Sei sulla pagina 1di 3

!

JORNADA ESPIRITUAL DE UM DISCPULO

"!

Temos escrito anteriormente que discipulado um processo contnuo que leva toda nossa vida, mas para entender melhor como isto acontece podemos dividir em etapas, no querendo com isto generalizar e acreditar que Deus s prepara discpulos atravs destas etapas. O propsito deste texto procurar sistematizar um processo que acontece em nossa jornada espiritual. Tomo como referncia os livros Descubra onde voc est? 1 e The Different Drum: Community Making and Peace2. Falar de etapas nos ajuda a entender o que uma pessoa precisa para conseguir maturidade, entendendo que todo discpulo precisa ser guiado de uma fase para a prxima, da a importncia de ter algum, um discipulador que nos oriente nessa jornada. O livro Descubra onde voc est?, divide o processo de crescimento espiritual de uma pessoa em 4 etapas, como o mostra o quadro a seguir:
CONHECENDO O CRISTIANISMO Creio em Deus, mas no estou certo a respeito de Cristo. Minha f no parte significativa de minha vida. CRESCENDO EM CRISTO Creio em Jesus e estou buscando saber o que significa conhec-lo. PERTO DE CRISTO Sinto-me realmente perto de Cristo e dependo de sua orientao diria. CENTRADO EM CRISTO Deus tudo de que preciso em minha vida. Ele me basta. Tudo que fao um reflexo de Cristo.

Para os autores Hawkins e Parkinson, o crescimento espiritual est diretamente relacionado crescente intimidade com Cristo, por isso estas 4 etapas esto relacionadas pela distncia ou proximidade de seu relacionamento com Cristo. O livro The Different Drum: Community Making and Peace, tambm divide o desenvolvimento espiritual de uma pessoa em 4 etapas, sendo as seguintes:
ANOMIA Pessoa sem Deus e sem Lei. LEGALISTA O recm converso descobre Deus e se deleita em Sua Lei e na ordem de Seu Reino. DECEPO O cristo percebe as falhas em si mesmo, nos outros e na igreja e se decepciona. MATURIDADE O cristo descobre que apesar dos defeitos, Deus o chama para um propsito de vida maior.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"!#$%&'()*!+,-.!/0*!1$2&'()3(*!45667*!!"#$%&'()*+,")-*$.)"#/01*!)89!15:69*!;<=5*!>??@! >!1A4&*!B0!)C9DD0!23")!455"'"+/)!'%67)8*66%+4/9):(;4+<)(+,)="($">!(-E!F9,G*!)<H9I!5I=!)CJ:KD-,*!"L@M*!N!"@MO

>?P!

>!

Para M. Scott Peck as pessoas se movem por quatro fases em sua jornada espiritual. Ele afirma: Assim como existem fases discernveis no desenvolvimento fsico e psicolgico do ser humano assim tambm h fases no crescimento espiritual.3 Ao conhecer a proposta dos autores, percebe-se claramente a necessidade de acompanhar uma pessoa na sua jornada espiritual, o grande problema em nossas igrejas, receber novos cristos e achar que aps a Profisso de F eles esto aptos para caminhar soizinhos. O fruto deste erro produz em nossas igrejas, eternas crianas espirituais, que acreditam que anos de membresia produzem maturidade. Ao nos confrontar com esta crua realidade, podemos entender que temos um grande nmero de cristos imaturos. O problema desta situao que muitos deles chegam a ter cargos de liderana, ocasionando uma igreja doente, sendo guiada por cristos imaturos. Com certeza esse o grande problema da igreja evanglica brasileira, ela grande em tamanho, porm fraca na sua maturidade. UMA IGREJA QUE NO FAZ DISCPULOS Uma igreja que possui um alto nmero de crianas espirituais, produzir uma igreja morna, que deixa de ser sal da terra, substituindo a vontade de Deus pela realizao pessoal de gostos de seus lderes. Infelizmente isto desenvolver na mente dos cristos a possibilidade de ser uma igreja que no faz discpulos, esquecendo que Deus chamou aos cristos das trevas para sua maravilhosa luz, e a estes compete manifestar sua glria aqui na terra Assim, quer vocs comam, bebam ou faam qualquer outra coisa, faam tudo para a glria de Deus. (1 Co 10:31). A igreja a depositria das riquezas da graa de Cristo. Uma igreja que se acostuma a no fazer discpulos se torna doente e neste caso produz cristos e lderes doentes, com isto a igreja comea a realizar aquilo que Jesus advertia para no fazer E, tambm, ningum acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha (Mt 5:15). Ainda que parea irnico, temos igrejas que em vez de ser luz do mundo, tm se conformado simplesmente com um funcionalismo, onde realizar algumas atividades so o alvo da existncia dela. Segundo Brad Powell4 uma igreja doente precisa urgentemente realizar transies, estas devem ser realizadas nas seguintes reas:

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

P!1A4&*!B0!)C9DD0!23")!455"'"+/)!'%67)8*66%+4/9)6(;4+<)(+,)="($"0!(-E!F9,G*!Q9:CJKD9I-!A=<D<9IK*!"L@M*!N0!"@M0! R!13%A//*!S,5=*!T45HU<5!D:!<.6-K<5!N5,5!U<-IV*!(5KJW<66-*!QJ9H5K!(-6K9I*!>?"?*!N!"P!

! 1. Transio Cultural

P!

Muitas igrejas ficam estagnadas em dogmas das suas instituies, estas aprisionam os membros em tradies religiosas antigas que em algum momento funcionaram, porm, no tem a fora de chegada para a cultura atual. Quando se toma como objetivo da igreja perpetuar um modo de ser como tradio, isto enfraquecer sua misso e a levar a estar doente. 2. Transio Geracional A igreja para ser luz do mundo precisa dialogar com todas as geraes. Focaliz-la para uma s gerao traz consequncias de estagnao e eventualmente a morte. No entender isto far que percamos a gerao atual e as seguintes. 3. Transio Organizativa A organizao da igreja precisa entender a comunidade atual na qual a igreja est inserida, isto far que ela tenha ministrios (organizao) que contribuam para o desenvolvimento das pessoas que esto ao seu redor. O problema quando a igreja est organizada com uma viso que no a apropriada para a poca que ela est vivendo, a consequncia que deixa de ser relevante para o contexto que se encontra. 4. Transio Metodolgica A Palavra de Deus no muda, porm, os mtodos sim podem ser mudados. Achar que Deus s aprova um tipo de mtodo faz que os princpios que Deus ensina na sua Palavra sejam deixados de lado, tornando o Evangelho sem relevncia na comunidade. 5. Transio Filosfica A maioria das igrejas doentes trabalham para no perder membros, deixando o evangelismo fora de suas aes. Esta doena focaliza todas as atividades da igreja para as pessoas que esto dentro dela, esquecendo as que esto de fora. 6. Transio Espiritual Uma renovao espiritual constante necessria em nossas igrejas, para assim evitar as brigas internas, a falta de amor e esperana.

Rev. Csar Ramrez Pastor da IPI Rio Pequeno

Potrebbero piacerti anche