Sei sulla pagina 1di 3

Aluno: Thiago Santos Pereira Professor: Esmael Oliveira Semestre: 2 Referncia: CASTRO, Celso.

Evolucionismo Cultural textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Morgan em seu texto busca explicar a evoluo cultural do ser humano, por no obter tanta preciso em suas anlises, seus relatos tiveram um enorme valor etnocntrico quando caracterizou diversos grupos sociais como alguns menos evoludos e outros que no obtiveram um progresso avanado. No seja por isso que se deve desqualificar a importncia de seu texto para a Antropologia, com isso cabe aos estudiosos e todos os indivduos que contribui com a cincia explicar detalhadamente fatos verdicos da espcie humana e toda a sua bagagem cultural diversificada. A espcie homo sapiens no decorrer de toda a sua trajetria acumulou saberes que serviu para aprimorar as tcnicas de lidar com a natureza, devido aos ensinamentos repassados para as geraes futuras, a acumulao de saberes foi tornando-se cada vez mais rica independente da etnia de cada grupo. Souberam aperfeioar cada relao que tinham com o ambiente onde estavam inseridos. Morgan no decorrer do seu texto apresenta trs termos bastante distintos que so apresentados sendo os estados em que os homens passaram no proceder de sua histria. 1- Selvagem:

2- Barbrie:

3- Civilizao:

Buscando essas palavras no Dicionrio Aurlio elas se apresentam da seguinte significado. 1- Selvagem: 1. Das selvas, ou prprio delas. 5. Ainda no domado ou domesticado. 6. No civilizado. 7. Grosseiro, rude. 2- Barbrie: 1. Estado ou condio de Brbaro; barbarismo. Barbarismo: 1. Vcio de linguagem que consiste em erro na pronncia, grafia, gnero. 3- Civilizado: Civilizao: 1. Conjunto de aspectos da vida material e cultural de um grupo social em qualquer estgio de seu desenvolvimento. 2. Essas caractersticas no mais alto grau de sua evoluo, em especial o progresso alcanado no mundo contemporneo. Estes termos vo ser detalhados passo a passo, porm, no texto do Morgan ele usou estes termos para caracterizar o estado de alguns grupos sem dar importncia na particularidade que cada cultura apresentava. Isso acabou inferiorizando determinados grupos com culturas totalmente ricas em sua totalidade. O significado existente em cada ao humana pode ser estranho dependendo do ponto de vista do observado. Lembrando que avaliar culturas com base nos seus prprios princpios ou de outros grupos se torna uma viso etnocntrica que dentro da antropologia um erro gravssimo. Com o processo do desenvolvimento humano, as invenes e todas as descobertas que o homem pode criar gradualmente, Morgan subdividiu esse processo da seguinte maneira. 1 Os meios de subsistncia/ 2 O Governo/ 3 A Linguagem/ 4 A Famlia/ 5 A Religio/ 6 A vida domstica e a arquitetura/ 7 A propriedade Morgan fez uma anlise de como seria o processo de evoluo cultural Os meios de subsistncia e todas as tcnicas constantemente estavam se aprimorando, claro que isso no foi de um dia para o outro, o conhecimento adquirido era repassado para a gerao seguinte. As primeiras organizaes de governo deviam ser observadas para no estado selvagem e iriam evoluir at a sociedade poltica atual. Antes das primeiras palavras os gestos predominavam a comunicao, at que o fonema da palavra pudesse ganhar um significado, isso iniciaria com palavras monossilbicas e mais adiante as palavras polissilbicas. A formao das famlias manifestou-se pelo sistema de consanguinidade, afinidade etc. A formao das primeiras crenas divinas eram consideradas banais devido falta de uma suposta sistematizao religiosa, apesar, que hoje nas crenas no existem fundamentao cientfica que prove ou negue a existncia de deuses, mas, como o prprio nome crena j trs a sua prpria definio, no

necessrio essa comprovao. Hoje as crenas tem o mesmo valor moral das primeiras que surgiram. A arquitetura Para Morgan o homem civilizado visto como o mais moderno de todos os outros que os antecederam sendo o pice de toda a histria.

Celso castro no seu livro cita que a tradio evolucionista nunca foi homognea, por mais que o ser humano tenha evoludo culturalmente no se pode indicar um padro correto a ser seguido de cultura. Os seres humanos evoluram em diversos aspectos, de diversas formas e em diversos grupos.

Potrebbero piacerti anche