Sei sulla pagina 1di 22

Ano 01- n.

001- Maro 2006

BOLETIM TCNICO
Bioengenharia

Determinao da Perda de Solo

A = RxKxLSxCxP
Equao da Perda de Solo

Aloisio Rodrigues Pereira

DETERMINAO DA PERDA DE SOLO

Aloisio Rodrigues Pereira*

RESUMO
importante a Determinao da Perda de Solos para se obter o parmetro para se decidir qual tipo de proteo dever ser utilizado no local, visando ao controle da eroso e dos sedimentos. Isso no tem ocorrido, e a escolha dos produtos e das tcnicas feita empiricamente, contribuindo para elevar os custos das protees e para no se obter o sucesso esperado. Este boletim apresenta todos os fatores para se calcular a perda de solo, com dados e tabelas, alm de exemplo com os passos para determinao, com embasamento tcnico, da perda de solo. So apresentados comentrios sobre cada fator, enfatizando sua funo, seus efeitos nos processos erosivos e suas implicaes no manejo.

1 INTRODUO
As perdas de solo ocorrem, principalmente, pela ao da gua e do vento em razo de diferenas de relevo existentes em regies do globo terrestre e pela atuao do homem, que vem alterando a superfcie terrestre com a construo de grandes empreendimentos, provocando processos erosivos ou eroses. A eroso um processo pelo qual ocorre o desprendimento, o transporte e a deposio de partculas de solo ou sedimentos, que acabam causando grandes impactos ambientais, atingindo os cursos dgua e provocando assoreamento. Nosso objetivo, neste trabalho, determinar as perdas de solo mediante a equao universal de perdas de solo, que poder servir para a escolha dos mtodos, das tcnicas e dos produtos a serem aplicados em reas degradadas e eroses. No caso de regies tropicais em que, de maneira geral, os solos so muito erodveis e nos locais que apresentam clima seco, chuvas intensas ocasionais e topografia acidentada, certamente ocorrem grandes perdas de solo. De toda eroso produzida no mundo, 25% a 33% dos sedimentos transportados atingem os oceanos e o restante se deposita nas reas inundveis, cursos dgua, lagos e reservatrios hidrulicos. (DIAZ, 2001) A eroso , sem dvida, a varivel mais importante na contaminao da gua, por isso h necessidade de realizar seu controle de maneira adequada, para impedir a contaminao do recurso mais precioso do planeta a gua.

* Engenheiro Ambiental; Engenheiro Civil e Engenheiro Florestal; Doutor em Solos e Diretor da DEFLOR Bioengenharia Rua Major Lopes, 852 So Pedro Belo Horizonte, MG Brasil E-mail: deflor@deflor.com.br

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:43

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

2 COMO DETERMINAR A PERDA DE SOLO


Para a determinao da perda de solo em reas agrcolas, campos e reas impactadas, foram desenvolvidas equaes baseadas em diversos fatores que afetam os processos erosivos. Essas equaes tm sido utilizadas como forma de avaliar o potencial de erodibilidade de determinada rea. De todos os mtodos empricos desenvolvidos no mundo, o mais conhecido a equao universal de perda de solo desenvolvida por Smith e Wischmeier (1958). O modelo paramtrico permite avaliar as perdas de solo, incluindo a eroso laminar e em sulcos, em decorrncia do clima, do ndice de erodibilidade do solo, da topografia, das prticas de manejo do solo e de conservao e proteo do solo, mediante a seguinte equao:

A=RxKxLSxCxP
A = Perda anual de solo: dado em t.ha-1.ano-1 R = fator de precipitao e run-off: afetado pela energia potencial, pela intensidade, quantidade de chuva e pelo run-off. pela estrutura e pela permeabilidade.

K = fator de erodibilidade do solo: afetado pela textura do solo, pela matria orgnica,
LS = fator topogrfico: afetado pela inclinao, pelo comprimento e pela forma do talude (cncavo ou convexo). pela biomassa, pelo uso de solo e pelo tipo de cobertura vegetal.

C = fator de manejo de culturas: afetado pela superfcie de recobrimento, pelo dossel,


P = fator de prticas de proteo e manejo do solo: afetado pela rotao de culturas, pelo tipo de proteo do solo, pelas barreiras, pelo mulch para recobrir o solo, pelas biomantas, pelos terraos e pelas tcnicas de proteo do solo.

Os conhecimentos tcnicos so importantes para determinar os fatores, adotar e interpretar os dados existentes, para que os resultados obtidos sejam os mais seguros possveis. Os fatores podem ser obtidos por meio de frmulas empricas, de dados experimentais j existentes, de grficos-padro ou de dados no prprio local. Dados internacionais sobre as perdas de solo estimam uma perda anual de solo no mundo da ordem de 80 bilhes de toneladas/ano (SMITH 1958). De acordo com Walker (2004), a perda anual de solo nos Estados Unidos de cerca de 2 bilhes de toneladas/ano, sendo que o custo para a recuperao do top-soil da ordem de US$ 80,000/ha e, ainda, a recuperao definitiva do top-soil leva de 30 a 100 anos. A Tabela 1 ilustra os limites potenciais de perda de solo em razo do nvel da eroso, que se baseia em anlise tcnica para considerar qual o nvel de eroso encontrado. Entretanto, analisando-se pelo aspecto da engenharia, em que so necessrios padronizao e clculos, o nvel ser o mesmo, independentemente do ponto de vista tcnico.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:43

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

TABELA 1

Limites potenciais de perda do solo em razo do nvel da eroso


Classe 1 2 3 4 5
WALL, 1997

Nvel da eroso Muito baixo Baixo Moderado Alto Severo

Potencial de perda de solo (tonelada/ha.ano) <6 6-11 11-22 22-33 > 33

Um aspecto muito importante na proteo do solo para minimizar as perdas o tipo de ocupao, que poder aumentar as perdas de solo em vrias vezes quando comparado com a floresta natural, que apresenta menor taxa de erodibilidade, conforme pode ser verificado na Tabela 2.

TABELA 2

Tipo de ocupao do solo para minimizar as perdas


Uso e ocupao do solo Floresta Pradarias Produo agrcola Floresta logo aps o corte Superfcie minerada Construes (obras, rodovias, etc.)
WALKER, 2004

Fator multiplicador 1 10 200 500 2.000 2.000

A cobertura vegetal contribui para atenuar a taxa de eroso do solo, mas o fator mais importante a cobertura do solo, que o protege totalmente, mantm a umidade, favorece a infiltrao desejvel e reduz o run-off. Dessa forma, no adianta haver 100% de cobertura vegetal e 0% de cobertura do solo, pois, ainda assim, ocorrer perda de solo da ordem de 0,2. No caso inverso, havendo 100% de cobertura do solo e 0% de cobertura vegetal, a perda ser de aproximadamente 0,05, mostrando a importncia da cobertura do solo. Essa cobertura pode existir de forma natural, pela serapilheira (litter), ou de forma artificial, com geotxteis, geomantas e biomantas antierosivas, que tm o mesmo papel da serapilheira, funcionando como elemento fundamental no controle de sedimentos e eroso do solo, como evidenciado no Grfico 1.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:43

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

GRFICO 1 Tipo de recobrimento do solo x perda de solo

3 CLCULO DOS FATORES


A seguir sero discutidos os fatores que constituem a Equao da Perda do Solo e como determin-los. So apresentadas frmulas empricas e grfico para facilitar o entendimento, o clculo e a interpretao. A Equao da Perda do Solo apresenta sua frmula multiplicativa, ou seja, fatores que se apresentam elevados contribuem para aumentar significativamente a perda do solo, ocorrendo o mesmo com fatores pequenos. Portanto, a perda de solo diretamente proporcional grandeza de cada fator.

3.1 Fator Climtico


o fator climtico que avalia a precipitao e o run-off. Ele afetado pela energia potencial, pela intensidade, pela quantidade de chuva e pelo run-off. A energia potencial da chuva pode ser calculada como:

E = 210,2 + 89.log(I)
Onde:

E = energia potencial da chuva (Joules.m.cm-1) I = Intensidade da chuva em um perodo (cm.hora-1)


4
Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

O ndice de eroso pluvial calculado como:

Onde:

R = ndice de eroso pluvial Ji = perodo de tempo em horas I30 = mxima intensidade de chuva (mm) T = intervalos homogneos de chuva forte n = nmero de intervalos
O fator R corresponde a um ano e o somatrio dos valores de R de cada uma das chuvas registradas no perodo estudado. Para se obter um valor representativo e confivel de R, necessrio calcular um ciclo de pelo menos 10 anos. Existe uma equao para calcular o fator R que mais simples e o resultado final semelhante ao da frmula anterior, enfatizando neste caso apenas a maior pluviosidade. Ele pode ser calculado pela frmula:

R = 0,417 x p2,17
Onde:

R = ndice de eroso pluvial p = maior precipitao num perodo de 2 anos durante 6 horas (em mm)
Neste caso, podem ser utilizados mapas de precipitao que contenham intensidades e quantidades de chuva. Na ilustrao em questo, utilizamos o mapa de precipitao do Estado de Minas Gerais, Brasil, conforme Figura 1, mas para trabalhos especficos o tcnico dever utilizar dados de estaes meteorolgicas, com um tempo de recorrncia de pelo menos 20 anos.

FIGURA 1 ndice pluviomtrico do Estado de Minas Gerais

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

No Quadro 1 so apresentadas as variveis que afetam o fator R

QUADRO 1

Variveis que afetam o fator R


Implicaes para o manejo
Sistemas de manejo que fornecem adequada cobertura durante os perodos crticos podem reduzir as perdas do solo. Ex: durante a primavera (solos saturados, baixa cobertura do solo) e o vero (chuvas com alta capacidade erosiva).

Varivel
Energia da chuva

Descrio e funo
O volume da queda dgua e o escoamento da gua produzido durante a chuva.

Efeito da eroso
No caso de chuva leve e duradoura ou curta e intensa, o autovolume pode ter o mesmo impacto. Pequenos volumes durante curtos perodos e largos intervalos entre as chuvas possuem baixo potencial erosivo. Quando combinados com outros fatores (condies do solo altamente erodvel), at mesmo chuvas com baixa intensidade, podem produzir eroses.

Intensidade da chuva

Volume da queda d gua por unidade de tempo (ex: cm/h). Volume da queda d gua e escoamento que ocorre durante as vrias estaes/meses do ano. Precipitao total de chuva e neve.

Quanto maior a intensidade, maior o potencial para a separao e o carreamento de sedimentos. Geralmente, as chuvas com maiores potenciais de erodibilidade ocorrem no vero.

Distribuio anual de precipitao que gera eroso Precipitao no inverno

Quanto mais alta a precipitao, mais alto o potencial para o derretimento da neve e seu escoamento. As chuvas de final de inverno/ incio da primavera em solo semicongelado resultam em aumento do nvel de escoamento.

Solos desnudos, fofos e expostos, especialmente em taludes de grande inclinao.

Derretimento da neve

Em solos congelados, o escoamento imediato, as superfcies ficam temporariamente ensopadas e alto o potencial de desenvolvimento de fluxos concentrados. Em solos parcialmente congelados, a superfcie se torna saturada e o escoamento laminar ou em fluxos concentrados.

Em algumas reas, mais de 50% da eroso atribuda ao derretimento em reas de alto ndice de neve e ao baixo crescimento em estaes de chuva Esse efeito causado pelo volume de chuva no solo congelado.

A aplicao de fertilizantes em solos congelados ou semicongelados aumenta o derretimento e o risco de nutrientes serem removidos pelo escoamento superficial. Alto risco de danos fora da rea (contaminao de canais de gua por fertilizantes ou sedimentos).

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

3.2 Fator de Erodibilidade


Existem dois mtodos que podem ser utilizados para determinar o fator K (erodibilidade do solo). O primeiro a equao de Wischmeier e Smith (1978), que baseada nas informaes de:

Porcentagem de areia, silte e areia muito fina Porcentagem de matria orgnica Estrutura do solo Permeabilidade
O segundo mtodo o nomograma:

Para obter o fator k baseado em todos os parmetros Para aproximar o fator k baseado no tamanho das partculas e matria orgnica

Para cada tipo de solo avaliada a relao entre a perda e o nmero de unidades do ndice de eroso pluvial correspondente, em condies de cultivo permanente. Com o conjunto de valores obtidos, calcula-se o fator K para cada solo e, ento, se estabelece uma equao de regresso em funo das variveis representativas das propriedades fsicas do solo. A regresso expressa pela seguinte equao: Fator K: pode ser determinado por meio de grficos e calculado por meio de frmulas de regresso:

100K = 10-4 x 2,71M1,14(12-a)% + 4,20(b-2)% + 3,23(c-3)%


Onde:

K = fator de erodibilidade M = textura do solo, onde:


M = [100 - % argila] . [% (silte + areia fina)] a = percentual de matria orgnica no solo b = estrutura do solo, adotar: 1 = gros muito finos (<1mm) 2 = gros finos (1mm<<2mm) 3 = gros mdios (2mm<<10mm) 4 = gros grosseiros (>10mm) c = permeabilidade do solo, adotar: 1 = muito rpida 2 = moderadamente rpida 3 = moderada 4 = moderadamente lenta 5 = lenta 6 = muito lenta

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

O outro mtodo para determinar o fator k por meio do nomograma (Figura 2).

FIGURA 2 Nomograma da erodibilidade do solo.

Os valores de textura do solo e da matria orgnica se referem camada superficial do solo (top-soil), de 15 a 20 cm de profundidade, e os solos permeveis em todo o perfil. Os valores mais elevados obtidos de fatores k superiores a 0,9 correspondem a solos em que a frao silte e a areia muito fina representam a amostra total, sendo nulo o percentual de matria orgnica.

No Quadro 2, a seguir, so apresentadas as variveis que afetam o fator K

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

QUADRO 2

Variveis que afetam o fator K


Implicaes para o manejo
Tipo de limite do solo Usos agrcolas. Produes agrcolas a serem cultivadas. Sistemas de manejo.

Varivel
TEXTURA DO SOLO

Descrio e funo
Tamanho e distribuio das partculas disponveis do solo. Particulas menores, uma vez desprendidas do solo, so facilmente transportadas. A textura do solo influencia no volume e na velocidade de escoamento.

Efeito da eroso
A erodibilidade aumenta com a presena de silte e de areia muito fina (partculas facilmente desagregveis, que prontamente formam crostas que diminuem a infiltrao e aumentam o escoamento.

MATRIA ORGNICA

Quantidade de hmus presente. O material orgnico ajuda a manter as partculas unidas. Afeta a capacidade de reteno de gua do solo, influencia a infiltrao e o volume de escoamento.

Solo com alto nivel de matria orgnica possui maior resistncia eroso e possibilita maior infiltrao da gua. Pouca matria orgnica = baixa resistncia eroso.

A manuteno do nvel adequado de matria orgnica (mediante o gerenciamento de resduo e/ou adubos) reduz o risco de eroso, aumenta a fertilidade (que, por sua vez, pode aumentar a camada superficial de cobertura, aumentando a proteo do solo...). Manuteno do nvel de estabilizao da rea, reduzindo as eroses.

ESTRUTURA

Acerto de partculas de solo e agregados. Proporciona uma indicao da fora de atrao entre as partculas para resistirem eroso.

Solos que no se quebram facilmente ainda permitem a infiltrao e tm maior resistncia eroso.

PERMEABILIDADE

Afeta a quantidade de gua que ir infiltrar-se no solo, contrariamente ao fluxo, que desce da talude ou ao reservatrio na superfcie.

Melhor infiltrao = diminuio do escoamento superficial, diminuio da eroso (ex: areias mdias e grassas).

Prticas que lidam com o desenvolvimento de camadas impermeveis, consolidadas ou com sulcos de aragem aumentam o risco de eroso. Melhor cobertura (serrapilheira e/ou resduo) e superfcies regulares na primavera podem ajudar na estabilizao do solo, reduzindo a eroso.

ESTACIONALIDADE

Caractersticas do solo que podem variar de acordo com a estao e afetar a erodibilidade, o que inclui volume de gua, densidade, estrutura, permeabilidade, atividades biolgicas e drenagem.

Os solos tendem a ser mais susceptveis na primavera (especialmente durante o perodo de condies severas saturao, solos menos densos sobre solos congelados com menor permeabilidade).

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

3.3 Fator de Topogrfico


A topografia da rea afeta diretamente o desprendimento de partculas, bem como o carreamento de sedimentos, que esto diretamente correlacionados com o comprimento e a inclinao da encosta ou da rea. A forma da paisagem com concavidades e convexidades tambm afeta a perda de solo. O fator L avalia o comprimento do talude, sendo definido pela equao:

Onde:

= comprimento do talude/encosta (m) m = declividade (m/m)


interessante salientar que o comprimento definido como a distncia que vai desde a origem do escorrimento superficial at o incio da deposio de sedimentos. O fator S avalia a inclinao do talude ou encosta e dado em porcentagem, ou seja, metros de desnvel por metros de comprimento. Esse fator definido pela equao:

S = (0,43 + 0,35s + 0,043s2) 6,613

Onde:

s = declividade do talude ou encosta (%)

Os fatores L e S geralmente devem ser agrupados, e a denominao apropriada fator topogrfico LS, que representa o relevo, o comprimento e a inclinao. Wischmeier (1982) trabalhou com dados experimentais para representar o fator topogrfico LS por meio das equaes:

1) Para inclinao menor que 9%, a equao :

10

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

10

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

1) Para inclinao maior que 9%, a equao :

Onde:

= comprimento do talude (m) s = inclinao do talude em porcentagem

importante salientar que essas equaes so estritamente aplicveis no caso de taludes e encostas com declividade uniforme e com o mesmo tipo de solo e vegetao em todo o seu comprimento. No caso de haver variaes no solo, na declividade, na forma (cncava ou convexa) e no revestimento vegetal, clculos diferenciados para cada situao ou fatores de correo devem ser utilizados. A determinao dos valores de e s, representam os parmetros de comprimento e declividade, respectivamente. No caso de avaliar mdias ou pequenas bacias hidrogrficas, em que outros fatores possam ter homogeneidade, essas variveis podem apresentar grandes variaes, causando erros. No caso de reas e bacias pequenas (HORTON, 1976), considera-se que o valor de pode ser estimado como a metade do inverso da densidade de drenagem, cuja expresso :

Onde:

A = rea da bacia hidrogrfica em km L = comprimento da bacia hidrogrfica em km


O Quadro 3 mostra o fator LS para diferentes inclinaes e comprimento de taludes e encostas, lembrando sempre que a avaliao e a deciso final dos clculos deve ser cuidadosamente analisada por tcnico especialista em eroso que, certamente, utilizar seu conhecimento na repetio dos clculos ou acrscimo de variveis, bem como coeficientes de segurana que julgar necessrios.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

11

BOLETIM TCNICO.pmd

11

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

No Quadro 3, so apresentados os efeitos do fator LS varivel em eroses.

QUADRO 3

Efeito do fator LS varivel em eroses

Varivel
Inclinao

Descrio e funo
O talude medido pelo ngulo de inclinao ou porcentagem da inclinao em relao ao ngulo.

Efeito da eroso
Escoamento velocidade, quantidade que aumenta com o aumento da inclinao do talude. Perda de solo aumenta com maior rapidez que o escoamento com a inclinao. Relao entre inclinao e escoamento, perda de solo influenciada por tipo de cultura, rugosidade da superfcie, saturao do solo. (Esses efeitos no repercutem no calculo do LS).

Implicaes para o manejo


Cobertura e prticas que promovem a infiltrao e diminuem o escoamento superficial (rugosidade da superfcie, boa cobertura) podem diminuir o efeito da inclinao na eroso.

Extenso

Medida do ponto onde a superfcie se inicia: a) o escoamento superficial se concentra em um canal, ou b) a inclinao do talude diminui e ocorre a deposio de sedimentos erodidos.

Escoamento superficial a eroso aumenta com o aumento do comprimento do talude. O maior acmulo do escoamento superficial em taludes mais compridos aumenta a desagregao de partculas, potencial de transporte. O escoamento superficial, normalmente, concentra-se a menos de 120 m, e sempre se concentra a menos de 300 m.

Taludes cujo comprimento tem grande impacto na eroso, geralmente, possuem valores de C mais altos. Taludes cujo comprimento possui pequeno impacto no potencial erosivo, geralmente, possuem maior nmero de partculas resistentes eroso.

Tipo

Talude uniforme, cncavo ou convexo.

Taludes cncavos Geralmente tero um grau mais baixo de eroso do que taludes uniformes com o mesmo gradiente. O gradiente (capacidade de transporte, potencial de eroso) diminui a partir do topo do talude. Taludes convexos Geralmente tero um grau mais alto do que taludes uniformes o gradiente aumenta medida que se distancia do topo do talude.

A cobertura com biomantas evita a formao de sulcos erosivos e posteriores eroses.

12

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

12

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

3.4 Fator Cobertura Vegetal e Recobrimento do Solo


A cobertura vegetal da superfcie do terreno varia de acordo com a espcie, a densidade de plantio ou da vegetao, a altura da vegetao, a rea foliar e tipologia florestal, e podem afetar diretamente a erodibilidade de um solo. No caso de culturas agrcolas, desde que cultivadas em curvas de nvel, terraos ou mediante outras tcnicas que venham conservar o solo, so sempre positivas, uma vez que as culturas, em sua maioria, so plantadas em pocas de maior precipitao, contribuindo, assim, para a proteo do solo e a reduo do ndice de erodibilidade. Aps a execuo de trabalhos de terraplenagem, decapeamento do solo, limpeza de reas ou desmatamento, o solo se apresenta desnudo, sendo necessria a proteo imediata para evitar a eroso laminar e o carreamento de sedimentos para os cursos dgua. A cobertura do solo um fator importante para a proteo do solo e para a atenuao das perdas. O tipo de cobertura determina a proteo do solo. O fator C determinado em razo do tipo de cobertura e do percentual de recobrimento, como pode ser verificado na Tabela 3. A eficincia da cobertura vegetal inicia-se a partir de 70%.

TABELA 3

Fator LS para diferentes inclinaes e comprimento de taludes em locais de grande degradao, em fase de construo (sem uso de proteo do solo)
Inclinao do talude (%)
0.2 0.5 1 2 3 4 5 6 8 10 12 14 16 20 25 30 40 50 60

Comprimento do talude (m)


2 0.04 0.06 0.07 0.10 0.11 0.13 0.14 0.16 0.19 0.21 0.27 0.32 0.36 0.45 0.54 0.64 0.81 0.96 1.09 5 0.04 0.07 0.09 0.14 0.17 0.21 0.24 0.27 0.34 0.40 0.52 0.62 0./1 0.90 1.11 1.32 1.70 2.04 2.35 10 0.04 0.08 0.11 0.18 0.24 0.30 0.36 0.42 0.53 0.64 0.85 1.02 1.19 1.52 1.91 2.29 2.99 3.62 4.17 15 0.04 0.08 0.14 0.26 0.37 0.49 0.61 0.72 0.96 1.19 1.63 1.98 2.34 3.05 3.90 4.73 6.29 7.70 8.94 25 0.04 0.08 0.14 0.26 0.37 0.49 0.61 0.72 0.96 1.19 1.63 1.98 2.34 3.05 3.90 4.73 6.29 7.70 8.94 50 0.04 0.09 0.17 0.34 0.52 0.70 0.91 1.10 1.50 1.92 2.66 3.28 3.90 5.17 6.70 8.20 75 0.05 0.10 0.19 0.40 0.63 0.87 1.14 1.41 1.96 2.53 3.54 4.40 5.26 7.03 9.19 11.32 100 0.05 0.10 0.20 0.44 0.72 1.02 1.35 1.67 2.36 3.08 4.33 5.42 6.51 8.75 11.50 14.22 19.38 24.11 28.33 150 0.05 0.11 0.23 0.52 0.87 1.26 1.70 2.14 3.07 4.06 5.77 /.2/ 8./9 11.92 15.78 19.62 26.94 33.67 39.70 200 0.05 0.12 0.24 0.58 1.00 1.47 2.00 2.54 3.70 4.94 7.07 8.95 10.8/ 14.84 19.75 24.62 34.03 42.64 50.43 250 0.05 0.12 0.26 0.64 1.11 1.65 2.28 2.91 4.28 5.75 8.28 10.52 12.81 17.58 23.51 29.43 40.79 51.29 60.72 300 0.05 0.12 0.27 0.69 1.22 1.82 2.53 3.25 4.82 6.52 9.42 12.01 14.66 20.20 27.10 34.02 47.30 59.60 70.66

11.04 15.35 13.62 19.02 15.92 22.30

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

13

BOLETIM TCNICO.pmd

13

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

A cobertura do solo, ou recobrimento da superfcie, tambm constitui um fator C. Existem diversas tabelas que apresentam o tipo de recobrimento com a respectiva eficincia e o fator C j determinado para aplicao direta na equao da perda de solo (Tabelas 3 e 4). TABELA 4

Fator C para diferentes tipos de cobertura do solo e ndices de recobrimento vegetal


Tipo de Cobertura do Solo
Sem cobertura/solo desnudo Culturas agrcolas Pastagem e ervas-daninhas Arbustos rvores/reflorestamento Floresta densa

Fator C (% de Recobrimento)
0 1,00 25 0,500 0,450 0,400 0,350 0,280 50 0,250 0,200 0,180 0,150 0,100 75 0,100 0,090 0,090 0,0080 0,050 100 0,050 0,010 0,005 0,003 0,001

WALKER, 2004

TABELA 5

Tipos de recobrimento do solo e respectivos valores do fator C para reas impactadas e degradadas

Tipo
Sem recobrimento do solo Hidrossemeadura base de 3t/ha de mulching Hidrossemeadura base de 6t/ha Grama em placas estaqueadas Strawmulch base de 5t/ha Biomantas anterosivas de palha Biomantas anterosivas de fibra de coco Biomantas anterosivas tridimencionais

Eficincia (%)
0 15 30 45 60 70 85 95

Fator C
1,00 0,85 0,70 0,55 0,40 0,30 0,15 0,05

PEREIRA, 1999

Embora a cobertura vegetal seja um grande fator de proteo do solo, no significa que grande percentual de cobertura vegetal tenha total eficincia na proteo do solo. Isso porque pode ocorrer que, embora o recobrimento vegetal seja de 100%, o solo esteja desprotegido, sem serapilheira, e neste caso haver desprendimento e carreamento de sedimentos, ocorrendo perda de solo. Isso mostra que a boa performance de todos os fatores essencial na proteo do solo. No Quadro 4 so apresentadas as variveis que afetam o fator C.

14

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

14

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

QUADRO 4

Variveis que afetam o fator C


Implicaes para o manejo
A fora erosiva da chuva reduzida com a presena de cobertura que tenha uma rea mais alta, especialmente durante os perodos de picos de chuva (ex: primavera, incio do vero).

Varivel
Produo agrcola

Descrio e funo
Folhas e galhos da vegetao na cobertura acima da superfcie intercep-tam as gotas de chuva antes que atinjam o solo. Algumas das gotas com foras erosivas so dissipadas. A infiltrao facilitada.

Efeito da eroso
As gotas de chuva que caem da cobertura vegetal no possuem a mesma fora erosiva das gotas de chuva no interceptadas. Quanto maior a extenso da cobertura, melhor a proteo contra a eroso. A efetividade muda de acordo com a estao (ex: melhor proteo com maior cobertura vegetal; pior proteo com a remoo dela). A perda da cobertura ter impacto sobre outras variveis (ex: a queda de folhas aumenta os resduos de cobertura de superfcie). Quanto mais alto a proporo da rea de superfcie coberta por resduos, maior o controle de eroso. Reduo da capacidade de desagregao, escoamento e transporte. A efetividade diminui medida que os resduos se decompem (em razo da chuva e da temperatura do ar). Resduos incorporados por quebra de recobrimento mais rpidos que os mesmos na superfcie.

Cobertura de superfcie

-Inclui: resduos de produes presentes anteriormente e atuais, vegetao presente, fragmentos de rochas, criptogramas (musgo, liquens, etc.) na superfcie do solo. Interceptao das gotas ao nvel do cho. Encourages pond tanque.

Sistema de recobrimento correto (ex: reduo, mulch, sulco, zona) leva o sistema de cobertura da superfcie do solo a ajudar no controle de eroso. Recobrimento cauda impacto (em razo do uso implementado, velocidade, textura do solo durante as condies de operao). A produo agrcola redistribui a biomassa atravs de aragem e mata as razes existentes. As praticas agrcolas muito profundas so agressivas e freqentes, alm de enterrar os resduos suficientemente para anular os benefcios do controle da eroso.

Biomassa presente no solo

Inclui toda matria vegetal do solo (ex: razes vivas e mortas, resduos queimados e cobertura). A gua flui mais facilmente no solo, seguindo por canais, macroporos criados pelas razes, resduos, talos, etc. Porosidade, infiltrao no solo; a superfcie aumentada. Resduos ajudam a aumentar capacidade de reter a gua da sub-superfcie e a da superfcie. O tipo, o tempo e a freqncia de operaes de recobrimento primria e secundria afetam as propriedades fsicas do solo, como: porosidade (natureza, extenso dos espaos dos poros afetados pelo recobrimento), rugosidade, estrutura, compactao, microfotografia a macro e micro fauna do solo.

O aumento de biomassa geralmente indica melhor resistncia eroso. Escoamento, diminuio da capacidade de transporte. Facilita a infiltrao. Mantm a umidade do solo, facilitando o desenvolvimento dos vegetais. A biomassa superficial benfica na proteo contra eroses.

Lavoura Recobrimento do solo

Efeitos das propriedades fsicas do solo: infiltrao, superfcie de estocagem da gua, velocidade de escoamento e desagregao de partculas. Rugosidades de superfcies promovem melhor infiltrao. Boa estrutura do solo (ex: de fina a mdia, forte, blocos agregados granulares a subgranulares) facilitam a infiltrao e so mais estveis gua. Matria orgnica liga as partculas do solo para se agregarem (aumento do nmero recobrimento diminui o tamanho de agregados ex: perda de matria orgnica acontece pelo aumento da mineralizao). Recobrimento excessivo, especialmente em condies midas, pode compactar o solo e diminuir a porosidade, infiltrao. Na erodibilidade das gotas de chuva, o escoamento reduzido. A rugosidade (e a efetividade) reduzida medida que o solo passa por processos de recobrimento; as depresses so preenchidas por sedimentos. A taxa de rugosidade diminui em razo da quantidade anual de chuva aps as operaes de recobrimento. Os efeitos benficos de sistemas de manejo em que o solo permanece inalterado por, pelo menos, um ano (ex: forragem, pastagem natural, florestas), mesmo aps uma mudana do uso da terra, so benficos.

Prticas bem programadas, que mantm a boa estrutura do solo, minimizam a compactao e encrostamento da superfcie, retm resduos e matria orgnica, conduzem a germinao de cobertura e sua emergncia (que por sua vez proporciona melhor proteo contra eroso). O decrscimo do nvel de resduo com sistemas de recobrimento mais agressivos aumenta o nmero de passes.

Rugosidade da superfcie

Microfotografia de superfcie. Poos de gua nas depresses, dando tempo para a superfcie infiltrar a gua. Escoamento mais lento e trapped, reduzindo seu potencial erosivo. Indicador indireto de torro de terra, potencial para a vedao da superfcie. Os efeitos residuais dos principais sistemas de uso da terra incluem: quantidade de solo consolidado, biomassa, atividades biolgicas, qualidade do solo.

O recobrimento produz o aumento de rugosidade em solos finos, menor rugosidade em solos coesos e com textura mais grossa. O oughness aumenta medida que aumenta a biomassa.

Prioridade do uso da terra

Solos com altas adies de matria orgnica e distrbios mnimos tero propriedades fsicas que facilitam a infiltrao, a estocagem de superfcie e minimizam o escoamento superficial. O sistema de manejo que reconhece e direciona os perodos de picos erosivos facilita a reduo de eroso.

Distribuio de chuvas com capacidade erosiva atravs das estaes

O potencial de eroso do solo varia geograficamente, dependendo da distribuio de chuvas atravs da estao de crescimento e do resto do ano. A melhor proteo contra eroso (cobertura vegetal) em algumas partes do ano, quando a proporo de chuvas mais alta, pode reduzir a eroso do solo.

Geralmente, chuvas com maior potencial erosivo (maior energia e/ou intensidade) caem durante o vero. O escoamento superficial pode ser alto na primavera. Uma boa cobertura de superfcie nessa poca reduz a eroso. Reciprocamente, se h cobertura do dossel e o gerenciamento de resduos mnimo em pocas de chuvas intensas e longas, o fator C pode aumentar e a proporo de eroso pode cair.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

15

BOLETIM TCNICO.pmd

15

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

3.5 Fator de Manejo de Culturas e Conservao do Solo


Esse fator tambm denominado de prticas de manejo e conservao do solo. Pesquisadores tm considerado que muitas variveis independentes de prticas de cultivo e proteo do solo, portanto, j esto includas no fator P s prticas normais e essenciais nos cultivos agrcolas, como rotao de culturas, preparo do solo, fertilizaes, sendo considerados trabalhos obrigatrios. O fator P, que o de prticas de manejo e conservao do solo, varia segundo a inclinao, os nveis de proteo e as prticas de manejo. Para reas agrcolas, como no caso de cultivos em terraos, cultivo em nvel ou cultivo em faixas, o fator P varia tambm em razo da inclinao, como pode ser verificado na Tabela 6. Para calcular a perda de solo em terrenos com cultivo em terraos, deve-se utilizar o valor de P correspondente ao cultivo em curvas de nvel, com o valor de L correspondente ao intervalo entre terraos ou curvas de nvel.

TABELA 6

Fator P de prticas de cultivo


Tipo de cultivo Nvel
2 5 10 15 20 30 0,60 0,50 0,60 0,70 0,80 0,90

Inclinao (%)

Faixas
0,30 0,25 0,30 0,35 0,40 0,45

Terraos
0,12 0,10 0,12 0,14 0,16 0,18

DIAZ, 2001

No Quadro 5 so apresentadas as variveis que afetam o fator P.

16

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

16

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

QUADRO 5

Variveis que afetam o fator P


Varivel (prtica)
Corte de talude para agricultura (extenso de P: 0.75 1.0)

Descrio e funo
Descrio Cultivo, plantio feito ao longo do talude. Funo Lavoura, faixas de produo agrcola apresentam estrias que agem como pequenos danos atravs do talude. Estrias redirecionam o escoamento superficial, modificam o fluxo-padro, reduzindo a capacidade erosiva do escoamento superficial.

Efeito da eroso
Reduo da eroso at 25% Proteo quase total contra chuvas com moderada intensidade. Pouca ou quase nenhuma proteo contra chuvas severas (escoamento superficial intenso). Efetividade influenciada pelo comprimento do talude, propriedades do solo, manejo da produo, tipos de lavouras, quedas d gua, derretimento da neve. So requeridos canais estveis para transportar o excesso do escoamento de reas de depresso do talude sem causar sulcos ou ravinas. Faixas de gramneas, como Vetiver, so efetivas na reduo ou at mesmo na preveno de sedimentos no canal de drenagem. Canais difusos ou aumento do fluxo de gua, que reduzem a velocidade de escoamento, diminuem sua capacidade erosiva e permite a deposio de sedimento com faixas.

Implicaes para o manejo


Lavouras na parte de cima e de baixo do talude promovem o escoamento superficial, desenvolvendo eroses, sulcos ou ravinas. Lavouras opostas taludes geram barreiras no escoamento, aumentam a infiltrao, diminuem o escoamento e a eroso. Solos com superfcies rugosas proporcionam melhor proteo que superfcies macias (a perda do solo decresce medida que a elevao aumenta). Troncos de rvores crescidos prximos (forragens, sementes) atuam como estrias. Exemplo de pesos de estrias: Alto: deixado por arado, lavoura. Baixo: deixado aps sulcos de sementes.

Perfil da agricultura (extenso de P: 0.50 0.90)

Descrio Cultivo: o plantio feito seguindo as curvas topogrficas do talude Funo As estrias criadas ao longo das curvas de nvel possuem gradiente zero. Fluxo d gua uniforme nas estrias ao longo do talude inteiro.

Reduo da eroso de 10% a 50% Proteo quase total de chuvas de baixa a moderada intensidade, maior efetividade do que em taludes de corte para agricultura. Pouca ou nenhuma proteo contra chuvas severas. Maior efetividade em taludes de 3% a 8%. Maior efetividade em ridges > 15 cm. Se as ridges no forem rasas, a gua vai escoar ao longo dela para o ponto mais baixo, podendo criar sulcos ou ravinas nesses pontos. Requer canais estveis (biomantas permanentes) em taludes maiores que 8%. Combinao das prticas requeridas de P, ou mudanas nas prticas de C. Reduo de eroso de 10% a 75% Reduo de eroso nas faixas vegetadas com gramneas ou leguminosas. A deposio ocorre em um ponto mais alto que a crisa da faixa de grama (a infiltrao aumenta e a capacidade de transporte diminui). Mais efetivo do que somente o contorno. O fator de faixas de proteo considera a movimentao do solo tirado do campo, mas no todo o movimento e toda a redistribuio. Faixas de mais alto retorno econmico ou produo de cereal em combinao com gramneas ou leguminosas resistentes eroso podem limitar a movimentao do solo. A largura das faixas depende aa inclinao e do comprimento do talude, da capacidade de infiltrao e de outras propriedades do solo, do manejo da produo e das caractersticas da precipitao local. Taludes com maior inclinao e mais compridos devem incorporar faixas mais amplas com forrao com faixas mais estreitas de produo.

Faixa de produo (extenso de P: 0.25 0.90)

Descrio A produo agrcola se desenvolve em arranjos em faixas ou linhas (atravs do talude ou no contorno). Faixas alternadas de vegetao rasteira (grama ou forrao) com faixas de produo agrcola tambm atravs do talude ou em seu contorno. A rotao de culturas entre as faixas em ordem sistemtica, gramneas ou leguminosas cobrem uma poro do talude todo o ano. Funo Difuso e reduo do escoamento superficial, aumento da infiltrao nas faixas vegetadas. Eroso do solo pelas faixas de produo agrcola anuais filtradas em alguns metros das faixas de grama do p do talude. Descrio Leiras largas no solo construdas atravs do talude com intervalos regulares. Funo Dividir talude em pores mais curtas. Quebra de descida d gua, coletores, conversor a velocidades no erosivas. Barreira de sedimentos, depositados no campo ou nas barreiras.

Terraceamento

Reduo da eroso de 10% a 90% Reduo da eroso laminar e sulcos erosivos nas bermas. Gera deposio nas bermas se o gradiente for menor que 1%. Perdas de solo em nveis uniformes variam exponencialmente com a inclinao (a perda de solo aumenta com o aumento do grau). O fator P considera os benefcios da deposio localizada (prximo origem) e a quantidade de solo depositado.

Relativamente caro, mudanas permanentes na microfotagrafia do talude.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

17

BOLETIM TCNICO.pmd

17

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

De posse de todos os fatores, basta proceder aos clculos. A partir da, determina-se qual a prtica que dever ser adotada para atenuar a perda de solo. A seguir apresentamos um exerccio para demonstrao.

EXERCCIO
A Universidade FUMEC deseja saber qual ser a estimativa de perda de solo durante o primeiro ano de construo das novas instalaes em Nova Lima, MG, de acordo com as seguintes informaes: rea total a ser trabalhada: 3,00 ha = 30.000 m; o solo no ser protegido durante a construo, portanto, estar desnudo e sujeito a degradao; o solo exposto ser horizonte B, de textura arenosiltosa (65% de silte e areia fina e 5% de areia), tendo o teor de matria orgnica de 2,8%; a estrutura do solo granular fina (1-2 mm) e de permeabilidade moderadamente lenta; a precipitao de 1.500 mm/ano, considerando que nos ltimos dois anos ocorreu uma chuva de 100 mm/30 horas; a inclinao mdia do talude/encosta de 30% e o comprimento de 200 m.

SOLUO
Para calcular a perda total de solo, usaremos a equao universal da perda de solo:

A = R x K x LS x C x P
Para isso, preciso determinar todos os fatores:

1 Determinao do Fator R: calculado pela frmula: R = 0,417.p2,17; Dados: 100 mm/30h, logo em 6 horas = 20 mm, que o valor de P. Ento:

R = 0,417.202,17 = R = 277,57

2 Determinao do Fator K: Pode ser determinado por tabelas ou calculado por meio da frmula. Pela Figura 3, K = 0,400

18

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

18

27/11/2006, 14:44

Determinao da Perda de Solo

PEREIRA, A. R.

Pela frmula:

100K = 10-4 x 2,7M1,14 x (12-a)% + 4,20(b-2)% + 3,23(c-3)% = 100K = 10-4 x 2,7(4.5501,14) x (9,20 + 0,00 + 3,23) = 0,497

3 Determinao do Fator LS: Pode ser determinado por tabela ou calculado por frmula: pela Tabela 1, LS = 24,65 pela frmula,

L = (l/22,1)m = (200/22,1)0,5 = 3,00 S = (0,43 + 0,35s + 0,043s2)/6,613 = 7,50

Logo:

L x S = 3,00 x 7,50 = LS = 22,51

4 Determinao do Fator C: Determinado pela Tabela 5, mas neste caso ocorre o Fator C = 1,00, pois o solo desnudo (sem recobrimento vegetal).

5 Determinao do Fator P: Determinado pela Tabela 6, mas neste caso ocorre o Fator P = 1,00, pois o solo no protegido por nenhuma prtica de proteo do solo. Como todos os fatores foram determinados, agora podemos entrar na equao de perda de solo:

A = R x K x LS x C x P = A = 277,57 x 0,40 x 22,51 x 1,00 x 1,00 = 2.499t.ha-.ano- = A = 2.499t.ha-.ano- x 3 ha = 7.497t.ano- A = 7.497t.ano- ou 2.499t.ha-.ano-, valor muito alto, necessitando de prticas de proteo do solo urgentemente.

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

19

BOLETIM TCNICO.pmd

19

27/11/2006, 14:44

PEREIRA, A. R.

Determinao da Perda de Solo

4 BIBLIOGRAFIA
DIAZ, J. S. Control de erosion em zonas tropicales. Bucaramanga, Colombia: Universidad Industrial Santander, 2001. 555 p. PEREIRA, A. R. Determinao de perda de solo. In: SIMPSIO DE EROSO, Anais... Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), 1999. 27 p. SMITH, D. D. Soil erosion prediction. In: SOIL conservation manual. USDA, 1958. 65 p. SMITH, D. D.; WISCHMEIER, W. H. Predicting manual rainfall erosion losses. US Department of Agriculture. Handbook 252, 1958. 72 p. WALKER, D. Professional development course training manual. Philadelphia, Pennsylvania: International Erosion Control Association (IECA), 2004. 78 p. WALL, G. J. Seazonal soil erodibility variation in southwestern Ontrio. Can. J. Soil Sci, v. 68, p. 417-424, 1997. WISCHMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting rainfall erosion losses. A Guide to Conservation Planning, US Department of Agriculture, Handbook, n. 537, 1978. 58 p. WISCHMEIER, W. H. Soil nomograph for farmland and construction sites. J. Soil and Water Cons., n. 26, p. 189-193, 1982.

20

Boletim Tcnico, Belo Horizonte MG, Ano 01 N. 001 Maro 2006

BOLETIM TCNICO.pmd

20

27/11/2006, 14:44

Bioengenharia

Rua Major Lopes, 852 - So Pedro - 30.330-050 - Belo Horizonte, MG - Brasil Tel.: 55 (31) 3284-5688 FAX: 55 (31) 3284-5688 E-MAIL: deflor@deflor.com.br

Potrebbero piacerti anche