Sei sulla pagina 1di 6

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

A Microsoft vislumbra ser mais do que apenas uma boa empresa vislumbra a excelncia enquanto empresa. Em busca deste objetivo, estamos comprometidos com a nossa misso de ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a atingirem os nveis mais altos em termos de produtividade e sucesso. Concluir nossa misso no se trata de simplesmente criar uma tecnologia inovadora. tambm uma questo de entender quem somos enquanto empresa e enquanto pessoas, de que forma gerenciamos internamente nossos negcios, e de que forma lidamos com clientes, parceiros, governos, comunidades e fornecedores. Atravs dos Padres de Conduta Empresarial (www.microsoft.com/mscorp/legal/buscond), a Microsoft definiu padres empresariais que incluem prticas ticas de negcios e conformidade com os regulamentos. Esses padres se aplicam a todos os funcionrios, diretores e agentes da Microsoft. Da mesma forma, a Microsoft espera que seus fornecedores incorporem este compromisso com a integridade ao cumprir e treinar seus funcionrios em relao ao Cdigo de Conduta do Fornecedor da Microsoft.

CONFORMIDADE COM O CDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR


O fornecedores e seus funcionrios, agentes e subcontratadas (citados coletivamente como Fornecedores) devero fazer cumprir este Cdigo de Conduta de Fornecedor enquanto estiverem negociando ou representando a Microsoft. Os fornecedores devem informar ao contato da Microsoft (ou a um membro do gerenciamento da Microsoft) na eventualidade do surgimento de circunstncias que obriguem o Fornecedor a atuar de forma a infringir o presente Cdigo de Conduta. Enquanto espera-se que os Fornecedores da Microsoft faam um autocontrole e demonstrem sua conformidade para com o presente Cdigo de Conduta, a Microsoft poder fazer uma auditoria junto aos Fornecedores ou inspecionar suas instalaes, a fim de corroborar a conformidade. A Microsoft poder solicitar a excluso imediata de qualquer Representante ou equipe que aja de forma a infringir ou que no seja condizente com o presente Cdigo de Conduta ou qualquer outra poltica da Microsoft. O cumprimento deste Cdigo de Conduta, e a participao em treinamento relativo a este Cdigo de Conduta, conforme for oferecido pela Microsoft, ser necessrio, alm de quaisquer outras obrigaes em qualquer contrato que um Fornecedor possa ter com a Microsoft.

PRTICAS DE CONFORMIDADE LEGAIS E NORMATIVAS


Todos os Fornecedores da Microsoft devero exercer suas atividades corporativas em total conformidade com a legislao e as normas aplicveis enquanto representarem e/ou negociarem com a Microsoft, e devem, sem limitao ao seguinte: Comercializao: cumprir com todos os controles de comercializao aplicveis, bem como todas as leis e normas aplicveis s exportaes, re-exportaes e importaes. Antitruste: realizar suas operaes corporativas em total conformidade com as leis antitruste e de paridade comercial que regem as jurisdies nas quais estas operaes ocorrem.

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

Boicotes: no tomar parte em boicotes internacionais que no tenham sido sancionados pelo governo dos Estados Unidos (EUA) ou pela legislao aplicvel. Anticorrupo: no tomar parte em negociatas ou propinas de qualquer espcie, seja ao negociar com rgos pblicos ou com o setor privado. A Microsoft tem o compromisso de obedecer aos padres de conduta estabelecidos no FCPA (Ato de Prticas Ilegais Estrangeiras nos EUA) e na legislao contra corrupo e lavagem de dinheiro vigente nos pases onde a Microsoft atua. Os Fornecedores devero cumprir com todas as leis contra corrupo e lavagem de dinheiro, incluindo-se a FCPA, bem como a legislao que rege o lobby, premiaes e pagamentos a rgos pblicos, legislao de contribuies a campanhas polticas, e demais leis correlatas. vedado aos Fornecedores, seja de forma direta ou indireta, oferecer ou efetuar pagamento de qualquer item que represente algum valor (incluindo-se viagens, presentes, despesas com hospitalidade e doaes para instituies de caridade) a representantes ou funcionrios de qualquer organizao governamental, agncia governamental, partido poltico, organizao pblica internacional ou candidato a cargo poltico que (i) influencie de maneira imprpria qualquer ato ou deciso do referido agente, funcionrio ou candidato, para os fins de promoo dos interesses comerciais da Microsoft em qualquer aspecto. Como representantes da Microsoft, os Fornecedores devero cumprir com todas as leis contra corrupo da Microsoft para Representantes no endereo http://www.microsoft.com/about/corporatecitizenship/en-us/our-focus/operating-responsibly/.

PRTICAS COMERCIAIS E TICA


Os Fornecedores da Microsoft devero exercer suas interaes e atividades corporativas com integridade, e devem, sem limitao ao seguinte: Registros comerciais: registro e comunicao fiis e precisos de todas as informaes comerciais, alm do cumprimento integral da legislao referente ao preenchimento e preciso de tais informaes. Criao, posse e descarte de registros comerciais, em total cumprimento com todos os requisitos legais e normativos que sejam aplicveis. Serem honestos, diretos e verdadeiros em questes envolvendo representantes de agncias normativas e agentes governamentais. Imprensa: pronunciar-se imprensa em nome da Microsoft somente se os Fornecedores estiverem expressamente autorizados para tal pela Microsoft. Benefcios: a concesso de benefcios aos funcionrios da Microsoft desaconselhvel, pois mesmo um presente dado com boas intenes poder constituir suborno em determinadas circunstncias, ou ainda gerar um conflito de interesses. No oferea nenhum artigo de valor para obter ou possuir benefcio ou vantagem imprpria ao cedente, e no oferea nada que eventualmente possa servir de influncia, compelir ou comprometer o julgamento do funcionrio da Microsoft envolvido. Ao oferecer um presente, almoo ou jantar, ou ainda meios de entretenimento aos funcionrios da Microsoft, faa sempre uso de bom senso, critrio e moderao. Qualquer benefcio de um Fornecedor deve ser permitido, de acordo com a poltica da unidade de negcios e pas onde se localiza o funcionrio da Microsoft, pois as polticas comerciais e regionais da Microsoft podem proibir totalmente a concesso de presentes ou definir limites mximos de valor de concesso de presentes em quantias variveis. Qualquer presente, almoo ou jantar ou meio de entretenimento dever estar em conformidade com a legislao, no violar as polticas s quais o recipiente e o cedente obedecem em relao a essa questo, e dever ser condizente s prticas alfandegrias

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

locais. vedado aos Fornecedores presentear de qualquer forma os membros do GPG (Global Procurement Group) ou seus representantes. Conflitos de interesses: Evite o surgimento de atos imprprios ou de conflitos de interesses. Os Fornecedores no devem tratar diretamente com qualquer funcionrio da Microsoft cujo cnjuge, companheiro ou outro membro da famlia ou parente que exera participao econmica significativa no Fornecedor. No decorrer das negociaes do contrato firmado com o Fornecedor ou no cumprimento das obrigaes do mesmo, igualmente proibido o contato direto com o cnjuge, companheiro ou outro membro da famlia ou parente que seja funcionrio da Microsoft. Insider Trading: evitar o insider trading ao no comprar ou vender ttulos da Microsoft ou de outra empresa, quando em posse de informaes sobre a Microsoft ou sobre a outra empresa no disponveis ao pblico investidor, e que poderiam influenciar a deciso de um investidor sobre comprar ou vender ttulos.

PRTICAS TRABALHISTAS E DIREITOS HUMANOS


A Microsoft espera que seus Fornecedores tenham o mesmo comprometimento nas questes relativas a direitos humanos e igualdade de oportunidades no local de trabalho. Todos os Fornecedores da Microsoft devero exercer suas prticas empregatcias em total cumprimento com a legislao e os regulamentos aplicveis, e devem, sem limitao ao seguinte: Cooperar com o compromisso firmado pela Microsoft em relao manuteno de um ambiente de trabalho e de uma equipe livre de assdio e discriminao sem fundamentos. Ao mesmo tempo em que reconhecemos e respeitamos as diferenas culturais, exigimos que os Fornecedores no se valham da discriminao ao fazer contrataes, efetuar pagamentos, fornecer acesso a treinamento, promoo, extino de contrato e/ou aposentadoria com base em aspectos que envolvam raa, cor, sexo, origem tnica, religio, idade, deficincia, expresso de identidade ou de gnero, estado civil, gravidez, orientao sexual, filiao a um partido poltico, sindicato ou condio de veterano. Utilizar somente mo de obra voluntria. vedado aos Fornecedores da Microsoft o uso de trabalhos forados, seja sob a forma de servido prevista por contrato, trabalho oferecido em troca do pagamento de emprstimos, ou ainda de trabalho prisional. No dever exigir que os funcionrios apresentem depsitos ou seus documentos de identificao (RG emitido por rgos pblicos, passaportes ou licenas de trabalho). Os funcionrios devero ser livres para rescindir de seus cargos, em conformidade com as leis ou regulamentos locais sem que haja prejuzo. Cumprir com as leis e regulamentos de idade mnima laborativa locais e nacionais, e no fazer uso de trabalho infantil. vedado aos Fornecedores empregar qualquer cidado menor de 15 anos de idade, com idade inferior concluso da educao obrigatria, ou abaixo da idade mnima laborativa o que for maior. A Microsoft apoia somente o desenvolvimento de programas de aprendizagem no local de trabalho que estejam de acordo com a legislao, e que estimulem o benefcio educacional dos jovens; e no firmar relao comercial com aqueles que utilizarem estes sistemas de modo abusivo. Trabalhadores com menos de dezoito anos no podem exercer trabalhos perigosos e devem ser impedidos de trabalhar noite, levando-se em considerao suas necessidades educacionais.

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

No devero aplicar punies disciplinares fsicas ou abusivas. O abuso ou medida disciplinar por meio fsico, a ameaa de agresso fsica, abuso sexual ou outro tipo de assdio, alm de agresses verbais ou outras formas de intimidao so proibidas. Pague um salrio que esteja de acordo com a lei e em condies justas. Devem ser fornecidas a todos os funcionrios informaes claras e por escrito a respeito de suas condies de trabalho, referentes aos salrios, antes que aceitem o emprego e conforme necessrio, de acordo com os termos do contrato de trabalho. Descontos nos salrios efetuados sob alegao de medida disciplinar no sero permitidos, tampouco tais descontos so previstos ou permitidos pelas leis locais e nacionais sem autorizao expressa do funcionrio envolvido. Todas as medidas disciplinares devem ser registradas. Salrios e benefcios pagos por uma semana padro de trabalho devero, no mnimo, obedecer aos padres estabelecidos pela legislao nacional e local. No exigir que os funcionrios ultrapassem o tempo mximo de trabalho dirio, definido por leis e regulamentos locais e nacionais. Os Fornecedores devero assegurar que as horas extras sejam voluntrias, e pagas de acordo com as leis e regulamentos locais e nacionais. Uma semana de trabalho no deve ter mais de 60 horas por semana, incluindo horas extras, exceto em situaes incomuns ou de emergncia. Os funcionrios devem ter, pelo menos, um dia de folga a cada semana de sete dias. Manter os registros do funcionrio de acordo com as leis e regulamentos locais e nacionais, e fornecer de maneira peridica, por meio de contracheques ou documentao similar, a base salarial de seus funcionrios.

SADE E SEGURANA
Espera-se que os Fornecedores da Microsoft incorporem prticas razoveis de gerenciamento de sade e segurana a todos os setores da empresa, e devem, sem limitao ao seguinte: Fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudvel, alm de cumprir totalmente com todas as leis, regulamentos e prticas de sade e segurana, incluindo as aplicveis a reas de segurana ocupacional, preparao para situaes de emergncia, doena ou ferimento ocupacional, higiene industrial, trabalho que exija esforo fsico, segurana de maquinrio, nas indstrias de saneamento, alimentao e habitao. As medidas adequadas devem ser tomadas para minimizar as causas de perigos inerentes ao ambiente de trabalho. Proibir o uso, posse, distribuio ou venda de drogas ilcitas enquanto estiver nas dependncias alugadas ou de propriedade da Microsoft.

REGULAMENTOS E PROTEO AMBIENTAL


A Microsoft reconhece sua responsabilidade social em proteger o meio ambiente e espera que seus Fornecedores compartilhem desse compromisso, ajudando a reagir perante os desafios impostos pelas mudanas climticas, e trabalhando para proteger o meio ambiente. Como parte deste compromisso, obrigatrio a todos os Fornecedores da Microsoft, sem limitao ao seguinte:

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

Cumprir com todas as leis e regulamentos ambientais que tratam de materiais perigosos, emisses de gases, descarte de lixo slido e lquido, incluindo a fabricao, transporte, armazenamento, eliminao e liberao destes materiais no meio ambiente. Comprometer-se a reduzir ou eliminar desperdcios de qualquer tipo, incluindo de gua e energia, com a implementao de medidas adequadas de conservao em suas instalaes, por meio dos processos de manuteno e produo, alm da reciclagem, do reuso e da substituio de materiais. Obter, guardar e manter atualizadas todas as autorizaes e registros ambientais necessrios, alm de seguir os requisitos operacionais e de documentao das referidas autorizaes. Caso seja aplicvel, identificar os produtos qumicos ou demais materiais liberados, que representem uma ameaa ao meio ambiente, e gerenci-los de maneira adequada para garantir a segurana no manuseio, movimentao, armazenamento, uso, reciclagem ou reuso, alm do descarte. Obedecer a todas as leis, regulamentos e requisitos de cliente referentes proibio ou restrio de substncias especficas, incluindo a rotulagem para fins de reciclagem e descarte.

PROTEO DE ATIVOS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL


A proteo dos direitos de propriedade intelectual vital para qualquer empresa. A Microsoft depende de propriedade intelectual, por exemplo, informaes, processos e tecnologia. obrigatrio a todos os Fornecedores da Microsoft, sem limitao ao seguinte: Respeitar e proteger os direitos de propriedade intelectual de todas as partes envolvidas atravs do uso exclusivo de tecnologia de informao e software que foram adquiridos e licenciados legalmente. Usar o software, hardware e o contedo somente em conformidade com as licenas relacionadas ou aos termos de uso. Proteger e usar de forma responsvel os ativos fsicos e intelectuais da Microsoft, incluindo propriedade intelectual, propriedade tangvel, estoques, acessrios e equipamentos, quando autorizados pela Microsoft ao uso dos referidos ativos. Usar as informaes prestadas e a tecnologia e sistemas fornecidos pela Microsoft (incluindo email) somente para fins comerciais relacionados Microsoft. A Microsoft probe terminantemente o uso da tecnologia e dos sistemas fornecidos por ela, por seus Fornecedores, para (i) fins de criao, acesso, armazenamento, impresso, solicitao ou envio de qualquer material que seja passvel de intimidao, assdio, ameaa, abuso, de contedo explcito, ou que seja de outra forma ofensivo e inadequado ou (ii) para o envio de qualquer comunicao falsa, depreciativa ou mal-intencionada. Cumprir com todos os requisitos e procedimentos da Microsoft relacionados manuteno de senhas, da confidencialidade, de segurana e privacidade como condio para o fornecimento de produtos ou servios ou ao acesso rede interna da empresa, aos seus sistemas e compilaes. Todos os dados armazenados ou transmitidos por equipamentos de propriedade ou alugados pela Microsoft devero ser considerados confidenciais e de propriedade da Microsoft. A Microsoft poder monitorar toda a utilizao da rede da empresa e de todos os sistemas (incluindo email), ou poder acessar todos os dados armazenados ou transmitidos por meio da utilizao da rede da Microsoft.

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

Cumprir com os direitos de propriedade intelectual e de titularidade da Microsoft, alm de outros que incluem, porm no se limitam a direitos autorais, patentes, marcas registradas e segredos comerciais; alm de gerenciar a transferncia de tecnologia e conhecimento de forma a proteger os direitos de propriedade intelectual.

COMUNICAO DE ATITUDES SUSPEITAS


Se voc deseja comunicar atitudes suspeitas ou uma possvel violao do Cdigo de Conduta do Fornecedor, incentivamos voc a trabalhar com seu contato original da Microsoft ao solucionar uma questo de conformidade. Se isso no for possvel ou apropriado, contate a Microsoft atravs de um dos mtodos a seguir: Telefone: Linha de Conduta Comercial da Microsoft no 1-877-320-MSFT (6738). Se voc estiver ligando de fora dos Estados Unidos, voc poder fazer uma chamada a cobrar para a Linha de Conduta Comercial acessando uma operadora internacional, e solicitando uma chamada para o nmero 1-704-540-0139. Email: se voc for um Fornecedor com acesso intranet da Microsoft, voc poder enviar um email para o Diretor de Conformidade, para o endereo da Conduta Empresarial e Conformidade, buscond@microsoft.com. Correio: envie uma carta ao Diretor de Conformidade, endereada Microsoft Corporation, Legal and Corporate Affairs, One Microsoft Way, Redmond, WA 98052. Fax: envie um fax ao Diretor de Conformidade para o nmero 1-425-705-2985.

A Microsoft manter a confidencialidade na extenso possvel e no tolerar qualquer reao ou retaliao contra qualquer indivduo que tenha buscado informaes ou comunicado atitudes suspeitas, e/ou uma possvel violao, de boa f deste Cdigo de Conduta do Fornecedor.

Cdigo de Conduta de Fornecedores da Microsoft

Potrebbero piacerti anche