Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PRISE/PROSEL - 1 ETAPA - 2014 DISCIPLINA LITERATURA

COMPETNCIA

EIXO TEMTICO: A arte literria como expresso subjetiva e cultural HABILIDADE 1. Identificar as concepes culturais presentes nos poemas lricos e satricos, no episdio do poema pico e na pea teatral. 2. Identificar nos poemas lricos e satricos, no episdio do poema pico e na pea teatral, as categorias da teoria literria. 3. Relacionar os poemas lricos e satricos, o episdio do poema pico e a pea teatral com aspectos histricos e sociais da poca em que foram escritos e de outras pocas. 4. Reconhecer os fatos pertinentes trama do episdio do poema pico e da pea teatral. 5. Identificar nas obras aspectos estilsticos da poca a que pertencem.

CONTEDO

1. Recuperar, pelo estudo do texto literrio, o imaginrio coletivo das pocas histricas. 2. Valorizar a dimenso esttica da obra literria. 3. Estabelecer relaes de carter interativo entre a literatura, a cultura e a realidade social. 4. Entender o texto literrio da sua e de outras pocas como reflexo sobre a relao ser-mundo, possvel de ser atualizada, recontextualizada.

1. Humanismo 1.1. Leitura da obra: Romagem de Agravados, de Gil Vicente. 2. Classicismo 2.1- Leitura do episdio A Tempestade; canto VI, estrofes 70 a 91, da obra Os Lusadas, de Cames. 3. Barroco 3.1-Leitura dos poemas lricos: Ofendi-vos, meu Deus, bem verdade; Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado; tu do meu amor fiel traslado; Em o horror desta muda soledade; e satricos: Que me quer o Brasil que me persegue; Senhor Anto de Sousa de Meneses, de Gregrio de Matos Guerra (da obra Antologia Potica). 4. Arcadismo 4.1- Leitura dos poemas lricos de Bocage: J se afastou de ns; Olha, Marlia, as flautas dos pastores; De suspirar em vo j fatigado; Incultas produes da mocidade; retrato da morte! noite amiga (da obra Antologia Potica). 42. Leitura dos poemas lricos de Cludio Manuel da Costa: Se sou pobre pastor, se no governo; Onde estou? Estes stios desconheo; Aquela cinta

azul,que o cu estende; Estes os olhos so da minha amada:; Que inflexvel se mostra, que constante (da obra Antologia Potica).

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PRISE/PROSEL - 2 ETAPA-2014 DISCIPLINA LITERATURA

COMPETNCIA
1.

EIXO TEMTICO: A arte literria como expresso subjetiva e cultural HABILIDADE 1. Identificar as concepes culturais presentes nos poemas, nos contos, no romance e na pea teatral. 2. Identificar nos poemas, nos contos, no romance e na pea teatral as categorias da teoria literria. 3. Relacionar os poemas, os contos, o romance e a pela teatral com aspectos histricos e sociais da poca em que foram escritos e de outras pocas. 4. Reconhecer nos contos, no romance e na pea teatral os fatos pertinentes trama. 5. Identificar nas obras aspectos estilsticos da poca a que pertencem.

CONTEDO

Recuperar, pelo estudo do texto literrio, o imaginrio coletivo das pocas histricas. 2. Valorizar a dimenso esttica da obra literria. 3. Estabelecer relaes de carter interativo entre a literatura, a cultura e a realidade social. 4. Entender o texto literrio da sua e de outras pocas como reflexo sobre a relao ser - mundo, possvel de ser atualizada, recontextualizada.

1.Romantismo 1.1. Leitura dos poemas de Gonalves Dias: O canto do piaga, Leito de folhas verdes, Sofrimento, Rosa no mar!, O gigante de pedra, Loa da princesa santa, Marab. (da obra Antologia Potica). 1.2. Leitura dos poemas de lvares de Azevedo: Sonhando, A cantiga do sertanejo, A T..., Anima mea, Virgem morta, Ideias ntimas, Fantasia, Pantesmo (da obra Antologia Potica). 1.3. Leitura dos poemas de Castro Alves: Onde ests?, Murmrios da tarde, Vozes dfrica, Jesutas e frades, Saudao a Palmares, O vidente, O sculo. (da obra Antologia Potica). 1.4. Leitura da obra Frei Lus de Sousa, de Almeida Garrett. 1.5. Leitura da obra Um casamento no arrabalde,

de Franklin Tvora. 2. Realismo e Naturalismo e Parnasianismo 2.1. Leitura da obra Contos Realistas, vol.2 : a) Machado de Assis: Maria Cora; Manuscrito de um sacristo; A desejada das gentes. b) Ea de Queirs: Um dia de chuva; O defunto; A perfeio. c) Leitura da obra: Cenas da Vida Amaznica, de Jos Verssimo. 2.2. Leitura dos poemas de Raimundo Correia: Plena nudez; Anoitecer; Mal secreto; A cavalgada; A Ilha e o mar (da obra Antologia Potica).

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PRISE/PROSEL - 3 ETAPA-2014 DISCIPLINA LITERATURA

COMPETNCIA

EIXO TEMTICO: A arte literria como expresso subjetiva e cultural HABILIDADE 1. Identificar as concepes culturais presentes nos poemas, no romance e nos contos. 2. Identificar nos poemas, no romance e nos contos as categorias da teoria literria. 3. Relacionar os poemas, o romance e os contos com aspectos histricos e sociais da poca em que foram escritos e de outras pocas. 4. Reconhecer no romance e nos contos os fatos pertinentes trama. 5. Identificar nas obras aspectos estilsticos da poca a que pertencem.

CONTEDO

1. Recuperar, pelo estudo do texto literrio, o imaginrio coletivo das pocas histricas. 2. Valorizar a dimenso esttica da obra literria. 3. Estabelecer relaes de carter interativo entre a literatura, a cultura e a realidade social. 4. Entender o texto literrio da sua e de outras pocas como reflexo sobre a relao ser - mundo, possvel de ser atualizada, recontextualizada.

1. Simbolismo 1.1. Leitura dos poemas de Camilo Pessanha: So Gabriel I e II; Ao longe os barcos de flores; Viola Chinesa; Vida (da obra Antologia Potica). 1.2. Leitura dos poemas de Alphonsus de Guimaraens: Electa ut sol - sonetos VII, VIII, XI; Noiva; Morte no corao, in Dona Mstica (da obra Antologia Potica). 2. Modernismo 2.1. Leitura da obra: Memrias Sentimentais de Joo Miramar, de Oswald de Andrade. 2.2. Leitura da obra: Jogos de Azar, de Jos Cardoso Pires. 2.3. Leitura da obra: O Arteso das guas, de Joo de Jesus Paes Loureiro 2.4. Leitura da obra: Leo de Chcara, de Joo Antnio. 2.5. Leitura da obra: Odes de Ricardo Reis, de Fernando Pessoa.

Potrebbero piacerti anche