Sei sulla pagina 1di 8

Tema A: Estrutra do tomo A2: Espectro de emisso do tomo de hidrognio e a energia do seu electro.

Na teoria de Planck a energia no absorvida nem emitida de forma contnua mas sim em quantos. A observao de espectros de emisso atmica fornece informaes preciosas sobre a estrutura do tomo. O espectro de emisso do hidrognio descontnuo. Observam-se, na zona do visvel, uma risca vermelha, uma azul, uma anil e outra violeta (por ordem crescente de energia).

Foi o fsico dinamarqus Niels Bohr quem, em 1913, props pela primeira vez, uma teoria da estrutura atmica que explicava os espectros de emisso de riscas. Bohr admitiu: 1. S alguns estados de energia so permitidos para o electro so os estados estacionrios ou nveis de energia. O electro nunca poder ter valores de energia que no pertenam a um destes estados estacionrios. Diz-se por isso que a energia do electro no tomo est quantizada ou quantificada. Para Bohr os estados estacionrios correspondiam a rbitas electrnicas bem definidas.

2. Para que o electro possa transitar de um estado estacionrio para outro tem de haver emisso ou absoro de energia. Quando o tomo absorve energia h excitao e o electro passa para um estado estacionrio de energia superior. Quando o tomo emite energia h desexcitao e o electro passa para um nvel de energia inferior.

As riscas nos espectros devem-se desexcitao, isto , os electres emitem radiao quando regressam a nveis de energia mais baixos, radiao diferente consoante as transies electrnicas.

O nvel energtico de mais baixa energia chamado estado fundamental. Quando o electro do tomo de hidrognio transita para o 2 nvel de energia diz-se que est no 1 estado excitado, quando transita para o 3 nvel de energia diz-se que est no 2 estado excitado, e assim sucessivamente.

A energia do electro no tomo a soma da energia cintica (positiva), devido ao seu movimento, e energia potencial (negativa) associada sua interaco com o ncleo, sendo o valor desta ltima superior em mdulo (valor absoluto). Eelec = Ec + Ep Como Ep maior; Ec <=> Eelec menor que zero (a energia electrnica negativa). medida que o electro se afasta do ncleo, a atraco do ncleo diminuindo, por isso a sua energia potencial vai diminuindo em mdulo aumentando, atingindo o valor mximo, zero, quando deixa de estar sob diz-se que se situa no nvel energtico mais elevado sobre o electro vai e a energia total vai a aco do ncleo e (n = infinito).

A energia de uma radiao que corresponde excitao/desexcitao sempre positiva: Erad = E (nvel mais elevado) E (nvel mais baixo) Quando o electro depois de excitado a um estado de energia Ej, regressa a estados energticos mais baixos, Ei, so emitidas radiaes cuja frequncia v tal que: Ej Ei = E = hv (sendo i e j n inteiros, com j>i)

Por esta razo o espectro de riscas, que se encontram agrupadas em sries. Cada uma destas sries corresponde radiaes de frequncia prxima, correspondendo a transies de nveis mais elevados para o mesmo nvel inferior. Um estudo pormenorizado do espectro de emisso do tomo de hidrognio revelou conjuntos de riscas nas zonas do ultravioleta, visvel e infravermelho.

Concluiu-se que a transio electrnica do electro dos vrios nveis a seguinte:

As radiaes ultravioletas UV, correspondem a transies electrnicas de estados excitados (n> 1) para o estado fundamental, nvel 1, (n = 1). O conjunto destas riscas define uma srie espectral denominada srie de Lyman;

As radiaes visveis correspondem a transies dos electres de estados excitados n> 2, para o nvel 2 (n=2). O conjunto destas radiaes define uma srie espectral denominada por srie de Balmer;

As radiaes infravermelhas (IV), correspondem a transies electrnicas de estados excitados, n> 3, para o nvel 3 (n=3). O conjunto destas radiaes define uma srie espectral denominada por srie de Paschen.

De modo semelhante, a srie de Brackett, n4 para o nvel 4.

A srie de Pfund, n5 para o nvel 5 (ni=5).

A transio limite de absoro corresponde situao em que a energia da radiao incidente igual energia de remoo electrnica. Diz-se que o electro transitou para um estado de energia infinito e a sua energia total 0 J. Atendendo equao que traduz o efeito fotoelctrico infere-se que a Ec nula velocidade nula. Esta energia de remoo pois uma energia de ionizao e representa-se pelo smbolo Ei. Verifica-se que a energia mnima necessria para remover o electro do tomo de hidrognio no estado fundamental 2,18x10-18J. A energia do electro no tomo simtrica a energia de remoo: Eelect = - Erem. A energia do electro no tomo de hidrognio dada pela equao de Bohr: En = -2,18x10-18 J /(n2) onde n o nvel de energia. A partir dessa hiptese, Bohr chegou frmula de Rydberg. Segundo Bohr, a energia de um nvel n dada por En = E1 / n2. A diferena entre as energias, quando o electro vai de um nvel inicial ni para um nvel final nf, ser, portanto: E = Ef - Ei = E1 / nf2 - E1 / ni2. Absoro de energia pelo tomo Quando sobre o tomo incide energia sob a forma de radiao podem ocorrer trs situaes: 1. Erad> Erem. O electro abandona o tomo que fica ionizado. A energia cintica do electro, j fora do tomo, pode ter um valor qualquer; uma energia no quantizada. 2. Erad <Erem. O electro transita para um estado de energia permitido e o tomo fica excitado. (Se a Erad no corresponde energia necessria para uma determinada transio, a radiao no absorvida, nada acontece ao tomo.) 3.Erad=Erem. O electro abandona o tomo sem energia cintica. Quantum de energia a quantidade mnima de energia que pode ser absorvida ou emitida pela matria, na forma de radiao electromagntica.

Espectros, radiao e energia

O espectro visvel da luz solar Nos arco-ris, a luz do sol, ao atravessar as gotas de gua suspensas nas nuvens desdobra-se num conjunto de luzes (radiaes) coloridas que se projectam no cu. O fsico ingls Isaac Newton, conseguiu o mesmo efeito fazendo incidir a luz solar num prisma de vidro (prisma ptico), tendo projectado um arco-ris num alvo. A luz branca emitida pelo sol , na realidade, uma luz policromtica constituda por vrias radiaes monocromticas. Como no ar ou no vazio todas estas radiaes se propagam mesma velocidade, no se consegue distinguir, formando, no seu conjunto, a luz branca. Ao atravessar o prisma, as radiaes separam-se umas das outras, saindo separadamente. A radiao que sofre maior desvio a violeta e a que sofre menor a vermelha. Esse conjunto de radiaes, projectado num alvo, constitui o espectro visvel da luz solar. Para alm das radiaes visveis, existem muitas outras, de mltiplas aplicaes: as ondas de rdio, radiaes de microondas, infravermelhas, ultravioletas, os raios X e as radiaes gamam (as mais energticas). O conjunto destas radiaes constitui o espectro electromagntico. Um dos efeitos mais conhecidos das radiaes electromagnticas o efeito trmico (qualquer corpo exposto luz aquece). As radiaes vermelhas so as de maior efeito trmico. Espectros contnuos de emisso: espectros trmicos O espectro da luz solar um espectro contnuo de emisso. Tal como o sol, qualquer corpo incandescente emite radiaes, a que corresponde sempre um espectro de emisso contnuo. Mas a luz emitida pelos corpos incandescentes difere de uns para outros, consoante a temperatura a que se encontram. As radiaes que predominam nos espectros de emisso contnuos dependem da temperatura a que um corpo est. Por isso podem-se chamar tambm espectros trmicos. Todos os corpos (podem ser incandescentes ou no) emitem radiaes que originam um espectro de emisso contnuo. Estas radiaes do-lhes cor, que depende da temperatura a que eles se encontram. Quanto maior a temperatura do corpo, mais energticas so as radiaes emitidas e diferente ser o seu espectro trmico. Espectros de absoro Quando os tomos de um determinado elemento se interpem no caminho da luz branca, algumas das radiaes da luz, so absorvidas por esses tomos. No espectro da luz branca vo faltar essas radiaes absorvidas ficando no seu lugar riscas pretas.

Comparando os espectros dos diferentes elementos, verifica-se que cada elemento tem um nico espectro de emisso e um espectro de absoro tambm caracterstico. O espectro de riscas de um elemento (absoro ou emisso) caracterstico desse elemento.

Aplicaes das radiaes electromagnticas Ondas de rdio So as menos energticas. Usadas em telecomunicaes e radiodifuso. Microondas Tm elevado poder trmico. So usadas em fornos microondas, sistemas de radar e radioastronomia. Infravermelho Ondas de maior efeito trmico usadas nos painis solares, fornos e termografia. Visvel Ultravioleta, mais energticas que as visveis. Provocam o bronzeamento da pele e tambm so usadas como desinfectante no tratamento das guas de consumo. Raio-X, bastante energticas e atravessam facilmente a matria. Impressionam placas fotogrficas e so usadas em radiografias. Radiao gama, altamente energticas, so produzidas no sol e noutras estrelas ou em materiais radioactivos. Destroem as clulas vivas e so usadas no tratamento do cancro. Riscas de Fraunhofer Uma anlise espectroscopia detalhada da luz solar, revela riscas escuras sobrepostas ao seu espectro contnuo tal como no espectro de absoro de qualquer elemento. Quando as radiaes emitidas pela fotosfera (camada superficial da estrela), atravessam a cromos fera (atmosfera da estrela), algumas delas so absorvidas pelos tomos e ies a existentes pelo que no chegam ao observador. O que se v ento, um espectro contnuo incompleto, ou seja, um espectro onde faltam vrias radiaes de energia diferenciada um espectro de absoro de riscas. Uma risca mais larga corresponde a maior quantidade de um elemento na atmosfera na estrela. A anlise do espectro de absoro, permite saber quais os elementos que constituem a estrela. As riscas de Fraunhofer, tambm nos do informao sobre a temperatura na superfcie da estrela, pois determinadas partculas s se formam na atmosfera da estrela se a temperatura o permitir. De acordo com o tipo de riscas dos seus espectros e com a temperatura da superfcie, as estrelas so agrupadas em classes desde as de tipo O (mais quentes e branco azuladas e com riscas de H e He) at s de tipo M (frias e avermelhadas com riscas de Fe, Ca e Na).

Efeito fotoelctrico Consiste na emisso de electres, especialmente por metais sob a aco da luz (radiao). Energia de remoo Energia mnima necessria para extrair um electro ao tomo Energia de ionizao Ao electro mais exterior do tomo corresponde menor energia de remoo porque este se encontra mais afastado da influncia atractiva do ncleo. Se a energia da radiao incidente maior que a energia de remoo, o electro sai com energia cintica Se a energia da radiao igual energia de remoo, o electro sai sem energia cintica. Se a energia da radiao inferior energia de remoo, no ocorre efeito fotoelctrico. A luz actua como um feixe de fotes. Cada foto choca com um electro do tomo e se tiver energia suficiente, arranca esse electro. A energia de um foto caracterizada pela frequncia. Quanto maior a frequncia, maior a energia do foto. A intensidade de um feixe corresponde ao nmero de fotes do feixe. O nmero de electres extrados por efeito fotoelctrico, depende do nmero de fotes do feixe da intensidade da radiao. A energia cintica depende da energia de cada foto, ou seja, da frequncia da radiao Erad = Erem + Ecin O tomo de Hidrognio Se s aparecem determinadas riscas no espectro do H, ento s so emitidas pelo tomo determinadas radiaes e por isso o electro no tomo s pode ter certas energias. Estado fundamental Estado de menor energia Estado excitado Estados de energia superior ao fundamental Energia electro no tomo igual sua energia potencial (negativa) mais a sua energia cintica (positiva). Como o valor da Ep maior que o valor da Ec, a energia do electro no tomo negativa.

Os electres podem ser excitados por elevao de temperatura, descarga elctrica ou radiao electromagntica. Na absoro, E > 0, logo Erad = E Na emisso, E < 0, logo Erad = - E Riscas do espectro de emisso de H (nvel mais alto para mais baixo) Srie de Lyman - para n=1 ultra violeta

Srie de Balmer para n=2 visvel Srie de Paschen para n=3 infravermelho Srie de Brackett para n=4 infravermelho Srie de Pfund para n=5 - infravermelho Quantificao de energia do electro no tomo de H Quando a energia da radiao incidente igual energia de remoo do electro, este extrado sem Ec e o tomo fica ionizado (H+). Dizemos que o electro transita para o porque se afasta da influncia atractiva do ncleo. Esta energia de remoo a energia de ionizao e tem o valor de 2, 18 x 10-18 J. Como a energia de ionizao (E) tem o valor de 2, 18 x 10-18 J ficamos a saber o valor da energia do estado fundamental: 2, 18 x 10-18 = E - Efundamental 2, 18 x 10-18 = 0 - Efundamental Efundamental = - 2,18 x 10-18 J Para calcular a energia de um nvel n para o tomo de hidrognio, usamos a equao de Bohr: En = Absoro de energia por um tomo Quando sobre um tomo incide energia sob a forma de radiao, podem acontecer trs situaes: 1. A energia da radiao incidente igual ou superior energia para extrair o electro. Ento, o electro abandona o tomo que fica ionizado. Se a energia da radiao for igual energia de remoo, o electro sai sem energia cintica. Se for maior, o electro sai com energia cintica. 2. Se a energia incidente for menor que a energia de remoo, o electro no arrancado mas transita para um estado de energia permitido e o tomo fica excitado. 3. Se a energia incidente for inferior energia de remoo e no corresponder energia adequada a uma transio, a radiao no absorvida e nada acontece ao tomo. Bohr admitia rbitas para os electres mas Heisenberg demonstrou ser impossvel determinar simultaneamente, com exactido a posio e a energia de um electro. No modelo actual, tal como acontecia no modelo de Bohr, a energia do electro vem quantificada mas deixou de se falar em incerteza quanto sua posio. Apenas se conhece a probabilidade de um electro com uma dada energia se localizar num dado ponto orbital (representada pela nuvem electrnica onde mais densa onde mais provvel encontrar o electro).

Potrebbero piacerti anche