Sei sulla pagina 1di 17

25

ENCICLOPDIA PRTICA DA CONSTRUO CIVIL

25

INSTALAES SANITRIAS
III

S U M R I O :
CANALIZAES PARA GUA E ESGOTO COLECTORES TINAS DE BANHO CHUVEIROS RESERVATRIOS TANQUES VULGARES LAVADOUROS TORNEIRAS ESPECIAIS POSSAS E FOSSAS SPTICAS 22 FIGURAS

EDIO DO AUTOS
F. PEREIRA DA COSIA

PREO 15100

DISTEIBUIO DA POKTUGLIA EDITOEA LISBOA

PREO isioo

ENCICLOPDIA PRATICA DA CONSTRUO CIVIL


TEXTO E DESENHOS DE F. P E R E I R A DA COSTA

I N STALAE S I T R I A S
nmero das instalaes sanitrias a construir nas casas de habitao, hotis e outras residncias, contam-se os balnerios com as suas tinas e chuveiros. O estudo dos esgotos sempre matria importante nas edificaes, bem como a instalao do abastecimento de gua. A gua e o esgoto so paralelamente temas de muita importncia que os construtores sempre pelos melhores meios tm de resolver. Os reservatrios para gua que os proprietrios tm de construir sobre os seus edifcios, nas localidades onde no h gua canalizada, tudo assunto que dedicamos aos estudiosos da Construo neste nosso caderno, onde damos por concludos os estudos inerentes sanidade da casa de habitao. A construo das fossas, sempre de grande utilidade nas povoaes desprovidas de rede de esgotos, tratada com a apresentao de trs tipos diferentes, com os dados necessrios para que aqueles menos versados possam executar galhardamente a obra. Aqui ficam, pois, expostos os principais elementos relativos s Instalaes Sanitrias, para que aqueles que se dedicam Arte de Construir tenham mo os estudos dos casos mais correntes. Os temas mais importantes, aqueles que s raramente surgem, podem ser resolvidos, estamos certos disso, por todos os construtores, dentro das normas que aqui expomos e que so, como observam, no s numerosas como bem esclarecidas.

CORTJE A-S>

0|

PLANTA

'

ALADO

Fig. L TINA DE BANHO DENTEO DE UMA CAIXA DE TIJOLO REVESTIDA DE AZULEJOS

INSTALAES SANITRIAS

C A N A L
T^KATADOS que j foram os encanamentos dentro das edificaes, vamos agora proceder aos estudos sobre as canalizaes mergulhadas nos terrenos, quer na via pblica quer dentro de propriedades. As tubagens para grandes caudais que so as que vamos expor, tanto para gua como para esgotos, so normalmente construdas de ferro, grs e beto armado. A resistncia presso destas tubagens de absoluta garantia. As canalizaes com qualquer destes tipos de manilhas formam sempre um encanamento perfeito e de ligao homognia, como conveniente. Para as mudanas de dimetros das canalizaes recorre-se aplicao de redutores (Fig. 3).

A O E S
Os dimetros dos tubos nos cordes so inferiores de 10 a 12 milmetros aos das bocas, folga essa que tapada com chumbo derretido, depois de se ter ligado com mealliar (*) todo o cordo. A presso a que os tubos de ferro se sujeitam a de dez atmosferas. Existem muitos acessrios para este tipo de encanamento, assim como vrios sistemas de ligaes, mas nem todos so de til aplicao na prtica. Os encanamentos de ferro fundido, na sua instalao subterrnea, nunca devem estar mergulhados a menos de O"1,80, quando sobre eles tenham de passar veculos. Tambm aconselhvel dar a estes encanamentos algum declive e evitar descidas ou curvas bruscas, porque podem rebentar. TUBOS DE F E R R O LAMINADO.Nas canalizaes subterrneas empregam-se muitssimo os tubos de ferro preto e s raras vezes os de ferro galvanizado. Antigamente tinham grande aplicao os chamados tubos Mannesmann, que desfrutavam de boa reputao para este gnero de encanamentos subterrneos. Estes tubos tambm ligam por meio de boca e cordo e os seus requisitos so de primeira ordem. Os tubos de ferro laminado, do chamado ferro preto, esto actualmente em grande uso e oferecem muitas vantagens na canalizao para gua. So fabricados com chapa de ferro soldada. Estes tubos so talvez os melhores para os encanamentos subterrneos, pela facilidade do assentamento com os seus cortes fceis de realizar e aquisio de todos os acessrios. Para as canalizaes de grande dimetro no so muito usadas, como dissemos, as tubagens de ferro galvanizado, cujas vantagens para os encanamentos estreitos so inmeras. T O R N E I R A S E V L V U L A S . As canalizaes subterrneas tambm, como as canalizaes exteriores, necessitam, de torneiras e vlvulas para se poder efectuar a devida intercepo quando for de convenincia. A maior parte das torneiras e vlvulas usadas nos encanamentos de grande caudal, so de funcionamento idntico quele que tem lugar nas vulgares canalizaes. Nas canalizaes que ora estudamos, em que os dimetros so largos, a torneira mais usada a adufa (Fig. 4), que uma vlvula de corredia. Esta designao provm da intercepo da gua ser feita por meio de uma corredia. O funcionamento deste aparelho manejado por uma haste que atarraxa numa corredia vertical, que provoca a interrupo da passagem dos lquidos com certa lentido.
(#) Mealhar uma espcie de corda desfiada alcatroada.

Fig. 2. DIVERSOS TIPOS DE TUBOS (Em cima: Tubo de Ferro Preto; Em baixo: Tubo de Fibrocimento)

ENCANAMENTOS PARA GUA


PAEA a conduo da gua utilizam-se tubos de ferro fundido, ferro laminado, preto e galvanizado. Estes tubos, de dimetros e comprimentos variveis, so em geral constitudos com uma extremidade de boca e outra de cordo. Como j vimos, quando estudmos as canalizaes de grs, a ligao dos tubos feita entrando o cordo na boca, fazendo-se depois o tapamento das folgas por diversos processos, como indicaremos. T U B O S DE F E R R O F U N D I D O . Estes tubos, como todos os outros de que temos falado, so de forma cilndrica e providos de boca e cordo, tal qual como as manilhas de grs. O comprimento de cada tubo vai de 2m,00 a 3m,00 ou 3m,50, conforme a sua origem de fabricao. As ligaes com forquilhas, curvas e outros pertences, so obtidas da mesma forma que indicmos quando estudmos os encanamentos de ferro nas instalaes interiores.
2

INSTALAES

SANITRIAS

Fig. 3. DIVERSOS TIPOS DE TUBOS (A Tubo circular; BCorte de um tubo circular; C Keduclor de ligao de tubos de diferentes dimetros)

Temos tambm em uso uma vlvula de passagem idntica s de uso nos encanamentos vulgares de pouco dimetro (Fig. 5), que apresentamos ligada a uma canalizao subterrnea. Tanto esta vlvula como a adufa ficam instaladas, quando servem nas canalizaes subterrneas, em poos de construo similar aos de visita, que j conhecemos. Quando os largos encanamentos esto acima do solo, tambm as vlvulas de passagem que acabamos de descrever ficam superfcie, tornando o seu manejo simplificado. Para a expulso do ar que se acumula nos pontos altos das canalizaes subterrneas, emprega-se um aparelho metlico para esse fim destinado, a ventosa. As ventosas so recipientes cilndricos, que possuem no interior um flutuador esfrico, que superiormente tem uma vlvula que tapa a boca de abertura. Quando no h ar na canalizao a presso da gua mantm o flutuador levantado, fechando-se a vlvula que no permite a sada da gua.

Quando h ar no encanamento ele faz com que o flutuador fique a descoberto, mas o seu respectivo peso obriga-o a descer, o que faz abrir a vlvula para sair o ar. Este aparelho bastante simples mas nem todas as canalizaes so dotadas com ele. A construo dos poos ou caixas de visita para as torneiras e vlvulas realizada na forma comum a estas obras. Umas vezes as suas paredes so construdas de alvenaria de pedra e argamassa de cimento e areia a qualquer trao usual, e outras, quando a profundidade no grande, com umas simples paredes de tijolo macio a uma vez. O solo destas caixas deve ser construdo com beto magro em cima de terreno batido a mao. A canalizao atravessa a caixa em qualquer sentido. O tampo da abertura pode ser constitudo por uma laje de pedra ou por uma placa de beto armado. Para facilitar a descida ao poo assentam-se numa das paredes alguns degraus, constitudos por vares de ferro, espaados na sua altura Om,30 uns dos outros, assim como indicmos para os poos de visita dos esgotos (#).

(*) Ver o Caderno n. 23 desta Enciclopdia.

Fig. 4. ADUFA (Corte e Vista Exterior)

Fig. . VLVULA DE PASSAGEM (Assente numa canalizao profundidade)

I N S T A L A E S SANITEIAS

E N C A N A M E N T O S D E ESGOTOS
s encanamentos para esgotos de largo dimetro e os chamados colectores podem ser leitos com tubos cilndricos, ovides ou rectangulares. Os materiais utilizados para as tubagens so o grs e o beto armado e tambm as lajes de cantaria ou casces e o tijolo, para os colectores de seco quadrada ou rectangular. Para qualquer destes tipos de encanamentos da maior convenincia construir-se uma espcie de leito, como indicamos para as canalizaes de manilhas de grs nos esgotos das habitaes. As canalizaes de esgotos devem comportar um acabamento muito perfeito, tanto como para os encanamentos de gua. Porque se os maus tubos, defeituosos e rachados, deixam derramar e perder quantidades de gua e provocar infiltraes, tambm os maus colectores deixam infiltrar os dejectos e os gases para dependncias que ficam prejudicadas. E N C A N A M E N T O S DE GE S . Procede -se nos encanamentos de manilhas de grs de largo dimetro, tal qual se procede para o mesmo tipo de canalizao com manilhas de dimetro estreito. Centram-se os tubos uns nos outros e fazem-se as junes com massa de cimento. As canalizaes subterrneas nunca devem ficar mergulhadas a menos de Om,80 para se no quebrarem quando o encanamento possa ser atravessado por carros. Quanto ao resto j tratmos destas tubagens desenvolvidamente. E N C A N A M E N T O S D E B E T O ABM A D O . Os encanamentos de beto armado so constitudos por tubos ou manilhas de forma circular ou ovide (Fig. 2}. Este gnero de manilhas oferece todas as resistncias e assentam umas nas outras pelo sistema de boca e cordo. As ligaes dos tubos so obtidas com massa de cimento como de uso correntio.

Os dimetros so variveis, podendo com este material construir-se boas canalizaes para esgotos, mesmo na escala avantajada dos colectores. Os comprimentos normais destes tubos vo desde lm,00 a lm,20, consoante a sua provenincia. A entrada das canalizaes privadas nestes colectores obtida com a abertura dos furos necessrios nos tubos, na altura conveniente, acima do nvel dos esgotos. E N C A N A M E N T O S D E C A S C E S . Tom esta designao os colectores construdos com lages de cantaria, conhecidas pelo nome de casces. Este sistema teve grande voga, mas actualmente pouco se utiliza, porque as tubagens de beto armado, com os seus largos dimetros, antepozeram-se-lhe vantajosamente. A construo destes canos concebe um leito de beto magro sobre o qual se assenta a laje da base. Sobre esta laje tm lugar lateralmente, de ambos os lados, as lajes que formam as ilhargas e, sobre estas assente a que serve de cobertura. As espessuras dos casces podem oscilar de Om,04 a ra O ,08, tudo dependendo do aproveitamento que se fizer das pedras. As ligaes das lajes entre si so efectuadas com argamassa de cimento e areia a um trao forte. As lajes so furadas para receberem as canalizaes dos ramais nos lugares apropriados. E N C A N A M E N T O S DE TIJOLO.-Os encanamentos construdos de tijolo macio no so totalmente os mais recomendados, mas para certos casos so aceitveis. A sua construo inicia-se pela sua base ou leito, com beto magro e com a espessura de Om,15. Assentam-se depois as ilhargas a meia-vez de tijolo e faz-se a cobertura com lajes. Interiormente as paredes so rebocadas com massa forte de cimento e areia. A base da mesma forma afagada.

Fig. 6. TINA DE FERRO ASSENTE COM AS DE AGUA E DE ESGOTO

CANALIZAES

I N S T A L A E S SANITBIAS

TINAS

DE

BANHO

A s tinas de banho ou banheiras podem ser mveis ou fixas. As tinas mveis so fabricadas em zinco, ferro pintado ou esmaltado, de faiana de p de pedra e de beto armado. As tinas fixas, que fazem parte integrante da edificao, so construdas de tijolo macio, de pedra de cantaria ou de mrmore e de beto armado. As tinas mveis assentam-se nos lugares indicados, de acordo com as canalizaes de esgoto e de guas quentes e frias.' As banheiras fixas so construdas nos lugares indicados no projecto do edifcio. Estabelecida a rede de esgotos faz-se logo toda a ligao para estes lugares apropriados, e quando mais tarde se instalam os encanamentos para as guas, s mister conduzi-los aos seus locais nos descritos motivos de construo. Por conseguinte as tinas mveis assentam-se a onde esto feitas as canalizaes e as tinas fixas so construdas com elas. s tinas ficam ligadas as tubagens de alimentao, tanto da gua quente como da fria, com as suas respectivas torneiras, e, propriamente, ligam-se ao encanamento do esgoto. Para que a gua no transborde -lhe adaptado um aiisador, que saindo quase da borda da tina faz despejar o lquido excedente no esgoto. O dimetro do tubo do avisador, quer de chumbo quer de qualquer outro metal, como o lato cromado, em uso nas casas de banho de categoria, normalmente de Om,012. O tubo de descarga das banheiras mede de dimetro Om,035 e liga aos esgotos atravs de um sifo (Fig. 6). Os tubos de descarga das banheiras podem ser exteriores ou interiores. Por vezes saiem da tina por uma vlvula no fundo, e vo sob os ladrilhos do pavimento at ao sifo de caixa, que lhe d passagem para o esgoto, de manilhas de grs. da mxima convenincia que os esgotos das tinas de banho liguem directamente s grandes linhas ou s baixadas das canalizaes principais.

S se no procede assim quando por graves motivos isso seja impedido de se fazer. Na maioria das casas de banho das casas de inquilinos as tinas so quase sempre mveis. Nas moradias prpria;* as banheiras so de construo prpria. As tinas de banho de maior riqueza so as de pedra pulida (Fig. 7), que podem ser construdas de mrmore de qualquer cor. Estas tinas so construdas de uma s pedra. Outro tipo tambm de boa categoria so aquelas revestidas de azulejos (Fig. ). Trata-se do assentamento de qualquer banheira" de ferro esmaltada interiormente, acompanhada em toda a volta com panos de tijolo assente ao cutelo. Sobre os muretes de tijolo aplica-se o revestimento de azulejos, cujo efeito valoroso. Se os azulejos forem de tipo majlico o efeito sumptuoso. Em certas obras o revestimento das banheiras no feito com azulejos, mas antes so guarnecidas com escaiola de cor. Outras vezes tambm o revestimento feito com delgadas placas de mrmore de variegados tons. Nestas banheiras de costume deixar-se nos muretes de tijolo, junto ao pavimento, uma reintrncia de Om,06 ou Om,07, para permitir que as pessoas que tm de dar banho a outras, como se pratica para as crianas, se possam encostar tina. O rebaixo pode ter a sua altura igual altura do rodap, ou, falta deste, uns Om,10 ou Om,12, sendo tambm revestido de azulejos. As tinas de beto armado sem revestimento ou as que so revestidas de marmorite so as mais falhadas s boas regras da higiene, porque se sujam muitssimo e as probabilidades da sua lavagem so nulas. No entanto podem lavar-se esses rebocos utilizando-se gua e sabo azul vulgar. Quando as casas de habitao no dispem de canalizaes de gua quente, tm de ser utilizados os esquentadores, aparelhos que fazem o aquecimento da gua para os banhos com muita rapidez.

Fig. 7. TINA DE PEDRA PULIDA (Conjunto e Corte)

INSTALAES SANITKIAS

C H U V E I
banhos de chuva, os antigos duchas, esto actualmente muito em voga. Qualquer casa de habitao pode com facilidade comportar um chuveiro para uso de toda uma famlia. A instalao dos chuveiros bastante simples. O estudo que ora apresentamos trata de uma instalao completa. Tem os dois compartimentos previstos. O da entrada, o vestirio, possue um banco para assento das pessoas que se servem do banho e dois cabides para neles se dependurarem os fatos. Este vestirio comunica directamente para as restantes dependncias da casa. Contguo ao vestirio fica o banho. Esta cmara tem o pavimento em forma de cuba, com o devido esgoto no centro. Em cima, a mais de l"1,70 de altura, assente o chuveiro, aparelho de lato com uma campnula cheia de orifcios para a sada da gua em forma de chuva. Numa boa instalao o centro da campnula do chuveiro deve ficar aprumada com o centro do ralo do esgoto. O aparelho de chuveiro deve comportar o sistema de misturador para a entrada das guas, quente e fria, e despej-las convenientemente temperadas. Nos balnerios de fbricas nem sempre se utiliza gua quente, no dispondo, por desnecessrio, o aparelho de chuveiro de misturador respectivo. Geralmente os aparelhos de chuveiro so de lato cromado e as canalizaes para as guas, so desse mesmo metal nas instalaes de luxo, e de ferro galvanizado pintado a branco nas instalaes mais pobres. Em qualquer destes casos so sempre assentes exteriormente. Os pavimentos das cabinas do banho tm, como j ficou dito, a forma de cuba ou de tina, para mais fcil escoamento das guas para o esgoto, onde entram por um ralo que as deixa passar atravs de um sifo, para o encanamento de toda a edificao. Sobre essa cuba ou tina assenta-se uma grade de madeira, que descana sobre os rebaixes para esse fim deixados em todos os lados do pavimento, e serve para conter as pessoas que se banham. Esta grade de madeira de pr e tirar para se poder fazer a limpeza da instalao. O banco destinado s pessoas que se servem do banho enquanto se descalam e calam da mais simples contextura. Apenas uma tbua a servir de tampo, assente sobre duas cantoneiras de ferro fixadas uma de cada lado formando um canto no vestirio. Este banco como se v no desenho (Fig. 8~) de canto e tem a sua frente redonda. A espessura dos tampos pode ser de Om,025, pouco mais ou menos. A parede divisria dos dois compartimentos pode ser bastante delgada, como de tijolo assente a cutelo. A passagem do vestirio para o banho pode ter simplesmente Om,55 ou Om,60 de largura e no deve ficar no centro da construo. Antes deve ficar mais a um lado, para dar lugar ao banco, que geralmente fica situado em frente da porta da entrada, para no dificultar nenhum movimento. tambm da maior convenincia dar ventilao aos esgotos dos balnerios. Para isso ou se ligam aos encanamentos de respirao do respectivo edifcio ou se constrem propositadamente. Quando construdos propositadamente fazem-se subir

Fig. 8.CHUVEIRO

PARA

BANHOS-DUCHAS

(A Planta da Instalao; B ^-Planta da Bacia; C Alado com os Encanamentos Exteriores)

Nas casas de habitao suficiente um pequeno compartimento que messa Im2,00 apenas. Mas se s se obter um recanto de Om,80 de lado tambm satisfaz. Para as instalaes dos chuveiros colectivos, nos balnerios pblicos, conveniente maior superfcie. Porque estas cmaras constam de dois compartimentos : um para vestirio e outro para o banho propriamente dito.
--- \j

INSTALAES SANITRIAS
pelas fachadas, empenas ou quaisquer outras paredes, e tomam o rumo normal de todas as ventilaes de sanidade, mas quando assim no possa realizar-se, damos-Ihe a qualquer altura a terminao com um T ou um H (Fig. 8). As paredes das instalaes dos banhos de chuveiro so revestidas de azulejos, com os cantos arredondados, tanto os cncavos como os convexos. A altura de todo o revestimento deve ultrapassar lm,70, mas o mais prtico e normal atingir 2m,00. Quando a instalao seja montada numa dependncia de p direito normal, a divisria dos compartimentos do banho pode ficar pouco mais ou menos a 2m,00 de altura. Superiormente esta pequena divisria comporta um ligeiro capeamento de pedra pulida. ou mesmo revestido de azulejos se o revestimento das paredes cresce acima da divisria (Fig. 9). Os pavimentos das instalaes so revestidos de ladrilhos hidrulicos e o seu rodap forma curva concordante entre o cho e as paredes. Assim, toda a limpeza feita por meio de uma lavagem, cuja gua escorrer para o respectivo esgoto. Nas instalaes de categoria a bacia que forma o pavimento do chuveiro tambm revestida de ladrilhos ou mosaicos. O funcionamento do descarregador das guas manejado facilmente por meio de um punho, altura normal das pessoas que se banham. Estas instalaes so, como apresentmos, de muito fcil construo e qualquer casa de habitao particular pode possuir o seu banho de chuveiro. truo de um balnerio industrial, conforme as determinaes oficiais (*). A instalao dos chuveiros normalmente ligada canalizao do abastecimento de gua de toda a casa, e pode ser feita com uma tubagem de Om,019 ou mesmo de Om,012, de chumbo de dois cordes ou de ferro galvanizado.

CHUVEIROS
casas N A s davia,

POBRES

onde no h guas canalizadas podem, toos moradores fazer construir o seu banho de chuveiro, porque se o aparelho da chuva no ligado aos encanamentos, pode ser ligado a depsitos de gua dispostos num lugar alto da casa de banho. Assim, podem instalar-se pequenos depsitos para as guas dos os banhos, tanto fria como quente. Para o aquecimento desta pode utilizar-se o vulgar esquentador, que despeja a gua aquecida no depsito que lhe destinado e que est em ligao com o misturador do chuveiro. Sem esgoto que banhos de chuveiro no tm grande aprovao.
(#) Inspeco de Higiene do Trabalho e das Indstrias.

CHUVEIROS PARA OFICINAS


S fbricas, para uso do pessoal operrio e de escritrios, so, por determinao das entidades oficiais competentes, construdos balnerios de chuveiro. Estes balnerios podem, se o aglomerado populacional for grande, ser construdos em srie, com o nmero de compartimentos necessrios. No nosso desenho (Fig. 10) apresentamos o tipo de instalao oficializado com as dimenses mnimas convenientes. Este tipo de chuveiro idntico aos de instalao particular, pelo que tambm se pode aplicar nas casas de residncia. O chuveiro destinado aos locais de indstrias obedece voluntariamente s disposies regulamentares, pois que outra construo e instalao sanitria no admissvel, mesmo para usos particulares, como acabamos de observar, quaisquer que sejam. A nica obrigatoriedade so as dimenses que tero de possuir, o que se no d nos casos privados. Quanto ao resto, revestimentos, esgotos e aparelhagem, exactamente tudo como nas instalaes de uso residencial. O nosso desenho apresentado em planta e corte (Fig. 10) contm todas as cotas precisas para a cons-

wtfV ;

K#

hl

Fig. 9. - CHUVEIRO PARA BANHOS-DUCHAS (Corte Longitudinal da Instalao)

INSTALAES

SANITEIAS

TANQUES E LAVADOUROS
tanques, que mais no so do que recipientes destinados a comportarem gua, so assentes junto das canalizaes de abastecimento ou de alimentao, de onde recebem o precioso lquido por meio de torneiras ou bicas. Da mesma maneira ficam ligados aos encanamentos dos esgotos, para se esvaziarem das guas sujas e de outras substncias. f! Os tanques podem ser construdos de pedra, de beto armado, de alvenaria revestida de grossos rebocos de massa forte, de ferro e de zinco. A sua forma tambm varivel. Uns so de planta quadrada, outros tm qualquerjforma^geomtrica. Estes tanques so em geral construdos de pedra ou de beto armado. A sua base quase sempre rectangular, e, so providos de uma pequena plataforma na parte superior da sua frente para nela se baterem as diferentes peas de roupa. Os lavadouros so ligados canalizao de esgotos por meio de um sifo, para interceptar os maus cheiros que sem ele poderiam escapar-se. Uma vlvula metlica assente no seu fundo d a sada s guas sujas para o sifo. Uma torneira assente superiormente nos encanamentos da gua faz o seu enchimento. Os lavadouros so geralmente assentes nos quintais, junto das casas, ou nas varandas de servio, nas fachadas posteriores.

L A V A T R I O S
lavatrios que so assentes nas dependncias destinadas a casas de banho, copas, cozinhas, etc., so fabricados em faiana, grs, ferro, etc. So ligados s canalizaes pelos seus tubos de descarga que ligam a sifes de chumbo. Por meio de uma vlvula metlica no seu fundo deixam escoar a gua suja. Os tubos de descarga so de chumbo de dois cordes ou de ferro galvanizado, com o dimetro de 0"',025. Os sifes de chumbo fazem-se ligar restante canalizao de esgoto. Os lavatrios so providos de duas torneiras, uma para gua fria e outra para gua quente, quando a casa dotada desse servio. Consolas de ferro de qualquer sistema sustm os lavatrios. Nas cozinhas usam-se uns lavatrios de pequeno formato, os lavabos ou lava-mos, cujo assentamento e acessrios so totalmente iguais.

DDnaanaa aannDDaa naaoanan DnanaaDa

L A VA - L O I A S
lava-loias so, como o seu nome indica, recipientes destinados lavagem de loias e ficam ligados aos esgotos atravs de um sifo de gorduras. A forma dos lava-loias principalmente a de um tanque, mas so variadssimos os modelos. Os mais usados tm a forma de um tanque rectangular a um lado e a outro uma plataforma estriada de pequenos canais, para enchugadouro da loia. Os canais do enchugadouro tm inclinao para o lado do tanque, para a gua que escorre das diferentes peas passe para ele. A ligao do tanque ao tubo de descarga feita por meio de uma vlvula metlica. Os lava-loias so fabricados de faiana, pedra (lioz pulido) e beto armado.

Fig, to. CHUVEIRO DE TIPO (Planta e Corte)

INDUSIEIAL

L A V A D O U R O S
lavadouros so destinados, como se compreende, aco de lavagens. Os lavadouros que dizem respeito casa de habitao so, normalmente, os lavadouros para roupa, os vulgares tanques de lavar roupa.

I N S T A L A E S SANITEIAS

R E S E R V A I
S localidades onde no haja gua canalizada tm os proprietrios necessidade de construir depsitos, para conterem o precioso lquido para fins domsticos. Os depsitos podem ser construdos de chapas de ferro, de fibrocimento, de beto armado, de madeira revestidos com chapas de zinco, etc. Os depsitos so colocados num ponto alto da edificao, para se poder canalizar a gua pelas dependncias que dela necessitem, como as cozinhas, casas de banho, etc.
-l=^

O dimetro do tubo de descarga ou da sada da gua mede. por via de regra, Om,019, e o avisador com o dimetro de Om,012 suficiente. Para se evitar o derramamento da gua que ultrapasse o nvel apropriado, aplica-se o avisador, tambm conhecido pelo tubo do silncio, que saindo de um ponto acima do nvel a que deve ficar a gua, conduz o excesso respectivo para o tubo da descarga, onde o avisador vai ligar-se, mais abaixo. Alguns construtores fazem ligar o avisador ao encanamento da alimentao. Depende qualquer destes casos da forma como se efectua a vedao com as torneiras on vlvulas. Os reservatrios so construdos com a capacidade que se deseja, como se sabe. Algumas vezes estes recipientes so dotados de uma rgua ou cursor, onde se

Fig. 11. FLUTUADOR PABA RESERVATRIOS DE GUA Estes reservatrios so abastecidos pela gua proveniente de poos ou minas, de onde elevada por meio de uma bomba ou motor. A gua entra pelo encanamento qne atinge uma borda alta do recipiente, que pode medir 0,02 de dimetro, e sai por outro encanamento que se despede um pouco acima do fundo do depsito. As torneiras ou vlvulas para vedao da gua do* reservatrios e fios encanamentos, so assentes nos pontos acessveis para o seu manejo, que deve ser fcil e pronto.

ig. 13. RESERVATRIO

DE

MADEIRA

Fig. 12. RESERVATRIO DE MADEIRA FORRADO DE CHAPAS DE ZISCO

inscrevem as alturas, que so marcadas por um ponteiro, conforme a descida da gua. Do mesmo modo tambm alguns reservatrios so dotados de um flutuador, aparelho igual aos que se instalam nos autoclismos, que tem por fim provocar a descarga rpida da gua e a entrada automtica de novo lquido, at chegar linha normal do nvel constantemente (Fig. 11). Os reservatrios podem ter as formas quadrada, rectangular, circular, etc. Como a gua distribuda pelos depsitos no dotada de presso, h a convenincia, como acima escrevemos, para que a distribuio seja perfeita, de se fazer o assentamento dos reservatrios num ponto alto, como seja a cobertura do prprio edifcio.

INSTALAES SANITBIAS
Os reservatrios de gua para abastecimento de fbricas, quartis e outros locais de grande consumo, so construdos de beto armado, independentemente, sobre uma estrutura apropriada do mesmo material. Porm, como s da edificao urbana tratamos neste estudo, deixamos para outra ocasio to importante trabalho, como esse dos grandes reservatrios de larga capacidade. Os reservatrios podero ser dotados de cobertura, embora por vezes se no cuide desse complemento, julgando-se desnecessrio. Todavia aconselhamos o seu emprego para a conservao pura da gua. A construo dos tampos dos reservatrios deve ser cuidada, para se garantir a sua eficcia. O seu assentamento deve ser feito de molde a deixar-se um certo espao em toda a volta para a entrada do ar, sem se prejudicar o fim de se impedir a entrada, por queda, de lixos que andam pelo espao e que vm sujar e estragar a gua depositada.
J5?*2.
Jf^enj-SsJ^s^rro

mento de madeira. Sobre ele faz se a colocao do depsito, para onde se eleva a gua, que depois sai a dirigir-se para as instalaes que a necessitam. Os reservatrios de madeira tm de ser bem pintados exteriormente para que as intempries os no danifiquem. Na construo das caixas de madeira aplicam-se em alguns dos seus tipos esquadros, parafusos, esticadores e suspensrios de ferro, para se evitar que o peso ou o volume da gua os no faa rebentar.

DEPSITOS DE BETO ARMADO


CO estes os reservatrios de construo mais moderna que actualmente se adoptam nas nossas edificaes. So muito prticos na sua construo e de existncia duradoura. De entre as obras de beto armado em que exigida a maior perfeio esto indicados os reservatrios de gua, mas, como so estudo de engenharia, no tratamos deles nesta ocasio. j|,. Os depsitos de beto armado podem ser de base quadrada, rectangular ou circular. So assentes numas espcies de plataformas construdas de propsito acima dos telhados. Quando, porm, se trata de grandes reservatrios, faz-se a^sua construo fora das edificaes, em terreno livre. | Estes depsitos so erguidos altura necessria, montados numa estrutara apropriada, tambm construda de beto armado.

Fig. 14. RESERVATRIOS

DE AGUA

DEPSITOS

DE FERRO

( Esquerda: Reservatrio de Ferro com Cobertura; A Direita: Corte de Reservatrio de Madeira)

Uma das formas de se fixar a cobertura dos depsitos dada nos nossos desenhos (Fig. 14), que mostram todo o espao entre as bordas superiores da caixa e a aba do tampo. As tampas dos reservatrios de gua devem cobri-los mas no fech-los.

reservatrios de ferro tem sido usados desd( muito tempo. A chapa utilizada na sua constru a de ferro laminado e as diferentes partes so ligada com cravao de rebites. So de uma maneira geral obras que satisfazem par os fins para que so construdas. Exteriormente, os depsitos de ferro, devero se pintados cora tintas de leo sobre uma demo de tini de zarco. A sua conservao deve ser cuidada e deve for<; de tinta ser impedido o desenvolvimento da ferrugem.

DEPSITOS

DE M A D E I R A

DEPSITOS

DE TIJOLO

P>OB vezes, nas casas de moradia, no campo, onde no h gua canalizada, constroem-se reservatrios de madeira, revestidos interiormente com chapas de zinco ou de ferro galvanizado. Este tipo de reservatrio no mais que uma caixa de madeira, como qualquer outra, simplesmente de melhor acabamento. Algumas so construdas por meio de malhetes na unio das peas que formam a caixa, outras por meio de envaziados, como mostramos nos nossos desenhos (Figs. 12 e 13). Estes reservatrios, como todos os outros, assentes num ponto alto da edificao, tm como base um viga 10

os reservatrios so montados sobre pareci QUANDO ou plataformas de alvenaria, tambm em algum edificaes se constrem com tijolo macio. A vedao destes depsitos garantida com bons ^ bocos de massa forte, de cimento e areia, com a esp sura mnima de Om,02, tanto interior como exteri mente. As coberturas para estes tipos de reservatrios aplicadas, de um modo geral, pelos mesmos sisteu que se adoptam para quaisquer outros depsitos, co os que temos descrito.

I N S T A L A E S SANITRIAS

A
A s fossas so construes subterrneas destinadas a recolher os dejectos provenientes das casas de habitao, nas localidades onde no existem redes de canalizaes pblicas para os esgotos. H variadssimos tipos de fossas, desde as mais simples, como a conhecida Mouras, at s de maior expanso como as Spticas-Xitreiras. Porm, nos nossos estudos s tratamos de trs destes tipos, o que'julgamos suficiente, pois que na actualidade as povoaes de certa importncia possuem rede de A construo das fossas deve ser bastante perfeita. O seu fundo deve ser feito com um massame de beto magro, trao de l 2 : 4 (cimento, areia e brita), sobre o terreno bem batido a mao, As paredes devero ser construdas com alvenaria de pedra ou de tijolo macio, com argamassa de cimento e areia, ao trao de l: 4. A cobertura deve ser feita de tijolo macio, em forma de abbada. Toda a alvenaria deve ficar bem feita, para se evitarem os derramamentos dos lquidos pelas terras da proximidade. Kebocos de argamassa hidrulica com uma boa espessura, Om,02 por exemplo, em ambos os paramentos, tm o fim de evitar qualquer infiltrao que se possa dar. Os ngulos devem ser suprimidos com o arredondamento de todos os cantos. As paredes, quando construdas de alvenaria de pedra, devero ter a espessura mnima de.0m,40, e quando construdas de tijolo macio a espessura de uma vez a mais indicada. A boa espessura das paredes solicitada para serem evitadas as presses do terreno, interiores e exteriores, sobre a fossa. Quando o terreno onde se constroe a fossa de terras movedias, mister executar-se uma boa alvenaria, a fim da segurana da construo ser garantida. A planta das fossas pode ser circular, quadrada ou rectangular. A capacidade das fossas na proporo de um metro cbico, pouco mais ou menos, para uso de dez pessoas, anualmente. Est praticamente acentuado que a dejeco de cada indivduo diariamente de l',40 e mais cerca de 30',00 de gua para lavagens e outros fins, o que perfaz anualmente 114',60. Quando as fossas estiverem quase cheias conveniente proceder-se ao seu esvaziamento e limpeza. Nunca bom deix-las encher completamente. A construo das fossas nunca se deve fazer nas proximidades de poos a menos de lm,00, e na das edificaes a menos de 4,00. As fossas devem ficar enterradas a mais de Om,50 abaixo do nvel do terreno. O volume de cada fossa est calculado para um ano, mas por vezes, motivos diversos fazem com que elas se encham antes desse prazo, e, assim, mister esvazi-las a tempo. A canalizao dos dejectos antes de chegar fossa deve ser interceptada por um sifo provido de ventilador. As guas pluviais nunca devem ser conduzidas para as fossas para as no encherem rapidamente. As fossas devem ser, antes de servirem aos fins para que so construdas, totalmente cheias de gua, e s depois de esvaziadas entram a servio.

?.

PlANtA
Fig. 15. -FOSSA MOURAS

FOSSAS
p

MOURAS

este sistema de fossa o mais simplificado, devido certamente a ser um dos mais antigos. O seu sistema de construo tambm dos mais simples. A sua criao deve-se ao fsico francs Lous Alouras, e para a sua poca marcou um certo aperfeioamento. O volume desta construo apenas uma caixa, com um tampo constitudo por uma laje de pedra ou de beto armado, que se tira quando se pretende limpar a fossa.

11

INSTALAES SANITRIAS Nessa caixa mergulham dois tubos: o da entrada dos dejectos e o da sada dos lquidos. Nas fossas deste sistema todos os excrementos, lixos, papis, ossos, gorduras, etc., se liquifazem dentro de relativamente pouco tempo. Esta gua pode ser conduzida a qualquer ribeiro ou a caleiras de regas. No fundo da fossa s se juntam as substncias minerais e metlicas que l caram com os dejectos e que se tiram quando se faz a limpeza peridica. Algumas so destinadas a depurarem os dejectos das casas de residncia, como solares, casas de vero, etc., e outras todos os dejectos de uma povoao, como sucede noutros pases. As fossas spticas so de origem inglesa. Qualquer dos tipos destas fossas so de carcter higinico e alguns mesmo podem considerar-se altos padr5es de sanidade. De entre muitos tipos de fossas spticas apresentamos apenas dois estudos, aqueles que melhor utilizao podem ter actualmente. F O S S A S D E , D OI S C O M P A R T I M E N T O S (Fig 16). um tipo de fossa bastante prtico e de bons efeitos, o que apresentamos, destinado a recolher os esgotos, tanto de dejectos como de guas de lavagens, de casas de moradia isolada. Consta de dois compartimentos separados por um septo de tijolo a cutelo. As cmaras so de superfcie quadrada ou, quando se destinam a grandes fins, rectangular. A primeira destas cmaras a sptica, propriamente dita, em que se deixaro no seu fundo fragmentos minerais, e a segunda a de oxidao, que contar at determinada altura uma poro de jorra de carvo, escrias ou quaisquer outros fragmentos. Este segundo compartimento normalmente provido de um respiradouro que poder atingir certa altura. A passagem de um compartimento para o outro feita por meio de uma tubagem de grs. A construo da fossa pode ser feita de alvenaria de pedra ou de tijolo macio, e o seu interior deve ficar totalmente rebocado com um reboco hidrulico de Om,02 m ou O ,03 de espessura. Em nenhum dos compartimentos devem subsistir os cantos. O tubo da entrada dos esgotos deve mergulhar nos lquidos cerca de O'11,25 ou O'",30, e o da sada, atravs do septo, pode mergulhar de Om,60 a Om,70. No tubo de passagem da cmara sptica para a da oxidao deve haver, no seu cotovelo, um orifcio, para dar passagem aos gases do primeiro para o segundo compartimento. O funcionamento da fossa como se segue: na c-j mara sptica actuaro as bactrias anaerbias, que para efectuarem bom trabalho precisam para as dejeces de uma pessoa um volume de quinze litros de gua: na cmara de oxidao os micrbios aerbios destroem os anaerbios, nitrificando as substncias que l se COIH tm; como esta operao necessita de muito ar de ai a existncia do respiradouro. A altura a que deve atingir a jorra, na cmara dal oxidao, de cerca de Om,30 a O'n,60 abaixo do nvel dos lquidos na cmara sptica. Na cmara sptica basta uma camada de fragmentos metlicos no seu fundoJ Estas so as matrias filtrantes no nmero das quais s^ contam os fragmentos de tijolo e de outras peas da barro cozido, seixos, etc. F O S S A S DE Q U A T R O C O M P A R T I M E N T O S (Fig. 19). Trata-se de uma fossa dd sistema ingls moderno. Os seus quatro compartimentei so: a caixa da entrada dos dejectos, a cmara sptici.

Fig. 16. FOSSA DE DOIS COMPARTIMENTOS (Em cima: Corte; Em baixo: Planta)

No se devem despejar nas fossas as guas sujas de sabo, nem as que contm desinfectantes ou produtos qumicos, porque destroem os micrbios da depurao, fazendo, por isso, demorar a respectiva liquifaco. Finalizamos, acrescentando que actualmente a fossa Mouras (Fig 15) est a perder a sua importncia, porque outros sistemas mais aperfeioados apareceram.

FOSSAS

S P T I C A S

A s fossas spticas so todas aquelas construes que "^^ recebem esgotos e, que devido aco das bactrias, prefazem a depurao biolgica. So diversos os tipos de fossas spticas e variados os seus sistemas de funcionamento.
12

INSTALAES SANITRIAS

COBCRTVRA BE
,ETO ARMADO

Fig. 17. CORTE LONGITUDINAL A-B DE UMA FOSSA

SPTICA

Tmpfo Je irVxi/a

f i g , 18. CORTE TRANSVERSAL

DE UMA FOSSA

SPTICA

(Por uma eventual Fossa de Lamas)

13

INSTALAES

SANITRIAS

Fig. 19. PLANTA

DE UMA FOSSA SPTICA

a cmara de circulao e a cmara de filtragem ou niradora. A caixa da entrada recebe o encanamento que lhe trs os esgotos e passa-os para a cmara sptica, por um tubo que mergulha nos lquidos cerca de 0^,00. De a passam por uma tubagem curva, tambm mergulhada nos lquidos, para a cmara de circulao ou de oxidao, de onde transitam, por um tubo em forma de T. para a cmara de filtragem. Este tubo de passagem em forma de T para se poder dar entrada ao ar, pela extremidade que fica vol-

Fig. 30. COBTE TRANSVERSAL C-D DE UMA FOSSA SPTICA

tada para cima. A os lquidos caiem num espalhadi com dois ramos, de onde baldeiam para duas camad de jorra on de escrias suspensas em duas grades e: toda a superfcie do compartimento. Do fondo desta cmara sai o encanamento que le^v os lquidos j nitrificados, qual gua, para qualquer loc; cultivado, a distncia. A cmara sptica provida de um respiradouro e n seu fundo, bem como no da cmara de circulao, di positam-se matrias filtrantes, como fragmentos mini rais, etc. A caixa da entrada dos esgotos provida de uir grade, para evitar a passagem para a fossa de detritc grossos no diluveis. Todos os quatro compartimentos so dotados de tan pes para se poder visitar ou limpar a fossa, quando julgue necessrio. A configurao desta fossa sobre terreno (Fig 17] bastante curiosa e facilita a disps co construtiva. As vezes estas fossas so todadas de um pequen anexo ligado cmara sptica a fossa das lamas para onde correm certas matrias inertes, lamas, etc que depois de l se tiram a balde ou a p. O encanamento que conduz as guas sadas da foss vai, em muitos casos, passar por drenos (Fig. 2T) dii postos em vrios pontos do terreno, para sua pur ficao. Todos os artefactos int riores das fossas so fabr cados em ferro fundido. Os espalhadores que se aplicam a estes tipos de foi ss, para que os lquidos sados da cmara de circula se espalhem pela jorra disposta na cmara de filtragen so fabricados em ferro fundido. Os espalhadores podem conter qualquer nmero d braos ou caleiras por onde correm os lquidos que caei na jorra. s caleiras tm as abas recortadas para melhor s efectuar a queda do sea contedo. Cada uma das a leiras assente em declive para melhor servirem c seus fins.

14-

I N S T A L A E S SANITKIAS

RAS
variedade dos tipos de torneiras relativamente grande. Alm daquelas do chamado tipo vulgar muitas outras de superior categoria existem. As torneiras vulgares so normalmente fabricadas em lato, mas as de carcter especial podem s-lo no s desse metal como tambm de ferro fundido ou de bronze. No falamos agora das torneiras de grande desenvolvimento ou presso, familiares das grandes canalizaes de ferro ou de beto armado. Neste estudo s tratamos de torneiras prprias para os encanamentos das casas de habitao, em que de um modo geral s aplicamos dimetros de Om,0l2 ou de Om,019. S nos tubos de descarga dos autoclismos utilizamos dimetros que atingem Om,U35. E , pois, dentro destas larguras de canos que aplicamos as respectivas torneiras. As torneiras mais vulgares so as de sada redonda, em forma de bico de papagaio. E temos para lavatrios as chamadas torneiras de bico de pato, devido a terem a sada achatada. Em geral todas estas peas achadas no mercado so relativamente fracas. Quando se desejam de qualidade melhor fabricam-se por encomenda, aplicando-se melhores espessuras e melhor acabamento, e, ento temos torneiras robustas. Estas torneiras so fabricadas por fundio em lato amarelo e em bronze. As torneiras aplicadas usualmente nos lavatrios, para gua quente e gua fria, so umas pequenas torneiras de metal branco de tipo atarracado. Estas torneiras que se adaptam a bocais existentes nos lavatrios de faiana, so por vezes substitudas por A

ESPECIAIS
torneiras altas de diversos sistemas, assentes acima desses lugares sobre pateres. Nestes casos os bocais dos lavatrios so tapados com buchas metlicas.

TORNEIRAS DE ALAVANCA
T TM gnero de torneiras muito em uso, de aspecto normal muito perfeito e geralmente tambm fabricadas em metal branco, so as torneiras de sistema Carloni. Estas torneiras no necessitam de vlvulas de sola ou de borracha. O seu funcionamento por alavanca, o que lhe permite uma longa durao. As torneiras Carloni podem ser aplicadas em todas as canalizaes e servios, e a sua adaptao aos pateres obedece s mesmas normas de todas as torneiras. Trata-se de um sistema muito prtico para todos os fins.

T O R N E I R A S DE MOVIMENTO
A s torneiras de movimento (Fig. 22) que quase sempre so possudas de grande e alto arco, so utilizadas nos lavatrios destinados a servios de sade e cirurgia, onde as pessoas com as mos infectadas no podem manejar os seus manipules. pois com o cotovelo que se empurra o arco da torneira, que girando do lado em que se encontra para o meio, faz abrir a vlvula, despejando a gua.

Ft . 21. EXCANAMEXTO

DA SADA DAS AGUAS DA FOSSA COM UM DRENO

SPTICA

(Em cima: Corte Transversal do Dreno)

15

INSTALAES SANITRIAS
Este sistema de torneira, actualmente muito aperfeioado, de grande vantagem e utilizao. Quando se pretende fechar a gua empurra-se a torneira para qualquer dos lados. Para de novo se abrir empurra-se para o centro do lavatrio. Como se observa de muito fcil manejo esta boa torneira, recomendvel para os fins a que destinada. Esta torneira, devido forma como manejada, tem vulgarmente a designao de torneira de cotovelo.

PATERES DE FLORO
i s pateres, como j estudmos, no so mais do que embocaduras assentes nos terminais dos encanamentos metlicos, para receberem as torneiras. So construdos em lato ou em bronze, tal qual como as torneiras com que tero de formar um conjunto, como j sabemos. Nas instalaes no muito simplificadas no se aplicam os pateres somente. Sobre os pateres assentam-se umas espcies de anilhas tambm de lato ou de bronze, de certo dimetro, mais ou menos decoradas, que se chamam flores. Os flores entram nos pateres por meio de tarraxa. O assentamento dos flores tem vrios convenientes, alm de provocar um melhor aspecto sobre as torneiras, como sejam o tapameato da parede em volta dos pateres, que s vezes mister ter de reparar, porque ficam danificadas com o arranjo dos encanamentos. Outras vezes tm os flores o condo de rematar o revestimento dos azulejos, cujo corte para a passagem dos pateres fica um tanto imperfeito. As torneiras fixadas nos pateres sobre vistosos flores fieam mais agradveis vista. H no mercado flores de vrios formatos e de variados ornatos, s vezes obedecendo a estilos. Os flores, c<>mo a-< torneiras, os paiprfs e os prolongamentos de latno, podem ser Grumados.

TORNEIRAS DE PEDAL
s uma torneira cujo funcionamento um verdadeiro aparelho. de uma grande utilidade nos lavabos das salas de anestesia e de operaes cirrgicas. O aparelho do pedal em geral assente sob o lavatrio e uma ligao torneira, que faz parte do seu conjunto, estabelece o funcionamento. Quando se pretende abrir a gua carrega-se com o p no pedal e, depois, quando se deseje fechar, alivia-se o p. O funcionamento destas torneiras prtico e ptimo para aplicar no servio de grandes caudais. Estes aparelhos so geralmente construdos em varo de ferro e podem ser pintados, mas actualmente nas instalaes de certa categoria, fabricam-se de lato e so cromados, como de resto se pratica com to os os sistemas de torneiras.

ALADO

CORTE

Fig. 22. LAVABOS COM TORNEIRAS

DE

MOVIMENTO

16

Potrebbero piacerti anche