Sei sulla pagina 1di 3

744.

(CESPE / Administrativo - AGU / 2010) Um servidor da administrao direta da Unio, violando dever funcional, apropriou-se de bens pblicos de que tinha posse em razo do cargo e vendeu-os a terceiros, auferindo assim proveito financeiro. Nessa hiptese, o agente dever responder pelo delito de peculato, sem prejuzo das sanes administrativas correspondentes.
747. (CESPE / Administrativo - AGU / 2010) Um policial militar em servio, ao abordar um cidado, exigiu dele o pagamento de determinada soma em dinheiro, utilizando-se de violncia e ameaando-o de sequestrar o seu filho. A vtima, ante o temor da ameaa, cedeu s exigncias formuladas e entregou ao policial a quantia exigida. Nessa situao, no obstante a prtica de crime pelo agente, no h que se falar em delito de concusso, pois inexiste nexo causal entre a funo pblica desempenhada pelo policial e a ameaa proferida.

749. Errado. O crime de condescendncia criminosa, previsto no art. 320, do Cdigo Penal, pode ocorrer em duas situaes: quando o funcionrio, por indulgncia, deixar de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. Assim, no correto afirmar que o delito em tela s ocorre quando h relao de subordinao. 763. Errado. Segundo entendimento do STJ (HC 114.717/MG, DJ 14.06.2010), o crime de peculato-desvio material e admite, portanto, a tentativa. 778. Errado. A condescendncia criminosa caracterizada pelaindulgncia. A expresso por indulgncia significa que o superior hierrquico deixa de agir por tolerncia, clemncia, brandura etc. Se a razo da conduta o atendimento de sentimento ou interesse pessoal, o fato constitui prevaricao. Se h pretenso de obter vantagem indevida, caso de corrupo passiva. 781. Errado. Segundo entendimento da doutrina majoritria, no crime de desacato (art. 331, do CP), o funcionrio pblico deve estar no exerccio da funo; ou, ainda que fora do exerccio, a ofensa deve ser feita em razo da funo. 783. Errado. Segundo o STJ, no se reveste de tipicidade penal, descaracterizando-se, desse modo, o delito de desobedincia (CP, art. 330) a conduta do agente que, embora no atendendo a ordem judicial que lhe foi dirigida, expe-se, por efeito de tal insubmisso, ao pagamento de multa diria (astreinte) fixada pelo magistrado com a finalidade especfica de compelir, legitimamente, o devedor a cumprir o preceito (STJ, HC 86.254-3, DJ 10.03.06). Assim, a existncia na deciso judicial de cominao de multa diria, em caso de descumprimento da ordem expedida, basta, por si s, para provocar a descaracterizao tpica do delito de desobedincia. 785. Errado. No h extino da punibilidade pela reparao do dano para o peculato doloso. O peculato culposo, nos termos do 3, do art. 312, do Cdigo Penal, apresenta uma espcie anmala de arrependimento posterior. Normalmente, o arrependimento posterior, que s pode ser arguido em crimes praticados sem violncia ou grave ameaa, funciona como atenuante e deve acontecer at o momento do recebimento da denncia ou da queixa por parte do magistrado. No caso do peculato culposo, este arrependimento funcionar como excludente, caso ocorra at a sentena transitar em

julgado, ou como atenuante, manifestando-se depois do trnsito em julgado da sentena penal, situao em que reduzir a pena pela metade. 790. Errado. O Cdigo Penal, ao definir os crimes contra a Administrao Pblica, apresenta diversos delitos que podem ter como sujeito ativo o particular, figurando a Administrao Pblica no plo passivo. 794. (CESPE / OAB / 2007) Pedro, funcionrio pblico, deixou de praticar ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo influncia de Daniele, sua namorada. Nessa situao hipottica, a conduta de Pedro se amolda ao tipo de crime, previsto no Cdigo Penal, de corrupo passiva. 795. Errado. O erro da questo est em afirmar que a nica diferena existente entre os dois crimes. Realmente, a diferena apresentada pela banca a mais relevante, todavia, h outras como, por exemplo, a penalizao cabvel para cada um dos delitos. 796. Errado. No caso em tela, o servidor poder ser enquadrado no crime de corrupo passiva, previsto no art. 317, do Cdigo Penal, pois recebeu vantagem indevida. Cabe ressaltar que a aplicao do dinheiro na prpria repartio no fator que descaracteriza o crime contra a Administrao Pblica. 797. (CESPE / Procurador - TCM-GO / 2007) No pratica o crime de condescendncia criminosa o servidor pblico que, tomando conhecimento da incontinncia pblica e escandalosa de subordinado hierrquico que tambm seja viciado em jogos proibidos, deixa, por complacncia, de instaurar procedimento disciplinar para apurar suposta falta funcional. 798. Errado. A corrupo passiva, prevista no art. 317, do Cdigo Penal, consiste em solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.Para a caracterizao do citado delito, prescindvel que seja lcito o ato funcional, constituindo a ilegalidade mera causa de aumento de pena (art. 317, 1, do CP). 799. Errado. Neste caso, no h caracterizao do peculato. Na situao descrita, Pedro no adquire e se apropria do dinheiro em virtude do cargo, mas sim devido amizade que detm com Joo. 800. Errado. Segundo a doutrina majoritria, o interesse descrito no tipo do art. 319, do CP, pode ser patrimonial, material ou moral. Pode-se definir o interesse pessoal como o estado anmico no qual se coloca a pessoa visando a suprir determinada necessidade, seja de natureza material, patrimonial ou moral. 801. Errado. O Superior Tribunal de Justia firmou posio no sentido de que inaplicvel ao crime de peculato o princpio da insignificncia, haja vista a natureza do bem jurdico tutelado pela norma penal. Incidncia da Smula 83/STJ (STJ, REsp 1.060.082/PR, DJ 28.06.2010).

803. Errado. A concusso um delito formal e a consumao ocorre com a exigncia, no momento em que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. Assim, no caso em tela, no h que se cogitar a tentativa de concusso, mas sim a concusso consumada. 804. Errado. Existem as chamadas leis extravagantes penais que tambm regulam crimes praticados por servidor contra a administrao pblica, como, por exemplo, o crime de sonegao fiscal, que recebe a participao de funcionrio pblico do fisco para a perpetrao de delito previsto na lei n 4.729/65. Outro exemplo encontrado na lei n 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo. Este diploma de natureza criminal, em seu Captulo I, Seo II Dos Crimes Praticados por Funcionrios Pblicos, elenca trs formas bsicas de condutas penalmente relevantes praticados por aqueles que detm a condio jurdica de funcionrio pblico, nos termos do art. 327, do Cdigo Penal. 807. Errado. O conceito de funcionrio pblico para o Direito Penal mais vasto do que o delineado pelo campo Administrativo, pois consagra qualquer atividade realizada com fins prprios do Estado, independendo do recebimento de pecnia. O critrio para o estabelecimento da realizao ou no da funo pblica a natureza da atividade exercida. Assim, no conceito, temos, por exemplo, o vigia noturno, o estagirio de direito em rgo pblico, como Defensoria Pblica, Ministrio Pblico, mesmo que sem o credenciamento junto chefia do rgo. 808. Correto. Nos termos do art. 312, do Cdigo Penal, plenamente possvel a caracterizao do peculato quando o agente pblico se apropria de bens particulares ou os desvia, desde que estejam sob a custdia do Estado. 815. Errado. No caso em tela, h o delito de concusso, e no de corrupo passiva. O crime de concusso est previsto no art. 316, do Cdigo Penal, e consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. 816. Errado. De acordo com o entendimento doutrinrio e jurisprudencial amplamente majoritrio, dentro do mesmo contexto ftico, o crime de resistncia absorve o crime de desacato. 822. Errado. O crime de prevaricao exige, para a sua configurao, a confirmao de que o agente agiu dolosamente, querendo retardar, omitir ou praticar ilegalmente ato de oficio. Exige tambm o dolo especfico, o especial fim de agir do autor: satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Sem o dolo no h tipicidade, no devendo Beto responder por tal crime.

Potrebbero piacerti anche