Sei sulla pagina 1di 5

FACULDADE DE ENGENHARIA

Departamento de Engenharia Civil Campus de Bauru/SP

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

NOTAS DE AULA

Bauru 2013

APRESENTAO Esta apostila tem o objetivo de servir como notas de aula na disciplina Estruturas de Concreto Armado, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, da Universidade Paulista UNIP, Campus de Bauru/SP. Nesta apostila encontram-se os conceitos iniciais e diversas informaes que so a base para o entendimento do projeto e dimensionamento das Estruturas de Concreto Armado. O conhecimento dos fundamentos do Concreto Armado primordial para o aprendizado da disciplina Aplicao de Estruturas de Concreto Armado (Edifcios), existente no curso de Engenharia Civil. O aprendizado deve ser complementado com o estudo dos itens constantes nas Referncias Bibliogrficas, disponvel no final desta apostila, entre outros. Ao final do curso espera-se que o aluno esteja apto a iniciar suas atividades no ramo do projeto estrutural de edifcios, em empresas ou escritrios de clculo estrutural.

O projeto estrutural consiste, resumidamente, nas seguintes etapas:

1. Concepo do sistema estrutural (horizontal e vertical) do edifcio, juntamente com o pr-dimensionamento das dimenses dos elementos;

2. Determinao e anlise dos deslocamentos e esforos solicitantes da estrutura, considerando-se obrigatoriamente os efeitos da ao do vento, dimensionamento e detalhamento das armaduras e desenhos finais.

Nas duas ltimas dcadas ocorreu um grande avano no desenvolvimento dos programas computacionais para projeto estrutural, e hoje, praticamente todos os projetos so desenvolvidos com auxlio de programas computacionais, destacando-se entre eles o brasileiro TQS.

Crticas e sugestes sero bem-vindas, pois assim a apostila poder ser melhorada.

1. CONSIDERAES INICIAIS

Antes de iniciarmos os estudos relativos disciplina objeto desta apostila, julgo importante abordar alguns temas de fundamental importncia para o entendimento e esclarecimento do papel do Engenheiro Civil na sociedade. Aspectos como origem da Engenharia Civil, suas competncias, mercado de trabalho, bem como as dificuldades e benefcios oferecidos pela graduao em Engenharia Civil, so de grande valia para o entendimento do que se espera deste profissional, alm de servir como referencial para o aluno situar-se, ou at mesmo despertar-se, na realidade o qual se encontra.

1.1 Origem da Engenharia Civil

O termo Engenharia Civil originado de uma poca em que s existiam apenas duas classificaes para a Engenharia: Civil e Militar. A Engenharia Militar era destinada apenas ao Exrcito, Marinha e Aeronutica, enquanto que a Engenharia Civil era destinada aos demais cidados. Com o tempo, a Engenharia Civil, que englobava todas as reas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vrias divises, como a Eltrica, Mecnica, Qumica, entre outras.

1.2 Escolha pela Engenharia Civil

Por possibilitar uma ampla variedade de atuao profissional, a Engenharia Civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem boa formao acadmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira. A Engenharia Civil, pela diversidade e exigncia das matrias, tem sua preferncia garantida at mesmo em outras reas de atuao. Como por exemplo, temos a grande maioria dos administradores de renome formados em Engenharia ao invs de Administrao.

1.3 Competncias do Engenheiro Civil

O Engenheiro Civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construo e/ou reabilitao (reformas). Deve estudar as caractersticas dos materiais, do solo, incidncia do

vento, destino (ou ocupao) da construo, etc. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, promovendo a anlise, dimensionamento e detalhamento dos elementos envolvidos, bem como os materiais a serem utilizados. No canteiro de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurana, sade e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurana da edificao, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas tcnicas em vigor. A Engenharia civil tem de alguma forma, relaes com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.

1.4 A Importncia do Engenheiro Civil na Sociedade

A importncia da Engenharia Civil to grande que se torna praticamente impossvel pensar o mundo sem a sua presena. Mas, se num exerccio de imaginao consegussemos criar uma cidade sem a sua interveno, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicao, energia ou sistema de gua e esgoto. O engenheiro civil , de longe, o profissional mais importante quando o assunto estrutura. S ele est habilitado a lidar com projetos e construes de edifcios, estradas, tneis, metrs, barragens, portos, aeroportos e at usinas de gerao de energia. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construo, verifica a solidez e a segurana do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e tambm o funcionamento e a conservao da rede de gua e de esgotos.

1.5 Mercado de Trabalho

O campo de trabalho vasto, mas est relacionado diretamente com a situao econmica do pas. Se estivermos passando por uma fase desenvolvimentista, certamente sobram vagas para esse profissional. O engenheiro civil pode trabalhar em escritrios de construo civil, indstrias, empresas construtoras, servio pblico, instituies especficas, bancos de desenvolvimento e investimento. Apesar de o mercado de trabalho ser vasto ele tambm muito competitivo, para ter mais chances no mercado de trabalho necessrio, alm do diploma de engenheiro civil, conhecimentos de finanas e idiomas, para que possam comear bem na carreira. Sem contar que preciso que tenha facilidade para raciocnio lgico.

1.6 Estruturao do Pensamento

Na oportunidade, no custa salientar que a Matemtica juntamente com a Fsica constitui o mais importante embasamento terico da Engenharia. Ela exerce papel estruturante do pensamento, promove o desenvolvimento do raciocnio lgico e proporciona ao estudante competncias e habilidades indispensveis aos estudos posteriores. Portanto, ela permeia todo o curso e referir-se apenas a alguns de seus tpicos pode significar uma viso compartimentada, bitolada, limitante e empobrecedora das cincias da Engenharia. comum alunos de engenharia se referirem s aulas de clculo dizendo Porque aprender isso? Eu nunca vou usar isso..., etc. importante salientar que alm do aprendizado convencional obtido, existem certos benefcios, ocultos, indiretos, como ser explicitado a seguir. Ao resolver um problema de clculo o aluno se depara com uma situao em que ele empaca e no consegue progredir. Porm, ele insiste, tenta encontrar uma sada, e de tanto tentar, pensar, ele consegue, enfim, dar continuidade na resoluo deste problema. Muitas vezes, no no mesmo dia, e tambm no debruado em cima da mesa que a soluo encontrada, mas sim ao desenvolver outra atividade qualquer do cotidiano, como ir ao banco, tomar banho, etc. Isto porque nosso crebro estar, mesmo que inconscientemente, trabalhando no sentido de encontrar um caminho para esta resoluo, ao passo que, todo o conhecimento absorvido demora certo tempo para ser digerido pelo mesmo. Existem relatos de alunos que de tanto se esforarem para resolver determinado exerccio, acabam sonhando com o mesmo e o resolvendo no sonho, tendo o lpis e o papel em primeira pessoa. Durante este processo ocorrem ramificaes em nosso crebro, fazendo com que o mesmo encontre novos caminhos e possibilidades, tornando, por assim dizer, o aluno mais inteligente. Alm do benefcio supracitado, pode ocorrer depois de muitos anos a seguinte situao: Este mesmo aluno, agora j formado, est em uma reunio com o chefe e demais engenheiros. Existe um problema do cotidiano, porm, devido circunstncia de difcil resoluo, e, quando todas as ideias parecem esgotadas, algum aparece com uma sada, ou melhor, uma resoluo para o problema em questo. E mais uma vez, mesmo sem saber, o aluno ajudado por aquela matria que ele achava que era descartvel.

Potrebbero piacerti anche