Sei sulla pagina 1di 18

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPGINA

a i g o g a d Pe

CADERNO DE ATIVIDADES

de a id s r e iv D e o a c Disciplina: Edu o a c u d E a e s a oltic P s ia r o e T : 4 0 a m Te

Caderno de Atividades Pedagogia Disciplina Educao e Diversidade Coordenao do Curso Lindolfo Anderson Martelli Cleudimara Sanches Autora Laudica Ramos

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo

Como citar esse documento: RAMOS, Laudica. Educao e Diversidade, Valinhos, p. 1-18, 2013. Disponvel em: <www.anhanguera.com>. Acesso em: 01 set. 2013.

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Tema 04

Teorias Polticas e a Educao

sees

s e e S

Tema 04

Teorias Polticas e a Educao

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Multiculturalismo: Diferenas Culturais e Prticas Pedaggicas, do autor Antonio Flvio Moreira Vera Maria Candau (orgs), editora Vozes, 2011, PLT 259.

Roteiro de Estudo:
Educao e Diversidade Laudica Ramos

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: De que forma a poltica pode influenciar na educao. Benefcios e prejuzos da presena poltica na educao.

Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: De que maneira o Estado tem interferido na educao? A interferncia do Estado pode ser considerada positiva?
7

CONTEDOSEHABILIDADES
As transformaes sociais tm sido fruto das aes governamentais ou das minorias? O que uma ao afirmativa?

LEITURAOBRIGATRIA
Polticas e Educao
Voc sabia que a educao serve para promover o status e que, portanto, pode ser um instrumento discriminatrio? Que divide as classes entre os que sabem e os que no sabem? Voc sabia que os negros reivindicam o estudo da sua histria e do continente africano, bem como suas lutas no Brasil, da sua cultura e sua influncia na formao do pas desde 1950, quando foi realizado o primeiro congresso do Negro no Rio de Janeiro? E que em 1995 houve um evento que ficou conhecido como Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo pela Cidadania e pela Vida, em Braslia, e que foi entregue ao ento Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, o Programa de Superao do Racismo e da Desigualdade Racial, e que neste documento eles pediam:
Implementao da conveno sobre eliminao da discriminao racial no ensino; monitoramento dos livros didticos, manuais escolares e programas educativos controlados pela unio; desenvolvimento de programas permanentes de treinamento de professores e educadores que os habilite a tratar adequadamente com a diversidade racial, identificar as prticas discriminatrias presentes na escola e impacto destas na evaso e repetncia de crianas negras (VALIM, 2012).

No de hoje que os negros lutam por seus direitos. Se


em Janeiro de 2003, o Presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou a Lei 10.639, uma medida de ao afirmativa que torna obrigatria a incluso do ensino da Histria da frica e da Cultura Afro-Brasileira nos currculos dos estabelecimentos de ensino pblicos e particulares da educao bsica. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 67).

Ele o fez como resposta ao anseio da populao negra, sofrida e discriminada. A lei fruto da luta pela igualdade de direitos.
8

LEITURAOBRIGATRIA
A ao do Estado no deve ser entendida como um ato autoritrio e antidemocrtico, mas como uma vitria das lutas histricas empreendidas pelo Movimento Negro brasileiro em prol da educao. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 63). Sob este olhar, voc pode perceber que as lutas pela igualdade de direitos, pela eliminao das injustias passaram a ter o apoio e a interveno do Estado. Ao analisar a atitude do Estado, voc poder concluir os benefcios trazidos queles que viveram por anos a fio sob a discriminao, inferiorizados e subjulgados. A sano dessa lei vem atender aos apelos de todos os adeptos dos movimentos negros, daqueles que lutaram e lutam pela superao do racismo na sociedade e na educao escolar. Como voc tem visto, a escola o local por excelncia onde deve e pode ocorrer as transformaes sociais, pois dentro dela que se encontram todos os segmentos sociais; a escola uma instituio social, um direito de todos. Ela
uma das instituies sociais responsveis pela construo de representaes positivas dos afro-brasileiros e por uma educao que tenha o respeito diversidade como parte de uma formao cidad. [...] a escola, sobretudo a pblica, exerce papel fundamental na construo de uma educao antirracista. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p, 69)

A Escola possui grande poder de transformao social, por ser a responsvel pela conduo do conhecimento atravs da prtica pedaggica de seus professores e da formao continuada destes. A sano da Lei 10.639 como instrumento de correo das injustias sociais contra os negros no pode ser vista como um ato de autoritarismo do Estado, mas precisa ser entendida como um ato em favor, de apoio e de correo contra as injustias que foram cometidas durante anos. Entender, portanto, o que essa lei realmente significa dentro do contexto nacional tem sido uma tarefa nada fcil, principalmente se for considerada a resistncia de muitas secretarias estaduais, municipais, escolas e educadores introduo da discusso que ela apresenta. Esta resistncia, no infundada, pois est relacionada com a presena de um imaginrio social peculiar sobre a questo do negro no Brasil, alicerado no mito da democracia racial. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 69).

LEITURAOBRIGATRIA
O Brasil um pas multirracial e pluricultural, pois tem em sua histria e na formao do seu povo a mistura de vrias raas e credos, e pode continuar pensando a cidadania e a democracia sem considerar a diversidade e o tratamento desigual historicamente imposto aos diferentes grupos sociais e tnico-raciais. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 70) E a lei em apreo visa corrigir esse tratamento, mesmo que seja considerada como um ato de autoritarismo ou racismo s avessas como pensam alguns; sua funo e objetivo o de estar ao lado das minorias. A Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana so colocadas pela lei como contedos do currculo nacional, isto, forosamente, levar a um estudo mais srio e aprofundado sobre as origens, a formao cultural, e o negro poder ser visto e entendido sobre outro aspecto que no o da escravido ou como ser inferior. Assim, a lei assume papel importante no processo de educao e formao cidad, porque oferece muitos aspectos positivos, primeiramente,
procura corrigir as desigualdades, a construo de oportunidades iguais para os grupos sociais e tnico-raciais com um comprovado histrico de excluso e primam pelo reconhecimento e valorizao da histria, da cultura e da identidade desses segmentos. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p, 79).

Com isto voc pode perceber tambm uma mudana de posio do Estado, que redefine o seu papel e adota uma postura de correo dessas diferenas, reconhecendo as disparidades entre brancos e negros no Brasil e a sua responsabilidade de interveno nesse quadro. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 80). a interveno no Estado, na poltica educacional, na prtica pedaggica e no currculo escolar. (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 80). Ainda existe outro aspecto positivo a favor da lei, a possibilidade de uma mudana de postura ante a histria, isto significa que ser possvel incluir a dimenso social e cultural to necessria na formao histrica de todos os alunos (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 80). Apresentar a histria real ajudar na democratizao do conhecimento, que dever ser feita por meio de debates, anlises polticas.

10

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Cultura Negra e Educao, de Nilma Lino Gomes. Este artigo discute questes da cultura negra e educao, aprofunde seus conhecimentos fazendo esta leitura. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a05.pdf>. Acesso em: 27 set. 2013. Leia o artigo Em busca do conceito de cultura escolar: Uma contribuio para as discusses actuais, de Milan Pol, Lenka Hloukov, Petr Novotn e Ji Zounek, e saiba mais sobre o conceito de cultura escolar. Disponvel em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n10/n10a06.pdf>. Acesso em: 27 set. 2013. Leia o artigo A frica na sala de aula: seus objetivos, perspectivas e desafios, de Ktia Valim. Disponvel em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/historiaemcurso/article/view/3451/ pdf>. Acesso em: 27 set. 2013.

Vdeos
A incluso de Histria e Cultura Afro-brasileira matria no currculo escolar. Este vdeo vai lhe ajudar a entender um pouco a importncia sobre o estudo da cultura negra. Disponvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=Kr3-DuYxWdE>. Acesso em: 27 set. 2013.

11

LINKSIMPORTANTES
O documentrio frica - uma histria rejeitada fala sobre o resgate da cultura africana. Assista ao vdeo e compreenda mais sobre este tema. Disponvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=c1P884OBMIk>. Acesso em: 27 set. 2013. Veja o vdeo Tradio Africana e descubra o quanto a frica est presente em na cultura brasileira. Disponvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=u6SUZWSf1r4>. Acesso em: 27 set. 2013.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Neste tema voc aprendeu sobre a ao poltica na educao, viu que o Estado atua sobre a educao na tentativa de corrigir as injustias sociais cometidas contra os negros. Questo 1:
Voc j deve ter se deparado com cenas de discriminao racial; por acaso voc parou para pensar numa justificativa para tal ao? J tentou estabelecer a relao entre a condio do negro e o preconceito sofrido? a) A Lei 10.639 fruto da luta pela _______________. b) A ao do Estado no deve ser entendida como um ____________ e _______________. c) Mas como uma _____________ histricas empreendidas pelo Movimento Negro brasileiro em prol da educao. d) A luta pela __________, pela eliminao das _________ passaram a ter o _______ e a _______ do Estado.

Questo 2:
Complete os espaos vazios no texto a seguir.
12

AGORAASUAVEZ
Questo 3:
Marque (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras. ( ) Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo pela Cidadania e pela Vida, realizada em Braslia em 1995, foi um movimento inexpressivo e que em nada contribuiu para mudar a posio do negro no Brasil. ( ) A luta pela igualdade de direitos na educao algo que vem sendo conquistado pelos negros somente aps a Lei 10.639 ter sido sancionada. ( ) A prtica do professor em sala de aula em nada pode ajudar a mudar a viso racista e preconceituosa do pas. ( ) A interveno do Estado nas questes educativas extremamente antidemocrtica. ( ) A escola no deve ser vinculada s questes das diferenas e nem das minorias, pois a escola trata apenas da educao. de participarem da formao continuada, com o objetivo de se prepararem para melhor trabalhar os temas a serem abordados. c) O material disponvel para se trabalhar as questes das minorias, em especial o preconceito racial, imenso, o que falta na realidade o interesse do professor. d) A interveno do Estado nas questes das minorias tem sido de extrema importncia, pois tem ajudado a corrigir as injustias que foram cometidas no passado. e) O estudo da Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana, que colocado pela lei como contedo do currculo nacional, levar a um estudo mais srio e aprofundado sobre as origens, a formao cultural, e o negro poder ser visto e entendido sobre outro aspecto que no o da escravido ou como ser inferior.

Questo 4:
Marque a alternativa incorreta. a) O trabalho dos professores nas salas de aula tem contribudo de forma significativa para acabar com o preconceito racial. b) Para que o preconceito racial ou outros tipos de discriminao possam ser reduzidos ao mximo, seria interessante que fosse dado aos professores o direito

Questo 5:
Relacione as colunas a seguir: a) Ao afirmativa que torna obrigatria a incluso do ensino da Histria da frica e da Cultura Afro-Brasileira nos currculos dos estabelecimentos de ensino pblicos e particulares da educao bsica. b) Escolas.

13

AGORAASUAVEZ
c) Promover o status e ainda servir como instrumento de discriminao A lei 10.639 d) Ao afirmativa. ( ) Educao. ( ) a interveno no Estado, na poltica educacional, na prtica pedaggica e no currculo escolar ( ) Instituies sociais responsveis pela construo de representaes positivas dos afro-brasileiros e respeito diversidade como parte de uma formao cidad. ( ) Lei 10.639. Mostre algumas das dificuldades encontradas em sala de aula para a aplicao da Lei 10.639.

Questo 8:
Ainda considerando o vdeo sobre a incluso de histria e cultura afro-brasileira, da questo anterior, fale sobre a importncia da literatura negra.

Questo 9:
No texto A frica na sala de aula: seus objetivos, perspectivas e desafios, de Ktia Valim, a autora apresenta algumas formas de discriminao racial. demonstre como esta discriminao se apresenta no livro didtico.

Questo 6:
Leia o artigo A frica na sala de aula: seus objetivos, perspectivas e desafios. Disponvel em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/historiaemcurso/article/ view/3451/pdf>. Acesso em: 27 set. 2013. Aponte as razes apresentadas no texto sobre a educao como meio de discriminao.

Questo 10:
Assista ao vdeo A Cultura Afro Brasileira e suas influncias a partir do trfico negreiro, disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=K3lFx-OOZJg>. Acesso em: 27 set. 2013. Aponte a influncia e a presena da cultura africana sobre a cultura brasileira.

Questo 7:
Assista ao vdeo A incluso de Histria e cultura afro brasileira matria no currculo escolar. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=Kr3-DuYxWdE>. Acesso em: 27 set. 2013.
14

FINALIZANDO
Voc chegou ao final de mais um tema, e neste voc pde perceber como tem sido dura e difcil a condio dos grupos que formam as minorias no Brasil; voc tambm pde perceber que a determinao desses grupos tem feito com que as polticas pblicas forosamente faam algo a seu favor, viu ainda que o trabalho do professor difcil, pois falta-lhe o preparo necessrio para o desempenho de suas funes. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar o Desafio Profissional e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, A. Flvio. Multiculturalismo. Editora Vozes, 2011. GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educao. Revista Brasileira de Educao. n. 23, maio/jun/jul/ago 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a05.pdf>. Acesso em: 27 set. 2013. VALIM, Ktia. A frica na sala de Aula: seus objetivos, perspectivas e desafios. Revista Histria em Curso, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 1 sem. 2012. Disponvel em: <http://periodicos. pucminas.br/index.php/historiaemcurso/article/view/3451/pdf>. Acesso em: 27 set. 2013.

15

GLOSSRIO
Ao afirmativa: este conceito exprime uma espcie de tratamento discriminatrio, de acordo com o ordenamento jurdico, fazendo que o direito seja garantia de tratamento mais equnime no presente como compensao discriminao sofrida no passado. Multirracial: mistura de raas, vrias raas na formao tnica. Pluricultural: mistura de vrias culturas. Cidadania: direitos e deveres que o cidado possui em uma sociedade.

Questo 1 Resposta: O aluno far uma reviso sobre a importncia da interveno do Estado na correo das injustias praticadas contra os negros. Questo 2 Resposta: a) igualdade de direitos. b) ato autoritrio / antidemocrtico. c) vitria das lutas. d) igualdade de direitos/ das injustias / apoio / interveno. Nesta questo o aluno perceber a profundidade e a dimenso da Lei 10.639 e como o Estado ouviu a voz da minoria e posicionou-se a seu favor.
16

GABARITO
Questo 3 Resposta: Todas as alternativas so Falsas. A questo trata de um pouco da histria da luta dos negros pela conquista de seus direitos, luta anterior publicao da lei 10.639. Questo 4 Resposta: Alternativa C. Nesta questo voc poder refletir sobre o quanto importante a atitude do professor ao posicionar-se de forma positiva sobre a questo racial. Questo 5 Resposta: A sequncia correta : c / d / b / a. Ao enumerar as afirmativas, voc estar revendo e reformulando o conceito sobre a ao afirmativa do Estado sobre a educao. Questo 6 Resposta: O aluno deve compreender atravs da leitura deste texto que a educao o veculo por excelncia para se trabalhar as questes que envolvem as diferenas na sociedade, pois nela que os conceitos e as informaes necessrias para a compreenso dos fatos reais podem ser fornecidos. Questo 7 Resposta: O vdeo apresenta dificuldades para se trabalhar na sala de aula as questes raciais, a falta de preparo do professor, e ainda a falta de material didtico. Questo 8 Resposta: O aluno perceber a diferena entre a literatura sobre o negro e o negro como autor, ver que algumas importantes figuras da literatura brasileira eram negros, como, por exemplo, Machado de Assis. Nesta entrevista fica claro que a literatura uma ferramenta usada em favor do combate ao racismo. Questo 9 Resposta: Nesta questo voc perceber a forma velada como o racismo tem sido tratado, inclusive em livros didticos. A ausncia do negro nos livros, e quando aparecem esto sempre em uma condio de inferioridade. Questo 10 Resposta: Neste vdeo fica evidenciado como presente no Brasil a cultura africana, e como no se percebe esta absoro do que foi deixado pelos negros.
17

Potrebbero piacerti anche