Sei sulla pagina 1di 21

O MINISTRIO DO APSTOLO

O MINISTRIO DO APSTOLO
Parte 1 Por Graham Perrins CONSIDERAI A JESUS
Iniciamos nosso estudo do ministrio apostlico no Novo Testamento considerando a Jesus (Hb 3:1). Ele o apstolo supremo. Nele vemos um ministrio apostlico de estatura completa. A palavra apstolo significa literalmente, um "enviado", e derivada do radical "enviar". No contm em si nenhum pensamento de propsito ou funo. Seu significado simplesmente o de "algum que enviado". H uma palavra equivalente no hebraico que amplia um pouco nossa compreenso do vocbulo apstolo. Na parte do Talmud que trata da lei oral h uma passagem que diz: "Se aquele que reza o tefilloh (orao judaica) cair no erro, ser mau pressgio para ele, e se ele for o agente (apstolo) da congregao, ser mau pressgio para aqueles que assim o designaram, porque o agente se assemelha quele que o designou." O apstolo se assemelha quele que o designou. Vemos que se um homem fizer oraes e depois cair em erro, trar vergonha sobre si mesmo. Se o homem que caiu no erro for o agente, ou apstolo, de uma congregao, ento trar vergonha sobre a congregao por causa desta ligao: o apstolo se assemelha quele que o designou. O apstolo mais do que um simples mensageiro. Ele se identifica com aquele que o enviou. O registro mais antigo desta palavra no grego est nos escritos de Herdoto, e se refere a um arauto enviado para conseguir armistcio. Trata, claramente, de um homem com autoridade para executar negcios no lugar daquele que o enviou. Thayer, em sua discusso sobre a ligao entre as duas palavras gregas que significam "enviar", diz que pempo um termo mais genrico, ao passo que a palavra que estamos examinando, apostello, um termo que geralmente sugere um enviado autorizado ou oficial. Ligando estas definies, vemos que a palavra apstolo muito rica. Sugere que Jesus Cristo foi "enviado por parte do Pai", no como um simples mensageiro, mas como algum que se identificava com o Pai, e que veio representar aquele que o enviara.

PARA TRAZER A SALVAO


O propsito do seu apostolado descrito em muitas passagens do Novo Testamento. Joo destaca um motivo especial. "Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que julgasse o mundo; mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3:17, veja tambm 1 Jo 4:9,10,14). Jesus foi enviado para tratar do pecado da humanidade e introduzi-la na vida e na salvao. Numa definio ainda mais simples, Jesus disse: "Eu vim para fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo 5:30). Jesus, o apstolo, se preocupava em executar a vontade daquele que o enviou.

www.ruach.com.br

O MINISTRIO DO APSTOLO

PARA EDIFICAR A CASA DE DEUS


Em Hebreus 3 h mais um motivo para seu apostolado. Esta passagem inteira fala sobre a edificao da casa de Deus. Jesus no veio somente para trazer salvao aos homens e s mulheres, mas veio assegurar que aqueles que haviam recebido a vida fossem edificados juntos como uma habitao de Deus. "Considerai o Apstolo e Sumo Sacerdote... Jesus", que edificou a casa (Hb 3:1-3). Ele foi enviado para tratar do pecado dos homens, para lev-los salvao e vida, e finalmente para culminar sua misso edificando uma casa onde Deus pudesse morar, uma casa que Deus pudesse encher com sua presena. Note o exemplo de Moiss que tambm citado nesta passagem em Hebreus. Ele foi fiel na casa de Deus. Em Atos 7 vemos que Moiss tinha um ministrio de salvao. Ele foi enviado para ser um libertador (v. 35). Ele tambm tinha uma outra misso. Deveria construir um lugar de orada para Deus segundo o modelo que Deus havia mostrado no monte (v. 44). O ministrio apostlico de Moiss envolvia no s a redeno mas tambm a edificao da casa de Deus. Moiss aqui uma figura do objetivo final de Deus, uma casa no feia por mos humanas, mas edificada com pedras vivas.

MISSO NO-TERMINADA
Baseando-nos em Atos 3, podemos concluir que o ministrio apostlico de Jesus ainda no foi consumado e que no se encerrou com a ressurreio. Neste captulo vemos que Jesus enviado mais uma vez - para abenoar Israel, e tambm para abenoar todas as naes (vv. 25,26). Mas como Jesus poderia ser enviado aps ressuscitar dos mortos? Ele foi enviado atravs do ministrio da igreja.

O APOSTOLADO NA IGREJA
A ressurreio de Jesus causou transformao no ministrio apostlico. Aquele ministrio exclusivo de Jesus e dos doze agora ampliado. O que fora limitado geograficamente Palestina, agora se torna universal. significativo que em Efsios 4 o Senhor ressurreto quem concede o dom de apostolado igreja. Isto aconteceu depois da ressurreio de Jesus. Ele ascendeu e deu dons aos homens - primeiro, aos apstolos. A misso apostlica de Jesus est por completar-se, pois depois de sua ressurreio ela ainda continua nos apstolos do Novo Testamento, naqueles que foram enviados para representlo. A mensagem que eles levaram foi: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presena do Senhor venham tempos de refrigrio, e que envie ele o Cristo, que j vos foi designado, ao qual necessrio que o cu receba at aos tempos da restaurao de todas as cousas" (At 3:19-21a).

A MISSO DE JESUS...
Aqui est a ltima expresso do apostolado de Jesus, sua ltima comisso. Temos aqui um tremendo panorama. Deus enviou Jesus Cristo, que completou a obra da redeno e ressurgiu de entre os mortos. O ministrio apostlico entra, ento, numa nova dimenso com os apstolos da igreja e culmina com a comisso final de Cristo para trazer a restaurao de todas as coisas. Tanto o ministrio dos doze, quando o da companhia que os seguiu, devem ser vistos como uma extenso do ministrio apostlico de Jesus. o seu apostolado que est sendo
www.ruach.com.br 2

O MINISTRIO DO APSTOLO

incorporado neles. Ele est sendo enviado nos seus apstolos. V-se isto mais especificamente no evangelho de Joo. "Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe" (Jo 13:20a). Aquele que recebe o enviado, recebe o prprio Cristo.

...CONTINUADA POR SEUS APSTOLOS


"Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo" (Jo 17:18; 20:21). Vemos em Joo 17:21 que um propsito da comisso "para que o mundo creia que tu me enviaste". O envio dos apstolos no somente estendia o envio de Jesus Cristo, mas tambm o justificava e confirmava. A prova do apostolado de Cristo o apostolado da igreja e se no houver um apostolado na igreja, no haver nenhum testemunho do apostolado de Jesus. A tarefa principal dos apstolos hoje ainda trazer salvao e construir a casa do Senhor. Tenho me referido aos doze e queles que os seguiram como uma extenso do ministrio de Cristo. J foi dito muitas vezes que o ministrio apostlico cessou com os doze, mas h evidncia abundante no Novo Testamento de uma extenso de apostolado alm dos doze. Em Efsios 4 vemos o apostolado como um dom do Senhor ressurreto, ao passo que os doze foram designados antes dele ressuscitar dos mortos. H pelo menos oito pessoas no Novo Testamento que so chamadas apstolos: Barnab e Paulo, Timteo e Silas, Andrnico e Jnias, Apolo e Tiago. Em 1 Corntios 15 os doze so colocados em contraste com os demais apstolos (vv. 5,7,8). Em 2 Corntios 11:13 e em Apocalipse 2:2 h referncias aos falsos apstolos. Se o apostolado fosse limitado aos doze, seria fcil demonstrar quem era falso. evidente, ento, que h outros apstolos no Novo Testamento, mas vamos observar a relao entre ele e os doze. Em muitas maneiras os doze foram singulares. Foram singulares em ser os primeiros apstolos a representar o apostolado de Cristo. Eles no foram singulares por serem os nicos. H sempre uma singularidade atribuda aos primeiros e exatamente isto que se v nos doze. Em segundo lugar, foram singulares pelo fato de serem doze apstolos. O nmero doze no exclusivo, mas simblico. Liga-nos ao povo de Deus do Velho Testamento. Os doze filhos de Jac no foram designados para limitar sua descendncia, mas para serem as primcias da mesma. Nos doze temos um smbolo ligando a nova comunidade com a velha. Eles foram as primcias de uma nova humanidade, as primcias da nova habitao de Deus. Foram singulares por serem os primeiros. Foram singulares por serem o elo entre o povo de Deus da velha aliana e o da nova aliana. Foram singulares em ser as primcias de uma nova humanidade. Aqui sua singularidade termina, e seu ministrio essencial continuado por muitos outros.

A FORMAO DE UM APSTOLO
1 - ORAO Vamos agora origem e preparao do ministrio apostlico. Lucas registra como o ministrio dos doze comeou. "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discpulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu tambm o nome de apstolos" (Lc 6:12,13). Da orao se originou o ministrio apostlico. No se ouve falar muito sobre orao para gerar ministrios, mas h uma necessidade vital disto em nossa poca. Jesus orou e tenho
www.ruach.com.br 3

O MINISTRIO DO APSTOLO

certeza que ele ainda est orando para que surjam apstolos. Precisamos alinhar as nossas oraes com as dele e ento veremos algumas respostas. A orao um alicerce para o surgimento de um apstolo. 2 - DISCIPULADO Note que ele os chamou de entre a companhia de discpulos. O discipulado tambm um requisito para ser um apstolo. Quando Paulo se refere ao seu apostolado em Romanos 1, ele comea assim: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apstolo". Se ns no nos qualificarmos na escola do discipulado, certamente no vamos nos qualificar na escola do apostolado. do meio dos discpulos, dos escravos de Jesus, que ele chama o apstolo. Todos ns temos conscincia do preo do discipulado. "Se algum quer ser meu discpulo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lc 9:23). Se tudo que envolvido no discipulado no for trabalhado profundamente em nosso esprito e em nossa experincia, no podemos comear a pensar em apostolado. 3 - O CHAMADO DE DEUS Quero enfatizar mais um fato - que era Jesus quem chamava. O apostolado um ministrio que nenhum homem pode tomar sobre si. Nem um ministrio que um homem pode colocar sobre outro. Jesus chama; se ele no chamar, no haver apostolado. A igreja pode, com seus meios normais, impor as mos em um homem aps outro para uma sucesso apostlica, mas o apostolado no vem assim. uma extenso do Senhor ressuscitado, no uma extenso da mo do homem. Os ministrios podem surgir de maneiras diferentes; vemos, por exemplo, os apstolos convidando a igreja para apontar homens para cuidar dos problemas das vivas. No assim com o apostolado. Ele chama. Vez aps vez Paulo reafirma que ele um apstolo de Jesus Cristo, no pela vontade do homem mas pelo mandamento de Deus. 4 - ALM DO DISCIPULADO A passagem paralela no evangelho de Marcos diz que "Jesus subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Ento designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar" (Mc 3:13,14). Ele os designou para estarem com ele. uma frase to simples, mas diz tudo. Dentre aqueles que haviam se provado na escola de discipulado, ele, por vontade divina, escolheu alguns para estarem com ele. Isto sugere claramente uma intimidade de relacionamento que transcende o discipulado. Foi dito dos apstolos do Novo Testamento que os homens notaram que eles haviam estado com Jesus (At 4:13). O apstolo um homem que tem uma comunho ntima com aquele que o envia. Isto o que o Senhor tinha em mente quando ele disse, "Vs sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (Jo 15:14,15). O discipulado do servo ainda continua, mas agora absorvido numa amizade maior, uma intimidade maior com Jesus Cristo. repartir todas as coisas "que eu tenho ouvido de meu Pai". "No fostes vs que me escolhestes a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs outros, e vos designei para que vades" (v.16). Ele os chamou para que estivessem com ele, para que ele pudesse envi-los.

www.ruach.com.br

O MINISTRIO DO APSTOLO

O MINISTRIO DE UM APSTOLO
Agora quero expor as principais caractersticas de um ministrio apostlico. Vejo trs aspectos principais: 1 - INICIADOR Em primeiro lugar, um apstolo exerce um ministrio iniciador. Ele expressa iniciativa no humana, mas divina. Deus usa o apstolo para realizar seus prprios comeos no desenvolvimento do plano da salvao. Vemos isto quando os doze foram enviados. A iniciativa de alcanar as cidades de Israel com o evangelho do reino de Deus no estava com a multido dos discpulos em geral, mas com os doze apstolos particularmente. Foram eles os primeiros a sair pregando o reino de Deus. Mais tarde, vemos que ele designou mais setenta, porm foram os doze quem tomaram a iniciativa. No dia de Pentecoste foram os apstolos que tomaram a iniciativa de interpretar o acontecimento. Lucas diz que Pedro se levantou com os onze. Mais tarde quando as multides viram a Pedro e ao resto dos apstolos dizendo: "Que faremos?", foram os apstolos quem deram a resposta, apesar de 120 pessoas terem sido cheias do Esprito. Na evangelizao dos gentios foi um ministrio apostlico que rompeu a barreira de separao entre o judeu e o gentio, barreira essa construda atravs de sculos de tradio. Pedro diz: "Deus escolheu que atravs de minha vida, os gentios ouvissem". Foi o apstolo Pedro quem introduziu uma nova fase no programa divino de salvao e mais tarde seu ministrio foi seguido e ultrapassado pelo ministrio do apstolo Paulo. O ministrio apostlico toma o primeiro passo no programa de Deus, o primeiro passo numa nova direo, numa nova dimenso. Paulo estava resoluto a pregar Cristo onde ele ainda no havia sido pregado. Ele queria ser o iniciador, ele queria ser o primeiro. Eu digo iniciador em vez de pioneiro porque h algumas situaes hoje onde no acho que possamos nos considerar pioneiros, mas o ministrio necessrio ainda apostlico. Por exemplo, podemos ir a muitas cidades e povoados em nossa terra hoje e encontrar sinais de que o evangelho j fora pregado ali. H igreja; salvao se encontra ali. Mas ainda pode haver um ar de morte prevalecendo no lugar. Faz-se necessrio um ministrio apostlico para reconquistar a iniciativa para Deus. Esta uma funo apostlica. Deus usando o apstolo para tomar a iniciativa a fim de que seus propsitos de salvao possam fluir novamente entre os homens e as mulheres. 2 - ALICERADOR Em segundo lugar, o ministrio apostlico alicerador. Este mais um passo alm do iniciador. importante que ns iniciemos a ao, mas no caso de algumas pessoas, depois da iniciativa, a direo da ao determinada puramente pelo acaso. bom ter pessoas iniciando alguma coisa, mas o apstolo, alm de saber iniciar, sabe tambm assegurar que os propsitos de Deus atrs daquela iniciativa sejam realizados. Isto vital. O apstolo leva os propsitos de Deus a serem demonstrados visivelmente, e assim o alvo alcanado, e a misso cumprida. Esta diferena pode ser vista no caso de Filipe. Filipe saiu com uma mensagem poderosa e almas foram salvas, mas parecia estar faltando alguma coisa nos convertidos - algo que Filipe sozinho no pde suprir. somente quando os apstolos levam estas pessoas para uma experincia no Esprito, e batizam-nas no corpo de Cristo, que h uma igreja. A est a diferena: algum pode tomar iniciativa, mas preciso tambm saber colocar os alicerces.

www.ruach.com.br

O MINISTRIO DO APSTOLO

O apstolo no somente colocava os alicerces, mas ele mesmo era o alicerce. So os prprios apstolos que so dados igreja, no somente seus ministrios. Eles mesmos so o dom de Deus e os fundamentos. Vemos isto em Mateus 16:16-18. Algumas pessoas so to ansiosas para provar o erro dos Catlicos Romanos que chegam a afirmar com toda certeza que a pedra a confisso de Pedro e de maneira alguma pode ser o prprio Pedro. Creio que precisamos dar o devido valor a Pedro. Parece-me que o Senhor est dizendo que no s a confisso de Pedro, mas o prprio Pedro, faz parte do alicerce da igreja. Paulo nos d uma interpretao de Mateus 16 em Efsios 2:19, onde ele se refere casa de Deus sendo edificada no alicerce dos apstolos e profetas, sendo Cristo Jesus a pedra principal de esquina. Em sua viso da nova Jerusalm, Joo viu os doze alicerces com os nomes dos doze apstolos. O prprio Paulo pde falar daqueles que eram colunas da igreja em Jerusalm - Cefas, Tiago e Joo. Eram homens que havia subido a um lugar de importncia e preeminncia unicamente porque Deus havia colocado um peso e uma responsabilidade sobre eles. Deus os havia feito alicerces e a obra dependia deles. No queremos apoiar o domnio de um s homem ou perpetuar um sacerdcio denominacional. Nem desejamos enfatizar tanto o sacerdcio dos crentes que se torne impossvel os lderes surgirem, os apstolos serem reconhecidos, e os homens de Deus se tornarem alicerces da igreja. Em alguns lugares tornamo-nos to ansiosos para fugir dos cultos personalidade que quando um homem comea a aparecer e se torna bvio que a obra est sendo edificada em volta dele, ns imediatamente queremos reduzi-lo a tamanho normal. Talvez Deus queira levant-lo um pouquinho mais. O apstolo tambm sabe como construir nos alicerces e como estruturar a igreja. H um paralelo maravilhoso entre Mateus 16 e 1 Corntios 3:9, onde temos uma referncia ao edifcio de Deus. Depois no versculo 10 diz: "Segundo a graa de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor". Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei minha igreja". E Paulo diz: "Lancei o fundamento como prudente construtor". Seu ministrio um com o ministrio de Jesus. Mas ele no est preocupado somente em lanar o alicerce; ele se preocupa igualmente com aquilo que edificado sobre ele. "...e outro edifica sobre ele. Porm cada um veja como edifica". 3 - SUPERVISOR A terceira caracterstica do apstolo seu ministrio de supervisor. "Porque est escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e no haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo" (At 1:20). A palavra para encargo episkope, a mesma palavra que podemos traduzir em outro lugar pela palavra "bispo". Tome outro o seu episcopado. Esta palavra j era muito significativa na poca em que foi escrito o livro dos Atos dos Apstolos. usada na Septuaginta, em Nmeros 7:2, onde h uma referncia aos prncipes de Israel que presidiam ao censo. Tambm em Nmeros 4:16: "Eleazar, filho de Aro, o sacerdote, ser supervisor, ter a seu cargo o azeite da luminria, o incenso aromtico, a contnua oferta dos manjares e o leo da uno, sim, ser supervisor de todo o tabernculo, e tudo o que nele h, o santurio e os mveis". O livro de Reis se refere aos superintendentes da casa do Senhor, cujo cargo era receber o dinheiro recolhido para reparar e reconstruir o templo e distribu-lo aos carpinteiros e pedreiros e a todos que trabalhavam na casa do Senhor para restaur-la. Neemias escreve sobre o superintendente dos levitas. Os judeus ento j estavam familiarizados com esta expresso. Eles sabiam que a superintendncia era uma funo do prncipes ou lderes de Israel, e uma funo daqueles que tinham um cargo sobre a casa de Deus.

www.ruach.com.br

O MINISTRIO DO APSTOLO

esta mesma idia que desenvolvida no uso do termo no Novo Testamento. " necessrio, portanto, que o bispo... governe bem a sua prpria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito; pois se algum no sabe governar a prpria casa, como cuidar da igreja de Deus?" (1 Tm 3:2-5). "Rogo, pois, aos presbteros que h entre vs... pastoreai o rebanho de Deus que h entre vs, no por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; ...nem como dominadores dos que vos foram confiados" (1 Pe 5:1-3). Nestas duas referncias vemos o piskope no seu ambiente local. O apstolo funciona na capacidade de um presbtero para a igreja universal, enquanto o presbtero se limita a uma localidade. O apstolo enviado com aquele mesmo ministrio essencial para toda a igreja de Deus. H trs setores principais onde a superintendncia do apstolo atua. 1 - Em primeiro lugar, no setor do ensino. Os discpulos primitivos continuaram firmes no ensino dos apstolos (At 4:42) e este ensino providenciava as normas para a igreja primitiva. Paulo, como um apstolo, escreveu com a expectativa de que suas epstolas fossem obedecidas. "Se algum se considera... espiritual, reconhea ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. Caso algum no preste obedincia nossa palavra dada por esta epstola, notai-o; nem vos associeis com ele" (1 Co 14:37; 2 Ts 3:14). Pedro escreve que ns devemos lembrar o mandamento de nosso Senhor e Salvador pela boca dos apstolos (2 Pe 3:2). Quando surgiu o problema da circunciso, foram os apstolos que tomaram a iniciativa em resolver o que devia ser ensinado para os convertidos gentios (At 15:5,6). Eles estavam preocupados sobre o ensino a ser administrado ao corpo de Cristo. Precisa haver apstolos hoje que se preocupem com os vrios ensinos e revelaes que esto circulando por a e sejam capazes de tratar com eles com a mesma autoridade dos apstolos primitivos. Se no houver liderana. o povo de Deus pode cair em confuso. a responsabilidade de um apstolo assegurar o ensino slido da palavra de Deus e impedir que o diabo faa destruio atravs de "ventos de doutrina". 2 - Em segundo lugar, na rea de apontar presbteros. O governos da igreja local era designado pelos apstolos. Vemos isto no livro de Atos e em Tito. Eles estavam a par daquilo que se passava nas igrejas, designavam os presbteros locais e exerciam uma superintendncia sobre os presbteros. Seu ministrio ajudava a ligar e a unir as igrejas. 3 - O terceiro aspecto no setor de disciplina. Paulo se preocupava com as situaes locais e quando ouvia sobre dificuldades nas igrejas, ele escrevia, se envolvendo no problema, mesmo no estando l fisicamente. Em Corinto ele entregou um irmo a Satans para a destruio da carne e chamou a igreja para apoiar seu julgamento. Mais tarde ele lhes escreveu: "Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. E foi por isso tambm que vos escrevi, para ter prova de que em tudo dois obedientes" (2 Co 2:8,9). "Portanto, escrevo estas cousas, estando ausente, para que, estando presente, no venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificao, e no para destruir" (2 Co 13:10).

AUTORIDADE ESPIRITUAL
Para terminar, quero dizer que a autoridade apostlica essencialmente espiritual. "Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: sabeis que os que so considerados governadores dos povos, tem-nos sob seu domnio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vs no assim; pelo contrrio, quem quiser tornar-se grande entre
www.ruach.com.br 7

O MINISTRIO DO APSTOLO

vs ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs, ser servo de todos" (Mc 10:42-44). Voltamos novamente a esta caracterstica espiritual de estar com Jesus. O ministrio apostlico realizado debaixo da sombra da comunho com Cristo. A autoridade do apstolo semelhante de seu Senhor; no reino do Esprito. significativo que Jesus, quando proclamava que era o Messias, nunca oferecia provas que satisfizessem a todos. Se o tivesse feito, nunca teria sido crucificado. Os apstolos procedem da mesma forma. Eles no tm cartas de recomendao. No h nenhum conselho eclesistico atrs deles. Eles no tm nenhuma roupa eclesistica para ajud-los a ser reconhecidos. Seu ministrio difcil para o homem natural compreender. O apstolo um homem que est em contato ntimo com Jesus. Sua autoridade provm do seu relacionamento com Cristo. Ele no tem nenhuma autoridade de si mesmo. Se Paulo fosse pregar outro evangelho ele seria to maldito e to impotente quanto qualquer outro homem. Sua autoridade estava em fazer a vontade daquele que o enviou. Se os homens resistissem ao seu apostolado, e ele permanecesse com seu corao e vontade obedientes ao Senhor, mais cedo ou mais tarde sua autoridade seria reivindicada e as bocas dos adversrios silenciadas. Jesus est procurando homens assim. Quem suficiente para estas coisas? Ns precisamos pedir a Deus para levantar primeiramente... apstolos.

www.ruach.com.br

O MINISTRIO DO APSTOLO

PARTE 2 Por John Noble INTRODUO


Minha preocupao despertar os cristos contemporneos a esperar que os apstolos modelem a vida da igreja nos nossos dias. Estou plenamente convicto de que a redescoberta da verdade em relao aos ministrios apostlico e proftico desempenhar um papel de importncia vital no estabelecimento e crescimento do corpo de Cristo at a plenitude, em preparao para a volta de Jesus. Ser tambm um passo essencial que desencadear o grande e ltimo impulso evangelstico antecedente a este glorioso clmax da histria. Todo resqucio de incredulidade com respeito ao aparecimento de apstolos deve ser eliminado, para podermos vigiar e orar com f a fim de que os homens designados por Deus possam surgir com poder. Estes homens passaro pela igreja subjugando as foras malignas que dividem os santos e os despem da sua verdadeira glria. Eles uniro e libertao um exrcito que, sob o domnio de Deus, cumprir o seu propsito nestes ltimos dias. Se os apstolos realmente funcionarem desta forma, ser porque eles entenderam de fato uma lio simples e fundamental a partir do exemplo de Jesus. Eles sabero que um homem somente poder exercer autoridade quando em primeiro lugar ele mesmo se submetido a uma autoridade (Lc 7:6-8). Jesus aprendeu esta submisso quando era menino, por ocasio do primeiro aparecimento do seu dom evidente durante o seu dilogo no templo (Lc 2:46-47). Ele tratou imediatamente dos negcios do seu Pai celestial atravs de sua submisso aos seus pais terrenos que acabavam de cometer o erro de deix-lo sozinho em Jerusalm. Com tal obedincia ele cresceu rapidamente em estatura e sabedoria (Lc 2:51,52; Fp 2:5-9). Os lderes da igreja tambm aprendero a se submeter ao Pai, atravs da sua submisso uns aos outros, mesmo em fraqueza, crescendo na graa para com Deus e os homens. Desta forma eles adquiriro o direito de levantar outros homens de autoridade dentre aqueles que aprenderam a reconhecer e a confiar no ministrio. Assim o corpo se tornar sadio outra vez, sendo renovado internamente atravs daquilo que cada junta contribui (Ef 4:16).

OS PRIMEIROS E OS LTIMOS APSTOLOS


A mar de restaurao dentro da igreja continua a crescer, apesar dos intervalos aparentemente demorados entre as ondas. Quase sem ser percebido, ano aps ano, dia aps dia, Deus prossegue com preciso inexorvel no seu programa de atrair a si prprio todas as coisas, inundando a criao com o seu amor. A vazante da mar durou uns trezentos ou quatrocentos anos at chegar penumbra da "idade escura" na histria da igreja. Em seguida ela se acomodou no conforto duvidoso da religio formal. Porm, durante os ltimos quatro sculos, no final desta era, os ventos de luz e revelao esto soprando novamente, to fortes como antes. A enchentes poderosas do seu amor esto novamente inundando vidas secas e vazias. Estes surtos de bno foram iniciados quando os grandes tradutores da Bblia se puseram a trabalhar, colocando suas vidas em perigo a fim de dar a palavra de Deus s multides uma linguagem inteligvel e compreensvel. Isto desencadeou logo a revelao de uma srie de verdades gloriosas, tal como justificao pela f, santidade, responsabilidade
www.ruach.com.br 9

O MINISTRIO DO APSTOLO

social, o sacerdcio de todos os cristos, o batismo no Esprito Santo e recentemente a verdade com respeito ao corpo de Cristo e estrutura da igreja. No necessrio estudar muito tempo para descobrir que o processo desta restaurao semelhante ao declnio que o processo desta restaurao semelhante ao declnio e decadncia da igreja, sem sentido contrrio. Nos ltimos trs ou quatro sculos temos recuperado grande parte do terreno que havia sido perdido. Na igreja primitiva, a perda de autoridade, ou a autoridade sendo colocada nas mos das pessoas erradas, produziu divises, que resultaram por sua vez num esvaziamento de poder. Conseqentemente as necessidades do corpo e da alma no podiam mais ser solucionadas, e os milagres cessaram. O brilho do sol do evangelho foi obscurecido pelas nuvens da apatia, e do mundanismo que se infiltrava nas vidas dos santos. At mesmo as Escrituras foram enterradas sob as palavras de uma lngua morta que, tal qual folhas cadas do outono, ocultam a vereda da verdade. Somente uma linha fina de graa, envolvida amorosamente em torno de alguns poucos coraes acesos, traava o caminho em frente, ao longo do inverno de apostasia. Se ignorarmos estes fatos, e sentarmos apaticamente de lado, esperando para ver o que Deus far depois, como algum "profeta de poltrona", negaremos nossas responsabilidades crists. PRecisamos corresponder ao perdo de Deus estendido a ns por nossa culpa em tudo isto, e assim se tornar nosso prazer busc-lo novamente at que ele derrame o Esprito em chuvas serdias (Os 10:12). O Senhor Jesus sempre sai ao encontro de almas famintas e sedentas com sua graa renovadora, primaveril (Mt 5:6). Firmemos nossos coraes, portanto, na posio de restaurao. Resolvamos, pela f, prosseguir com Deus, custe o que custar. Assim comearemos a ouvir o que o Esprito est dizendo nossa gerao. Com seu auxlio descobriremos meios prticos de aplicar a verdade s nossas famlias e grupos de comunho. Quando a igreja nasceu no dia de Pentecostes, o Senhor havia criado uma estrutura delicada para sustentar o corpo, e permitir o crescimento. Ele queria um homem maduro com o qual pudesse completar a obra de edificar o reinos dos cus na terra. Ele queria um povo unido que, assim como o seu prprio Filho, o obedecesse e o servisse com fidelidade, a fim de manifestar o seu amor a um mundo que caminhava para a morte. A estrutura no foi alterada. O Senhor est operando neste instante para nos trazer mesma vida e modelo que os cristos primitivos possuam. Ele deseja que ns avancemos alm daquele ponto, a uma plenitude que nunca foi experimentada pela maioria. Com relao restaurao, o que desapareceu primeiro tornar a aparecer em ltimo lugar, a fim de cumprir o plano celestial. Jesus , ele prprio, evidentemente, tanto o Primeiro quando o ultimo; o Alfa e o mega (Ap 1:11); o Autor e o Consumador (Hb 12:2); o Alicerce e a Pedra Superior (1 Co 3:11; Mt 21:42). Aquele que deixou a cena de ao primeiro ser o ltimo a voltar; seu privilgio e nosso gozo, e aguardamos esperanosamente este grande acontecimento. Logo depois de si prprio, Jesus colocou "primeiro" os apstolos (1 Co 12:28); quando estes homens morreram, eles deixaram um vcuo de autoridade no qual entraram homens errados. Os presbteros lderes, ou bispos, das maiores congregaes se fortaleceram cada vez mais, preenchendo a posio que at ento pertencia aos apstolos. Uma organizao central emergiu preparando o caminho para um lder central, ou papa. Estes bispos no foram concedidos por Cristo igreja (Ef 4:11), nem receberam dons para seu trabalho, e assim a decadncia iniciou-se, sendo seguida por centenas de anos de escurido. Apesar de tudo isto podemos louvar ao Senhor, porque enfim o seu povo comea a ser preparado
www.ruach.com.br 10

O MINISTRIO DO APSTOLO

novamente para receber o ministrio apostlico que lanar os alicerces da ltima casa, cuja glria exceder a da primeira (Ag 2:9). O Esprito da verdade tem sido acolhido, e podemos estar certos de que ele nos guiar a toda a verdade (Jo 16:13). Portanto, os apstolos vm em primeiro lugar, e tambm no fim, como arquitetos peritos que tm visto as plantas, e so dotados por Deus com a capacidade de edificar a sua obra nas bases certas, com a contribuio dos outros ministrio.

TRS COMISSES DE APSTOLOS


Um estudo breve da palavra demonstrar que houve trs tipos de comisses de apstolos nas Escrituras: o Apstolo e Sumo Sacerdote do nossa chamamento, os apstolos do Cordeiro, e os numerosos apstolos do Esprito. Jesus , sem dvida, o Apstolo dos apstolos (Hb 3:1), descendo do seu trono celestial a fim de criar uma nova ordem de vida atravs da sua morte e ressurreio. Ele deu luz a igreja. Ningum poderia ter feito isto, alm de Cristo: foi sua obra peculiar. Ele escolheu doze homens para segui-lo durante sua vida terrestre; estes apstolos do Cordeiro (Ap 21:14) estavam com ele desde o princpio. Depois do Pentecoste outros foram separados pelo Esprito Santo para aumentar e continuar a obra de alcanar o mundo com o evangelho do reino (At 13:2). A palavra "apstolo" significa simplesmente um "enviado". O que mais importante aqui saber se um homem realmente foi enviado, quem est enviando, e para onde ele est sendo enviado. Voc poder notar que Jesus foi enviado pelo Pai, os doze foram enviados pelo Filho, e muitos foram enviados pelo Esprito Santo at que a obra de Deus seja completada (Ef 4:11-13). Cada um tinha limitaes impostas comisso. Pedro foi enviado aos judeus, Paulo aos gentios (Gl 2:7,8). At Jesus recebeu fronteiras pelo Pai, que o enviou s ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15:24). Os homens de Deus no recebem uma comisso de forasteiro, mas cada um deve operar dentro dos limites da sua autoridade (2 Co 10:13-16). necessrio que entendamos que a grande comisso de "Ide a todo o mundo" no foi um convite aberto a uma super-corrida, aberta a todos, para atravessar todo o mundo. Pelo contrrio, foi uma chamada para que cada um tomasse o seu lugar numa equipe que, a partir de uma base central, se espalharia para cobrir toda a terra com expresses locais e vivas das boas novas. Precisamos perceber que nem todos so chamados como evangelistas ou homens de primeira linha. A grande maioria devia trabalhar "atrs dos bastidores" para sustentar aqueles que foram enviados para afastar os poderes das trevas e estabelecer o reino em cada local. A igreja s ir completar esta tarefa quando cada homem, conhecendo seu lugar, e deixando de lado seu individualismo, dedicar toda a sua fora e talento um esforo unido no Esprito Santo. Lembre-se da orao sacerdotal do Senhor em Joo 17. Lembre como Jesus fez uma aliana de levar um povo glria e unio para que o mundo pudesse ver como ele tem compartilhado a sua vida com os homens. Os doze se dedicaram a cumprir este clamor do corao do seu Senhor. Assim far todo aquele que for enviado com o mesmo Esprito que anseia no nosso interior. Isto tem que acontecer, ir acontecer, em uma gerao; Jesus ver
www.ruach.com.br 11

O MINISTRIO DO APSTOLO

o fruto do trabalho (da dor) da sua alma e ficar satisfeito. Agora podemos fazer a orao que ele nos ensinou (Lc 11:2) com f, cooperando com ele - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no cu.

APSTOLOS DESAPARECIDOS
Um problema grave que impede muitos cristos sinceros de entenderem a verdade em relao aos ministrios apostlicos um ensinamento conhecido de algumas pessoas como a "teoria dos apstolos desaparecidos". Este ensinamento responsvel por grande parte da falta de entendimento hoje. A idia de que Paulo foi o ltimo apstolo no possui base alguma, pois h um com nmero de outros apstolos mencionados nas Escrituras, e ainda outros cuja existncia subentendida. Podemos achar vrios sem maior dificuldade. Por exemplo em Atos 14:4 Barnab denominado apstolo juntamente com Paulo; em Glatas 1:19 Tiago, irmo do Senhor, chamado apstolo; 1 Tessalonicenses 2:6 refere a Paulo, Silas e Timteo como apstolos. Outras referncias necessitaro de mais pesquisa, mas esto a para serem encontradas pela mente investigadora. Efsios 4 esclarece que todos os ministrios, apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres funcionaro at que o corpo de Cristo chegue unidade da f, e estatura completa de Jesus Cristo. Eu no acho que podemos afirmar que chegamos quela posio at agora, no cristianismo. Voc poder notar tambm que o evangelista (ministrio que, em conjunto com o pastor, est mais em evidncia na igreja hoje que os demais) somente encontrado duas vezes em todo o Novo Testamento! Certamente no usaremos este argumento para sugerir que o evangelista somente era necessrio para dar incio igreja, como alguns dizem em relao aos apstolos. J. B. Lightfoot diz no seu comentrio sobre Glatas que a palavra apstolo "no pe empregada no sentido de ser um termo restrito aos doze".

HOMENS COMUNS HOJE


Colocando assim os apstolos numa posio elevada, tem se tornado impossvel reconhecer o apostolado em homens normais que vivem em nossos dias. Jesus realmente chamou simples pescadores e transformou-os em fundadores da igreja. Ele quer fazer a mesma coisa novamente, porm ns nos privamos deste ministrio vital atravs de uma humildade falsa e de incredulidade. Esperando que todos os apstolos se assemelhem a Paulo, temos perdido o benefcio de um Timteo ou de um Barnab. O Senhor quer mudar tudo isto, medida que nos encorajamos uns aos outros, reconhecendo todos os dons e vocaes no corpo de Cristo. Os dois extremos de catolicismo e protestantismo tm falhado igualmente em produzir a qualidade certa de autoridade na igreja. Um, conferindo a um s homem a autoridade absoluta, e o outro dando a cada indivduo o direito de governar na igreja. Este nunca foi o caminho de Deus. Ele pretendia que, atravs de orao e reconhecimento, pudssemos ver uma pluralidade de liderana emergir em cada nvel de autoridade, que se tornaria evidente medida que um grupo de pessoas esperasse em Deus, e que se basearia no verdadeiro reconhecimento dos dons ligado submisso aos mesmos dons. Isto comear no meio de grupos de cristos que, atravs de comunho, chegaram a amar e a confiar uns nos outros. Aquele ministrio de um s homem ser banido para sempre, e haver uma verdadeira segurana na igreja. Os ministrios se respeitaro e se submetero uns aos outros, operando em conjunto dentro dos limites da sua vocao. Presbteros locais sero cobertos pelos ministrios, e sero eles prprios uma verdadeira cobertura para as ovelhas por causa da sua confiana mtua.
www.ruach.com.br 12

O MINISTRIO DO APSTOLO

EFICCIA DESAPARECIDA
Com o desaparecimento dos apstolos e profetas da igreja primitiva, ela perdeu logo seu poder e sua fora de expanso. Surgiram divises, e como j vimos, ela foi lanada na noite mais escura da sua histria. Com a exceo de breves avivamentos, nem se ouvia falar de milagres: no entanto, a chama da verdade nunca se extinguiu completamente, louvado seja Deus! Mesmo assim, por mais que agradeamos a Deus pelos avivamentos passados, estes foram freqentemente operaes de salvamento, para que a igreja no viesse a se apagar, ao invs de uma experincia decisiva para elevar a igreja a um nvel mais elevado. Uma gerao precisa nascer, e crescer de maneira constante sob a autoridade e disciplina dos ministrios e ofcios da igreja, aceitando todas as intervenes de Deus como meios de alcanar a maturidade e a plenitude da vida em Cristo (Ef 4:11-13). Verdadeiramente este povo haver de subir como asas como guias... Hoje ns temos uma situao semelhante quela que existia durante os dias dos juzes. Periodicamente, homens foram levantados especialmente para libertar Israel de exterminao. Entre estas pocas, aparentemente todo homem fazia o que era reto aos seus prprios olhos (Jz 21:25). No havia rei, nem autoridade constante em Israel, e assim o povo ia de um trauma a outro. Semelhantemente, a igreja tem cambaleado entre um avivamento e o prximo. Evidentemente estes avivamentos foram dirigidos por homens que conheciam a Deus, e a sua verdade tem sido descoberta, mas o seu desejo que o seu povo seja transformado de um grau de glria a outro superior. Ele ainda anseia para que conheamos refinamento constante, encorajados pelos seus despertamentos, at que ele veja a sua prpria imagem na igreja, como num espelho perfeito. As Escrituras dizem: "...primeiramente apstolos, segundo profetas, terceiro mestres, depois operadores de milagres, etc." (1 Co 12:28). O Senhor tem motivos para dar esta seqncia exata atravs de Paulo. Sero justamente estes ministrios que lanaro os alicerces de carter, sobre os quais poder ser edificada uma casa de poder. Pode ser notado em muitos lugares onde houve manifestaes de poder sem os alicerces de carter, que uma obra tem crescido de noite para o dia, como a abbora de Jonas. Porm, em razo da falta de capacidade para resistir aos ataques sutis de Satans, a obra murcha to depressa quanto cresceu. No de admirar que tenhamos visto to pouca bno prolongada na igreja. No de admirar que tenhamos falhado em consolidar as bnos, a fim de continuarmos rumo aos nveis superiores de experincia e s profundezas do amor que Deus tem reservado para ns. Na passagem de Corntios citada acima, e mais claramente em Romanos 12, os ministrios, dons sobrenaturais e dons naturais so reunidos e denominados em conjunto de carismata ou dons da graa. Romanos 12:6 diz: "de modo que, tendo diferentes dons, segundo a graa que nos dada..." A palavra dom aqui carisma, como em 1 Corntios 12:4, e aplicada de vrias maneiras. Por exemplo, profecia, no v.6, um dom do Esprito; ensinar, no v.7 um dom ministerial; e mostrando misericrdia, no v.8 um dom de carter. Portanto dos dons so todos dons da graa. Os dons do ministrio so concedidos por Jesus, os dons do carter so formados em ns atravs de experincia e pela disciplina dos ministrios, e os dons sobrenaturais so concedidos pelo Esprito Santo, de acordo com sua vontade para a bno, desenvolvimento e expanso da igreja. Todos so dons de Deus, que ns no merecemos. Todos so destinados ao corpo, a fim de que cada junta possa efetivamente suprir s outras; o todo, ento, edificado e sustentado de dentro para fora.

www.ruach.com.br

13

O MINISTRIO DO APSTOLO

Sem isto, o programa evangelstico de Mateus 24:14 durante os ltimos dias ser impossvel. O evangelho do reino no apenas a mensagem que Jesus morreu na cruz pelos pecadores; nem mesmo simplesmente uma mensagem acompanhada por sinais; antes, uma mensagem acompanhada por sinais e vidas transformadas. Os poderes das trevas sero ento afastados, confinados e amarrados. Cada canto da terra ver e ouvir que Jesus est de fato vivo. Cristo sendo vivo na igreja, ser visto pelo mundo; a igreja sendo viva em Cristo ser preservada do derramamento final de juzo. Enquanto trevas cobrem a terra, sua luz brilhar cada vez com esplendor maior, e perseguio simplesmente acrescentar combustvel ao fogo que est aceso nela. Ela conhecer gozo transbordante no meio do sofrimento, e vitria estupenda justamente na hora em que sua derrota aparentemente inevitvel. Trabalhemos juntos de acordo com a ordem divina, e juntos conheceremos um caminhar constante de eficcia sempre crescente.

ALICERCES FIRMES
A obra especial do apstolo e profeta a de lanar alicerces. Note, porm, que eles prprios so os fundamentos, e lanam os fundamentos (Ef 2:20-22). Jesus faz deles os fundamentos da sua cidade (Ap 21:14), e eles fazem de Jesus o fundamento de tudo que edificam (1 Co 3:11). Assim em relao igreja local; os presbteros neste caso so as colunas sobre as quais a igreja levantada, e eles introduzem Cristo nas vidas das ovelhas. Os pastores devem ser como Jesus, como pedras nas suas responsabilidades e dedicao, inamovveis, e no continuamente mudando de direo, ou correndo de uma coisa a outra. Quando Jesus falou a Pedro em Mt 16:15-18, em primeiro lugar ele se fez pedra sobre a qual a vida de Pedro seria edificada, e depois disto ele fez de Pedro uma pedra de alicerce na igreja. Mais uma vez, tanto catlicos quanto protestantes tm perdido o significado completo destes versculos. Aqueles porque edificaram tudo sobre Pedro, e estes porque no o usaram de maneira alguma nos seus alicerces. A igreja est edificada atravs de homens e sobre homens que tm uma revelao de quem Jesus. Podemos ver a sabedoria infinita e a misericrdia de Deus em fazer assim. Hoje a obra do apstolo e profeta no to fcil de compreender, porque j existe uma igreja. Ou talvez poderamos dizer que os materiais necessrios para a edificao da igreja j foram ajuntados. a diferena entre Ai e Betel na histria de Abrao. Um foi um "monte de pedras", e outro foi "a casa de Deus" (Gn 13:3). Os homens tm empilhado seus convertidos sobre o alicerce errado; ao invs de edificar sobre fraternidade e revelao, eles tm construdo sobre credos e doutrinas. No fomos chamados para nos associar uns aos outros simplesmente porque aceitamos os mesmos ensinamentos; nosso ajuntamento (unio) em relao a Jesus. Devemos busc-lo uns nos outros, e no procurar uma concordncia mental da verdade. Devemos relacionar-nos aos outros porque nascemos na mesma famlia, compartilhamos da mesma vida e Esprito, com o mesmo Pai que nos constitui co-herdeiro de Cristo, o qual o primognito entre muitos filhos. No h necessidade de nos membrarmos, nenhuma denominao tem autoridade final, nem h uma declarao final de f. Somos ligados uns aos outros pelo Esprito por relacionamentos verdadeiros e duradouros. Ningum poder se ligar ao meu grupo, mas algum pode ser ligado a mim, ou minha famlia. Famlias inteiras podem ser ligadas a outras por Deus. At congregaes inteiras podem ser ajuntadas quando estivermos dispostos para o Esprito fazer isto no seu tempo, e a seu modo.

www.ruach.com.br

14

O MINISTRIO DO APSTOLO

Hoje a igreja est cheia de divises, porque os homens tm edificado sobre os alicerces errados. Eles tm edificado sobre teologia, e no sobre o prprio Deus. Eles tm ensinado as mentes dos homens, sem transformar os seus coraes. Temos convertidos ou proslitos, e no discpulos. O Senhor Jesus e o novo nascimento constituem o ponto de partida para chegarmos comunho e edificao, no a doutrina. Portanto, a obra de um apstolo aqui de desembaraar o emaranhado, limpar a confuso, e trazer a situao de volta, posio de poder edificar a partir do alicerce. Para isto, necessita-se de viso, bem como um conhecimento claro do padro e propsito de Deus. Devido natureza desta obra, os apstolos nunca sero compreendidos pelos outros. Sero acusados de intrusos, estaro constantemente sob oprbrio, porm a sensao de presenciar a edificao do corpo ser uma recompensa mais do que suficiente. Quando os verdadeiros alicerces forem lanados (Hb 6:1,2), medida que o Senhor permitir, poderemos avanar a outras verdades, aos ltimos estgios do nosso equipamento, em preparao para a ltima e grande batalha. Durante este embate, a igreja permanecer em toda a glria, mais que vencedores atravs do seu grande amor.

COOPERADORES
O apstolos nunca realizar tudo isto sozinho. Os lderes, em qualquer nvel que seja, nos lares, nos grupos locais de comunho, ou na igreja como um todo, sempre devem ser ligados uns aos outros, no apenas obreiros em cooperao com Deus, mas tambm em cooperao uns com os outros. H uma segurana e cobertura em tudo isto - podemos chamar este princpio de estrutura dos ministrios. Sem simplificar demais o assunto, eu percebo que existem duas caractersticas bsicas de liderana. Primeiro vem o lgico ou racional, depois o intuitivo ou revelado. Ao mesmo tempo que ambos se encontram em graus diferentes, em todos ns, geralmente cada um atua mais em um sentido, ou no outro. Em casa, estes dois princpios podem ser vistos no marido e na mulher - e como importante que cada um reconhea necessidade do outros neste sentido. Na igreja local os mesmos princpios podem ser observados no pastor e no mestre, e na igreja como um todo, geralmente no apstolo e no profeta. Em cada caso, estes dois precisam aprender a trabalhar em conjunto, e a apreciar um ao outro. Se a obra for deixada para o membro mais racional da equipe, o progresso ser lento e doloroso. Por outro lado, se o membro intuitivo tomar a frente sozinho, o grupo entrar e sair de toda espcie de situao com tanta rapidez, que muitos sofrero dano srio. A maioria dos casamentos, igrejas ou obras prejudicada por uma destas duas situaes. A combinao certa seria o apstolo com o profeta, ou o marido com a mulher. As decises devem ser tomadas pelo membro racional, que por sua vez deve aproveitar ao mximo toda a revelao e conhecimento ou discernimento espiritual que vier atravs do outro. (No casamento, estes atributos podem ser encontrados na ordem inversa, e neste caso o marido, como cabea do seu lar, poder aceitar o conselho da sua esposa sem perder sua autoridade de maneira alguma!)

DESIGNADO A FIM DE DESIGNAR


Em muitos aspectos o apstolo como um pai (1 Ts 2:11; 1 Co 4:15). Se desejo levar aqueles que lhe foram confiados ao ponto de poderem permanecer como pessoas maduras por si prprias. Um bom pai no procura possuir; ele procura chegar ao ponto onde sua funo no seja mais necessria. Assim como os dons do Esprito se tornaro suprfluos quando aquilo que perfeito vier (1 Co 13:10), assim tambm a obra os
www.ruach.com.br 15

O MINISTRIO DO APSTOLO

apstolos na igreja terminar quando esta alcanar a maturidade. Na famlia de Deus, autoridade um meio de alcanar um fim, e no um fim em si mesma. Deus exerce sua autoridade sobre ns a fim de nos levar expresso completa do seu reino, mas se, depois de chegarmos l, ele ainda tivesse que exercer sua autoridade para manter-nos naquela posio, ele teria falhado no seu propsito. Uma vez que chegamos maturidade espiritual, autoridade se torna descenessria. O Senhor no precisar fechar as portas do cu para impedir-nos de fugir. E assim os lderes na igreja devem ser preparados a abrir mo da sua autoridade na hora certa, lembrando-se de que no fundo, todos ns somos simplesmente irmos. Em contraste com muitos dos missionrios de hoje em dia, o apstolo no procura levar os novos convertidos para debaixo da autoridade de uma organizao de fora, nem de uma igreja me. Ele os encoraja, pelo contrrio, a cuidar de si prprios, e a achar sua estrutura dentro do novo grupo. Para isto, ele autorizado pelo Senhor a designar presbteros pela imposio das mos (Tt 1:5; At 14:23; 6:6). Ele somente far isto em congregaes onde os santos reconheam que a linha da sua autoridade apostlica os alcana. Porque, embora o apstolo possa exercer autoridade sobre as foras malignas ou poderes das trevas sem obter sua aprovao, ele no poder fazer isto na igreja. Ele somente edificar com aqueles que lhe fornecem o direito de fazer assim. O apstolo no chega e simplesmente impe suas mos sobre qualquer um que lhe parea digno. Nem tampouco recebe nomes por um passe de mgica, mas ele conhecer as pessoas que esto sob seu cuidado. Quando ele designar, haver uma confirmao do Esprito no seu corao, e um "amm" dos outros crentes, que j tero observado o funcionamento dos seus irmos ao servir de uma maneira ou de outra. Estes presbteros devem ser preparados para andarem de acordo com as qualificaes das Escrituras (1 Tm 3:1-7; Tt 1:6-9). Eles podero continuar no seu ofcio enquanto quiserem, e enquanto for evidente que esto servindo a congregao, e estiverem livres de hbitos pecaminosos. No sero homens que se deslocaro grandemente, mas sero em todos os sentidos colunas da igreja local. Haver sempre uma pluralidade de presbteros, exceto quando a igreja for muito pequena, e eles estaro sempre em submisso uns aos outros, e profundamente comprometidos uns aos outros. Assim como faz o ministrio que os designou, eles trataro aqueles sob seus cuidados tanto com graa como com verdade, com fervoroso amor e disciplina. Todo o sucesso de uma estrutura de liderana na igreja dependera de um esprito verdadeiro de reconhecimento e submisso. Na verdade, todo cristo deve procurar reconhecer o que h de Deus nos outros irmos, e quando ele encontrar alguma coisa que veio de Deus, deve aprender a se submeter. Desta forma toda a igreja ser estruturada. A submisso nem comea a ser uma realidade enquanto no houver nos irmos uma disposio para ceder em questes que naturalmente causariam rebelio ou reaes contrrias neles. A palavra bem clara: Obedecei aos vossos guias (Hb 13:17). Isto no uma ditadura voluntria aos homens que nos servem e aos quais aprendemos a amar. medida que cerramos fileiras desta forma, e aceitamos uns aos outros em virtude daquilo que somos em Deus, o reino de Deus se tornara visvel de uma maneira maravilhosa aqui na terra.

CONDENADOS MORTE
Agora, caso houver algum que se imagine apstolo, devemos esclarecer uma ou duas coisas ainda.

www.ruach.com.br

16

O MINISTRIO DO APSTOLO

Em primeiro lugar, preciso entender que ningum simplesmente resolve se tornar apstolo; o ministrio concedido pelo Cristo que subiu s alturas (Ef 4:10-11). um ministrio dado ao indivduo, e o indivduo dado igreja que o corpo de Cristo. A capacidade est no homem desde o ventre materno: pode ser desenvolvida ou rejeitada, mas ns nunca escolhemos para ns prprios o ministrio de apstolo, ou nenhum dos outros cinco ministrios. Podemos aspirar liderana na igreja local (1 Tm 3:1), podemos desejar os melhores dons (1 Co 12:31), mas a capacidade para o ministrio criada em ns desde o princpio. Ns somos, individualmente, criados de acordo com o propsito que Deus tem para ns. Uma figura interessante deste fato pode ser observado no Velho Testamento durante a construo do templo de Salomo. Foi notado que certos homens tinham habilidade e sabedoria para trabalhar com pedras e metais (1 Rs 7:14; 2 Cr 2:7,13). Estes dons eram necessrios para terminar a construo. Salomo reconheceu nestes homens as suas habilidades, e submeteu-se a eles ao colocar a obra nas suas mos. to ftil tentar encontrar homens para preencher vagas na igreja. Ns acabamos fazendo uma casa a matroca e convidamos o Deus vivo para morar nela. Certamente com isto ns o insultamos. O que nos resta apenas buscar o Senhor para que surjam homens certos, submetendonos a seus dons medida que o Senhor no-los revela. Em segundo lugar, os sinais do apstolo so definidos claramente; primeiro pacincia, e depois sinais, maravilhas e poderes miraculosos (2 Co 12:12). Ns j mostramos como importante que os milagres fluam de um carter slido, e aqui novamente enfatizamos este fato. Se um homem for trabalhar com pessoas a fim de mold-las em um conjunto, a qualificao mais saliente ser a pacincia. Notamos isto repetidamente na vida de Jesus e de Paulo tambm, enquanto oravam, choravam e esperavam para que seu trabalho desse fruto nas vidas das pessoas s quais eles ministravam. Sinais e milagres falsos tm enganado a muitos homens (2 Ts 2:9). No fim haver aqueles ele no os conhecer porque o fruto o seu carter no estar manifesto nas suas vidas (Mt 7:20-23). J se tem discutido demais a respeito dos dons carismticos e dos frutos do Esprito, mas na verdade viu-se to pouco de ambos. Quo tremendo ser achar homens em cujas vidas est refletida a natureza completa e inteira de Jesus em toda a sua compaixo e poder do Esprito. Depois de dizer tudo isto, devemos ter cuidado de no colocar um padro to elevado para este ministrio, que ano sobre lugar para desenvolvimento. Nem todos os apstolos eram da estatura de Paulo. O prprio Paulo exortava e encorajava homens mais novos, que demonstravam o chamamento de Deus sobre suas vidas, mas que ao mesmo tempo eram homens tmidos (2 Tm 1:6-8). Finalmente, o apstolo condenado morte (1 Co 4:9). Se isto no significar martrio literal, o que realmente h de suceder a alguns, certamente implica numa morte diria para que outros possam ter vida (2 Co 4:7-12). Os apstolos eram espetculos na arena da vida. Sofriam desentendimentos constantes, eram rejeitados, sempre entregavam-se a si prprios pela vida da igreja. Naqueles dias primitivos, as pessoas no tinham inveja dos seus lderes, nem andavam procura de posies no ministrio. No havia gloria em ser um apstolo; a nica glria estava no sofrimento pelo evangelho, e em ver a igreja de Jesus crescer na graa de Deus. As palavras de Tiago so um aviso solene queles que se acham qualificados: Meus irmos, no vos torneis, muitos de vs, mestres, sabendo que havemos de receber maior juzo (Tg 3:11). Estes homens eram primeiros em autoridade, porm ltimos em receber honra terrestre. Eles foram os primeiros a desaparecer e conseqentemente decadncia e apatia
www.ruach.com.br 17

O MINISTRIO DO APSTOLO

sobrevieram. Mas agora no fim eles esto sendo restaurados para preparar para a glria resplendente que h de encher a ltima casa. Vigiemos e oremos para que apstolos sejam levantados eles so dons do Cristo ressurreto. Que possamos reconhec-lo e nos submetermos a eles quanto aparecerem, juntamente com todos aqueles que foram separados por Deus para liderar na sua igreja.

www.ruach.com.br

18

O MINISTRIO DO APSTOLO

PARTE 3 Por Charles P. Schmitt


Parece-me que Paulo compreendia genuinamente o que significava ser um verdadeiro apstolo de Jesus Cristo. Crescentemente sinto meu prprio corao sendo atrado por aquilo que Paulo descreveu como a verdadeira vida e servio apostlico. Ele, de modo singular, se apresentava aos santos com os quais se relacionava apostolicamente como um lanador de alicerces, como um pai, e como um amigo afetuoso. E poderamos dizer que estes aspectos da vida apostlica so realmente seus ingredientes essenciais.

UM LANADOR DE ALICERCES
Em 1 Corntios 3:10,11, Paulo relembra aos Corntios: Lancei o fundamento como prudente construtor... porque ningum pode lanar outro fundamento, alm do que foi posto, o qual Jesus Cristo. Literalmente, o verso 11 seria assim: Porque ningum pode lanar outro fundamento, alm do que EST SENDO POSTO (gerndio), O QUAL (um pronome relativo masculino) JESUS CRISTO. Do ponto de vista de Paulo, o fundamento certo no foi lanado uma vez por todas, e era uma pessoa e no uma coisa. O fundamento estava sendo lanado numa operao continua do Esprito Santo. A razo desta continuidade simplesmente porque o fundamento enxerto progressivo de uma pessoa, Jesus Cristo, e no apenas uma doutrina ou credo sobre ele que se aprende uma vez por todas. A ortodoxia de Paulo era a pessoa do prprio Jesus Cristo vivendo abundantemente dentro dos corntios, e no um punhado de explicaes ou credos sobre ele! Para ele o fundamento no era um credo ou uma definio da verdade, mas uma experincia a experincia contnua do prprio Jesus Cristo! Muitos hoje esto tentando lanar alicerces e ensinar doutrina fundamental (como eu vergonhosamente devo confessar que fazia antigamente no meu zelo juvenil), mas o resultado so apenas novas causas de diviso no corpo de Cristo, porque no esto lanando o fundamento do PRPRIO JESUS CRISTO! O que esto ensinando nada mais do que macetes tcnicos e interpretaes especializadas de diversas verdades das Escrituras os quais podem ser todos bons e importantes, mas no fundamentais, pelo menos no conceito que Paulo tinha de fundamental. Para Paulo, o prprio CRISTO JESUS, e o desfrutar pleno e abundante da sua vida, e uma alegria abundante e transbordante formavam o fundamento sobre o qual a casa de Deus se edificava!

UM PAI
Paulo, como apstolo, tambm era pai. Ele podia escrever acertadamente aos corntios: Vos escrevo estas coisas... para vos admoestar como a filhos amados. Porque ainda que tivsseis milhares de preceptores em Cristo no tereis, contudo, muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores (1 Co 4:14-16). Em virtude desta posio que ocupava nos seus coraes, ele podia ento admoest-los como um pai quando erravam e se desviavam rumo a desastre alguns se ensoberbeceram... Que preferis? Irei a vs outros com vara...? (vv. 18-21). Ele ocupava este lugar de respeito entre eles e no tinha medo de usar esta posio quando (e somente quando) a correo era necessria para salv-los de desastre. Caso contrrio, como no caso dos filipenses, Paulo no assumia tal atitude de autoridade. Ele era simplesmente um irmo para estes crentes que constituam uma igreja bem ajustada sob a devida paternidade dos seus prprios bispos e diconos locai (Fp 1:1). Entre comunidades bem ajustadas como estas ele era simplesmente servo de Cristo Jesus (Fp 1:1).
www.ruach.com.br 19

O MINISTRIO DO APSTOLO

O uso correto de autoridade apostlica no presente mover do Esprito Santo precisa ter prioridade nas nossas preocupaes. Alguns grupos de comunho vo tropear e se desintegrar porque no tm nenhuma paternidade apostlica para sustent-los na hora de necessidade. Outros grupos sero praticamente engolidos por alguma nova denominao do Corpo de Cristo liderada por superapstolos ambiciosos que percorrem o pas colecionando igrejas. Que o Senhor continue levantando homens de verdadeira paternidade apostlica! E que nossas oraes fervorosas e cheias de f sirvam para este fim!

UM AMIGO AFETUSOS
A caracterstica do ministrio apostlico de Paulo que mais tocante e provavelmente foi a mais eficaz no seu trabalho de edificao era o seu relacionamento afetuoso e devoto com seus irmos e irms na famlia de Deus. Se relacionamento apostlico com as pessoas no era rgido e impessoal, nem eclesistico e formal. Paulo amava efetuosamente as almas dos homens. Ele escreveu aos corntios: Vos tenho dito que estais em nossos coraes para juntos morrermos e vivermos (2 Co 7:3). Aos filipenses ele podia escrever: ...porque vos trago no corao... Pois minha testemunha Deus, da saudade que tenho de todos vs, na terma misericrdia de Cristo Jesus (Fp 1:7,8). E como ele amava os tessalonicenses! Para eles, escreveu: Assim, querendo-vos muito, estvamos prontos a oferecer-vos, no somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a nossa prpria vida, por isso que vos tornastes muito amados de ns (1 Ts 2:8)! A Timteo, seu mui amado filho na f, ele escreveu: ...sem cessar me lembro de ti... estou ansioso por ver-te... (2 Tm 1:3,4). Tambm a Filemon ele podia escrever de Onsimo, seu filho recm-nascido na f: Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu prprio corao (v.12). Se j houve algum que amasse, foi Paulo intensa, afetuosa e carinhosamente. A fora do seu ministrio apostlico no derivava de uma estril exatido doutrinria, nem de um sistema rgido e impessoal de autoridade. Paulo amava com o amor do Esprito Santo! Ele conquistava os coraes dos homens com seu amor e ganhava uma posio entre eles atravs da sua afeio firme e devota. E sua autoridade entre homens e igrejas surgiu destes tipos de relacionamentos. O Senhor Jesus est novamente agraciando sua igreja com apstolos homens enviados como embaixadores para fundar e edificar sua igreja gloriosa em todo lugar. Que ns como seu povo tomemos juntos uma posio de f a fim de que estes homens sejam dados para este ofcio santo na igreja do nosso Senhor. Amm!

www.ruach.com.br

20

Worship Produes
Caixa Postal 391 - CEP 13465-000 Americana-SP Fone/Fax: (19) 3462-9893 E-mail: revistaimpacto@revistaimpacto.com

Ruach Ministries International


Rua Amando de Barros, 100 Centro CEP: 18600-050 Botucatu SP Fone/Fax (14) 3882-8388 Site: www.ruach.com.br E-mail: ruach@ruach.com.br

Potrebbero piacerti anche