Sei sulla pagina 1di 10

Palavra Informtica de origem francesa que significa a unio de dois outros termos: INFORmao + autoMTICA.

Hoje em dia encontra-se presente na maioria das reas ou segmentos da sociedade: Negcios (Bancos, empresas) Educao (Salas de aula, biblioteca) Medicina (Diagnsticos de pacientes)

E muitos outros (Engenharia, msica, etc...) Quais as funes da informtica ao lidar com a informao? Processar: Manipular dados; Armazenar: Garantir permanncia e futura recuperao dos dados; Comunicar: Apresentar a informao resultante do processamento dos dados.

Observao: Utiliza como agente auxiliar o COMPUTADOR.

Computador Origem Latim computare (contar, calcular ou avaliar); Um computador pode-se definir como um conjunto de componentes eletrnicos que permite a transformao dos dados de entrada em informao de sada e cuja transformao controlada atravs de interveno humana. (Idia de John Von Newman) Caractersticas dos Computadores : Sistema eletrnico; preciso; armazena e processa grandes volumes de dados; possui elevada velocidade de processamento.

2000 ac - baco, a primeira calculadora da histria Seu primeiro registro datado no ano de 2000 a.c., pelos povos que constituam a Mesopotmia. Contudo, o baco tambm foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilnia, Egito, Grcia, Roma, ndia, China, Japo, etc. Sobre as operaes matemticas, ele bastante til para a soma e subtrao. J a multiplicao e diviso, o baco comum no muito recomendado, somente algumas verses mais complexas que padro.

Mquina de Pascal Pouco tempo depois, em 1642, o matemtico francs Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecnica da histria, a mquina de Pascal. Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas, que giravam na realizao dos clculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma mquina que realizasse as quatro operaes matemticas bsicas, o que no aconteceu na prtica, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair. Por esse motivo, ela no foi muito bem acolhida na poca. Alguns anos aps a Mquina de Pascal, em 1672, o alemo Gottfried Leibnitz conseguiu o que pascal no tinha conseguido, criar uma calculadora que efetuava a soma e a diviso, alm da raiz quadrada. A Mquina de Diferenas e o Engenho Analtico

Houve um grande boom na poca por causa disso, pois as ideias aplicadas no projeto estavam muito a frente do seu tempo. Por causa de limitaes tcnicas e financeiras, a Mquina de Diferenas s pde ser implementada muitos anos depois.

Mquina Analtica

Aps um perodo, no ano de 1837, Babbage lanou uma nova mquina, chamado de Engenho Analtico (Mquina Analtica). Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programvel, como o uso dos cartes. Alm disso, instrues e comandos tambm poderiam ser informados pelos cartes, fazendo uso de registradores primitivos. A preciso chegava a 50 casas decimais. Novamente, ela no pde ser implementada naquela poca, pelo mesmo motivo de limitaes tcnicas e financeiras. Simplesmente a tecnologia existente no era avanada o suficiente para a execuo do projeto. Contudo, a contribuio terica de Babbage foi to grande, que muitas de suas idias so usadas at hoje.

Primeira Gerao (1946 - 1959) A primeira gerao de computadores modernos tinha com principal caracterstica o uso de vlvulas eletrnicas, possuindo dimenses enormes. Eles utilizavam quilmetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problemas de funcionamento. Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de mquina. Existiram vrias mquinas dessa poca, contudo, vamos focar no ENIAC, que foi a famosa de todas.

ENIAC

No ano de 1946, ocorreu uma revoluo no mundo da computao, como o lanamento do primeiro computador eletrnico ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norteamericanos John Eckert e John Mauchly. Esta mquina era em torno de 1000 vezes mais rpida que qualquer outra que existia na poca. Segunda Gerao (1959 - 1964) Na segunda gerao, houve a substituio das vlvulas eletrnicas por transstores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos tambm foi criada, assim evitando que os fios e cabos eltricos ficassem espalhados por todo lugar. possvel dividir os computadores desta gerao em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores. Supercomputador (IBM 7030 mini computador (PDP-8)

Terceira gerao (1964 1970) Os computadores desta gerao foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vrios circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as mquinas se tornaram mais velozes, com um nmero maior de funcionalidades. O preo tambm diminuiu consideravelmente.

O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programao da CPU por microcdigo, ou seja, as operaes usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas atravs de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.

Potrebbero piacerti anche