho na cooperativa. As quotas partes, neste caso, funcionam como uma espcie de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio). Apesar da recomendao geral de que todos tenham o mesmo valor de quota parte, esta uma boa poltica apenas inicialmente, durante a constituio da cooperativa, mas no a longo prazo. No podemos esquecer que as quotas partes so dos cooperados e que eles tm o direito de se desfazer delas (devolvendo-as cooperativa ou vendendo-as a outros cooperados). Uma poltica mais sustentvel no longo prazo a aquisio gradual de quotas partes, em que cada novo cooperado entra na cooperativa com o nmero mnimo de quotas definido no estatuto e vai adquirindo mais quotas ao longo dos anos, conforme o crescimento do patrimnio da cooperativa.

Associativismo e cooperativismo solidrio

19

Alm destes rgos previstos e obrigatrios, a Lei permite a criao de outros conforme as necessidades da cooperativa, entre os mais frequentes e necessrios esto a Reunio de Deciso, a Reunio da Coordenao e o Conselho Social.

Estrutura Organizacional Facultativa A Reunio de Deciso tem o carter de deliberar sobre as aes cotidianas da cooperativa, funcionando como um rgo consultivo das aspiraes e necessidades dos cooperadores, auxiliando o Conselho de Administrao e evitando que este delibere autonomamente. Todos os cooperadores podem participar das reunies e cada cooperativa deve estabelecer um quorum mnimo para que elas aconteam. Alm disso, importante que a pauta das reunies seja decidida e divulgada com bastante antecedncia e que a periodicidade das reunies seja semanal ou quinzenal, para que, efetivamente, deliberem sobre o cotidiano da cooperativa. A Reunio da Coordenao utilizada por cooperativas que tm diversos setores (e coordenadores por setor), serve para facilitar o fluxo de informaes entre os setores e destes com os conselhos. Tem carter consultivo, no deliberativo e, geralmente, so semanais.

O Conselho Social pode ser composto nos mesmos moldes do Conselho de Administrao (3 efetivos e 1 vogal), sendo responsvel, dentre outras atribuies, pela definio da cooperativa entre as seguintes aes sociais: 1 Apoio aos cooperadores, por meio de compras coletivas, apoio jurdico, seguros diversos, crdito direto aos cooperados, formao e qualificao profissional, ou seja, deve levantar e verificar a possibilidade de atender s necessidades dos cooperadores; Mediao de conflitos entre cooperados e negociaes dos interesses destes com o Conselho de Administrao, quando necessrio; Apoio comunidade, por meio da organizao social da comunidade, sistematizao das demandas comunitrias, apoio s reivindicaes e manifestaes desta etc.

2 3

20

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

Agora quero que vocs entendam sobre um instrumento super importante para a organizao das Associaes e Cooperativas: o Estatuto Social.

Estatuto Social/Regimento Interno A construo do Estatuto Social e do Regimento Interno das Associaes e Cooperativas deve ser um processo participativo de reflexo sobre os desafios e necessidades para o bom funcionamento da organizao. Deve considerar duas questes:

1 2

Aspectos legais Aspectos da dinmica do funcionamento da organizao

Muitas organizaes definem o seu estatuto considerando apenas os aspectos legais. Buscam um modelo de estatuto de regimento interno e os adaptam identidade jurdica da organizao. Tais propostas so apresentadas em Assemblia e aprovadas. A falha desse processo que a ausncia da sua construo coletiva impede que os associados se apropriem do mesmo para que este seja uma real expresso dos seus comportamentos no dia a dia da organizao.

Associativismo e cooperativismo solidrio

21

Em termos gerais o estatuto deve conter os seguintes pontos:

Associao

CooPEratiVa

Nome da Entidade Sede e logomarca Finalidades e objetivos concretos Se os associados respondem pelas obrigaes da entidade Atribuies dos rgos internos (Conselho Fiscal, Conselho Administrativo, Diretoria, Assemblia de Associados) Quem responde pela entidade Como se d a eleio para os cargos nos rgos internos e o mandato de cada um Tempo de durao Como so modificados os Estatutos Como dissolvida a entidade Em caso de dissoluo, para quem vai o patrimnio

Nome, tipo de entidade, sede e foro. O nome da cooperativa no pode ser igual ao de outra j existente e a sede e o foro so o nome do municpio onde ela ir funcionar. rea de atuao Definio do exerccio social e do balano geral Objetivos sociais Entrada e sada dos associados Responsabilidade limitada ou ilimitada dos associados Formao, distribuio e condies de retirada do capital social Estrutura diretiva, quem responde juridicamente Prazo do mandato dos dirigentes, do conselho fiscal e processo de distribuio Convocao e funcionamento da assemblia geral Distribuio das sobras e rateio dos prejuzos Casos e formas de dissoluo Processo de liquidao Modo e processo de alienao ou onerao de bens imveis Reforma dos estatutos Destino do patrimnio na dissoluo ou liquidao

22

PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel

E a, gostaram do que ouviram? ou no uma boa pra todo mundo se organizar em associao e praticar o cooperativismo solidrio?

Associativismo e cooperativismo solidrio

23

Nossa! No temos dvida nenhuma que esse o caminho para melhorarmos nossa produo, a comercializao dos nossos produtos e a nossa vidinha por aqui de um modo geral. Queremos comear logo a organizar nossa associao.

Muito bem! D gosto ver a animao de vocs, agora tocar pra frente. Vocs j esto trabalhando juntos como empreendedores solidrios. Reunam-se com os demais para planejar a organizao do grupo, seja associao ou cooperativa. Quero ver todo mundo produzindo de forma solidria e, sempre que for preciso, a gente t aqui para ajudar!

EXPeDIeNTe TCNICO

Projeto, Execuo e Coordenao Associao de Orientao s Cooperativas do Nordeste - ASSOCENE Presidente VALTER CARVALHO Diretora Executiva MNica AraJo Conteudistas Brbara Lima, Debora Costa, Nazar Cavalcanti e Newton de Novais Feitosa Filho

Coordenao e Produo Armazm Produes Edio/Reviso Bety Rita Ramos Direo de Arte, Projeto Grfico e Arte Final Clarissa Teixeira Coordenao Tcnica Gilson Calixto (FBB) Mnica Arajo (Assocene) Pati Sales (Armazm Produes) Fotografia Fundao Banco do Brasil SEBRAE Patrick Gronser Maquete PAIS da Fundao Banco do Brasil - Pedro Daldegan Tratamento da imagem da Maquete Pais e ilustrao - Anderson Arajo Personagens da Famlia PAIS em massinha e cenrios PAIS - Caci Maria Sassi Impresso e Fotolitos Frmula Grfica e Editora Colaboradores Aly N`Diaye, Cludia Gomes Chaves, Fernando da Nbrega Jnior, Gileno Vila Nova Filho, Hamilton Sousa Silva, Nivaldo Dias de Amorim, Regilane Fernandes da Silva, Renato Baltar, Terezinha das Dores Martins, Valter Carvalho, Vital de Carvalho Filho e Wldia Dantas Varella Barca Agradecimento

Newman Costa
Manual de capacitao da tecnologia social PAIS - Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel. - Braslia : Fundao Banco do Brasil, 2009. ISBN 978-85-61534-04-2 1. Agricultura Sustentvel 2. Brasil - Poltica Social 3. Distribuio de renda - Brasil 4. Gerao de trabalho I. Fundao Banco do Brasil
permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. No so permitidas reprodues para fins comerciais.

CaPacitao da TEcNologia Social PAIS Produo AgroEcolgica INtEgrada E SustENtVEl

Realizao:

JACQUES DE OLIVEIRA PENA Presidente JORGE ALFREDO STREIT Diretor-executivo de Desenvolvimento Social

ELENELSON HONORATO MARQUES Diretor-executivo de Gesto de Pessoas, Controladoria e Logstica

JEffErsoN DAVila dE OliVEira Gerente de Articulaes, Parcerias e Tecnologias Sociais

Mrio PErEira TEiXEira Gerente de Trabalho e Renda

MARCOS FADANELLI RAMOS Gerente de Educao e Cultura

CLAITON JOS MELLO Gerente de Comunicao e Mobilizao Social

GILSON CALIXTO Assessor de Articulaes, Parcerias e Tecnologias Sociais

A coleo Cartilha do Agricultor Familiar parte integrante do Manual de Capacitao da Tecnologia Social PAIS e compe um conjunto de cinco ttulos: Agroecologia, Sistema Produtivo, Associativismo e Cooperativismo Solidrio, Empreendedorismo Solidrio e Comercializao.

Potrebbero piacerti anche