Sei sulla pagina 1di 2

A HISTRIA E AS FONTES HISTRICAS A histria uma cincia que estuda a vida do homem atravs do tempo.

. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histrico ajuda na compreenso do homem enquanto ser que constri seu tempo. A histria feita por homens, mulheres, crian as, ricos e po!res" por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A histria est# presente no cotidiano e serve de alerta $ condi o humana de agente transformador do mundo. Ao estudar a histria nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a histria a cincia do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreenso do presente no acontecem de uma forma perfeita, pois no temos o poder de voltar ao passado e ele no se repete. %or isso, o passado tem que ser &recriado', levando em considera o as mudan as ocorridas no tempo. As informa (es recolhidas no passado no serviro ao presente se no forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. A histria no se resume $ simples repeti o dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientiza o dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. EXERCCIOS DE FIXAO 1. A partir do q ! dis" ti#os !# sa$a ! das i%&or#a'(!s "o%tidas a"i#a #arq ! # X ap!%as %as a$t!r%ati)as )!rdad!iras* ) * + estudo da histria fundamenta,se apenas no passado descartando qualquer an#lise do presente. ) * -ma avalia o criteriosa do passado pode ser muito importante para tentar resolver pro!lemas presentes como a fome, a violncia, as guerras dentre outros. ) * A maioria das sociedades antigas por no terem dom.nio da escrita dei/aram poucas informa (es so!re seu passado o que nos impede de conhecermos melhor nossos antepassados. ) * +s fatos histricos s tm validade se puderem ser comprovados, assim pessoas de !ai/a renda que no possuem documentos nem o!jetos de valor ficam de fora de todo processo histrico. ) * Analisar o passado comparando com o presente, o!servando as permanncias e rupturas o grande desafio do historiador que com um tra!alho minuciosa tenta desvendar informa (es so!re tempos passados. ) * 0istria uma cincia humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A 0istria analisa os processos histricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado per.odo histrico,cultura ou civiliza o. %eriodiza o da 0istria %ara facilitar o estudo da 0istria ela foi dividida em per.odos1 + ,a$!o$-ti"o ! N!o$-ti"o1 antes do surgimento da escrita, ou seja, at 2.333 a.4.

, Idad! A%ti.a /A%ti. idad!*1 de 2.333 a.4 at 256 )invaso do 7mprio 8omano* , Idad! 01dia /Histria 0!di!)a$2* de 256 a 92:; )conquista de 4onstantinopla pelos turcos otomanos*. , Idad! 0od!r%a* de 92:; a 95<= )8evolu o >rancesa*. + Idad! Co%t!#por3%!a1 de 95<= at os dias de hoje. 4. E# q ! &as! da histria )o"5 %as"! 6

7. So8r! as &o%t!s histri"as #arq ! as a$t!r%ati)as "orr!tas* ) * + estudo da 0istria conta com um conjunto grande de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser1 livros, roupas, imagens, o!jetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, grava (es, etc. ) * +s historiadores e arquelogos analisam fontes materiais )ossos, ferramentas, vasos de cer?mica, o!jetos de pedra e fsseis* e art.sticas )arte rupestre, esculturas, adornos* !uscando uma an#lise detalhada de tempos passados. ) * @ualquer o!jeto antigo pode ser aceito como uma fonte confi#vel e assim ajudar na interpreta o do passado histrico. ) * As fontes histricas so vest.gios do passado e au/iliam o historiador em sua pesquisa de interpreta o do passdo histrico. ) * @ualquer pessoa pode fazer o tra!alho do historiador j# que essa profisso tem pouco valor para a sociedade e no e/ige nenhuma forma o acadmica )universit#ria*. 9. N #!r! a q ! tipo d! &o%t! p!rt!%"! !st!s do" #!%tos.

9,>ontes escritas A,>ontes visuais ;,>ontes materiais 2,>ontes orais

) ) ) ) ) ) ) )

* Boedas * Cornais * Depoimentos * >otos * Eeis * Frava (es * Desenhos * Fravuras

Potrebbero piacerti anche