Sei sulla pagina 1di 3

Estou postando aqui a resenha do texto do Perrenoud: Perrenoud, Philippe. A prtica reflexiva no oficiodo professor.

Profissionalizao e razo pedaggica/Philippe Perrenoud, trad.Shilling-Porto Alegre: Artemed Editora, 2002 Philippe Perrenoud nasceu em 1944, na Suia, sociologo e professor daFaculdade de Psicologia e Cincias da Universidade de Genebra e diretor doLaboratrio de Pesquisas sobre a Inovao na Formao e na Educao. A partirde 1970 vem contribuindo atravs de suaspesquisas com idias inditas sobre a profissionalizao dos professores e aavaliao dos alunos. Neste livro com dez captulos o autor tem como principaldiscusso e reflexo a profissionalizao do professor levando o leitor a entender melhor os desafios daprofissionalizao do ofcio e da prtica docente. O estudo nos leva a entender o papel doprofessor com responsabilidade e a exigncia de aperfeioamento constante,sendo que a prtica docente esta em constante reflexo sobre as atitudes e decises tomadas na prtica diria. O autor buscarefletir sobre o exerccio da profisso citando as ideias de Donald Schon e propondoo reencontrar do educador com sua profisso, levando-o a reflexo na ao esobre a ao. O professor para alm do conhecimento de seus contedos, que abarca um contingente de saberes didticose sociais conciliando suas prticas com o conhecimentoj construdo pela humanidade e ostrazidos pelos alunos de fora dos muros escolares. Professor o profissional reflexivo que cresce e fazcrescer aqueles que esto sob sua responsabilidade, se profissionalizando, compensando as defasagens de sua prpria formao, compondo seu currculo como parte de seu cotidiano, num reiniciar dirio.

Perrenoud (2002:50) ressalta que a reflexo no deve aparecer apenaspara solucionar problemas, a reflexo s ser meio de transformao quando setornar um hbito.

O autor defende umaprtica pedaggica reflexiva na qual o professor consiga refletir sobre o seutrabalho e as condies sociais nas quais est em exerccio. Esta reflexocrtica apresenta ainda dificuldades e necessita atitudes inovadoras ondesomente as teorias no so necessrias, preciso muito mais: a prtica anterior, o relacionamento com ospares atravs das trocas, a formao continuada, o relacionamento e conhecimento da comunidadeonde est inserido. Portanto, a profisso de professor deve ser repensada e omomento atual exige mentes abertas a mudana de paradigmas e a formao de umanova competncia. A reflexo sobre aao introduz, ento, uma reflexo sobre o relacionamento, sobre nossa forma decriar ou manter vnculos com o outro, assim como sobre as dinmicas do grupo edas organizaes. (Perrenoud, 2002, p.41) - uma prticareflexiva limitada ao bom senso e experincia pessoal no oportunizaresultados satisfatrios; - o profissionalprecisa de saberes que ele no pode reinventar sozinho; - a reflexoaumentar seu poder desde que esteja assentada em uma ampla cultura no mbitodas cincias humanas. (Perrenoud, 2002, p.57) Nesse sentido, oparadigma reflexivo um emblema da

profissionalizao, entendida como um poderdos professores sobre seu trabalho e sua organizao, um poder no usurpadopela fragilidade das prticas, mas abertamente assumido, com as correspondentesresponsabilidades. Essa forma de profissionalizao, naturalmente, no pode sedesenvolver contra as instituies. Mas elas s se manifestaro se um crescentenmero de professores assumirem-se como profissional reflexivo e incomodar-secom a forma como as burocracias os tratam; eles no devem reagir por meio doressentimento nem dos protestos sindicais, mas pela construo negociada dosistema educativo. (Perrenoud, 2002, p.216).

Estes aspectos tratados so to importantes ao desenvolvimento deestratgias que priorizem a formao de pessoas comprometidas com a dignidadehumana, conseguindo que tanto o professor, quanto a escola consigam ensinaraqueles que a procuram com sonhos e expectativas que no podem mais serem descartadas. preciso entender o novo cidado em formao e s atravs da reflexo e doentendimento da profisso que professor-aluno tornar-se-o um duetoinseparvel crescendo dia a dia e aprendendo cada vez mais. Sandra Menucelli

Potrebbero piacerti anche