Sei sulla pagina 1di 3

RESUMO DO TRABALHO DE LIXO E RECICLAGEM

Lixo Lixo todo material descartado, proveniente das atividades humanas. Dados sobre o lixo produzido no Brasil No Brasil so produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de So Paulo a que mais produz lixo no pas, com cerca de 19 mil toneladas por dia. Composio do lixo brasileiro: - lixo orgnico (52%) - papel e papelo (26%) - plstico (3%) - metais como, por exemplo, ferro, alumnio, ao, etc. (2%) - vidro (2%) - outros (15%) Destino do lixo brasileiro: - aterros sanitrios (53%) - aterros controlados (23%) - lixes (20%) - compostagem e reciclagem (2%) - outros destinos (2%) Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro: - O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumnio que so descartadas; - Apenas 55% das garrafas PET so recicladas. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma),todos os anos as cidades geram 1,3 bilho de toneladas de resduos slidos. Segundo as estimativas da agncia, a quantidade de lixo deve chegar a 2,2 bilhes de toneladas at 2025. A situao mais grave nos pases de baixa renda, onde, muitas vezes, o volume de coleta do lixo no alcana sequer a metade da quantidade produzida.

Aterro Sanitrio Um aterro sanitrio uma forma para a deposio final de resduos slidos gerados pela atividade humana. Nele so dispostos resduos domsticos, comerciais, de servios de sade, da indstria de construo, ou dejetos slidos retirados do esgoto.

Lixo Lixo uma forma inadequada de disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica.

Coleta Seletiva Coleta seletiva de lixo um processo que consiste na separao e recolhimento dos resduos descartados por empresas e pessoas.

Tempo Mdio de decomposio do lixo: Lata de alumnio - 200 a 500 anos Nylon - 650 anos Plstico - 450 anos Latas de conserva - 100 anos

Reciclagem A reciclagem o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto.

A regra dos 3 R: 1. Reduzir: Sempre que possvel devemos diminuir a nossa produo de resduos, pois quanto menos produzirmos, menores sero os problemas para acondicionar, coletar, transportar e dar destino final. 2. Reutilizar: Frequentemente podemos reutilizar materiais que no passado seriam simplesmente descartados. 3. Reciclar: Significa transformar resduos em novos produtos.

Principais cores de separao do lixo para reciclagem: Azul: papel/papelo Vermelho: plstico Verde: vidro Amarelo: metal

Reciclagem no mundo Entre os pases que mais reciclam esto os Estados Unidos, o Japo, a Alemanha e a Holanda. Os EUA, por exemplo, conseguem reaproveitar pouco mais da metade do que vai parar nas lixeiras.

Reciclagem no Brasil: O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumnio que so descartadas; Apenas 55% das garrafas PET so recicladas. O Brasil j lder em reciclagem de papelo.

Potrebbero piacerti anche