Sei sulla pagina 1di 3

Sabesmo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco contm uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. desde outubro de !"##$
%or favor, mel&ore este artigo introdu'indo notas de rodap citando as fontes, inserindo(as no corpo do te)to quando necess*rio. Encontre fontes: +oogle , not-cias, livros, acad.mico , /cirus , 0ing. 1e2a como referenciar e citar as fontes.

Parte da srie sobre

Gnosticismo

%roto(gn3sticos45)pandir6 %rim3rdios do gnosticismo45)pandir6 +nosticismo sir-aco(eg-pcio45)pandir6 +nosticismo persa45)pandir6 +nosticismo medieval45)pandir6 +nosticismo cristo45)pandir6 7onceitos45)pandir6
v8e

Sabesmo era a religio dos antigos sabeus, do 9eino de /ab*, no atual I.men. %ouco se sabe &o2e sobre sua organi'ao, e embora admitisse uma multiplicidade de deuses menores, parecia estar centrali'ada em torno de uma divindade solar suprema denominada Almaqah ou Ilmuqah$, conforme indicado pelo :lcoro.

ndice
4esconder6 # ;ontes &ist3ricas ! 9eligio e culto

< Islamismo e sabe-smo = 0ibliografia > ?igaes e)ternas

Fontes histricas editar ! editar cdigo"fonte#


Os sabeus so citados na 0-blia, embora nen&uma refer.ncia se2a feita sobre sua religio. O :lcoro cita os sabeus tr.s ve'es, e os apresenta como praticantes do monote-smo o pr3prio profeta @u&ammad denunciado pelos

polite-stas, no in-cio de sua pregao, como sendo AsabeuA$. Bos te)tos sagrados dos 0a&*C-s, a Areligio dos sabeusA colocada ao lado de seis outras grandes fs mundiais: &indu-smo, budismo, 'oroastrismo, 2uda-smo, cristianismo e islamismo. Dodavia, mesmo os 0a&*C-s recon&ecem que pouco sabem sobre as origens do sabe-smo, apenas que Aseu fundador foi um @ensageiro divinamente enviadoA, que a 7aldeia &avia sido a regio onde a religio se difundiu e floresceu e que :brao ou seus ancestrais$ teria sido seguidor desta f.

$e%igio e cu%to editar ! editar cdigo"fonte#


:s refer.ncias sabias a sua pr3pria religio resumem(se aos nomes de divindades, o que pouco para reconstruir um panteo. :lm do citado deus solar :lmaqa& Ao deus que ouveAE$, foram encontradas os nomes, dentre outros, de:

:t&tar: Aestrela da man&A, uma deidade protetoraF forma masculina de A:startiaA. Gaubas: possivelmente uma divindade lunar. H&u /amaIi: Asen&or do cuA. /in: o deus lunar principal. 9amman: o 9immon da 0-blia. 5l: termo genrico semita para AdeusA. /amiC: Ao ouvinteA. /&em: correspondente genrico de 0aal. 0as&ir: Aaquele que tra' boas novasA. DaClab: presumivelmente um deus(*rvore, Apatrono do 9iJKmA.

5 as deusas:

H&at 0aCdan: Asen&ora de 0aCHanA. /&ams&: uma importante deidade solar esposa ou fil&a de :lmaqa&$. Danuf: AaltivaA.

: religio sabia era preponderantemente, como outras de nature'a semita, um culto L nature'a. Isto corroborado pelo :lcoro, que na sura !M,!= afirma que os sabeus veneravam o sol. /o dados escassos detal&es do culto, e)ceto que envolvia d*divas e sacrif-cios, bem como uma Aauto(apresentaoA, um rito de significado duvidoso mas que, obviamente, podia ser reali'ado mais de uma ve'. %ure'a ritual e abstin.ncia tambm parecem ter sido parte do sabe-smo, assim como a peregrinao religiosa a um ou v*rios santu*rios, preservada no nome do m.s *rabe, Dhu'l-Hijja o dcimo(segundo m.s$.

&s%amismo e sabesmo editar ! editar cdigo"fonte#


:o lado de cristos e 2udeus, os sabeus so considerados pelos muulmanos como integrantes dos A%ovos do ?ivroA, ou se2a, povos que possuem uma religio monote-sta revelada. : e)ist.ncia de tais religies seria tolerada pelos muulmanos por serem vistas como verses anteriores e imperfeitas$ do pr3prio Islamismo ao contr*rio do paganismo, um inimigo comum de todas as religies monote-stas reveladas$. Dodavia, o pr3prio :lcoro d* pistas escassas sobre qual seria realmente a nature'a do sabe-smo, o que permitiu que povos conquistados pelos muulmanos, sem qualquer relao com os sabeus &ist3ricos, fossem acrescentados na lista e gan&assem a liberdade de culto sob as restries impostas pelas autoridades islKmicas$.

'ib%iografia editar ! editar cdigo"fonte#


BI5?/5B, Die altarab Mondreligion, /trasburg, #N"=$ BI5?/5B, Der ab!ische "ott Il-Mu#ah, ?eip'ig, #N#"$

Potrebbero piacerti anche