Sei sulla pagina 1di 21

Introduo a Segurana do Trabalho

Prof. MSc. Leonardo Madeira Martins

Conceito
ST a cincia que estuda as possveis causas dos acidentes e incidentes originados durante a atividade labora do trabalhador;
Preveno de acidentes e doenas ocupacionais.
Identificar os fatores de risco;

Avaliar os efeitos dos acidentes e doenas ocupacionais na sade do trabalhador; Propor medidas de interveno em ambientes de trabalho.

Conceito
Relacionados a Segurana do Trabalho:
Higiene do trabalho;
Medicina do trabalho; Proteo contra incndios e exploses; Doenas ocupacionais; Ergonomia;

Meio ambiente;
Qualidade de vida; Primeiros socorros; Sistemas de gesto de qualidade; Higiene industrial;

Psicologia do trabalho;
Legislao trabalhista (leis, decretos, portarias ministeriais, instrues tcnicas e resolues);

Segurana patrimonial.

07/02/2014 12h05 - Atualizado em 07/02/2014 13h25

Acidente em obra do estdio da Copa deixa operrio em estado grave no AM


Homem tentava desmontar guindaste ao lado da Arena na hora do acidente. Acidente fez governador do estado cancelar vistoria no local.

Um operrio da Arena da Amaznia, estdio de Manaus para a Copa do Mundo, sofreu um acidente, na manh desta sexta-feira (7), ao tentar desmontar um guindaste usado para obras na cobertura do local. O homem, um portugus de 55 anos, foi levado para um hospital da capital. No dia 28 de maro, o operrio Raimundo Nonato Lima Costa, de 49 anos, morreu ao se desequilibrar e cair de uma altura de cinco metros. Ele tentou passar de uma coluna para um andaime. A morte, segundo o Instituto Mdico Legal, foi ocasionada por traumatismo craniano.

Na madrugada do dia 14 de dezembro de 2013, um operrio morreu aps cair de altura de 35 metros, no canteiro de obras da Arena da Amaznia. A vtima era Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, natural de Limoeiro do Norte, no Cear. Ele trabalhava na montagem da cobertura do estdio.

Sade e Segurana do Trabalho


Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

1. O acidente que acontece quando voc est prestando servios por ordem da empresa fora do local de trabalho;

2. O acidente que acontece quando voc estiver em viagem a servio da empresa; 3. O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
4. Doena profissional (as doenas provocadas pelo tipo de trabalho); 5. Doena do trabalho (as doenas causadas pelas condies do trabalho).

Consideram-se acidente do trabalho:


Doena profissional: produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade constante. Doena do trabalho: adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado.

No so consideradas como doena do trabalho:


Doena degenerativa;

A inerente a grupo etrio;


A que no produza incapacidade laborativa;

A doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva.

Sade e Segurana do Trabalho


O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas: Ato Inseguro

o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que est fazendo, que est contra as normas de segurana. So exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurana contra quedas, ligar tomadas de aparelhos eltricos com as mos molhadas e dirigir a altas velocidades. Condio Insegura
a condio do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. So exemplos de condies inseguras: instalao eltrica com fios desencapados, mquinas em estado precrio de manuteno.

Sade e Segurana do Trabalho


Engenheiro de Segurana do Trabalho - CBO 0-28.40
Tcnico de Segurana do Trabalho - CBO 0-39.45 Mdico do Trabalho - CBO - 0-61.22 Enfermeiro do Trabalho CBO - 0-71.40 Auxiliar de Enfermagem do trabalho

Consequncias do acidente do trabalho


Para o Trabalhador Sofrimento Fsico; Desamparo Famlia; Incapacidade para o trabalho. Para a Sociedade Aumento de impostos; Aumento do custo de vida; Perda de elementos produtivos; Maior nmero de dependentes para coletividades.

Consequncias do acidente do trabalho


Para a Empresa Perda de tempo, produtos e Faturamento;

Dificuldades com autoridade;


Gastos com servios mdicos.

Abordagem histrica
Hipcrates, quatro sculos antes de Cristo, fez meno existncia de molstias entre mineiros e metalrgicos. Plnio, o Velho, no incio da Era Crist, descreveu molstias do pulmo e envenenamento entre mineiros, pelo manuseio do enxofre e do zinco. Galeno, no sculo I, citou molstias profissionais entre trabalhadores das ilhas do Mediterrneo. Ainda no sculo XVI, Paracelso escreveu a primeira monografia sobre a relao entre trabalho e doena: Von Der Birgsucht Und Anderen Bergrank Heiten. Nela foram mostrados os sintomas da intoxicao pelo mercrio. Em 1700 publicou-se na Itlia De Morbis Artificum Dia Triba do mdico Bernardino Ramazzini, o pai da medicina do trabalho. Nessa obra foram descritas cerca de cem profisses e os riscos especficos de cada uma delas. No crescimento desenfreado das fbricas no havia cuidados quanto sade da mo-de-obra, constituda de homens, mulheres e crianas. Chegou-se ao cmulo de se vender crianas para suprir a mo de obra.

Abordagem histrica
Em 1802 o Parlamento Britnico aprovou a 1 lei de proteo ao trabalhador: a Lei de Sade e Moral dos Aprendizes, que estabeleceu o limite de 12 horas de trabalho por dia, proibiu o trabalho noturno, obrigou os empregadores a lavar as paredes das fbricas duas vezes por ano e tornou obrigatria a ventilao destas. Em 1833, surgiu a 1 lei realmente eficiente de proteo ao trabalhador: a Lei das Fbricas (Factory Act). Criava restries s empresas txteis em que fosse usada a fora hidrulica ou a vapor; proibia o trabalho noturno aos menores de 18 anos e limitava as horas de trabalho destes a 12 por dia e 60 por semana; as fbricas eram obrigadas a ter escolas, que seriam frequentadas pelos trabalhadores menores de 13 anos; a idade mnima para o trabalho era de 9 anos, e um mdico devia atestar que o desenvolvimento fsico da criana correspondia sua idade.

Legislao aplicada a segurana do trabalho


Antes de 1988 (Brasil)
A ST sempre foi vista pelo empregador como uma mera necessidade para seu empregador. Funcionrio bom era aquele que no faltava , no demonstrava sintomas de doenas, no se queixava dos problemas da empresa, s trabalhava.

Legislao aplicada a segurana do trabalho


Depois de 1988 (Brasil)
Criao de garantias trabalhistas e por consequncia garantindo a integridade dos trabalhadores;
Art 7, XXII, XXIII, XXVIII e XXXIII

Lei Federal n 8213/91 dispe sobre planos de benefcios da Previdncia Social (auxlio doena, auxlio acidente, auxlio-doena, CAT, habilitao e reabilitao profissional); Decreto-Lei n 5452/43 Consolidao das Leis Trabalhistas; Lei n 6514/97 altera o Captulo V do Ttulo II da CLT (relativo Segurana e Medicina do Trabalho); Portaria n 3214/78 aprovou as Normas Regulamentadoras do Captulo V, Ttulo II, da CLT relativas Segurana e Medicina do Trabalho, as quais podemos considerar como a bblia do profissional da rea de Segurana do Trabalho.

NR 01 - Disposies Gerais NR 02 - Inspeo Prvia NR 03 - Embargo ou Interdio NR 04 - Servios Especializados em Eng. de Segurana e em Medicina do Trabalho NR 05 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes NR 06 - Equipamentos de Proteo Individual - EPI NR 07 - Programas de Controle Mdico de Sade Ocupacional NR 08 - Edificaes NR 09 - Programas de Preveno de Riscos Ambientais NR 10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade NR 11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR 12 - Mquinas e Equipamentos NR 13 - Caldeiras e Vasos de Presso NR 14 - Fornos NR 15 - Atividades e Operaes Insalubres NR 16 - Atividades e Operaes Perigosas NR 17 - Ergonomia NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo NR 19 - Explosivos NR 20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis NR 21 - Trabalho a Cu Aberto NR 22 - Segurana e Sade Ocupacional na Minerao NR 23 - Proteo Contra Incndios NR 24 - Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho NR 25 - Resduos Industriais NR 26 - Sinalizao de Segurana NR 27 - Registro Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho no MTB (Revogada pela Portaria GM n. 262/2008) NR 28 - Fiscalizao e Penalidades NR 29 - Segurana e Sade no Trabalho Porturio NR 30 - Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio NR 31 - Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura NR 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade NR 33 - Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados NR 34 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval NR 35 - Trabalho em Altura NR 36 - Segurana e Sade no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados NRR 1 - Disposies Gerais (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) NRR 2 - Servio Especializado em Preveno de Acidentes do Trabalho Rural (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) NRR 3 - Comisso Interna De Preveno De Acidentes Do Trabalho Rural (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) NRR 4 - Equipamento De Proteo Individual - EPI(Revogada pela Portaria MTE 191/2008) NRR 5 - Produtos Qumicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008)

Convenes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT)


uma agncia multilateral da Organizao das Naes Unidas, especializada nas questes do trabalho, especialmente as normas internacionais do trabalho (convenes e recomendaes) e o trabalho decente.

Trabalho decente foi formalizado em 1999. o mesmo o ponto de convergncia dos 4 objetivos estratgicos da OIT:
1. Liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociao coletiva; 2. Eliminao de todas as formas de trabalho forado;

3. Abolio efetiva do trabalho infantil;


4. Eliminao de todas a formas de discriminao em matria de emprego e ocupao, a promoo do emprego produtivo e de qualidade, a extenso da proteo social e o fortalecimento do dilogo social.

Convenes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT)


A OIT cria, modifica e at exclui as NRs. Depois de ratificadas pela autoridade nacional competente (no Brasil, o Congresso Nacional), elas ganham fora de lei em todo o territrio nacional.

http://www.oitbrasil.org.br/convention

Segurana nas organizaes


Organizao um conjunto de pessoas organizadas com um mesmo objetivo a ser alcanado, com uma misso a cumprir.
4 clientes: o consumidor, o componente (empregado), a sociedade e o acionista (patrocinador).

Cultura organizacional: crenas, usos, costumes, atitudes, valores espirituais e materiais de um grupo transmitido coletivamente.

Abordagem holstica da segurana do trabalho


Nela no afirmamos que o acidente teve uma nica e exclusiva origem, mas foi gerado pela interao simultnea de diversos fatores (fsicos, biolgicos, psicolgicos, sociais e culturais), e que um desencadeou o outro, gerando o acidente. Logo, no h uma causa nica dos acidentes, e sim vrias.

Segurana nas organizaes


A tarefa mais difcil modificar a cultura organizacional marcada por erros profissionais, negligncias do empregador, falta de motivao dos funcionrios, mau uso dos Equipamentos de Proteo Individual (EPI).

Atividades
Leitura da Conveno sobre a Preveno de Acidentes Industriais Maiores (CONVENO N 174) Resoluo de exerccio de fixao.

Potrebbero piacerti anche