Sei sulla pagina 1di 19

CE@D/ETB

ORGANIZAO E NORMAS TICA PROFISSIONAL

rika Monteiro Abrantes

Escola Tcnica de Braslia


Braslia-DF 2013

CURSO TCNICO EM TELECOMUNICAES

ORGANIZAO E NORMAS/ TICA PROFISSIONAL

RIKA MONTEIRO ABRANTES

ESCOLA TCNICA DE BRASLIA Braslia DF

2013

Apresentao e-Tec Brasil CE@D/ETB

Prezado estudante, Bem-vindo a Rede e-Tec Brasil! Voc faz parte de uma rede nacional pblica de ensino, a Escola Tcnica Aberta do Brasil, instituda pelo Decreto n 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino tcnico pblico, na modalidade a distncia. O programa resultado de uma parceria entre o Ministrio da Educao, por meio das Secretarias de Educao a Distncia (SEED) e de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC), as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. A educao a distncia no nosso pas, de dimenses continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso educao de qualidade, e promover o fortalecimento da formao de jovens moradores de regies distantes dos grandes centros geograficamente ou economicamente. A Rede e-Tec Brasil leva os cursos tcnicos a locais distantes das instituies de ensino e para a periferia das grandes cidades, incentivando os jovens a concluir o ensino mdio. Os cursos so ofertados pelas instituies pblicas de ensino e o atendimento ao estudante realizado em escolas-polo integrantes das redes pblicas municipais e estaduais. O Ministrio da Educao, as instituies pblicas de ensino tcnico, seus servidores tcnicos e professores acreditam que uma educao profissional qualificada integradora do ensino mdio e educao tcnica, capaz de promover o cidado com capacidades para produzir, mas tambm com autonomia diante das diferentes dimenses da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, poltica e tica. Ns acreditamos em voc! Desejamos sucesso na sua formao profissional! Ministrio da Educao

Indicao de cones

Os cones funcionam como elementos grficos utilizados para facilitar a organizao e a leitura do texto, bem como solicitar exerccios e atividades complementares. Veja a funo de cada um deles: Ateno: Mostra pontos relevantes encontrados no texto.

Saiba mais: Oferece novas informaes que enriquecem o assunto como curiosidades ou notcias recentes relacionadas ao tema estudado. Glossrio: Utilizado para definir um termo, palavra ou expresso utilizada no texto. Mdias Integradas: Indica livros, filmes, msicas, sites, programas de TV, ou qualquer outra fonte de informao relacionada ao contedo apresentado. Pratique: Indica exerccios e/ou Atividades Complementares que voc deve realizar. Resumo: Traz uma sntese das ideias mais importantes apresentadas no texto/aula. Avaliao: Indica Atividades de Avaliao de Aprendizagem da aula.

SUMRIO

PALAVRAS DO PROF. FORMADOR...............................................6 UNIDADE 1..........................................................................................7 REFERNCIAS..................................................................................18

PALAVRAS DO PROFESSOR-FORMADOR

Caro estudante, futuro Tcnico (a) em Telecomunicaes! Este caderno foi escrito com a finalidade de preencher a necessidade de se ter um material adequado e atualizado ao estudante do curso tcnico na rea de Telecomunicaes, modalidade distncia, na disciplina de Organizao e Normas/ tica Profissional. Esta disciplina tem como finalidade Favorecer aos participantes do curso conhecimentos a respeito de: Metodologia Cientifica, Administrao e suas organizaes, fundamentos da tica, legislao profissional e cdigo de tica.

Ressaltar a importncia dos diversos recursos usados como parte integrante deste caderno, destacando o uso de novas mdias eletrnicas, que lhe exigir intensa participao nas vrias formas de interao propostas nas aulas, resolvendo as atividades propostas e muito importantes, pesquisando e tirando suas dvidas com seus tutores e colegas.

rika Monteiro Abrantes

UNIDADE 1 Fundamentos da tica

Objetivos

Conhecer fundamentos da tica e suas estruturas

da

Unidade:

os

TICA - INTRODUO

No cotidiano passamos por situaes que questionamos sobre o que certo ou errado, o que prejudica e no prejudica na nossa ao sobre outras pessoas. Assim, conhecer alguns pontos fundamentais acerca destas questes no dia-adia faz nos refletir e remeter as questes ticas. A tica no apenas um assunto acadmico ou restrito a alguns momentos em que a sociedade discute, como por exemplo: clonagem de animais, problemas ticos na poltica, aes do governo, greves em servios essenciais, informao de dados pessoais. A tica tambm uma necessidade para a convivncia social, pois ao resgatarmos os princpios ticos para a vida, desejamos viver melhor.

Para entendermos melhor essa questo, podemos descrever que usualmente sempre estamos debatendo sobre os fatos, as pessoas, sobre ns, a vida. Perguntas, como por exemplo: Que devo fazer? Como fazer? Porque desta forma? Onde posso realizar? correto? justo?. Estes questionamentos

mostram que os seres humanos no foram pr-programados geneticamente. O no saber agir em determinada ao reflete que os seres humanos so inacabados e iro se desenvolver durante sua existncia. Assim, durante o ciclo da vida cada um ou cada grupo social, iro se desenvolver criando respostas e solues diferentes para perguntas e problemas semelhantes na construo do seu ser.

Observe o texto abaixo: Se imaginais que, matando homens, evitareis que algum vos repreenda a m vida, estais enganados; essa no uma forma de libertao, nem inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, mais honrosa e mais fcil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possvel (OS PENSADORES. Plato. So Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 94) O texto de Plato, dependendo da forma que o ser humano constri seu ser, pode dar interpretao diferente no agir. Na viso de um assassino, de um ditador, pode ser uma justificativa (estaria se libertando), para cometer um delito. Caso contrrio, os seres humanos que so pautados de conscincia plena e virtudes construdas no apreo pela vida, no bem estar, no amor, na caridade, jamais imagina que ao ceifar uma vida esta se libertando. Ento, o grande desafio de nossas vidas se torna maior medida que construmos o alicerce para nosso ser. Logo, ao agirmos dentro da tica, fortalecemos essa construo que tem como base a compreenso do mundo e dos seres humanos. S possvel pensar em tica, se as pessoas compreendem o mundo dentro do qual vivem. Agir com tica fundamental para a evoluo do homem, pois ela estabelece uma relao, um comprometimento, tendo como fundamento principal o prprio ser do homem: de sua natureza que surge a fonte de seu comportamento (inato).

TICA - FUNDAMENTOS Afinal, o que tica?

Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto. "Ethos -tica, em grego - designa a morada humana. A tica, como morada humana, no algo pronto e construdo de uma s vez. O ser humano est sempre em processo de construo da sua morada para que se torne uma moradia saudvel. A tica dentro da filosofia, tem por objetivo conceber de uma maneira ntida a explicao, compreenso e justificar e criticar a moral de uma sociedade. Assim, a tica considerada um estudo que prope compreender os critrios e os valores que orientam o exame da ao humana, procurando explicar como

possvel apontar que determinada forma de conduta seja moralmente errada ou correta. Outra questo importante que as razes ticas em nossa sociedade e o seu estudo so essenciais na determinao de padres compartilhados de comportamento. Essas razes fixam obrigaes frente aos outros seres humanos e em contrapartida esperamos o mesmo senso de conduta em relao a ns. A tica tambm entra no campo da subjetividade, dos sentimentos como: o orgulho, a culpa, a vergonha, gratido, da indiferena. A tica na sua essncia pura construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

A FORMA DE AGIR NUMA SOCIEDADE Aristteles, filsofo grego, possui uma frase clebre O homem um animal social. A reflexo sobre esta frase auxilia-nos a compreender que a vida humana naturalmente social, poltica, formada por grupos interligados. Para viver necessrio primeiramente conviver. Na convivncia que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e tico. Constantemente, no dia-a-dia, passamos por situaes prticas frente aos problemas, seja por uma deciso, escolha, aes, comportamentos, que institivamente fazemos um julgamento, um juzo de valor entre o que socialmente considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente. A questo que quando nos deparamos com um problema, uma questo, um juzo, acabamos agindo por fora do hbito, dos costumes e da tradio, tendendo a neutralizar a realidade social, poltica, econmica e cultural. Essa ao encobre a nossa capacidade critica diante da realidade e habituamos a colocar a tica em segundo plano, pois acabamos retraindo as crticas internamente, e tampouco buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral. Para compreender melhor faa uma reflexo na forma de agir sobre os valores ticos abaixo:

10

Colocar o som alto em casa ou no carro transgredir a Lei e o sossego. Interromper, furar uma fila em qualquer local e desrespeito com o seu semelhante; No repreender uma criana que "cola" em provas um erro com consequncias irreparveis na sua educao; Tomar posse de valores que no lhe pertence no mnimo desonestidade; Trair a confiana de seja de um amigo, namorado, cnjuge, pais, enganar a s mesmo e sua moral; Perceber erro num troco e se calar diante de uma vantagem to errado quanto roubar os pertences de outro.

CRITRIOS FUNDAMENTAIS O ser humano necessita aprender a falar e a escrever; a tratar os demais e a comportar-se na convivncia, ou seja, a fundamentao terica para encontrar o melhor modo de viver e conviver. Neste contexto surgem os princpios fundamentais da tica. A virtude da justia Neste hbito, surge a necessidade de oferecer a cada um o que lhe devido. Fundamentada no objetivo continuo da melhoria em vrios mbitos de relacionamento: de um para o outro, do todo para todos, do todo para cada um e vice-versa. A solidariedade Ela estimula que cada um contribua efetivamente para o bem comum em todos os nveis da sociedade. Este princpio colabora

11

no sentido que o homem no est destinado a viver somente em sociedade, mas tambm a viver em pr dos demais. Subsidiariedade - Na posio central do homem, ele fundamenta que cada pessoa tem o direito e o dever de ser o autor de seu prprio desenvolvimento. Desenvolver o esprito de subsidiariedade na prtica desenvolver a capacidade de atuar antecipadamente na soluo dos problemas e no nas queixas inteis. Bem e o Mal Agir para o bem fazer o que est de acordo com a natureza humana e em geral, visando a integridade e a harmonia no todo. Evitar o mal, seja na negao, na desarmonia ou pela ausncia de algo. Ex. matar algum, ser desonesto.

Participao - Este princpio garante a liberdade de constituir associaes

enobrecidas que contribuam para com o bem comum em todas as esferas da sociedade. Os princpios fundamentais da tica norteiam o desenvolvimento do ser humano para o bom senso comum e devem ser praticados no cotidiano, na vida de trabalho, na vida social. Contudo, a arte de conjugar bens e deveres no fcil, e deve ser fruto do trabalho permanente da aplicao dos princpios morais gerais s situaes concretas. Pense!!! querer positivamente o bem dos outros e desejar o prprio bem.

COSTUMES, MORAL E A TICA A tica, moral e costumes constitui um conjunto de normas de melhor convivncia social. No passado, a evoluo ocorria muito lentamente, em cada local existiam normas especficas restritas a um pequeno crculo. Exemplo so pessoas que nasciam numa aldeia e passavam a vida toda nela sem contato com outros seres humanos. Assim, as normas e costumes tpicos de cada aldeia eram restritos aquele grupo. Contudo, com a evoluo do ser humano, as aes se dissipam de forma generalizada quase que instintiva e automtica. O uso de algum conceito

12

presente em nosso meio social baseado nas normas e costumes que julgamos mais adequadas de serem cumpridas, principalmente por terem sido aceitas intimamente e reconhecidas como vlidas e obrigatrias. As normas tm relao com o que chamamos de valores morais pelos quais os grupos sociais se manifestam e acabam adquirindo um carter normativo e obrigatrio. A palavra moral de origem do latim "mos"/"mores", que significa "costumes", A moral tem um forte carter social, que se apoia principalmente na histria da natureza e da cultura humana adquirida como herana e preservada ao longo do tempo. Assim, quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade so bem aceitos, no h muita necessidade de reflexo sobre eles.

A tica, ento, surge como uma espcie de teoria sobre a prtica moral, que se baseia numa anlise critica sobre os fundamentos e princpios que regem um determinado sistema moral.

TICA E A CINCIA Do ponto de vista histrico, a cincia descendente da filosofia e a tica at hoje, faz parte de uma das reas mais importantes da filosofia, ento no h como separ-las. Intimamente ligadas, a cincia se ocupa na gerao de conhecimento sobre o mundo, logo a tica se preocupa com a discusso das aes humanas, no que diz respeito s suas repercusses. No entanto, h ligaes importantes entre elas, que tm sido crescentemente investigadas tanto por filsofos da cincia como por filsofos que se especializam em tica. Podemos destacar como exemplo a criao de um princpio biolgico, especialmente aquele voltado a aplicaes biotecnolgicas seja na rea farmacutica, na agropecuria, e em outros setores produtivos. O processo parece naturalmente legal pelos agentes na busca de uma soluo que traz benefcios ao ser humano ou animal. Contudo dependendo das intenes desses agentes, e da efetiva repercusso que o princpio biolgico tenha sobre o bem-estar de seres humanos e animais, existir a responsabilidade moral pelos malefcios ou benefcios resultantes. A realizao da cincia uma atividade carregada de comprometimento com as questes ticas. Numa viso mais perto da realidade desejvel que tanto os

13

cientistas como a populao em geral tivessem clara conscincia disso. Discutir e avaliar produes dos cientistas em outra esfera que no seja cientfica, moralmente s traria benefcios para ambas as partes. Os rumos da pesquisa cientfica no so ditados pelo prprio saber cientfico, e sim por grupos sociais com interesses diversos e frequentemente com entendimentos conflitantes. Nos dias de hoje, a tica est relacionada com o desenvolvimento das cincias da vida. As crescentes descobertas de curas para doenas, preservao da vida sobre condies artificiais, a clonagem, a eutansia e at a robtica. Estes temas merecem uma reflexo profunda acerca da tica no intuito de como fazer e se pode fazer. Temos ainda que no campo da tecnologia ocorrem grandes discusses sobre as suas vantagens e desvantagens. Podemos afirmar que o desenvolvimento

tecnolgico-cientfico muito importante para o crescimento e evoluo do ser humano. Devido a esse conhecimento que o homem consegue cura para doenas, supera obstculos sobre a mecnica, a electrnica, a informtica, e inclusive a internet. Entretanto, este desenvolvimento cientfico est novamente inserido na prtica legal e moral, remetendo novamente na aplicao de forma eticamente correta, pois pode ser usado tanto para o bem como para o mal. Outra questo que merece reflexo sobre a distino entre tica e cincia. Historicamente, a tica foi definida como a "cincia da conduta. Ocorre que as cincias so descritivas ou experimentais e o resultado delas se foram boas ou ms ocorrem posteriormente. Os experimentos em questes morais so inteis para os propsitos da tica, pois a conscincia moral age instantaneamente. Assim, a tica uma filosofia, no uma cincia. A cincia investiga, respectivamente, os prprios processos de raciocnio e as concepes de causa, substncia, espao e tempo que a conscincia cientfica no tematiza nem critica. Por outro lado, a tica investiga a conscincia moral sem hesitao e com autoridade para submeter as crticas contnuas. Os alvos sero as instituies e formas de vida social que ela mesma ajudou a criar.

TICA, MORAL E A PROFISSO

14

No ramo do trabalho, a palavra profissional indica aquela pessoa que possui competncia para atuar em determinada funo dentro da empresa. Este conceito pode remeter apenas para as questes tcnicas de uma profisso. Assim, ser que um bom profissional em qualquer rea aquele que possui amplo conhecimento nas suas funes, como produzir uma mquina, ser um excelente redator, pedreiro, pintor, digitador, professor? Entretanto, no ramo do trabalho, o ser profissional tem um sentido cada vez mais ligado disposies ticas, alm das tcnicas. As empresas buscam cada vez mais profissionais que alm de conhecimentos tcnicos hajam de forma tica nas suas funes.

A valorizao de um trabalhador tambm est ligada no seu relacionamento com os outros. Os fatores que permeiam essa conduta so basicamente qualidades que os seres humanos encontram dentro do campo da tica, como: Se colocar frente aos problemas apresentados, agindo de forma justa e amigvel; Respeitar as diferenas; Ser leal; Mostrar empatia; Capacidade de trabalhar em equipe; Clareza nas relaes interpessoais; Cooperar com os colegas de trabalho. O profissional bem sucedido precisa ser mais que um habilidoso conhecedor da tcnica. Deve ser proativo e tico, que consiga estabelecer solues conjuntas no ambiente de trabalho, visando sempre o bem-estar coletivo. Nos dias de hoje no uma tendncia especfica de profissional, pois est presente em qualquer ambiente desde o comrcio, indstria, colgios, hospitais, supermercados. Neste contexto, buscar uma postura tica j no pode ser visto como algo a mais uma caracterstica exigida pelo mercado de trabalho. Exemplo no falta de timos profissionais tcnicos que so desligados das empresas por no agirem dentro de uma conduta tica. A seguir alguns exemplos que devemos evitar no ambiente de trabalho. Criticar um colega de trabalho para outros; Denigrir a imagem da empresa em que trabalha; Divulgar informaes da empresa para os concorrentes; Sabotar um colega de trabalho para obter uma eventual vantagem; Confundir relaes afetivas (pessoais) com relaes profissionais (impessoais). Desrespeitar a hierarquia estabelecida no meio de trabalho; Mentir e destratar.

15

Agir de forma individual sem observar as limitaes e capacidades de cada colega de trabalho. Neste contexto podemos afirmar que possvel ser um profissional tico sem ser uma pessoa tica? Inicialmente destaca-se que antes de ser profissional um ser humano carrega vrias caractersticas e atribuies da construo do seu ser. Portanto, em resposta ao questionamento inicial NO. O profissional tico antes de tudo, uma pessoa tica. Separar completamente a atitude profissional do carter pessoal distanciar dos fundamentos ticos. Colabora com essa afirmao que o homem desde os primeiros anos de vida aprende e assimila os valores de sua cultura da sua essncia. Ao se tornar profissional, ele escolhe uma profisso e nela encontra aplicaes destes valores em relao rea de trabalho escolhida. No campo profissional ainda existem os cdigos de tica para cada profisso, sendo que, geralmente, a base desses cdigos um mesmo conjunto de valores morais. A preocupao em estabelecer os cdigos de tica pela empresa porque a imagem dela est diretamente ligada do seu profissional e vice-versa. Observe que ao adotar princpios ticos e de conduta por parte da empresa ela reflete sua identidade organizacional e orienta no apenas o teor das decises (o que se deve fazer), mas tambm o processo de tomada de deciso (como se deve fazer). No podemos esquecer que dentro do campo moral, cada pessoa tem o seu prprio padro de valores, e eles devem ser compatveis com os valores da empresa. Da o surgimento de princpios ticos e de conduta comuns, cuja finalidade que a empresa e seus colaboradores atuem de forma integrada e coerente na conduo de suas relaes e negcios com os clientes. Por fim, percebe-se que as empresas que sobrevivem e evoluem em seus negcios tm demonstrado por meio de suas prticas uma elevada capacidade de adotar e aperfeioar condutas. Essas so marcadas pela seriedade, transparncia, humildade, justia e pela preservao da integridade e dos direitos de todos observando os princpios ticos da sociedade na qual est inserida.

16

Atividade

Atividade: Sntese Valor mximo:10,00 Encontra-se na plataforma. Boa Sorte.

17

REFERNCIAS:

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. bibliogrficas: NBR 6023. Rio de Janeiro: ABNT, AGO. 2002.

Referncias

ARENDT, Hanna. A condio humana. Rio de Janeiro: Florence Universitria, 2005. BASTOS, Lilia da Rocha et al. Manual para elaborao de projetos e relatrios de pesquisas, teses, dissertaes e monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. CARRION, Valentin. Comentrios CLT. 35.edio, So Paulo: Saraiva, 2010. CHIAVANETO, Idalberto; Introduo Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Ana Maria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis; Apresentao de Trabalhos Acadmicos, Dissertao e Teses. Maring PR: Dental Press, 2006. FERREIRA, Ademir; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gesto Empresarial: de Taylor aos nossos dias: Evoluo e Tendncias da Moderna Administrao de Empresas. So Paulo: Thomson Learning,2002. GALIANO, A.C. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. Goldim, J. R. Rompendo os limites entre cincia e tica. Episteme (Porto Alegre), n.10, 2000. HILDEBRAND, Dietrich Von, Atitudes ticas fundamentais, 1. ed., So PauloSP, Quadrante, 1988. LACOMBE, Francisco Jos; HEILBORN, Gilberto Luiz Jos. Administrao Princpios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2003. LAUAND, Jean, Os fundamentos da tica, In. LAUAND, tica: questes fundamentais, So Paulo-SP, Ed. Edix, 1994. LORDA, Juan Luis, Moral: A arte de Viver, 1. ed., Quadrante, So Paulo-SP, 2001. MAXIMIANO, Antonio Csar Amauri. Teoria Geral da Administrao: da Revoluo Urbana Revoluo Digital. So Paulo: Atlas, 2007.

___________, Antonio Csar Amauri. Introduo Administrao. So Paulo: Atlas, 2007.

18

http://www.brasilescola.com/dicas-de-estudo/desenvolvendo-um-trabalho.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrutura-de-um-trabalhoacademico/trabalho-escolar.php http://www.conjur.com.br/2009-ago-07/plagiadores-praticam-crime-podemarcar-reclusao-pena-pecuniaria http://jus.com.br/revista/texto/18965/acidentes-do-trabalho-repercussoesprevidenciarias-e-trabalhistas/3#ixzz2MtjWqear http://jus.com.br/revista/texto/11183/a-exigencia-da-submissao-a-comissao-deconciliacao-previa-nas-acoes-trabalhistas-em-sao-paulo#ixzz2Mtiy2b4R

19

Potrebbero piacerti anche