Sei sulla pagina 1di 7

Adjetivo

Quanto sua funo como determinante, o adjetivo pode se comportar basicamente de duas maneiras: 1. ele pode servir para restringir o substantivo, tornando-o nico entre um grupo:

O aluno foi suspenso por trs dias. O aluno paulista foi suspenso por trs dias.

2. o adjetivo pode ainda explicar o substantivo, destacando caractersticas inerentes ao substantivos:


O fogo foi o causador da queimadura. O fogo quente foi o causador da queimadura. A faca representa perigo. A faca afiada representa perigo.

Sendo assim, os adjetivos podem ser classificados de duas maneiras, considerando as caractersticas acima:ADJETIVOS RESTRITIVOS ou ADJETIVOS EXPLICATIVOS. Conceituando ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que no prpria do ser: fruta madura, homem baixo, cu alaranjado, etc. ADJETIVO EXPLICATIVO: exprime caractersticas inerentes ao substantivo a que se refere, uma qualidade prpria do ser: fogo quente, neve fria, cu azul, etc. Alm de serem classificados como explicativos ou restritivos, os adjetivos tambm podem ser classificados como:SIMPLES ou COMPOSTOS; PRIMITIVOS ou DERIVADOS. ADJETIVOS SIMPLES: formado por um s radical. ADJETIVOS COMPOSTOS: formados por mais de um radical. ADJETIVOS PRIMITIVOS: formado apenas pelo radical, no possui afixos, nem se origina em outro adjetivo. ADJETIVOS DERIVADOS: adjetivos formados por derivao, ou seja, provm de um adjetivo primitivo ao qual so acrescentados afixos. SINTAXE Quanto sintaxe, o adjetivo funciona como um modificador do substantivo ou de uma palavra com valor de substantivos. O adjetivo pode ainda ser substantivado ou acrescido de uma preposio, formando, neste ltimo caso, uma locuo adjetiva. A locuo adjetiva pode ser formada tambm por substantivos, advrbios, etc., mas ter sempre valor de adjetivo.

Faz um bom tempo em Fortaleza hoje. Os maus pagaro pelos seus atos. Aqueles homens sem escrpulos no escaparo da cadeia.

Posio do Adjetivo O adjetivo pode aparecer antes ou depois da palavra a qual faz referncia (geralmente o substantivo), mas em alguns casos, dependendo de sua anteposio ou posposio ao substantivo, o adjetivo pode mudar de significado:

Aquela era uma pobre criana. / Aquela era uma criana pobre. Esta uma simples frase. / Esta uma frase simples.

O adjetivo pode aparecer, tambm, em forma de ORAO. Nesse caso, ele ir ganhar uma nova denominao: ORAO SUBORDINADA ADJETIVA. Este tipo de orao pode ser classificada de duas maneiras, segundo os mesmos critrios do adjetivo: RESTRITIVAS ou EXPLICATIVAS. As O. S. Adjetivas Restritivas so aquelas que do ao referente uma caracterstica que o difere dos demais de seu grupo, particularizando-o. Elas no so separadas por vrgula.

Os homens que no procuram o dilogo possuem muitos conflitos em casa.

J as O. S. Adjetivas Explicativas so as que trazem uma caracterstica prpria daquele indivduo, inerente, justificando-o. Estas, por sua vez, aparecem entre vrgulas.

As mulheres, que so sensveis, sofrem pela falta de dilogo.

As vrgulas nas Oraes Adjetivas Observe as seguintes frases:


As mulheres que so mes tm trabalho dobrado. (apenas aquelas que so


mes tm trabalho dobrado)

As mulheres, que so mes, tm trabalho dobrado. (as mulheres so mes e


por isso tm trabalho dobrado) trabalham so criticados)

Os homens que no trabalham so muito criticados. (aqueles que no Os homens, que no trabalham, so muito criticados. (j que os homens no
trabalham, eles so criticados)

Como podemos ver, devemos tomar um cuidado especial com o uso da vrgula nestas oraes, pois dependendo da presena ou da ausncia da vrgula, obteremos um sentido diferente para as frases. Adjetivo a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser.

Adjetivo explicativo: o adjetivo que denota qualidade essencial ao ser, qualidade inerente, ou seja, qualidade que no pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, todo homem mortal, todo fogo quente, todo leite branco, ento mortal, quente e branco so adjetivos explicativos concernentemente a homem, fogo e leite.

Adjetivo restritivo: o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, nem todo homem inteligente, nem todo fogo alto, nem todo leite enriquecido, ento inteligente, alto e enriquecido so adjetivos restritivos concernentemente a homem, fogo e leite.

Adjetivo imediatamente aps o substantivo qualificado por ele:

Adjetivo explicativo: Se ele for adjetivo explicativo, dever estar entre vrgulas e funcionar sintaticamente como aposto explicativo.

- O homem, mortal, age como um ser imortal.

Nessa frase, mortal adjetivo explicativo, pois indica uma qualidade essencial ao substantivo. Por isso est entre vrgulas; a sua funo sinttica a de aposto explicativo.

Adjetivo restritivo: Se for adjetivo restritivo, duas situaes podero ocorrer:

1- Adjetivo restritivo no isolado por vrgula(s): funcionar sintaticamente como adjunto adnominal concernentemente ao substantivo anterior a ele.

- O homem inteligente l mais.

Nessa frase, inteligente adjetivo restritivo, pois indica uma qualidade adicionada ao substantivo. Por isso no est entre vrgulas; a sua funo sinttica a de adjunto adnominal.

Observe que inteligente, apesar de no ser essencial a todos os homens, especificamente ao universo de homens dos quais estamos falando.

2- Adjetivo restritivo isolado por vrgula(s): funcionar como predicativo do sujeito ou predicativo do objeto, dependendo de o substantivo anterior a ele funcionar como sujeito ou como objeto:

- O diretor, preocupado, atendeu ao telefone.

Observe que preocupado no uma qualidade essencial a todos os homens nem o ao diretor a quem se refere; o diretor possui a qualidade de preocupado apenas em determinado momento - essa a diferena entre o adjunto adnominal e o predicativo.

Adjetivo distante do substantivo qualificado por ele:

Quando o adjetivo estiver distante do substantivo qualificado por ele, seja explicativo, seja restritivo, exercer a funo de predicativo do sujeito ou de predicativo do objeto.

- Os homens esto mais conscientes de suas responsabilidades.

O adjetivo conscientes exerce a funo de predicativo do sujeito, pois est distante do substantivo qualificado por ele -homens, que exerce a funo de sujeito.

- Vejo, hoje em dia, os homens mais conscientes de suas responsabilidades.

O adjetivo conscientes exerce a funo sinttica de predicativo do objeto, pois est distante do substantivo qualificado por ele -homens, que exerce a funo de objeto direto.

O RACIOCNIO DAS FUNES SINTTICAS


As classes gramaticais em portugus so: substantivo, adjetivo, verbo, advrbio, pronome, numeral, artigo, conjuno, preposio, interjeio. As sete primeiras delas podem ser agrupadas em quatro naturezas morfolgicas bsicas, cada uma delas com algumas possibilidades sintticas: Natureza Substantiva: substantivos, pronomes substantivos, numerais substantivos, oraes substantivas; Natureza Adjetiva: adjetivos, locues adjetivas, pronomes adjetivos, numerais adjetivos, artigos e oraes adjetivas; Natureza Adverbial: advrbios, locues adverbiais e oraes adverbiais; Natureza Verbal: verbos e locues verbais. Cada uma dessas classes bsicas tem possibilidades limitadas de funcionar sintaticamente, isto , de desempenhar uma funo na estrutura sinttica da frase. Vejamos agora as possibilidades sintticas de cada uma dessas quatro naturezas gramaticais: Natureza Gramatical Funes Sintticas Possveis Substantiva Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Predicativo (do Sujeito e do Objeto), Complemento nominal, Aposto, Agente da Passiva, Vocativo Adjetiva Adjunto Adnominal, Predicativo do Sujeito e Predicativo do Objeto Adverbial Adjunto Adverbial Verbal Ncleo do Predicado Verbal e do Predicado Verbo-Nominal II. O RACIOCNIO DAS FUNES SINTTICAS Para apreender bem o raciocnio de cada funo sinttica, devem-se levar em conta dois aspectos cruciais: a ligao da expresso analisada na estrutura sinttica da frase (se se liga a nome ou a verbo) e a inteno semntica que a expresso veicula, em relao ao termo ou expresso a que se liga sintaticamente. importante lembrar que a sintaxe portuguesa binria, funciona a partir de pares de significado, o que implica que identificar a funo sinttica de um termo pressupe identificar, primeiro, com que outro termo da frase est fazendo par. Por exemplo, na frase Os alunos resolveram tranquilos os exerccios de Lngua Portuguesa, se quisermos pensar sobre o termo tranquilos, o caminho este: ele se liga, sintaticamente, a alunos, substantivo com o qual combina em gnero e nmero. Portanto, tranquilos tem, na frase, uma natureza morfolgica adjetiva. Consultando nossa tabela morfossinttica, veremos que a funo sinttica que esse adjetivo pode desempenhar adjunto adnominal ou predicativo, conforme sua semntica. Se veicular uma caracterstica inerente ao ser referido, ser adjunto adnominal; se, ao contrrio,

veicular uma caracterstica temporria do ser, funcionar como predicativo. Na frase em questo, tranquilos funciona como predicativo do sujeito alunos. A seguir, listamos as funes sintticas de termos ligados a verbos e ligados a nomes, bem como fornecemos o raciocnio de cada uma dessas funes: A. Termos Determinantes do Verbo 01. Objeto Direto e Objeto Indireto para funcionar como objeto, seja direto, sem preposio, seja indireto, ligado ao verbo por meio de preposio, a expresso deve ter natureza substantiva e designar o alvo da ao, o ser que recebe a ao realizada pelo sujeito agente. Para existir objeto direto na frase, o verbo deve estar na voz ativa ou na voz reflexiva; j o objeto indireto aparece com verbo em qualquer voz. A me da famlia arrogou-se o direito de viajar sozinha. Entregamos, ao professor de Qumica, o relatrio sobre nossa ltima experincia. Fizeram-se novas experincias com o genoma humano? 02. Adjunto Adverbial para funcionar como adjunto adverbial, a expresso deve ter natureza adverbial e ligar-se a verbo, adjetivo ou outro advrbio, indicando as circunstncias da ao, da caracterstica ou da outra circunstncia, respectivamente. Abrimos o carro com o p de cabra. Ele canta muito mal, gente. Porque brigou com o pai, sumiu de casa e nem telefonou. Eu estou bastante curioso pelo desempenho de meu filho no vestibular. Ouvimos a notcia pelo rdio. Embora contrariado, resolveu ir festa.

Numeral
Funo de substantivo
As palavras que se equivalem a substantivos possuem a funo de substantivos (ou de nome). Tem essa funo: Substantivo:A casa antiga. Locuo substantiva:Compramos um quebra-nozes. Palavra substantivada:Seu olhar me encantava. Pronome substantivo:Ela avisou. Numeral substantivo:Constituimos uma dupla.

Observaes: Quando o advrbio refere-se a uma palavra de funo de substantivo, ele constitui aquela palavra.

Funo de adjetivo
As palavras que se equivalem a adjetivos possuem a funo de adjetivo. So termos acessrios, mais precisamente, adjunto adnominal. Tm essa funo: Adjetivo:Comprei uma roupa azul. Locuo adjetiva:Havia gua azul esverdeada. Artigo:Os problemas so seus. Pronome adjetivo:Minhas lembranas ficaram no passado. Numeral adjetivo:Precisei de trs coisas.

Observaes: Quando o advrbio refere-se a uma palavra de funo de adjetivo, ele constitui aquela palavra. Determinantes: so um tipo especial de palavra com funo de adjetivo que modificam
(determinam) um substantivo, sempre acompanhando-o.

NUNERAIS SUBSTANTIVOS E NUMERAIS ADJETIVOS: a) Numerais Substantivos aparecem isolados, ou seja, no acompanham um nome, desempenhando, portanto, uma funo sinttica prpria do substantivo: Morreram trs naquele trgico acidente. b) Numerais Adjetivos- aparecem relacionados a um substantivo, exercendo, assim, a funo de adjunto adnominal: Rubinho chegou em terceiro lugar mais uma vez.

Potrebbero piacerti anche