Sei sulla pagina 1di 3

A 1 Lei de Newton At o incio do sculo XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessrio que actuasse

uma fora sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausncia de uma fora, um objecto continua a mover-se com movimento rectilneo e com velocidade constante". Galileu chamou de Inrcia a tendncia que os corpos apresentam para resistirem mudana do movimento em que se encontram. Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, tambm conhecida como Lei da Inrcia: "Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilneo uniforme se a resultante das foras que actuam sobre esse corpo for nula". Assim, se o corpo estiver em repouso continuar em repouso; se estiver em movimento, continuar o seu movimento em linha recta e com velocidade constante. Veja alguns exemplos:

Ao puxar bruscamente, a cartolina acelera e a moeda cai dentro do copo.

Quando o cavalo freia subitamente, o cavaleiro projectado.

Veja o exemplo do cavalo e do cavaleiro. Quando o cavalo pra subitamente, o cavaleiro que estava em movimento tende a continuar em movimento, logo este lanado para a frente. O exemplo, ilustra bem a importncia do uso do cinto de segurana quando andamos de automvel. Se os passageiros estiverem soltos no interior do automvel, qualquer movimento brusco, como o de uma travagem ou um choque acidental, o automvel ir parar subitamente, e os passageiros sero projectados, tendendo a continuar o movimento que possuam antes. O cinto de segurana uma maneira de prender os passageiros ao banco do carro. J no exemplo da esquerda, se colocarmos um pedao de cartolina sobre um copo, e sobre a cartolina uma pequena moeda, ao darmos um 'puxo' na cartolina, observamos que a moeda cai dentro do copo. Com o que aprendeu, consegue explicar o que aconteceu? . a 2 Lei de Newton A primeira lei de Newton, explica o que acontece ao corpo quando a resultante de todas as foras externas que nele actuam zero: o corpo pode permanecer em repouso ou continuar o seu movimento rectilneo com velocidade constante. A segunda lei de Newton, explica o que acontece ao corpo quando a resultante das foras diferente de zero. Imagine que empurra uma caixa sobre uma superfcie lisa (pode-se desprezar a influncia de atrito). Quando se exerce uma certa fora horizontal F, a caixa adquire uma acelerao a. Se se aplicar uma fora 2 vezes superior, a acelerao da caixa tambm ser 2 vezes superior e assim por diante. Ou seja, a acelerao de um corpo directamente proporcional fora resultante que sobre ele actua. Entretanto, a acelerao de um corpo tambm depende da sua massa. Imagine, como no exemplo anterior, que se aplica a mesma fora F a um corpo com massa 2 vezes maior. A acelerao produzida ser, ento, a/2. Se a massa triplicar, a mesma fora aplicada ir produzir uma acelerao a/3. E assim por diante. De acordo com esta observao, conclui-se que: a acelerao de um objecto inversamente proporcional sua massa.

A 2 Lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo: A acelerao adquirida por um corpo directamente proporcional intensidade da resultante das foras que actuam sobre o corpo, tem direco e sentido dessa fora resultante e inversamente proporcional sua massa.

Veja as seguintes ilustraes: 1. A fora da mo acelera a caixa; 2. Duas vezes a fora produz uma acelerao duas vezes maior; ... 1. A fora da mo acelera a caixa; 2. A mesma fora sobre uma massa duas vezes maior, causa metade da acelerao;

3. Duas vezes a fora sobre uma massa duas vezes maior, produz a mesma acelerao original.

3. Sobre uma massa trs vezes maior, causa um tero da acelerao original.

... A segunda lei de Newton tambm conhecida por Lei Fundamental da Dinmica pode ser expressa matematicamente por:

Como a massa expressa em Kg e a acelerao, em m/s , a unidade SI de fora ser kg.m/s , e chamada de Newton (N). . a A 3 Lei de Newton

Quando um sistema interactua com outro sistema, exercem-se sempre foras simultneas que tm: a mesma linha de aco; a mesma intensidade; sentidos opostos.

No entanto, estas foras esto aplicadas em corpos diferentes, nunca se anulam. F12 = - F21 Diz-se, sempre que se verifique uma interaco, as foras actuam aos pares. As duas foras que interactuam constituem um par acoreaco. indiferente considerar qualquer delas como aco ou reaco. A 3 Lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo: Quando dois corpos interagem, a fora que o corpo 1 exerce sobre o corpo 2 igual e oposta fora que o corpo 2 exerce sobre o corpo 1 Como exemplo, imagine um corpo em queda livre. O peso ( P = m g) deste corpo a fora exercida pela Terra sobre ele. A reaco esta fora a fora que o corpo exerce sobre a Terra, P' = - P. A fora de reaco, P', deve acelerar a Terra em direco ao corpo, assim como a fora de aco, P, acelera o corpo em direco Terra. Entretanto, como a Terra possui uma massa muito superior do a corpo, a sua acelerao muito inferior do corpo (veja a 2 Lei).
a

Potrebbero piacerti anche