Sei sulla pagina 1di 8

SOBRE O JAPO DE LACAN*

Marcus Andr Vieira


Referncia VIEIRA, M. A. . O Japo de Lacan. Latusa (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 8, p. 35-39, 2003.
Clique aqui para ampliar

Percebi uma coisa: eu talvez s seja lacaniano por ter, no passado, estudado chins. Jacques Lacan (20/1/71)

O teatro psquico No foi preciso esperar por Freud para reconhecer que impossvel saber integralmente quem se , que a chave da existncia sempre nos escapa. A psicanlise subverte, no entanto, uma das mais marcantes caractersticas da nossa subjetividade associada a essa impossibilidade do saber. Trata-se da firme convico de que o segredo jaz em um interior essencial. Em algum lugar, nas profundezas, deve se encontrar a lembrana que reconstituir minha histria. Podemos at desistir de esperar que um dia a verdade venha tona, mais difcil se desfazer da crena de que ela se aloja no fundo do peito. Descobre-se em uma anlise que essa profundidade tem muito de iluso, pois o mais ntimo desejo herdado assim como o mais secreto pensamento s pode ser formulado nas palavras do Outro. Do mesmo modo, as cenas mais antigas so constitudas por elementos corriqueiros e disponveis a todos: um carinho de me sedutora, o cinto paterno e mesmo detalhes mais prosaicos como um aroma de po fresquinho, por exemplo valem mais pelo valor de verdade que assumem do que por sua antiguidade cronolgica. Nesse sentido, Freud chega inclusive a propor a cena fundamental que concluir a investigao analtica em direo verdade como construda ao longo do percurso com base nesses elementos significantes universais. As coisas se iluminam quando lemos Freud com Lacan. O eu, para Freud, uma superfcie, uma rede de representaes, pois tudo est ali, nada se esconde em outro obscuro lugar.1 Ocorre apenas que essa rede no recobre integralmente o real, ela tem pontos cegos que propiciam padres de leitura distintos, embora coexistentes, de um mesmo pool de significantes. A relao figura e fundo, ou dentro e fora, que nos parece to natural, assim, do ponto de vista da experincia analtica, bastante relativizada. Em vez de uma distino real, ela se apresenta como uma montagem, em que um significante assume para outro um valor de intimidade. No sua localizao prvia em um mbito privado mas, ao contrrio, esse valor de intimidade que institui a distino psicolgica entre privado e pblico.

Este texto resulta do trabalho de investigao desenvolvido pela Unidade de pesquisa Prticas da letra do Instituto de Clnica Psicanaltica do Rio de Janeiro (ICP) e incorpora em grande parte as contribuies de seus integrantes. Sem poder relacionar cada uma dessas contribuies a seu autor, agradeo a cada um considerando que meu papel, aqui, como autor consiste apenas em uma forma particular de articul-las. 1 Cf. Lacan, J. O seminrio, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise (1964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1988, p. 47-48.

No transcurso da experincia analtica, irrompem elementos paradoxais que se apresentam tanto dentro como fora do eu e perturbam a naturalidade da conformao egica inicial. O mapeamento desses elementos, apresentaes do objeto, assim como os efeitos surpreendentes dessas descobertas, esboa um roteiro que uma das maneiras escolhidas por Lacan para retomar a fantasia freudiana.2 Ao defini-la dessa forma, ele indica que, tal como a estrutura fundamental do roteiro de uma pea de teatro, ela rege as idas e vindas dos atores em direo cena segundo uma lgica determinada. Desse modo, uma mesma trupe pode representar uma infinidade de histrias. Mais que isso, munida de alguns roteiros bsicos essa trupe pode improvisar e engendrar indefinidamente os mais variados efeitos de intensa profundidade afetiva. Buscando delimitar em que consistiria esse padro bsico em sua forma mais depurada, Lacan formaliza a fantasia fundamental e nos permite pensar o fim de anlise como seu atravessamento. A construo da fantasia decantaria os contedos mnimos de uma histria assim como sua lgica, e seu atravessamento permitiria que o analisante se apoderasse dessa lgica, de seu prprio estilo, de forma relativamente independente dos contedos que ele possa vir a mobilizar.

Limites da representao Nossa analogia entre o teatro e o aparelho psquico s tem valor se no deixarmos de vislumbrar um elemento de exceo que sustenta a crena na profundidade do psquico. Para que tudo isso funcione preciso que se partilhe da crena insana de que nossa histria, de que a narrativa por ns vivida, tem algum sentido, mesmo que desimportante ou desconhecido. preciso admitir que o roteiro tem algum objetivo, que algum em algum lugar possui um saber sobre a contingncia absoluta do real. o que permitir acreditar que esse teatro no apenas simulacro - mimesis - e que sua montagem significante tem algo a ver com o real. Esta hiptese fundamental de que h sentido, essa crena compartilhada, o que Lacan situa com o falo. Desta forma, por meio de nossa metfora teatral chegamos ao que Lacan denomina premissa flica. Compreende-se ento a importncia da psicose no ensino de Lacan. Tratase de uma configurao subjetiva em que a significao flica, uma das chaves para a sustentao do binmio profundo-superficial, dentro-fora, um work in progress infinito ou constri-se para cada sujeito de maneira original. De certa forma a novidade da psicanlise est na proeza freudiana de constituir um dispositivo capaz de se adaptar e de se reinventar para cada novo paciente. Isto posto, a psicose nos coloca quotidianamente o desafio de saber at que ponto o dispositivo de Freud pode ser remanejado para acolher um modo de subjetividade que no segue os padres flicos (o teatro clssico em nossa analogia). Cabe a questo: que outros modos radicalmente distintos de subjetividade constituiriam desafio equivalente? Essa questo se enuncia, fora do campo psicanaltico propriamente dito, da seguinte forma: quais os limites da representatividade? O sculo vinte esmerou-se em examinar esses limites. Toda uma srie de exploraes, da qual participamos todos que j fomos platia de teatro experimental, buscaram apreender o ponto a partir do qual perde-se o essencial. At que
2

Cf. Lacan, J. O seminrio, livro 5: As formaes do inconsciente (1957-58). Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1998, p. 421.

ponto podemos esvaziar distines clssicas, entre platia e bastidores ou entre pblico e platia por exemplo, e ainda falarmos de teatro? O mesmo se passou nas artes plsticas e na msica. At que ponto podemos explorar os limites da arte figurativa, para a qual o par figura-fundo imprescindvel, sem cair em um abstracionismo formal e sem alma? Gozo e letra A possibilidade de um regime discursivo no fundado na profundidade conferida pela premissa flica sempre levou os analistas, de maneira anloga aos artistas do sculo passado, a percorrer situaes em que haveria uma dificuldade manifesta na instituio da suposio de saber, intrinsecamente solidria profundidade do eu e essencial para a entrada em anlise. Psicose, toxicomanias, psicanlise em crianas so marcos nessa explorao essencial. Neste sentido, vamos nos voltar, aqui, para as indicaes de Lacan quanto ao que chamaremos de estatuto japons do sujeito.3 Podemos nos deixar levar, inicialmente, pela oposio entre o teatro japons e o ocidental. Afinal, o bunraku, destacado por Lacan como especialmente interessante para ns, causa-nos uma particular estranheza.4 Nesse tipo de prtica teatral o ator, ou um marionete, apenas representa a ao enquanto sua fala articulada por atores-narradores, nada ocultos, que ao lado do palco vivem a fala dos personagens com todas suas notas afetivas. Estamos bem distantes do teatro ocidental em que a tendncia dominante oposta: quanto mais um ator incorpora o discurso do personagem, quanto mais o interioriza e subjetiva, mais reconhecido o valor de seu jogo de cena. Muitas oposies relativamente fceis e auto-explicativas apresentam-se neste ponto. De um lado a importncia do indivduo que se acredita dono de seu discurso, de outro a do coletivo que determina do exterior nosso ditos; de um lado a importncia da tribo, das castas, ou da empresa, de outro a competitividade do cada um por si; de um lado a ndia, de outro os executivos americanos; de um lado o funcionrio, feliz por abraar seu destino, de outro o criativo, mas angustiado, executivo, prevendo incessantemente os cenrios econmicos futuros. Em que pese o valor dessas oposies e a importncia de quanto a elas tomar posio, a particularidade do sujeito japons para Lacan no est em sua oposio ao ocidental, mas sim naquilo que nos permite um vislumbre dessa relao externo-interno, na base de todas as oposies vindouras, surgindo quase que no nvel zero da subjetividade, na relao com o Outro como trao primeiro sobre a carne. No a toa que Lacan evoca o Japo em Lituraterra, no momento em que busca delimitar a relao entre o gozo e o significante em um plano prvio significao, ponto este para o qual a distino metfora e metonmia, o ponto de basta e o grafo do desejo parecem pouco teis. preciso convocar algo mais substancial do que a estrutura definida pelo significante saussureano e, ao mesmo tempo, menos atrelado significao e ao falo.

Estamos autorizados a correr, dessa forma, o risco de criar uma entidade inexistente, pelo uso, por irnico que seja, feito por Jacques-Alain Miller deste sintagma. Cf Miller, J-.A. Harangues. Paris: Eolia, 1990, p. 5. 4 Conforme nossos hbitos, nada comunica menos de si do que um dado sujeito que, no final das contas, no esconde nada. Basta-lhe manipular vocs: vocs so um elemento, entre outros, do cerimonial em que o sujeito se compe, justamente por poder decompor-se. O bunraku, teatro de marionetes, permite ver estrutura muito comum disso por aqueles a quem ela d seus prprios costumes. Lacan, J. Lituraterra. Em: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2003, p. 18.

nesse sentido que Lacan recorre letra. A partir da ele redefine e situa conceitos centrais: significante, significado, gozo e desejo.5 A lngua japonesa Para situar a relao entre letra, significante e real Lacan se apia, em Lituraterra, em um aplogo no qual delineia, a partir da viso das plancies geladas da Sibria da janela do avio, como pode se estabelecer todo um jogo entre figura e fundo, raso e profundo, em uma superfcie plana e sem relevo. Indica, porm, que no foi a viso das plancies da Sibria que lhe permitiu confeccionar seu aplogo, mas sim o fato de ter experimentado uma condio muito especial de relao entre gozo e significante que o japons vive com relao sua lngua materna, a condio litoral. Vejamos do que se trata.6 As teses de Lacan sobre o falante japons podem ser reunidas em um eixo principal: O japons, por ser uma lngua trabalhada pela escrita, leva a que o sujeito japons apie-se sobre um cu constelado e no somente sobre o trao unrio para sua identificao fundamental.7 O que seria essa lngua trabalhada pela escrita? O japons tem dois sistemas de escrita necessrios e combinados em sua lngua. Um sistema compe-se de grandes blocos de sentido fixo, os kanji, os ideogramas chineses. O outro se constitui de uma escrita japonesa, os hiraganas, que apesar de no alfabtica silbica e semelhante nossa. Dessa forma, no Japo, ao importarem os ideogramas chineses h alguns sculos, passou-se a conjugar, na fala, o estrangeiro e o ntimo, o estranho e o prximo, a lngua materna e a lngua do Outro. Isto em lugar do estranho apresentar-se, tal como em nossa cultura, como ex-sistindo lngua. O japons no perde nunca de vista o que em nosso caso tendemos a esquecer: que o estrangeiro vem de outro regime de significaes e no de um registro no literal, vem de uma realidade distinta, mas no de um outro planeta, pois partilhamos do mesmo real linguageiro.8 A seguir preciso ter em mente que essa lngua do Outro, constituda pelo kanji, possui mltiplas leituras possveis. preciso, ento, imaginar que esse sistema de ideogramas no uma linguagem em si nem um cdigo fixo, primitivo, de correspondncia biunvoca entre significante e significado, mas sim um estoque de difusas metforas primrias que somente ao se combinarem com a cadeia fontica habitual japonesa, os hiraganas, produzem sentido. Os kanji no so, portanto, a base do sentido de uma frase (funcionando como uma linguagem bsica e organizada per se. So uma gama de elementos heterogneos cadeia dos hiraganas. O sentido se forma na combinao entre eles. Os ideogramas atuam, assim, como uma chuva de elementos de significao meio anrquicos que s ganham realmente sentido no contexto, apesar de ancorarem, em sua articulao com os hiraganas, o sentido da frase.

5 6

Ibid. s decisiva a condio de litoral (...) que o Japo me tinha feito sentir. Retomaremos aqui algumas das indicaes bibliogrficas sobre este tema mapeadas pelos integrantes da Unidade de pesquisa, especialmente Naiana Cordeiro e Marcia Ciscato. 7 As indicaes de Lacan neste sentido concentram-se nos pargrafos 72 a 80 de Lituraterra, Ibid. Cf. tambm Gault, J. L. Quelques traits remarquables de la langue japonaise . Em: Lacan et la Chose Japonaise. Paris: Navarin, 1988. 8 Ogasawara, S. Sur la lettre et linconsciente japonais Em: Ornicar? Digital, n 88.

Nome do Pai (c e l) Estaramos, s com os kanji, na situao da criana no primeiro tempo do dipo. A me em seu ir e vir, com seus cuidados, constitui para a criana uma srie de acontecimentos com sons aos quais a eles se articulam. Nada alm de blocos difusos de significao. Tratase de um ponto que Lacan descreve na Instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud e define como as trevas da significao inacabada.9 O ocidentado, tal como Lacan se refere a ns em Lituraterra, sai desse estado meio catico pela interveno do Nome-do-Pai. Este, nada mais do que um dos blocos em questo que se destaca e se excetua do conjunto dos outros e que passa a funcionar como elemento significante sem significao. Ele garante que os outros querem dizer alguma coisa, ou que outros tm relao com o mundo e que o mundo tem, por isso, ordem. Isso o essencial da interveno do Pai, mesmo sendo um significante como os outros ele representa a Lei, a exceo, algo fora da cadeia. E o oriental? Tudo se passa como se em vez do Nome-do-Pai assistssemos aqui ao cruzamento entre um sistema importado relativamente estrangeiro (os kanji) e os hiraganas. Um sistema far exceo ao outro transformando os blocos difusos de significao em bases do sentido moduladas pelos hiraganas. No nosso mundo, produzimos sentido pela articulao de significantes sem sentido em si. Isso s possvel a partir da crena em um sentido fundamental, primordial e vazio (encarnado pelo significante do Nome-do-Pai, apenas uma crena de que algum em algum lugar sabe o sentido das coisas). No Japo, segundo Lacan, cada falante, em seu ato de fala, precisaria fazer com que um sistema literal de significao difusa (ideogramas) produza sentido a partir de sua articulao com significantes que no tm significao em si. Dessa forma, como se a cada frase houvesse a atualizao de uma passagem que para ns mantm-se sempre implcita, a da constituio da ordem das coisas e da verdade.

Letra e semblant Como vemos, no se trata de dizer que no h ordem nem Nome-do-Pai no Japo, apenas que ele no nico, mas se pulveriza na articulao entre os ideogramas e os hiraganas, sendo quase que produzido ad hoc pela prpria montagem da frase e por um cerimonial rgido e bastante codificado de aparncias.10 A partir da, Lacan supe que o japons se sustenta de outro modo e no mais no trao unrio, solidrio do Pai, marca primeira que remete quele que a imprimiu e faz com que o marcado possa se constituir como sujeito (dividido entre o que ele e o que aquela marca fez dele). O sujeito japons se constituiria, ento, no por identificao com um trao fundamental, mas a partir de uma constelao de aparncias (semblants) sem que seja necessrio recorrer a uma significao universal prvia. essencial, aqui, destacar o papel da letra. De fato, a cada ato de fala ela est presente, pois o discurso a mobiliza como tal, encarnada por estas verdadeiras obras de caligrafia que
9

Lacan, J. Em: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1998, p. 497. o que indica Lacan ao afirmar sobre esta presena da escrita na lngua, que, do on-yomi ao kun-yomi, repercute o significante a ponto de ele se dilacerar com tantas refraes (Lacan, J. Autres Ecrits, Paris: Seuil, 2001, p. 505.
10

so os ideogramas. Como dir Lacan, a letra promovida como um referente to essencial quanto qualquer outra coisa, e isso modifica o estatuto do sujeito. O fato de ele se apoiar num cu constelado, e no apenas no trao unrio, para sua identificao fundamental, explica que ele no possa apoiar-se seno no Tu, isto , em todas as formas gramaticais cujo enunciado mais nfimo variado pelas relaes de polidez que ele implica em seu significado.11 A letra evidencia como a operao de significao produz um resto, pois ela o encarna. Basta imaginar a leitura de uma carta na qual se entende mal a escrita: o que ela me est me dizendo? Cauamo? Como-mou? Ah, Com amor. Enquanto ainda no decifrei o que ali se diz estou lidando com algumas garatujas busca de uma significao. No momento em que entendi o significado de uma palavra, deixo de considerar da palavra a garatuja (representada aqui pelo cauamo) e passo a lidar apenas com seu aspecto significante. Dessa forma, a letra, em seu aspecto material, vai para a lixeira, a letra um dejeto: A letter a litter. Hai-cai Neste sentido a letra aproxima-se do objeto a, isto cujo aspecto real, material, no pode entrar em cena sob pena de se destruir a significao estabelecida, j que ele feito exatamente daquilo que no foi recoberto pelo sentido. Por esta razo ele sempre escapa, est um pouco mais alm, mais fundo. Com a letra porm, fica mais fcil perceber a possibilidade de uma certa presena do objeto sem que para o sujeito seja pura angstia. A letra permite que nos situemos no ponto de toro entre sujeito e objeto, aquele momento em que deixa-se de ser sujeito (depositrio dos ideais dos pais, por exemplo) e passa-se a apresentar-se como esta coisa inominvel boa para o lixo (e para ser deserdada). Isso porque a letra tanto escrita do sentido quanto marca do gozo do escritor. Dito de outro modo, este espao virtual que tanto gozo quanto sentido, o litoral de Lacan. Basta que pensemos um pouco mais como calgrafos do que com tipgrafos. o que aparentemente ocorre com o japons, pois em sua lngua a letra est em evidncia e no na lixeira. A conseqncia imediata e at certo ponto surpreendente que o sujeito, em vez de lidar com o objeto como um dejeto angustiante, articula-o com o sentido a partir de um agenciamento singular de aparncias que elimina a imaginarizao de sua face real como algo obscuro e profundo. O sujeito japons apresenta-se, assim, para ns como fundado em uma subjetividade rasa, que manipula rgidos cdigos de cortesia sem que nada de mais profundo possa ali ser suposto, o que d o sentimento inebriante de que o japons no envelopa nada.12 No acaso que o bunraku seja japons, nele o objeto voz est na superfcie, no mais aninhado no peito do ator. Nem por acaso que seja do japons a arte do hai-cai. A face objeto da letra aqui se manifesta no como falo (sob o decote da histrica), nem como escria e sim como claro. De fato, muito difcil para um ocidental compreender um hai-cai, exatamente porque ele nada tem a ser compreendido. Ele raso, a profundidade vem em um segundo tempo. Tenta ser pura epifania, pois fixa o instante que traa o limite constituinte da diferena entre raso e profundo. Como por exemplo: velho lago mergulha a r - fragor dgua. O que temos aqui, desenhada com vigor, a superffie da gua no
11 12

Lacan, J. Lituraterra, op. cit. p. 17. Ibid.

mgico e definitivo instante do mergulho, enquanto que os personagems, o cenrio (at mesmo a prpria gua) so secundrios. 13 O recruta zero da subjetividade A inexistncia do Outro em nossos dias no significa que no mais haja alteridade, apenas que o Outro no mais atrelado ao Nome-do-Pai como hiptese universal, o que engendra sua pluralizao ad hoc. Por essa razo as indicaes de Lacan quanto ao Japo so preciosas, pois os chamados "novos sintomas" podem ser tomados como produzidos por um jogo de aparncias que servem para gozar e no por enigmticos traos significantes, que pediriam decifrao. Na prevalncia do Nome-do-Pai tambm estamos s voltas com as aparncias, ocorre, porm, que podemos nos nortear por uma aparncia coletiva fundamental, a do morto (Pai simblico). Neste contexto, no dispositivo analtico, que reproduz a estruturao da fantasia, o analista que cala suposto guardar um terrvel segredo. Isto vale para um regime de alteridade em que, tal como em Hamlet, os mortos tm segredos a contar. Fazer-se de objeto em um mundo no qual o Outro basteado pela crena fundamental de que h sentido, resulta no engendramento de sentido. J em um mundo oriental, de outro tipo de agenciamento de aparncias, isto parece bem menos operante, pois ali quem silencia sem mobilizar os semblantes em jogo simplesmente desaparece. Neste contexto, podemos nos inspirar no que faz Lacan com um japons com quem relata uma conversa no final de Lituraterra para tentar delimitar um lugar para o analista. Neste encontro peculiar, que consistiu na exposio de frmulas cientficas por seu interlocutor em um quadro-negro, a letra nada transmitiu de um saber, pois Lacan afirma nada ter entendido. Ele considera, porm, que nem por isso a conversa foi menos efetiva.14 As frmulas desempenharam neste caso o litoral que forja o encontro sem que nele haja saber. A seguir o saber poder ser engendrado, inclusive como o semblant de vazio em torno do qual se poderia reorganizar o mundo. Neste nosso mundo japonizado, somos solicitados a saber-fazer (para empregar a expresso valorizada por Jacques-Alain Miller) com as aparncias para que em cada sujeito, artesanalmente, uma delas possa se destacar e remeter ao grau zero da subjetividade. Tanto a cincia quanto a psicanlise so prticas da letra que lidam com sua face real. Ocorre apenas que enquanto a cincia foraclui seu valor de gozo, o psicanalista o recupera. Para faz-lo, preciso lidar com a face de objeto da letra (ou com a face letra do objeto o que o mesmo). A letra-referente, ponto litoral de encontro entre gozo e significante o que, talvez, a lngua japonesa permita a Lacan evidenciar como ferramenta clnica fundamental. Ela abordada diretamente no somente pelo hai-cai, mas tambm pela nossa poesia e, segundo Lituraterra, pela caligrafia, pois essas prticas, a partir da manipulao literal, inserem no prprio gesto que cria a significao, o gozo que a sustenta. Ao que tudo indica, nisso deve inspirar-se o analista arteso de nossos tempos para trabalhar com a euforia e o pnico dos estressados rasos homens que tm nos procurado.
13 14

Basho, M. Trilha estreita ao confim, So Paulo: Iluminuras, 1997, p. 11. Cf. Lacan, J. Lituraterra, op. cit. p. 20; e tambm Tenho medo de que ele prossiga, no sentimento em que me encontro de nunca ter tido, em seu pas, outra comunicao seno a que se efetua pelo discurso cientfico, com o que quero dizer: por meio do quadro negro. Essa uma comunicao que no i mplica que mais de um compreenda o que nela se discute, ou sequer que exista um. Lacan, J. Aviso ao leitor japons, op. cit. p. 499.

Potrebbero piacerti anche