Sei sulla pagina 1di 2

Ensino Mdio

[Avaliao Subjetiva]

1ano
3,0

PROVA
Literatura 1 Bimestre
Prof: Marcelo Henrique

GABARITADA
04 de maro de 2010

Questo 01 (valor: 0,4)


Em nossas aulas, estudamos Literatura e aprendemos diversos conceitos que a ela se relacionam. Assim, defina Literatura e comente a seguinte afirmao, de Mahatma Gandhi: "A arte na vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Denotao ocorre quando as palavras ou enunciados apresentam o sentido literal, comum, encontrado no dicionrio. Plurissignificao da linguagem literria a caracterstica do texto literrio de apresentar mais de um significado e vrios sentidos interpretativos.

A literatura a arte da palavra; a afirmao de Mahatma Gandhi confirma a Arte Literria como a recriao da realidade, a transformao da realidade em obra de arte.

Questo 04 (valor: 0,25)


Qual a principal funo do texto literrio? E a principal funo do texto no literrio?

Questo 02 (valor: 0,6)


Voc j deve ter tido contato com muitos tipos de texto literrio: poemas, contos, romances, peas de teatro, novelas, crnicas, etc. E tambm com textos no literrios, como notcias, cartas comerciais, receitas culinrias, manuais de instruo. Mas, afinal, o que um texto literrio? O que distingue um texto literrio de um texto no literrio? Responda com base em nossos estudos e explique da forma mais detalhada possvel.

A principal funo do texto literrio a funo esttica e a principal funo do texto no literrio a funo utilitria.

O texto literrio o texto que altera, recria, modifica a realidade; sua principal funo a funo esttica e nele predominam a conotao e a subjetividade. J o texto no literrio o que copia, imita, reproduz a realidade; sua principal funo a funo utilitria e nele predominam a denotao e a objetividade.

Questo 05 (valor: 0,5)


Em nosso Material Complementar de Estudos 01, voc leu um belssimo poema de um autor moambicano chamado Rui Knopfli, que tambm escreve em nossa lngua. Leia agora o poema abaixo, de outro autor moambicano, Jos Craveirinha (1922-2002), considerado o principal escritor africano de lngua portuguesa e que participou ativamente do processo de libertao de seu pas e responda as questes 05 e 06.
Grito negro Eu sou carvo! E tu arrancas-me brutalmente do cho e fazes-me tua mina, patro.

Questo 03 (valor: 0,75)


Dentre os vrios conceitos literrios que estudamos, explique de forma clara e objetiva o que significa: Conotao; Denotao; Plurissignificao da linguagem literria.

Conotao ocorre quando as palavras ou enunciados apresentam sentido figurado, determinado pela situao e pelo contexto histrico-cultural.

Eu sou carvo! E tu acendes-me, patro, para te servir eternamente como fora motriz mas eternamente no, patro. Eu sou carvo e tenho que arder, sim e queimar tudo com a fora da minha combusto. Eu sou carvo tenho que arder na explorao arder at s cinzas da maldio arder vivo como alcatro, meu irmo, at no ser mais a tua mina, patro. Eu sou carvo tenho que arder queimar tudo com o fogo da minha combusto. Sim! Eu sou o teu carvo, patro.
Jos Craveirinha. In: Mrio de Andrade (org.). Antologia temtica de poesia africana. 3. ed. Lisboa: Instituto Cabo-verdeano do Livro, 1980. v. 1, p. 180. alcatro: um dos componentes do carvo motriz: que se move ou faz mover alguma coisa

Para o patro, o eu lrico carvo, pois a fora motriz do trabalho e da produo. O eu lrico aceita sua condio de carvo, mas com um sentido diferente do que tem para o patro. Releia os versos finais do poema e interprete o ltimo verso:
Eu sou carvo tenho que arder queimar tudo com o fogo da minha combusto. Sim! Eu sou o teu carvo, patro.

Embora o eu lrico afirme que carvo, ele no pretende continuar sendo o combustvel da explorao do patro, e sim queimar tudo, isto , destruir a prpria figura do patro, que representa a explorao. "Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro como querer colher sem plantar." David Bly

Os poemas geralmente utilizam uma linguagem plurissignificativa. O eu lrico do poema lido chama a si mesmo de carvo denotativamente ou conotativamente? Que sentido tm as palavras carvo e mina no contexto?

O eu lrico chama a si mesmo de carvo conotativamente. A palavra carvo representa a fora de trabalho do negro (a fora motriz) e a mina representa o prprio negro, ou seja, o lugar de onde o patro extrai sua riqueza. Logo, carvo e mina representam a explorao do homem negro pelo homem branco.

Questo 06 (valor: 0,5)


A literatura, partindo da imaginao e das experincias pessoais e sociais do artista, uma recriao da realidade concreta. O poema de Craveirinha, por exemplo, alm de expressar os sentimentos e as ideias do eu lrico, tambm uma denncia das condies de vida dos negros em Moambique antes do processo de independncia. Com base na leitura do poema, responda: a) A literatura, alm de ser a arte da palavra, tambm uma forma de comunicao e interao social? Por qu?

Sim, pois como construda com a linguagem, capaz de comunicar ideias e sentimentos, alm de promover a interao entre as pessoas
b) Recriando a realidade, a literatura pode contribuir para transformar a realidade concreta? Se sim, como?

Sim; denunciando os problemas da realidade, a literatura sensibiliza e conscientiza as pessoas, preparando-as e estimulando-as para as mudanas sociais.

Questo desafio (valor: 1,0) Esta questo uma questo adicional, de bonificao, portanto s ser concedido um ponto a quem acert-la integralmente.

Potrebbero piacerti anche