Sei sulla pagina 1di 55

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E ECONMICAS - CCJE FACULDADE NACIONAL DE DIREITO FND

FRANCISCO ANTONIO OIA PINHO- DRE: 101141876

ACESSO JUSTIA: O CASO BRASILEIRO.

Rio de Janeiro 2008

FRANCISCO ANTONIO OIA PINHO

ACESSO JUSTIA: O CASO BRASILEIRO.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial obteno do ttulo de Bacharel em Direito.

Orientador: Prof. Ms. Luiz Calixto Sandes

RIO DE JANEIRO

2008

PINHO, Francisco Antonio Oia. Acesso Justia: o caso Brasileiro / Francisco Antonio Oia Pinho. 2008. 57 f.

Orientador: Luiz Calixto Sandes. Monografia (graduao em Direito) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Cincias Jurdicas e Econmicas, Faculdade de Direito. Bibliografia: f. 55-57.

1. Acesso Justia - Monografias. 2. Direito Processual. I. Sandes, Luiz Calixto. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Cincias Jurdicas e Econmicas. Faculdade de Direito. III. Ttulo.

CDD 341.46 CDU 340.114

FRANCISCO ANTONIO OIA PINHO

ACESSO JUSTIA O CASO BRASILEIRO

Trabalho de concluso de curso apresentado Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Direito.

Data de aprovao: ____/ ____/ _____

Banca Examinadora:

________________________________________________
Ms. Luiz Calixto Sandes Presidente da Banca Examinadora

Prof. Ms. Universidade Federal do Rio de Janeiro Orientador(a)

________________________________________________
Zoraide Amaral de Souza 2 Examinador

Prof. Dra. Universidade Gama Filho ________________________________________________ 3 Examinador

A minha amada esposa que me consola, me Conforta e me d apoio

A meu orientador, Prof Ms. Luiz Calixto Sandes, pelos conselhos sempre teis e precisos com que, sabiamente, orientou este trabalho. A minhas filhas pelo apoio incondicional em todas as horas.

Que o bimbalhar dos sinos e o tresloucar dos gargalhes emitam eflvios cumulativos e

peremptrios para os perpassares antolgicos das excelsas veredas pinaculares. Ora-se!

Annimo.

RESUMO

PINHO, Francisco Antonio Oia. Acesso Justia: o caso brasileiro. 2008. 57 f. Monografia (Graduao em Direito) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Analisam-se as questes relevantes envolvendo o Acesso Justia no Brasil. Para melhor compreenso do tema, a primeira parte volta-se anlise dos aspectos conceituais e histricos do oferecimento de servios jurdicos para os mais pobres.

Palavras-Chave: Acesso Justia; Direito Processual.

ABSTRACT

PINHO, Francisco Antonio Oia. Acesso Justia: o caso brasileiro. 2008. 57 f. Monografia (Graduao em Direito) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Relevant questions about Justice Access are analyzed. For better comprehension about the theme, the first part of this work focus on History and theoretical concepts of legal services to poorer people.

Key words: Justice Access, Procedural Law

SUMRIO

1. INTRODUO .................................................................................................................. 11 2. CONCEITO DE ACESSO JUSTIA ........................................................................... 15 3. JUSTIA DE QUEM? JUSTIA PARA QUEM? ......................................................... 20 4. BREVE ESCORO HISTRICO. .................................................................................. 24 5. O ACESSO JUSTIA .................................................................................................... 24 5.1 LINGUAGEM ................................................................................................................... 37 6. O GARANTISMO JURDICO ......................................................................................... 39 7. O MNIMO EXISTENCIAL ............................................................................................. 41 8. PROJETO DE FLORENA. ............................................................................................ 43

REFERNCIAS ................................................................................................................... 44

GLOSSRIO ......................................................................................................................... 49

11

1 INTRODUO

Hodiernamente os institutos integrantes da Justia transformam-se profundamente, a olhos vistos, o que enseja discusses e investigaes por parte de pesquisadores, no s da rea jurdica, mas tambm de diversas outras reas do conhecimento humano. A Justia, enquanto Instituio, tem procurado se modernizar adaptando-se s demandas do mundo moderno, a um novo paradigma fruto de mudanas sociais, econmicas, tecnolgicas e polticas.

Particularmente o assunto Acesso Justia tem estado em voga em diversos obras acadmicas dos mais diversos enfoques. No que diz respeito a esse estudo, restringindo-se cincia jurdica, pode-se dizer que o Brasil muito tem contribudo a esse respeito. No somente pelas reformas na processualstica nacional quanto da elaborao doutrinria. Enfim, nos campos legislativos, jurisprudencial e doutrinrio muito tem se lutado pela efetividade da prestao jurisdicional, como constata-se nos trabalhos de Jos Roberto dos Santos Bedaque em sua obra Efetividade do Processo e Tcnica Processual e Cndido Rangel Dinamarco no livro A instrumentalidade do Processo cuja preocupao com o equilbrio entre o valor das normas e formas do processo so demonstradas enquanto fatores de segurana para as partes e observncia do due process of law, e focados em usar o processo como autntico instrumento para fazer justia.

Em relao atuao dos juzes e a produo jurisprudencial, h de se levar em conta que, alm de ter que se atualizarem diante da profusa produo legislativa, os juzes tm que dar conta, em muito pouco tempo, de um grande volume de processos que tramitam em varas sob a sua jurisdio, devido crescente demanda por prestao jurisdicional recentemente verificada em recente pesquisa da Universidade Federal de

Santa Catarina e da Escola da Magistratura Regional Federal da Segunda Regio no Programa de Capacitao em Poder Judicirio, podendo prejudicar a sua qualidade.

12

Se a tecnologia, por um lado, facilita a vida do homem comum, por outro exige constante atualizao dos operadores do Direito, verbi gratia, o uso do computador que est mais do que difundido nos meios jurdicos, inclusive, no Brasil, como o caso da Justia Federal que tem adotado o processo eletrnico cujas peas processuais esto disponibilizadas digitalmente na Internet.

A poltica est intimamente ligada ao Direito, principalmente devido ao fato de que tanto o Poder Legislativo, por intermdio dos deputados e senadores, quanto o Poder Executivo, por meio do Presidente da Repblica e dos Governadores de Estado, so ocupados por investidura em cargos eletivos. E a cada legislatura ou mandato do Poder Executivo.

Diversas mudanas naquelas reas refletem diretamente no funcionamento do Poder Judicirio. Um exemplo bem significativo dessa mudana se deu com a promulgao da Constituio Federal de 1988, que fundou uma nova ordem. O pas saia de um perodo de Regime Militar para um Governo eminentemente civil, as mudanas em todas as reas do Estado Brasileiro so conseqncia de profundas mudanas na Ordem Poltica.

Atualmente, sob a gide dessa nova ordem, atua o Direito, entretanto, se em algum momento da Histria, a Justia serviu a nobres, depois, a burguesia a partir da Revoluo Francesa que derrubou o Ancien Rgime. Hoje, devido democratizao com despertar da conscincia do homem para os seus direitos, tal realidade teve uma inflexo visando atender de forma inclusiva um contingente populacional cada ver maior, conseqncia dessa nova diretriz.

Todavia muitos se ressentem ainda, na qualidade de titular de direitos, por no terem acesso aos servios jurdicos que deveriam estar disponibilizados, e sentem-se barrados da jurisdio por falta de capacidade econmica.

13

Na estratificao da pirmide demogrfica brasileira, existem, ainda, considerveis parcelas que carecem de maior ateno do Poder Institudo, cujas demandas no so apenas jurdicas, mas tambm de necessidades bsicas como educao, sade, habitao e muitos outros direitos.

Aduza-se, a fim de explicitar a supra referenciada estratificao social, que no pice dessa pirmide encontram-se os mais capazes econmico-socialmente, o que refletir-se- em suas demandas jurdicas, cuja complexidade ser uma questo tcnica a ser resolvida pelo advogado, e no uma questo de acesso.

A nica barreira que talvez possa existir para algum que no esteja na base da escala social seja a falta de cultura jurdica. O que, neste caso, pouco tem a ver com a escolaridade do indivduo, contudo trata-se cultura lato sensu, em que algum, ao se deparar com um fato social, v depreender daquilo uma conseqncia jurdica e que, desta feita, poder recorrer ao Judicirio a fim de deduzir uma pretenso em juzo. Muitos no tm essa cultura jurdica.

Assim sendo, esse trabalho se prope a fazer um apanhado bibliogrfico de autores como Mauro Cappelletti e Bryant Garth cuja obra Acesso Justia importante referncia, bem como outros escritores emblemticos do tema. E refletir sobre as mudanas na estrutura do Poder Judicirio para que as pessoas tenham acesso a esse servio por ele prestado, qual seja, a prestao jurisdicional.

14

2 CONCEITO DE ACESSO JUSTIA

Antes de se pretender escrever sobre Acesso Justia, h de se preocupar em desvendar o que seja primeiro Acesso e aps Justia, a fim de saber do que se trata e se delimita pesquisa.

Como todo trabalho cientfico, exige-se o uso do vernculo no sentido estrito que se pretende manejar o vocabulrio. Recorra-se aos melhores dicionrios e aos jus-filsofos para que possa-se discernir o que viria a ser etimolgica e semanticamente esses termos e para darlhe o uso devido.

Assim, ao deparar-se o pesquisador com um instrumental vocabular j em voga, pode verificar se o mesmo coaduna-se com o que prev a boa doutrina.

Segundo o dicionrio1 consultado, obtm-se que justia pode ser verbo e assim, nessa acepo seria a conjugao na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo justiar, ou, ainda, pode ser a segunda pessoa do singular do imperativo do mesmo verbo. No entanto ao se tomar a acepo da palavra justia enquanto sendo um substantivo feminino do Latim justitia2, este ter os seguintes significados, segundo o mesmo dicionrio: conformidade com o direito; ato de dar a cada um o que por direito lhe pertence; equidade; alada; magistratura; conjunto de magistrados e das pessoas que servem junto deles; poder judicial.

Apesar da profuso de acepes que a palavra justia possa assumir nos mais variados contextos, interessar-nos-, especialmente aqueles concernentes ao Poder Judicirio
1

PRIBERAM, Dicionrio UNIVERSAL da Lngua Portuguesa On-line. Disponvel em http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx. Acesso em 28 de outubro de 2008. s 20:47 2 SOUSA, Francisco Antonio. Novo Dicionrio Latino-portugus. Actualizada por Jos Lello e Edgar Lello. Porto: Lello & irmo, 1992 Nesse dicionrio: justitia, a justia, equidade, igualdade, rectido. Ter. a clemncia, bondade. Flor. O direito, as leis da Repblica. Virg. a Justia, a deusa.

15

Ao passo em que para a palavra acesso, substantivo masculino, etimologicamente proveniente do Latim accessu encontram-se os seguintes resultados: chegada, aproximao; entrada; ingresso; promoo; assomo; ataque repentino; comoo3.

Desta feita, mais que confirmar a hiptese quanto a real significao de uma expresso, cumpre selecionar o aspecto daquilo que se investiga.

Podemos apontar duas finalidades bsicas do sistema jurdico, a primeira a de disponibilizar um aparato por intermdio do qual as pessoas possa reivindicar seus direitos ou resolver seus litgios sob a gide do Estado. A segunda a que produza resultados individual e socialmente justos.4

Constata-se que a palavra acesso no traz maiores problemas porquanto ao longo do trabalho sempre ter como significado a entrada, ter a sua disposio um servio. No caso quando associada ao poder, ter a sua ateno, ter analisada a sua demanda, independentemente da ter julgada procedente um pedido constante contido na ao, como dispe o artigo 5, inciso XXXV, da Constituio Federal que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito".

Ao que os doutrinadores chamam Princpio da Indeclinabilidade ou da Inafastabilidade, segundo ao qual nenhum juiz poder se recusar de apreciar o mrito da demanda proposta, a exceo da falta das condies ou pressupostos processuais, mesmo que seja para decidir de plano que a mesma totalmente improcedente. O que no pode acontecer seria o Judicirio recusar-se a sequer analisar5.

3 4

PRIBERAM, Dicionrio. op.cit.

CAPPELLETTI, Mauro &GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988. p. 8. 5 CINTRA, Antnio Carlos de Arajo, GRINOVER, Ada Pellegrini, DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. So Paulo: Malheiros, 19 ed., 2003, p. 139

16

Para o escopo desta pesquisa, por vezes, a expresso Acesso Justia, como na obra de Mauro Cappelletti e Bryant Garth,6 ter como significado o ingresso ao Poder Judicirio ou, como em diversos textos de Sociologia Jurdica que, para alm desses usos, trazem tona essa questo como sendo acesso quilo que justo, ou seja, a uma ordem jurdica justa.

Por isso que, em certos trechos desta pesquisa, traz-se lume a questo de desigualdade de renda, de herana da escravido, etc. Por que se prope explicitar o que pode se configurar em inacessibilidade Justia. Como a desigualdade de oportunidades como em Educao e Sade, por exemplo. Assim o no que tange Justia.

Analisar exaustivamente o que significa Justia, para alm do verbete de um dicionrio, seria tarefa suficiente para um longo tratado, o que certamente fugiria ao escopo do que se prope nessa pesquisa, mas valem, ilustrativamente, algumas assertivas de alguns filsofos. A comear por Plato, ao lado de Aristteles, cones da Antiguidade Clssica, bero da Cultura Ocidental, como uns dos primeiros registros da tentativa de caracterizar, de conceituar Justia.

Plato, em sua obra, Repblica7, no primeiro livro, trata do conceito de Justia, em que traz um dilogo entre Scrates e outros interlocutores. No lugar de conceber a justia como um conjunto de convenes sociais que so articuladas e impostas pela e por causa da sociedade como um todo, Scrates explica a justia como aquela virtude pela qual qualquer ser humano ser levado ao tipo de vida que maximizar seu maior bem. 8

6 7 8

CAPPELLETTI, Mauro &GARTH, Bryant. op. cit. p. 8 PLATO, Repblica. So Paulo: Martin Claret, 2000

N. D. Smith, Some thoughts about the origins of greek ethics, Journal of Ethics, 5: 3 -20, 2001, p. 12. Apud SILVA, Jos Loureno Pereira da & FABRETTI, Marco Antnio. Justia e Felicidade em Plato. Revista Espao Acadmico, Maring: 2006.

17

No constatvel, porm, em Plato9, a concepo de Justia, por meio de uma definio fechada. O filsofo busca cogitar o conceito de Justia a partir do comportamento das pessoas. Deste modo, cabe afirmar que a definio de Justia do ateniense adquire um carter antropolgico. Tal assertiva se funda, posto que sopesa como seria a conduta do indivduo justo e do homem injusto para alcanar expor suas virtudes, e a tipologia das almas, a fim de determinar uma postura tica que conduz o homem para a aquisio da sua felicidade concernente com suas disposies, compondo, assim, um estado justo e perfeito, a saber: A Repblica.

Aristteles, em sua obra, tica a Nicmaco10, conduziria o conceito de Justia por meio de dois vetores, o primeiro pelo respeito lei e o segundo pelo respeito igualdade, princpio bsico de um acordo que objetiva manter a ordem social, pelo meio da preservao dos direitos em sua forma legal ou na sua aplicao a casos especficos.

Para o estagirita, Justia significa legalidade e igualdade concomitantemente. Justo, para o filsofo jnico, tanto aquele que cumpre a lei (sentido universal) quanto aquele que realiza a igualdade (sentido estrito). A equidade fundada em Aristteles de fulcral interesse para o presente estudo na medida em que entre os bens sociais de acesso universal encontrarse- a prestao jurisdicional.

Segundo Luiz Carlos Kopes Brando11, para Maquiavel, a Justia no tem outro papel seno a de assegurar a perpetuao do Estado. Destarte, se o Estado no tem qualquer dimenso transcendental, um fim em si mesmo.

Para os contratualistas, Hugo Grotius, Thomas Hobbes, John Locke a idia de Justia est intimamente ligada ao pacto social ao contrato. Para Hobbes,12 em sua obra, Leviat,
9

MELCHIORETTO, Albio Fabian. Definio do Conceito de Justia em Plato. Disponvel em <www.webartigos.com> Acesso em 16 nov 2008 10 ARISTOTELES, tica Nicmaco. So Paulo: Martin Claret, 2000 11 BRANDO, Luiz Carlos Kopes. Estado e Justia. Concepes e correlaes. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1852, 27 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11528>. Acesso em: 16 nov. 2008.

18

no haveria regras antes do pacto, portanto, tudo seria permitido, injusto seria transgredir a conveno, seria a conduta contrria quilo que foi pactuado.

O contrato substitui em Kant13 o lugar que no pensamento de Plato ocupado pelas virtudes que fundam a arte poltica. A justia se aproxima da legalidade que deve ter sua origem na vontade do povo. No possvel conceber Justia independentemente do Estado, vez que o jusfilsofo alemo omite qualquer referncia ao homem justo e no faz das aes justas um objeto da filosofia.

Assim, Kant se aproxima de Hobbes, para quem, sem um pacto anterior no h transferncia de direito. A justia no vista como uma virtude como em Plato.

Para Kant, ocorreria em termos histricos um aperfeioamento inelutvel do direito, que levaria os povos a aceitarem uma convivncia pacfica. Desta feita, a justia em Kant move o homem para uma perfectibilidade. A ausncia de Estado, para este, a ausncia de justia.

Ainda para o referido autor, a base o ordenamento jurdico est no imperativo categrico: Aja somente de acordo com a mxima que voc possa desejar que se transforme em lei geral. Em outras palavras, o comportamento humano bom e justo se for determinado por normas que o homem, ao agir, pode ou deve esperar que sejam obrigatrias para todos.14

12

HOBBES, Thomas. Leviat, ou, a matria, forma e poder de um estado eclesistico e civil; traduo Rosina DAngina. So Paulo: cone, 2008. Cap. 13 e segs 13 LOPES, Marcos Carvalho. Sobre conceito de justia e o lugar do estrangeiro em Plato e Kant. Disponvel em <www.overmundo.com.br> acesso em 16 nov. 2008. 14 TAGLIAVINI, Joo Virgilio. O que a Justia, segundo Kelsen. Disponvel em <www.virgilio.com.br>. Acesso em 16 nov. 08

19

O jusfilsofo Hans Kelsen, autor que muito influenciou o Direito do sculo XX, em sua teoria jurdica unifica Direito e Estado, vez que afirma ser o Estado uma ordem jurdica.15 Doutra forma separa o direito da justia. O direito e o Estado no se distinguiriam de "uma ordem coerciva de conduta humana com o que nada se afirma sobre seu valor moral ou de Justia."16

Para o jusfilsofo alemo, Justia resumir-se-ia em aplicar uma regra quilo que couber. A contrrio senso, constituir-se-ia injustia, o oposto, ou seja, deixar de aplic-la. Destarte, a justia, legalmente considerada, no concerne ao contedo da norma, mas sua aplicao; no a contedos, mas prpria ordem jurdica.17

Para John Rawls18, o conceito de Justia visa conciliar as condies da igualdade eqitativa de oportunidades e as liberdades iguais para todos. Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva, em sua obra Teoria da Justia em John Rawls indivduo para analisar a Justia, assim:
19

, ensina como deve se pensar o

Em regra, o cidado deve possuir trs tipos de juzo: apreciar a justia da legislao e da poltica social; decidir sobre as solues constitucionais que, de um modo justo, podem conciliar as opinies contrrias quanto justia; ser capaz de determinar os fundamentos e limites do dever e da obrigao polticos. Dessa maneira, uma teoria da justia enfrenta pelo menos trs questes, sugerindo a aplicao dos princpios de justia em planos ou etapas distintos.

muito elucidativo citar a formulao de dois princpios de Justia de John Rawls:


Primeiro princpio: Cada pessoa deve ter um direito igual ao mais amplo sistema total de liberdades bsicas iguais que seja compatvel com um sistema semelhante de liberdades para todos; segundo princpio: as desigualdades econmicas e sociais devem ser distribudas por forma a que,
15 16

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991. pg. 302 Idem, pg. 334 17 KELSEN, Hans. Teoria geral do direito e do Estado. So Paulo: Martins Fontes, 2000. pg. 20 18 RAWLS, Jonh. Uma teoria de justia. Traduo de: Almiro Pisetta e Lenita Maria Rmoli Esteves. So Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 45. 19 SILVA, Ricardo Perlingeiro Mendes da. Teoria da Justia em John Rawls. Revista do Centro de Estudos Judicirios do Conselho da Justia Federal, Braslia/DF, v. 6, p. 103-118, 1999.

20

simultaneamente: a) redundem nos maiores benefcios possveis para os menos beneficiados, de uma forma que seja compatvel com o princpio da poupana justa, e b) sejam a conseqncia do exerccio de cargos e funes abertos a todos em circunstncias de igualdade eqitativa de oportunidades; primeira regra de prioridade (prioridade da liberdade): os princpios da justia devem ser ordenados lexicalmente e, portanto, as liberdades bsicas podem ser restringidas apenas em benefcio da prpria liberdade. H duas situaes: a) uma restrio da liberdade deve fortalecer o sistema total de liberdade partilhado por todos; b) as desigualdades no que respeita liberdade devem ser aceitveis para aqueles a quem atribuda a liberdade menor; segunda regra de prioridade (prioridade da justia sobre a eficincia e o bem estar): o segundo princpio da justia goza de prioridade lexical face aos princpios da eficincia e da maximizao da soma de benefcios; e o princpio da igualdade eqitativa de oportunidades tem prioridade sobre o princpio da diferena. H dois casos; a) qualquer desigualdade de oportunidades deve melhorar as daqueles que dispem de menos oportunidades; b) uma taxa excessiva de poupana deve, quanto ao resultado final, melhorar a situao daqueles que a suportam.

Para Michael Walzer20, ao contrrio do defendido por John Rawls, no h um critrio nico para a distribuio da Justia, que por ser um constructo humano, no h uma maneira nica de execut-la. Para o autor o critrio mais equnime para a distribuio da Justia a igualdade complexa, para cada bem jurdico a ser distribudo pelo estado utilizar-se-ia um parmetro como o talento para educao superior, habilidade para a riqueza, Nega Robert Nozick21, outro crtico de John Rawls, a existncia de uma distribuio central de bens. Adverte que a expresso justia distributiva no neutra. Em sua obra Robert Nozick, que o esforo terico de John Rawls para a criao de uma sociedade hipottica no necessrio, pois a sociedade j existe em pleno funcionamento, com repartio social prpria. Nesse ponto de partida que os autores (John Rawls e Robert Nozick) divergem, Robert Nozick afirma que a teoria de John Rawls incapaz de fundar uma concepo distributiva histrica.

20

WALZER, Michael. Las esferas de la justicia : uma defensa del pluralismo y la igualdad. Mxico: Fundo de Cultura Economica,1993 21 NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e utopia : parte II. Rio de Janeiro : Zahar, 1991.

21

3.

JUSTIA DE QUEM? JUSTIA PARA QUEM?

Apesar dos avanos alcanados com a instituio da Defensoria Pblica, mormente no Estado do Rio de Janeiro, vez que em alguns Estados da Federao, ou no possuem uma Defensoria Pblica organizada, ou ainda est muito incipiente, como no caso do Estado de So Paulo, possvel afirmar que o Acesso Justia no Brasil teve algum avano, entretanto muito aqum do considerado ideal para padres europeus e outros pases de capitalismo avanado como Estados Unidos da Amrica, Canad, Austrlia e Nova Zelndia (entre outros) que, como nos reportam Mauro Cappelletti e Bryant Garth, em sua obra magistral sobre o tema, que esforos de pases centrais para a populao em geral ter Acesso Justia tem trazido resultados animadores.

Com o intuito de evidenciar que o Acesso Justia no Brasil no universal, conquanto haja progressos, permanecem desigualdades advindas de uma situao scioeconmica e cultural que impedem ao pobre acessar justia. Pode-se dizer, como j foi dito alhures, que o Acesso Justia dificultado, qui, bloqueado por barreiras que no so somente econmicas, qual seja o mais evidente, pois quando se carente, essa carncia espraia para vrios setores da individualidade, perpassando para rea cultural entre outras. Diferentemente dos antigos pases socialistas cuja populao majoritariamente tinha acesso a bens culturais como a esporte, lazer e educao. Doutra forma, em pases da periferia do capitalismo conhecidos como pases subdesenvolvidos, terceiromundistas ou emdesenvolvimento a tnica nesses lugares sempre foi a m distribuio da renda e, por conseguinte, de outros bens imateriais, inclusive sade e Acesso Justia, entre outros.

A situao brasileira sui generis, pois este pas possui caractersticas tanto de pases desenvolvidos quanto de pases subdesenvolvidos, como bem ilustra a expresso cunhada por Edmar Bacha22, economista brasileiro, o Brasil uma Belndia, metade Blgica e metade ndia. Na poca, em 1974, a expresso fazia muito sentido, pois queria dizer que parte do Brasil era desenvolvida e outra no.
22

HENRIQUES, Alan. Belndia. 2002. In: http://www.economiabr.net/colunas/henriques/belindia.html, Acessado em 12 de outubro de 2008. s 12h14min.

22

Hoje tanto o Brasil quanto a ndia fazem parte do BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China) que so os pases que mais prometem desenvolvimento dentre os pases emergentes, que um acrnimo criado em novembro de 2001 pelo tambm economista Jim ONeill23. Todavia, apesar do forte desenvolvimento indiano, uma realidade no mudou, o Brasil permanece como um dos piores pases em distribuio de renda24 em um ranking que mede o IDH (ndice de Desenvolvimento Humano). No Brasil, a desigualdade social de grandes propores.

Dados de 1991 mostram que cerca de 30,7% das famlias brasileiras recebiam renda total inferior a dois salrios mnimos. No Nordeste essa proporo atingia 53%. Os 10% mais ricos no Brasil abarcavam 51,7% da renda, enquanto os 10% mais pobres ficavam somente com 0,7%. Cerca de 49,4% das pessoas ocupadas no contribuam para nenhum instituto de previdncia social.25

A questo que o desenvolvimento econmico do pas tem influncia sobre o acesso Justia de seu povo, no entanto esse apenas um dos fatores, pois diversos outros elementos conjugados daro a forma de como um povo tem acesso ao Judicirio, desde a maneira como o Poder Judicirio desse pas est organizado, como so as polticas pblicas voltadas para esse fim, a educao jurdica nas escolas. H pases, por exemplo, em que as crianas lem o texto constitucional nas escolas26.

A formao cultural de um povo pode influenciar, pois existem povos que so mais aguerridos e por isso lutam mais pelos seus direitos, tanto individual quanto coletivamente, que se organizam em institutos e associaes para tomarem corpo e terem maior poder de atuao, podendo-se citar a ttulo de exemplificao, os franceses.

23

ONEILL, James. BRICs and beyond. Goldman Sachs Global Economics Group. 2007. Disponvel em http://www2.goldmansachs.com/ideas/brics/book/BRIC-Full.pdf, acessado em 12 de outubro de 2008. As 12h20min 24 Segundo estudo do IPEA, no site do G1, http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL202729356,00.html, acessado em 12 de outubro de 2008 s 12h10min. 25 MEDICI, Andr Cezar. Welfare State no Brasil. Braslia: MRE, 2008. Disponvel em www.belem.pa.gov.br Acesso em 17 nov. 2008. 26 Como determina o Decreto no 171, de 23 de maro de 1891 do Brasil, mas que no implementado.

23

Ao elencar os elementos que podem influenciar de alguma forma como o acesso a Justia se d, pode-se mencionar o papel da mdia em cujos avanos tecnolgicos como a revoluo que os computadores tm feito no cotidiano, modifica deveras a maneira como os assistidos se relacionam como os seus defensores. No entanto, h que se considerar que esses meios atingem s pessoas assimetricamente, cuja repercusso se dar de forma diferente, exempli gratia, apenas uma pequena parcela da populao tem condies de adquirir um computador. Dentre esses, um nmero ainda menor tem capacidade de conect-lo Internet. o fenmeno globalizado que somente atende parte da populao mundial.

A mdia, em todas as suas formas, quer seja escrita, falada, televisiva, por meio da Internet, despeja mirades de informaes muita acima da capacidade do cidado comum apreender qualquer contedo. Por mais que esta alerte sobre questes jurdicas, as informaes obtidas pelos diversos meios somente sero postos em prtica por aqueles cujo estofo cultural seja tal, a ponto de poder apreender tal informao, processar e produzir conhecimento a fim de que possa mudar o seu comportamento em face do mundo que o cerca.

A taxa de absoro de informao de um povo est intimamente ligada ao nvel educacional e, portanto cultural que esse povo dispe. Destarte a capacidade da mdia est parametrizada pelas idiossincrasias do povo em questo. O que pode determinar a prpria existncia desta, apenas a ttulo de exemplificao,, h pases da frica que possuem apenas um jornal, seja por debilidade econmica seja por opresso poltica27.

No Brasil h regies cuja taxa de analfabetismo bem elevada. Situao explicitada pelo filme Central do Brasil de 1998, com a direo de Walter Salles 28, que retrata, entre outras, a realidade de vrios migrantes brasileiros sados do nordeste do pas para o sul27

Burundi - The state-run National Communication Council, which is charged with regulating the media, occasionally bans or suspends independent publications and restricts permissible reporting. The one opposition newspaper, La Lumiere, was forced to close in 2001 after the publisher received anonymous threats following publication of financial and private information of military officials. Disponvel em http://www.wanpress.org/article4463.html?var_recherche=africa+newspapers, acessado em 12/10/2008 s 12h56min 28 SALLES, Walter; BERNSTEIN,Marcos & CARNEIRO, Joo Emanuel. Central do Brasil. BRASIL, 1998. Disponvel em http://www.centraldobrasil.com.br/ acessado em 12 de outubro de 2008 s 13h06min.

24

sudeste. Para se corresponderem, por serem analfabetos recorriam a uma professora aposentada que ganhava a vida escrevendo cartas na maior estao de trens do Rio de Janeiro.

A realidade retratada na fico pode ser constatada nas ruas das grandes metrpoles como o Rio de Janeiro, onde no raro, v-se mendicncia e a face mais evidente est nas moradias precrias espalhadas por quase todos os bairros da capital. Esse contingente est alijado, est margem da sociedade, mais que um problema jurdico um problema social. Quando essas pessoas tm algum tipo de problema, pouqussimas vo recorrer ao Judicirio a fim de ajuizar uma ao.

Vale lembrar as palavras de Maria Tereza Aina Sadek29 a cerca do assunto.

As dificuldades de acesso ao Judicirio so constantemente lembradas como um fator inibidor da realizao plena da cidadania. O desconhecimento dos direitos, por um lado, e a percepo de uma justia vista como cara e lenta, de outro, afastam dos tribunais a maior parte da populao. Da afirmar-se que a grande massa s procura a justia estatal quando no h outra alternativa. Nestas circunstncias, no se trataria de uma utilizao voluntria, para a efetivao de direitos, mas compulsria. Isto significa que a face do Judicirio conhecida por largos setores de jurisdicionados no a civil, mas, sobretudo, a criminal.

Fatores como pobreza, analfabetismo, corrupo, falta de uma cultura social reivindicatria, desestruturao do Poder Judicirio, entre outros podem dificultar ou brecar o acesso de um povo Justia.

29

SADEK, Maria Tereza Aina. Judicirio: mudanas e reformas. Estud. av., Ago 2004, vol.18, no.51, p.79-101. ISSN 0103-4014

25

4.

BREVE ESCORO HISTRICO.

Uma realidade que no se pode desconsiderar a de que o Brasil um pas de origem colonial, imperial, escravagista cujo processo de independncia, abolio da escravatura e proclamao da Repblica no trouxe consigo a autonomizao, nem sustentabilidade econmica de grandes parcelas de sua populao, cujo processo de alforria em massa, e finalmente a Abolio do regime escravista no trazia em seu bojo a integrao dos libertos, os quais no tiveram acesso terra, e nem a nenhum bem material ou imaterial, somente podiam contar com a sua prpria fora de trabalho para vender no mercado em formao, mas que, logo aps a suposta libertao, eram preteridos pelo empresrios quer preferiam a mo de obra europia.

Ademais muitos desses trabalhadores europeus se recusavam a trabalhar ao lado de ex-escravos. Para ilustrar a mentalidade de alguns membros da elite brasileira, cabe citar que muitas revoltas ocorreram por alguns dos patres quererem tratar trabalhadores europeus segundo o tratamento dispensado aos outrora escravos de origem africana.

nesse contexto de constante conflito de classes. De uma histria que j em sua gnese, surge desigual, que se analisa o acesso a Justia.

Primeiramente, h de questionar-se a cerca da Universalidade dos Direitos do homem. A educao para todos, sade para todos e Justia para todos algo recente na histria da humanidade. Surge com as revolues: Independncia Americana, Revoluo Gloriosa, Revoluo Francesa, esta ltima com a mxima: Libert, Egualit et Fraternit que expressa bem os seus ideais.

nesse diapaso que se justifica querer levar a Justia aos pobres, visto que antes isso no era reconhecido como um problema. No estava posto, porm, como todo pas de

26

cultura ocidental, os ideais da Revoluo Francesa chegam ao nosso pas e capitaneado pelo princpio da igualdade, pelo menos no plano formal.

Mas no basta proclamar direitos, urge torn-los efetivos, como diriam Mauro Cappelletti e Bryant Garth30:
a titularidade de direitos destituda de sentido na ausncia de mecanismos para sua efetiva reivindicao. O acesso justia pode ser encarado como o requisito fundamental o mais bsico dos direitos humanos de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir, e no apenas proclamar os direitos de todos.

Somente h que se pensar em Acesso Justia se ativer que esse Acesso h de ser universal, irrestrito independente de condies econmicas e/ou sociais.

Segundo Mauro Cappelletti e Bryant Garth31, as barreiras que devem ser atacadas para obter Acesso Efetivo a Justia so vrias. A comear pelas custas judiciais que, segundo os autores, em muitos pases constituem barreira intransponvel para diversas pessoas levarem ao judicirio as suas demandas. No Brasil, diferentemente de muitos pases, existe o instituto da gratuidade de justia para aqueles que comprovadamente no puderem pagar as custas sem comprometer o seu sustento. No entanto a sua eficcia limitada vez que nem todos os possveis demandantes conseguem obter a concesso da gratuidade de Justia.

Outra barreira importante, segundo os supra referenciados autores, so as pequenas causas, aes judiciais de pequena monta no so levadas ao Judicirio, pois no valeria a pena mover a estrutura do Judicirio. Uma soluo sugerida pelos autores para isso a adoo da arbitragem em voga no Brasil, no entanto, pouco utilizadas,principalmente por questes culturais, mais afeitos a judicializao das questes de litgio. Curiosamente a arbitragem mais utilizada por empresas, para questes nem sempre de pequena monta. Jos Carlos

30 31

CAPPELLETTI, Mauro &GARTH, Bryant. op. cit p. 11. CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. op. cit. pp.15-29

27

Barbosa Moreira32, nos ensina que a arbitragem limitada pois abarca apenas questes que envolvam direitos disponveis. Outra limitao o custo, vez que na Justia tradicional a parte pode recorrer a Assistncia Judiciria, na arbitragem, no.

Uma soluo adotada no pas para a questo das pequenas causa so os Juizados Especiais Cveis e Criminais, institudos pela Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, que j era uma preocupao do referido autor quando escreveu essa obra clssica, cuja publicao data do ano da edio de nossa Constituio Federal No entanto, a estrutura montada para atender questes limitada a 60 (sessenta) salrios mnimos deveras dispendiosa principalmente para o estado.

O terceiro fator apontado pelos autores questo do tempo, pois a durao do processo pode se tornar uma barreira muito importante, vez que, por exemplo, o objeto da ao pode ser perecvel fisicamente, ou pode perder muito o seu valor com o decurso do tempo. Tendo em vista esse fato, no Brasil temos a Antecipao de Tutela, se forem comprovadas o periculum in mora e o fumus bonis iuris, institudo pela reforma do CPC Cdigo de Processo Civil - dado pela Lei no 8.952, de 13.12.1994, que modificou o art.273 e seguintes.

Jos Carlos Barbosa Moreira,33 enumera diversas premissas para uma discusso sria sobre o problema da durao dos processos. Inclusive desmitifica algumas vises prconcebidas sobre o tema, tais como: a durao do processo no Brasil excessiva, fruto do seu baixo nvel de desenvolvimento. Aps pesquisa em fontes confiveis o autor percebe que em tal assertiva reside uma falcia, qual seja, o problema da excessiva durao dos processos no exclusividade nem do Brasil, nem dos pases de terceiro mundo. O mesmo problema ocorre em pases da Europa e na Amrica do Norte, logo o problema mundial.

32

MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Temas de Direito Processual: Nona Srie. So Paulo: Saraiva, 2007pp367377 33 MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Op. Cit. p. 367

28

Outro esclarecimento que o autor faz de que o problema histrico, na Idade Mdia j havia registros de lentido do processo.34 Entretanto, hoje o problema tem se agravado, pois novas reas de conflito tem surgido devido a complexidade que a sociedade vem adquirindo, seja pelas inovaes tecnolgicas, seja pelo desenvolvimento social mesmo. Concomitantemente com o crescimento populacional.

Outro mito35 derrubado pelo autor seria o de que ambas partes desejariam um processo mais clere, mas por meio de raciocnio lgico fica provado que, muitas vezes, a pelo menos uma das partes interessa a delonga, tanto assim, que no raro surgem recursos meramente protelatrios. Exemplo o caso do devedor que a mora em adimplir a obrigao pode ser vantajosa por diversos motivos.

Fica provado, para o autor, que a soluo para incrementar a celeridade da prestao jurisdicional, no passa necessariamente pela via legislativa. Cita o caso austraco que ao contrrio do que se poderia supor revogou-se uma lei, que previa uma audincia preliminar para o aumento da rapidez do processo. E regras como a do inciso LXXVIII do artigo 5 da Constituio Federal, extraordinariamente pode retardar o processo ao invs de acelerar, pois pode ensejar demandas das partes que sentirem-se lesadas pelo excesso de prazo que tenha levado o seu processo em particular. Pode haver uma exploso de novas aes fundadas nesse princpio.

Outro exemplos de reformas processuais que visem minimizar a durao do processo podemos citar a prpria Constituio Federal, atravs da emenda constitucional 45 de 2004, em seu artigo 5 LXXVII36 que tornou uma exigncia constitucional a durao razovel do processo. A reforma do Cdigo de Processo Civil de 2006 atravs da lei nmero 1276/06 que modificou diversos dispositivos do referido cdigo em especial do artigo 504 que reza que

34 35

Idem, p 369. Idem, p. 373 36 A constituio federal em seu artigo 5 LXXVIII, assim dispe: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

29

Dos despachos no cabe recurso." Torna-se importante instrumento de acelerao do processo pois minimiza, pelo menos nesse ponto especifico os recursos protelatrios.

Ainda na questo da celeridade processual, podemos citar o novel artigo 285-A, introduzido pela Lei n 11.277/0637 visando evitar delongas injustificveis que poderiam atrasar a prestao jurisdicional, como bem diz Ricardo Alberto Pereira38:

Com essa otimizao, o autor ganha um precioso tempo na resoluo de seu problema, evitando-se uma delonga processual que, desde o incio, j estaria fadada ao insucesso na conscincia do magistrado. Ao se aperfeioar o tempo, aperfeioam-se tambm os gastos do autor, evitando impor-lhe custos processuais que seriam desnecessrios.

Sem ingressar na discusso de se o arttigo 285-A fere ou no o artigo 5 da Constituio Federal em seu inciso LV39 que garante s partes a ampla defesa, o artigo do Cdigo de Processo Civil supra referenciado indubitavelmente um poderoso instrumento de celeridade processual, pois evita que a mquina estatal voltada para prestao jurisdicional perca precioso tempo com questes anteriormente analisadas repetidas vezes sendo matria somente de direito foram julgadas improcedentes.

Visando garantir aos mais idosos acesso rpido Justia, para estes cujo tempo fundamental, pois j esto no final de suas vidas foi promulgada a conhecida como Lei do Idoso, a lei de nmero 10.741 de 2003, que no artigo 71 garante prioridade no andamento dos

37

Lei n 11.277/06 que modifica o Cdigo de Processo Civil, introduz o artigo 285-A que prev que Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. 38 PEREIRA, Ricardo Alberto. O atual art. 285-A do CPC: breves anotaes da Lei n 11.277/06. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 978, 6 mar. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8060>. Acesso em: 11 nov. 2008. . 39 A Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu artigo 5 inciso LV prev que aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

30

processos as partes o com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instncia.40

assegurada prioridade na tramitao dos processos e procedimentos e na execuo dos atos e diligncias judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instncia

Numa observao primria, a exemplo de outros pases analisados, pode-se observar que o Brasil, vem atacando, com relativo sucesso, as barreiras que impedem o Acesso a Justia dos mais pobres.

Visando acelerar o processo, importante reforma introduzida pela Lei n. 11.232 que erigiu o processo sincrtico que funde o processo de conhecimento (cognio) com a execuo, o que dispensa uma ao autnoma.

Um dos problemas apontados por Mauro Cappelletti e Bryant Garth41 em sua magistral obra Acesso Justia, diz respeito aos direitos difusos. Como supra mencionados, diversos problemas apontados naquela foram, paulatinamente, fazendo parte da agenda de reformas no Brasil.

Assim, tendo em vista a obra do autor toscano, muitos pases escolheram solues mpares como relatadas na obra42 a exemplo do Brent Community Law Center de Londres que informa que o problema de execuo das leis que se destinam a proteger e beneficiar as camadas menos afortunadas da sociedade geral, entre estas est a tutela dos interesses

40

A Lei 10741 garante prioridade no andamento processual em seu artigo 71 , in verbis: . assegurada prioridade na tramitao dos processos e procedimentos e na execuo dos atos e diligncias judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instncia 41 CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. Op. cit.
42

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. Op. cit., p. 69

31

difusos e coletivos um problema que aflige diversas naes do mundo, como o Brasil, que criou um instrumento processual prprio para esse fim. Diante da sistematizao elaborada no Projeto Florena coordenada por Mauro Cappelletti esta a fase que ficou conhecida como a segunda onda do movimento mundial de reformas que visam facilitar o acesso Justia.

A ao civil pblica o instrumento processual, previsto na Constituio Federal Brasileira em seu artigo129, III e em leis infraconstitucionais, tais com a lei de nmero 7.347 do ano de 1985, de que podem se valer o Ministrio Pblico e outras entidades legitimadas para a defesa de interesses difusos, interesses coletivos e interesses individuais homogneos.

Como o citado art. 129 da CF, legitima o Ministrio Pblico para propor Ao Civil, e a lei em seu artigo 5 apresenta um rol ampliado de legitimados dentre eles est o Ministrio Pblico, in verbis:

Lei no 7.347, de 24 de julho de 1985, que disciplina a ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico (VETADO) e d outras providncias.

Art. 5 Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: (Redao dada pela Lei n 11.448, de 2007). I - o Ministrio Pblico; (Redao dada pela Lei n 11.448, de 2007). II - a Defensoria Pblica; (Redao dada pela Lei n 11.448, de 2007). III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; (Includo pela Lei n 11.448, de 2007). IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; (Includo pela Lei n 11.448, de 2007). V - a associao que, concomitantemente: (Includo pela Lei n 11.448, de 2007). a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; (Includo pela Lei n 11.448, de 2007). b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. (Includo pela Lei n 11.448, de 2007).

32

1 O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei. 2 Fica facultado ao Poder Pblico e a outras associaes legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes. 3 Em caso de desistncia infundada ou abandono da ao por associao legitimada, o Ministrio Pblico ou outro legitimado assumir a titularidade ativa. (Redao dada pela Lei n 8.078, de 1990) 4. O requisito da pr-constituio poder ser dispensado pelo juiz, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido. (Includo pela Lei n 8.078, de 11.9.1990) 5. Admitir-se- o litisconsrcio facultativo entre os Ministrios Pblicos da Unio, do Distrito Federal e dos Estados na defesa dos interesses e direitos de que cuida esta lei. (Includo pela Lei n 8.078, de 11.9.1990) (Vide Mensagem de veto) (Vide REsp 222582 /MG - STJ) 6 Os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, mediante cominaes, que ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. (Includo pela Lei n 8.078, de 11.9.1990) (Vide Mensagem de veto) (Vide REsp 222582 /MG STJ

Quando da escritura de seu texto, Mauro Cappelletti e Bryant Garth mencionam que nos pases pesquisados muitos no tinha instrumentos eficazes para tutelarem tais direitos (difusos e coletivos)43. Apresentam como tese que a ao privada seria a mais eficaz, no entanto a maioria das naes analisadas ainda prefere confiar ao Estado essas demandas como o caso do Ministre Public, da Prokuratura e do Attorney General.

Um exemplo para ilustrar a importncia da ao civil pblica o caso da fbrica poluidora em que os vizinhos sentem-se prejudicados pela fumaa da sua chamin, mas ningum especificamente um prejudicado direto da poluio da fbrica, mas o conjunto de vizinhos, sim. Apesar de o conjunto de vizinhos no conseguirem se organizar a ponto de formarem um corpo homogneo para reivindicar tais direitos, a coletividade continua a ser a prejudicada pela poluio.

43

CAPPELLETTI, Mauro &GARTH, Bryant. Op. cit. pg. 26

33

Assim a soluo brasileira encontrada foi a de legitimar determinados entes jurdicos que prestem a representao perante o poder judicirio para tutelar essa parcela da populao obedecendo assim o comando constitucional a esse respeito (Art. 129, III, CF), como acima explicitado.

No Brasil um marco histrico importante dessa evoluo a promulgao da Constituio Federal de 193444, em seu ttulo III, Captulo II, art.113, no 32, que elevou o acesso gratuito Justia,ao status de garantia constitucional, nos seguintes termos:

"A Unio e os Estados concedero aos necessitados assistncia judiciria, criando, para esse efeito, rgos especiais e assegurando a iseno de emolumentos, custas, taxas e selos".

essa poca a Defensoria Pblica chamava-se Assistncia Judiciria, vale meno da edio em 1950 da lei 1060 que disciplina e estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados.

E da atual Constituio Federal em 198845, que erigiu a Defensoria o status de elemento essencial integrante corpo jurdico do Estado Brasileiro.

Art. 134. A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV.) 1 Lei complementar organizar a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais. (Renumerado do pargrafo nico pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

44

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1934). Disponvel em http://www.planalto.gov.br Acesso em 05 nov. 2008. 45 BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988). Disponvel em http://www.planalto.gov.br Acesso em 05 nov. 2008.

34

2 s Defensorias Pblicas Estaduais so asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e subordinao ao disposto no art. 99, 2. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

A partir desta, vrios avanos podem se verificar, tais como o advento de criao dos Juizados Especiais Cveis e Criminais no Brasil, tanto no mbito federal por meio da Lei n 9.099/9546 (publicada no DOU- Dirio Oficial da Unio em 27 de setembro de 1995) quanto dos Estados da Federao. Como no caso do Estado do Rio de Janeiro,47 a lei n 2556, de 21.05.1996, que cria os Juizados Especiais Cveis e Criminais na Justia do referido Estado, dispe sobre sua organizao, composio e competncia e d outras providncias.

Das novas modificaes legislativas, pelo menos quatro, merecem maior ateno, por se mostrarem mais importantes no ordenamento jurdico do pas: a) a antecipao jurisdicional da tutela; b) o tempo e o processo; c) os juzes leigos; d) o novo processo de execuo.

4.1 O ACESSO COMO GARANTIA

mister explicitar o que seja garantia constitucional, e no que se diferencia de um direito simplesmente.

Recorramos aos ensinamentos de autores que escreveram a esse respeito como Linares Quintana48 que afirma que o termo garantia tem a mesma etimologia de garant na Lngua Alem o mesmo de gewahren-gewahr-leistung cuja semntica Sicherstellung, ou seja, atitude que assegura a garantia e pe cobro dvida e fragilidade.
46 47

BRASIL, Lei 9099 de 26 de setembro de 1995. Disponvel em www.planalto.gov.br. Acesso em 07 nov. 2008. ESTADO DO RIO DE JANEIRO, lei n 2556, de 21.05.1996. Disponvel em www.alerj.rj.gov.br. Acesso em 07 nov. 2008.
48

QUINTANA, Linares. Tratado de la cincia del Derecho Constitucional. pp. 336/337, apud BONAVIDES. Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 525.

35

A garantia existe para proteger um interesse da ameaa de um perigo. um meio de defesa.

O Constitucionalista argentino Carlos Sanchez Viamonte49 insurge-se contra a posio de muitos que confundem garantia com direito, para o jurista platino, garantia se refere proteo prtica da liberdade elevada ao mximo de sua eficcia. Seno vejamos nas palavras do autor, in verbis:

Garantia a instituio criada em favor do indivduo para que, armado com ela, possa ter ao seu alcance imediato o meio de fazer efetivo qualquer dos direitos individuais que constituem o conjunto da liberdade civil e poltica. [...] A garantia pode referir-se a um direito em sentido subjetivo, em defesa do interesse individual, ou a um direito em sentido objetivo, em defesa do interesse coletivo. 50

Outro ilustre jurista argentino, Rafael Bielsa51, tratando da distino entre os termos jurdicos, dada a preciso que o tema exige, certifica que as garantias so normas positivas e, portanto, expressas na Constituio ou na lei, que asseguram e protegem um determinado direito.

Outro ilustre publicista cisplatino, ex-reitor da Universidad Nacional de la Plata, o professor Juan Carlos Rbora52 traz importante contribuio para dissipar muitas das confuses dos conceitos assinalados que garantias funcionam em caso de desconhecimento ou

49

VIAMONTE. Carlos Snchez. Manual de Derecho Constitucional. . 4 ed. P. 123., apud BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 527. 50 Ibidem 51 BIELSA, Rafael, apud BONAVIDES. Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 527 52 RBORA, Juan Carlos. El estadio de sitio y la ley histrica del desborde institucional. Muy Bueno: Eudeba, 1960, pp. 68/69.

36

violao do direito, e que fracasso da garantia no significa inexistncia do direito e que suspenso de garantias no pode significar supresso de direitos.

A melhor expresso que se possa fazer dessa distino de Rui Barbosa 53, que se indigna com a confuso que se faz das expresses, o qual assim se manifesta:

A confuso, que irrefletidamente se faz muitas vezes entre direitos e garantias, desvia-se sensivelmente do rigor cientfico, que deve presidir a interpretao dos textos, e adultera o sentido natural das palavras. Direito a faculdade reconhecida, natural ou legal, de praticar ou no praticar certos atos. Garantia ou segurana de um direito, o requisito de legalidade, que se defende contra a ameaa de certas classes de atentados de ocorrncia mais ou menos fcil.54

Jorge Miranda, seguindo a mesma esteira, expressa sua posio, elucidando alguns pontos:

Os direitos representam s por si certos bens, as garantias destinam-se a assegurar a fruio desses bens; os direitos so principais, as garantias so acessrias e, muitas delas, adjetivas (ainda que possam ser objeto de um regime constitucional substantivo); os direitos permitem a realizao das pessoas e se inserem direta e imediatamente, por isso, nas respectivas esferas jurdicas, as garantias s nela se projetam pelo nexo que possuem com os direitos; na acepo jusracionalista inicial, os direitos declaram-se, as garantias estabelecem-se.55

A melhor e mais precisa doutrina no confunde as expresses e adverte e se insurge contra tais impropriedades o que implicar deveras na real aquilatao do que seja e qual aplicabilidade do conceito de acesso justia.

53

BARBOSA, Rui. A Constituio e os Atos Institucionais do Congresso e do Executivo ante a Justia Federal. 2 ed. Rio de Janeiro: Flores & Mano, s/d, pp. 193/194. 54 Ibidem 55 MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. 4 ed. v. I. Coimbra: Coimbra, 1990, p. 88/89.

37

Indubitavelmente, acesso justia se inscreve no rol das garantias constitucional e no apenas um direito como poderiam afirmar os incautos e os menos conhecedores da boa doutrina.

Assim decide o Legislador constituinte elaborador da Constituio Federal de 1988, a fim de garantir a paz social, vez que possibilita queles que tiverem uma demanda poder recorrer tutela jurisdicional do estado-juiz, esvaziando a propenso dos despossudos recorrerem fazer justia com as prprias mos.

38

5 O ACESSO JUSTIA

Dentre os esforos que se podem constatar dos governos que se propem a Universalizar o Acesso Justia merece destaque a Criao da Defensoria Pblica no Brasil que apesar de no estar universalizada j existe comando constitucional como o supracitado Art. 134. e o art. 5o, LXXIV da CF/8856.

As Defensorias Pblicas vm sendo implantadas em diversas unidades da Federao, inclusive por parte da Unio Federal para as causas que tramitam na Justia Federal.

As Defensorias Pblicas57 disponibilizam os seus servios a todos aqueles que precisem demandar, mas no o poderiam faz-lo sem comprometer o seu sustento, ou de sua famlia, como prev Lei n 7.510, de 1986 que estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados, modificando a LAJ Lei de Assistncia Judiciria.

Destarte em conjunto formam uma instituio de suma importncia para que as camadas mais pobres da populao possam ter a sua demanda contemplada pelo poder judicirio de nosso pas.

Autores como Mauro Cappelletti58, Bryant Garth, Cleber Francisco Alves59 e Jos Renato Nalini60 buscam entender esse fenmeno em que alguns fazem uma anlise comparativa entre algumas naes tratam esse problema.

56

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu artigo 5, LXXIV prescreve, in verbis que o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. 57 STJ, Resp 253528/RJ, Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca, DJ 18.9.00, p. 153: DECLARAO DE POBREZA E NECESSIDADE DA JUSTIA GRATUITA. Lei n 1.060/50. Devem ser concedidos os benefcios da gratuidade judicial mediante mera afirmao de ser o postulante desprovido de recurso para arcar com as despesas do processo e a verba de patrocnio. 58 CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. NORTHFLEET, Ellen Gracie ( trad.) Acesso Justia. Porto Alegre: Sergio Antnio Fabris Editor, 1988.

39

Institutos semelhantes encontram-se nos pases estudados, uns mais eficientes, outros menos, uns adotam uma soluo por meio de rgos pblicos outros, privados pro bono.

Uma das fragilidades do sistema adotado pelo Estado Brasileiro que o assistido no tem autonomia para escolher o seu defensor. Ainda nos locais em que se adote o advogado dativo.

A relao advogado cliente um elemento que no se pode tergiversar. Analogia seja feita com a relao mdico paciente cuja confiana um ponto fulcral que norteia todo desenvolvimento de um trabalho.

A despeito do fato de que a populao carente poder recorrer a Defensor Pblico para que a sua demanda judicial seja contemplada, no afasta a carncia, a fragilidade da relao defensor assistido, pois nem um, nem outro a elegeu.

O corolrio dessa debilidade relacional que, faltando essa confiana e fidelidade no ser rara a sonegao de informao, to comum no ofcio do advogado, exponencializada por tais fatores.

Atento a essa realidade o legislador em alguns pontos percebendo o problema traz excees. Como o caso do advogado dativo, explicitado no art. 302 nico do CPC.

59

ALVES, Cleber Francisco. A estruturao de Servios de Assistncia Jurdica nos Estados Unidos, na Frana e no Brasil e sua contribuio para garantir a igualdade de todos no Acesso Justia (tese de doutorado). Rio de Janeiro: PUC, 2005. 60 NALINI, Jose Roberto. O juiz e o acesso Justia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000 ( 2.ed. rev. atual. e ampl.).

40

Art. 302. Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo: I - se no for admissvel, a seu respeito, a confisso; II - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato; III - se estiverem em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto. Pargrafo nico. Esta regra, quanto ao nus da impugnao especificada dos fatos, no se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao rgo do Ministrio Pblico.

41

5.1

LINGUAGEM

Eis a um fator que afeta a todos os no-iniciados indistinta e independentemente da classe social.

Toda profisso tem o seu jargo prprio. A linguagem tcnica perpassa todo ramo do conhecimento, a exemplo dos economistas, dos mdicos, dos engenheiros etc. e com os advogados no poderia ser diferente.

Ainda que haja um movimento visando simplificar a linguagem, abolir latinismos, algum tecnicismo inexorvel, como o caso do habeas corpus. A no ser que se criasse algum dispositivo legal que modificasse os nomes, no haveria como prescindir dos nomem juris dos institutos com que se lida no dia-a-dia profissional.

Alguns jurisdicionados afastam-se do acesso pela cultura com aquilo que nomeiam de firulas jurdicas (sic.). Cabe ao causdico na supracitada relao profissional (advogado cliente) explicitar os fatos e minudenciar o passo-a-passo do processo naquilo que concerne ao interesse de cada jurisdicionado, ainda que esteja mais interessado nos resultados do que entender o processo sem si.

Tal fato se d ora pela alienao, ora falta de informao/formao cultural, ou ainda, pelo pragmatismo exarcebado.

Apesar dos esforos em simplificar a linguagem, ainda persiste essa barreira, mormente nas camadas mais baixas da populao por falta de embasamento educacional, no somente a falta de conhecimento da rea jurdica, mas de conhecimento em geral, inclusive de sua prpria lngua materna. Dificultando a comunicao ao prprio defensor que, por mais que se esforce, a incompreenso permanece de ambos os lados.

42

Seno vejamos que se trata ambos de falantes da Lngua Portuguesa, no havendo, pelo menos em tese, as barreiras lingsticas que ocorrem em outros pases, como o caso do continente africano, em que lnguas nativas convivem lado a lado com lnguas europias.

Apenas a ttulo de exemplificao, em Moambique, ex colnia portuguesa, 43 (quarenta e trs) lnguas nativas diferentes so faladas at hoje, apesar de terem sido proibidas pelo governo de Portugal durante o perodo colonial 61. Hoje, tenta-se resgatar esse patrimnio lingstico que est ameaado.

Se por um lado, louvvel esse esforo de resgate cultural (lingstico) por outro, refora a barreira da incompreenso entre os nacionais, trazendo problemas de ordem prtica nas relaes cotidianas e na Administrao Pblica, nsita a a prestao jurisdicional.

61

Kitoko-Nsiku,Edouard. Dogs Languages or Peoples Languages? The Return of Bantu Languages to Primary Schools in Mozambique. Current Issues in Language Planning. Vol 8: 2, 2007

43

6.

O GARANTISMO JURDICO

O Garantismo Jurdico o que se convencionou chamar ao movimento de interpretar a legislao processual civil a luz da constituio federal de 1988 que asseguram garantias, mais que direitos entre estas, o Acesso a Justia.

Como nos fala Danielle Thomaz62, em sua pesquisa acadmica:

A teoria garantista como mtodo de hermenutica estatutria oriunda da tradio iluminista e fundada na limitao dos poderes estatais, caracterizando-se, assim, por ser um modelo de direito crtico de produo da cincia do saber, com a finalidade de obstar toda forma de opresso para adequar o direito vigente a uma filosofia fundada na racionalidade e na civilidade.

Como nos assevera Alexandre Maia63 que inicialmente, a palavra garantismo, no contexto da obra de Luigi Ferrajoli64, seria um modelo normativo de direito. Tal modelo normativo se estrutura a partir do princpio da legalidade, que afirma o Autor a base do Estado de Direito.

Alm de ser um modelo normativo de direito entendido nos planos poltico, jurdico e epistemolgico, o Garantismo tambm pressupe uma teoria que explique os problemas da validade e da efetividade. Sua teoria consiste em buscar aproximar tais elementos, muito embora parta do pressuposto de que so diferentes, visto que pode existir validade sem efetividade e, em um grau inferior de garantismo, efetividade sem validade.

62

TOMAZ, Danielle Hugen. O Garantismo Jurdico Como Instrumento De (Re) Legitimao Do Direito Infanto Juvenil. Disponvel em < http://www.cml.pr.gov.br/home/jornada/artigos/anexo/Artigo_6.pdf> Acesso em 02.nov.2008. 63 MAIA, Alexandre. O Garantismo jurdico de Luigi Ferrajoli: notas preliminares. Disponvel em < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=17> Acesso em 02.nov. 2008 64 FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo. So Paulo: RT, 2002.

44

O que traz a efetividade do processo (da prestao jurisdicional) como uma das conseqncias do Garantismo.

A partir do garantismo alcana-se a efetividade do processo, por que se tem a garantia constitucional do direito de ao. Logo, pode-se dizer que a idia de garantia est ligada a concepo de efetividade, pois atua como meio para a realizao dos direitos. Sem embargo, pode-se afirmar que o processo como garantia gnero, do qual a efetividade aparece como espcie. Deveras, h uma linha bastante tnue entre os dois65. O catedrtico uruguaio, Adolfo Gelsi Bidart66, assim destacou que a
Garanta implica tutela, amparo; tiene una finalidad exclusiva y secundaria (para otro), para pre-venir un riesgo o adoptar las medidas necesarias para que algo se realice eficazmente. Efectividad de otra medida, es lo que pretende lograrse mediante la medida que garantiza.

Como se pode constatar na obra de Luiz Guilherme Marinoni67 :

"A busca da efetividade do processo necessidade que advm do direito constitucional adequada tutela jurisdicional, indissociavelmente ligado ao due process of law, e nsito no princpio da inafastabilidade, que garantido pelo princpio da separao dos poderes e que constitui princpio imanente ao prprio Estado de Direito, aparecendo como contrapartida proibio da autotutela privada, ou dever que o Estado se imps quando chamou a si o monoplio da jurisdio. A tutela antecipatria, portanto, nada mais do que instrumento necessrio para a realizao de um direito constitucional".

Diversos dispositivos processuais mais modernos tem tido como norte a idia de justia e conformidade com a Constituio que garante diversos direitos ao cidado.
65 66

MATTE, Fabiano Tacachi. Perspectiva do Processo Civil Atual. Revista Jus Vigilantibus. 2005. p.2 BIDART, Adolfo Gelsi. Principio del realismo procesal. RePro 41:130 . 67 MARINONI, Luiz Guilherme. A antecipao de Tutela. 8a ed. rev e ampl. So Paulo: Malheiros, 2004.

45

7.

O MNIMO EXISTENCIAL

O mnimo existencial se refere as condies mnimas sem as quais uma pessoa no poderia viver, ressalvado ao princpio da dignidade humana insculpido na Constituio Federal em seu artigo primeiro inciso trs, que vai mais alm pois essa existncia qualificada, no uma existncia qualquer por inclui tambm os chamados direitos da liberdade, exempli gratia, liberdade de expresso, liberdade religiosa, liberdade de locomoo etc68 Ricardo Lobo Torres69, um dos poucos a cuidar do tema na doutrina brasileira, tem a viso do mnimo existencial enquanto condies iniciais mnimas para o exerccio da liberdade, que assim especifica:

"os direitos alimentao, sade e educao, embora no sejam originariamente fundamentais, adquirem o status daqueles no que concerne parcela mnima sem a qual o homem no sobrevive.

A garantia do mnimo existencial bem mais ampla do que a garantia da mera sobrevivncia fsica, no podendo ser reduzida noo de um mnimo vital suficiente para assegurar o exerccio das liberdades fundamentais, como sugere Torres.

Segundo o autor70, extremam-se da problemtica do mnimo existencial os direitos econmicos e sociais, que se distinguem dos fundamentais porque dependem da concesso do legislador, esto despojados do status negativo, no geram por si ss a pretenso s prestaes positivas do Estado, carecem de eficcia erga omnes e se subordinam idia de justia social.

68

BARCELLOS, Ana Paula. A eficcia jurdica dos princpios constitucionais: o principio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2002. p. 2002 69 TORRES, Ricardo Lobo. "O Mnimo Existencial e os Direitos Fundamentais", in RDA, v.177, 1989, p. 29-49.

70

MACHADO, Ivja Neves Rabelo. Reserva do possvel, mnimo existencial e direitos prestacionais. Disponvel em< http://www.iuspedia.com.br> Acesso em 02 nov. 2008.

46

Aqui se insere a idia de Justia em John Rawls71, que constri um modelo terico que prev uma situao inicial cujos indivduos partem com um alista de bens bsicos que so imprescindveis para a manuteno de uma vida humana digna. a) Os direitos e liberdades fundamentais, que tambm constituem uma lista; b) Liberdade de movimento e livre escolha de ocupao num contexto de oportunidades diversificadas; c) Poderes e prerrogativas de cargos e posies de responsabilidade nas instituies polticas e econmicas da estrutura bsica; d) Renda e riqueza; as bases sociais do auto-respeito.72 Assim, temos que para Rawls haja princpios de justia qual sejam a igualdade de tratamento (a garantia das liberdades fundamentais e a compatibilizao dessas liberdades), e o reconhecimento das desigualdades sociais e econmica (o princpio da igualdade equitativa de oportunidades, o principio da diferena a estratgia maximin);

71

MOLLER, Josu Emlio. A Justia como equidade em John Rawls. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2006. 72 RAWLS, John. O liberalismo poltico. Mxico:Fondo de Cultura, 1995

47

8.

PROJETO DE FLORENA.

Projeto de Mauro Cappelletti73 em que visitam e analisa o Acesso Justia em vrios pases que d origem a um estudo intitulado Projeto Florena, identificaram trs movimentos a que resolveram chamar de ondas74 renovatrias necessrias para o alcance do Acesso Justia. A primeira delas refere-se Assistncia Judiciria aos pobres e, por conseguinte a gratuidade da Justia. A segunda onda apresentada em sua obra os autores referem-se proteo dos interesses difusos. E por final, terceira onda que se encontra vinculada busca por resultados: do acesso representao em juzo 0a uma concepo mais ampla de acesso justia. Um novo enfoque de acesso justia.

Na primeira onda, os autores comeam por descrever o sistema judicare adotado em pases da Europa em que o Estado paga as custas de advogados privados que patrocinam causas de pessoas carentes.75 E seguem fazendo distino deste para um sistema que chamam o advogado remunerado pelos cofres pblicos no qual a Defensoria Pblica brasileira se enquadraria bem. Depois passam a descrever as experincias em pases que resolvem adotar modelos que combinam a representao jurdica privada com advogados pblicos.

Quando esses autores referem-se a segunda onda, comeam por fazer um breve apanhado histrico da defesa dos interesses difusos nos Estados Unidos, demonstrando que a tutela de tais interesses nova, e que o processo civil e os tribunais tiveram que se adaptar a esse novidade. E seguem descrevendo as diversas experincias nesse sentido de que teria a legitimidade ativa para propor tais aes e como se distinguem no mais diversos pases que

73

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. op. cit. p. 31 Ao meu entender os autores ao utilizarem o termo ondas para se referirem a esse movimento demonstram ter forte influncia de TOFFLER, Alvin. the third wave New York:Bantam Books. 1980 75 CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. op. cit. p. 35
74

48

resolveram adotar tal tutela. A soluo mais adota a da Ao Governamental, mas no a nica pois existe a tcnica do Procurador-Geral privado e do Advogado particular do Interesse Pblico.76

A terceira onda relatada pelos referidos autores como sendo a efetivao de direitos insculpidos nas diversas legislaes ptrias analisadas,77 no somente no tocante a representao processual como nas ondas anteriores, mas numa reformulao mais global do Sistema Judicirio ao que chama-se o enfoque do Acesso Justia, em que tribunais so criados, novos procedimentos processuais, nova legislao, estmulo para que se faa composies para evitar o j sobrecarregado sistema judicial sctritu sensu. Enfim tudo para que o referido acesso seja realmente efetivo. Todavia no apenas um elemento isolado e sim a conjugao dos diversos fatores conjugados para produzir seus desejveis efeitos. Dessa terceira onda vo se ocupara os autores at o final de seu livro.

9 CONCLUSO

A presente pesquisa, enquanto trabalho de concluso de curso, tem escopo bem limitado, qual seja, de compreender o fenmeno chamado Acesso Justia e algumas facetas do caso brasileiro que tem suas particularidades, pas com histria nica no mundo, com problemas prprios como a distribuio de renda, gigantismo geogrfico entre outros.

76 77

Idem, pp.49-66 Idem, pp.67-73

49

O leitor a final da leitura dessa pesquisa ser capaz de identificar os principais autores que tratam do tema e diversos enfoques que se pode dar matria. A principal constatao que pode ser feita ao final da pesquisa a de que muito se tem produzido sobre o assunto, e que o pas e o mundo tm avanado em propiciar Acesso Justia diversos segmentos da populao em geral, no necessariamente os mais pobres, outros como os consumidores e as vtimas de acidentes ecolgicos so exemplos, entre outros, quer se pode exibir. No caso brasileiro, muito tem-se avanado, porm h problemas, pois neste caso em particular, h de se avanar em outras reas principalmente nas reas sociais, como a educao.

10 REFERNCIAS

ALVES, Cleber Francisco. A estruturao de Servios de Assistncia Jurdica nos Estados Unidos, na Frana e no Brasil e sua contribuio para garantir a igualdade de todos no Acesso Justia (tese de doutorado). Rio de Janeiro: PUC, 2005.

50

ARISTOTELES, tica Nicmaco. So Paulo: Martin Claret, 2000

BARBOSA, Rui. A Constituio e os Atos Institucionais do Congresso e do Executivo ante a Justia Federal. 2 ed. Rio de Janeiro: Flores & Mano, s/d, pp. 193/194.

BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Efetividade do Processo e Tcnica Processual. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 2008

BIELSA, Rafael, apud BONAVIDES. Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 527

BRANDO, Luiz Carlos Kopes. Estado e Justia. Concepes e correlaes. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1852, 27 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11528>. Acesso em: 16 nov. 2008.

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1934). Disponvel em <http://www.planalto.gov.br? Acesso em 05 nov. 2008.

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988). Disponvel em <http://www.planalto.gov.br> Acesso em 05 nov. 2008.

BRASIL, Lei 9099 de 26 de setembro de 1995. Disponvel em <www.planalto.gov.br> Acesso em 07 nov. 2008. Burundi - The state-run National Communication Council, which is charged with regulating the media, occasionally bans or suspends independent publications and restricts permissible reporting. The one opposition newspaper, La Lumiere, was forced to close in 2001 after the publisher received anonymous threats following publication of financial and private information of military officials. Disponvel em http://www.wanpress.org/article4463.html?var_recherche=africa+newspapers, acessado em 12/10/2008 s 12h56min

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris 1988.

51

CINTRA, Antnio Carlos de Arajo, GRINOVER, Ada Pellegrini, DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. So Paulo: Malheiros, 19 ed., 2003, p. 139

DINAMARCO, Candido Rangel. A instrumentalidade do Processo. 13ed. So Paulo: Malheiros, 2008.

EGGER,

Ildemar.

ATENDIMENTO

JURDICO

ITINERANTE.

Disponvel

em

http://www.emaj.ufsc.br/Page853.htm. Acesso em 05 nov. 08. EMARF. PROGRAMA DE CAPACITAO EM PODER JUDICIRIO. Disponvel em http://www.trf2.gov.br/emarf/images/ementascapacita2006-2.pdf. Acesso em 05 nov.08. ESTADO DO RIO DE JANEIRO, lei n 2556, de 21.05.1996. Disponvel em
www.alerj.rj.gov.br.

Acesso em 07 nov. 2008.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo. So Paulo: RT, 2002.

HENRIQUES, Alan. Belndia. 2002. In: http://www.economiabr.net/colunas/henriques/belindia.html, Acessado em 12 de outubro de 2008. s 12h14min.

HOBBES, Thomas. Leviat, ou, a matria, forma e poder de um estado eclesistico e civil; traduo Rosina DAngina. So Paulo: cone, 2008.

IPEA, Disponvel em < http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL202729356,00.html>, acessado em 12 de outubro de 2008 s 12h10min.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991. pg. 302 KITOKO-NSIKU, Edouard. Dogs Languages or Peoples Languages? The Return of Bantu Languages to Primary Schools in Mozambique. Current Issues in Language Planning. Vol 8: 2, 2007

LOPES, Marcos Carvalho. Sobre conceito de justia e o lugar do estrangeiro em Plato e Kant. Disponvel em <www.overmundo.com.br> acesso em 16 nov. 2008.

52

MACHADO, Ivja Neves Rabelo. Reserva do possvel, mnimo existencial e direitos prestacionais. Disponvel em< http://www.iuspedia.com.br> Acesso em 02 nov. 2008.

MAIA, Alexandre. O Garantismo jurdico de Luigi Ferrajoli: notas preliminares. Disponvel em < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=17> Acesso em 02.nov. 2008

MARINONI, Luiz Guilherme. A antecipao de Tutela. 8a ed. rev e ampl. So Paulo: Malheiros, 2004. MEDICI, Andr Cezar. Welfare State no Brasil. Braslia: MRE, 2008. Disponvel em
www.belem.pa.gov.br

Acesso em 17 nov. 2008.

MELCHIORETTO, Albio Fabian. Definio do Conceito de Justia em Plato. Disponvel em <www.webartigos.com> Acesso em 16 nov 2008

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. 4 ed. v. I. Coimbra: Coimbra, 1990, p. 88/89.

MOLLER, Josu Emlio. A Justia como equidade em John Rawls. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2006. SMITH, N. D. Some thoughts about the origins of greek ethics, Journal of Ethics, 5: 3-20, 2001, p. 12. Apud SILVA, Jos Loureno Pereira da & FABRETTI, Marco Antnio. Justia e Felicidade em Plato. Revista Espao Acadmico, Maring: 2006.

NALINI, Jose Roberto. O juiz e o acesso Justia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000 ( 2.ed. rev. atual. e ampl.). ONEILL, James. BRICs and beyond. Goldman Sachs Global Economics Group. 2007. Disponvel em http://www2.goldmansachs.com/ideas/brics/book/BRIC-Full.pdf, acessado em 12 de outubro de 2008. As 12h20min

PLATO, Repblica. So Paulo: Martin Claret, 2000

53

PRIBERAM, Dicionrio UNIVERSAL da Lngua Portuguesa On-line. Disponvel em http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx. Acesso em 28 de outubro de 2008. s 20:47

QUINTANA, Linares. Tratado de la cincia del Derecho Constitucional. pp. 336/337, apud BONAVIDES. Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 525.

RAWLS, John. O liberalismo poltico. Apud MOLLER, Josu Emilio. Op cit.


]

RBORA, Juan Carlos. El estadio de sitio y la ley histrica del desborde institucional. Muy

Bueno: Eudeba, 1960, pp. 68/69.

SADEK, Maria Tereza Aina. Judicirio: mudanas e reformas. Estud. av., Ago 2004, vol.18, no.51, p.79-101. ISSN 0103-4014

SALLES, Walter; BERNSTEIN,Marcos & CARNEIRO, Joo Emanuel. Central do Brasil. BRASIL, 1998. Disponvel em http://www.centraldobrasil.com.br/ acessado em 12 de outubro de 2008 s 13h06min.

SOUSA, Francisco Antonio. Novo Dicionrio Latino-portugus. Actualizada por Jos Lello e Edgar Lello. Porto: Lello & irmo, 1992

TAGLIAVINI, Joo Virgilio. O que a Justia, segundo Kelsen. Disponvel em <www.virgilio.com.br>. Acesso em 16 nov. 08

TOMAZ, Danielle Hugen. O Garantismo Jurdico Como Instrumento De (Re) Legitimao Do Direito Infanto Juvenil. Disponvel em < http://www.cml.pr.gov.br/home/jornada/artigos/anexo/Artigo_6.pdf> Acesso em 02.nov.2008.

TORRES, Ricardo Lobo. "O Mnimo Existencial e os Direitos Fundamentais", in RDA, v.177, 1989, p. 29-49.

54

IPEA, Disponvel em < http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL202729356,00.html>, acessado em 12 de outubro de 2008 s 12h10min.

VIAMONTE. Carlos Snchez. Manual de Derecho Constitucional. . 4 ed. P. 123., apud BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. So Paulo: Malheiros. p. 527.

11 GLOSSRIO

PIB Produto Interno Bruto IDH ndice de Desenvolvimento Humano BRIC Brasil, Rssia, ndia, China

55

LAJ Lei de Assistncia Judiciria CPP Cdigo de Processo Penal CPC Cdigo de Processo Civil CF Constituio da Repblica Federativa do Brasil REsp Recurso Especial STJ Superior Tribunal de Justia

Potrebbero piacerti anche