Sei sulla pagina 1di 7

tecmundo.com.br http://www.tecmundo.com.br/google/49415-6-coisas-bizarras-que-a-google-esta-planejando.htm? utm_source=facebook.

com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande

6 coisas bizarras que a Google est planejando

(Fonte da imagem: Reproduo/Independent) A cada dia, a Google nos surpreende com uma novidade. Seja pela aquisio de uma nova empresa ou sugesto de uma possvel tecnologia atravs de uma patente, a companhia consegue impressionar e amedrontar com suas ideias mirabolantes. Nos ltimos anos, a empresa evoluiu muito seus servios e gadgets, dando passos largos com prottipos que podem revolucionar o futuro do mundo. A verdade que a empresa tem ideias bem bizarras, algumas que talvez nunca cheguem, de fato, ao consumidor. Ano passado, a Google obteve uma srie de patentes que podem emplacar em um futuro breve. Reunimos neste artigo algumas dessas propostas malucas que podem ser muito bem aproveitadas ou que simplesmente podem acabar com a privacidade das pessoas.

1. Fotografias automticas ao seu redor


Pensando em capturar imagens de montanhas e locais de difcil de acesso, a Google registrou uma patente em 2011 que garantiu a criao de um aparelho alongado com sensores de localizao, lentes e um boto de ativao capaz de capturar imagens automaticamente de uma determinada regio que esteja cercando a pessoa que est utilizando o dispositivo.

(Fonte da imagem: Reproduo/Geek Wire) Difcil entender, no? Bom, trata-se de um produto com diversas lentes que carregado nas costas do montanhista. Com uma vara, a pessoa bate no cho quando deseja capturar uma imagem. As lentes do dispositivo automaticamente vo captar todo o entorno. Essa inveno pode, futuramente, ser aproveitada para pessoas com deficincias motoras.

2. Teclado projetado nas mos


O Google Glass pode ser um gadget muito inteligente, mas dificilmente ele consegue entender os comandos em um ambiente muito barulhento. Para resolver esse problema e garantir uma forma rpida e fcil de digitao, a Google patenteou um teclado de projeo a laser que ser exibido na mo do utilizador.

(Fonte da imagem: Reproduo/Cnet) Para conseguir compreender os comandos, o Glass deve ficar acompanhando os movimentos com a cmera. Aps verificar que determinado boto foi pressionado, o gadget retorna o caractere na tela. Por ora, isto apenas uma patente, mas a ideia existe e no deve ser muito difcil adapt-la aos culos inteligentes da companhia.

3. Seus gestos pertencem Google!


J imaginou como ser o compartilhamento de informaes nas redes sociais do futuro? A Google j teve muitas ideias! A mais genial a interpretao de gestos do usurio. Basta usar suas mos e posicion-las em forma de corao para que o Glass interprete o gesto e entenda que voc curtiu um determinado produto.

(Fonte da imagem: Reproduo/Independent) Ao verificar que voc gostou de um objeto qualquer (seja um jogo ou uma roupa em uma vitrine), o Glass pode tirar uma foto e rapidamente direcion-lo para o sistema de postagem do Google+. De acordo com as informaes da patente, o gadget pode reconhecer outros gestos, mas no se sabe o que a Google vai aplicar em seu produto. Ser

que essa moda pega?

4. A Google cria suas postagens


Interagir nas redes sociais divertido, mas h vezes em que no temos muito tempo para conferir as postagens do amigo, tampouco temos como comentar em determinadas mensagens. Para agilizar esse processo, a Google pretende criar textos automticos que voc possivelmente colocaria nas redes sociais.

(Fonte da imagem: Reproduo/GigaOM) Analisando seus comentrios anteriores em posts relacionados, o software da Google poderia criar uma mensagem automtica para voc ter maior participao nas conversas com os amigos. De acordo com os dados da patente, o aplicativo notifica o usurio antes de enviar um comentrio, garantindo que nenhuma mensagem robotizada seja postada sem autorizao.

5. Monitorando seus olhos para gerar melhores anncios


A Google j tem um vasto conhecimento na rea de anncios, mas parece que a simples relao entre pginas visitadas no algo que satisfaz a empresa. Para o futuro, a Google registrou uma patente que pretende monitorar os olhos e conferir quando as pupilas do usurio esto mais dilatadas, sabendo qual o anncio que est chamando sua ateno.

(Fonte da imagem: Reproduo/United States Patent and Trademark Office ) Essa tecnologia pode ser implantada no prprio Google Glass, mas tambm pode ser adicionada em vitrines e outros objetos que ofeream anncios. Com isso, a Google ter um incrvel sistema que relaciona os interesses do mundo real com anncios no mundo virtual.

6. Os anncios no podem parar


Se voc acha que o monitoramento de seus olhos no invaso de privacidade suficiente, saiba que a Google pode ir muito alm com propagandas baseadas nas condies do ambiente. A patente registrada em 2008 pode saber como esto as condies climticas e oferecer anncios relativos ao seu ambiente real.

(Fonte da imagem: Reproduo/Search Engine Watch) Graas enorme quantidade de gadgets com diversos sensores e equipados com o sistema Android, a Google pode verificar temperatura, umidade, som, luz e at a composio qumica do ar em sua volta. Com isso, os programas inteligentes de anncios da Google no tero limites para oferecer os melhores produtos.

Tecnologias muito invasivas?


Bom, essas so apenas algumas das tantas patentes que a Google detm e que podem ser aplicadas em gadgets e servios futuros da companhia. Ainda que sejam muito inteligentes e tenham as melhores intenes, no h como olhar para essas tecnologias e no sentir um bocado de receio quanto invaso de privacidade que elas podem causar. Ser que a Google est indo longe demais? Realmente precisamos de celulares e programas tomando tantas decises por ns? Queremos um mundo recheado de propagandas? Deixe sua opinio sobre o assunto.

Potrebbero piacerti anche