Sei sulla pagina 1di 19

INTRODUO;

Este trabalho tem o intuito de esclarecer alguns pontos importantes em relao s usinas termeltricas, dando uma maior nfase as que funcionam a petrleo e a gs natural. Apresentando informaes como funcionamento, vantagens, impactos ambientais e dados sobre sua utilizao na matriz energtica mundial.

1. VISO GERAL SOBRE TERMELTRICAS;

Usinas termeltricas so instalaes responsveis pela gerao de energia eltrica a partir da queima de combustveis fsseis. Estas, que ao contrrio das usinas hidreltricas, so oriundas de fontes no renovveis, e tendem a se esgotarem no decorrer dos anos. Os principais combustveis usados para gerao de energia so: petrleo e seus derivados, carvo mineral, e o gs natural, apesar de que tambm sejam utilizados alguns vegetais energticos, na biomassa, por exemplo. No entanto, nosso trabalho abordar apenas as termeltricas a petrleo e a gs. Desde os primrdios, o homem tenta buscar maneiras de suprir suas necessidades. Dentre as principais est a energia eltrica, que to importante para nossa vida. Mal sabia ele, que a queima da madeira no cozimento de alimentos, era uma fonte energtica, a trmica. Com o passar dos anos, foram descobrindo novas fontes de energia, mais eficazes, que hoje so indispensveis na gerao de energia eltrica, o carvo e o petrleo e seus derivados. Novas formas esto surgindo, e a busca por uma energia limpa, atravs da queima, est cada vez mais acentuada. Em relao s demais usinas, as termeltricas so favorveis por poderem ser construdas nos locais mais estratgicos, a fim de se obter menos perdas de energia, nas linhas de transmisso, e, estarem prximas das fontes de combustveis utilizadas. No precisam alagar imensas reas, nem de rios com desnveis, como as hidreltricas.

1.1. COMO FUNCIONAM;

O processo de produo de energia eltrica similar em todas as usinas que utilizam como matria-prima os combustveis fsseis em estado slido ou lquido o que inclui a maioria dos derivados de petrleo. De forma bastante simplificada, esse material transportado at a usina, estocado e, posteriormente, queimado em uma cmara de combusto. O calor obtido nesse processo usado para aquecer e aumentar a presso da gua, que se transforma em vapor. Este vapor movimenta as turbinas que transformam a energia trmica em energia mecnica. O gerador transforma a energia mecnica em energia eltrica. O sistema convencional das termeltricas o ciclo Rankine consiste basicamente de uma caldeira, uma turbina a vapor, um condensador e um sistema de bombas. Na caldeira, que recebe o calor liberado pela combusto, a gua passa do estado lquido para o gasoso (vapor) a uma presso bem maior que a atmosfrica. Quanto maior a temperatura deste vapor, maior a eficincia das turbinas. Aps mover as turbinas, o vapor direcionado ao condensador para retornar ao estado lquido. A gua, que circula dentro de serpentinas conectadas ao equipamento, o fluido de resfriamento. Este lquido, por sua vez, direcionado, por meio do sistema de bombas, novamente para a caldeira, que repetir o processo de produo da energia trmica que se transformar em mecnica para movimentar as turbinas.

As etapas de combusto e resfriamento (que tambm implica a remoo de gases incondensveis do vapor) so aquelas em que os gases poluentes so liberados na atmosfera. O volume e o tipo de gs emitido variam conforme a composio do combustvel a ser queimado, o processo de queima ou remoo ps-combusto e, ainda, as condies de disperso dos poluentes (altura da chamin, relevo e meteorologia). Quanto mais denso o combustvel utilizado, maior o potencial de emisses. Por isso, derivados de petrleo como os leos combustvel, diesel e ultraviscoso so rejeitados por ambientalistas como fontes de gerao de energia eltrica.No entanto, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados nos ltimos anos e a instalao de equipamentos auxiliares tornaram possvel aumentar o nvel de eficincia da combusto e reduzir o volume de gases poluentes emitidos. (ANEEL, 2007).

Figura 1 - Esquema do funcionamento de uma termeltrica. Acessado em: http://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/

2. USINA TERMELTRICA A PETRLEO;

De modo geral as usinas termeltricas no diferem muito entre si, o principal motivo de mudana deve-se principalmente pelo material energtico utilizado na produo de calor, e os fluidos que compem o sistema adiabtico.

Figura 2 - Esquema simplificado do funcionamento da usina de termoeltrica piratininga. Acessado em: http://www.emae.com.br/emae/index.php .

Uma termeltrica a petrleo utiliza como elemento energtico para formao de calor os derivados do petrleo, a exemplos temos: leos combustvel, diesel e ultraviscoso. Esta fonte de energia apesar de ser conhecida a milhares de anos s foi utilizada a partir do sculo XIX, estimasse que o petrleo responsvel por cerca de 7.9% de toda eletricidade gerada pelo mundo (AFFENBARGER, 1997, AIE, 2003). No Brasil, as reservas provadas so da ordem de 1.100 milhes de toneladas e a produo anual est na faixa dos 74,4 milhes de toneladas, o que significa uma relao reservas/produo de cerca de quinze anos. Cerca de 90% das reservas esto localizados no mar. (ANEEL, 2002).

2.1. GERAO;

O processo de produo de energia de forma bastante simplificada, usa um derivado do petrleo, normalmente o leo diesel, que transportado at a usina, estocado e, posteriormente, queimado em uma cmara de combusto. O calor obtido nesse processo usado para aquecer e aumentar a presso da gua, que se transforma em vapor. Este vapor movimenta as turbinas que transformam a energia trmica em energia mecnica. O gerador transforma a energia mecnica em energia eltrica (ANEEL, 2002). Os grupos geradores a diesel so mais adequados ao suprimento de comunidades e de sistemas isolados da rede eltrica convencional. Desde a dcada de 70 o uso das usinas geradoras de energia a petrleo sofreu um declnio, contudo, o petrleo continua sendo muito importante na gerao de energia eltrica nesses pases, principalmente no suprimento de cargas de pico e no atendimento a sistemas isolados, este fato deve-se a inmeros fatores, em meados da dcada de 70 o mercado de petrleo sofreu uma crise, isto fez com que o carvo se tornasse mais popular como elemento energtico, aps este fato foi incrementado inmeras outras tecnologias que possibilitaram o surgimento de novas fontes de energia, muitas vezes menos poluente, a exemplo o gs natural que capaz de gerar mais energia com menor emisso de CO2 (ANEEL, 2002). Desta maneira as termeltricas a petrleo so mais utilizadas como forma de suporte atendimento da demanda de ponta, permitindo a proviso de flexibilidade de operao e planejamento, atendendo a sistemas remotos e/ou isolados e atuando como proviso de carga bsica ou intermediria, quando no h alternativas mais econmicas (ANEEL, 2002). Quanto gerao termeltrica a leo diesel, em setembro de 2003 havia 412 usinas em operao no Brasil, perfazendo uma capacidade instalada de 4.193,72 MW. Esses empreendimentos so predominantemente formados por pequenos grupos geradores, destinados ao atendimento de comunidades isoladas da rede eltrica, principalmente na regio Norte do Pas. Alm desses empreendimentos, que utilizam diesel, havia ainda naquela data uma usina com potncia de 131 MW, operando com leo ultra viscoso (Igarap, no Municpio de Mateus Leme - MG); 18 operando com

leo combustvel, perfazendo cerca 1.036 MW; e mais 7 operando com gs de refinaria (produto secundrio), num total de 281,7 MW (ANEEL, 2002).

2.2. IMPACTOS AMBIENTAIS ESPECFICOS DAS UTES A PETRLEO;

Os principais impactos da gerao de energia eltrica a partir de derivados de petrleo decorrem da emisso de poluentes na atmosfera, principalmente os chamados gases de efeito estufa (GEE). Os mais problemticos so o dixido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O). Pelo menos parte das mudanas climticas verificadas nas ltimas dcadas, entre elas o aumento da temperatura mdia do planeta, tem sido atribuda ao aumento da concentrao desses gases na atmosfera. Grande poro dessas emisses decorre da queima de combustveis fsseis (petrleo, carvo e gs natural) para a gerao de energia eltrica (ANEEL, 2002). Uma das possveis conseqncias do aquecimento global do planeta o derretimento de grandes geleiras (notadamente na Antrtida) e, por conseguinte, a elevao do nvel do mar e o alagamento de reas costeiras e insulares, atingindo grandes contingentes de pessoas e animais silvestres e alterando a biodiversidade dessas regies. Entre outros poluentes atmosfricos decorrentes da queima de derivados de petrleo, principalmente em plantas termeltricas, destacam-se o dixido de enxofre (SO2) e o chamado material particulado, constitudo de ps e cinzas em suspenso nos gases emitidos durante a queima de combustveis fsseis. Alm de alteraes na biodiversidade local, esses poluentes provocam diversos males sade humana, como distrbios respiratrios, alergias, leses degenerativas no sistema nervoso e em rgos vitais, cncer etc. (KOMPAC, 2001). Esses distrbios tendem a se agravar no inverno, quando inverses trmicas provocam o aprisionamento do ar quente e dificultam a disperso dos poluentes. Existem, contudo, tecnologias e processos que permitem a remoo desses poluentes e a reduo de seus efeitos nefastos. Os equipamentos mais usuais so os ciclones e os precipitadores eletrostticos, mais eficientes na remoo de partculas mais grosseiras.

Esses equipamentos podem ser combinados com dispositivos mais eficientes, como os filtros cermicos e de mangas, que podem remover at 99% do material particulado (KOMPAC, 2001). Outro risco a ser mencionado a poluio por derramamento do petrleo e seus derivados no ambiente, desastre este que causaria inmeros danos ao ambiente intoxicando o meio bitico ao qual foi exposto.

2.3. MEDIDAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS;

No caso de usinas que utilizam os derivados do petrleo como, leo combustvel, diesel e ultraviscoso, h a necessidade de armazenar o combustvel para queima em um local isolado, sem riscos de vazamentos tentando ao mximo minimizar os impactos ambientais promovidos por esse tipo de combustvel. Vendo a necessidade de regulamentao do estoque, manuseio, recebimento e qualidade deste produto foi criada uma srie de metodologias referentes aos atos citados anteriormente, criando assim o Manual de Recebimento, Armazenagem, Manuseio e Qualidade de Produtos derivados de Petrleo em Usinas Trmicas. Este manual trouxe inmeras ITRs (Instrues Tcnicas para recebimento) as quais normatizavam vrios procedimentos como: Recebimento de Produtos Derivados de Petrleo por CaminhoTanque (ITR n 01/2006); Recebimento de Produtos Derivados de Petrleo por BalsaTanque (ITR n 01/2006); Recebimento de Produtos Derivados de Petrleo por Oleoduto (ITR n 03/2006). Alm das precaues no recebimento do produto, h a fiscalizao com relao a qualidade quantidade (ITR n 05/2006) e procedimentos em caso de acidente com impacto ambiental (ITR n 06/2006). Lembrando que todas as ITR entraram em vigncia pouco depois da data de sua publicao, seguindo as normas e leis brasileiras.

3. USINAS TERMELTRICA A GS NATURAL.

Antes de abordarmos sobre as usinas termeltricas a gs, precisamos conhecer um pouco mais sobre a matria prima utilizada na gerao deste tipo de energia. Vejamos abaixo:

3.1. O QUE GS NATURAL; Gs natural um hidrocarboneto resultante da decomposio da matria orgnica durante milhes de anos. encontrado no subsolo, em rochas porosas isoladas do meio ambiente por uma camada impermevel. Em suas primeiras etapas de decomposio, esta matria orgnica de origem animal produz o petrleo. Em seus ltimos estgios de degradao, o gs natural. Por isso, comum a descoberta do gs natural tanto associado ao petrleo quanto em campos isolados (gs natural no associado). (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008)

Devido a sua alta versatilidade este recurso energtico pode ser usado tanto na gerao de energia, quanto nos motores a combusto, sendo a sua aplicao possvel em vrios setores da economia.(ANEEL, 2008)

"Podemos citar varias outras vantagens do gs natural sobre seus concorrentes, no que diz respeito a gerao de energia, como por exemplo a baixa presena de contaminantes ou menor contribuio de emisses de CO2 que o petrleo e o carvo." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008)

"O gs natural pode ser classificado em duas categorias: associado (GA) e noassociado (GNA). O gs associado aquele que, no reservatrio, se encontra dissolvido no petrleo ou sob a forma de uma capa de gs. Neste caso, normalmente privilegia-se a produo inicial do leo, utilizando-se o gs para manter a presso do reservatrio. O gs no-associado aquele que est livre do leo e da gua no reservatrio; sua concentrao predominante na camada rochosa, permitindo a produo basicamente de gs natural." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008)

"O gs natural produzido no Brasil predominantemente de origem associada ao petrleo (73%) e se destina a outros mercados de consumo que no somente a gerao de energia termeltrica. Alm disso, uma vez produzido, o gs natural se distribui entre diversos setores de consumo, com fins energticos e no-energticos: utilizado como matria-prima nas indstrias petroqumica (plsticos, tintas, fibras sintticas e borracha) e de fertilizantes (uria, amnia e seus derivados), comrcio, servios, domiclios etc., nos mais variados usos." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008)

3.2. PARTICIPAO DO GS NATURAL NA MATRIZ ENERGETICA MUNDIAL;

"O gs natural transformou-se de sapo em prncipe na matriz energtica mundial. No sculo XIX, nos Estados Unidos, era considerado um estorvo ao ser encontrado junto com o petrleo, pois exigia uma srie de procedimentos de segurana que encareciam e complicavam as atividades de prospeco. No sculo XX, a partir dos anos 80, o consumo entrou em franca expanso e o gs natural transformou-se na fonte de energia de origem fssil a registrar maior crescimento no mundo. Uma posio que detm at hoje e que dever manter no mdio prazo. "(ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Apenas como exemplo: entre 1973 e 2007, a produo mundial mais que dobrou, ao passar de 1,227 bilhes de metros cbicos (m) para 3,031 bilhes de m, segundo o estudo Key World Energy Statistics, publicado pela International Energy Agency (IEA) em 2008. Ainda assim, o gs natural manteve a terceira posio na matriz energtica mundial (abaixo de carvo e derivados de petrleo). No entanto, saltou do quarto para o segundo lugar dentre as principais fontes produtoras da energia eltrica, sendo superado apenas pelo carvo" .(ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

Figura 3 - Participao do gs natural na oferta primria de energia no mundo em 2006. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

Figura 4 - Participao do gs natural na produo mundial de energia eltrica em 2006. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

"No Brasil, a evoluo no mesmo perodo foi ainda mais expressiva: 5650%, ao passar de 0,2 bilhes de m para 11,3 bilhes de m3, como registra o estudo BP Statistical Review of World Energy 2008. Ainda assim, a participao atual, de 9,3%, coloca o gs natural na quinta posio na matriz energtica nacional." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008)

"Superado por lenha e carvo vegetal; energia hidrulica e eletricidade; produtos da cana-de-acar e petrleo e derivados, Na produo de energia eltrica, a participao de 3,3%. Neste caso, o gs natural fica atrs da hidrulica e biomassa." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

Figura 5 - Participao do gs natural na oferta primria de energia no Braisl em 2007. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

10

"O interesse pelo gs natural est diretamente relacionado busca de alternativas ao petrleo e de fontes menos agressivas ao meio ambiente. Este comportamento resultou na intensificao das atividades de prospeco e explorao, particularmente entre os pases em desenvolvimento. O resultado foi no s o aumento do volume, mas tambm a expanso geogrfica das reservas provadas (so reservas cujos reservatrios esto em produo ou os fludos nele contidos tm sua existncia e capacidade de produzir comprovadas por testes). At a dcada de 70, essas reservas concentravam-se em poucas regies, como Amrica do Norte e antiga Unio Sovitica." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"A nova distribuio geogrfica tambm favoreceu o transporte. Historicamente, este o maior entrave disseminao do energtico, visto necessitar de elevados investimentos, tanto na construo de dutos especiais quanto no processo de produo do GNL (gs natural liquefeito). Afinal, quanto prximas mais dos pulverizadas centros as reservas, mais se
Figura 6 - Participao do gs natural na produo de energia eltrica no Brasil em 2007. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos /PDF/atlas3ed.pdf

consumidores

elas

encontram." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Um exemplo o prprio Brasil, cuja expanso acelerada do consumo est diretamente relacionada s importaes da Bolvia que, desde os anos 80, est entre os pases com maiores reservas da Amrica Latina, junto Argentina e Venezuela. Essa importao foi proporcionada pelo incio de operao do gasoduto Bolvia/Brasil em 1999." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Um caso de aumento da comercializao com base no GNL o Oriente Mdio, particularmente o Ir. A regio possui uma das maiores reservas mundiais, mas encontra-se distante dos centros consumidores. Assim, apenas a partir do desenvolvimento da tecnologia do GNL passou a exportar para Amrica do Norte, Europa e sia, transformando-se em um dos maiores fornecedores mundiais." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

11

"De acordo com o BP Statistical Review of World Energy 2008, as reservas provadas mundiais no final de 2007 eram suficientes para o abastecimento mundial durante os prximos 60 anos. Isto representa um decrscimo em relao s projees com base na conjuntura de 2005, que apontavam para 66 anos. A configurao deste cenrio, porm, depende de inmeras variveis. Entre elas, a continuidade das atividades de explorao, o comportamento do consumo e a expanso das fontes renovveis de energia, o que preserva a utilizao dos combustveis fsseis." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

Figura 7 - Reservas de gs natural no mundo em trilhes de m. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

3.3. GERAO DE ENERGIA ELTRICA A GS NATURAL NO BRASIL E NO MUNDO

"A IEA estima que a demanda por gs natural para produo de energia eltrica ir manter-se em expanso mundial at 2020, particularmente em regies como sia e frica. O movimento ser estimulado, principalmente, pela substituio de outros combustveis fsseis, como carvo e derivados de petrleo. Aps a crise do petrleo dos anos 70, vrios pases menos desenvolvidos passaram a avaliar a aplicao do gs

12

natural para a produo de energia eltrica, a exemplo do que ocorria com os pases industrializados. Simultaneamente, as tecnologias de gerao termeltrica avanaram, embora as empresas de eletricidade ainda estivessem concentradas no carvo e na energia nuclear. No Brasil, a matriz da energia eltrica predominantemente hidrulica e esta caracterstica no dever se alterar no mdio prazo. No entanto, de acordo com o Plano Nacional de Energia 2030 produzido pela EPE, a participao das termeltricas movidas a gs natural dever aumentar, no curto e mdio prazos. Essas usinas operariam de maneira complementar s hidreltricas. Em outras palavras, seriam colocadas em operao em momentos de acentuado aumento de demanda ou reduo da oferta hidrulica por exemplo, nos perodos de estiagem, onde necessrio preservar os reservatrios." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Em novembro de 2008, segundo o Banco de Informaes de Gerao da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), existem 85 usinas termeltricas abastecidas a gs natural em operao no pas, com um total instalado de 11 mil MW (megawatts) ou pouco mais de 10% da potncia total instalada no pas, de 103 mil MW, como mostra a Tabela 6.6 abaixo. Duas caractersticas se destacam neste conjunto. A primeira a concentrao dos empreendimentos nas regies em que j existem gasodutos em operao o que favorece o acesso ao suprimento por parte dos operadores. Outra que boa parte dessas usinas propriedade de companhias representantes do setor industrial, comercial ou de servios." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Isto permite depreender que so instaladas em regime de auto-produo (de forma a tornar o consumidor independente do fornecimento de terceiros) ou co-gerao (gerando energia eltrica e calor para os processos industriais) como mostra o Box 6. Em novembro de 2008, a Aneel registra um total de 30 usinas termeltricas em fase de construo ou outorga. Segundo o estudo sobre gs natural que integra o Plano Nacional de Energia 2030, a maior parte da capacidade instalada e o maior potencial de expanso, considerando as usinas em construo e as outorgadas, esto localizados na regio Sudeste. O estudo tambm afirma que o caso brasileiro reflete o modelo presente na maior parte dos pases desenvolvidos, onde o gs natural foi gradualmente abandonado durante a primeira metade do sculo XX para, somente aps a crise energtica dos anos

13

70 e, principalmente, ao longo dos anos 90, passar a ser considerado como uma fonte de energia privilegiada e estratgica a ser desenvolvida e utilizada." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"O estudo ainda enumera como condicionantes de suprimento de gs natural para gerao termeltrica no Brasil a oferta total de gs disponvel para atendimento do mercado brasileiro, o que inclui tanto o acesso a reservas domsticas de gs quanto a importao desse energtico; a disponibilidade de infra-estrutura fsica para escoamento da oferta (produo e/ ou importao) at os mercados consumidores; e o uso do gs natural em outras aplicaes, nos setores industrial, comrcio e servios de transporte." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

3.4 APLICAO DO GS NATURAL NAS TERMELTRICAS;

"A aplicao do gs natural na produo de energia eltrica pode ser dividida em duas modalidades. Uma delas a gerao exclusiva da eletricidade. Outra a cogerao, da qual se extrai, tambm, o calor e o vapor utilizados em processos industriais." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Nas usinas termeltricas, a primeira etapa do processo consiste na mistura de ar comprimido com o gs natural a fim de se obter a combusto. O resultado a emisso de gases em alta temperatura, que provocam o movimento das turbinas conectadas aos geradores de eletricidade. A energia trmica, portanto, transforma-se em mecnica e, em seguida, em eltrica." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"O destino dado ao gs natural aps esta aplicao determina se o ciclo da termeltrica ser simples (ou aberto) ou combinado (fechado). No primeiro caso o mais tradicional os gases so resfriados e liberados na atmosfera por meio de uma chamin. No ciclo combinado, ainda em alta temperatura, os gases so transformados em vapor que, direcionado s turbinas, novamente provoca o seu movimento. Assim, a caracterstica bsica de termeltricas a ciclo combinado a operao conjunta de turbinas movidas a gs e a vapor." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL 3 EDIO, 2008).

14

"A tecnologia do ciclo combinado recente (dcada de 80) e passa por processo de expanso em todo o mundo, inclusive no Brasil. Embora exija maiores investimentos que aqueles aplicados nas usinas de ciclo simples, aumenta a eficincia do processo de gerao. Em outras palavras: com a mesma quantidade de gs natural possvel obter maior produo de energia eltrica. No ciclo simples, o grau de eficincia de 38,7%, segundo anlise sobre o gs natural constante do Plano Nacional de Energia 2030. Na termeltrica a ciclo combinado, o grau de eficincia fica em torno de 50%." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"A co-gerao pode ser realizada com todos os combustveis usados em usinas termeltricas por exemplo, leos, biomassa e carvo, alm do gs natural. A opo por um ou por outro depende, em ltima instncia, da disponibilidade de suprimento e das caractersticas do consumidor." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Em sntese, o processo de co-gerao permite a produo simultnea de energia eltrica, energia trmica e vapor. No caso do gs natural, os dois ltimos so produzidos a partir do calor gerado na produo da eletricidade por usinas em ciclo simples e que, se no utilizado, seria liberado na atmosfera. Este calor recuperado antes da emisso dos gases e destinado produo de vapor, do ar quente ou da refrigerao." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Um dos argumentos favorveis co-gerao a possibilidade de utilizao da energia que naturalmente se perde no processo de gerao da eletricidade nas termeltricas. Outro a independncia em relao ao suprimento fornecido por terceiros no caso brasileiro, pelas distribuidoras ou comercializadoras de energia eltrica. Finalmente, um terceiro a reduo do volume de gases lanados na atmosfera, o que pode ser um fator de competitividade no momento atual, em que os consumidores esto cada vez mais exigentes com relao ao impacto ambiental provocado pelos produtos que adquirem." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

15

ltrica. No ciclo simples, o grau de eficincia de 3

Figura 8 - Esquema do processo de produo de nergia eltrica a partit do gs natural. Acessado em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

3.5. IMPACTOS AMBIENTAIS E TECNOLOGIAS LIMPAS;

"O gs natural apresenta uma vantagem ambiental significativa em relao a outros combustveis fsseis, em funo da menor emisso de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. Quantitativa e qualitativamente, o maior ou menor impacto ambiental da atividade est relacionado composio do gs natural, ao processo utilizado na gerao de energia eltrica e remoo ps-combusto e s condies de disperso dos poluentes, como altura da chamin, relevo e meteorologia. No entanto, uma restrio feita a essas usinas a necessidade de captao de gua para o resfriamento do vapor, caracterstica que tem sido um dos entraves ao licenciamento ambiental." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Apenas como exemplo, o estudo sobre gs natural do Plano Nacional de Energia 2030 registra que o volume de CO2 lanado na atmosfera pode ser entre 20% e 23% inferior quele produzido pela gerao a partir do leo combustvel e entre 40% e 50% inferior aos casos de gerao a partir de combustveis slidos, como o carvo. Os principais poluentes atmosfricos emitidos pelas usinas termeltricas a gs natural so dixido de carbono (CO2), xidos de nitrognio (NOX) e, em menor escala, monxido

16

de carbono e alguns hidrocarbonetos de baixo peso molecular, inclusive metano." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

"Na cadeia produtiva do gs natural, entre os impactos socioambientais positivos, h a gerao de royalties para os municpios em que as usinas esto localizadas, incremento das atividades de comrcio e servios, principalmente na fase de explorao e produo do gs natural e da construo da usina, e gerao local de empregos. Alm disso, as termeltricas, por se tratarem de unidades de pequeno porte, no exigem a escolha de um terreno especfico e podem ser construdas nas proximidades de centros de consumo. Isto elimina a necessidade de grandes linhas de transmisso para transporte da energia produzida s instalaes de distribuio." (ATLAS DE ENERGIA ELTRICA DO BRASIL - 3 EDIO, 2008).

17

CONCLUSO;

As termeltricas, apesar de no serem consideradas a melhor forma de produo de energia, ainda ocupam lugar de destaque na matriz energtica mundial. Ainda que no Brasil a parte da energia gerada por hidreletrica seja esmagadora com a relao as outras, as UTEs desempenham um importante papel na matriz brasileira, auxiliando as UHEs em periodos de estiagem e garantindo o atendimento em momentos de pico, evitando assim um colapso na gerao de energia do pas.

18

REFERNCIAS:

ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica. Atlas de energia eltrica no Brasil - 3 edio. Disponvel em:<http://programaosso.blogspot.com.br/2012/01/evolucao-dosdispositivos-e.html> acesso 08/02/2014

ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica. Atlas de energia eltrica no Brasil - 2 edio. Disponvel em:< http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/Atlas/download.htm> acesso 08/02/2014

GasNet 2013. Termeltricas: Ciclo Combinado. Disponvel <http://www.gasnet.com.br/termeletricas/ciclo.asp>. acesso 08/02/2014

em:

Site Ministrio do Meio Ambiente. Fontes Convencionais de Energia: Gs Natural. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/fontes-convencionais-deenergia/gas-natural> acesso 08/02/2014

Site Ministrio do Meio Ambiente. Fontes Convencionais de Energia: Petrleo. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/fontes-convencionais-deenergia/gas-natural> acesso 08/02/2014

Mariana Araguaia. Usina termeltrica. Disponvel <http://www.mundoeducacao.com/geografia/usina-termeletrica.htm>. 09/02/2014

em: acesso

Wagner de Cerqueira e Francisco. Fontes de Energia. Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/usina-termeletrica.htm>. acesso 09/02/2014

Ambiente Brasil 2013. Usinas termeltricas. Disponvel em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/termeletrica/usina_termeletrica.html>. acesso 09/02/2014

19

Potrebbero piacerti anche