Sei sulla pagina 1di 13

71

5. Impactos Provocados pelos Celulares: Discusso dos Resultados da Pesquisa

Os principais resultados da pesquisa de campo foram apresentados no captulo anterior. Neste captulo, so discutidos tais resultados e como esses se relacionam com os captulos tericos da dissertao. A presente pesquisa indica vrias modificaes nas relaes sociais que podem ser percebidas a partir da chegada e utilizao em massa dos telefones celulares. A principal dessas mudanas a diluio das fronteiras entre os horrios reservados para o trabalho e os horrios reservados para descanso e lazer
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

junto famlia, a partir da entrada dos celulares nas vidas de seus usurios.

5.1 Ausncia de limites entre a vida pessoal e a profissional Como mencionado anteriormente, o trabalho e a famlia passaram a disputar o mesmo tempo na vida dos usurios de celular. Por meio das entrevistas, foi possvel perceber que os participantes desta pesquisa no vem barreiras ou limites entre a vida profissional e pessoal. Trabalho e famlia se misturam o tempo todo, sendo que os entrevistados sentem desconforto quando o trabalho invade o espao de lazer, mas recebem notcias da famlia durante os horrios de trabalho sem demonstrar ressentimento algum. Em relao ao desconforto mencionado acima, dois entrevistados esto comeando a impor limites quando alguma situao de trabalho invade seu horrio de descanso ou lazer junto famlia. Andra, por exemplo, apesar de deixar o telefone celular ligado 24 horas por dia, decidiu selecionar as ligaes de trabalho e deixar de atend-las a partir das 21h, conta como se deu esse processo:

72

No incio eu atendia a todos. A eu reparei que no era urgente, pois nada que eu possa resolver s 21hs eu no poderia resolver s nove da manh. Ento, depois de algumas ligaes atendidas eu parei de atender. Eu o deixava ligado (celular) e no atendia. Desta forma as pessoas entenderam que de fato era limite que eu estava impondo para que no ligassem nesse horrio.

No foi possvel captar se essa uma tendncia de mudana de comportamento que est por vir, como aponta a literatura internacional (Sorensen, 2006), ou se um comportamento relacionado aos traos de personalidade desses entrevistados. Fica claro, porm, que a maioria das mudanas observadas a partir dos depoimentos dos entrevistados aconteceu tanto no nvel pessoal como no profissional. Essa constatao acabou por gerar um desafio a mais para a composio deste captulo: separar o que mudana pessoal do que mudana estritamente profissional.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

Sendo assim, foram criadas algumas categorias que apontam as mudanas ocorridas somente em mbito profissional, seguidas daquelas que afetam os mbitos pessoais. Essa separao acontece somente para efeitos de exposio, j que no dia-adia, conforme demonstra essa pesquisa, o profissional e o pessoal andam cada vez mais juntos.

5.1.2 As mudanas provocadas pelos celulares na vida profissional dos entrevistados Como vimos nos captulos tericos, as novas tecnologias, como por exemplo o telefone fixo, o fax, o computador e a internet, modificam a vida das pessoas e acabam por atingir tambm as relaes com o trabalho. Aqui foi possvel perceber como os entrevistados tiveram seus ritmos de vida alterados pela possibilidade de estar sempre em contato, sempre disponveis para lidar com as mais diferentes situaes, e como essas mudanas se estenderam ao trabalho. A maior disponibilidade para a empresa, o contato constante com chefes, as demandas de respostas rpidas para as questes relativas s rotinas de trabalho, a necessidade percebida de ter que trabalhar ao celular, mesmo em horrios de

73

descanso ou lazer, so algumas das situaes, relatadas pelos entrevistados, que nos permitem perceber as vrias mudanas. O relato de Joana, quando descreve o cotidiano de trabalho h aproximadamente 10 anos atrs, sem a presena do celular, possibilita a compreenso de como um recurso tecnolgico rpido demanda respostas rpidas de seus usurios e provoca mudanas comportamentais:
Ento as pessoas sempre se comunicaram de alguma maneira. S que os requisitos de resposta eram de acordo com os equipamentos existentes: se voc tinha como equipamento um (telefone) fixo, a resposta... ela tinha a demanda de tempo do que o fixo podia dar. Como voc hoje est on-line com o celular no seu bolso, com o computador no seu bolso, com um palmtop no seu bolso, a demanda ela imediata, on-line. E no passado no era on-line. Ento ningum te exigia que voc estivesse on-line. O que hoje exigido.

Em sua pesquisa com londrinos, Sorensen (2006) confirma a percepo da brasileira Joana sobre as mudanas tecnolgicas e suas demandas de agilidade. Segundo esse autor, vivemos em um mundo onde podemos acessar e ser
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

acessados rapidamente, o que faz com que no possamos mais esperar para sermos atendidos ou atendermos a alguma demanda de trabalho. Retornaremos a este ponto em outros momentos deste captulo, j que a rapidez uma caracterstica presente tanto nas mudanas no trabalho quanto na vida pessoal de todos. A seguir, ser descrito como os entrevistados percebem o momento atual em que eles e suas rotinas de trabalho esto inseridos. Sempre comparando com o que vem sendo pensado pelos tericos contemporneos.

5.1.2.1 O Celular e a Revoluo da Informao Segundo o conceito de sociedade global, proposto por Meyrowitz (1999) e apresentado no captulo 2, o progresso tecnolgico proporciona trocas constantes de informaes entre pessoas situadas nos locais mais distantes do mundo. Vejamos o que nossa pesquisa revela a esse respeito. Matheus, que trabalha em uma multinacional que possui empresas em 22 pases, relata que se comunica por e-mail, telefone fixo ou celular com seus pares, em todo o mundo. Enquanto isso, Jesus (engenheiro) tambm diz que recebe fotos

74

e lay-outs de obras de todo o Brasil, pelo celular e e-mail, de engenheiros que aguardam suas aprovaes. Esses so bons exemplos de como o fenmeno da comunicao sem fio, apresentado por Meyrowitz (1999), est enfraquecendo as fronteiras ou membranas, representadas por obstculos fsicos, sociais, polticos, culturais e econmicos, que possam vir a dificultar o processo de comunicao da sociedade. As novas tecnologias da informao aumentam a porosidade das membranas, proporcionando relacionamento estreito entre sujeitos, empresas, culturas e sociedades distantes. Os dados por ns coletados permitem perceber que as tecnologias da informao, aqui representadas pelos telefones celulares, esto alterando os padres tradicionais de relacionamento, originando novos arranjos sociais. Ao longo da presente pesquisa, apareceram vrios exemplos de como essas mudanas nos padres de comunicao, surgidos aps a chegada da telefonia celular, esto
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

afetando homens e mulheres nos mbitos pessoais e profissionais nos quais esto inseridos. Assim como na Coria de Kim (2002), o celular est rompendo barreiras entre a vida pessoal e profissional daqueles que so constantemente acessados pelas empresas nas quais trabalham, mesmo quando se encontram com amigos e familiares. Como conseqncia desse rompimento de limites, pode-se avaliar a forma como a maioria dos entrevistados percebe suas funes dentro de suas empresas e perante seus chefes. Percebem-nas como imprescindveis. Essa percepo de imprescindibilidade muito provavelmente tem origem no fato de que esses funcionrios so acessados o tempo todo, com demandas de respostas rpidas sobre diversos assuntos, por empresas que esto em ambientes de constante mudana. Os celulares parecem atuar diretamente na reestruturao constante das atividades desempenhadas pelos funcionrios dessas empresas, pelo menos por aqueles que participaram desta pesquisa (e, muito provavelmente, por muitos outros que tm perfil anlogo). Por outro lado, os sujeitos, ao se provarem disponveis e compreensivos s solicitaes de contato constante, demonstram flexibilidade em relao s diversas demandas da empresa.

75

Fernanda, por exemplo, justifica enfaticamente sua disponibilidade excessiva para assuntos de trabalho, sem conseguir explicar seus motivos:
Porque se algum (da empresa) est procurando por voc porque precisa falar com voc. Pode ser urgente ou no. Mas voc d uma satisfao. Eu acho que importante.

Na prxima seo veremos como os trabalhadores, que possuem seus celulares concedidos pelas empresas, percebem esse recurso e como as teorias internacionais abordam o tema.

5.1.2.2 O Trabalhador e o Celular Como vimos no captulo que abordava os resultados da pesquisa, a grande maioria dos entrevistados apontou que o principal uso de seus celulares estava
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

relacionado ao trabalho. [Uso meu celular] mais para trabalho. (Andra, psicloga e gerente de RH de 37
anos) Eu uso o celular a trabalho, para o meu dia a dia de trabalho, o celular o modo pelo qual as pessoas me acham. Todas. Todas as pessoas...Quer me achar? Liga no meu celular. (Matheus, engenheiro de 32 anos)

Apesar de essa questo no ter sido abordada na literatura nacional e internacional estudada para esta dissertao, esse parece ser um vis relevante para o estudo desse tema: existe uma tendncia na percepo da principal utilidade do telefone celular que a sua utilizao para o trabalho. O fato de a maioria dos entrevistados considerar seus aparelhos celulares como sendo mais uma ferramenta de trabalho pode ser entendido como conseqncia do que vem sendo praticado pelas empresas. Provavelmente, a prtica de pagamento das contas dos celulares dos funcionrios pelas empresas indica o interesse dessas de que esse recurso tecnolgico realmente se converta em uma ferramenta de trabalho, possibilitando o acesso constante e rpido aos seus funcionrios. Sorensen (2206) aponta que as pessoas que utilizam celulares para fins de trabalho possuem padres de utilizao bem diferente dos demais, com experincias mais abrangentes e maior necessidade de adaptao de suas rotinas,

76

pois precisam estar acessveis por mais tempo. Certamente, os relatos dos nossos entrevistados sobre o tempo que levam ligados aos seus celulares e os recursos que utilizam para trabalhar confirmam os estudos de Sorensen. A relao das empresas com os celulares ser especificamente abordada a seguir, j que requer ateno em vrios novos pontos a serem considerados.

5.1.2.3 A empresa e o celular Tanto a bibliografia estudada quanto a presente pesquisa indicam importantes mudanas na forma de contato das empresas com seus funcionrios: os nmeros dos celulares destes so divulgados para todos os demais funcionrios, os chefes se mantm em contato constante com suas equipes e
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

afrouxam-se os limites entre os horrios de trabalho e descanso. Esse contato constante faz com que o trabalhador passe a acreditar que a empresa o considera imprescindvel para o andamento dos negcios dada a constncia com que se comunicam. Segundo Sorensen (2006), os recursos tecnolgicos que antecederam o celular e o e-mail (como o telgrafo e telefone fixo) no possibilitavam o nvel de acesso imediato entre as empresas e seus funcionrios como os atuais recursos possibilitam. Essa possibilidade de ser contatado em qualquer lugar e a toda hora, modificou a forma como os indivduos atualmente percebem a relao com o trabalho. As funes ligadas ao trabalho passaram a poder ser executadas fora do local de trabalho e das instalaes fsicas da empresas. A relao existente anteriormente entre o trabalhador e o espao fsico para a execuo do trabalho parece ter sido banido dessa relao empregado e seu posto de trabalho. Considera-se aqui como sendo o posto de trabalho, qualquer lugar designado especificamente para a realizao do trabalho de determinado empregado. Pode ser a mesa e o computador onde algum trabalha, o elevador para o ascensorista, o balco para o vendedor ou a esteira automtica, para quem trabalha na linha de produo. Diferentemente do contexto que emergiu aps a Revoluo Industrial, como visto no captulo 2, no qual o empregado era diretamente identificado com o seu

77

posto de trabalho, como era o caso do vendedor fixo ao balco, o trabalhador de hoje pode trabalhar fora dos espaos fixos da empresa e ser acionado em qualquer lugar onde esteja. Pietra d um exemplo dessa possibilidade. Diz que, quando precisa falar com os funcionrios de sua equipe, consegue alcanar todos ao mesmo tempo, atravs do celular, onde quer que estejam, seja nos endereos dos clientes, nas lojas, em viagens ou em qualquer lugar dentro ou fora da empresa onde trabalham:
Por exemplo, s vezes eu preciso me comunicar com seis gerentes: acabou o estoque do aparelho X. Eu mando uma mensagem para os seis e os seis recebem e eu no preciso ficar ligando um por vez. Eu mando uma mensagem e a mensagem dispara para os seis ao mesmo tempo.

Outro entrevistado, Bruno, que constantemente acessado pelo celular, relata que passa na empresa esporadicamente, somente para ver se a placa com o seu nome continua sobre a sua mesa. Caso continue, isso um sinal de que ele
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

ainda possui lugar marcado na empresa. O trabalhador, na maioria dos cargos e funes atuais, pode executar seu trabalho fora da empresa. Esse o caso de vendedores que atuavam exclusivamente junto aos balces e agora visitam seus clientes, acompanhados de notebooks, com todas as informaes da empresa em que trabalha e dos produtos que vende. Todos os entrevistados atendem a maioria das ligaes como se estivessem sendo contatados para tomar decises sobre assuntos emergenciais ou urgentes. Sobressai aqui a percepo de aparente dependncia entre empresas e empregados, ou seja, a maioria dos empregados se considera imprescindvel para suas empresas e por isso atendem aos seus chamados a qualquer hora. Esse contato constante foi percebido de forma distinta pela literatura internacional e pelos entrevistados. Segundo a pesquisa de Sorensen (2006), as pessoas se tornam disponveis para o contato constante via celular e, at mesmo, via e-mail porque querem sinalizar para os outros que esto trabalhando muito, mesmo quando esto fora do escritrio. Para os participantes desta pesquisa, a relao de constante comunicao entre empresa e empregado est relacionada a uma excessiva demanda de contato

78

das empresas, que muda o regime de trabalho e exige uma disponibilidade maior do trabalhador, podendo inclusive ser comparado ao regime de escravido:
Por mais que isso [o contato constante das empresas] seja uma conveno, eu acho que praticamente uma escravido. Porque mesmo nos horrios que so fora do seu trabalho, voc se sente obrigado a manter o celular ligado. quase que uma coisa... meio que automtica assim na minha cabea. Voc no pensa muito. Ento, eu acho que essa a grande desvantagem: essa relao de escravido. (Mariana, advogada de 32 anos)

interessante perceber tambm, que a prpria prtica de pagamento das contas de celular pelas empresas percebida como um sinal de que os funcionrios precisam estar disponveis ao celular a qualquer hora. Um dos participantes da pesquisa apresenta sua percepo nesse sentido:
Acho que voc se sente um pouco obrigado at a responder todas as chamadas, e atender sempre o celular, porque eles [a empresa] te deram uma ferramenta para te achar. (Jesus, engenheiro de 39 anos)
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

Essa questo de se manter disponvel todo o tempo merece uma anlise mais aprofundada, que se encontra na prxima seo.

5.1.2.4 Quando se desligar do celular e do trabalho Essa percepo de ter que estar sempre disponvel para a empresa, ao celular tambm aparece nos estudos de Sorensen (2006). Sua pesquisa demonstrou que os londrinos esto preocupados em aprender a separar os momentos em que pretendem estar disponveis ao trabalho daqueles em que no querem ser encontrados. O mesmo estudo indica ainda que os celulares utilizados para trabalho ficam ligados por todo o tempo, exceto nas frias dos funcionrios. Diferentemente dos entrevistados de Sorensen (2006), os participantes desta pesquisa mantm seus celulares ligados nas frias e acabam por responder s solicitaes dos colegas e chefes sobre questes de trabalho mesmo durante este perodo. Um exemplo dessa situao pode ser percebido no relato de Mariana, que j foi acionada pelo celular enquanto estava de frias inmeras vezes:
J [recebi ligaes nas frias], j at porque, o que acontece, como voc est em frias, grande parte da empresa no sabe que voc est de frias. E como a gente tem o hbito de se falar pelo celular, as pessoas automaticamente telefonam como se voc estivesse trabalhando. E quando voc atende o telefone, se no voc no

79

disser estou de frias, n? Se voc no colocar esse limite, a pessoa vai falar e imaginar que voc est trabalhando.

Quando esto de frias, os participantes desta pesquisa revelam afastar-se do compromisso de ter seus celulares mo durante todo o tempo, mas os mantm ligados para, pelos menos, registrar as chamadas recebidas e retorn-las depois. Esses mesmos participantes raramente desligam seus celulares, sendo que a maioria no desliga nem mesmo quando vai dormir. provvel que os funcionrios de empresas brasileiras ainda no estejam despertos para essa necessidade de separar os momentos de trabalho dos de lazer e estar fora da rea de cobertura ou desligado como os londrinos entrevistados por Sorensen (2006), mas com certeza j perceberam as mudanas em suas rotinas de trabalho.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

5.1.3 As mudanas provocadas pelos celulares na vida das pessoas Os dados coletados nesta pesquisa so consistentes com a viso de Katz e Aakhus (2002) sobre como os celulares vm afetando a vida e as relaes interpessoais, acelerando os processos do dia-a-dia e proporcionando maior flexibilidade em suas vidas. Segundo os entrevistados, praticamente todos os assuntos so passveis de serem resolvidos pelo celular, otimizando o tempo:
[Quais as principais utilidades do celular?] Todos os assuntos. Eu resolvo coisas do trabalho, negociaes, preos das coisas que eu vou mandar para o cliente, acompanhamento de processos seletivos e coisas da minha vida: t com febre? Tem que comprar alguma coisa no supermercado? Tudo eu fao pelo celular! (Alexandra, Gerente de Servios de 34 anos)

Joana (administradora de empresas, 51 anos) diz que cuida de sua casa, desde os afazeres domsticos s atividades escolares do filho, pelo celular. Ela tambm controla a rotina dos pais, incluindo o acompanhamento de seus estados de sade, distncia. Durante a entrevista que durou em torno de 1 hora, Joana falou com o filho duas vezes para auxiliar em seu dever de casa. Alguns outros comportamentos e crenas so recorrentes, quando se analisa o discurso dos sujeitos dessa pesquisa, e tero seu devido destaque a. seguir.

80

5.1.3.1 Qualquer hora hora de estar em contato Segundo Katz e Aakhus (2002), os celulares puseram as pessoas em contato constante. Esse tipo de contato tambm pde ser detectado nos relatos dos entrevistados desta pesquisa, sendo que, por estes, o contato constante percebido tanto como um benefcio quanto como um incmodo. Os entrevistados relataram situaes onde os contatos eram muito bem vindos, acelerando as tarefas dirias e otimizando o tempo, mas tambm relataram situaes em que preferiam estar inacessveis.
Uso [o celular] para trabalho e particular. Faz parte do cotidiano j. (Fernanda, psicloga de 39 anos) vital. vital. Eu uso telefone [celular] para tudo na minha vida (Fernanda, psicloga de 39 anos) Tem gente at do trabalho que liga toda hora. Que voc vai estar daqui a uma hora no escritrio e pode resolver... ou de repente eu estou no trabalho e liga alguma amiga que eu acho que eu posso falar de noite... a eu falo mais tarde. (Alexandra, Gerente de Servios de 34 anos)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

O relato de Alexandra, alm de descrever alguns inconvenientes relacionados ao comportamento dos usurios de celular, aponta mais uma mudana de hbito ocasionada por ele: no passado, as pessoas esperavam a noite para realizar os telefonemas para amigos e parentes e atualizar os assuntos. Com a chegada do celular, esse hbito mudou e todos esto acessveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Um outro bom exemplo o dado por Jesus (engenheiro de 39 anos). Ao descrever as funes que desempenha na famlia, Jesus se descreve como pai, marido, provedor, educador, amigo, parceiro, amante, e resumo: sou de tudo um pouco. Jesus casado e possui duas filhas: uma com 10 anos e outra com 13. Ele consegue retratar bem como seus hbitos mudaram aps a chegada do celular em sua vida. Ao descrever sua antiga rotina, diz que, antes do celular a esposa telefonava sempre, na mesma hora do dia (por volta do meio dia), para o telefone fixo da mesa para saber como ele estava e para conversar sobre as filhas. s quatro horas da tarde, Jesus ligava para casa para saber se estava tudo bem. Se acontecesse alguma emergncia e a esposa no conseguisse encontr-lo, pedia ajuda da secretria da empresa para localiz-lo.

81

Atualmente, no existe mais esse compromisso de terem que se falar em horas marcadas, pois o celular permite o acesso a qualquer hora: as filhas telefonam para pedir ajuda sobre algum trabalho da escola ou para pedirem autorizao para irem ao cinema com as amigas. A esposa telefona esporadicamente para pedir ajuda sobre alguma deciso a ser tomada ou para falar sobre trivialidades. Nas situaes emergenciais, Jesus consegue ser acessado imediatamente ao celular. Para os entrevistados desta pesquisa, os contatos que ocorrem ao celular so percebidos como positivos ou negativos, dependendo da hora, assunto e das atividades que estejam executando naquele momento. Importante ressaltar que em geral, os entrevistados percebem as ligaes inconvenientes que recebem como o caso dos telefonemas da empresa, fora do horrio de trabalho, mas no se percebem como realizadores de telefonemas inconvenientes. Poucos so os que fazem essa reflexo sobre: ser que devo ligar agora? Posso esperar para falar
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

amanh? Para os entrevistados dessa pesquisa, qualquer hora do dia ou da noite eles podem receber ou realizar ligaes. Logo, qualquer hora hora de estar em contato.

5.1.3.2 Novos recursos nos celulares = novos hbitos O celular oferece como principal funo a possibilidade de conversao distncia. Falar ou estar no celular representa a principal atividade descrita pelos entrevistados desta pesquisa, como sendo o que mais fazem ao celular. Porm, os servios incorporados aos aparelhos celulares (mquina fotogrfica, envios de mensagens de voz e texto, despertador, gravador, cronmetro, bina, internet, TV e outros) assim como a diminuio de seus custos ocasionaram uma maior utilizao dos celulares e conseqentemente deram origem a novos hbitos. O engenheiro Jesus, por exemplo, afirma ser usurio de vrios servios agregados ao seu celular (despertador, cronmetro, mquina fotogrfica, mensagem de texto, gravador, rdio, internet, TV e downloads de hits e msicas).

82

Lemos (2006, p.79) considera o celular um teletudo, capaz de agregar vrios recursos tecnolgicos. Alm de novos recursos, os celulares exercem tambm novas funes prticas para a vida das pessoas. No relato dos entrevistados encontram-se novos hbitos como: controlar a casa distncia, participar de reunies onde no preciso estar presente, bater papo com os familiares e amigos, entre outros. Mesmo sem serem questionados sobre a utilizao dos recursos disponveis em seus aparelhos, os entrevistados deram vrias contribuies que sinalizaram mudanas em suas vidas. Alguns interessantes exemplos de novos hbitos e comportamentos so: (a) o controle da famlia ou do trabalho distncia, por meio de conversao ou mensagens de texto e e-mails, (b) a possibilidade de tirar fotos e registrar os momentos mais inesperados do dia-a-dia, (c) a possibilidade de, com a ajuda do bina, selecionar as chamadas que sero ou no atendidas, (d) o envio de imagens e, (e) at mesmo, as realizaes de transaes bancrias.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

Como se pode perceber, a maioria dos recursos oferecidos pelos celulares, com o tempo e a utilizao constante, foi sendo incorporada rotina de seus usurios, trazendo novos hbitos e comportamentos. Outro interessante exemplo de novos hbitos aparece na fala de alguns entrevistados que relatam usar seus celulares para reunies de conference call, nas quais podem decidir assuntos de trabalho com vrias pessoas fisicamente distantes, viabilizando projetos, com custos menores por no envolver deslocamentos fsicos, e antecipando decises. Conforme exposto anteriormente, segundo Katz e Aakhus (2002), os celulares aceleram a eficincia e o ritmo de trabalho das pessoas, permitindo flexibilidade nos negcios e na vida pessoal e o conference call ao celular um exemplo bem ilustrativo desse aumento de eficincia. A transformao ocasionada nas fronteiras entre as dimenses espao e tempo, conforme comentada na literatura nacional e internacional por Katz e Aakhus (2002), Rheingold (2002) e Nicolaci-da-Costa (2004) aparece constantemente nas falas dos entrevistados, como sendo mais uma transformao em suas vidas. A mobilidade proporcionada pelos celulares possibilita o contato constante com as pessoas de seus ciclos de relacionamento, quando esto em uma fila de banco, engarrafamento, ou nas salas de espera dos aeroportos. Essa mobilidade proporciona, por exemplo, marcar e desmarcar compromissos sem

83

antecedncia e resolver situaes e tarefas dirias, gerando mudanas na vida das pessoas.
Eu sei que se eu combinar com alguma amiga no Shopping e me atrasar, eu posso avisar no celular. (Pietra, gerente de vendas de 34 anos)

Ao descreverem como combinavam os compromissos antes do celular, os entrevistados relataram suas antigas preocupaes com o planejamento dos encontros:
Voc tinha que esperar a pessoa estar em algum lugar onde ela pudesse ser contatada, entendeu? Ento, as coisas tinham que ser mais planejadas. (Mariana, advogada de 32 anos)

Outra interessante alterao na compreenso do espao a mudana na prpria comunicao verbal: as pessoas se dizem estar no celular como se o celular fosse um espao fsico semelhante a estar em casa ou no trabalho. Surge aqui um espao virtual onde todos podem ser encontrados, em tempo real,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510391/CA

conforme descrito Nicolaci-da-Costa (2005). Como exposto neste captulo, so vrias as alteraes ocorridas na vida de quem possui um celular, principalmente quando esse foi concedido pela empresa, j que o tempo de utilizao desse recurso pode ser ainda maior. No prximo captulo, sigo com a concluso desta que foi uma viagem de muita emoo por um caminho que eu imaginava ser novo, mas que no sabia aonde iria me levar.

Potrebbero piacerti anche