Sei sulla pagina 1di 2

Anexos

Questionrio Ponto de fuso e solubiliade: Propriedades fsicas das substncias 1- Conceitue ponto de fuso de uma amostra.
O ponto de fuso de um slido a temperatura na qual o retculo colapsa e o slido convertido em um lquido.

2- Como o ponto de fuso pode ser usado na avaliao da eficiencia do processo de recristalizao?
Quando o processo de recristalizao foi eficiente, a faixa de fuso do cristal menor ou igual a 3 C, o que mostra sua pureza.

3- Qual a finalidade para se triturar uma substncia no laboratrio?


Tritura-se uma substncia para que aumente sua superfcie de contato e aumente a velocidade da reao ou para que se possa colocar as substncias em um capilar.

4- Consulte na literatura os pontos de fuso das substncias qumicas: cido saliclico, cido acetilsaliclico, acetanilida e p-nitroacetanilida. Explique a diferena encontrada para os valores dos pontos de fuso dessas substncis em termos das polaridades (momento dipolo) esperadas para s estruturas de suas molculas.
Veja a tabela abaixo: Acetato de Sdio Acetanilida cido Acetilsaliclico P-nitroacetanilida cido saliclico 324 113.7 135 215 159

O Acetato de sdio e a p-nitroacetanilida so substncias com ligaes inicas e apresentam ligaes mais fortes, por outro lado a acetanilida, o cido acetilsaliclico e o cido saliclico so substncias que apresentam ligaes moleculares de interaes mais fracas, do tipo dipolo-dipolo e dipolo induzido.

5- Consulte na literatura fatos sobre o processo de fuso do acetato de sdio. Exlique seu alto ponto de fuso, apesar de ser um composto orgnico, e as transfrmaes experimentais que voc observou para essa substncia nesta atividade.
O acetato de sdio contm ligao inica e os compostos inicos apresentam pontos de fuso mais altos do que os slidos moleculares. Pois deve-se s foras on-on intensas nos slidos inicos, foras que so refletidas nas elevadas energias de retculo.

6-

Consulte na litertura a solubilidade entre os compostos abaixo: H2O (g/mL) 0.36 (solvel) 0.004 (insolvel) 0.36 (solvel) Acetona (g/mL) (Insolvel) (solvel) (insolvel) Tolueno (g/mL) (insolvel) (insolvel) (insolvel)

Solvente Soluto Cloreto de sdio Acetanilida Acetato de sdio

Explique as diferenas de solubilidade encontradas e compare-as com os resultdos que voc observou nas atividades prticas desta aula.

A solubilidade dos solutos polares so maiores nos solventes polares, assim como os solutos apolares so solveis nos solventes apolares, o que tambm foi verificado na miscividade dos lquidos polares em polares, e apolares em apolares.

7- Faa uma pesquisa em livros ou internet sobre Detergentes e aaciantes. Agora responda: a) Qual a estrutura molecular geral dos detergentes comuns? E dos amaciantes?

Figura 5 - Detergente

Figura 6 - Amaciante

b) Por que os detergentes, dissolvidos em gua, tm a habilidade de produzir espuma.


Sua parte polar interage com a parte polar da gua e sua parte apolar forma bolhas de sabo que so resultado da formao das miscelas que so uma estrutura que possuem caractersticas polares e apolares simultaneamente, As micelas so geralmente globulares que representada por uma cabea polar e uma cauda apolar como mostra na representao na figura 7.

Figura 7 - Miscela

Potrebbero piacerti anche