Sei sulla pagina 1di 11

MANUAL DA REVOluO

30 de Maro 2014

MANUAL DA REVOluO

No centro do palco, est uma mesa de sala com 3 cadeiras, um jornal em cima da mesa. A tela de projeco divide o palco dos msicos do palco do teatro (segundo o esquema em anexo). Apenas um foco de luz sobre a mesa, escuro volta. Havendo mais que um projector, as projeces podiam ser feitas tambm nas paredes da sala, em grande escala, criando envolvimento. A leitura acompanhada por projeces que ilustram o que se est a ler. Para tal, o vdeo tem de ser feito em swf (Adobe Flash) permitindo temporizar a projeco (ao vivo) pelo timing da leitura (Ateno: Colocar loops que no dem a entender que o vdeo aguarda pela leitura) Portanto, as projeces que vo atrs da leitura, e no o contrrio! Os livros tero os textos que so para ler (e outras falas intermdias). As msicas (ou pequenos trechos) comeam no meio das falas e ganham depois espao prprio. ___________________________________________________________________________ Com as luzes do palco teatro ainda apagadas... Comea a msica 1, soubem depois as luzes do palco msica (luzes azuis); e surge na tela Federao Alem - Provncia de Portugal - 6 de Abril 2021 (dez anos depois do resgate). Dois amigos conversa. O F tem o jornal aberto, mas no o l. Esto divertidos... F Ouve o que eu te digo... No h-de faltar muito para os carros terem asas... J Olha, a loia de minha casa sempre voou! Ainda esta manh voaram 3 panelas de alumnio conta de uma toalha fora do stio - riem, observa o copo - O que isto? gua? F gua, sim. J E est tratada? F Penso que sim. J V l... - bebe um gole. Entra o L apressado e nervoso, com 3 pilhas de livros debaixo do brao que pousa em cima da mesa: L Companheiros! F Oi. - cumprimenta. J Como que ... - cumprimenta. L Temos de arrancar com isto e depressa!

J para isso que c estamos... - diz descontrado - mas para quando? L Tem de ser hoje! J e F Hoje?!! - viram-se para o L, assustados. J Mas porqu?! L Ela vai falar ao pas daqui a nada. F No nos precipitemos... J E sabes o que ela vai dizer? s tantas perdoaram-nos as dvidas. Esqueceram-nos de vez. Deixmos de existir. F Nem sequer temos um plano... L Andamos nisto h 10 anos, porra! Do que nos serviram os planos? Fazemos manifestaes, greves... Eles no nos ligam nenhuma! Ningum nos ouve! Comemos po rijo e sardinhas em lata h 6 meses! Levaram-nos os doutores, ficaram os pobres para fazer sapatos! E ainda dizem que isto est melhor? - ouvese voz do Passos Coelho no tenho dvida de que estamos melhor... - J nem tenho fsforos para acender o candeeiro da cozinha... J Pega um - tira um fsforo do bolso da camisa e d-lhe. L Fico-te a dever... Ainda tens gua canalizada, ao menos? F Sim. L E tratada? F . L V l... - pega no copo e d um gole. Volta depois conversa - Qualquer dia at o ar privatizado! J E o sol! Que isto de andar a ao sol sem pagar nada deve ser ilegal, concerteza. L A Revoluo tem de avanar! F Mas hoje? Como? O ambiente descontrai um bocado. O L deixa de estar to enervado. Distribui os manuais pela mesa, em 3 montes iguais, frente de cada um. L Trago uns manuais fantsticos, de primeira categoria. Muitas revolues j se fizeram... ns que nos esquecemos disso. J Editora Paraso Lusitano- l na capa do 1 livro - Isto do bom, bom material, sim senhor.

O J e o L pegam no mesmo livro (o 1). O F permanece pensativo, pegando depois no jornal onde se encontra tambm o guio (assim poder intervir quando for a sua vez). (Apartir daqui o teatro baseia-se na leitura dos livros. Cada um tem a receita para executar cada um dos movimentos revolucionrios que foram acontecendo ao longo dos anos, desde o Humberto Delgado at ao 25 de Abril. A receita do 25 de Abril ser a escolhida, porque foi a que resultou. E porque se tratam de receitas gerais, no se nomeiam os protagonistas, nem se descrevem os pormenores; as projeces faro a ligao entre a receita e o que aconteceu de facto em Portugal. Os 3 actores tm os mesmos livros frente e, dois a dois, falam e lem cada receita, mas esta parte no rgida - podem haver pequenos comentrios por parte de quem no est a ler.) L Vamos l a isto - senta-se. Em busca do general sem medo, 4 edio - anuncia o ttulo do livro.
GUIO ESCRITO NO 1 LIVRO

J Sente-se amordaado pelo poder institudo? A precariedade comum e galopante no seu pas? A pobreza aumenta e todos tentam dar o salto para o estrangeiro? O presente manual descreve os procedimentos necessrios para o renascer de uma conscincia patritica, capaz de desafiar a situao vigente e as chefias autoritrias. At aqui, tudo certo. L Limpinho. J Saiba o caro leitor, que a melhor forma de alterar o status quo numa situao dramtica no atravs de revolues atribuladas, que destroem o que est mal ( certo), mas tambm deitam por terra as estruturas indispensveis para a consolidao de uma alternativa duradoura. A mudana faz-se atravs de uma figura excepcional, algum com um talento inato, que consiga galvanizar a sociedade atravs dos seus discursos. F E onde vamos encontrar algum assim? J Saiba tambm que encontrar algum com caractersticas to singulares no tarefa fcil. Mas, encontrando a pessoa certa, os efeitos podem ser muito positivos. Atenda ento ao seguinte perfil: Deve ser um oficial brilhante das foras armadas e um extraordinrio professor do Exrcito... um General (se possvel). Homem de 50 e poucos anos, imponente, de porte recto e invejvel (mesmo que com pouco cabelo na cabea). Que tenha ainda andado pelas amricas e que, outrora apoiante do regime, saiba agora que os novos tempos exigem mudanas e que urgente mudar! L Olha, podia ser eu! No sou militar, mas no que toca ao porte recto e invejvel, cumpro todos os requisitos! J Adiante... - vira umas duas pginas, como se tivesse procura de algo - Escolhida a pessoa certa, marca-se uma conferncia de imprensa num caf famoso. Chamam-se os jornalistas das rdios e jornais e anuncia-se a candidatura Presidncia da Repblica! E aqui surge uma chamada de ateno que diz assim: Ateno! Quando os jornalistas lhe perguntarem Se for eleito, o que far ao Chefe de Governo? a resposta dever ser Obviamente demito-o!

> Humberto Delgado - O General Sem Medo, 1958

> Comeam as projeces com o General Humberto Delgado em vrias situaes.

Acabam as projeces. F Mas isso j foi testado? Deu ou no deu resultado?


GUIO ESCRITO NO 1 LIVRO

J e L procuram a informao no texto. L No... aqui no fala disso... Diz apenas nas contra-indicaes que o candidato corre risco de vida at 7 anos aps a canditura... v-se l saber porqu... F Ento passem frente! Queremos receitas rpidas e infalveis. J Tens razo. - atiram os livros para trs - Prximo! L e F pegam no 2 livro (o J recosta-se). L Operao Dulcineia, 1 edio - l a capa e vira a pgina. Ingredientes: 1 capito e 1 comandante (para planearem as coisas todas); 1 barco inimigo de grande envergadura; uma ilha paradisaca; 20 elementos de um movimento revolucionrio; e vrias dezenas de opositores ao regime, que estejam desertinhos por passear de barco. At aqui parece simples. F Sim. Por enquanto... - concorda. L Preparao: O grupo de 20 revolucionrios (liderados pelo capito) tomam de assalto o barco inimigo em guas interncionais; Alteram a rota planeada e navegam para uma ilha paradisaca; Chegados l, as vrias dezenas de opositores ao regime embarcam e dirigem-se todos para uma cidade importante, onde possam entusiasmar movimentos de libertao e desencadear a revoluo. J Ns queremos resultados! - ralha, desconfiado da receita. L Ora, resultados... resultados... - procura no texto. Diz assim: Esta receita fora experimentada apenas uma vez, sem que, no entanto, se tenha conseguido chegar ilha paradisaca. O mximo que se conseguiu foi vender uns quantos jornais e afectar a imagem internacional do regime, j que o barco fora capturado poucos dias depois do assalto. J V l. No estamos para experincias... ela est prestes a falar. F Tens toda a razo. - atitram os livros para trs.
> Perda de Goa, Damo e Diu para a Unio Indiana - Dezembro 1961 > Greves Estudantis - Lisboa e Coimbra 1962 e 1969 > Operao Dulcineia - Assalto ao Paquete Santa Maria - Capito Henrique Galvo e Comandante Souto Maior Janeiro 1961 > Estas projeces vo-se basear num mapa que descreve o percurso que o Santa Maria devia ter feito.

GUIO ESCRITO NO 2 LIVRO

L Libertar as colnias do Oriente... - l a capa do 3 livro - Infelizmente no temos nenhuma... - atira o livro. J Greves e revoltas estudantis... Tambm no serve... - atira o livro.

L Rapidamente e em Fora - parte 1


GUIO ESCRITO NO 5 LIVRO (dividido em 3 prtes/livros, um para cada um)

J Rapidamente e em Fora - parte 2 F Rapidamente e em Fora - parte 3 Os trs viram os livros ao mesmo tempo e o F l a contra-capa:

> Guerra Colonial Angola (parte 1) . 1961-1974 Guin-Bissau (parte 2) . 1963-1974 Moambique (parte 3) . 1964 1974 Imagens da guerra.

F Na grandiosa Histria dos Mtodos Revolucionrios, existe um que supera todos os outros pelo nmero de vezes utilizado e pela rigidez dos seus procedimentos. Os trs volumes da coleco Rapidamente e em Fora famosa expresso do ditador portugus Antnio Salazar descrevem e analisam o mtodo seguido por inmeros pases e imprios ao longo de sculos. Alerta-se o leitor para as consequncias dramticas da utilizao desta metodologia. conta da Parte 1 deste mtodo morreram j cerca de 50 000 indivduos; por via da Parte 2 sucumbiram cerca de 6000 pessoas; e conta da Parte 3 as mortes ultrapassaram as 10 000 cabeas. L Credo! F Isto nem pensar! J que nem mortos! Os 3 atiram os livros. O J pega no Golpe das Caldas. (O L e F tm o seguinte dilogo na capa do seu livro.) F Precisamos de algo mais pacfico... Que ainda assim, meta medo pior das madames. J Golpe das Caldas, o ensaio geral - anuncia o ttulo do 6 livro. L Olha, um ensaio geral bom. Normalmente o espectculo o mesmo, mas entra se sem pagar nada! - divertido. F E fica-se sempre na primeira fila! - concorda. L Ora l est. - concorda. J Diz assim: O mtodo revolucionrio descrito neste livro abre portas a uma revoluo pacfica, completa e inspiradora. Aplicando esta metodologia, mais cedo ou mais tarde a revoluo acabar por acontecer, o poder ser derrubado e o povo sair s ruas finalmente.!!! F Continua, no percas tempo. J Este ensaio geral (intitulado O Golpe das Caldas) descreve as principais dificuldades sentidas na aplicao deste Mtodo Revolucionrio e ainda a melhor forma de lidar com essas dificuldades, para que tudo corra pelo melhor e no haja derramamento de sangue.
> Golpe das Caldas - 16 de Maro 1974 > imagens do aps 25 de Abril, datadas > Golpe das Caldas - 16 de Maro 1974

GUIO ESCRITO NO 6 LIVRO

F V, v, adiante... J Um Golpe de Estado pacfico e eficaz implica o envolvimento de um nmero significativo de oficiais e requer tambm que todas as conversaes se faam sob um secretismo absoluto. No entanto, pode acontecer que, por via destas comunicaes encapotadas e secretas, a determinado momento surjam malentendidos, e que no final, no bata a bota com a perdigota. L Imaginemos, por exemplo, que uma qualquer unidade revolucionria parte do seu quartel para controlar um aeroporto, estando convencida de que vrias outras unidades j marcham em direco mesma cidade. Adienta-se com bravura e sentido patritico! at que se apercebe que marcha sozinha e que aquela tentativa de revoluo fracassou. Ora, nestas ocasies h que inverter a marcha, baixar as orelhas e apresentar a rendio, permitindo assim que outras aces semelhantes tenham sucesso num futuro prximo. E sendo certo que a priso de um regimento inteiro no uma boa notcia para as aspiraes revolucionrias, um episdio deste gnero permite tirar ilaes muito teis para as tentativas posteriores... F Bom, j percebi que precisamos de estar sempre contactveis. - tira o telemvel, mostra-o e pe em cima da mesa - Mas ningum avana sem os outros! Se no, desisto j! J Olha... um revolucionrio maricas! - goza.
> Mapa animado com o RI5 a andar para Lisboa, regressando depois, sendo cercado e preso.

GUIO ESCRITO NO 6 LIVRO

GUIO ESCRITO NO 7 LIVRO

L E aqui est ele (o mtodo to aguardado) Revoluo dos cravos, 40 edio! - anuncia o ttulo do 7 livro - Mtodo certificado pela Direco Geral das Revolues e pela Entidade Reguladora da Insurreio Pacfica... Resultados comprovados. Mtodo infalvel. J Ora nem mais! Comeam as batidas da msica Grndola Vila Morena (talvez fosse bom t-las em gravao e a msica em acstico surge por cima e ao vivo) F Na rdio transmitida um msica lamechas, indicando aos envolvidos que a aco revolucionria para avanar. Neutralizam-se ento algumas altas patentes do exrcito fiis ao regime.

> Revoluo dos Cravos 25 Abril 1974

J Algum tempo depois transmitida na rdio a segunda senha para o movimento militar revoltoso. Os oficiais reunem-se e mobilizam as tropas ao som de Grndola Vila Morena.

A msica encaixa nas batidas, s guitarras talvez (se for apenas guitarras o teatro aguarda um pouco e depois prossegue com msica por baixo). F Primeiro, ocupa-se a emissora nacional. ... vou j falar ao Cartaxo - pega no seu telemvel e afasta-se um pouco dizendo qualquer coisa como: - Tou! Como que ? Ts bom? ... Olha, precisava de uma ajudinha... era na emissora nacional... sim... pois... obrigado... abrao... L Da Escola Prtica de Cavalaria partem dois esquadres para ocupar um Terreiro central, onde se localizam os ministrios. Uma companhia do Batalho de Caadores ocupa o Quartel General da cidade e um outro cerca a rdio. ... o Mouro trata disto na boa - pega no seu telemvel e afasta-se um pouco dizendo qualquer coisa como: - Tou! Como que ? Ts bom? ... Olha, precisava de uma ajudinha... era no Quartel General... sim... pois... obrigado... abrao... J A Escola Prtica de Artilharia toma posio com 6 bocas de fogo na margem sul. E a Escola Prtica de Administrao Militar ocupa a televiso. ... eu trato disto. - pega no telemvel e afasta-se um pouco dizendo qualquer coisa como: - Tou! Como que ? Ts bom? ... Olha, precisava de uma ajudinha... era na televiso... sim... pois... obrigado... abrao... L Por ltimo, a Escola Prtica de Infantaria ocupa o aeroporto. E quando os ministros se refugiarem-se num Quartel, cerca-se o dito cujo e fazem se as exigncias necessrias para a reposio da justia e da ordem no pas. At parece simples. - diz optimista. Acabam as projeces. F Sim, claro. S precisamos de uns milhares de soldados nas ruas... - ironiza preocupado. L Isso era dantes. Hoje em dia tudo mais simples. As tecnologias e tal... F Ento e os cravos? J Eu tenho rozas... F De que cor? J Amarelas. Servem? L Servem, pois! - o F faz um ar de enjado. J Ento vamos a isto! Depressa, antes que ela anuncie mais medidas! Cumprimentam-se desejando boa sorte uns outros.
> Mapa animado com a movimento das tropas. Apesar de o texto no especificar os stios e tropas, a projeco f-lo-. Este mapa far com que as pessoas percebem o puzzle todo.

GUIO ESCRITO NO 7 LIVRO

F E viva a revoluo! - de brao no ar, virado para o pblico. Termina a pea. Apagam-se as luzes do palco. Nesta altura a msica Grndola Vila Morena (que at aqui esteve como msica de fundo) ganha todo o espao. Quando a msica termina: surge a Merkel na tela. Um vdeo da Chanceler a falar com legendas em portugus, a data no canto superior direito de 6 Abril 2021 (msica de fundo): Caros irmos portugueses, Depois da solidariedade prestada pelo meu povo h exactamente 10 anos, pesados sacrificios tm sido impostos vossa simptica provncia, onde o sol brilha, o vento descansa e o mar repousa. por todos sabido que os sacrifcios resultaram directamente de um bem viver que ultrapassou claramente as vossas possibilidades e que, definitivamente, vos colocou numa posio insustentvel. A austeridade e o rigor so ingredientes essenciais para a consolidao das contas e para o pagamento das dvidas. Cortar nas gorduras do estado e de cada um dos seus membros condio necessria para que a dependncia externa termine e a soberania seja de novo retomada. Boas razes trazem-me hoje vossa presena. Agora que o ano da retoma econmica se aproxima e o incio do fim da crise deixou de ser uma miragem, no altura de desanimar ou baixar os braos. Chegou a hora de redobrar esforos para que todos os sacrifcios at agora impostos no tenham sido em vo. Assim, preve-se um corte suplementar de 7% nas penses mais baixas e uma reduo do salrio mnimo em 17. Ser ainda necessrio um racionamento gradual das parcelas de trigo e centeio atribuidas s regies do centro e sul de Portugal e uma limitao das quantidades... A transmisso interrompida (aquela imagem com riscas de todas as cores), mas os sons continuam a ouvir-se. A Merkel ralha assustada e os trs portugueses ouvem-se no estdio (de vez em quando l-se legendas do que ela est a dizer), o Joo est mais perto a vasculhar em papis, os outros tratam da Merkel: M Mas... o que vem a ser isto?! F Acabou-se a austeridade, gorda. J Agora quem manda somos ns! - ela comea aos berros. L Sim, senhor... aqui vive-se bem. M Levem tudo! Levem tudo o que quiserem! - muito assustada. F Deixem-se disso! tragam as amarras e as rosas! Xeee... quieta...

GRAVAO

J Com espinhos? Olha que belo castial L Ora, para comear... Comea a msica Tourada (s instrumental), vai crescendo. F Claro! Anda c! No fujas! L ... quero os meus subsdios de frias de 2012... o restante salrio da minha esposa... as contribuies extraordinrias... F Encontra a a penso da minha sogra... L ... a penso da sogra daquele palerma... J E da minha! - ouve-se longe, esto atarefados a cuidar da Merkel, continua a ouvirse o rebolio, ela d luta. L ... e a do outro ... ... a reforma da Dona Lurdes ... ... os aumentos na luz do Senhor Joo ... ... levo tambm a filha do Cartaxo, que emigrou vai fazer 7 anos ... ... a reforma da Dona Fernanda ... ... os apoios do SCOCS, extintos sabe-se l porqu ... ... ... (esta lista deve ser grande) A msica vai-se sobrepondo gravao.

GRAVAO

ANEXO

palco teatro

tela projeco

palco msica

vista de frente

palco teatro

palco msica

vista de cima

tela projeco

Potrebbero piacerti anche