Sei sulla pagina 1di 3

1. Estado, Governo e Administrao Pblica: Conceitos, Elementos, Poderes e Organizao; natureza, fins e princpios.

ESTADO
um ente, sujeito de direitos, que tem como elementos o povo, o territrio e a soberania. P/ Vicente Paulo e Marcelo Alex: Estado pessoa jurdica territorial soberana, formada pelos elementos povo, territrio e governo soberano. Como ente, o Estado tem personalidade jurdica prpria, internamente (perante agentes e cidados) e internacionalmente (perante outros Estados). Assim, capaz de adquirir direitos e obrigaes. O povo legitima a existncia do Estado, pois do povo que se origina todo o poder representado pelo Estado. CF: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Soberania o poder que tem o Estado de se administrar. Devido soberania, o Estado pode regular o seu funcionamento, as relaes privadas de seus cidados e as funes econmicas e sociais de seu povo, pode ainda editar leis que se aplicam ao seu territrio, sem se sujeitar a qq tipo de ingerncia de outros Estados. O Territrio a rea onde o Estado exerce sua soberania.

Os elementos do Estado (povo + territrio + soberania) no podem ser confundidos c/ suas funes. As funes estatais, tbm chamadas Poderes do Estado, so divididas em: legislativa, executiva e judiciria.

Funes Estatais = Poderes do Estado

Legislativo Executivo Judicirio

A CF traz que as 3 funes ou Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, so o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. O Legislativo edita atos gerais, impostos de forma isonmica a todos. o poder que representa a vontade do povo. o povo, por meio de um mandato conferido a seus representantes, quem edita as leis que limitaro at mesmo o exerccio das d+ funes estatais. O Executivo atua atravs de atos especficos na gesto da coisa pblica, visando uma situao concreta, dentro dos limites estabelecidos pela lei e agindo em prol do interesse pblico. O Judicirio exerce a jurisdio (diz o direito). dele a funo precpua de resolver os conflitos entre os indivduos, entre estes e o Estado ou entre os entes que compem o Estado, tbm dele a funo de interpretar a lei p/ julgar os casos e aplicar o direito. ( provocado) A separao das funes estatais no uma diviso estanque, congelada, de poder entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. O poder do Estado soberano, uno, indivisvel e emana do povo. Todos os Poderes so partes de um todo: a atividade do Estado. Por isso, o mais correto seria chamar de funes e no Poderes . Um Poder pode exercer a atividade tpica de outro. A funo legislativa, por ex: pode ser exercida, cfe a CF, atravs de medidas provisrias editadas pelo chefe do Executivo. O Poder Judicirio, tbm possui instrumentos p/ sanar a omisso do Legislativo (legislar), como a ADI por

omisso e o mandado de injuno .Tbm o Poder Judicirio pode, em hipteses excepcionais, interferir no mrito administrativo, ou seja, interferir nas razes de convenincia e oportunidade que levaram o Executivo a praticar determinado ato. Nenhuma das funes exclusiva, mas sim precpua de cada um dos Poderes. Por isso, se diz que a separao das funes no Brasil flexvel, pois cada um dos Poderes detm atribuies tpicas e atpicas (estas, em tese, seriam de outro Poder). No sistema de freios e contrapesos (Montesquie), as funes promovem uma mtua fiscalizao umas das outras (O Legislativo fiscaliza atos dos Executivo, por meio dos Tribunais de Contas, o Poder Judicirio avalia a legalidade e os procedimentos adotados pelo Legislativo, o Executivo nomeia os juzes dos tribunais de segunda instncia e de instncia superior etc.).

A Constituio que promove a organizao do Estado, em geral a Lei Maior do Estado,

onde se define a organizao poltica, a diviso dos territrios, a forma de governo, a forma de Estado, a delimitao das atribuies de cada funo (Poder), os direitos individuais que limitam a atividade do Estado perante o indivduo etc. ( O Brasil adota o federalismo como forma de Estado , a Repblica como forma de Governo e o Presidencialismo como Sistema de Governo).

GOVERNO
elemento do Estado, definido como a atividade poltica organizada do Estado, possuindo ampla discricionariedade, sob responsabilidade constitucional e poltica. P/ Meirelles governo a expresso poltica de comando, de iniciativa, de fixao de objetivos do Estado e de manuteno da ordem jurdica vigente.

subdividido em sentido formal (conjunto de rgos), em sentido material (funes que exerce)
e em sentido operacional (conduo poltica).

ADMINISTRAO PBLICA
A Adm Pblica pode ser definida em seu sentido amplo e em seu sentido estrito.

Em sentido subjetivo o enfoque dado naqueles que realizam as funes e que em sentido objetivo se observa a prpria funo exercida. A Adm Pblica em sentido subjetivo tbm chamada de Adm Pblica em sentido formal ou orgnico envolve o conceito de rgo, os entes que compem a adm direta e indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista). Em sentido objetivo (= material ou funcional), a Adm Pblica definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurdico total ou parcialmente pblico, para a consecuo dos interesses coletivos. Essas atividades (ou funes) exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes da Administrao podem ser separadas em trs grupos: fomento, polcia

administrativa e servio pblico. Fomento a atividade administrativa que incentiva o desenvolvimento daqueles que exercem funes de utilidade ou de interesse pblico. Quando a Administrao concede auxlio financeiro a um produtor rural ou a uma ONG ela est exercendo a atividade de fomento. Alm dessa forma de fomento, a Administrao tambm pode conceder financiamentos sob condies especiais, favores fiscais ou destinar imveis desapropriados a entidades sem fins lucrativos. A atividade de polcia administrativa, por sua vez, so os atos da Administrao que limitam interesses individuais em prol do interesse coletivo. Esse tema ser melhor explorado abaixo, quando falaremos sobre o poder de polcia. Por fim, servio pblico, na lio de Di Pietro (2009, p. 55), toda atividade que a Administrao Pblica executa, direta ou indiretamente, para satisfazer necessidade coletiva, sob regime jurdico predominantemente pblico. Outros doutrinadores incluem a regulao (atividade permanente de edio de atos normativos e concretos sobre atividades pblicas e privadas, de modo a implementar polticas de governo) e a interveno (direta = atuao do Estado no domnio econmico; e indireta = regulamentao e fiscalizao de atividades privadas) como funes da Administrao Pblica. Todas essas funes tm por finalidade executar as polticas de governo, exercer a funo administrativa em prol do interesse pblico, promover a ordem econmica, urbanstica, financeira etc., promover

Potrebbero piacerti anche