Sei sulla pagina 1di 18

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

ANLISE COMPARATIVA ENTRE O PCMAT DE UMA OBRA DE CONSTRUO CIVIL DE CRICIMA-SC COM A NR 18 - ESTUDO DE CASO
Lucas Vaz Franco Crispim (1), Clovis Norberto Savi (2)
UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)Lucasvfcrispim@hotmail.com, (2)Clovis@unesc.net

RESUMO
O acidente de trabalho no Brasil constitui-se em um problema que envolve os mais diversos setores produtivos. O setor da construo civil um dos que acusam maior ndice de acidentes de trabalho, apesar de apresentar uma legislao considerada rica. De acordo com essa estatstica, fez-se necessrio por lei a implantao NR 18 e programas de condies de meio ambiente de trabalho nas obras, de maneira a orientar e garantir ao trabalhador segurana contra possveis riscos e acidentes de trabalho. Contudo nesse contexto, o presente trabalho tem por finalidade analisar o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) de uma obra de construo civil de Cricima comparando com todos os parmetros da norma regulamentadora NR 18 (2011), verificando se as mesmas esto contempladas de acordo com o que regem por lei e analisar possveis divergncias no quesito segurana, auxiliando a empresa garantir a sade e integridade do trabalhador. O presente estudo tambm verifica o que informado no PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) e se o mesmo executado em canteiro de obras de maneira correta. Com a realizao do estudo, foram observadas vrias irregularidades em relao obra, solues simples podem ser aplicadas ao local sem muitos custos adicionais a empresa. Aps anlise de todas as informaes coletadas, pode ser destacado que uma das principais falhas encontradas na obra seria a falta de sincronia da presena de uso do EPI (Equipamento de proteo individual) dos operrios com a ausncia de EPC (Equipamento de proteo coletiva), sendo que na extenso da obra era visvel, vos em uma altura considerada de risco de queda sem guarda-corpo (Equipamento de proteo coletiva) com operrios trabalhando com apenas com capacete (Equipamento de proteo individuaI parcial), um fator de extrema importncia na segurana em execuo de obras.

Palavras-Chave: PCMAT, higiene e segurana no trabalho, construo civil.

2
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

1. INTRODUO
O acidente de trabalho no Brasil constitui-se em um problema que envolve os mais diversos setores produtivos. O setor da construo um dos que acusam maior ndice de acidentes de trabalho, apesar de apresentar uma legislao considerada rica. As empresas de Construo Civil tm realizado grandes esforos, nos ltimos anos, visando melhoria de seus processos, na busca incessante por um aumento da sua competitividade e diminuio dos acidentes do trabalho. A reformulao da NR-18 (2011) fez com que o Brasil passasse a contar com uma norma relativa segurana e medicina do trabalho na construo civil comparvel s normas vigentes em pases do primeiro mundo. Todavia, o pas apresenta um alto ndice de acidentes de trabalho. O desconhecimento pelo meio tcnico, falta de

conscientizao dos operrios e pouca fiscalizao por parte dos rgos governamentais competentes tem dificultado a aplicao da norma, apesar de sua fundamental importncia para a segurana do trabalhador. Observa-se

constantemente no mbito da construo civil que os programas de condies de meio ambiente de trabalho no so bem elaborados e no so executados de maneira adequada, apresentando desconformidades com as normas vigentes. Com isso, o presente trabalho prope um estudo das condies de segurana de uma obra de construo civil de Cricima, permitindo-se analisar as informaes contidas no PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) da obra, confrontando as mesmas com as normas

regulamentadoras, verificando a maneira como so executadas em canteiro.

2. REFERNCIAL TERICO 2.1 reas de Vivncia

Segundo a NR-18 (2011) item 18.4.1, os canteiros de obras devem dispor de:

a) instalaes sanitrias;
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

3
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

b) vestirio; c) alojamento; d) local de refeies; e) cozinha, quando houver preparo de refeies; f) lavanderia; g) rea de lazer; h) ambulatrio, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqenta) ou mais trabalhadores. O cumprimento do disposto nas alneas "c", "f" e "g" obrigatrio nos casos onde houver trabalhadores alojados (NR-18 2011 tem 18.4.1.1). As reas de vivncia devem ser mantidas em perfeito estado de conservao, higiene e limpeza. Instalaes mveis, inclusive contineres, sero aceitas em reas de vivncia de canteiro de obras e frentes de trabalho, desde que, cada mdulo: (Alterado pela Portaria SIT n. 30, de 13 de dezembro de 2000) tem 18.4.1.2 NR-18 (2011).

3. MATERIAIS E MTODOS

3.1 Procedimentos metodolgicos


Para dar inicio a pesquisa em questo, fez-se necessrio dividir em duas etapas. A primeira foi necessria realizar uma reviso bibliogrfica sobre o tema de estudo e a segunda foi realizada sob uma anlise do PCMAT da obra comparando com a NR18 (2011), com inteno de identificar no conformidade e sugerir melhorias. Para atingir o objetivo desejado, foi utilizado um quadro comparativo, coletando os dados em canteiro, confrontando com a norma regulamentadora NR18 (2011) e identificando se atende ou no dos itens mencionados no PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil).

3.2 Perodo de tempo da pesquisa bibliogrfica


O trabalho teve preparao prvia iniciando as atividades de pesquisa em junho de

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

4
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

2011, de acordo com o que foi exigido na disciplina de orientao de estagio supervisionado obrigatrio, e se prolongou a pesquisa bibliogrfica at fase das concluses. Foram utilizados artigos, literaturas e trabalhos de concluso de curso para incrementar no auxilio da pesquisa. Buscou-se conhecer as normas que regem a segurana do trabalho na indstria da construo civil e com isso observar e aplicar todos os itens necessrios para o cumprimento dessas normas.

3.3 Coleta de dados do PCMAT


Nesse perodo de pesquisa, foram realizados dilogos com o tcnico de segurana da obra, a fim de buscar dados no qual se relaciona com a prtica de segurana no trabalho em canteiro de obras e tambm obter informaes do PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) da obra, sendo uma das fontes principais de pesquisa. Foram feitos visitas na obra e com auxilio da ferramenta mquina fotogrfica, registrar fatos relacionados pesquisa.

3.4 Definio da amostra


A pesquisa limita-se ao estudo de 01 (um) PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil), referente a uma obra de alto padro de qualidade na cidade de Cricima/SC e executada por uma empresa de obras. A obra em estudo trata-se de uma edificao com espao fsico de 12.000 m, contendo duas torres, subdividas torre A e B, sendo: Nove apartamentos tipo em cada torre de 02 (dois) quartos sendo 1 sute, 2 sacadas e churrasqueira com rea total de 141,31m. Nove apartamentos tipo em cada torre de 03 (trs) quartos sendo 1 sute, 2 sacadas e churrasqueira com rea total de 177,05m. Quatro coberturas duplex com 3 sutes, piscina e terrao com rea total de 281,11m. Hall de entrada decorado, 2 sales de festas com espao gourmet e louge decorado. Dois elevadores, sala de ginstica equipada, piscina e playground. O prazo de trmino e entrega da obra julho de 2012. Compe-se de fundaes, estrutura de concreto armado, alvenarias, aberturas, revestimentos e demais itens de uma construo nova.
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

5
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

3. 5 Limites do Estudo
Este estudo efetuado com base na NR 18 (2011), tendo como auxlio para o seu desenvolvimento a utilizao da NR 9 (2011), onde a norma regulamentadora nmero 9, traz como agentes prejudiciais a sade dos trabalhadores, os agentes qumicos, biolgicos e fsicos.

4. RESULTADOS E DISCUSSES
Nesse captulo foram apresentados os dados, informaes, anlises, resultados, durante o perodo de pesquisa que contriburam para alcanar os objetivos propostos. No ms de agosto, foi realizada uma visita tcnica e observa-se que a estrutura da obra esta totalmente pronta, faltando somente os revestimentos em parcial e instalao das esquadrias, como podemos observar na Figura 1. Em estudo feito detalhado da obra, podem-se observar falhas no sistema de sade e segurana do trabalho, como ser descrito no andamento desse trabalho.

(Figura 1) - Fase atual obra. Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

6
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

4.1 Instalaes sanitrias


De acordo com a NR18 (2011) item 18.4.2.3, a instalao sanitria deve ser constituda de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, na proporo de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou frao, bem como de chuveiro, na proporo de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou frao. Essa disposio estava correta na obra.
Quadro 1 - Condies obrigatrias nas instalaes sanitrias.

Fonte: Lucas Crispim

Das obrigaes nas instalaes sanitrias, estavam parcialmente de acordo com a NR 18 (2011), no qual possui uma desconformidade nas sadas dos banheiros, onde no possui ventilao interna e possui acesso direto ao refeitrio.

4.2 Vestirio
Segundo NR-18 (2011) item 18.4.2.9, todo canteiro de obra deve possuir vestirio para troca de roupa dos trabalhadores que no residem no local. A localizao do vestirio deve ser prxima aos alojamentos e/ou entrada da obra, sem ligao direta com o local destinado s refeies. Na obra proposta o vestirio unido ao refeitrio, no est sendo cumprido o exigido no PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) da obra e a NR18 (2011). Segundo o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

7
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

indstria da construo civil) da obra, os armrios devem ser individuais dotados de fechadura ou dispositivo com cadeado. Na obra observou-se a desconformidade com o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) e norma, cuja mesma no possui armrios individuais para os trabalhadores e como podemos observar na (Figura 2), foram disponveis aos trabalhadores apenas cabides.
Quadro 2 - Condies obrigatrias no vestirio

Fonte: Lucas Crispim

(Figura 2) - Local inadequado para colocar mochilas, cabideiros. Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

8
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

(Figura 3) - Armrio com cadeado, adequado para colocar mochilas. Fonte: PCMAT da obra

4.3 Local para refeies

Nos canteiros de obra obrigatria a existncia de local adequado para refeies. No quadro 03 pode-se observar a desconformidade com o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) da obra e a NR18 (2011) de no possuir a quantidade suficiente de lugares na mesa para atender os usurios. Foi observado tambm que no refeitrio no havia nenhum tipo de depsito para colocar detritos. Ao fim da pesquisa, foi realizada uma visita na obra e constatou-se que foram instaladas mesas no subsolo para refeies, atendendo aos usurios, sendo que de acordo com a NR18 (2011) e PCMAT da obra no dever ser localizado refeitrios em subsolo. Observa-se tambm na figura 4, que a ausncia de armrios individuais, os operrios utilizam a mesa para colocar suas mochilas.
Quadro 3 - Condies obrigatrias no refeitrio

Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

9
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

(Figura 4) - Mesa com tampo lavvel. Fonte: Lucas Crispim

4.4 Carpintaria
A carpintaria muito usada na obra, somente o carpinteiro tem autorizao de utilizar a serra (Quadro 4).
Quadro 4 - Condies obrigatrias na serra circular.

Fonte: Lucas Crispim

(Figura 5) - Serra circular. Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

10
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

4.5 Armaes de Ao
Segundo a NR18 (2011) as lmpadas de iluminao da rea de trabalho da armao de ao devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeo de partculas ou de vergalhes, porm no local no foi encontrada essa proteo. proibida a existncia de pontas verticais de vergalhes de ao desprotegidas segundo NR18 (2011). Pode-se observar na Figura 6, as pontas das ferragens encontravam-se sem a proteo.

(Figura 6) - Ferragem desprotegida. Fonte: Lucas Crispim

4.6 Escadas, Rampas e Passarelas

Segundo NR18 (2011) as escadas de uso coletivo, rampas e passarelas para a circulao de pessoas e materiais devem ser de construo slida e dotadas de corrimo, rodap e guarda corpo. Algumas escadas na obra no possuam corrimo, rodap e guarda-corpo em sua periferia, deixando a escada extremamente perigosa para os trabalhadores que circulam no local. Pode-se observar uma escada desprotegida na (Figura 7).

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

11
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

(Figura 7)- Escada desprotegida de guarda-corpo, corrimo e rodap. Fonte: Lucas Crispim

4.7 Medidas de Proteo contra Quedas de Altura


Segundo a NR-18 (2011) item 18.13.1, obrigatria a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo e materiais. obrigatria na periferia da edificao, a instalao de proteo contra queda de trabalhadores e projeo de materiais a partir do incio dos servios necessrios concretagem da primeira laje. NR-18 (2011) item 18.13.3. Observa-se na figura 8 um conjunto de desconformidades, verificando a ausncia de guarda corpo e ponta de ferragens sem proteo no ultimo pavimento. Carpinteiro confeccionando as frmas na extremidade de uma laje a ser concretada com perigo de queda e com ausncia dos EPIs, sinto de segurana, capacete, luvas de raspa. Figura 9.
(Figura 8) Ausncia de guarda corpo. (Figura 9) - Ausncia de EPI no carpinteiro.

Fonte: Lucas Crispim

Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

12
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

4.8 Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas

4.8.1 Elevador de Carga.


Segundo o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) e NR18 (2011), todos os equipamentos de movimentao e transporte de materiais e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em carteira de trabalho. A obra em questo possui dois elevadores de transporte, sendo um de carga e um de pessoas, sendo que para cada elevador possui uma equipe. A ausncia de um membro da equipe que manuseia o equipamento, o mesmo tem seu suplente para substitu-lo, ou seja, apenas operrios treinados desenvolvendo a atividade, no qual esta em conformidade com a NR18 (2011) e PCMAT.
Quadro 5 - Condies obrigatrias no elevador de carga

Fonte: Lucas Crispim

Segundo a NR18 (2011) e PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil), as torres de elevadores de materiais devem ter suas faces revestidas com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes. A torre da obra era metlica e desmontvel, porm cada pavimento deve possuir proteo na entrada do elevador, portanto na obra havia ausncia de guarda corpo em alguns pavimentos, sendo um fcil ocasionador de acidentes.
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

13
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

(Figura 10) - Torre do elevador. Fonte: Lucas Crispim

4.9 Andaimes e Plataformas de Trabalho


Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme item 18.13.5 NR18 (2011), com exceo do lado da face de trabalho, porm como pode ser observado na (Figura 11), o andaime encontra-se sem o guarda-corpo e rodap. O andaime encontrava-se em piso firme e antiderrapante, construdo com madeira de rejeito, condenando sua qualidade, possuindo vrios ns e rachaduras.

Ns na madeira e rachaduras e acento j danificado.

(Figura 11) - Andaime de madeira. Fonte: Lucas Crispim

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

14
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

4.10 Instalaes Eltricas


Os quadros gerais de distribuio e terminais devem ser mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados. Esse terminal encontra-se em timo estado de conservao e instalao, contudo no estava trancado como exige a NR18 (2011) e o PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil) da obra.
(Figura 12) Rede energizada com sinalizao (Figura 13) Rede energizada destrancada

Fonte: Lucas Crispim

Fonte: Lucas Crispim

4.11 Mquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas

Devem ser protegidas todas as partes mveis dos motores, transmisses e partes perigosas das mquinas ao alcance dos trabalhadores. Ao examinar a (Figura 14), podemos ver que o motor da serra circular no possui proteo nas laterais, no possui caixa para recolher serragem conforme indica o PCMAT da obra e NR18 (2011). O cho no concreto bruto, adequado para as atividades, porm com acumulo de gua prximo da rede energizada e motor da serra. O EPI (Equipamento de proteo individual) do operrio esta incompleto, faltando o avental de raspa e o protetor facial, o que tambm recomenda o PCMAT da obra e NR18 (2011).

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

15
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Ausncia de EPI do operrio

Motor da serra sem proteo

(Figura 14) Motor sem proteo e EPI incompleto do operrio. Fonte: Lucas Crispim

4.12 EPI - Equipamentos de Proteo Individual


A empresa obrigada a fornecer aos trabalhadores gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, consoante as disposies contidas na NR 6 Equipamento de Proteo Individual EPI. No dia da presente visita constatou-se o uso adequado dos EPIs por todos os funcionrios e visitantes, Figura 15.

(Figura 15) - Caixa dos EPIs para visitantes. Fonte: Lucas Crispim

4.13 Armazenagem e Estocagem de Materiais


Segundo a NR18 (2011) os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, contudo o fluxo dos trabalhadores era prejudicado pelo armazenamento imprprio de alguns materiais.
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

16
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Alguns insumos como a cal virgem deve ser armazenado em local seco e arejado. Na obra em questo a cal estava armazenada adequadamente conforme exigncia da NR18 (2011) e PCMAT. As madeiras retiradas de andaimes, tapumes, frmas e escoramentos devem ser empilhados, nota-se que isso no feito na obra, as madeiras so empilhadas sem organizao e no h o cuidado em armazen-las (figura 17).
(Figura 16) - Estoque organizado (Figura 17) - Estoque desorganizado

Fonte: Lucas Crispim

Fonte: Lucas Crispim

4.14 Sinalizao de Segurana


De acordo com as sinalizaes a obra corresponde parcialmente o que se recomenda no PCMAT e NR18 (2011), sendo um estimulo aos trabalhadores para atender as exigncias da segurana e sade do trabalho, contudo existia falhas em relao a sinalizao.
Quadro 6 - Condies obrigatrias na sinalizao de emergncia.

Fonte: Lucas Crispim


UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

17
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

(Figura 18) - Placa de uso obrigatrio de EPI. Fonte: Lucas Crispim

4.15 Ordem e Limpeza


Segundo a NR18 (2011) e PCMAT da obra, o canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, nas vias de circulao, passagens e escadarias. Segundo ten 8.6 do PCMAT da obra so obrigatrios o fornecimento de gua potvel, filtrada e fresca para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies, na proporo de 1 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou frao. Conforme a (Figura 19) a proporo dos bebedouros est em desconformidade em relao ao nmero de trabalhadores na obra, constando (01) um bebedouro para obra inteira.

(Figura 19) - Bebedouro de jato inclinado. Fonte: Lucas Crispim

5. CONCLUSES
Neste trabalho se determina a importncia dos conhecimentos adquiridos dentro da rea de segurana no trabalho, principalmente da norma NR18. A segurana do
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

18
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

trabalho um elemento muito importante para o desenvolvimento da indstria da construo civil, entretanto ela frequentemente negligenciada. No desenvolvimento desse trabalho foram citadas vrias irregularidades em relao obra em estudo, solues podem ser aplicadas ao local sem muitos custos adicionais a empresa. A falta de sincronia do uso EPI dos operrios com a ausncia de EPC, ou seja, qual a finalidade de estar utilizando EPI em que o operrio esta trabalhando no (shaft) ultima laje, com capacete, cinto de segurana em uma estrutura sem barreiras, facilitando a queda. Este tipo de ao seria a falta de orientao e fiscalizao, porque os equipamentos dependem um dos outros e o acidente pode acontecer a qualquer momento, por isso deve-se trabalhar com sincronia. Outro problema

importante est na falta de guarda-corpos, corrimo e rodap nas escadas, o que torna o ambiente extremamente perigoso, tanto para trabalhadores, tanto para visitantes. Porm poderiam ser implantados esses EPCs com as madeiras de rejeito da carpintaria, sendo baixo custo e fcil manuteno. A distribuio de gua potvel para trabalhadores, a obra disponibilizou um bebedouro para aproximadamente 55 (cinqenta e cinco) operrios, proporo que inviabiliza para quantidade de trabalhadores. Segundo ten 8.6 do PCMAT da obra obrigatrio o fornecimento de gua potvel, na proporo de 1 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou frao, ou seja, custo mnimo em implantar mais dois bebedouros na obra distribuindo estrategicamente e atendendo a demanda.

6. REFERNCIAS
ARAJO, Nelma Mirian Chagas de; Custo da Implantao do PCMAT na Ponta do Lpis. 1 ed. So Paulo: Fundacentro, 2002.

MINISTERIO DO TRABALHO; NR-18: condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil. Braslia, SSST/MTb: Fundacentro, 2011.

OBRA DE CONSTRUO CIVIL DE CRICIMA, PCMAT (Programa de condies meio ambiente de trabalho) 2007.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

Potrebbero piacerti anche