Sei sulla pagina 1di 17

INTRODUO Os sistemas de informao vm tendo uma grande evoluo desde que foram criados.

A partir da dcada de 1940, quando surgiram as primeiras iniciativas ligadas computao e os equipamentos que automatizam o processamento de dados mediante comandos em linguagem de mquina, o mundo sofreu transformaes, utilizando cada vez mais estes artifcios para anlise, processamento e obteno de informaes. A partir dcada de 1980, as empresas passaram por um forte processo de informatizao, com a aquisio de equipamentos mais adequados s empresas de todos os tipos. Foi o lanamento do computador pessoal pela IBM, do sistema operacional DOS ou o MS-DOS, que permitiu que as empresas desenvolvessem aplicativos para esse sistema operacional de uma maneira prtica e fcil. Nos ltimos anos, podemos observar uma grande evoluo nos softwares e uma reduo constante do custo do hardware de tecnologia da informao (TI). Em contrapartida, os profi ssionais de TI mais especializados passaram a usufruir de remuneraes bastante elevadas. Novos sistemas foram desenvolvidos com o propsito de otimizar o uso da mo-de-obra excessivamente cara, fazendo com que eles auxiliem na tomada de decises. Hoje, as empresas possuem forte competitividade devido queda das barreiras comerciais e da globalizao, causando uma disputa acirrada pelos mercados. Ter mais oportunidades aquela empresa que se qualificar e compreender os acontecimentos do mercado antes das demais. SISTEMA DE INFORMAO

O que sistema? Um conjunto de elementos interdependentes em interao, com vistas a atingir um objetivo (Cautela; Polloni, 1986, p.15). Qualquer entidade, conceitual ou fsica, composta de partes interrelacionadas, interatuantes ou interdependentes (Hanika, 1965, p. 9 apud Caravantes, 1984, p. 61). Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relaes entre as partes e o comportamento do todo seja foco de ateno (Chiavenato, TGA, p. 516).
Pgina 1

Quando se fala em sistemas, a maioria das pessoas visualiza os sistemas de computao que automatizam as tarefas dirias, mas o conceito de sistemas muito mais amplo.Para que se possa compreend-lo, necessrio entender a evoluo do desenvolvimento cientfico e da inteligncia humana. A sociedade evolui em consequncia do desenvolvimento de sua inteligncia, somada ao desenvolvimento cientfico. O homem foi impulsionado a aprimorar sua inteligncia a partir de trs caractersticas: o medo: a incompreenso de determinados fenmenos forava-o a deduzir explicaes sobre estes fenmenos; o misticismo: quando o homem utiliza de teorias no exotricas para tentar explicar os fenmenos a ele estranhos;

a cincia: quando o homem procura resolver as dvidas que vivencia por meio de explicaes lgicas, buscando comprovar as causas dos fenmenos pela cincia.

A sociedade atravessa um momento de constantes mudanas de paradigmas tecnolgico e histrico, caracterizado pela ocorrncia de alteraes capazes de afetar as tcnicas e os processos de produo e, indiretamente, criar novas relaes sociais, econmicas e polticas.

Segundo o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss, uma estrutura oferece um carter de sistema, consistindo em elementos combinados de tal maneira que qualquer modifi cao em um deles implica modifi cao em todos os outros. A grande meta da sociedade reunir todas as fontes de dados e informaes existentes e organiz-las, tendo em vista tornar acessvel todo dado desejado na mesma velocidade em que ele necessrio aos tomadores de decises em qualquer atividade. Estrutura hierrquica dos sistemas

A definio de um sistema depende do interesse da pessoa que pretende analis-lo. Uma organizao, por exemplo, poder ser entendida como um sistema ou subsistema, ou ainda um supersistema, dependendo da anlise que
Pgina 2

se queira fazer: que o sistema tenha um grau de autonomia maior do que o subsistema e menor do que o supersistema. Aos elementos interdependentes, interatuantes, interrelacionados, chamamos de subsistemas, que podem ser sistemas sob outro foco, dependendo do interesse de quem analisa e da abordagem.

Caractersticas dos sistemas

As caractersticas dos sistemas so decorrentes de dois conceitos: o de propsito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).

Propsito ou objetivo - os elementos ou as unidades, bem como os relacionamentos, defi nem um arranjo que visa sempre um objetivo a alcanar.

Globalismo ou totalidade - todo o sistema tem uma natureza orgnica pela qual uma ao que produza mudana em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade, dever produzir alteraes em todas as suas demais unidades. Entropia - a tendncia que os sistemas tm para o desgaste, para desintegrao, para o afrouxamento dos padres e para um aumento da aleatoriedade.Com o decorrer do tempo, medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompem em estados mais simples. Homeostasia - o equilbrio dinmico entre as partes do sistema. Os sistemas tm uma tendncia a se adaptarem a fim de alcanarem um equilbrio interno em face das mudanas externas do meio ambiente.
Pgina 3

O que so sistemas de informao? Levando em conta que podemos considerar uma empresa como um sistema, o sistema de informao um subsistema que, como todo sistema, possui dados e informaes de entrada que tm por fi m gerar informaes de sada para suprir determinadas necessidades.

Pgina 4

Identifi ando oportunidades Como as empresas dependem de informaes precisas e confiveis para a tomada de decises, a busca por processos que auxiliem o profissional a definir a maneira de estudar as informaes muito importante para a organizao. As organizaes de sucesso sempre utilizaram como base a disponibilidade das informaes apropriadas para a tomada de decises. Nessas organizaes, necessrio controlar as informaes operacionais, ou seja, aquelas que defi nem o seu modo de trabalho e as informaes disponveis no mercado. Dessa maneira, fica claro que necessrio possuir um canal de informao direta no mercado e uma filtragem dessas informaes para o desenvolvimento das atividades. O grande volume de informaes deve estar em um nvel de atualizao que permita a defi nio das estratgias da empresa pelos tomadores de deciso, baseando-se em dados confi veis. Portanto, a nica maneira de uma empresa tornar-se cada vez mais competitiva no mercado acumular uma vasta gama de informaes de todas as reas na qual atua, e ter contato para aumentar a capacidade e velocidade de resposta. A estrutura para a coleta, o armazenamento, processamento e a disponibilizao destes dados , na verdade, um conjunto de equipamentos interligados por uma rede que permite o fluxo de informao de maneira mais eficiente. Para o controle do conjunto de dados e informaes que so transportados por essa estrutura, temos o sistema de informaes, que capta, processa e permite a visualizao e consulta por meio de relatrios, grfi cos e listagens, de acordo com a necessidade dos tomadores de deciso.

Pgina 5

TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAO Sistemas de apoio operacional Os sistemas de apoio operacional so aqueles destinados a atender toda a parte operacional das empresas. So responsveis pela maioria dos inputs de dados na organizao. Para melhor explicar os sistemas de apoio operacional, os dividimos nas duas subclasses a seguir. Sistema de processamento de transao Tambm chamados de sistemas bsicos, so aqueles utilizados para registrar as tarefas rotineiras da empresa. Atendem ao nvel mais elementar da empresa, controlando as atividades dirias. Os exemplos mais comuns desses sistemas so os controles dos dados operacionais da organizao, como controle de estoque, controle de produo, emisso de nota fiscal, controle de recursos humanos etc. Esses sistemas tm como funo manipular os dados bsicos da organizao e armazen-los, deixando-os disponveis para o nvel ttico da organizao. Um ponto interessante desse fato que as empresas acabam tornando-se dependentes desses sistemas, de tal modo que uma paralisao no sistema ou na estrutura de suporte ao sistema pode acarretar diversos prejuzos diretos ou indiretos. Sistemas de automao de escritrio So sistemas de apoio aos profissionais cuja funo manipular informaes de escritrio. Esta tecnologia tem como objetivo principal aumentar a produtividade desses profissionais.

Pgina 6

Normalmente, estes pacotes so compostos por uma planilha de clculo, um processador de texto, um gerenciador de apresentaes e um gerenciador de banco de dados. Em geral, so utilizados pelos trabalhadores de informao, responsveis pelo processamento das informaes, pela organizao e padronizao, com o objetivo de realizar seu trabalho. Outros programas considerados dessa subclasse so: programas de editorao eletrnica, utilizados para a criao e diagramao de cartazes, como o Pagemaker; programas de comunicao, tais como gerenciadores de fax, gerenciadores de correio eletrnico, que esto apoiados em dispositivos de telecomunicaes e redes. Por exemplo: o Outlook Express da Microsoft e o Lotus Notes da IBM; programas para gerenciamento de cronogramas, como agendas que permitem a marcao de reunies. Por exemplo: o Microsoft Outlook ou o Lotus Organizer; programas para gerenciamento de projetos, que tm o objetivo de controlar e verifi car projetos, como o Microsoft Project; programas de colaborao, que permitem a distribuio de documentos e a insero de comentrios em ambientes de trabalho para grupos compartilhados, conhecidos como Groupware. Sistemas de apoio gerencial Sistemas de informao gerencial (SIG) Desenvolvidos com base no conhecimento especfico do negcio, chamado de mtodo de trabalho, esses sistemas oferecem um
Pgina 7

conjunto de relatrios resumidos sobre o desempenho da empresa, os quais so utilizados para a realimentao do planejamento operacional (Laudon, 2004). Utilizam uma metodologia adequada para selecionar informaes estratgicas e, para as atividades crticas da empresa, usam ferramentas que permitem uma viso analtica dos dados e processos, gerando uma viso agregada, integrada e grfica dos principais indicadores de desempenho da empresa. Tambm conhecidos como MIS (Management Information Systems), ou sistemas de gerenciamento de informao, atendem ao corpo gerencial da empresa, apoiando principalmente os gerentes de nvel mdio da organizao. Os SIGs tm como exigncia um fluxo de informaes bem def nido. Esses sistemas permitem a utilizao de relatrios, consultas e visualizao dos dados, que so ferramentas incorporadas a algum tipo de gerenciador de banco de dados. Sistemas de suporte deciso (SSD) Estes sistemas possuem interatividade com as aes dos usurios, oferecem dados e modelos para problemas semiestruturados, dando foco tomada de decises. Principal exemplo de tomadas de deciso apoiadas pelo computador, esses sistemas devem possuir grande interao com os profissionais tticos da empresa, alm de flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rpida. Atuando com simulaes ou cenrios que permitem diversas vises do objetivo da tomada de deciso, so totalmente controlados por pessoal especializado. Os sistemas mais recentes de suporte deciso possuem suporte para estilos pessoais de tomadas de deciso e tratamento cientfico dos dados. Sistemas de suporte executivo (SSE)
Pgina 8

Ligados ao nvel gerencial do alto escalo da empresa, os sistemas de suporte executivo do suporte ao desenvolvimento do planejamento estratgico da empresa, ajudando a definir os objetivos a serem estabelecidos. Utilizando dados dos sistemas anteriores, e tambm dados externos considerados relevantes para o processo, geram dados e informaes que apoiam a tomada de deciso nesse nvel. Por focarem a alta administrao, so diferenciados das outras famlias de sistemas, pois no possuem intermediao tcnica, solicitam maior quantidade de dados externos do que os sistemas descritos anteriormente, podem conter dados estruturados e no estruturados e, normalmente, trabalham com tecnologias de ponta no que diz respeito a grficos integrados, ferramentas de avaliao de cenrios, tabelas dinmicas, tabelas de referncia cruzada e comunicaes diversas. Outras classificaes Sistemas especialistas Ligados ao campo da inteligncia artifi cial, no qual o computador utilizado para assistir ou mesmo substituir os tomadores de deciso, esse tipo de sistema ainda est em fase de desenvolvimento e trabalha com o uso de cenrios, redes neurais1 e lgica fuzzy2 para a tomada de decises. Compem-se de softwares desenvolvidos para adquirir informaes em domnios limitados, com o intuito de obter conhecimento e experincia para aplic-los na soluo de problemas. A estrutura genrica de um sistema especialista pode ser representada da seguinte forma:

Pgina 9

bases de conhecimento, compostas de regras e fatos; essas bases esto ligadas a um mecanismo que permite pesquisar as regras e aes armazenadas na base de conhecimento; a base de conhecimento a interface de relacionamento entre o sistema de pesquisa e o sistema de aquisio de conhecimentos; existncia de um subsistema de explicao, que faz a interface entre o usurio e o subsistema de aquisio de conhecimento integrado com o sistema de pesquisa. Normalmente, esse tipo de sistema conta com um profissional especializado, designado engenheiro ou analista do conhecimento, que controla toda a sua arquitetura e promove o suporte tcnico. Sistemas de informao geogrfi ca (GIS) So sistemas de informao automatizados que permitem a integrao de dados coletados de fontes heterogneas. Esses sistemas tambm so chamados de Geographic Information Systems (GIS), e seus processos so transparentes ao usurio final. Devido necessidade de armazenar, analisar e elaborar relatrio sobre informaes geogrfi cas de forma automatizada, este tipo de sistema foi projetado para permitir que os profi ssionais de vrias reas utilizassem essa anlise automatizada de dados espaciais ou geogrficos. um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e pessoas cujos trabalhos so integrados, tornando possvel a coleta, o armazenamento, o processamento e a anlise desses dados, produzindo informaes a partir dos processamentos dos dados obtidos.
Pgina 10

Dispositivos de E/S (Entrada/Sada) Dispositivos de entrada So aqueles que fazem a interao entre o usurio e o computador, de forma a agregar valor realizao do seu trabalho. Os dispositivos de entrada so responsveis por coletar e enviar as informaes ao computador.

Dispositivos de sada Os dispositivos de sada so utilizados para transferir a informao armazenada no computador para uma forma que o usurio ou o equipamento possam perceber.

Perifricos So equipamentos agregados ao computador e desenvolvidos para executar funes distintas. Umperifrico pode estar envolvido com a entrada, a sada ou o armazenamento secundrio. Os perifricos dependem de uma ligao com os computadores para poder executar suas tarefas. Como exemplo, podemos citar impressoras, scanners,
Pgina 11

mouses etc. Dispositivos instalados dentro do gabinete do computador so considerados perifricos internos, tais como, placas de som, leitor de CD/DVD-ROM etc. Recursos de software O software o conjunto de instrues e funes que diz ao computador o que, quando e como ele deve realizar. Est dividido em duas categorias: os softwares de sistema e os softwares aplicativos. Os de sistema so os responsveis pelo controle do hardware. Os softwares aplicativos necessitam dos de sistema para operar. Os aplicativos so para uso dos usurios finais. Observe, abaixo, a tabela utilizada por OBrien (2006), na qual os tipos de softwares so classificados.

Algumas famlias de software

Pgina 12

Os softwares podem ser divididos em algumas famlias, que se relacionam conforme a fi nalidade e utilizao. Os programas aplicativos gerais so ferramentas destinadas a uma variedade de atividades muito ampla, que pode atender s necessidades tanto do mundo corporativo, quanto pessoais. Os programas aplicativos especfi cos so destinados conduo de negcios elaboradamente tcnicos e que exigem que a informao seja precisa e direta. Os programas de gerenciamento de sistema so aqueles destinados ao gerenciamento do hardware e software. Os programas de desenvolvimento de sistemas so aqueles responsveis por possibilitar e servir de ambiente para o desenvolvimento de novos aplicativos. Recurso de dados Os dados e as informaes constituem um dos principais ativos de uma empresa, sendo de vital importncia para o correto planejamento, desenvolvimento e operao de atividades nos nveis operacionais, tticos e estratgicos. Na medida em que as empresas investem em sistemas de informao, a importncia dos bancos de dados vai crescendo, demandando o lanamento de novos produtos e solues por parte dos fornecedores de software. Devemos, portanto, compreender esse novo cenrio, pois ele fornece subsdios para prospectar tecnologias, assim como efetuar o planejamento e a implementao de solues que garantam a eficcia dos sistemas em uso pela empresa. Uma definio muito rigorosa de um banco de dados uma coleta de dados organizados para servir a muitas aplicaes eficientemente pela centralizao dos dados e pela minimizao de dados redundantes (...) em vez de armazenar os dados em arquivos separados para cada aplicao, os dados so armazenados
Pgina 13

fisicamente para aparecerem aos usurios como sendo armazenados em um nico local (Laudon; Laudon, 2001, p. 158). (...) um conjunto de informaes manipulveis de mesma natureza, inseridas em um mesmo local, obedecendo a um padro de armazenamento (Silva, 2001, p. 3). (...) um sistema de armazenamento e organizao lgica e fsica de dados, que permite que eles sejam lidos, editados, complementados ou excludos com a utilizao de sistemas manuais ou automticos, incorporados ao banco de dados ou externos a ele (Cortes, 2005). Portanto, dados so a origem das informaes e devem ser coletados e armazenados seguindo critrios preestabelecidos. Recursos de redes Atualmente, as empresas esto utilizando cada vez mais a rede como meio de transporte de informaes. A web, a Intranet e a Extranet esto conectando funcionrios e processos corporativos a clientes, a fornecedores e ao mundo. As organizaes e os seus grupos de usurios podem interagir e trabalhar em conjunto com mais criatividade e gerenciar suas operaes corporativas com mais eficcia, tornando a organizao competitiva na atual economia global que est em constante evoluo.

Pgina 14

Tipos de rede de telecomunicaes As redes podem ser divididas quanto a sua abrangncia; medida que elas vo aumentando, sua estrutura torna-se mais complexa e se faz necessrio a utilizao de recursos mais potentes e rpidos para garantir a estabilidade do ambiente operacional. Local Area Network (LAN) Redes locais As LANs so pequenas redes, a maioria de uso privado; interligam pequenas distncias; conhecimento do seu tempo de transmisso e a deteco de falhas com antecedncia; gerenciamento simplificado da rede.

Pgina 15

Wide Area Network (WAN) Redes geograficamente distribuidas Formadas por grandes reas geogrficas que abrangem pases e continentes; so formadas por um conjunto de hosts, conectados por sub-redes; esses hosts so equipamentos como routers e bridges,e a sub-rede formada por operadoras telefnicas e provedoras de Internet.

Pgina 16

Metropolitan Area Network (MANs) Redes metropolitanas So praticamente uma verso menor das WANs; utilizam tecnologia semelhante a WAN; podem abranger uma cidade inteira.

Pgina 17

Potrebbero piacerti anche