Sei sulla pagina 1di 5

COMISSO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMLIA

PROJETO DE LEI No 478, DE 2007 (Apensos os PLs 489/07, 1.763/07e 3.748/08 )

Dispe sobre o Estatuto do Nascituro e d outras providncias. Autor: Deputado LUIZ BASSUMA e MIGUEL MARTINI Relatora: Deputada SOLANGE ALMEIDA

I COMPLEMENTAO DE VOTO Na reunio deliberativa desta Comisso, realizada no dia 19 de maio de 2010, aps a leitura do parecer, foi proposto modificao o texto do substitutivo, no caput do art. 13, ao final da frase, acrescenta-se a expresso: ( Ressalvados o disposto no Art. 128 do Cdigo Penal Brasileiro). Ante o exposto, voto pela aprovao do PL 478/07 e dos apensados PL 489/07, PL 1.763/07 e PL 3.748/08, nos termos do novo substitutivo que apresento.

Sala da Comisso, em

de 2010

Deputada SOLANGE ALMEIDA Relatora

COMISSO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMLIA

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI No 478, DE 2007

Dispe nascituro.

sobre

proteo

ao

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 Esta lei dispe sobre normas de proteo ao nascituro.

Art. 2 Nascituro o ser humano concebido, mas ainda no nascido. Pargrafo nico. O conceito de nascituro inclui os seres humanos concebidos ainda que in vitro, mesmo antes da transferncia para o tero da mulher. Art. 3 Reconhecem-se desde a concepo a dignidade e natureza humanas do nascituro conferindo-se ao mesmo plena proteo jurdica. 1 Desde a concepo so reconhecidos todos os direitos do nascituro, em especial o direito vida, sade, ao desenvolvimento e integridade fsica e os demais direitos da personalidade previstos nos arts. 11 a 21 da Lei n10.406, de 10 de janeiro de 2002.

2 Os direitos patrimoniais do nascituro ficam sujeitos condio resolutiva, extinguindo-se, para todos os efeitos, no caso de no ocorrer o nascimento com vida. Art. 4 dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar ao nascituro, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, ao desenvolvimento, alimentao, dignidade, ao respeito, liberdade e famlia, alm de coloc-lo a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Art. 5 Nenhum nascituro ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, sendo punido na forma da lei, qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos. Art. 6 Na interpretao desta lei, levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se destina, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condio peculiar do nascituro como pessoa em desenvolvimento. Art. 7 O nascituro deve ser destinatrio de polticas sociais que permitam seu desenvolvimento sadio e harmonioso e o seu nascimento, em condies dignas de existncia. Art. 8 Ao nascituro assegurado atendimento atravs do Sistema nico de Sade SUS. Art. 9 vedado ao Estado e aos particulares discriminar o nascituro, privando-o de qualquer direito, em razo do sexo, da idade, da etnia, da origem, de deficincia fsica ou mental. Art. 10. O nascituro ter sua disposio os meios teraputicos e profilticos disponveis e proporcionais para prevenir, curar ou minimizar deficincias ou patologia.

Art. 11. O diagnstico pr-natal orientado para respeitar e salvaguardar o desenvolvimento, a sade e a integridade do nascituro. 1 O diagnostico prnatal deve ser precedido de consentimento informado da gestante. 2 vedado o emprego de mtodos para diagnstico pr-natal que causem me ou ao nascituro, riscos desproporcionais ou desnecessrios. Art. 12. vedado ao Estado ou a particulares causar dano ao nascituro em razo de ato cometido por qualquer de seus genitores. Art. 13. O nascituro concebido em decorrncia de estupro ter assegurado os seguintes direitos, ressalvados o disposto no Art. 128 do Cdigo Penal Brasileiro: I direito assistncia pr-natal, com acompanhamento psicolgico da me; II direito de ser encaminhado adoo, caso a me assim o deseje. 1 Identificado o genitor do nascituro ou da criana j nascida, ser este responsvel por penso alimentcia nos termos da lei. 2 Na hiptese de a me vtima de estupro no dispor de meios econmicos suficientes para cuidar da vida, da sade do desenvolvimento e da educao da criana, o Estado arcar com os custos respectivos at que venha a ser identificado e responsabilizado por penso o genitor ou venha a ser adotada a criana, se assim for da vontade da me. Art. 14. Esta lei entra em vigor na data da sua publicao.

Sala da Comisso, em

de

de 2010.

Deputada SOLANGE ALMEIDA Relatora

Potrebbero piacerti anche