Sei sulla pagina 1di 38

5

Integrais

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

5.1

reas e Distncias

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

O Problema da rea

O Problema da rea
Ns comeamos tentando resolver o problema da rea: Encontre a rea da regio S que est sob a curva y = f (x) de a a b. Isso significa que S, ilustrada na Figura 1, est limitada pelo grfico de uma funo contnua f [onde f (x) 0], pelas retas verticais x = a e x = b e pelo eixo x.

S = {(x, y) | a x b, 0 y f (x)}
Figura 1

O Problema da rea
Para um retngulo, a rea definida como o produto do comprimento e da largura. A rea de um tringulo a metade da base vezes a altura. A rea de um polgono pode ser encontrada dividindo-o em tringulos (como na Figura 2) e a seguir somando-se as reas dos tringulos.

Figura 2

O Problema da rea
No to fcil, no entanto, encontrar a rea de uma regio com lados curvos. Temos uma ideia intuitiva de qual a rea de uma regio. Mas parte do problema da rea tornar precisa essa ideia intuitiva, dando uma definio exata de rea. Lembre-se de que, ao definir uma tangente, primeiro aproximamos a inclinao da reta tangente por inclinaes de retas secantes e, ento, tomamos o limite dessas aproximaes. Uma ideia similar ser usada aqui para as reas. Em primeiro lugar, aproximamos a regio S utilizando retngulos e depois tomamos o limite das reas desses retngulos medida que aumentamos o nmero de retngulos.
6

Exemplo 1
Use retngulos para estimar a rea sob a parbola y = x2 de 0 at 1 (a regio parablica S ilustrada na Figura 3).

Figura 3

Exemplo 1 Soluo
Observamos primeiro que a rea de S deve estar em algum lugar entre 0 e 1, pois S est contida em um quadrado com lados de comprimento 1, mas certamente podemos fazer melhor que isso. Suponha que S seja dividida em quatro faixas S1, S2, S3, e S4, traando as retas verticais x = , x = e x = ,, como na Figura 4(a).

Figura 4(a)

Exemplo 1 Soluo

continuao

Podemos aproximar cada faixa por um retngulo com base igual largura da faixa e altura igual ao lado direito da faixa [veja a Figura 4(b)].Em outras palavras, as alturas desses retngulos so os valores da funo f (x) = x2 nas extremidades direitas dos subintervalos e

Cada retngulo tem largura de e a altura e e 12 .


Figura 4(b)

Exemplo 1 Soluo

continuao

Se R4 for a soma das reas dos retngulos aproximados, teremos

Da Figura 4(b) vemos que a rea A de S menor que R4, logo

A < 0,46875.

10

Exemplo 1 Soluo

continuao

Em vez de usar os retngulos na Figura 4(b), poderamos usar os retngulos menores na Figura 5, cujas alturas seguem os valores de f nas extremidades esquerdas dos subintervalos. (O retngulo mais esquerda desapareceu, pois sua altura 0.)

Figura 4(b)

Figura 5

11

Exemplo 1 Soluo

continuao

A soma das reas desses retngulos aproximantes

Vemos que a rea de S maior que L4 e, ento, temos estimativas inferior e superior para A: 0,21875 < A < 0,46875. Podemos repetir esse procedimento com um nmero maior de faixas.

12

Exemplo 1 Soluo
Figura 6 mostra o que acontece quando dividimos a regioS em oito faixas com a mesma largura.

continuao

(a) Usando as extremidades esquerdas

(b) Usando as extremidades direitas

Aproximando S por 8 retngulos


Figura 6

13

Exemplo 1 Soluo

continuao

Calculando a soma das reas dos retngulos menores (L8) e a soma das reas dos retngulos maiores (R8), obtemos estimativas inferior e superior melhores para A: 0,2734375 < A < 0,3984375.

Assim, uma resposta possvel para a questo dizer que a verdadeira rea de S est em algum lugar entre 0,2734375 e 0,3984375. Podemos obter melhores estimativas aumentando o nmero de faixas.

14

Exemplo 1 Soluo

continuao

A tabela direita mostra os resultados de clculos similares (com um computador) usando n retngulos cujas alturas so encontradas com as extremidades esquerdas (Ln) ou com as extremidades direitas (Rn). Em particular, vemos que usando 50 faixas a rea est entre 0,3234 e 0,3434. Com 1.000 faixas conseguimos estreitar a desigualdade ainda mais: A est entre 0,3328335 e 0,3338335. Uma boa estimativa obtida fazendo-se a mdia aritmtica desses nmeros: A 0,3333335.

15

O Problema da rea
Das Figuras 8 e 9, parece que conforme n aumenta, ambos Ln e Rn se tornam aproximaes cada vez melhores rea de S.

As extremidades da direita produzem somas superiores pois f (x) = x2 crescente


Figura 8

16

O Problema da rea

As extremidades da direita produzem somas inferiores pois f (x) = x2 crescente


Figura 9

Portanto, definimos a rea A como o limite das somas das reas desses retngulos aproximantes. Isto ,

17

O Problema da rea
Comeamos por subdividir S em n faixas S1, S2, , Sn de igual largura, como na Figura 10.

Figura 10

A largura do intervalo [a, b] b a, assim, a largura de cada uma das n faixas


18

O Problema da rea
Essas faixas dividem o intervalo [a, b] em n subintervalos

[x0, x1], [x1, x2],

[x2, x3],

...,

[xn 1, xn]

onde x0 = a e xn = b. As extremidades direitas dos subintervalos so x1 = a + x, x2 = a + 2 x,

x3 = a + 3 x,

19

O Problema da rea
Vamos aproximar a i -sima faixa Si por um retngulo com largura x e altura f (xi), que o valor de f na extremidade direita (veja a Figura 11).

Figura 11

Ento, a rea do i -simo retngulo f (xi) x. O que consideramos intuitivamente como a rea de S aproximado pela soma das reas desses retngulos, que Rn = f (x1) x + f (x2) x + ... + f (xn) x
20

O Problema da rea
A Figura 12 mostra a aproximao para n = 2, 4, 8 e 12. Observe que essa aproximao parece tornar-se cada vez melhor medida que aumentamos o nmero de faixas, isto , quando n .

Figura 12

21

O Problema da rea
Portanto, vamos definir a rea A da regio S da seguinte forma.

Pode ser demonstrado que o limite na Definio 2 sempre existe, uma vez que estamos supondo que f seja contnua. Pode tambm ser demonstrado que obteremos o mesmo valor se usarmos as extremidades esquerdas dos aproximantes:
22

O Problema da rea
De fato, em vez de usarmos as extremidades esquerda ou direita, podemos tomar a altura do i -simo retngulo como o valor de f em qualquer nmero xi no i -simo subintervalo [xi 1, xi ]. Chamamos os nmeros x1, x2, . . . , xn de pontos amostrais. A Figura 13 mostra os retngulos aproximamantes quando os pontos amostrais no foram escolhidos como as Figura 13 extremidades. Logo, uma expresso mais geral para a rea S
23

O Problema da rea
OBSERVAO Pode ser mostrado que uma definio equivalente de rea a seguinte: A o nico nmero que menor que todas as somas superiores e maior que todas as somas inferiores. Vimos no Exemplos 1 e 2 , por exemplo, que a rea est presa entre todas as somas esquerdas aproximadas de Ln e todas as somas direitas aproximadas Rn. A funo, nesses exemplos, f (x) = x2, crescente em [0, 1] e, portanto, suas somas inferiores decorrem das extremidades esquerdas e as somas superiores das extremidades direitas.

24

O Problema da rea
Veja Figuras 8 e 9.

As extremidades da direita produzem somas maiores pois f (x) = x2 crescente


Figura 8

25

O Problema da rea

As extremidades da direita produzem somas inferiores pois f (x) = x2 crescente


Figura 9

26

O Problema da rea
Em geral formamos as somas inferiores (e superiores) escolhendo os pontos amostrais , de modo que o mnimo (e mximo) valor de f no subintervalo i-simo. (Veja Figura 14.)

Somas inferiores (retngulos pequenos) e somas superiores (retngulos grandes)


Figura 14

27

O Problema da rea
Frequentemente usamos a notao de somatria (notao sigma) para escrever somas de muitos termos de maneira mais compacta. Por exemplo,

Assim, as expresses para a rea nas Equaes 2, 3 e 4 podem ser escritas da seguinte forma:

28

O Problema da rea
Tambm podemos reescrever a Frmula 1 da seguinte maneira:

29

O Problema da Distncia

30

O Problema da Distncia
Vamos considerar um problema da distncia: encontre a distncia percorrida por um objeto durante um certo perodo de tempo, sendo que a velocidade do objeto conhecida em todos os instantes. Se a velocidade permanece constante, ento o problema da distncia fcil de resover por meio da frmula distncia = velocidade tempo.

Mas se a velocidade variar, no to fcil determinar a distncia percorrida.

31

Exemplo 4
Suponha que queiramos estimar a distncia percorrida por um carro durante um intervalo de tempo de 30 segundos. A cada 5 segundos registramos a leitura do velocmetro na seguinte tabela:

Para termos o tempo e a velocidade em unidades consistentes, vamos converter a velocidade para metros por segundo (1 km/h = 1.000/3.600 m/s):

32

Exemplo 4

continuao

Durante os cinco primeiros segundos a velocidade no varia muito, logo, podemos estimar a distncia percorrida durante esse tempo supondo que a velocidade seja constante. Se tomarmos a velocidade durante aquele intervalo de tempo como a velocidade inicial (7,5 m/s), ento obteremos aproximadamente a distncia percorrida durante os cinco primeiros segundos: 7,5 m/s 5 s = 37,5 m.

33

Exemplo 4

continuao

Analogamente, durante o segundo intervalo de tempo a velocidade aproximadamente constante, e vamos consider-la quando t = 5 s. Assim, a nossa estimativa para a distncia percorrida a partir de t = 5 s a t = 10 s 9,4 m/s 5 s = 47 m. Adicionando estimativas similares para os outros intervalos de tempo, obtemos uma estimativa para a distncia total percorrida:
(7,5 5) + (9,4 5) + (10,6 5) + (12,8 5) + (14,2 5) + (13,9 5) = 342 m.

34

Exemplo 4

continuao

Podemos, da mesma forma, usar a velocidade no fim de cada intervalo de tempo em vez de no comeo como a velocidade constante. Ento, nossa estimativa se torna
(9,5 5) + (10,6 5) + (12,8 5) + (14,2 5) + (13,9 5) + (12,5 5) = 367 m.

Se quisermos uma estimativa mais precisa, podemos tomar as leituras de velocidade a cada 2 segundos ou at mesmo a cada segundo.

35

O Problema da Distncia
Em geral, suponha que o objeto se move com velocidade v = f (t), em que a t b e f (t) 0 (logo, o objeto move-se sempre no sentido positivo).Vamos registrar as velocidades nos instantes t0 (= a), t1, t2,. . ., tn (= b) de forma que a velocidade seja aproximadamente constante em cada subintervalo. Se esses tempos forem igualmente espaados, ento entre duas leituras consecutivas temos o perodo de tempo t = (b a)/n. Durante o primeiro intervalo de tempo a velocidade aproximadamente f (t0) e, portanto, a distncia percorrida de aproximadamente f (t0) t.

36

O Problema da Distncia
Analogamente, a distncia percorrida durante o segundo intervalo de tempo de cerca de f (t1) t a distncia total percorrida durante o intervalo de tempo [a, b] de aproximadamente

Se usarmos as velocidades nas extremidades direitas em vez de nas extremidades esquerdas, nossa estimativa para a distncia total ficar

37

O Problema da Distncia
Quanto mais frequentemente medirmos a velocidade, mais precisa nossa estimativa, ento parece plausvel que a distncia exata d percorrida o limite de tais expresses:

38

Potrebbero piacerti anche