Sei sulla pagina 1di 23

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Jurdicas Departamento de Direito Pblico Direito Processual Civil Professor: Estudante: Stphanie

Wayne Mariano Pessoa Carneiro de Morais- 11017264 Perodo: 6 noite

Fichamento sobre: Cumprimento de Sentena

Direito Processual Civil Contemporneo 2


Processo de conhecimento, Cautelar, Execuo e Procedimentos Autor: Humberto Dalla Bernardina de Pinho

Joo Pessoa, 21 de maro de 2014.

1. LIQUIDAO E CUMPRIMENTO DE SENTENA

1.1 Liquidao de sentena A liquidao de sentena um instituto processual que atribui liquidez sentena, tornando possvel a tutela jurisdicional executiva, com o cumprimento forado da obrigao pelo devedor. Consiste assim, em um procedimento destinado a atribuir um valor ao ttulo executivo. (p.400) Tal procedimento se inicia com o simples requerimento do credor. A liquidao apenas uma etapa inserida entre as fases de conhecimento e de execuo, como mero iter processual, com o objetivo de delimitar a extenso do ttulo. Por se tratar de um procedimento superveniente , no necessrio o recolhimento de nova taxa judiciria, muito embora possam surgir despesas desse incidente. (p.400)

1.2 CONCEITO DE SENTENA De acordo com a redao original prevista no 1 do art.. 162, sentena o ato pelo qual o juiz pe termo ao processo, decidindo ou no pelo mrito da causa. Contudo, as alteraes introduzidas pela Lei n. 11.232- 2005 foram bastante profundas e, para alcanar a sua finalidade reformista, o legislador alterou diversos institutos e conceitos tradicionais, dentre eles o conceito de sentena (art. 162,1, CPC). (p.400) Dessa forma, a sentena j no mais o ato pelo qual o juiz pe fim ao processo, mas sim, o ato do juiz que implica algumas das situaes previstas nos artigos 267 e 269, CPC. (p.400) Apesar da modificao, tal conceituao ainda no pacificamente aceita pela doutrina na perspectiva do Direito Processual Constitucional. (p.401)

1.3 LEGITIMIDADE PARA A LIQUIDAO DA SENTENA A Lei Federal n. 11.232/2005 revogou o art. 570, CPC, que permitia ao devedor instaurar o processo executivo na verdade, promover uma ao de consignao em pagamento. Coerentemente, retirou-se, tambm, a legitimidade do devedor para a instaurao do procedimento de liquidao que antes era conferido pelo art. 605, que foi revogado e cujo texto no foi aproveitado por nenhum outro dispositivo. Doravante, o devedor que desejar tomar essa iniciativa dever promover normalmente e sem preveno do juzo

que proferiu a condenao a normal ao de consignao regulada no art. 890, CPC. (p.401) Parece ser esse, realmente, o posicionamento mais correto: o devedor pode dar inicio liquidao da sentena para que, apurado o valor, possa cumprir espontaneamente a obrigao. (p. 402)

1.4 MODALIDADES DE LIQUIDAO DA SENTENA

1.4.1 Liquidao por clculos No CPC existiam trs tipos de liquidao: a por artigos, a por arbitragem e por clculo do contador. Esta ltima modalidade de liquidao foi extinta do CPC com as reformas legislativas. (p.402) Hoje, adota-se a memria de atualizao da dvida, sob a incumbncia do prprio autor da ao. (p.402) Como regra, se o autor no juntar ao pedido de execuo a memria de atualizao da dvida, o juiz dever determinar que o exeqente junte memria de atualizao uma vez que documento necessrio imprescindvel, ao requerimento da execuo -, no prazo de dez dias, sob pena de extino. (p.402-403)

1.4.2 Liquidao por artigos A outra modalidade de liquidao prevista no CPC, nos arts. 475-E e 475-G, a liquidao por artigos, utilizada quando houver necessidade de serem alegados e provados fatos novos. (p.403) Fatos novos so aqueles acontecimentos anteriores, concomitantes ou supervenientes ao de indenizao e que tenham relao direta com o quantum debeatur. Note-se que, para fins de conceituao de fato novo, irrelevante o prisma temporal. Fato novo, a rigor, aquele que no est nos autos. (p.404) Complementa-se, ainda, que far-se- liquidao por artigos quando as outras modalidades forem insuficientes. (p. 404) Conforme o art. 475-F, CPC na liquidao por artigos, observar-se- no que couber o procedimento comum. (p.404)

Dessa maneira, em uma leitura, pode-se concluir que a deciso que resolve a liquidao seria uma deciso interlocutria, em virtude de ser impugnvel por agravo. (p.405) No entanto, alguns doutrinadores afirmam que teria natureza de sentena, reconhecendo o quantum debeatur, j que an debeatur j foi definido na fase conhecimento. (p.405)

1.4.3 Liquidao por arbitramento Essa modalidade de liquidao d-se quando for determinado pela sentena ou convencionado pelas partes, ou, ainda, o exigir a natureza do objeto da liquidao. (p.405) As trs hipteses previstas em lei (...) podem ser reunidas, ou seja, agrupadas em uma nica hiptese: a necessidade de realizao de prova pericial para a determinao do quantum debeatur. (p.405) Nelson Nery Junior complementa que a liquidao por arbitramento realizada por meio de perito nomeado pelo juiz.(p.406) O procedimento da liquidao por arbitramento, como visto, encerrado por meio de deciso interlocutria, at mesmo por se tratar de um mero incidente do processo j instaurado. (...). O art. 475-H, CPC dispe: da deciso de liquidao caber agravo de instrumento. (p. 406)

1.5 LIQUIDAO DE SENTENA PENAL CONDENATRIA E NO PROCESSO COLETIVO Existem, ainda, algumas peculiaridades da liquidao da sentena em casos especficos. A primeira delas a da sentena penal condenatria. Nesse caso, a liquidao no ser etapa posterior da sentena cognitiva, mas, sim, etapa inicial de um novo processo, devendo ser iniciada por petio inicial, com necessidade de citao do condenado no juzo criminal. (p. 406) Outra a liquidao imprpria, realizada nas aes coletivas. Nesse caso, incumbe ao credor demonstrar em sede de liquidao no apenas o quantum debeatur, mas tambm a sua prpria legitimidade para requer-lo, o que se denomina cui debeatur. (p.406) A liquidao coletiva ou a sentena coletiva poder ser feita por artigos ou por arbitramentos. (p.407)

1.6 CUMPRIMENTO DE SENTENA Um dos pontos mais importantes da reforma foi a introduo da nova sistemtica de cumprimento de sentena. (p.407) Com o advento da nova lei, atividade executiva baseada em ttulo executivo judicial foi retirada do processo autnomo de execuo e trazida para dentro do processo de conhecimento. (p.407) A inteno do legislador foi criar um nico procedimento, fazendo uma juno das atividades cognitiva e executiva, no denominado processo sincrtico. (p.407) Contudo, o processo executivo no foi extinto, nem seus atos perderam a natureza jurdica executiva, sendo aplicado para os ttulos executivos extrajudiciais ou para os ttulos judiciais no caso de expressa previso legal, como ocorre, por exemplo, nas execues em face da Fazenda Pblica. (p.408) Destaque-se, porm, que a simples necessidade de clculos aritmticos no compromete a liquidez do ttulo. (p.408)

1.7 A NOVA SISTEMTICA DA EXECUO Pela nova sistemtica processual, expressa no art. 475-J, CPC, o devedor ter prazo de quinze dias, contados a partir da intimao, para cumprir a obrigao, e dentro de quinze dias o devedor deve efetuar, voluntariamente, o pagamento; caso no seja efetuado o pagamento ser acrescido o percentual de 10% sobre o valor da condenao, ttulo de multa ou pena processual pelo no pagamento espontneo do executado. (p.408) O decurso desse prazo de quinze dias caracteriza, portanto, o inadimplemento do devedor. (p.409) Verifica-se tambm, que o devedor no mais citado, mas sim intimado na pessoa de seu advogado. (p.409) Assim, o entendimento recente que o prazo do art. 475-J conta-se da intimao do advogado. (p.410)

1.8 ATRIBUTOS DA OBRIGAO A SER EXECUTADA Para propor a ao de execuo devem estar presentes dois requisitos: ttulo executivo e inadimplemento do devedor. O ttulo executivo judicial ou extrajudicial deve conter obrigao certa, lquida e exigvel. (p.410)

1.8.1 Exigibilidade A obrigao ainda no exigvel no pode ser coativamente imposta. Se uma obrigao sujeita a termo, condio ou encargo ainda no ultrapassou a ocasio indicada, no se conseguir exigir sua satisfao. (p. 411)

1.8.2 Certeza Alm de revestir-se do carter da exigibilidade, a prestao sujeita ao cumprimento tambm dever ser certa. Essa caracterstica refere-se existncia da prestao que se quer ver realizada. (p.411)

1.8.3 Liquidez Toda espcie de obrigao que se pretenda exigir judicialmente deve ser lquida, apontando-se, j desde o primeiro momento, qual o valor que se pretende. A liquidez diz respeito extenso e a determinao do objeto da prestao. (p.412)

1.9 OS TTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS Atualmente, a matria exaustivamente tratada pelo art. 475-N, inserido no CPC pela j referida Lei n. 11.232/2005. (p.412) Segundo esse dispositivo, so os seguintes os ttulos judiciais: (p.412)

1.9.1 A sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer; no fazer; entregar coisa ou pagar quantia O legislador enfatiza que a execuo corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqente. Se o exeqente no pedir o juiz no vai proferir esta execuo. (p.412) Quando o credor executa o devedor, ele executa o principal (dvida), e acessrio (so todas as despesas que ele j pagou e tem direito de receb-las de volta ao final do processo). A responsabilidade, o credor responsvel pelo que venha a causar em decorrncia da execuo provisria. E caso ocorra algum dano ao executado o credor dever ressarci-lo. (p.413)

1.9.2 A sentena penal condenatria transitada em julgado A sentena penal pode gerar tanto efeitos penais como efeitos civis e no ttulo executivo em face daquele que no participou do processo criminal. (p. 414) No Direito Brasileiro, diferentemente do que ocorre, em regra, na Europa Continental, a reparao civil decorrente do crime no pode ser obtida no prprio processo criminal. (p.414) Assim, no nosso sistema, cabe vtima a propositura da ao condenatria n jurisdio civil ou a promoo da execuo civil da sentena condenatria penal, que torna certa a obrigao do acusado de reparar o dano resultante da ao delituosa, nos termos do art. 91, I , CPC. (p. 414)

1.9.3 A sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo Pode ter por objeto direito material ou processual; mas apenas na primeira hiptese, se estipulada alguma sano, constituir a transao ttulo executivo judicial, pois somente nesse caso existiro efeitos de direito material acobertados pela imutabilidade da coisa julgada. Imperioso advertir, contudo, que o ato judicial e no o consenso das partes. (p.416)

1.9.4 A sentena arbitral (...) constitui o exemplo tpico da imperfeio da classificao de ttulos judiciais e extrajudiciais, uma vez que qualifica como judicial ttulo que no resulta de ato de juiz. (p. 416- 417)

1.9.5 O acordo extrajudicial, judicialmente

de

qualquer

natureza,

homologado

Este item amplia o que j estava contido no item III e refora a ndole conciliatria da reforma processual. (p.417)

1.9.6 A sentena estrangeira, homologada pelo Superior Tribunal de Justia No Brasil, adota-se o juzo de deliberao, ou seja, concede-se eficcia sentena estrangeira, mediante procedimento de jurisdio contenciosa, com

citao de todos os interessados, que se restringe verificao dos requisitos extrnsecos de homologabilidade estabelecidos na lei brasileira, ante a inexistncia de ofensa soberania nacional, ordem pblica e aos bons costumes, sem, contudo, examinar o mrito ou a justia da deciso. (p.417)

1.9.7 O formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal A partilha de bens em inventrio ou em arrolamento decidida por sentena, constituindo ttulo executivo judicial o formal de partilha na certa de sentena extrada dos autos do inventrio (...). (p. 418)

1.10

EXPEDIO DE MANDADO DE PENHORA E AVALIAO

Constatado o descumprimento do devedor, o credor dever fazendo requerimento solicitando a expedio de mandado de penhora e de avaliao, fixado no quantum debeatur (...). (p.418) importante notar que o credor tem a faculdade de indicar bens a serem penhorados, conforme determinao do art. 475-J, 3, CPC. (p.418) Posteriormente, o oficial de justia dever fazer avaliao de bens junto com a penhora. Todavia, quando a avaliao apresentar complexidade ou exigir conhecimento especfico, o juiz dever nomear um perito para realizar ma avaliao. (p.418)

1.11

A DEFESA DO DEVEDOR

O novo regime introduziu uma nova modalidade de defesa do devedor, a chamada impugnao. (p.419)

1.11.1 Noo e natureza jurdica O executado pode defender-se no procedimento da execuo de ttulo judicial, denominada cumprimento da sentena pelo CPC, por meio de impugnao (arts. 475-J, 1, CPC). (p.419) Tambm a impugnao o meio defensivo tpico para a execuo de sentena estrangeira, arbitral, penal condenatria e do acrdo em reviso criminal (art. 630, CPP). (p.420)

Discute-se muito sobre a natureza jurdica da impugnao. (p.420) H quem considere tratar-se: a) De instrumento de defesa b) De instrumento de uma ao incidental c) De instrumento de defesa ou de ao (p.420) A impugnao serve concretizao do exerccio do direito de defesa; o executado no demanda, no age; ele resiste, excepciona, se ope. (p. 420) H quem defenda que a impugnao teria a natureza de impugnao, uma terceira figura, distinta das outras duas. (p.421)

1.11.2 A fase de execuo da sentena como procedimento de cognio limitada e exauriente secundum eventum defensionis O procedimento de execuo da sentena passa a ser estruturado em cognio limitada e exauriente secundum eventum defensonis: a cognio depender da provocao do executado, que pode alegar qualquer matria em sua defesa, que tem contedo limitado pelo art. 475-I, CPC. (p. 422)

1.11.3 Excesso de execuo (art. 475-L, V) Quando o executado alegar que o credor pleiteia quantia superior do ttulo, conforme o 2 do art. 475-L, cabe ao impugnante declarar de imediato o valor que entende correto, sob pena de rejeio liminar dessa impugnao. (p.423)

1.12 DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS NO PROCEDIMENTO DE CUMPRIMENTO DA SENTENA A liquidao de sentena tem natureza jurdica de um incidente processual, cujo objetivo da liquidao determinar com preciso o valor da condenao. (p. 424) Como se tratar de um incidente processual, no h a instaurao de um novo processo, mas apenas uma etapa posterior sentena do processo de conhecimento. (p.424) Na Jurisprudncia, apenas recentemente o Superior Tribunal de Justia pacificou o entendimento sobre o cabimento de honorrios advocatcios no cumprimento de sentena, fixando a seguinte regra: ao iniciar a liquidao, apura-se o valor. (p.425)

1.13 LIQUIDAO E CUMPRIMENTO DE SENTENA NO PROJETO DO NOVO CPC

1.13.1 Liquidao da sentena O projeto do novo CPC no traz mudanas relevantes no que tange liquidao de sentena, mas organiza o art. 475 em diversos artigos, separando em artigos prprios. (p. 428) A liquidao, alis, continua como fase que no pode ser iniciada de ofcio, dependendo de requerimento do interessado. (p. 428) Por fim, o art. 496, 3, do projeto traz uma ressalva importante: a liquidao da sentena no objetiva modificar a sentena ou rediscutir o que j foi julgado, mas apenas apurar valor que no foi possvel o juiz determinar. (p.429) Apurada a quantia exata, avana-se para o cumprimento da sentena. (p.429)

1.13.2 Cumprimento de sentena O cumprimento de sentena passa a receber um tratamento mais claro e organizado no projeto do novo CPC (...). (p. 431) O art. 500 do projeto prev que tanto o cumprimento definitivo de sentena, isto , a execuo da sentena j transitada em julgado, como o cumprimento provisrio, quando a sentena ainda est pendente de recurso, seguiro suas disposies e somente ocorrero mediante requerimento do credor, fazendo com que o cumprimento do processo, jamais possa ser iniciado d ofcio, sempre mediante requerimento. (p. 432) O art. 501 trata que a sentena sujeita a condio ou a termo s poder ser executada se for exigvel. (p.432) J o art. 502 traz um rol de ttulos executivos que se submetem ao cumprimento da sentena. (p.432) Os incisos do art. 503 tratam do local para o cumprimento da sentena, que ser o primeiro grau de jurisdio onde tramitou o processo de conhecimento, salvo nos casos de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira, que o cumprimento far-se- perante o juzo competente.(p.432)

2. ESPCIES DE EXECUO O direito brasileiro segue o princpio da execuo especfica: o juiz deve dar ao exeqente exatamente o que ele espera da prestao jurisdicional. Sendo assim, cabe ao exequente deixar claro para o juiz o que se deseja . (p.433) Por fora do novo regime imposto pela Lei n. 11.232 2005 e em seguida pela Lei n. 11.382- 2006, (..) tm-se regimes diferenciados de procedimentos quanto natureza do ttulo, que pode ser judicial, se o ttulo for formado em juzo, ou extrajudicial, se for formado fora dele. (p.433) Cada ttulo, judicial ou extrajudicial, consubstancia uma prestao e, quanto natureza dessa prestao constante no ttulo, corresponde procedimentos adequados a alcanar o resultado desejado, que so: 1) Execuo para a entrega da coisa 2) Execuo das obrigaes de fazer ou no fazer 3) Execuo por quantia certa (p.433) Por fim, a execuo judicial nem sempre pressupe que o ttulo executivo judicial tenha transitado em julgado, sendo provisria se ainda no houver transitado em julgado e definitiva a execuo fundada em ttulo executivo judicial trnsito em julgado ou em ttulo executivo extrajudicial. (p.434)

3. CUMPRIMENTO DE SENTENA CONDENATRIA EM QUANTIA CERTA O CPC atual traz duas possibilidades quando se trata de execuo por quantia certa: contra devedor insolvente, que depende da prvia declarao de insolvncia mediante processo judicial, para s ento iniciar-se a fase executiva, e a execuo por quantia certa em face de devedor insolvente . (p.435)

3.1 NOES GERAIS Considerando-se que a apresentao ao devedor de um ttulo executivo (judicial ou extrajudicial) pode no ser suficiente para o adimplemento voluntrio do crdito, devem existir formas outras de realiz-lo. O Estado age coativamente, expropriando bens, para assegurar concretamente a observncia do direito, sendo especificamente esta a funo dessa tutela executiva. (p.435) So absolutamente impenhorveis:

a) Os bens inalienveis e os declarados, por ato voluntrio, no sujeitos execuo b) Os moveis, pertencentes e utilidades domesticas que guarnecem a residncia do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um mdio padro de vida. c) Os vesturios, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de valor elevado. (...) (p. 436) Antes de adjudicados ou alienados os bens, pode o executado, a todo tempo, remir a execuo, pagando ou consignado a importncia atualizada da dvida, mais juros, custas e honorrios advocatcios. (p.436)

3.2 CUMPRIMENTO PROVISRIO DE SENTENA O legislador brasileiro permite a execuo apenas provisria da deciso, que ocorre do mesmo modo que a definitiva. (p. 437) Assim, a execuo provisria corre por conta e responsabilidade do exeqente, que se obriga, se a sentena for reformada, a reparar os prejuzos que o executado venha a sofrer e que so de liquidadas por arbitramento no mesmo processo. Trata-se de responsabilidade civil objetiva, decorrente de risco judicirio. (p.437) As hipteses de dispensa de cauo esto previstas no art. 475-O, 2, I, do CPP, e so: a) O crdito deve ostentar natureza alimentar ou decorrente de ilcito civil gerador de responsabilidade por danos materiais necesssarium vitae. b) O crdito exequerendo no ultrapassar o valor de 60 slarios mnimos. c) O exeqente comprovar situao de necessidade. (p.437) A execuo provisria perder o efeito se sobrevm acrdo que modifique ou anule a sentena objeto da execuo. Se a sentena for modificada ou anulada em parte, somente quanto a esse captulo ficar sem efeito a execuo. (p.437)

3.3 O PROJETO DO NOVO CPC (PL N.8.046- 2010) NO CUMPRIMENTO PROVISRIO DA SENTENA Em trs artigos, o projeto do novo CPC trata do cumprimento provisrio da sentena de obrigao de pagar quantia certa. (p.439)

O cumprimento provisrio da sentena ocorre quando esta ainda est sujeita a recurso e ocorre por iniciativa do exeqente, que ser responsabilizado objetivamente pelos danos causados ao executado. (p.439) Caso a sentena exeqenda venha a ser reformada, caber ao exeqente reconstituir o status a quo. Se a reforma for parcial, o cumprimento provisrio perder seus efeitos apenas na parte reformada. (p.439)

3.4 CUMPRIMENTO DE SENTENA O cumprimento da sentena se inicia a partir do requerimento do credor, alegando o no cumprimento da obrigao pelo credor, no prazo de quinze dias, o que acarreta um aumento de 10% no valor da condenao (art. 475-J, CPC). (p.440) O STJ, inicialmente, apresentou o entendimento de que a referida intimao sequer seria necessria, devendo a contagem se iniciar do trnsito em julgado da deciso. (p.441) Em 2009, o entendimento se modificou, sustentando a Corte que seria necessrio intimar pelo menos o advogado. (p.441) J em 7 de abril de 2010, a Corte Especial entendeu, por maioria, entre outras questes, que a referida intimao deve ser feita na pessoa do advogado, aps o trnsito em julgado, eventual baixa dos autos ao juzo de origem, e a aposio do cumpra-se ; Pois s aps iniciar-se-ia o prazo de quinze dias para imposio da multa em caso de no pagamento espontneo, tal como previsto no referido dispositivo de lei. (p.441) Assim, o entendimento recente que o prazo de quinze dias do art. 475 J conta-se da intimao do advogado. (p.442) Se o exeqente no tiver indicado em seu requerimento bens penhora por no conhec-los, o oficial de justia, munido do mandato, diligenciar para localiz-los, efetivando a penhora sobre os bens que localizar, observada a ordem do art. 655 CPC. (p. 442-443) Se, na impugnao, o devedor alegar excesso da cobrana, compete-lhe declarar imediatamente o valor correto, mas a lei no exige que o deposite, sob pena de rejeio liminar da irresignao. (p. 443) Caso a impugnao seja acolhida e a execuo extinta, chega-se ao fim do processo. (p. 444) Caso a execuo prossiga, a partir do julgamento da impugnao ou do seu no oferecimento, inicia-se a etapa expropriatria do bem, que est prevista no

art. 647, CPC, e consiste em: adjudicao, alienao por iniciativa particular, alienao por iniciativa publica ou usufruto do bem, etapas estas que sero posteriormente, na parte de processo de execuo. (p. 444) Nesse momento, importante conceber que, alienado o bem e pago o credor, a execuo ser extinta (art. 794, I). (p. 444)

3.5 O PROJETO DO NOVO CPC NO CUMPRIMENTO DA SENTENA Aps o cumprimento provisrio da sentena, o projeto do novo CPC trata de seu cumprimento j com o ttulo executivo judicial transitado em julgado . (p.446) A defesa do executado, como regra, no adotada de efeito suspensivo, permitindo que, mesmo que apresentada a defesa, ocorram atos de execuo. A exceo se o prprio juiz lhe atribuir o efeito suspensivo. (p. 447) Questes posteriores penhora e relativa aos atos executivos so alegadas por mera petio dos autos. (p.447) Por fim, a grande novidade do art. 511 est em seu ltimo pargrafo, pois o artigo prev expressamente a possibilidade de se modular os efeitos temporais de ttulo em que estiver fundado nas hipteses do 5, retratada acima, e que isso ocorra no curso da execuo. Trata-se de postura que j vinha sendo adotada por nossos tribunais, mas que, expressa no texto legal, representa ntida homenagem segurana jurdica. (p.447)

4. PRESTAO ALIMENTCIA

4.1 INTRODUO O direito material criou diversas classificaes de verbas de natureza alimentar. A primeira delas o alimento provisrio, que o estabelecido no incio do processo em que se objetiva o recebimento de alimentos e que encontra fundamento no art. 4 da Lei n. 5.478 68. A outra so os alimentos definitivos, fixados por sentena j transitada em julgado, proferida em ao de alimentos. (p.449) H, ainda, os alimentos provisionais, previstos nos arts. 852 a 854, CPC, os decorrentes de atos ilcitos e os convencionais, fixados por vontade das partes, como, por exemplo, em legado (art. 1.928, pargrafo nico, CC). (p.449)

A execuo de alimentos no possui estabilidade objetiva e subjetiva. Assim sendo, reconhecido o dever de alimentar por outras pessoas, nada impedir a incluso das mesmas no plo passivo da execuo. (p.450)

4.2 PROCEDIMENTO Caso o credor possua uma deciso reconhecendo seu direito a alimentos, poder se valer do procedimento previsto no art. 475-J, CPC, que aquele para recebimento de obrigaes pecunirias devidas por particulares. (p. 450) O executado citado para pagar os valores ou justificar sua impossibilidade, pois, do contrrio, poder ser decretada sua priso civil, conforme previso do art. 5, LXVII, CF. (p.450) A priso civil s motivada pela ausncia de pagamento de alimentos . (p.450) Essa priso, que pode ser decretada de ofcio pelo magistrado, tem seu prazo controvertido, em razo de suposta contradio entre o art. 19 da Lei n. 5.47868, que prev o prazo de sessenta dias, e o art. 733, 1, que se estabelece o prazo de um a trs meses. (p.450) Caso queira o requerente poder pleitear, no requerimento inicial ou no curso da execuo, um meio de sub-rogao que consiste no desconto em folha de pagamento, medida esta prevista no art. 16 da Lei 5.478-68. (p.451)

4.3 O PROJETO DO NOVO CPC O projeto do novo CPC trata como um dos procedimentos de cumprimento de sentena o ttulo judicial que determina o pagamento de alimentos. De acordo com o projeto do novo Cdigo, se os alimentos estiverem fixados em ttulo executivo judicial, o procedimento ser o cumprimento de sentena. J se os alimentos tiverem fixados em ttulo executivo judicial, o procedimento ser o cumprimento de sentena. J se os alimentos tiverem fixados em ttulo executivo extrajudicial, o procedimento ser o do processo de execuo . (p. 452-453) O devedor ser intimado para pagar os alimentos (art.514), sendo que, se for funcionrio pblico ou militar, ter desconto em folha (art. 515), e se no pagar est sujeito priso civil (art. 514, 1 do projeto), sendo que a priso no o eximir do pagamento das prestaes devidas. (p.453)

5. QUANTIA CERTA EM FACE DA FAZENDA PBLICA

5.1 INTRODUO O credor da Fazenda Pblica poder execut-lo tanto se dispuser de um ttulo executivo judicial como de um ttulo extrajudicial, sendo que, por Fazenda Pblica, entende-se que estariam abrangidas a Unio, os Estados, o Distrito Federa, os Municpios, as autarquias e as fundaes autrquicas. (p.455) Contudo essa norma constitucional vem sendo interpretada de forma flexvel, passando a permitir as execues fundadas em ttulo extrajudicial em face da Fazenda Pblica, conforme, alis, preceitua a Smula 279, STJ: cabvel execuo por ttulo extrajudicial contra a Fazenda Pblica. (p. 455-456)

5.2 INCIDNCIA DAS NOVAS LEIS O procedimento de execuo de pagar quantia certa em face da Fazenda Pblica no foi modificado diretamente pelas novas leis, que reformaram a execuo, trazendo um processo sincrtico, em que a execuo de ttulo executivo judicial deixa de ser um processo autnomo e se torna apenas mais uma fase do processo. (p. 456) Destaque-se, como regra, a execuo provisria em face da Fazenda Pblica vedada pelo art. 2 - B da Lei n. 9.494 97, sendo a maior parte das execues em face da Fazenda Pblica definitiva. (p.456)

5.3 PROCEDIMENTO Para incio dessa execuo, haver a necessidade de uma petio inicial, que dever observar os requisitos do art.282, CPC e vir acompanhada de uma planilha, nos termos do art. 475- B e 614, II, CPC, com o novo recolhimento de custas judiciais. (p.456) Verificada a regularidade da petio inicial, ser determinada a citao da executada. (p.457) (...), pode-se perceber que, considerando-se o entendimento fixado pelo STF, no haver fixao de honorrios advocatcios ao se determinar a citao da Fazenda Publica em execues que sejam de competncia da Justia Federal. (p. 457) Aps a realizao da citao, a Fazenda Pblica pode assumir a seguinte postura: a) Permanecer em estado de inrcia;

b) Reconhecer como devida a integralidade da dvida; c) Reconhecer como devida penas parcela da dvida; d) Oferecer embargos (p.458) Com o trnsito em julgado da sentena proferida em sede de embargos execuo, requisita-se o pagamento do credor por meio de precatrio ou RPV. (p. 458) O valor do pagamento que definir se ele ocorrer por precatrio ou RPV. De acordo com o art. 87 do ADCT, os pagamentos sero feitos por precatrio quando a dvida for superior a 60, 40 e 30 salrios mnimos se estiver se tratando, respectivamente, de dvida da Unio, dos Estados, e dos Municpios, sendo que esse montante deve ser apurado individualmente em caso de litisconsrcio. (p. 459) J se o pagamento for por meio de RPV, o procedimento simplificado, uma vez que basta que a Presidncia do Tribunal comunique ao ente pblico para que seja disponibilizado o numerrio em conta vinculado ao juzo, conforme prev o art. 2 da resoluo n. 559/2007. (p. 459)

5.4 O PROJETO DO NOVO CPC (PL N. 8.046/2010) O projeto do novo CPC inclui como cumprimento de sentena a execuo do ttulo executivo judicial que prev a obrigao de pagar quantia em face da fazenda pblica. Dessa forma o projeto retira a Fazenda Pblica da exceo regra de que a execuo de ttulos judiciais far-se- atravs do cumprimento de sentena. (p. 461) Destaque-se, porm, que no se encerra a previso de processo de execuo em face da Fazenda Pblica, tanto que tal assunto ser tratado em processo de execuo. (p. 461) A regra do projeto do novo cdigo apenas que, se o ttulo executivo for judicial, a execuo far-se- mediante cumprimento de sentena. Se o ttulo for extrajudicial, a execuo far-se- mediante processo de execuo. (p. 461)

6. CONDENAO DE FAZER, NO FAZER OU ENTREGAR COISA

6.1 NOES GERAIS O art. 644, CPC, com redao dada pela Lei n. 10.444/2002, prev que a sentena que verse sobre obrigao de fazer ou de no fazer cumpra-se de acordo com o art. 461, CPC, o que significa que no h uma execuo

autnoma, mas sim que o processo continuaria a se desenvolver, s que em uma etapa executiva, em que o demandado ser intimado para que cumpra o que foi decidido, sob pena de ser adotado algum meio executivo. (p. 463)

6.2 MEIOS EXECUTIVOS Os meios executivos so fixados pelo juzo, a requerimento da parte ou no, para assegurar que uma deciso judicial seja cumprida ou efetivada. (p. 463) Podem ser de sub-rogao ou de coero. Os meios de sub-rogao so aqueles que o poder Judicirio prescinde da colaborao do executado para efetivao da prestao devida, e por isso so tambm chamados de execuo direta. (p. 464) J os meios de coero se denominam execuo indireta, j que, por si s, no garantem o cumprimento da obrigao, apenas estimulam o cumprimento da obrigao pelo prprio executado. (p. 464)

6.3 ASTREINTES Para conceder a tutela especfica, vigora na execuo amplos poderes para o juiz que s recorre s astreintes em sendo impossvel conceder, desde logo, a utilidade esperada pelo devedor, denominada resultado prtico equivalente. As astreintes so, ento, o meio de coero mais empregado. (p.464) As astreintes podem ser fixadas de ofcio, assim como pode o magistrado proceder a reviso de seu valor. (p. 464) O valor das astreintes pode ultrapassar o prprio contedo da obrigao, no devendo, apenas, ser fixada no mesmo patamar da obrigao principal. (p. 465) A multa diria cabvel at mesmo em face da Fazenda Pblica, sem que esteja penalizando a prpria sociedade, j que se busca, por esse meio, a efetividade do processo e a execuo da deciso contrria Fazenda Pblica, que dever necessariamente se submeter ao procedimento previsto no art. 730, CPC . (p. 465) Para que se incidam as astreintes, o devedor dever ser pessoalmente intimado da obrigao, no sendo suficiente a intimao do advogado, at mesmo porque ser o prprio patrimnio do devedor que restar comprometido se a obrigao for cumprida e no de seu patrono. (p. 465)

6.4 EXECUO DAS OBRIGAES DE FAZER No cumprimento das obrigaes de fazer ou de no fazer, o que se pretende no uma coisa ou quantia, mas a atividade do devedor, consistente em uma ao ou uma omisso. Portanto, nessa modalidade de execuo, assume maior relevo a colaborao do devedor. (p. 466) Caso no seja possvel o cumprimento de obrigao intuitu personae, surge a regra de que o inadimplemento das obrigaes de fazer enseja, quase sempre, a simples indenizao. (p. 466)

6.4.1 Cumprimento de sentena A condenao das obrigaes de fazer e no fazer passou a ser considerada autoexecutvel, quando oriundas de sentena, sendo realizadas na prpria relao de onde proveio o preceito condenatrio. (p. 466) O juiz na prpria sentena poder fixar multa para o caso de atraso no caso de cumprimento da ao, como forma de assegurar seu cumprimento, valor este que poder ser modificado pelo juiz no curso da execuo ( art. 644, CPC). (p. 466-467) Nas obrigaes de fazer com prestao infungvel, impossvel de ser implementada por outrem que no devedor, no possvel que terceiro realize a prestao. (p. 467) Assim, se cumprida a obrigao, extingue-se o processo. Se no cumprida, poder incidir multa diria ou a prestao se converter em perdas e danos, alterando-se o rito. (p. 467) Resumidamente, pode-se concluir que, se aps o trnsito em julgado, no for cumprida a obrigao fungvel, abre-se para o devedor: I. II. III. IV. V. A possibilidade do juiz se utilizar das medidas de apoio previstas no art. 461, 2 e 4, CPC; Escolher um terceiro para fazer, as expensas do devedor; O prprio credor a realiza, exercendo sua opo no prazo do art. 637, pargrafo nico, CPC; Converte a obrigao em perdas e danos e inicia a execuo por quantia certa; Aguarda a realizao da prestao, incidindo multa diria por dia de atraso. (p. 467-468)

6.5 EXECUO DA SENTENA DE EMISSO DE DECLARAO DE VONTADE O interesse o credor no est voltado para a declarao em si, mas para o efeito jurdico dessa declarao. O que o credor deseja que se forme situao jurdica igual a que resultaria da emisso espontnea pelo devedor, da declarao de vontade sonegada. (...). A sentena far s vezes da declarao no emitida. (p. 468) No h necessidade de execuo, nem da citao do devedor para cumprir obrigao. Do simples trnsito em julgado resulta a produo dos efeitos jurdicos iguais aos que resultariam da declarao no emitida. (p. 468) A sentena judicial substitui a declarao de vontade do devedor, na produo dos efeitos almejados. (p.468)

6.6 EXECUO DAS OBRIGAES DE NO FAZER A obrigao de no fazer pode ser conceituada como a obrigao na qual o devedor assume, em benefcio do credor ou de terceiro, o compromisso de no praticar determinado ato, o qual poderia praticar caso se no houvesse obrigado a dele se abster. (p. 469) As obrigaes permanentes, tambm denominadas contnuas, admitem que o autor faa cessar a violao sem prejuzo do que j foi feito. (...). Havendo recusa do devedor em cumprir tal determinao, o credor poder pleitear do juiz que desfaa s custas do devedor. Se no for possvel desfazer o ato, a obrigao se resumir em perdas e danos. (p. 469) J nas obrigaes instantneas, seu descumprimento resolve-se em perdas e danos. (p. 469) Contudo, pode o credor ajuizar ao preventiva, obtendo tutela especfica, que imponha ao devedor uma inibio a descumprir. Nesse caso, a tutela inibitria dever vir acompanhada de uma expressiva multa para inibir a transgresso . (p.469) Quando as medidas de coero se mostrarem incapazes de compelir o devedor a cumprir a obrigao, ento poder haver a converso da obrigao em perdas e danos. (p. 469) A obrigao infungvel jamais poder ser cumprida por um terceiro, em virtude de sua prpria natureza. (p.470)

Quando a prestao for fungvel, o credor pode optar pela execuo especfica, requerendo que ela seja executada por um terceiro, custa do devedor. (p.470) O juiz, a requerimento do credor, nomear terceiro idneo, que preste o fato s custas do devedor. (p.470) A lei ainda atribui ao credor direito de preferncia sobre o terceiro, caso ele prprio queira realizar o servio, ou mandar execut-lo sob sua direo e vigilncia, desde que em igualdade de condies com o terceiro . (p.470) Quando a obrigao infungvel, no h como compelir o devedor de forma direita, a satisfaz-la. A execuo civil tem carter estritamente patrimonial, e se o devedor no cumpre o que deve, no h como empregar a coero pessoal. Resta ao credor a converso em perdas e danos. (p.470) Assim, seja a obrigao fungvel ou infungvel, ser sempre possvel ao credor optar pela converso em perdas e danos, caso o devedor no satisfaa a obrigao. Se isso ocorrer, as perdas e danos sero apurados em liquidao incidente ao processo de execuo. (p.471) As astreintes no esto limitadas pelo valor da obrigao principal. Em contrapartida, sempre que o juiz perceber que o seu valor atingiu montante demasiado elevado, erigindo-se em fonte de enriquecimento sem causa para o credor, ele deve reduzi-lo. O cumprimento da obrigao com atraso no exime o devedor de pagar a multa, que tenha incidido at ento . (p.471)

6.7 O PROJETO DO NOVO CPC: DISPOSIES OBRIGAES DE FAZER E DE NO FAZER

SOBRE

AS

A regra da execuo dar ao credor tudo o que ele tem direito, observandose, para tal, formas que imponham o menor sacrifcio do devedor. (p.473) O art. 522 prev que a multa poder ser fixada a qualquer tempo, sendo cabvel at mesmo na execuo provisria (1) e o seu valor pode ser alterado a qualquer tempo, conforme previsto o 3 desse dispositivo. (p.473) O 5 prev que o montante que o valor da obrigao ser destinado unidade da federao do juzo onde tramitar o processo. (p.473) Quando o executado for a Fazenda Pblica, o projeto prev que a parcela excedente no ir para a unidade da federao do juzo onde tramitar o processo, mas sim entidade com finalidade social (7). (p.473)

6.8 Execuo para a entrega de coisa

A execuo para a entrega de coisa certa constitui forma de execuo especfica, para o cumprimento de sano que tenha por objeto dar alguma coisa. (p.473) Pressuposto da execuo a sentena condenatria, (...). (p.473) o devedor ser acionado a fim de satisfazer a obrigao de entregar a coisa devida. (p.474)

6.8.1 Cumprimento de sentena O art. 475-L torna inequvoca a aplicao da nova execuo judicial, sob a modalidade de cumprimento de sentena, sentena que reconhece a obrigao de entrega de coisa. (p.474) O cumprimento de sentena implica que, transitada em julgado a deciso e no cumprida no prazo, expede-se em favor do credor, independentemente de requerimento, mandado de busca e apreenso se a coisa for mvel ou imisso de posse, se for imvel (art. 461, 5, CPC). (p.474) A eventual defesa faz-se por impugnao, nos moldes do art. 475-L, CPC. (p.474) A apreenso provisria, mas pode converter em definitiva ou se levantar, de acordo com o julgamento da defesa do julgamento do titular dos bens subrogados, em sede de impugnao. (p.474)

6.9 O PROJETO DO NOVO CPC (PL N.8.046/2010) E A ENTREGA DA COISA O projeto do novo Cdigo determina que, entrega de coisa, aplicam -se, subsidiariamente, as regras da obrigao de fazer e de no fazer (pargrafo nico). (p.475)

Referncia: PINHO, Humberto Dalla Bernardinha de. Direito Processual Civil Contemporneo: Processo de Conhecimento, Cautelar, Execuo e Procedimentos Especiais. So Paulo: Saraiva, 2012.

Potrebbero piacerti anche