Sei sulla pagina 1di 6

Introduo

Uma das coisas mais interessantes da Internet que ningum realmente seu dono. Ela uma coleo global de redes, grandes e pequenas. Estas redes se conectam de vrios modos diferentes para formar a entidade singular que conhecemos como Internet. De fato, o nome realmente vem desta idia de redes interconectadas.

Desde seu comeo, em !"!, a Internet cresceu de # sistemas de computadores para de$enas de milh%es. Entretanto, s& porque ningum proprietrio da Internet, isto no significa que ela no monitorada e mantida de diferentes modos. ' sociedade da Internet, um grupo sem fins lucrativos formado em !!(, supervisiona a formao de pol)ticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet. *este artigo, voc+ vai conhecer a estrutura bsica da Internet. ,oc+ vai aprender sobre os servidores de nome de dom)nio, pontos de acesso de rede e bac-bones, mas, antes de tudo, como o seu computador se conecta com os outros.

Uma hierarquia de redes


.ada computador que conectado / Internet fa$ parte de uma rede, mesmo aquela da sua casa. 0or e1emplo, voc+ pode usar um modem e um n2mero local de discagem para se conectar a um provedor de acesso Internet 3I40 5 Internet 4ervice 0rovider6. *o trabalho, voc+ pode fa$er parte de uma rede de rea local 37'*6, mas voc+ muito provavelmente ainda se conecta / Internet usando um provedor que sua empresa contratou. 8uando voc+ se conecta com o seu provedor, torna5 se parte da rede deles, e esta, por sua ve$ conecta5se a uma rede maior e se torna parte dela. ' Internet simplesmente uma rede de redes. ' maioria das grandes empresas de comunica%es tem seus pr&prios bac-bones e1clusivos para se conectar com vrias regi%es. Em cada regio, a empresa tem um ponto de presena 3090 5 0oint 9f 0resence6, um lugar para os usurios locais acessarem a rede da

empresa, freq:entemente atravs de um n2mero telef;nico local ou linha e1clusiva. 9 interessante que no h um controle geral sobre a rede. Em ve$ disso, h vrias redes de alto n)vel conectadas umas /s outras atravs de pontos de acesso de rede ou *'0s 3*et<or- 'ccess points6.

Quando voc se conecta Internet, seu computador se torna parte de uma rede

Um exemplo de rede
'qui est um e1emplo. Imagine que a empresa ' um grande provedor de acesso. Em cada grande cidade, a empresa ' tem um 090. 9 090 de cada cidade uma estrutura completa de modens para os quais os clientes do provedor discam. ' empresa ' aluga as linhas de fibra &tica da companhia telef;nica para conectar os 090s, ve=a, por e1emplo, este mapa de conectividade de centro de dados UU*E>.

Imagine que a empresa ? um provedor de acesso corporativo. ' empresa ? constr&i grandes prdios nas principais cidades e as corpora%es estabelecem suas mquinas de servidor de Internet nesses edif)cios. ' empresa ? to grande que instalou ela mesma linhas de fibra &tica entre seus edif)cios para interconect5los. *esta disposio, todos os clientes da empresa ' podem falar entre si, assim como os clientes da empresa ?, porm no h como os clientes das empresas ' e ? se intercomunicarem. 0ortanto, a empresa ' e a empresa ? concordam em se conectar a *'0s em vrias cidades, sendo que o trfego entre as ( empresas se d nos *'0s. *a Internet real, vrios provedores de Internet se interconectam em *'0s de vrias cidades, e trilh%es de b@tes de flu1o de dados so transmitidos entre as redes individuais nesses pontos. ' Internet um con=unto imenso de redes associadas que concordam em se intercomunicar umas com as outras nos *'0s. Deste modo, cada computador na rede est conectado a todos os outros.

Resolvendo a diviso
>odas estas redes se ap&iam nos *'0s, bac-bones e roteadores para falar umas com as outras. 9 que incr)vel sobre este processo que uma mensagem pode dei1ar um computador e via=ar pelo mundo atravs de diferentes redes e chegar a um outro computador na frao de um segundoA 9s roteadores determinam para onde enviar as informa%es de um computador para outro. Eles so computadores especiali$ados que encaminham suas mensagens e as de todos os usurios da Internet a

seus destinos por milhares de caminhos. Um roteador possui ( tarefas distintas, porm relacionadasB

garantir que as informa%es no se=am encaminhadas para onde no so necessrias. Isso crucial para impedir que grandes volumes de dados venham a entupir as cone1%es com Cinocentes espectadoresCD garantir que as informa%es se=am encaminhadas ao destino dese=ado.

'o e1ecutar esses ( servios, o roteador muito 2til em negociar separadamente com as ( redes de computadores. Ele =unta as ( redes, passando informa%es de uma para outra. Ele tambm protege as redes umas das outras, evitando o va$amento desnecessrio do trfego entre elas. Independentemente da quantidade de redes agregadas ao con=unto, da operao e da funcionalidade, o roteador permanece o mesmo. E que a Internet uma imensa rede de milhares de pequenas redes, os roteadores so vitais para ela.

Back ones
' !undao "acional de #incia 3*4F6 criou o primeiro bac-bone de alta velocidade em !GH. .hamado "$!"%&, tratava5se de uma linha > que conectava HI redes menores e operava com ,J## KbLs 3milh%es de bits por segundo6. ' I?K, a K.I e a Kerit trabalharam com o *4F para crir um bac-bone >M 3#J KbLs6. Em geral, os bac-bones so linhas tronco de fibra &tica. ' linha tronco tem m2ltiplos cabos de fibra &tica combinados para aumentar a capacidade. 9s cabos de fibra &tica so designados 9. 3 9ptical .amer 5 portadora &tica6 por e1emplo, 9.5M, 9.5 ( ou 9.5#G. Uma linha de 9.5M capa$ de transmitir JJ KbLs enquanto um 9.5#G pode transmitir (.#GG KbLs 3(,#GG NbLs6. .ompare isto a um modem de J"O normal transmitindo J" mil bps e voc+ ver como um bac-bone moderno rpido. Po=e h muitas empresas que operam com seus pr&prios bac-bones de alta capacidade e todos se interconectam em vrios *'0s ao redor do mundo. Deste modo, todos na Internet, no importa onde este=am e quais empresas usam, so capa$es de falar com o resto do planeta. ' Internet inteira um acordo de e1panso gigantesco entre empresas para uma intercomunicao livre.

'rotocolo da Internet( sistema de nome de dom)nio *+"$,


8uando a Internet estava no comeo, ela era composta por um n2mero pequeno de computadores ligados por meio de modens e linhas telef;nicas. ,oc+ podia somente fa$er cone1%es ao fornecer o endereo I0 do computador com que quisesse estabelecer um lin-. 0or e1emplo,

um endereo de I0 t)pico deve ser ( ".(H.((. "(. Isto funcionava bem quando havia somente alguns servidores por a), mas se tornou invivel / medida que mais e mais sistemas se integraram. ' primeira soluo para o problema foi um simples arquivo de te1to mantido pelo *et<or- Information .enter 3.entro de informa%es da rede6, que mapeou os nomes para os endereos I0. 7ogo este arquivo de te1to se tornou to grande que era confuso demais para administrar. Em !GM, a Universidade de Qisconsin criou o $istema de "ome de +om)nio 3D*4 5 Domain *ame 4@stem6, que mapeia os nomes de te1to para os endereos I0 automaticamente. Desta forma voc+ somente precisa lembrar httpBLL<<<.hs<.com.brLinde1.htm, por e1emplo, em ve$ do endereo I0 da Po<4tuffQor-s.

UR-s, locali.adores de recursos uni/ormes


8uando voc+ navega na Qeb ou envia uma mensagem de e5mail, se utili$a de nomes de dom)nio. 0or e1emplo, o -ocali.ador de Recurso Uni/orme 3UR7 5 Uniform Resource 7ocator6 ChttpBLL<<<.hs<.com.brC contm o nome de dom)nio hs<.comD assim como este endereo de e5 mailB e1emploSho<stuff<or-s.com. >oda ve$ que voc+ usa um nome de dom)nio, usa os servidores D*4 da Internet para tradu$ir o nome de dom)nio leg)vel para humanos para o endereo I0 leg)vel para mquinas. ,e=a .omo funcionam os servidores de dom)nio 3D*46 para mais informa%es sobre D*4. 9s nomes de dom)nio de alto n)vel, tambm chamados de nomes de dom)nio de primeiro n)vel, incluem ..9K, .9RN, .*E>, .EDU e .N9,. Dentro de cada dom)nio de alto n)vel h uma lista imensa de dom)nios de segundo n)vel. 0or e1emplo, no dom)nio de primeiro n)vel ..9K hB

Po<4tuffQor-s Tahoo Kicrosoft

.ada nome no dom)nio de alto n)vel ..9K deve ser 2nico. ' palavra mais / esquerda, como <<<, o nome do host. Ele especifica o nome de uma mquina espec)fica 3com um endereo espec)fico de I06 em um dom)nio. 0otencialmente, um certo dom)nio pode conter milh%es de nomes de servidores, contanto que se=am todos 2nicos dentro deste dom)nio. 9s servidores D*4 aceitam solicita%es de programas e outros servidores de nome para converter nomes de dom)nio em endereos I0. 8uando uma solicitao chega, o servidor D*4 pode fa$er uma das seguintes # coisasB . pode responder / solicitao com um endereo I0 porque = conhece o endereo I0 para o dom)nio solicitadoD

(.

pode contactar um outro servidor D*4 e tentar encontrar o endereo I0 pelo nome solicitado >alve$ tenha de fa$er vrias ve$esD M. ele pode di$erB CEu no conheo o endereo I0 para o dom)nio solicitado, mas aqui est o endereo I0 de um servidor D*4 que sabe mais do que euCD #. ele pode retornar com uma mensagem de erro porque o nome de dom)nio solicitado invlido ou no e1iste.

Potrebbero piacerti anche