Sei sulla pagina 1di 9

O SOL

O Sol aquece e ilumina a Terra todos os dias e absolutamente imprescindvel para permitir a vida na Terra. Vamos agora analisar o universo magnfico da estrela mais prxima da Terra star. Observaremos todas as partes do Sol, e a maneira como ele produz Luz e calor

Cortesia do SOHO consortium. O Sol queima h mais de 4.5 bilhes de anos

O Sol um corpo presente diariamente em nossas vidas, e por isso que muitas vezes deixamos de dar a sua devida importncia. Mas se pararmos para pensar nesta estrela gigante existem muitas curiosidades a serem respondidas:

Se o Sol esta no vcuo do espao como ele pode queimar? O que evita que todo o gs gerado escape para o espao? Qual o tamanho do Sol? Por que ele emite chamas solares? Quando ele parara de queimar? Ser que o Sol como as outras estrelas? As respostas a estas e outras perguntas que faz o Sol um assunto to interessante! O Sol uma estrela, como todas as outras estrelas que vemos a noite. A diferena a distancia- as outras estrelas esto a anos luz de distancia da terra, enquanto que o Sol esta apenas a 8 minutos luz de nosso planeta. oficialmente o Sol classificado como uma estrela do Tipo G2, baseado na sua temperatura e no spectro de luz que emite. O Sol uma estrela mediana, meramente uma das bilhares de estrelas que orbitam no centro de nossa galxia. O Sol queima h mais de 4.5 bilhes de anos e continuara a faz-lo por muitos outros bilhes de anos. Ele uma enorme aglutinao de gases, particularmente hidrognio e Helio. Na maior parte. Por ser to macio, tem imensa gravidade, e por essa capacidade gravitacional to importante, consegue segurar todo o hidrognio e Helio junto a sua superfcie, e ao mesmo tempo manter todos os planetas da sua orbita ao seu redor. O Sol no queima da mesma maneira que a madeira, por exemplo, queima. Ao invs disso o Sol um reator nuclear gigantesco, como veremos nas prximas paginas...

As Partes do Sol

O Sol formado por gases e no tem superfcie solida , como a Terra. Mesmo assim possui uma estrutura definida. As 3 mais importantes ares da superfcie do Sol esto demonstradas no diagrama abaixo, Figura 1:

Ncleo - Zona Radioativa - Zona conversora

Cortesia de SOHO consortium. Figure 1. Visualizao bsica das partes do Sol. As chamas, Manchas e proeminncias so reais, tiradas de imagens Produzidas pelo SOHO imagens.

A superfcie do Sol
A metade superior do Sol consiste em trs reas: O ncleo, a zona radioativa e a zona conversora.

Ncleo O Ncleo comea do centro e se estende ate 25% do raio do Sol. Nesta regio a gravidade puxa toda a sua massa para dentro de si, e cria uma presso intensa. A presso suficientenemente alta para forar os tomos de hidrognio a se juntarem em reaes de fuso nuclear. Dois tomos de hidrognio se combinam para criar Helio-4 e energia conforme a seguir: Dois prtons se combinam para formar um deuterium (tomo de hidrognio com um nutron), um psitron ( similar ao eltron, mas com carga positiva) e um neutrino. Um tomo de Prton e um de deuterium se combinam para formar Helio-3 ( dois prtons com um nutron) e um raio gama.

Dois tomos de Helio-3 se combinam-se para formar um Helio-4 ( dois prtons e dois nutrons) e 2 Protons. Estas reaes formam 85% da energia do Sol. Os 15% restantes vem das seguintes reaes: Um Helio-3 e um Helio-4 combinam-se para formar um beryllium-7 ( 4 protons e 3 neutrons) e um raio gama. Um Beryllium-7 captura um eltron para se transformar em Ltio-7 (3 protons e 4 neutrons) e um neutrino. O Ltio-7 combina-se com um prton para formar 2 atomos de Helio-4. Os tomos de Helio-4 so menos macios do que os dois tomos de hidrognio que iniciaram o processo, ento a diferena de massa convertida em energia, conforme descrito na teoria da relatividade de Einstein (E=mc2). A energia emitida em varias formas de luz (ultravioletas raios-X, luz visivel, infravermelho e ondas de radio). O Sol tambm emite partculas energizadas (neutrinos, protons) para formar o vento solar. Esta energia chega ao nosso planeta Terra, aquecendo-o, condiz nossa temperatura, e produz energia para nossas vidas. Nos no somos prejudicados pela maior parte da radiao produzida, ou vento solar, por que a atmosfera da Terra nos protege. Conforme mostra a figura 2 abaixo, telescpios especiais instalados dentro do satlite SOHO, mostra as ondas de luz que o Sol emite, produzindo imagens a serem estudadas.

Figura 2. Cortesia SOHO consortium. Figure 2. Ondas de luz emitidas pelo Sol. Imagem composta. Mostra o rio de plasma abaixo da superfcie do Sol. Imagem obtida com o telescpio extrema ultravioleta (EIT). Imagens superimpostas.

Zona Radioativa e Zona Convectiva


A zona radioativa do sol estende-se por 55% do seu raio a partir do ncleo. Nesta regio a energia do ncleo carregada para fora por ftons. medida que um fton produzido, ele viaja por um mcron (um milionsimo de um metro) antes de ser absorvido por uma molcula de gs. Apos a absoro a molcula de gs aquecida e re emite outro fton da mesma onda. O fton re emitido viaja outro mcron antes de ser absorvido por outra molcula de gs e assim o ciclo se repete; cada interao entre fton e a molcula de gs dura um tempo. Aproximadamente 1025 absores e re emisses acontecem nesta zona ate que um fton alcana a superfcie. Isto explica o atraso de tempo entre a produo de um fton no ncleo e um que atinge a superfcie.

A Zona convectiva, que ocupa os ltimos 30% do raio do sol, e dominado por correntes de conveco que carregam a energia para a superfcie solar. Estas correntes de conveco so

movimentaes de ascenso de gs quente junto com movimentaes de declnio de gs frio. As correntes de conveco carregam ftons para a superfcie mais rapidamente do que a transferncia radioativa que ocorre no ncleo e na zona radioativa. Com tantas interaes ocorrendo entre ftons e molculas de gs nas zonas radioativa e convectiva, um fton demora aproximadamente 100.000 a 200.000 anos para alcanar a superfcie.

Fatos e dados sobre o SOL

Distancia mediam da Terra= 93 milhes de milhas (~150 milhes de km) Raio = 418, 000 milhas (696 000 km) Massa = 1.99 x 1030 kg (330, 000 vezes a da Terra) Formao (por massa) = 74%hidrognio, 25%Helio, 1% outros elementos Temperatura Media = 5, 800 Kelvin (surperf.), 15.5 milhes Kelvins (ncleo) Densidade media = 1.41 gramas por cm3 Perodo de rotao = 25 dias (centro) h 35 dias (plos) Magnitude = -26.8 (aparente), +4.8 (absoluta) Magnitude Aparente refere-se ao brilho como de uma estrela no cu. magnitude absoluta o brilho real de uma estrela supondo que todas as estrelas encontra-se a mesma distncia da Terra. Quanto mais baixo o numero mais brilho ela possui. Distancia do centro da via lctea = 25, 000 ano luz Velocidade orbital e perodo = 138 milhas por segundo (230 kilometros por segundo) e 200 milhes de anos.

A atmosfera do Sol
Acima da superfcie do Sol fica a sua atmosfera, que consiste de 3 partes, conforme mostrado na parte inferior da figura 1: FOTOESFERA CROMOESFERA COROA Fotosfera A Fotosfera a regio mais baixa da atmosfera do Sol, e a regio que pode ser vista da Terra. Tem 180-240 milhas ou 300-400 km de largura e temperatura media de 5.800 Kelvin. Parece ser cheia de bolhas e possui textura granulada, bastante similar a um pote de gua fervente. Os relevos so as superfcies superiores das clulas da corrente de conveco, e cada granulo pode alcanar 600 milhas (1, 000 km) de largura. Ao passar pela fotosfera a temperatura abaixa e os gases, por estarem mais frios no emitem tanta energia de luz. Por isso a camada mais externa da Fotosfera parece mais escura, este efeito chama-se Escurido do Limbo o que causa a aparncia anelada na superfcie do Sol.

Cromosfera A cromosfera fica 1, 200 milhas or. 2, 000 km acima da fotosfera. A temperatura aumenta nesta regio de 4.500Kelvin para aprox. 10.000Kelvin. Acredita-se que a Cromosfera seja aquecida pela conveco com a Fotosfera. Conforme os gases se agitam na Fotosfera, eles produzem ondas de choque que aquecem os gases adjacentes formando uma corrente de aquecimento atravs de spicules, que so milhes de minsculos gravetos de gs quente. Cada spicules sobe para aprox. 3, 000 milhas ou 5, 000 km acima da fotosfera e dura apenas alguns segundos. Spicules tambm seguem o campo magntico do Sol, que so formados a partir dos movimentos dos gases dentro do Sol. Coroa A Coroa a camada final do Sol e se estende por muitos milhes de milhas ou kilometros para fora da Fotosfera. Pode ser vista com mais clareza durante um eclipse solar e em imagens do Sol em Raios-X. A temperatura da Coroa em media dois milhes de graus Kelvin; apesar de no sabermos com certeza porque a Coroa to quente, acredita-se se por cause do magnetismo do Sol. A Coroa possui zonas de brilho (quentes) e zonas de escurido chamados buracos coronrios. Estes so relativamente frios e acredita-se que para onde vai o vento solar.

Manchas Solares, Proeminncias e chamas


Atravs das imagens do telescpio podemos ver varias caractersticas interessantes do Sol que podem causar efeito para nos aqui na Terra. Vamos estudar manchas solares, proeminncias solares, e chamas solares. Manchas Solares As reas frias chamadas manchas solares esto presentes na Fotosfera. Elas sempre aparecem em pares e so campos magnticos intensos (aprox. 5.000 vezes mais potentes que o campo magntico da Terra) que surgem na superfcie; linhas de campo saem por uma mancha solar e entram por outra. O campo magntico causado pelos movimentos de gases no interior do Sol. As atividades das manchas solares ocorrem como parte de um ciclo de 11 anos chamado ciclo solar; este perodo composto por variaes atividade mxima e mnima (Figure 3).

. Figura 3. O diagrama mostra o ciclo solar conforme refletido pelo numero de manchas solares registradas ate hoje (linha pontilhada)

Ainda no sabemos o que causa este ciclo de 11 anos, mas existem duas hipteses propostas: A rotao do Sol distorce e contorce as linhas de campo magntico no seu interior. Estas linhas distorcidas surgem na superfcie formando pares de manchas solares. No final do perodo de pico, as linhas de campo se quebram a atividade diminui. O ciclo ento se reinicia. Tubos de gs enormes circundam o interior do Sol em altas latitudes e comeam a se mover em direo ao seu equador. Quando eles rolam entre si, eles formam manchas. Ao alcanarem o equador, eles se quebram e as manchas diminuem. Proeminncias solares Ocasionalmente nuvens de gases da cromosfera se levantam e se alinham junto s linhas magnticas das manchas solares. Estes arcos de gs so chamados proeminncias (Figure 4). Proeminncias duram entre dois e trs meses e se estendem por 30.000 milhas (50.000 km) ou mais, acima da superfcie do Sol. Ao alcanarem esta altura acima da superfcie, eles podem entrar em erupo por alguns minutos ou ate algumas horas, e enviar grandes quantidades de material correndo pela Coroa em direo ao cu aberto numa velocidade de 600 Miles por segundo ou 1.000 km/seg.; essas erupes so chamadas Coronal Mas Ejections ( Ejees coronrias de massa).

Cortesia SOHO consortium. Figura 4. Grande proeminncia eruptiva solar em Helio-2. As proeminncias eruptivas quando direcionadas a Terra podem causar distrbios nos sistemas de comunicaes, de navegaes, produzindo tambm auroras visveis no cu noturno.

Chamas Solares s vezes, em grupos de manchas complexos, exploses violentas e abruptas no sol podem ocorrer. Estas so chamadas chamas solares. Acredita-se que as chamas solares sejam causadas por mudanas repentinas nos campos magnticos onde eles se encontram em maior concentrao. As Chamas solares so acompanhadas pela emisso de gases, eltrons, luz visvel, luz ultravioleta e raios X. Quando esta radiao e partculas alcanam o campo magntico da Terra, eles interagem entre si nos plos produzindo auroras (Borealis, austral is) conforme mostra a figura abaixo (Figure 5). As Chamas solares podem tambm afetar sistemas de comunicaes, de navegaes e outros. A radiao e partculas ionizam a atmosfera e previnem o movimento de ondas de radio entre satlites e o solo. As partculas ionizadas na atmosfera podem induzir correntes eltricas em linhas de energia e causar variaes na emisso de energia, causando supersaturao e possivelmente blackouts.

Cortesia SOHO consortium. Figura 5. O campo magntico do sol e emisses de plasma afeta diretamente a Terra e o resto do sistema solar. O vento solar da forma a magnetosfera da Terra, e tempestades magnticas so mostradas acima se aproximando da terra. As linhas brancas representam o vento solar, a linha pura a linha de choque, e as linhas azuis ao redor da Terra representam a magnetosfera protetora.

O destino do Sol
O Sol brilha h mais de 4.5 bilhes de anos. Ele possui hidrognio suficiente para queimar por mais aproximados 10 bilhes de anos. O tamanho do sol o resultado da presso de seu interior pela emisso de energia das fuses nucleares e ao mesmo tempo a ao da gravidade. Quando o ncleo no tiver mais o combustvel de hidrognio, ele ira se contrair pela ao da gravidade; no entanto algumas fuses de hidrognio ocorrero nas camadas mais externas do sol. Na medida em que o ncleo se contrai, ele se aquece, e aquece as camadas superiores fazendo-as expandir. medida que as camadas superiores se expandem, o raio do sol aumentara e se transformara num vermelho gigante. O raio deste gigante vermelho estar logo alem a orbita terrestre, por isso a Terra mergulhara em direo ao ncleo deste gigante e ser vaporizado por ele. Logo aps o ncleo se tornara quente suficientemente para fazer o gs Helio entrar em fuso com carbono. Quando o combustvel de Helio estiver exaurido, o ncleo expandira e esfriara. As camadas exteriores expeliro material. O ncleo finalmente com o processo de esfriamento, diminuir em tamanho. Este processo completo demorara alguns bilhes de anos. Como pode ser observado nosso Sol e bastante complexo e interessante, e agora voc j sabe um pouco mais como ele produz a luz e o calor to importantes para a sobrevivncia da Terra.

Estatsticas do Sol Massa (kg) Dimetro equatorial (km) Densidade mdia (Gm/cm ) Perodo de rotao (dias) Velocidade de escape (km/sec.) Luminosidade (ergs/seg.) Magnitude (Vo) Temperatura mdia na superfcie Idade (bilhes de anos)
3

Um, 989x1030 1.390.000 1, 409 25,38* 618,02 Trs, 827x1033 -26,8 5.777 K 4,6

* O perodo de rotao do Sol superfcie varia de aproximadamente 25 dias no equador h 36 dias nos plos. Na profundidade, abaixo da zona de conveco, parece ter uma rotao com um perodo de 27 dias.

Imagem em Raios-X Imagem do Sol em raios-X obtida em 21 de fevereiro de 1994. As regies brilhantes so fontes de emisso de raios-X mais intensas. Disco Solar em H-Alfa Esta a imagem do Sol como visto em H-Alfa. H-Alfa uma banda estreita em comprimento de onda da luz vermelha emitida e absorvida (caracterstica) do hidrognio. Manchas Solares Esta imagem mostra a regio de uma mancha solar. Note a aparncia multicolor. Esta granulao causada pela erupo turbulenta de energia na superfcie.

Potrebbero piacerti anche