Sei sulla pagina 1di 3

Guia de Comunicao do Projeto Ministrio das Cidades para o Curso de Capacitao Trabalho Social em Programas de Habitao de Interesse Social

Este Guia tem como objetivo estabelecer diretrizes para comunicao externa do Curso de Capacitao - Trabalho Social em Programas de Habitao de Interesse Social e orientar quanto ao uso, prticas e condutas relacionadas. O guia abrange gerao e atualizao de contedo e aspectos afins, visando uma comunicao coerente e eficaz.

Site

Qual a proposta? A partir dos processos de construo do curso e de formao da equipe do curso de capacitao - Trabalho Social em Programas de Habitao de Interesse Social, o site atuar como uma vitrine para todos os envolvidos no curso e interessados pelo tema. Ser um canal dinmico de divulgao de notcias, eventos, servindo como centralizador de contedo relacionado ao Curso. Assim, mesmo sendo um curso de curta durao, o site servir como uma fonte aglutinadora de informaes que poder ser acessada a qualquer momento. Atravs de notcias sobre as formaes oferecidas aos tutores, o site mostrar institucionalmente a seriedade e o compromisso do projeto atravs dos processos de realizao do curso, evidenciando a dimenso da oferta e legitimando sua importncia. O espao de notcias tambm estar aberto para sugestes de pautas vindas por parte da coordenao e da prpria equipe.

Qual a finalidade? O site tem a finalidade de passar informaes de atrair o interesse do pblico-alvo e mostrar de forma transparente o trabalho realizado pela equipe UFSC | NUTE.

Qual o pblico-alvo? O pblico-alvo do site engloba o pblico interno do Curso, pessoas que trabalham na rea, dentro das prefeituras e dos rgos financeiros; o estudantes, os tutores, e a equipe; e tambm o pblico externo, formado formado por tcnicos atuantes na esfera governamental municipal, estadual e do Distrito Federal, entidades sem fins lucrativos e agentes operadores/financeiros.

Linguagem? Atravs da aproximao com a linguagem jornalstica, utilizaremos os ttulos das postagens em formato de manchete, com a presena de verbo e sempre procurando imagens (fotografias ou ilustraes ) para o site ficar mais atrativo. Esse formato consegue atingir e comunicar tanto a estudantes como instituies. A linguagem jornalstica dever ser utilizada de forma direta e objetiva, assim contribuir para a proposta de mostrar a seriedade do projeto.

Qual a linha editorial?

O site do Curso busca alinhar sua comunicao viso da Universidade Federal de Santa Catarina e do Ministrio das Cidades.

Tipo de postagens? As postagens consistiro de: notcias sobre o Curso produzidas por nossa prpria equipe; reprodues de notcias sobre o tema; notas objetivas que daro informaes importantes ou passaro recados; e textos de cobertura de eventos relacionados ao Curso.

Quantidade de postagens? A quantidade de postagens ser conforme a demanda e a necessidade, mas haver o mnimo de uma postagem semanal.

Fan Page

Proposta? Semelhante proposta do site, a proposta da fan page divulgar informaes relacionadas ao curso de Capacitao - Trabalho Social em Programas de Habitao de Interesse Social, tornando-se um canal aglutinador desses contedos. A diferena que na fan page sero utilizados os recursos que o Facebook oferece, como a publicao de lbuns de fotos, e haver a possibilidade de interao do usurio, que poder curtir, compartilhar e comentar as publicaes.

Qual a finalidade? A finalidade da fan page comunicar de forma dinmica e visual, atraindo a ateno do usurio e promovendo a interao aos interessados no tema. O Facebook uma rede social muito popular e presente na vida das pessoas, por isso, fazer uso dele uma forma eficaz de informar e divulgar contedo.

Qual o pblico-alvo? O pblico-alvo da Fan Page engloba o pblico interno do Curso, a equipe do Sistema de Acompanhamento ao Estudante, os estudantes, os autores e equipe, e tambm o pblico externo, formado por tcnicos atuantes na esfera governamental municipal, estadual e do Distrito Federal, entidades sem fins lucrativos e agentes operadores/financeiros.

Linguagem? A Fan Page no Facebook um canal de comunicao que possibilita uma linguagem menos formal, mais prxima da lngua falada. Usar teor minimamente emocional para aproximar o leitor e convida-lo para a interao, fazendo tambm perguntas aos estudantes (curta, compartilhe, o que voc acha?, conte sua experincia, etc.). Entretanto, a comunicao no deve ser coloquial nem desrespeitar as regras gramaticais.

Qual a linha editorial? O Fan Page do Curso buscar alinhar sua comunicao viso da Universidade Federal de Santa Catarina e ao Ministrio das Cidades.

Tipo de postagens? As postagens da fan page no facebook sero visualmente atrativas. Haver o registro de eventos ocorridos (formaes, reunies importantes, palestras) atravs da publicao de lbuns de fotos com pequenas descries. Poder ser feito o compartilhamento de publicaes da fan page do Ministrio das Cidades que tenham a ver com Programas de Habitao de Interesse Social.

Quantidade de postagens? Como na Fan Page sero replicadas as postagens do site, haver um mnimo de uma por semana, mas as publicaes se daro conforme demanda e necessidade.

Obs: Adotaremos um padro visual dos caracteres, ou seja, padronizaremos tipo de fonte, tamanho, cor e alinhamento dos textos antes de publicados.

Potrebbero piacerti anche