Sei sulla pagina 1di 19

Administra o !

blica "rasileira

!ro#essor $enis %rana

1& !rova' %CC & ()1) & $!*&+! & Agente de $e#ensoria & Administrador ,quest o n- ./0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' Atos administrativos2 $ecreto n- 1.131&4. & C5digo de 6tica pro#issional do servidor pblico civil do poder e7ecutivo #ederal2 !rinc8pios da Administra o !blica2 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 ;egime <ur8dico administrativo2 = servidor pblico quando instado pela legisla o a atuar de #orma 6tica> n o tem que decidir somente entre o que 6 legal e ilegal> mas> acima de tudo entre o que 6 a0 oportuno e inoportuno. b0 conveniente e inconveniente. c0 ?onesto e desonesto. d0 pblico e privado. e0 bom e ruim.

(& !rova' %@ABC*;+A & ())4 & !C&$% & Agente de !ol8cia ,quest o n- .:0 $isciplina' $ireito administrativo2 Administrativo 1 Assuntos' !rinc8pios da Administra o !blica2 ;egime <ur8dico

+endo a Administra o !blica o brao operacionaliDador das pol8ticas pblicas> no que se distingue> pois> da #un o de governo> posto esta estar no n8vel de sua #ormula o> assinale a alternativa correta. a0 Ao bo<o da constitucionaliDa o da Administra o !blica> tem&se que a legalidade> a moralidade> a publicidade> a impessoalidade e a e#icincia> este traDido com a edi o da *menda Constitucional n.- 14> de 144:> s o os princ8pios e7clusivos da Administra o !blica. b0 A doutrina administrativista tem e7igido a e7plicita o dos motivos ense<adores mesmo dos atos administrativos discricionErios. c0 CaracteriDa a administra o direta a centraliDa o das atividades nas entidades pblicas. 1

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

d0 *m #ace de suas prerrogativas de *stado> o #oro e7clusivo para <ulgamento de causas em #ace de autarquias e #undaes pblicas 6 a <ustia comum> #ederal ou estadual> con#orme a natureDa de seu ente criador. e0 $epende de lei espec8#ica a cria o das #undaes de direito pblico.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

F& !rova' C*+!* & ()1( & TG&;= & T6cnico GudiciErio ,quest o n- (.0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' !oderes da Administra o2 Com rela o aos poderes administrativos> assinale a op o correta. a0 = abuso de poder 6 conduta comissiva> que a#ronta> entre outros> o princ8pio da legalidade e o da moralidade> e se su<eita> portanto> ao controle <udicial> que se sobrepe ao controle administrativo.

b0 A nomea o para cargo de provimento em comiss o 6 e7emplo de e7erc8cio do poder ?ierErquico pela administra o pblica.

c0 A o se distinguem quanto ao alcance o poder disciplinar da administra o pblica e o poder punitivo do estado e7ercido pelo !oder GudiciErio.

d0 A administra o pblica e7erce seu poder disciplinar ao aplicar san o de suspens o a servidor pblico e seu poder discricionErio ao determinar a suspens o como san o a ser aplicada.

e0 +ervidor da vigilHncia sanitEria que apreende> em estabelecimento comercial> produtos aliment8cios #ora do praDo de validade e7erce poder de pol8cia.

.& !rova' C*+!* & ()1( & TG&A9 & Analista GudiciErio & Irea GudiciEria ,quest o n- 1(0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' ;egime <ur8dico administrativo2 !oderes da Administra o2 Ao que se re#ere ao poder de pol8cia e Js pol8cias administrativas e <udiciErias> assinale a op o correta. a0 Tratando&se do e7erc8cio do poder de pol8cia> prescreve em cinco anos> contados da data da prEtica do ato> a pretens o punitiva da administra o pblica para apurar in#ra o permanente.

b0 = conceito de poder de pol8cia tem sede doutrinEria e <urisprudencial> mas n o estE positivado no ordenamento <ur8dico brasileiro. F

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

c0 A pol8cia administrativa atua sobre bens> direitos ou atividades> enquanto a pol8cia <udiciEria atua sobre pessoas.

d0 A discricionariedade> a autoe7ecutoriedade e a coercibilidade s o atributos do poder de pol8cia> que compete e7clusivamente ao !oder *7ecutivo.

e0 = poder de pol8cia n o 6 e7ercido mediante atos administrativos normativos> mas apenas mediante atos individuais de e#eitos concretos.

/& !rova' C*+!* & ()1( & TG&A9 & Analista GudiciErio & Irea GudiciEria ,quest o n- 1F0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' ;egime <ur8dico administrativo2 !oderes da Administra o2 Assinale a op o correta com rela o aos poderes ?ierErquico e disciplinar e suas mani#estaes. a0 As delegaes administrativas emanam do poder ?ierErquico> n o podendo> por isso> ser recusadas pelo subordinado> que pode> contudo> subdelegE&las livremente a seu pr5prio subordinado.

b0 Toda puni o disciplinar por delito #uncional acarreta condena o criminal.

c0 Ao Hmbito do !oder 9egislativo> o poder ?ierErquico mani#esta&se mediante a distribui o de competncias entre a CHmara dos $eputados e o +enado %ederal.

d0 = poder disciplinar da administra o pblica autoriDa&l?e a apurar in#raes e a aplicar penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas su<eitas J disciplina administrativa> assim como aos invasores de terras pblicas.

e0 A aplica o de pena disciplinar tem> para o superior ?ierErquico> o carEter de um poder&dever> uma veD que a condescendncia na puni o 6 considerada crime contra a administra o pblica. .

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

K& !rova' %LC & ()1( & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & CBBB & !rimeira %ase ,quest o n- F(0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' ;egime <ur8dico administrativo2 !oderes da Administra o2 Com a #inalidade de minimiDar as consequncias dos problemas de trHnsito na cidade MNO> o !re#eito estabeleceu> por meio de decreto de natureDa gen6rica e abstrata> restries J circula o de ve8culos na regi o central> proibindo a circula o de ve8culos e as operaes de carga e descarga no per8odo compreendido entre K? e ((?> de segunda a se7ta& #eira> em dias teis> na Erea de abrangncia especi#icada.%ace a esse #ato> a Associa o *mpresarial do ramo de transporte de mercadorias procura um advogado para orientE&la na prote o de seus interesses.

Com base na ?ip5tese apresentada> assinale a alternativa que indica a lin?a de atua o mais apropriada proposta pelo advogado.

a0 Bmpetra o de mandado de segurana contra o $ecreto> ao argumento de que #altaria ao Punic8pio competncia normativa para estabelecer a re#erida restri o. b0 A<uiDamento de a o de con?ecimento com pedido de antecipa o dos e#eitos da tutela <urisdicional com a #inalidade de suspender os e#eitos do $ecreto> ao argumento de v8cio de raDoabilidadeQproporcionalidade. c0 Bmpetra o de mandado de segurana contra o $ecreto> ao argumento de v8cio de raDoabilidadeQproporcionalidade. d0 A<uiDamento de a o de con?ecimento com pedido de antecipa o dos e#eitos da tutela <urisdicional com a #inalidade de suspender os e#eitos do $ecreto> ao argumento de que #altaria ao Punic8pio competncia normativa para estabelecer a re#erida restri o.

3& !rova' %CC & ()1( & P!*&!* & T6cnico Pinisterial & Irea Administrativa ,quest o n- F:0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' ;egime <ur8dico administrativo2 !oderes da Administra o2 /

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

Ao que concerne ao poder regulamentar> considere a seguinte situa o ?ipot6tica' o !re#eito de =linda e7pediu decreto regulamentar cu<o contedo contraria lei do mesmo Punic8pio> bem como impe obrigaes que n o est o previstas na mencionada lei. +obre o tema> 6 correto a#irmar que decreto regulamentar a0 n o pode contrariar a lei> nem impor obrigaes que nela n o este<am previstas. b0 n o pode contrariar a lei> por6m pode impor obrigaes que nela n o este<am previstas. c0 pode contrariar a lei> bem como impor obrigaes que nela n o este<am previstas> tendo em vista a autonomia e independncia do !oder *7ecutivo. d0 pode contrariar a lei> por6m n o pode impor obrigaes que nela n o este<am previstas. e0 n o #aD parte do poder normativo da Administra o> veD que n o 6 da competncia do C?e#e do *7ecutivo.

:& !rova' %CC & ()1F & T;T & 1(R ;egi o ,+C0 & T6cnico GudiciErio ,quest o n- /10 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' !rocesso Administrativo & 9ei 4.3:.Q442 A 9ei no 4.3:.Q44> que trata dos processos administrativos no Hmbito da Administra o !blica %ederal> traD princ8pios a serem obedecidos pela Administra o !blica. A mesma lei tamb6m prev os crit6rios que ser o observados nos processos administrativos> entre eles> a adequa o entre meios e #ins> vedada a imposi o de obrigaes> restries e sanes em medida superior Jquelas estritamente necessErias ao atendimento do interesse pblico.;e#erido crit6rio re#ere&se ao princ8pio da ' a0 Ampla de#esa b0 *#icincia c0 +egurana Gur8dica. d0 !roporcionalidade. e0 Potiva o.

4& !rova' %LC & ()1F & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & N & !rimeira %ase ,quest o n- F)0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' !rocesso Administrativo & 9ei 4.3:.Q442 @m servidor pblico #oi acusado de corrup o passiva e peculato. ;espondeu a processo criminal e #oi absolvido por ausncia de provas. $iante dessa situa o> assinale a a#irmativa correta. K

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

a0 A Administra o !blica> no caso> permanece livre para punir o #uncionErio> desde que veri#ique ?aver desvios na conduta #uncional do servidor.

b0 A decis o de absolvi o do servidor sempre vincula a Administra o !blica> que n o poderE punir o seu #uncionErio. c0 A autotutela administrativa permite desconsiderar decises <udiciais contrErias J lei ou Js provas dos autos> sendo poss8vel a aplica o de sanes administrativas com c5pias e7tra8das do processo criminal. d0 As decises da <ustia> que punem o servidor por qualquer crime> vinculam o !oder !blico> embora as decises de absolvi o nunca impeam o poder punitivo da Administra o.

1)& !rova' C*+!* & ())4 & =A" & *7ame de =rdem & 1 & !rimeira %ase ,quest o n- /.0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' Bmprobidade administrativa & 9ei :..(4Q4(2 Assinale a op o correta con#orme a 9ei de Bmprobidade ,9ei n.- :..(4Q144(0. a0 S cab8vel a indisponibilidade dos bens do indiciado quando o ato de improbidade causar les o ao patrimTnio pblico ou ense<ar enriquecimento il8cito. b0 +e ?ouver #undados ind8cios de responsabilidade> serE cab8vel o arresto dos bens do agente ou terceiro que ten?a enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimTnio pblico. c0 !roposta a a o de improbidade> 6 permitido o acordo> a transa o ou a concilia o. d0 = sucessor daquele que causar les o ao patrimTnio pblico ou enriquecer ilicitamente estE su<eito Js cominaes da lei al6m do limite do valor da ?erana.

11& !rova' C*+!* & ()1) & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & B & !rimeira %ase ,quest o n- .40 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' 9ei n- :.11(&144) & ;egime <ur8dico dos servidores pblicos #ederais2 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 Com rela o ao regime disciplinar dos servidores pblicos #ederais> previsto na 9ei n.- :.11(Q144)> assinale a op o correta. a0 *m caso de processo administrativo disciplinar contra servidor pblico> a lei autoriDa> como medida cautelar> que a autoridade instauradora do processo determine o seu a#astamento do cargo> pelo praDo de at6 sessenta dias> sem pre<u8Do da remunera o> para evitar que esse servidor possa in#luir na apura o do #ato a ele imputado. 3

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

b0 +ervidor aposentado n o pode ser punido em raD o de in#ra o administrativa praticada na ativa e cu<a penalidade prevista se<a a de demiss o. c0 A penalidade de demiss o n o impede> em nen?uma ?ip5tese> que o servidor ven?a a ocupar outro cargo pblico. d0 As penalidades de suspens o aplicadas aos servidores pblicos n o poder o ter seus registros cancelados.

1(& !rova' %LC & ()1) & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & BB & !rimeira %ase ,quest o n- 1(0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' 9ei n- :.11(&144) & ;egime <ur8dico dos servidores pblicos #ederais2 !rocesso Administrativo & 9ei 4.3:.Q442 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 *m determinado procedimento administrativo disciplinar> a Administra o #ederal impTs> ao servidor> a pena de advertncia> tendo em vista a comprova o de ato de improbidade. Bncon#ormado> o servidor recorre> vindo a Administra o> ap5s l?e con#erir o direito de mani#esta o> a l?e impor a pena de demiss o> nos termos da 9ei n- :11(Q4) e da 9ei 43:.Q4:. Com base no #ragmento acima> 6 correto a#irrmar que a Administra o %ederal

a0 agiu em desrespeito aos princ8pios da e#icincia e da instrumentalidade> autoriDativos da re#orma em pre<u8Do do recorrente> desde que n o impon?a pena grave.

b0 agiu em respeito aos princ8pios da legalidade e autotutela> autoriDativos da re#orma em pre<u8Do do recorrente.

c0 n o observou o princ8pio da dignidade da pessoa ?umana> traDendo equivocada re#orma em pre<u8Do do recorrente.

d0 n o observou o princ8pio do devido processo legal> traDendo equivocada re#orma em pre<u8Do do recorrente.

1F& !rova' %LC & ()11 & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & BBB & !rimeira %ase ,quest o n- K0 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' Atos administrativos2 9ei n- :.11(&144) & ;egime <ur8dico dos servidores pblicos #ederais2 !rocesso Administrativo & 9ei 4.3:.Q442 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 $eterminado servidor pblico #oi acusado de ter recebido vantagens indevidas valendo&se de seu cargo pblico> sendo denunciado J <ustia criminal e instaurado> no Hmbito administrativo> processo administrativo disciplinar por ter in#ringindo seu estatuto #uncional pela mesma conduta. =corre que o servidor #oi absolvido pelo !oder GudiciErio em raD o de ter #icado provada a ine7istncia do ato il8cito que l?e #ora atribu8do. :

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

Aessa situa o> 6 correto a#irmar que

a0 a decis o absolut5ria n o in#luirE na decis o administrativa do processo administrativo disciplinar> por serem independentes. b0 ?averE repercuss o no Hmbito do processo administrativo disciplinar> n o podendo a administra o pblica punir o servidor pelo #ato decidido na es#era penal.

c0 em nen?uma ?ip5tese a decis o penal surtirE e#eito na es#era administrativa> mesmo que a conduta praticada pelo servidor se<a prevista como il8cito penal e il8cito administrativo.

d0 a puni o na instHncia administrativa nunca poderE ser anulada> caso ten?a sido aplicada.

1.& !rova' %LC & ()1( & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & CB & !rimeira %ase ,quest o n- (30 $isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' 9ei n- :.11(&144) & ;egime <ur8dico dos servidores pblicos #ederais2 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 9uiD %ernando> servidor pblico estEvel pertencente aos quadros de uma #unda o pblica #ederal> incon#ormado com a pena de demiss o que l?e #oi aplicada> a<uiDou a o <udicial visando J invalida o da decis o administrativa que determinou a perda do seu cargo pblico. A decis o <udicial acol?eu a pretens o de 9uiD %ernando e invalidou a penalidade disciplinar de demiss o. $iante da situa o ?ipot6tica narrada> 9uiD %ernando deverE ser a0 reintegrado ao cargo anteriormente ocupado> ou no resultante de sua trans#orma o> com ressarcimento de todas as vantagens. b0 aproveitado no cargo anteriormente ocupado ou em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compat8veis com o anterior> sem ressarcimento das vantagens pecuniErias. c0 readaptado em cargo de atribuies e responsabilidades compat8veis> com ressarcimento de todas as vantagens. d0 reconduDido ao cargo anteriormente ocupado ou em outro de vencimentos e responsabilidades compat8veis com o anterior> com ressarcimento de todas as vantagens pecuniErias.

1/& !rova' %LC & ()1F & =A" & *7ame de =rdem @ni#icado & N & !rimeira %ase ,quest o n- FF0 4

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

$isciplina' $ireito Administrativo 1 Assuntos' 9ei n- :.11(&144) & ;egime <ur8dico dos servidores pblicos #ederais2 Agentes pblicos e 9ei :.11( de 144)2 As alternativas a seguir apresentam condies que geram vacncia de cargo pblico, exceo de uma. Assinale&a. a0 %alecimento. b0 !romo o. c0 Aposentadoria. d0 9icena para trato de interesse particular.

Labarito' 1& C& Aos termos do inciso BB do C5digo de Stica do servidor civil #ederal> II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim no ter !ue decidir somente entre o legal e o ilegal o justo e o injusto o conveniente e o inconveniente o oportuno e o inoportuno mas principalmente entre o honesto e o desonesto consoante as regras contidas no art. "# caput e $ %& da 'onstitui(o )ederal*. Portanto, a resposta correta a letra C. (& "& Ce<amos alternativa por alternativa' & & Alternativa A:realmente> esses s o princ8pios administrativos e7pressos. Pas n o s o e7clusivos> pois ?E muitos outros princ8pios. Alternativa errada. Alternativa B:isso n o 6 verdade. *mbora se<a uma constante busca a #undamenta o dos atos> o que amplia 1) o controle sobre a administra o pblica> a doutrina tende a entender que os atos discricionErios> como

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

dependem de uma avalia o do administrador> n o demandam motiva o. Cale anotar que esse pensamento 6 ma<oritErio> mas e7istem voDes em contrErio. *> ainda que a motiva o nesses atos n o se<a uma obriga o> caso ela estiver presente> deve ser verdadeira> consubstanciando&se a c?amada teoria dos motivos determinantes. *ssa> portanto> 6 a alternativa correta. & Alternativa C:a administra o direta n o necessariamente se caracteriDa por uma centraliDa o de atividades> a#inal ela pode passar pelo processo de desconcentra o administrativa. Pais ainda' o que ela presta centraliDadamente> presta em si mesma> na pessoa <ur8dica de direito pblico> e n o em entidades outras. !ortanto> essa alternativa estE completamente equivocada. & Alternativa D:as causas em que se<am parte ou interessada a @ni o> suas autarquias e empresas pblicas ser o processadas e <ulgadas na <ustia comum #ederal> na #orma do art. 1)4 da C%Q::. Pas as causas relativas Js sociedades de economia mista #ederais ser o processadas e <ulgadas na <ustia comum estadual. !ortanto> errado diDer que a competncia da <ustia #ederal ou estadual serE determinada pela natureDa do ente instituidor> <E que mesmo sociedades de economia mista #ederais ter o suas causas <ulgadas na <ustia #ederal. & Alternativa E:essa alternativa com certeDa 6 polmica e pass8vel de anula o. = que ela pretendia #aDer era testar o con?ecimento do candidato no sentido de que as #undaes pblicas de direito pblico s o verdadeiras autarquias> sendo> assim> criadas diretamente por lei> e n o apenas autoriDadas> como 6 a regra geral das #undaes pblicas. !or6m> a palavra MdependeO 6 ampla> e depender pode ser tanto ser criado quanto ser autoriDado. !or isso> apesar de essa alternativa ser dada como errada> ?E nela coerncia que possibilita a#irmarmos que 6 verdadeira. A quest o merecia ser anulada> mas deve&se en#atiDar que isso n o aconteceu. F& *& & Alternativa A' ?E ao menos dois erros nessa op o2 !rimeiro> o abuso de poder pode per#eitamente ser cometido de maneira omissiva> n o devendo ser necessariamente comissivo. +egundo> obviamente su<eita&se a anElise sobre a e7istncia ou n o de abuso ao controle <udicial. =p o errada. & Alternativa "' na realidade a mera nomea o para um cargo n o representa a prEtica de poder algum. S e7erc8cio discricionErio para a prEtica de um ato administrativo ,poder discricionErio n o 6 um tipo de poder> mas um modo de seu e7erc8cio0. Ademais> ve<a que n o se poderia pensar em poder ?ierErquico nesse caso> pois s5 passaria a e7istir ?ierarquia ap5s a nomea o. & Alternativa C' como n o se distinguemU S claro que se distinguemV = poder disciplinar 6 mera decorrncia do poder ?ierErquico e depende de uma vincula o pr6via entre o administrado e a administra o> o que naturalmente 6 desnecessErio quando o !oder GudiciErio aplica alguma san o. & Alternativa $' de #ato a administra o e7erce poder disciplinar ao aplicar a san o. Contudo> n o ?E discricionariedade na escol?a da san o> devendo ser observada a san o determinada pela lei> at6 em atendimento ao atributo da tipicidade que> segundo Paria +Wlvia Xanella di !ietro deve caracteriDar atos desse tipo. !ortanto> alternativa erradaV & Alternativa *' en#im> uma ideia corretaV $e #ato> quando a vigilHncia sanitEria apreende mercadorias> estE a e7ercer o poder de pol8cia> consagrado no art. 3: do CTA> devendo estar respaldada em previs o legal. Alternativa corretaV

11

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

.& Alternativa A'errada. $e #ato> ?E previs o na lei 4.:34Q44 de que prescreve em / anos o praDo para a administra o apurar in#ra o no e7erc8cio do poder de pol8cia. Pas no caso das in#raes permanentes esse tempo n o se conta da prEtica do ato> mas do dia em que tiver cessado. S o teor do art. 1- da mencionada lei' +rescreve em cinco anos a a(o punitiva da Administra(o +blica )ederal direta e indireta no e,erc-cio do poder de pol-cia objetivando apurar in.ra(o / legisla(o em vigor contados da data da prtica do ato ou no caso de in.ra(o permanente ou continuada do dia em !ue tiver cessado*. & Alternativa "'errado> porque 6 muito con?ecido o conceito de poder de pol8cia dado pelo C5digo TributErio Aacional> em seu art. 3:. Con#ira' 0'onsidera-se poder de pol-cia atividade da administra(o pblica !ue limitando ou disciplinando direito inter1sse ou liberdade regula a prtica de ato ou absten(o de .ato em razo de int1resse pblico concernente / seguran(a / 2igiene / ordem aos costumes / disciplina da produ(o e do mercado ao e,erc-cio de atividades econ3micas dependentes de concesso ou autoriza(o do +oder +blico / tran!4ilidade pblica ou ao respeito / propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. & Alternativa C'estE 6 a alternativa verdadeira. Ce<a que do pr5prio conceito de poder de pol8cia visto acima 6 poss8vel perceber que as restries do mesmo se estabelecem sobre o direito de propriedade atividades do indiv8duo> mas n o recaem propriamente sobre o indiv8duo> a#etando sua liberdade pessoal. GE nos casos em que ?averE atua o do $ireito !enal> 6 papel da pol8cia <udiciEria atuar na investiga o e preven o de crimes. $esempen?am a #un o de pol8cia <udiciEria as pol8cias civil e #ederal> embora as mesmas ten?am> tamb6m> atribuies de pol8cia administrativa. & Alternativa $'de #ato os trs atributos citados s o atributos do poder de pol8cia. Pas 6 errado diDer que o mesmo se<a e7clusivo do !oder *7ecutivo. A#inal> a #un o de administrar> embora se<a a atividade prec8pua do *7ecutivo> 6 tamb6m uma atividade e7ercida pelos outros !oderes> at6 mesmo pela necessidade de que os mesmos se autoadministrem de modo a preservarem sua autonomia. !ortanto> os poderes legislativo e <udiciErio tamb6m podem e7ercer o poder de pol8cia administrativa> desempen?ando sua #un o at8pica administrativa. *ssa a raD o de a alternativa estar errada. & Alternativa *'alternativa errada> porque 6 per#eitamente poss8vel que um ato administrativo normativo> determinante de implicaes gen6ricas e abstratas> veicule restries> dentro dos limites da lei> que consubstanciam o pr5prio poder de pol8cia. Bmagine&se> por e7emplo> a restri o para que estabelecimentos comerciais de um certo munic8pio coloquem mesas e cadeiras nas caladas. S um ato normativo> gen6rico> mas que veicula determinaes decorrentes do poder de pol8cia> capaDes de restringir o uso da propriedade eQou uma atividade qualquer do particular.

/& & Alternativa A'de #ato a delega o de competncias 6 admitida em nosso ordenamento> inclusive pela lei 4.3:.Q44> que trata do tema nos arts. 11 a 13. *> de #ato> a delega o 6 uma decorrncia do poder ?ierErquico. Contudo> a delega o se submete a algumas regras como> por e7emplo> ser autoriDada somente quanto J parte da competncia da autoridade delegante. * outra dessas regras que restringem a delega o> segundo doutrina e <urisprudncia> 6 <ustamente a veda o de subdelega o> e7ceto se ?ouver e7pressa autoriDa o da autoridade que primeiro delegou a competncia. !or isso> a alternativa estE errada. & Alternativa "'estE errado> porque as instHncias s o independentes e 6 plenamente poss8vel que certas in#raes disciplinares n o se<am consideradas crimes. @m bom e7emplo 6 a conduta do servidor desidioso> aquele que n o cumpre a contento as suas #unes. !ara tal servidor> ?E previs o de in#ra o administrativa ,9ei :.11(Q4)> art. 113> NC0. Ao entanto> isso n o constitui crime na nossa legisla o. * isso 6 at6 l5gico> pois #aD sentido demitir um servidor MincompetenteO> mas mandar Mpra cadeiaO ,san o criminal0 <E seria demais. & Alternativa C'o poder ?ierErquico 6 um poder de administra o interna> que pressupe a subordina o. S um poder administrativo> voltado para a adequada organiDa o das atividades de um 5rg o ou entidade. A divis o de atribuies entre as casas do 9egislativo %ederal n o tm nada a ver com o poder ?ierErquico. A#inal> na atividade legi#erante dessas casas sequer temos atividade administrativa> e 6 a pr5pria Constitui o que de#ine> em raD o do equil8brio entre os poderes> as atribuies das casas do Congresso> bem como dos demais poderes. !ortanto> a alternativa estE errada> at6 porque n o se poderia pensar em ?ierarquia entre as casas do Congresso> pois ambas retiram o #undamento de suas atribuies da pr5pria Constitui o. 1( & Alternativa $'o poder disciplinar 6 uma decorrncia do poder ?ierErquico. !or ele> a administra o pode

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

aplicar sanes administrativas pela incidncia em #altas. Contudo> 6 pressuposto da aplica o do poder disciplinar e7atamente a e7istncia de alguma vincula o> da qual decorra essa ?ierarquia. !or isso> podemos pensar no poder disciplinar em rela o aos servidores ou at6 mesmo em rela o a concessionErias de servios pblicos> que tamb6m est o su<eitas a um v8nculo pr6vio que autoriDa a aplica o da disciplina administrativa. Pas se n o ?ouver essa vincula o pr6via n o ?E que se pensar em poder disciplinar> pois n o ?E ?ierarquia. !ortanto> a alternativa estE errada> ao diDer que o poder ?ierErquico poderia ser aplicado a invasores de terras pblicas. Contra estes> apenas o des#oro possess5rio normal ou as medidas <udiciais cab8veis poderiam ser aplicadas. & Alternativa *'sem dvida> os poderes da administra o> instrumentais que s o> n o podem ser utiliDados da maneira como quiserem os administradores> pois sua utiliDa o 6 verdadeiro dever sempre que a medida se mostrar necessEria ou prevista em lei. A ideia de poder&dever> assim> 6 moderna e atualmente 6 de#endida com n#ase pela doutrina. !ortanto> 6 verdadeiro diDer que o superior ?ierErquico n o tem escol?a se o caso #or o de aplica o de pena disciplinar. ;esta saber> ent o> se a n o aplica o da puni o constituiria> de #ato> a condescendncia criminosa> e mais uma veD esta prova trou7e con?ecimentos de outra Erea <ur8dica> no caso o $ireito !enal> integrados ao $ireito Administrativo. *> de #ato> a ?ip5tese narrada na quest o constituiria o crime de condescendncia criminosa> previsto no art. F() do C5digo !enal> raD o porque estE 6 a alternativa correta. Con#ira> ent o> o re#erido dispositivo' 5ei,ar o .uncionrio por indulg1ncia de responsabilizar subordinado !ue cometeu in.ra(o no e,erc-cio do cargo ou !uando l2e .alte compet1ncia no levar o .ato ao con2ecimento da autoridade competente6 +ena - deten(o de !uinze dias a um m1s ou multa.*

7- Comentrios: analisemos as alternativas> discutindo o que cada uma prope' & Alternativa A:de cara podemos descartar a impetra o de Pandado de +egurana> porque estE a o n o pode ser mane<ada contra atos abstratos e gen6ricos> como as leis e os decretos> <E que se presta apenas a combater atos ilegais. Tais atos devem ser de e#eitos concretos. S esse o sentido da smula (KK do +T% que assim preconiDa' 8o cabe 9andado de :eguran(a contra lei em tese*. !ortanto> alternativa errada. & Alternativa B:o a<uiDamento de a o de con?ecimento certamente 6 cab8vel> pois n o ?E nen?uma restri o nesse sentido. *> igualmente> 6 cab8vel o pedido de antecipa o dos e#eitos da tutela> por meio do qual se busca a concretiDa o precEria do provimento <urisdicional que se pretende ao #im do processo. Tamb6m parece cab8vel apontar como argumento o poss8vel v8cio J raDoabilidade> sendo necessErio demonstrar isso no caso concreto. A#inal> trata&se de um ato discricionErio do !re#eito> e tais atos podem ser combatidos no que possu8rem de ilegais> e quando ?E o#ensa a princ8pios do $ireito Administrativo> ?E ilegalidades. !ortanto> esta 6 a a#irmativa correta. & Alternativa C:errada> pois como vimos n o se poderia utiliDar o Pandado de +egurana. Alternativa D: errada> porque pertence ao munic8pio a competncia para estabeecer esse tipo de norma de circula o> n o ?avendo> nesse ponto> v8cio que pudesse ense<ar a nulidade do decreto a ser combatido.

3& A = que 6 o poder normativoU !oder normativo 6 o poder de editar normas !erais e a"stratas, dentro dos limites da lei. Bsso ocorre porque a lei n o 6 capaD e nem precisaria ser de especi#icar todas as peculiaridades de sua aplica o. !or isso> muitas veDes 6 necessErio que a administra o edite atos que s o verdadeiras normas> parecem&se com as leis> mas que> contudo> no podem criar direitos ou o"ri!a#es alm do previsto le!almente, tampouco restrin!ir o exerc$cio dos direitos con%eridos pela lei. S comum que a pr5pria lei #aa previs o de que sua especi#ica o se darE por regulamento. Bsso ocorre> por e7emplo> com o art. /( da lei :.11(Q4)> regulamentado pelo $ecreto F.1.:Q44. Con#iraV =s principais atos que e7pressam o poder normativo s o os re!ulamentos ,#ormaliDados por meio de 1F

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

decretos0> privativos do C&e%e do Executivo. !or isso> n o 6 muito preciso diDer que o poder regulamentar 6 sinTnimo de poder normativo> pois aquele estE contido dentro deste. =u se<a' poder regulamentar seria o poder normativo e7ercido pelo c?e#e do poder e7ecutivo. Agora #icou mais #Ecil responder a quest o. Ce<amos> ent o> cada alternativa' & Alternativa A' 6 a corretaV A#inal> o ato decorrente do poder normativo n o pode contrariar a lei e muito menos impor outras obrigaes ao particular. & Alternativa B:errada> pois n o se pode admitir a imposi o de obrigaes ao particular n o previstas na lei. & Alternativa C: errad8ssimaV +e assim #osse o !oder *7ecutivo teria muito mais do que autonomia> pois estaria acima dos demais. A ideia 6 que o !oder *7ecutivo tamb6m deve so#rer a limita o da lei> pois estamos numa democracia. +e o poder *7ecutivo tudo pudesse> estar8amos numa ditadura. & Alternativa D:claro que estE errada> o ato normativo n o pode contrariar a lei. & Alternativa E:errado> pois> como vimos> o !oder *7ecutivo tem sim o poder normativo> que assume at6 um nome pr5prio> de Mpoder regulamentarO.

:& $& Ce<amos as alternativas' & Alternativa A' ampla de#esa n o 6 o princ8pio descrito no enunciado> mas> sim> a possibilidade de os interessados poderem se de#ender> no Hmbito dos processos administrativos ,no caso0> previamente> tecnicamente> recorrer etc. Alternativa errada. & Alternativa "' a e#icincia estE relacionada ao dever da administra o de ser e#icaD> ou se<a> alcanar os ob<etivos propostos> mas de #aD&lo da mel?or maneira poss8vel> menos onerosa etc. !ortanto> tamb6m n o 6 o princ8pio descrito. & Alternativa C' a segurana <ur8dica estE relacionada J estabilidade das relaes <ur8dicas> servindo de #undamento> por e7emplo> para a convalida o de certos atos> ap5s o decurso de praDo. A o guarda> como se v> nen?uma rela o com a descri o do enunciado. & Alternativa $' sem dvidas> a adequa o entre os #ins e os meios empregados 6 o contedo principal do princ8pio da proporcionalidade. !or ele> as medidas s5 podem ser tomadas pela administra o quando se mostrarem necessErias> adequadas e revelarem essa estrita rela o de adequa o. !ortanto> esta 6 a alternativa correta. & Alternativa *' o princ8pio da motiva o indica t o somente que os atos administrativos devem ser #undamentados> sendo e7plicitadas as raDes de sua edi o. A o corresponde> portanto> ao contedo descrito no enunciado.

4& *m regra> as instHncias <udiciais e administrativas de apura o das #altas dos servidores s o independentes. Assim> 6 per#eitamente poss8vel uma condena o administrativa e uma absolvi o penal e vice&versa. !or6m> ?E uma important8ssima e7ce o' quando ?ouver absolvi o na es#era penal por negativa de autoria ,conclui o <udiciErio que aquele #ato n o #oi praticado por aquela pessoa0 ou por ine7istncia do #ato> a conclus o 1.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

administrativa #ica vinculada> ou se<a> deverE obrigatoriamente tamb6m absolver o servidor. Camos> ent o> Js alternativas' & Alternativa A' de #ato> como a conclus o penal se deu por mera insu#icincia de provas> a administra o #ica livre para tirar suas concluses no processo administrativo> n o ?avendo que se #alar em vincula o> prevalecendo> portanto> a regra da independncia de instHncias. ;esposta correta. & & Alternativa "' isso estE errado> pois> como vimos> apenas e7cepcionalmente a decis o penal vincula a decis o Alternativa C' naturalmente a autotutela administrativa n o poderia ser sobreposta J <urisdi o> n o se administrativa. podendo pensar em desconsidera o de decises <udiciais. Al6m disso> ainda que se<a poss8vel a utiliDa o de provas emprestadas dos autos de processo <udicial> tais n o s o su#icientes para uma condena o administrativa> sendo inarredEvel a realiDa o de um processo administrativo pr5prio> com contradit5rio e ampla de#esa. Alternativa errada. & Alternativa $' como <E vimos> n o ?E taman?a vincula o entre as instHncias. Al6m disso> 6 per#eitamente poss8vel que a puni o por crimes n o gere consequncias para o servidor> por e7emplo> quando n o tiver ocorrido nen?uma transgress o administrativa. Alternativa errada.

1)& A & Camos veri#icar cada alternativa'

& Alternativa A' corretaV S e7atamente isso que prev o art. 3- da 9ei em quest o> cumprindo o que determinou a pr5pria Constitui o %ederal. & Alternativa "' errada> porque a lei n o #ala em arresto> mas em sequestro de bens nesses casos. & Alternativa C' errada> porque 6 sempre imposs8vel qualquer tipo de acordo ou transa o nesse tipo de a o> consoante prev o Y1- do art. 13 da lei. & Alternativa $' errada> porque nos termos do art. :- essa responsabilidade s5 pode alcanar os sucessores at6 o limite do valor da ?erana> e n o al6m dele.

11& A ve<amos as alternativas' & Alternativa A:pode parecer estran?o que um servidor se<a a#astado cautelarmente> ou se<a> como uma medida de cautela que ob<etiva garantir o resultado til do processo> e continue recebendo seus vencimentosV Pas isso 6 o correto> em aten o ao princ8pio do contradit5rio e da ampla de#esa. A#inal> para garantir o interesse da administra o o servidor 6 a#astado> para que n o in#lua no processo administrativo disciplinar> se assim entender a autoridade responsEvel. Pas n o pode ser o servidor privado dos seus rendimentos por #ora de decis o 1/

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

administrativa n o su<eita ao contradit5rio e J ampla de#esa. !ortanto> esta 6 a alternativa correta> consoante a e7pressa previs o do art. 1.3 da 9ei :.11(Q4)' M'omo medida cautelar e a .im de !ue o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu a.astamento do e,erc-cio do cargo pelo prazo de at 60 (sessenta) dias sem prejuzo da remunerao. +argra.o nico. O a.astamento poder ser prorrogado por igual prazo .indo o !ual cessaro os seus e.eitos ainda !ue no conclu-do o processo0. & Alternativa B:errada> tanto que e7iste uma puni o espec8#ica para esses casos> que 6 a cassa o de aposentadoria ou disponibilidade> inserta no art. 1(3> BC> da 9ei :.11(Q4)> aplicEvel nos mesmos casos em que se daria a demiss o> quando a apura o se der apenas ap5s a aposentadoria ou disponibilidade do servidor e#etivo. & Alternativa C:errada> porque na #orma do art. 1F3> se a demiss o do servidor se der nas ?ip5teses dos incisos BN e NB do art. 113 o servidor #icarE incompatibiliDado por cinco anos para nova investidura em cargo pblico #ederal. As ?ip5teses s o a de o servidor ter cometido uma das seguintes condutas' M'( & valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem em detrimento da dignidade da .un(o pblica; X - atuar como procurador ou intermedirio junto a reparti(<es pblicas salvo !uando se tratar de bene.-cios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau e de c3njuge ou compan2eiro*. & Alternativa D: errada> pois ?E e7pressa previs o> no art. 1F1 da 9ei :.11(Q4)> no sentido do cancelamento do registro da aplica o da pena de suspens o' MAs penalidades de advert1ncia ede suspenso tero seus registros cancelados ap=s o decurso de " >tr1s? e ! (cinco) anos de efetivo e"erccio respectivamente se o servidor no 2ouver nesse per-odo praticado nova in.ra(o disciplinar*.

1(& "& em primeiro lugar> vamos traduDir mel?or o caso apresentado> porque a reda o da quest o 6 um pouco truncada' um servidor #ederal #oi punido com a pena de suspens o num !rocesso Administrativo $isciplinar ,!A$0. *m seguida> o mesmo recorreu> e a san o #oi agravada> se tornando demiss o. A resposta a essa quest o se resume a indagar' poderia a administra o agravar a san o aplicada em !A$ quando da anElise de um recurso administrativo interposto pelo servidorU * a resposta s5 pode ser positiva. A#inal> entra em cena a autotutela da administra o> que deve Delar pelos seus atos e pode anulE&los ou revisE&los> desde que n o ten?am se tornado imutEveis> sempre que constatar que outra solu o 6 mel?or do que a <E con#erida no caso. Assim> o recurso do servidor 6 um desdobramento natural da pr5pria sequncia do !A$ e> se ele estava em anElise> certamente n o ?avia deca8do> ainda> o direito da administra o de rever seus atos. Portanto, a resposta correta a letra B> que a#irma a possibilidade de o <ulgamento do recurso resultar em agravamento da san o. *ste<a atento> no entanto> para no con%undir, no PAD, o recurso administrativo com a reviso> pois nesta> que muito se assemel?a J uma revis o criminal> e que s5 pode ser apresentada quando ?ouver #atos novos> n o pode resultar em agravamento da san o aplicada originalmente ao servidor. A esse respeito> con#ira&se o que diD a 9ei :11(> ao tratar da ;evis o do !A$' Art. @AB. >...? +argra.o nico. #a reviso do 1K

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

processo no poder resultar agravamento de penalidade$. Ao contrErio> ao tratar do direito de peti o> recursos e pedido de reconsidera o> diD a lei :.11(> do que se depreende que> ali> n o?E 5bice J agrava o da san o' Art. @@%.A administra(o dever rever seus atos a !ual!uer tempo !uando eivados de ilegalidade*.

1F& "& *m regra vige o que se c?ama de independncia ou incomunicabilidade das instHncias> no que se re#ere J apura o das responsabilidade penal e administrativa dos servidores. A#inal> situaes que talveD apresentem elementos para uma puni o administrativa podem n o o#erecer o su#iciente para uma condena o criminal> por e7emplo> sendo cada instHncia apurat5ria livre para> observados os trHmites legais> apurar a responsabilidade do servidor #altoso. ZE> por6m> situaes e7cepcionais indicadas pela lei nas quais o resultado da apura o na es#era criminal necessariamente vincularE a es#era administrativa> que n o pode decidir de modo diverso e> caso <E o ten?a #eito> terE anulada a sua decis o. Tal conclus o estE e7pressa no art. 1(K da lei :.11(Q4)> que assim dispe' A responsabilidade administrativa do servidor ser a.astada no caso de a%solvio criminal !ue negue a e"ist&ncia do fato ou sua autoria*. * esse 6 o caso da quest o> pois ?ouve absolvi o criminal cu<o #undamento #oi a ine7istncia do #ato. =ra> se o <u8Do criminal disse que aquele #ato n o aconteceu> n o poderia subsistir a puni o na es#era administrativa. Portanto, correta a letra B.

1.& A& *ssa quest o 6 tranquila e trabal?a os conceitos de provimento dos cargos pblicos. Ce<amos' & Alternativa A:de #ato> quando o servidor demitido tem o ato de sua demiss o anulado> serE determinada sua reintegra o ao servio. =u se<a> algu6m que estava #ora> volta a ser integrado na atividade. *> obviamente> se ?ouve nulidade da pena aplicada> o servidor esteve #ora do cargo sem nen?uma culpa> sendo absolutamente <usto que ele receba todas as vantagens a que teria direito se estivesse em servio. *sta 6 a alternativa correta> no e7ato teor do art. (: da lei :.11(Q4)' MArt. BA. A reintegra(o a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua trans.orma(o !uando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial com ressarcimento de todas as vantagens*. & & Alternativa B:n o 6 o caso de aproveitamento> porque este s5 ocorre se e7tinto o cargo antes ocupado. *> Alternativa C:quem precisa se readaptar para um cargo di#erenteU Aquele que> por ter so#rido alguma como <E vimos> serE devido o ressarcimento das vantagens pecuniErias. Alternativa errada. limita o #8sica ou mental> n o pode mais prosseguir desempen?ando as #unes originais. A o 6 o caso> pois o servidor apenas teve sua demiss o anulada> podendo voltar Js vel?as atribuies. Alternativa errada. & Alternativa D: n o 6 o caso da recondu o> porque esta se dE em duas ?ip5teses> con#orme o art. F) da lei :.11(Q4)' ,i0 quando o servidor <E estEvel 6 considerado inabilitado em estEgio probat5rio de outro cargo> sendo reconduDido ao cargo anterior2 e quando aquele que #ora demitido de um cargo 6 reintegrado> sendo o servidor 13

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

que estava neste mesmo cargo reconduDido ao seu anterior> se #or estEvel ,a#inal> sendo reintegrado o anterior ocupante #icarE> em tese> #altando cargo pra algu6m> tendo pre#erncia o anterior ocupante0. A o 6 esse o caso da quest o> raD o pela qual a alternativa estE errada.

1/& $& Ce<amos diretamente as alternativas' & & Alternativa A' de #ato o #alecimento do servidor gera a vacHncia do cargo pblico> e n o poderia ser de outro Alternativa "' a promo o> que ocorre dentro de uma mesma carreira> permite ao servidor ocupar um cargo modo. !ortanto> alternativa errada. de natureDa superior naquela carreira. *7emplo' pro#essor substituto que se torna pro#essor ad<unto> em raD o da progress o na carreira. Aote que a promo o depende da e7istncia de cargo vago naquela categoria superior> raD o pela qual> quando ?E a promo o> o cargo de origem #ica vago e o servidor passa para o cargo da categoria seguinte. Alternativa errada. & & Alternativa C' quando um servidor se aposenta> naturalmente o seu cargo con<unto de atribuies #ica Alternativa $' n o 6 di#8cil intuir que na ?ip5tese de o servidor se licenciar n o ocorre a vacHncia. A#inal> este vago> ocorrendo a vacHncia. ;esposta errada. servidor pode voltar ao e7erc8cio de suas atribuies> e por essa raD o seu cargo n o pode estar dispon8vel para outros. *sta 6 a resposta correta.

1:

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

14

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.qconcursos.com

Potrebbero piacerti anche