Sei sulla pagina 1di 20

L

uesa, g u t r o P Lngua , o sica e F o a d e R uca ) Ar tes, Ed oderna (Ingls eira M g n a r t s tal ngua E
18/12/2 011 - d

men a d n u F s 12h Ensino as 08h

Instrues
Esta prova possui 30 (trinta) questes. Para cada questo, h apenas 1 (uma) resposta correta a ser escolhida por voc entre um conjunto de 4 (quatro) opes. Leia as questes com muita ateno e tenha em mente que elas esto dentro do que voc estudou. Resolva as questes da prova e marque suas respostas, primeiramente, na Folha de Respostas rascunho que se encontra na prxima pgina. Use todo o tempo disponvel e faa uma reviso nas respostas antes de transcrev-las para a Folha de Respostas personalizada. Cuidado e muita ateno com a ordem da marcao. Ao concluir a resoluo da prova, voc dever solicitar ao Fiscal Aplicador a sua Folha de Respostas personalizada e, ao receb-la, verifique se o seu nome e os demais dados pessoais e relacionados sua inscrio esto corretos. Transcreva, com muita ateno, todas as suas respostas para a Folha de Respostas personalizada, utilizando caneta esferogrfica azul ou preta. Para isso, basta preencher a quadrcula correspondente opo correta. Por exemplo, se voc considerar que a resposta da questo nmero 01 a letra B e, que da questo nmero 02 a letra C, preencha a Folha de Respostas, como ilustrado a seguir.

Assinale apenas uma opo em cada questo, pois se voc marcar mais de uma, a questo ser anulada. No ser permitido o uso de corretivos ou outras rasuras na Folha de Respostas, porque ela no poder ser substituda quando voc rasur-la, amass-la ou caso haja duplicidade de marcao de opes numa mesma questo. BOA PROVA!

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

REDAO Leia os textos motivadores abaixo e, em seguida, faa uma produo textual que atenda proposta de redao. Texto 1 Hino de Minas Gerais Oh! Minas Gerais Oh! Minas Gerais Quem te conhece No esquece jamais Oh! Minas Gerais Tuas Terras que so altaneiras O seu cu do puro anil s bonita oh terra mineira Esperana do nosso Brasil [...] Oh! Minas Gerais Teus regatos a enfeitam de ouro Os teus rios carreiam diamantes Que faiscam estrelas de aurora Entre matas e penhas gigantes Tuas montanhas so preitos de ferro Que se erguem da ptria alcantil Nos teus ares suspiram serestas s altar deste imenso Brasil Oh! Minas Gerais Oh! Minas Gerais Quem te conhece No esqueces jamais Oh! Minas Gerais.
MORAIS, Jos Duduca. (Adaptao da Valsa Viene sul Mare). Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/hinos-deestados/126612/>. Acesso em: 20 ago. 2011. Fragmento.

Texto 2 Minas Gerais uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a quarta maior em extenso territorial, que de 586.528 km, superior da Frana. [...]. O estado o segundo mais populoso do Brasil, com quase 20 milhes de habitantes. Sua capital a cidade de Belo Horizonte, que rene em sua regio metropolitana cerca de cinco milhes de habitantes, sendo, assim, a terceira maior aglomerao populacional do pas. Minas Gerais possui o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil, superado apenas pelos estados de So Paulo e Rio de Janeiro, embora em um importante indicador de capacidade econmica, a arrecadao de ICMS, Minas tenha superado o Rio de Janeiro na classificao nacional. Tambm muito importante sob o aspecto histrico: cidades erguidas durante o ciclo do ouro no sculo XVIII consolidaram a colonizao do interior do pas e esto espalhadas por todo o estado. Alguns eventos marcantes da histria brasileira, como a Inconfidncia Mineira, a Revoluo de 1930, o Golpe Militar de 1964 e a campanha pela abertura poltica em meados da dcada de 1980 mais conhecida como Diretas J, foram arquitetados em Minas Gerais.
Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais >. Acesso em: 20 ago. 2011. Fragmento.

Com base nos textos motivadores apresentados e nos seus conhecimentos individuais, redija um texto argumentativo na modalidade culta da Lngua Portuguesa, com aproximadamente 20 (vinte) linhas, sobre o tema Minas Gerais: patrimnio nacional, discutindo a importncia do estado de Minas Gerais para o nosso pas, seja no aspecto poltico, econmico e/ou cultural. No se esquea de organizar o seu pensamento de forma coesa e coerente, com argumentos e fatos que o auxiliem na defesa do seu ponto de vista.

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

Apresente um ttulo ao seu texto. Observaes: O texto dever ser produzido, primeiramente, no rascunho abaixo e, em seguida, transcrito para a Folha de Redao. Releia o seu texto antes de transcrev-lo para a Folha de Redao. A transcrio para a Folha de Redao tem que ser realizada com letra legvel, sem rasuras e caneta de tinta azul ou preta, dentro do espao delimitado para a sua escrita. Desenvolva seu texto em prosa, dentro da tipologia argumentativa: no redija narrao, nem poema.

A R

C S
2

N U

O H

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

A R

C S
3

N U

O H

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

LNGUA PORTUGUESA - QUESTES DE 01 A 20 Leia o texto abaixo para responder s questes de 01 a 05. Antonio Cardoso do Amaral eleito o Homem do Ano pelos internautas Professor de Cocal dos Alves, Piau, transformou o municpio no campeo da Olimpada Brasileira de Matemtica. Antonio Cardoso do Amaral, professor de matemtica do Piau, venceu a eleio de Homens do Ano ALFA Escolha do Leitor, realizada no site de ALFA. Filho de analfabetos, Amaral o responsvel pelo treinamento de alunos de escolas pblicas de Cocal dos Alves para a Olimpada Brasileira de Matemtica. Eu ensino a matemtica como de fato ela : uma disciplina cumulativa, cujo avano feito aos poucos. No quero enganar os alunos, jogando uma frmula ou uma regra. Para conseguir esse resultado, o professor mobilizou toda a cidade e utilizou as redes sociais como Facebook e Twitter. A eleio no site de ALFA foi destaque na mdia piauiense [...]. Meu desafio muito grande. Estou ajudando a transformar a vida das pessoas em Cocal dos Alves, disse o professor durante a festa Homens do Ano, realizada na noite de segunda-feira, 5, em So Paulo. [...] Todos os seus alunos que se candidataram Universidade Federal do Piau (UFPI) foram aprovados. Os resultados alcanados podem ser considerados verdadeiros milagres. Os recursos das escolas, em suas palavras, so minmos. O professor ganha cerca de R$ 3 mil reais por ms pelas 60 horas-aula que ministra. Eu j pensei em sair de Cocal dos Alves, mas foi muito trabalho para chegar at aqui. Eu tenho muitos alunos. No posso abandon-los agora. [...]
Disponvel em: <http://revistaalfa.abril.com.br/>. Acesso em: 11 set. 2011. Fragmento.

QUESTO 01

PF01SU11.2

Considerando as caractersticas estruturais, temticas e o meio de circulao, conclui-se que esse texto um exemplo de A) artigo de opinio. B) e-mail. C) notcia. D) relato. QUESTO 02
PF02SU11.2

No trecho Eu ensino a matemtica como de fato ela :..., os dois pontos foram usados para introduzir uma A) crtica. B) enumerao. C) explicao. D) opinio.

REDAO | LNGUA PORTUGUESA | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 03 Nesse texto, o ttulo e o subttulo A) antecipam o assunto que ser tratado no texto. B) criam suspense em relao ao que ser abordado. C) expressam de modo crtico o assunto em questo. D) manifestam uma opinio sobre o assunto do texto. QUESTO 04

PF03SU11.2

PF04SU11.2

Com a fala Meu desafio muito grande. Estou ajudando a transformar a vida das pessoas em Cocal dos Alves,..., o professor expressa A) autoridade. B) desnimo. C) egosmo. D) otimismo. QUESTO 05
PF05SU11.2

Qual a justificativa para a afirmao Os resultados alcanados podem ser considerados verdadeiros milagres.? A) As escolas dispem de poucos recursos. B) As universidades so muito difceis. C) Os alunos tm baixo rendimento. D) Os professores so mal remunerados. Leia o texto abaixo para responder questo 06.

Disponvel em: <http://cantinhodosaber.buscasuluminense.com/wp-content/uploads/2010/01/Cartaz-com-as-Palavrinhas-M%C3%A1gicas. jpg>. Acesso em: 18 jul. 2010.

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 06 Qual a palavra que resume a ideia desse texto? A) Amizade. B) Educao. C) Magia. D) Perdo. Leia o texto abaixo para responder s questes 07 e 08. Geleia de morango com limo Tipo de Culinria: Culinria Popular. Categoria: Doces. Subcategorias: Docinhos. Rendimento: 1 poro. Ingredientes: 1 kg de morango; 1 kg de acar; 20 ml de suco de limo; 1 envelope de gelatina incolor sem sabor. Modo de preparo:

PF06SU11.2

Escolha os morangos maduros. Coloque-os sobre uma peneira, mergulhe em gua fria e escorra bem. Retire os cabinhos e corte em dois os morangos maiores. Deixe macerar uma noite inteira numa tigela com o acar. Coloque ento os morangos numa panela de cobre ou ao inoxidvel, com o suco de limo e a gelatina preparada. Deixe ferver e mantenha no fogo por mais 5 minutos. A seguir, coe tudo numa peneira retirando apenas o caldo do morango, sem desmanch-lo muito. Voc obter um xarope. Leve o xarope ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Em seguida, junte os morangos. Repita essa operao algumas vezes retirando sempre a espuma que se forma. Feito isso, retire do fogo e despeje a geleia em potes, pouco a pouco, para que os morangos no subam superfcie. Deixe que entre o mnimo possvel de ar entre a geleia e a tampa; assim obter uma melhor conservao da geleia.
Disponvel em: <http://cybercook.terra.com.br/receita-de-geleia-de-morango-com-limao.html?codigo=8950>. Acesso em: 11 set. 2011.

QUESTO 07 Nesse texto, a expresso Feito isso transmite ideia de A) adio. B) condio. C) concluso. D) tempo.
6

PF07SU11.2

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 08 De acordo com esse texto, o tempo de preparo dessa receita de A) alguns minutos. B) pelo menos dois dias. C) poucas horas. D) um dia inteiro. Leia o texto abaixo para responder s questes de 09 a 15.

PF08SU11.2

Perdoem-me os pessimistas de planto, que olham para o Brasil como um pas que muito fala e pouco faz. A eles dedicada esta edio. Apesar de ser uma viso cautelosa, o pessimismo pode inibir a compreenso da realidade, pois ignora processos. O importante questionar, econmica e socialmente, o alinhamento das agendas e desses processos com o desenvolvimento sustentvel, por serem equnimes, justos e respeitosos com o meio ambiente. Dito isto, precisamos entender que, nas ltimas trs dcadas, o Brasil se transformou e conseguiu tomar a direo certa, pautado pelo consenso: no h um s agente da sociedade brasileira que discorde da necessidade em melhorar a competitividade do setor produtivo, por meio da inovao e da resoluo do grande problema que a gerao de resduos. A proposta desta edio [...] fazer uma anlise mais cuidadosa dos setores da cincia, tecnologia e inovao e de resduos slidos e saneamento ambiental. Em inovao, o Brasil ainda patina. Apesar de nossa reconhecida criatividade, no registramos um nmero de patentes condizentes com uma populao de 190 milhes, com as dezenas de milhes de empresas ativas, nem com a diversidade cultural e biolgica de nosso pas. Nossa comunidade togada de 12 mil doutores e 41 mil mestrados nos coloca entre os 15 pases que mais geram conhecimento de qualidade, mas na corrida por patentes, estamos na 68 posio: em 2010 registramos apenas 422 patentes, uma frao dos 45 mil registrados pelos Estados Unidos e dos 12 mil registrados pela China. [...]
Disponvel em:<http://www.revistasustentabilidade.com.br/editorial/editorial-da-revista-sustentabilidade-edicao-especial-jun-jul>. Acesso em: 11 set. 2011. Fragmento.

QUESTO 09

PF09SU11.2

No trecho ... por serem equnimes, justos e respeitosos com o meio ambiente., o uso da palavra destacada imprime ao texto um tom A) crtico. B) enftico. C) positivo. D) questionador. QUESTO 10 A finalidade desse texto A) alertar sobre um problema. B) criticar um posicionamento. C) opinar sobre um assunto. D) relatar um fato ocorrido.
7 PF10SU11.2

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTO 11 No primeiro pargrafo desse texto, o autor refere-se aos pessimistas como pessoas A) desinformadas. B) insensveis. C) perigosas. D) rancorosas. QUESTO 12 No trecho ... que a gerao de resduos., o pronome em destaque refere-se palavra A) competitividade. B) gerao. C) problema. D) resduos. QUESTO 13 uma afirmao contida nesse texto: A) O Brasil um pas criativo, mas ainda descuidado em relao inovao. B) O Brasil um pas resistente em relao ao registro de patentes. C) Os brasileiros concordam que falta competitividade ao setor produtivo. D) Os brasileiros copiam ideias alheias por falta de iniciativa. QUESTO 14 Em que fragmento desse texto h uma palavra usada no sentido figurado? A) A eles dedicada esta edio.. B) O importante questionar,.... C) A proposta desta edio.... D) Em inovao, o Brasil ainda patina.. QUESTO 15

PF11SU11.2

PF12SU11.2

PF13SU11.2

PF14SU11.2

PF15SU11.2

No trecho Apesar de nossa reconhecida criatividade,..., a expresso em destaque introduz uma circunstncia de A) causa. B) comparao. C) concesso. D) condio.

REDAO | LNGUA PORTUGUESA | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

Leia o texto abaixo para responder s questes 16 e 17.

SOUSA, Maurcio de. Disponvel em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira191.htm>. Acesso em: 5 out. 2011.

QUESTO 16 Observando-se o ltimo quadrinho, percebe-se que A) a menina foi atacada pelo animal. B) a menina teve medo do animal. C) o menino pretendia dar um susto na menina. D) o menino queria seu animal de volta. QUESTO 17 Na frase Que desenho da hora!, a menina expressa A) crtica. B) elogio. C) gozao. D) inveja.

PF16SU11.2

PF17SU11.2

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

Leia o texto abaixo para responder s questes de 18 a 20. Semente de abbora melhora o humor e a depresso Rica em cidos graxos mono e poli-insaturados, a semente de abbora possui elevado teor de fibras e fonte de minerais, como zinco, magnsio e potssio, alm de vitaminas E, A e do complexo B. O leo de semente de abbora extravirgem possui sabor suave, o que permite sua utilizao em diversas preparaes, principalmente em saladas. Torrada e salgada pode ser acrescentada aos pes, sopas e saladas ou usada como aperitivo. Moda, substitui o sal para temperar. Benefcios da semente de abbora Sade do corao O leo de semente de abbora extravirgem fonte de mega 9, cido graxo monoinsaturado que auxilia na preveno e controle de doenas cardiovasculares. Seu consumo auxilia na reduo do colesterol e triglicrides. Como a semente rica em potssio, auxilia no controle da presso arterial. [...] Sistema imunolgico O consumo de semente de abbora ajuda a fortalecer o sistema imunolgico, uma vez que fonte de zinco mineral necessrio para a diferenciao das clulas do sistema imunolgico. Semente de abbora e depresso A semente de abbora fonte de triptofano, aminocido precursor da serotonina hormnio relacionado ao bem-estar. Seu consumo est relacionado com a melhora do humor e depresso.
PRECIOSO, Karla. Apud MURTA, Bruna. Disponvel em: <http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/semente-de-aboboramelhora-o-humor-e-a-depressao/>. Acesso em: 11 set. 2011. Fragmento.

QUESTO 18 Nesse texto, predomina uma linguagem A) coloquial. B) formal. C) regional. D) tcnica. QUESTO 19 De acordo com esse texto, a semente de abbora melhora a depresso, porque A) a utilizao na alimentao bastante diversificada. B) a vitamina E tem potente ao atioxidante. C) o consumo dirio recomendado pelos mdicos. D) o hormnio do bem-estar incentivado por seu consumo. QUESTO 20

PF18SU11.2

PF19SU11.2

PF20SU11.2

No fragmento ... tanto a semente quanto o leo..., as palavras destacadas expressam ideia de A) adio. B) comparao. C) consequncia. D) tempo.
10

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES - QUESTES 21 E 22 QUESTO 21


AF21SU11.2

Associe as duas colunas, relacionando os gneros flmicos s suas respectivas caractersticas. Gneros: 1. Suspense. 2. Fico cientfica. 3. Musical. 4. Terror. Caractersticas: ( ) um gnero que aborda temas mrbidos ou repelentes, pretendendo provocar a sensao de medo. ( ) um gnero que utiliza recursos para provocar no leitor ou espectador um sentimento de apreenso. ( ) um gnero no qual a narrativa se apoia sobre uma sequncia de canes coreografadas. ( ) um gnero que lida, principalmente, com o impacto da cincia, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivduos. A sequncia correta dessa associao, de cima para baixo, : A) 4, 2, 3, 1 B) 1, 4, 2, 3 C) 4, 1, 3, 2 D) 1, 2, 4, 3 QUESTO 22 A respeito da arte rupestre, so feitas as seguintes afirmativas: I. O termo designa gravao, traado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a tcnica empregada. II. O meio natural e suas relaes com o mundo sobrenatural so elementos fundamentais para a anlise da arte rupestre. III. Esto presentes na arte rupestre figuras fantsticas, objetos e cenas, domsticas ou de trabalho. Esto corretas as afirmativas A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.
AF22SU11.2

11

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAO FSICA - QUESTES 23 E 24 QUESTO 23 Leia o texto abaixo. [...] Seu repertrio tcnico abrange principalmente golpes contundentes, como pontaps, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mos desarmadas. Todavia, tcnicas de projeo, imobilizao e bloqueios nage waza, katame waza, uke waza tambm so ensinados, com maior ou menor nfase dependendo de onde se aprende. [...]
Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/.>. Acesso em: 5 out. 2011. Fragmento. EFF23SU11.2

Esse texto define qual modalidade esportiva? A) Boxe. B) Capoeira. C) Carat. D) Luta greco-romana. QUESTO 24
EFF24SU11.2

Durante a prtica de uma atividade fsica, necessrio que o praticante realize uma adequada hidratao corporal. A respeito dessa necessidade, so feitas as seguintes afirmativas: I. A hidratao corporal otimiza o desempenho e protege a sade de quem est se exercitando. II. A hidratao corporal reduz a temperatura do corpo, evitando um colapso. III. O consumo adequado de lquidos faz a reposio de nutrientes, evitando a desidratao. IV. O consumo adequado de lquidos controla a eliminao de suor e calor. So corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) III e IV.

12

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

INGLS - QUESTES DE 25 A 30 Answer questions 25 to 27 from according to TEXT 1. TEXT 1

Available at: <http://amiexmoth.blogspot.com/2011/02/blood-donation-program.html>. Access on: September 5th, 2011.

QUESTO 25 The text above is directed to A) doctors. B) donators. C) everyone. D) savers. QUESTO 26 People that are not doctors can save lives A) being safe and simple. B) donating blood. C) studying medicine. D) supporting medicine. QUESTO 27 To support the Blood Donation Day you can tell people that A) it hurts and leaves scars. B) its not safe and simple. C) they can save lives. D) they have to be doctors.

LIF25SU11.2

LIF26SU11.2

LIF27SU11.2

13

REDAO | LNGUA PORTUGUESA  | ARTES | EDUCAO FSICA | LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLS) ENSINO FUNDAMENTAL

Answer questions 28 to 30 from according to TEXT 2. TEXT 2 Fast food is the term given to food that can be prepared and served very quickly. While any meal with low preparation time can be considered to be fast food, typically the term refers to food sold in a restaurant or store with preheated or precooked ingredients, and served to the customer in a packaged form for take-out/take-away. The term fast food was recognized in a dictionary by Merriam Webster in 1951. A typical fast food meal in the United States includes a hamburger, French fries, and a soft drink.
Available at: <http://en.wikipedia.org/wiki/Fast_food>. Access on: September 4th, 2011.

QUESTO 28 You can order fast food if you A) are not hungry. B) dont have time. C) dont like food. D) like to wait. QUESTO 29 The term fast food can be found in dictionaries published A) after 1951. B) before 1951. C) in 2011. D) next year. QUESTO 30 A typical fast food meal includes a hamburger, French fries and a A) beverage. B) dessert. C) napkin. D) present.

LIF28SU11.2

LIF29SU11.2

LIF30SU11.2

14

INFORMAES IMPORTANTES
1 O candidato ser aprovado, em cada rea de conhecimento, quando obtiver o mnimo de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribudos prova. A nota da Prova I do Ensino Fundamental e da Prova I do Ensino Mdio a mdia aritmtica obtida entre os pontos da prova objetiva e os pontos da redao. 2 Os gabaritos oficiais das provas sero divulgados no dia seguinte realizao das mesmas, pelos stios eletrnicos www.educacao.mg.gov.br/supletivo e www.supletivomg.caedufjf.net 3 Os resultados oficiais sero divulgados, via internet, a partir do dia 27 de janeiro de 2012, nos stios eletrnicos www.educacao.mg.gov.br/supletivo e www.supletivomg.caedufjf.net 4 O candidato dever dirigir-se aos locais, relacionados abaixo, para requerer o histrico escolar ou declarao dos Exames Supletivos: candidato que prestou as provas em Belo Horizonte Ensino Mdio: Instituto de Educao de Minas Gerais - Rua Pernambuco, 47 - Funcionrios (perto do Parque Municipal). Ensino Fundamental: Escola Estadual Afonso Pena - Av. Joo Pinheiro, 450 - Centro (em frente ao DETRAN). candidato que prestou as provas em Venda Nova Ensino Fundamental ou Mdio: Centro Estadual de Educao Continuada / CESEC Maria Vieira Barbosa Rua Padre Pedro Pinto, 775 Venda Nova. candidato que prestou as provas nos demais municpios do Estado Ensino Fundamental ou Mdio: escola credenciada do municpio em que prestou as provas, relacionada no Anexo 1 do Edital N 02/2011 dos Exames Supletivos. Obs: O candidato poder obter o endereo da escola credenciada, acessando o Edital pelo site www.educacao.mg.gov.br/supletivo ou entrando em contato com as Superintendncias Regionais de Ensino. 5 O candidato que no obteve aprovao em todas as reas de conhecimento e necessita da concluso do Ensino Fundamental ou do Ensino Mdio poder solicitar Exames Especiais, a qualquer poca do ano, em Banca Permanente de Avaliao que funciona em Centros Estaduais de Educao Continuada CESEC. Obs: O candidato poder obter os endereos dos CESEC, onde funcionam as Bancas Permanentes de Avaliao, acessando o site www.educacao.mg.gov.br/servicos/supletivo ou entrando em contato com as Superintendncias Regionais de Ensino.

Potrebbero piacerti anche