Sei sulla pagina 1di 4

RAAS E NAES 6.

1 Incio das raas e naes Relembrando a aula anterior; No saiu da arca e Deus vem logo falar com ele, indicando assim que No seria o canal de Deus, o vice-regente, aqui na terra. Vimos que Deus deu novas ordens. Deus mudou o relacionamento do homem com os animais, determinando que a raa humana, a partir de agora, poderia comer carne alm de ervas, e vimos e estudamos que havia um motivo para essa determina o.

! partir do dil"vio, Deus estava estabelecendo um governo, um reino, na terra; estava dando leis e iria indicar as pessoas que governariam sobre os homens. Vimos por "ltimo que Deus fe# uma aliana com a raa humana, uma aliana que estabelecia que nunca mais toda a carne seria destru$da pelas %guas do dil"vio, que nunca mais haveria dil"vio para destruir a terra. II Pedro 3:5~7; os cus e a terra de agora est o guardados para o fogo. A oca!i se "1:1; novo cu e nova terra. &empre que Deus estabelece uma aliana com o homem, Deus coloca um sinal para essa aliana; aqui Deus colocou o arco-$ris, o &eu arco, para que, quando o arco aparecesse no cu, o homem e o pr'prio Deus se lembrem do pacto de Deus firmado com a terra. Deus, desde o princ$pio com !d o, entregou ao homem o dever de governar e controlar a vida aqui na terra, e essa ordem n o foi retirada agora com No e seus filhos. Veremos que Deus inicia uma nova fase; estava estabelecendo um governo, o &eu reino aqui na terra, dirigido por homens que (le iria escolher. )as apesar de No ter sido escolhido, e como vimos a *$blia relata que ele andava com Deus, veremos que aquela velha nature#a pecaminosa, a nature#a ad+mica, estava presente em No. ,recisamos ter consci-ncia de que essa nature#a est% em n's e termos total depend-ncia de Deus e desconfiarmos de tudo que da carne; precisamos de Deus, pois temos a velha nature#a ainda em n's. #$nesis %:1&~1% .endo o '.1&, vemos uma coisa destoando na leitura, uma coisa onde estamos lendo e aparentemente n o tem nada com o te/to; 01ra, os filhos de No, que sa$ram da arca, foram &em, 2 o e 3af;0 e a$ o verso di#4 02 o o pai de 2ana 0. N o estranha essa cita o na seq5-ncia do verso6 Veremos adiante que 2 o teve muitos outros filhos, mas aqui o te/to chama a aten o falando de 2ana . &empre que a *$blia ressalta algum dessa forma, e veremos isso muito quando aparece genealogia na leitura, temos que prestar muita aten o nesse personagem.

,orque o te/to ressaltou 02 o o pai de 2ana 06 porque n o citou tambm algum filho de &em ou 3af6

#$nesis %:"(~"% Vemos neste te/to que 2 o fa# uma coisa muito grave 7 '.""8; e quem foi amaldioado6 quem recebeu a maldi o6 7'.") e '."58, foi 2ana e n o 2 o. Deus 0a 9ustia perfeita0, portanto tudo que (le fa# e determina perfeitamente 9usto. &' podemos concluir neste te/to que esse ato de 2 o foi muito srio. Na poca de No, e deveria ser em todas as pocas, a nude# era uma coisa e/tremamente vergonhosa, e Deus usa a figura da nude#, 9% estudamos isso, como s$mbolo de total desprote o, de vergonha, de tudo que ruim. (ra e/tremamente vergonhoso ver-se a nude# de algum, muito mais de um filho para o pai.

!lguns interpretam esse te/to querendo di#er que houve uma tentativa de um ato imoral de 2 o para com seu pai, mas n o temos nenhuma evid-ncia b$blica para concluir isso; h% teologia que ensina isso. )as que foi uma coisa muito grave o que 2 o fe#, foi; talve# ele quisesse quebrar a autoridade de seu pai, como se fosse uma rebeli o. No era o canal de Deus, era o vice-regente de Deus na terra. )as No amaldioou 2ana e n o 2 o, porque6 :uando estudamos a hist'ria b$blica dos acontecimentos que se sucederam, entendemos o porque. 1 que No falou4 0)aldito se9a 2ana 0, significou que 2ana iria ser para 2 o, iria envergonhar 2 o, iria desonrar 2 o, como ele 2 o tinha feito com ele No. ( quando e/aminamos a hist'ria dos cananitas, os cananeus, que estavam l% na terra de 2ana , vemos as pr%tica medonhas que eles tinham e porque Deus mandou e/termin%-los. (ssa maldi o de No sobre 2ana , n o foi porque No ficou com 0raiva0 e falou aquilo por desaforo. :uando um patriarca abria a sua boca para bendi#er ou maldi#er os seus filhos, eram profecias dadas por Deus; eles iriam falar aquilo querendo ou n o querendo. ;sso provado com muitas passagens na *$blia. #$nesis "7:3&~)(; palavras duras de ;saque para (sa" que era o filho predileto. 1s patriarcas profeti#avam sobre seus descendentes, e foi o que aconteceu com No. ( o que No profeti#ou, vemos no V.<. que aconteceu com os cananeus.

'."6 e '."7; Deus aqui, atravs da boca de No, estava profeti#ando as caracter$sticas principais que teriam os = filhos de No e seus descendentes. &ervo, subentende que haveriam homens governando homens; era o governo sendo estabelecido na terra. Vemos aqui com a profecia dada a No, que &em e 3af tomaram a liderana.

#$nesis 1(:1~3" !s genealogias s o dadas na *$blia para chegarmos at 3esus 2risto.


o

2 o 7ou >am8 '.6 ao '."(; 2 o significa 0preto ou quente0; n o sabemos se 2 o era preto, mas os genes que deram origem a raa negra estavam em 2 o. 2ana eram tribos que descenderam de 2 o e habitavam a palestina; todos aqueles povos que foram e/pulsos da terra prometida, vieram de 2 o. ,ute ho9e .$bia; )i#raim o (gito; 2uche o ;raque. ! (ti'pia e v%rios outras tribos da ?frica vieram de 2 o.

&em 7ou 2hem8 '."1 ao '.31; 2hem significa 0nome0; dele vieram os !ss$rios, os ?rabes e os >ebreus; !bra o vem de &em. 1 filho de &em que deu origem @ ;srael se chamava !rfa/ade; de &em que vem toda a descend-ncia de !bra o, por isso que os israelitas s o chamados de &emitas.

3af '." ao '.5; 3af significa 0e/pans o0; dele vieram a maioria dos povos da terra. 1s Russo, Aregos, ;talianos, Branceses, (spanh'is, !lem es, 2eltas, (slavos, (scandinavos, Aetes, 2entCes, *elgas, !nglo-sa/Dnicos, >olandeses, &u$os, >indus, ,ersas, *"lgaros, 3aponeses e provavelmente os 2hineses.

(sse um quadro bem generali#ado da forma o dos povos e descend-ncia dos filhos de No. !$ temos a origem das naCes que temos ho9e. ;sso muito simplificado; se voc- procurar em alguma enciclopdia, como a *rit+nica p.e/., e comear a pesquisar, vai ter uma vis o mais profunda do assunto. #$nesis %:"6; 0*endito se9a o &enhor, o Deus de &em0. &em 72hem8 significa 0nome0; 3eov% o nome de Deus. :uando )oiss estava para tirar o povo do (gito, disse para Deus4 0vou falar ao povo, quem me mandou fa#er isso60, e Deus ent o apresenta-se com esse nome 3eov%. (sse o nome citado aqui em #$nesis %:"6; 0*endito se9a 3eov% Deus de &em0. 3esus veio @ terra atravs de ;srael que descende de &em, por isso que &em nome. #$nesis %:"7; 0e habite 3af nas tendas de &em0. Deus aqui est% mostrando que 3af tomaria parte das b-n os que viriam sobre &em. >o9e quando voc- olha para as naCes, v- que realmente a maior e/tens o, o maior dom$nio, est% com os povos 9afticos. & o esses povos que mais espalham a ,alavra de Deus na terra; por isso 3af significa e/pans o.

;dade dos patriarcas4

!d o viveu E=F anos &ete (nos :uen )aalalel 3arede (noque .ameque No EHI EFL EHF KEL EGI =GL M NNN ELF

&em &el% (ber ,elegue Re" &eruque Naor <er% !bra o

GFF anos J=F JGJ I=E I=E I=F HJK IFL HNL

!rfa/ade J=K

)atusalem EGE

#$nesis 1(:"5; Nos dias de ,elegue foi dividida a terra O ;sso pode ser uma refer-ncia ao castigo que veio 7veremos na pr'/ima aula8, sobre *abel, a divis o das l$nguas; ou pode se tambm aquela divis o celebre que houve entre a costa da ?frica e a costa das !mricas; os nomes b$blicos tem sempre um significado. Vemos tambm, analisando a genealogia, que a idade dos patriarcas veio diminuindo aos poucos, mas derepente, depois de ,elegue, pula de JFF para IFF anos. ,ode ter ocorrido uma dr%stica mudana clim%tica na terra para que isso ocorresse.

Potrebbero piacerti anche