Sei sulla pagina 1di 128

CURSO DE INSTALAES PREDIAIS HIDRULICAS E SANITRIAS

Prof. MSc Ganem Jean Tebcharani

Campo Grande, 11 de Abril de 2010

INSTALAES PREDIAIS DE GUA FRIA

INTRODUO

Viso global do abastecimento da gua

A fim de que o projetista de instalaes possa ter uma viso global de um sistema de abastecimento dgua, com tratamento, na figura 1.1 so indicadas as diferentes etapas que passa a gua para que se possa se dizer potvel, ou seja, apta a ser bebida sem riscos de contaminao.

Figura 1.1 Sistema de abastecimento de gua

Basicamente, podem-se considerar trs etapas na realizao de um projeto de instalaes prediais de gua fria: concepo do projeto, determinao de vazes e dimensionamento. A concepo a etapa mais importante do projeto e nesta fase que devem ser definidos: o tipo do prdio e sua utilizao, sua capacidade atual e futura, o tipo de sistema de abastecimento, os pontos de utilizao, o sistema de distribuio, a localizao dos reservatrios, canalizaes e aparelhos. A etapa seguinte consiste na determinao das vazes das canalizaes constituintes do sistema, que feita atravs de dados e tabelas da Norma, assim como na determinao das necessidades de reservao e capacidade dos equipamentos. No projeto das instalaes prediais de gua fria devem ser consideradas as necessidades no que couber, do projeto de instalao de gua para proteo e combate a incndios. O dimensionamento das canalizaes realizado utilizando-se dos fundamentos bsicos da Hidrulica. O desenvolvimento do projeto das instalaes prediais de gua fria deve ser conduzido concomitantemente, e em conjunto (ou em equipe de projeto), com os projetos de arquitetura, estruturas e de fundaes do edifcio, de modo que se consiga a mais perfeita harmonia entre todas as exigncias tcnico-econmicas envolvidas. Na elaborao dos projetos de instalaes hidrulicas, o projetista deve estudar a interdependncia das diversas partes do conjunto, visando ao abastecimento nos pontos de consumo dentro da melhor tcnica e economia. De maneira geral, um projeto completo de instalaes hidrulicas compreende: Planta, cortes, detalhes e vistas isomtricas, com dimensionamento e traado dos condutores; Memrias descritivas, justificativas e de clculo; Especificaes do material e normas para a sua aplicao; Oramento, compreendendo o levantamento das quantidades e dos preos unitrio e global da obra.

A escala do projeto mais usual a de 1/50, podendo, em alguns casos, ser de 1/100; porm, os detalhes devem ser feitos em escadas de 1/20 ou 1/25. De acordo com a Norma, as instalaes de gua fria devem ser projetadas e 3

construdas de modo a: Garantir o fornecimento de gua de forma contnua, em quantidade suficiente, com presses e velocidades adequadas ao perfeito funcionamento das peas de utilizao dos sistemas de tubulaes; Preservar rigorosamente a quantidade de gua dos sistemas de abastecimento; Preservar o mximo conforto dos usurios, incluindo-se a reduo dos nveis de rudo;

SISTEMAS DE DISTRIBUIO

2.1. Sistema de Distribuio Direta

Atravs deste sistema, a alimentao dos aparelhos, torneiras e peas da instalao predial feita diretamente atravs da rede de distribuio, conforme mostra a figura 2.1.

Figura 2.1 - Abastecimento direto

2.1.1. VANTAGENS

gua de melhor qualidade devido a presena de cloro residual na rede de distribuio Maior presso disponvel devido a presso mnima de projeto em redes de distribuio pblica ser da ordem de 15 m.c.a. Menor custo da instalao, no havendo necessidade de reservatrios, bombas, registros de bia, etc.

2.1.2. DESVANTAGENS

Falta de gua no caso de interrupo no sistema de abastecimento ou de distribuio; Grandes variaes de presso ao longo do dia devido aos picos de maior ou de menor consumo na rede pblica; Presses elevadas em prdios situados nos pontos baixos da cidade; 4

Limitao da vazo, no havendo a possibilidade de instalao de vlvulas de descarga devido ao pequeno dimetro das ligaes domiciliares empregadas pelos servios de abastecimento pblico; Possveis golpes de arete; Maior consumo (maior presso);

2.2. Sistema de Distribuio Indireta

A alimentao dos aparelhos, das torneiras e peas da instalao feita por meio de reservatrios. H duas possibilidades: por gravidade e hidropneumtico.

2.2.1. DISTRIBUIO POR GRAVIDADE

A distribuio feita atravs de um reservatrio superior que por sua vez alimentado, diretamente pela rede pblica ou por um reservatrio inferior, conforme mostra a Figura 2.2.

Figura 2.2 - Abastecimento indireto por gravidade

2.2.2. DISTRIBUIO POR SISTEMA HIDROPNEUMTICO

A escolha por um sistema hidropneumtico para distribuio de gua depende de inmeros fatores, destacando-se os aspectos arquitetnicos e estruturais, facilidade de execuo e instalao das canalizaes e localizao do reservatrio inferior. Muitas vezes, torna-se mais conveniente a distribuio de gua por meio de um sistema hidropneumtico, dispensando-se o uso do reservatrio superior. Alm dos fatores anteriormente mencionados, uma anlise econmica, que leve em conta todos os custos das partes envolvidas, fornecer os elementos necessrios para a escolha definitiva do sistema predial de distribuio de gua. As Figura 2.3, 2.4 e 2.5 mostram um esquema de uma distribuio hidropneumtica.

Figura 2.3 - Abastecimento indireto hidropneumtico

Figura 2.4 Sistema Hidropneumtico

O sistema hidropneumtico constitudo por uma bomba centrfuga, um injetor de ar e um tanque de presso. Alm desses componentes principais, o sistema e automatizado por meio do uso de um pressostato. Os aparelhos existentes na prtica variam de acordo com o fabricante, porm, o funcionamento difere muito pouco. A bomba, com caractersticas apropriadas, recalca gua (geralmente de um reservatrio inferior) para o tanque de presso. Entre a bomba e o tanque de presso, localiza-se o injetor de ar (normalmente um Venturi) que aspira ar durante o funcionamento da bomba e o arrasta para o interior do tanque de presso. O ar comprimido na parte superior do tanque at atingir a presso mxima, quando a bomba desligada, automaticamente pela ao do pressstato. Tem-se, como resultado, um colcho de ar na parte superior do tanque, cujo volume varia com a presso existente. Quando a gua utilizada em qualquer ponto de consumo, a presso diminui, com conseqente expanso do colcho de ar, at que a presso mnima seja atingida, quando pela ao do pressstato, a bomba ligada. O ciclo de funcionamento do sistema compreende o intervalo de tempo decorrido 6

entre dois acionamentos de liga da bomba. Conhecendo-se o ciclo de funcionamento, possvel calcular o nmero mdio de partidas da bomba por hora. De acordo com a NBR 5626, a instalao elevatria deve operar, no mximo, seis vezes por hora.

Figura 2.5 - Esquema da instalao de um sistema hidropneumtico

2.2.3 VANTAGENS DOS SISTEMAS DE DISTRIBUIO INDIRETA

Fornecimento de gua de forma contnua, pois em caso de interrupes no fornecimento, tem-se um volume de gua assegurado no reservatrio; Pequenas variaes de presso nos aparelhos ao longo do dia; Permite a instalao de vlvula de descarga; Golpe de arete desprezvel; Menor consumo que no sistema de abastecimento direto.

2.2.4 DESVANTAGENS

Possvel contaminao da gua reservada devido deposio de lodo no fundo dos reservatrios e introduo de materiais indesejveis nos mesmos; Menores presses, no caso da impossibilidade da elevao do reservatrio; Maior custo da instalao devido a necessidade de reservatrios, registros de bia e outros acessrios.

Sistema Misto

Parte da instalao alimentada diretamente pela rede de distribuio e parte indiretamente.

- VANTAGENS:

gua de melhor qualidade devido ao abastecimento direto em torneiras para filtro, pia e cozinha e bebedouros; Fornecimento de gua de forma contnua no caso de interrupes no sistema de abastecimento ou de distribuio; Permite a instalao de vlvula de descarga.

Geralmente em residncias, sobrados, as pias de cozinha, lavatrios, chuveiros, tm duas torneiras: uma delas, abastecida pela rede pblica e a outra, pelo reservatrio.

IMPORTANTE:

A Norma recomenda como mais conveniente, para as condies mdias brasileiras, o sistema de distribuio indireta por gravidade, admitindo o sistema misto (indireto por gravidade com direto) desde que apenas alguns pontos de utilizao, como torneira de jardim, torneiras de pias de cozinha e de tanques, situados no pavimento trreo, sejam abastecidos no sistema direto. A utilizao dos sistemas de distribuio direta ou indireta hidropneumtica deve ser convenientemente justificada.

PARTES CONSTITUINTES DE UMA INSTALAO PREDIAL DE GUA FRIA 8

Antes de se enumerar as diversas partes contribuintes de uma instalao de gua fria, apresenta-se a seguir algumas definies extradas da NBR 5626, que so necessrias compreenso dos textos que se seguem.

Definies

De acordo com a Norma so adotadas definies de 3.1.1 a 3.1.53.

3.1.1 Alimentador predial Tubulao que liga a fonte de abastecimento a um reservatrio de gua de uso domstico. 3.1.2 Aparelho sanitrio Aparelho destinado ao uso de gua para fins higinicos ou para receber dejetos e/ou guas servidas. Inclui-se nesta definio aparelhos como bacias sanitrias, lavatrios, pias e outros, e, tambm, lavadoras de roupa e pratos, banheiras de hidromassagem, etc. 3.1.3 Automtico de bia Dispositivo instalado no interior de um reservatrio para permitir o funcionamento automtico da instalao elevatria entre seus nveis operacionais e extremos. 3.1.4 - Barrilete Conjunto de tubulaes que se origina no reservatrio e do qual se derivam as colunas de distribuio, quando o tipo de abastecimento adotado indireto. 3.1.5 Caixa de descarga Dispositivo colocado acima, acoplado ou integrado s bacias sanitrias ou mictrios, destinados a reservao de gua para suas limpezas. 3.1.6 Caixa ou vlvula redutora de presso Caixa destinada a reduzir a presso nas colunas de distribuio. 3.1.7 Coluna de distribuio Tubulao derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais

3.1.8 Conjunto elevatrio Sistema para elevao de gua. 3.1.9 Consumo dirio Valor mdio de gua consumida num perodo de 24 horas em decorrncia de todos os usos do edifcio no perodo. 3.1.10 Dispositivo antivibratrio Dispositivo instalado em conjuntos elevatrios para reduzir vibraes e rudos e evitar sua transmisso. 3.1.11 Extravasor Tubulao destinada a escoar os eventuais excessos de gua dos reservatrios e das caixas de descarga. 3.1.12 - Inspeo Qualquer meio de acesso aos reservatrios, equipamentos e tubulaes. 3.1.13 Instalao elevatria Conjunto de tubulaes, equipamentos e dispositivos destinados a elevar a gua para o reservatrio de distribuio. 3.1.14 Instalao hidropneumtica Conjunto de tubulaes, equipamentos, instalaes elevatrias, reservatrios hidropneumticos e dispositivos destinados a manter sob presso a rede de distribuio predial. 3.1.15 Instalao predial de gua fria Conjunto de tubulaes, equipamentos, reservatrios e dispositivos, existentes a partir do ramal predial, destinado ao abastecimento dos pontos de utilizao de gua do prdio, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da gua fornecida pelo sistema de abastecimento. 3.1.16 Interconexo Ligao, permanente ou eventual, que torna possvel a comunicao entre dois sistemas de abastecimento.

10

3.1.17 Ligao de aparelho sanitrio Tubulao compreendida entre o ponto de utilizao e o dispositivo de entrada de gua no aparelho sanitrio. 3.1.18 Limitador de vazo Dispositivo utilizado para limitar a vazo em uma pea de utilizao. 3.1.19 Nvel operacional Nvel atingido pela gua no interior da caixa de descarga, quando o dispositivo da torneira de bia se apresenta na posio fechada e em repouso. 3.1.20 Nvel de transbordamento Nvel do plano horizontal que passa pela borda de reservatrio, aparelho sanitrio ou outro componente. No caso de haver extravasor associado ao componente, o nvel aquele do plano horizontal que passa pelo nvel inferior do extravasor. 3.1.21 Quebrador de vcuo Dispositivo destinado a evitar o refluxo por suco da gua nas tubulaes. 3.1.22 Pea de utilizao Dispositivo ligado a um sub-ramal para permitir a utilizao da gua e, em alguns casos, permite tambm o ajuste da sua vazo. 3.1.23 Ponto de utilizao (da gua) Extremidade de jusante do sub-ramal a partir de onde a gua fria passa a ser considerada gua servida. 3.1.24 Presso de servio Presso mxima a que se pode submeter um tubo, conexo, vlvula, registro ou outro dispositivo, quando em uso normal. 3.1.25 Presso total de fechamento Valor mximo de presso atingido pela gua na seo logo montante de uma pea de utilizao em seguida a seu fechamento, equivalendo a soma da sobrepresso de fechamento com a presso esttica na seo considerada. 3.1.26 - Ramal 11

Tubulao derivada da coluna de distribuio e destinada a alimentar os sub-ramais. 3.1.27 Ramal predial Tubulao compreendida entre a rede pblica de abastecimento e a instalao predial. O limite entre o ramal predial e o alimentador predial deve ser definido pelo regulamento da Cia. Concessionria de gua local. 3.1.28 Rede predial de distribuio Conjunto de tubulaes constitudo de barriletes, colunas de distribuio, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar gua aos pontos de utilizao. 3.1.29 Refluxo de gua Retorno eventual e no previsto de fluidos, misturas ou substncias para o sistema de distribuio predial de gua. 3.1.30 Registro de fechamento Componente instalado em uma tubulao para permitir a interrupo da passagem de gua. Deve ser usado totalmente fechado ou totalmente aberto. Geralmente empregase registros de gaveta ou esfera. 3.1.31 Registro de utilizao Componente instalado na tubulao e destinado a controlar a vazo da gua utilizada. Geralmente empregam-se registros de presso ou vlvula-globo em sub-ramais. 3.1.32 Regulador de vazo Aparelho intercalado numa tubulao para manter constante sua vazo, qualquer que seja a presso a montante. 3.1.33 Reservatrio hidropneumtico Reservatrio para ar e gua destinado a manter sob presso a rede de distribuio predial. 3.1.34 Reservatrio inferior Reservatrio intercalado entre o alimentador predial e a instalao elevatria, destinada a reservar gua e a funcionar como poo de suco da instalao elevatria. 3.1.35 Reservatrio superior Reservatrio ligado ao alimentador predial ou a tubulao de recalque, destinado a 12

alimentar a rede predial ou a tubulao de recalque, destinado a alimentar a rede predial de distribuio. 3.1.36 - Retrossifonagem Refluxo de gua usada, proveniente de um reservatrio, aparelho sanitrio ou qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulao, em decorrncia de presses inferiores atmosfrica. 3.1.37 Separao atmosfrica Distncia vertical, sem obstculos e atravs da atmosfera, entre a sada da gua da pea de utilizao e o nvel de transbordamento dos aparelhos sanitrios, caixas de descarga e reservatrios. (demonstrar figura) 3.1.38 Sistema de abastecimento Rede pblica ou qualquer sistema particular de gua que abastea a instalao predial. 3.1.39 Sobrepresso de fechamento Maior acrscimo de presso que se verifica na presso esttica durante e logo aps o fechamento de uma pea de utilizao. 3.1.40 Subpresso de abertura Maior acrscimo de presso que se verifica na presso esttica logo aps a abertura de uma pea de utilizao. 3.1.41 Sub-ramal Tubulao que liga o ramal pea de utilizao ou ligao do aparelho sanitrio. 3.1.42 Torneira de bia Vlvula com bia destinada a interromper a entrada de gua nos reservatrios e caixas de descarga quando se atinge o nvel operacional mximo previsto. 3.1.43 Trecho Comprimento de tubulao entre duas derivaes ou entre uma derivao e a ltima conexo da coluna de distribuio. 3.1.44 Tubo de descarga

13

Tubo que liga a vlvula ou caixa de descarga bacia sanitria ou mictrio. 3.1.45 Tubo ventilador Tubulao destinada a entrada de ar em tubulaes para evitar subpresses nesses condutos. 3.1.46 Tubulao de limpeza Tubulao destinada ao esvaziamento do reservatrio para permitir a sua manuteno e limpeza. 3.1.47 Tubulao de recalque Tubulao compreendida entre o orifcio de sada da bomba e o ponto de descarga no reservatrio de distribuio. 3.1.48 Tubulao de suco Tubulao compreendida entre o ponto de tomada no reservatrio inferior e o orifcio de entrada da bomba. 3.1.49 Vlvula de descarga Vlvula de acionamento manual ou automtico, instalada no sub-ramal de alimentao de bacias sanitrias ou de mictrios, destinada a permitir a utilizao da gua para suas limpezas. 3.1.50 Vlvula de escoamento unidirecional Vlvula que permite o escoamento em uma nica direo. 3.1.51 Vlvula redutora de presso Vlvula que mantm a jusante uma presso estabelecida, qualquer que seja a presso dinmica a montante. 3.1.52 Vazo de regime Vazo obtida em uma pea de utilizao quando instalada e regulada para as condies normais de operao. 3.1.53 Volume de descarga Volume que uma vlvula ou caixa de descarga deve fornecer para promover a perfeita limpeza de uma bacia sanitria ou mictrio.

14

Partes Constituintes de uma instalao predial

A Figura 3.1 mostra as principais partes constituintes de uma instalao predial de gua fria e apresenta tambm a nomenclatura e terminologia correspondentes. As Figuras 3.2 e 3.3 mostram, respectivamente, a planta baixa, isomtrica e corte de uma instalao de gua fria no interior de um compartimento sanitrio. A ttulo de ilustrao foi inserido junto Figura 3.1, um quadro (ver Tabela 3.1) relacionando as peas e suas quantidades, o qual deve fazer parte integrante desses isomtricos num projeto deste tipo.

15

Figura 3.1 Partes constituintes de uma instalao predial 16

Figura 3.2- Planta baixa de um banheiro.

17

Figura 3.3- Isomtrico do banheiro Tabela 3.1 - Lista de Peas No DESCRIO Quantidade

18

1 2 3 4 5 7 8 9

T de reduo 90o soldvel 50 x 25 mm Adaptador soldvel curto com bolsa e rosca para registro 25 x Joelho 90o soldvel 25 mm T 90o soldvel 25 mm T 90o soldvel 25 mm T 90o soldvel 25 mm Luva soldvel e com rosca 25 mm x Joelho 90o soldvel 25 mm

1 2 2 1 1 1 1

1 1 1 10 Joelho 90o soldvel e com bucha de lato e reforo com anel de ferro zincado 25 mm x Joelho de reduo 90o soldvel e com bucha de lato 25 mm x 2

11

Joelho de reduo 90o soldvel e com bucha de lato 25 mm x 12

2 13 14 Registro de gaveta Registro de presso para chuveiro 1 1

CONSUMO PREDIAL

Para fins de clculo do consumo residencial dirio, estimamos cada quarto social ocupado por duas pessoas e cada quarto de servio, por uma pessoa. Na falta de outra indicao, consideramos a taxa de ocupao indicada na tabela 4.1 para os prdios pblicos ou comerciais. Tabela 4.1 Taxa de ocupao

19

Conhecida a populao do prdio, podemos calcular o consumo, utilizando a tabela 4.2:

Tabela 4.2 Consumo de gua fria

20

CAPACIDADE DOS RESERVATRIOS

Como em quase todas a localidades brasileiras h deficincia no abastecimento pblico de gua, pouco usual a distribuio direta, ou seja, com presso dos distribuidor pblico (ascensional); ento, somos levados a construir reservatrios superiores. de boa norma prevermos reservatrios com capacidade suficiente para uns dois dias de consumo dirio, tendo em vista a intermitncia do abastecimento da rede pblica; o reservatrio inferior deve armazenar 3/5 e o superior, 2/5 do consumo. Devemos prever tambm a reserva de incndio, estmiada em 15 a 20% do consumo dirio. Nas figuras 10 e 11 so mostradas detalhes de reservatrios

Canalizao de Descarga dos Reservatrios

21

O dimetro da canalizao de descarga dos reservatrios determinado atravs da expresso:

(5.1)

A rea em planta de um compartimento (m2) t tempo de esvaziamento ( h altura inicial de gua (m) S seo do conduto de descarga (m2) 2 h)

EXEMPLO Edifcio de apartamentos, com quatro apartamentos por pavimento, tendo cada apartamento trs quartos sociais e um de empregada, mais o apartamento do zelador. Qual a capacidade dos reservatrios superior e inferior?

Cada apartamento: Cada pavimento: Zelador: Populao do prdio:

7 pessoas 28 pessoas 4 pessoas 284 pessoas

De acordo com a tabela, devermos computar 200 litros por pessoa: - consumo dirio: 200 x 284 - reserva de incndio: 20% Total = 56.800 litros = 11.360 litros = 68.160 litros

Se quisermos armazenar o consumo de dois dias, pelo menos, o reservatrio inferior

22

dever ter capacidade aproximada de 85.000 litros e o superior, 50.000 litros.

VAZO DAS PEAS DE UTILIZAO

A peas de utilizao so projetadas para funciona mediante certa vazo, que no dever ser inferior ao demonstrado na tabela 6.1:

Tabela 6.1 - Pesos relativos e vazo nos pontos de utilizao identificados em funo do aparelho sanitrio e da pea de utilizao

Consumo mximo provvel

Com exceo de instalaes cujos horrios de funcionamento so rgidos, com quartis, colgio, etc. Nunca h o caso de se utilizarem todas as peas ao mesmo tempo. H um diversificao que representa economia no dimensionamento das canalizaes. 23

A expresso seguinte, extrada da Norma NBR-5626 d uma idias da vazo provvel em funo dos pesos atribudos s peas de utilizao.

(6.1) Q = vazo em l/s C = coeficiente de descarga = 0,30 l/s = soma dos pesos de toas as peas de utilizao alimentada atravs do trecho considerado. De posse desses dados, podemos fazer um pr-dimensionamento dos encanamentos pela capacidade de descarga dos canos, de acordo com o baco.

24

25

Figura 6.1 Instalaes de gua Fria. baco para o clculo de canalizaes

EXEMPLO Queremos dimensionar um encanamento (ramal) que alimenta um banheiro, com as seguintes peas: vaso sanitrio, um lavatrio, um bid, uma banheira e um chuveiro. Os pesos correspondentes s peas so: Vaso sanitrio (com vlvula) Lavatrio Bid Banheira Chuveiro Soma 32,0 0,3 0,1 1,0 0,1 33,5

Entrando com esses dados no baco, temos: Q = 1,74 l/s, o que correspondente ao co de 1 (32mm)

PRESSO DE SERVIO

As peas de utilizao so projetadas de modo a funcionar com presses esttica ou dinmica preestabelecidas. A presso esttica s existe quando no h fluxo da gua, e a presso dinmica resulta quando as peas esto em funcionamento. Na tabela 7.1 temos as presses esttica e dinmicas mximas e mnimas das principais peas de utilizao.

26

Tabela 7.1 Presses estticas e dinmicas mximas e mnimas nos pontos de utilizao, em metro de coluna dgua.

PRESSES MXIMAS E MNIMAS

Em edifcios mais altos, em que as presses estticas ultrapassam os valores da tabela xxx, h necessidade de provocar uma queda de presso. Para isso, podemos aumentar a perda de carga, introduzindo no sistema vlvulas redutoras de presso ou caixas intermedirias. A presso esttica mxima admissvel pela NBR-5226 de 40 m colunas de gua (400 kPa). Na figura 8.1 vemos trs sistemas de instalao de vlvulas redutoras de presso e na figura 8.2 o modo de ligao. 27

Figura 8.1 Instalao de vlvulas redutoras de presso em edifcios altos (mais de 12 pavimentos)

Figura 8.2- modo de ligao de uma vlvula redutora de presso coluna

28

Sistema A quando, no edifcio, no temos nos andares a possibilidade de acesso s vlvulas e, sim, somente no subsolo. A coluna desce do reservatrio superior, vem ao subsolo e se ramifica em duas outras colunas, a partir de uma barrilete ascendente; Sistema B quando podemoas zonear o prdio de tal modo que as colunas partam de barriletes descendentes, com as presses controladas de acordo com a altura do pavimento; Sistema C quando fazemos a reduo da presso na prpria coluna de alimentao. Devemos instalar sempre as vlvulas redutoras de presso em locais de fcil acesso e de serventia comum (corredores, escadas etc.) A presso dinmica mnima admissvel em qualquer pondo da rede de distribuio de 0,5m de coluna de gua (5kPa), para evitar presses negativas que possibilitem a contaminao da gua. Em geral, o ponto crtico de uma rede de distribuio predial o encontro do barrilete com as colunas.

VELOCIADE MXIMA

As velocidades mximas nas tubulaes no devem ultrapassar 3,0 m/s (de acordo com a NBR 5626/1998)

SEPARAO ATMOSFRICA

A NBR-5626 exige que haja uma separao atmosfrica, computada na vertical entre a sada dgua da pea de utilizao e o nvel de transbordamento dos aparelhos sanitrios, caixas de descarga e reservatrios. Essa separao mnima deve ser de duas vezes o dimetro da pea de utilizao, conforme figura 10.1. Nessa figura, vemos exemplos de possibilidade de contaminao da gua, pelo fenmeno da retrossifonagem, que pode se verificar no abastecimento direto ou ascendente. Na parte superior da figura, vemos uma banheira abastecida de baixo para cima; se houver uma queda de presso no abastecimento no momento em que o nvel da banheira ultrapassar a torneira de abastecimento e a torneira inferior estiver aberta, poder haver retrossifonagem e a gua usada sair por essa torneira. Essa que de presso pode ser ocasionada por um acidente como mostrado na parte inferior, que resulta de uma presso negativa em conseqncia do refluxo dgua.

29

Figura 10.1- Separao atmosfrica

DIMETROS DOS SUB-RAMAIS.

A tabela 11.1 a seguir, indica os dimetros mnimos de uso corrente para os subramais.

30

Tabela 11.1 Dimetro dos sub-ramais mnimos

DIMENSIONAMENTO DAS COLUNAS (MTODO HUNTER)

As colunas so dimensionadas trecho por trecho, e, para isso, ser til j dispomos dos esquema vertical da instalao, com as peas que sero atendidas em cada coluna. A NBR-5626 sugere uma planilha de clculo que facilita o dimensionamento, alm da constatao das velocidades e vazes mximas e a presso dinmica a jusante.

Esquematizao da instalao

Esquemas, isomtricos ou no, ou projees da rede predial de distribuio, devem ser preparados. Esses desenhos devem ser feitos em escala, com vistas a facilitar a 31

determinao de cotas e de comprimentos de tubos. Utilizando nmeros ou letras, identificar cada n (derivao de tubos) e cada ponto de utilizao (ou outra extremidade qualquer) da rede, em seqncia crescente de montante para jusante. Os trechos de tubulao a serem dimensionados devem ser identificados, ento, por um nmero ou uma letra correspondente entrada do trecho (montante) e por outro nmero ou outra letra correspondente sada do trecho (jusante).

Planilha

Os clculos necessrios devem ser feitos atravs de uma planilha (ver modelo na figura 12.1). Os seguintes dado e operaes devem ser considerados na execuo da planilha: a) trecho: identificao do trecho de tubulao a ser dimensionado, apresentando esquerda o nmero ou letra correspondente sua entrada e direita o nmero ou letra correspondente sua sada (ver coluna1); b) soma dos pesos: valor referente somatria dos pesos relativos de todas as peas de utilizao alimentadas pelo trecho considerado (ver coluna 2); c) vazo estimada, em litros por segundo: valor da vazo total demandada simultaneamente, obtida pela equao 6.1 (ver coluna 3); d) dimetro, em milmetros: valor do dimetro interno da tubulao, podendo ser obtida atravs da tabela 12.1, extrada do livro do Hlio Creder (ver coluna 4); e) velocidade, em metros por segundo: valor da velocidade da gua no interior da tubulao (ver coluna 5); f) perda de carga unitria, em quilopascal por metro: valor da perda de carga por unidade de comprimento da tubulao, obtida pelas equaes 12.2 e 12.3, conforme o tipo de tubo empregado (ver coluna 6); g) diferena de cota (desce + ou sobe -), em metros: valor da distncia vertical entre a cota de entrada e a cota de sada do trecho considerado, sendo positiva se a diferena ocorrer no sentido da descida e negativa se ocorrer no sentido da subida (ver coluna 7); h) presso disponvel, em quilopascals: presso disponvel na sada do trecho considerado, depois de considerada a diferena de cota positiva ou negativa (ver coluna 8); i) comprimento real da tubulao, em metros: valor relativo ao comprimento efetivo do trecho considerado (ver coluna 9); j) comprimento equivalente da tubulao, em metros: valor relativo ao comprimento real mais os comprimentos equivalentes das conexes, obtidas atravs das tabelas 12.2 e 12.3 (ver coluna 10); k) perda de carga na tubulao, em quilopascals: valor calculado para perda de carga na tubulao no trecho considerado (ver coluna 11); l) perda de carga nos registros e outros componentes, em quilopascals: valor relativo da perda de carga provocada por registros, vlvulas e outras singularidades ocorrentes no trecho considerado, obtida pela equao 12.1 recomendada pela NBR 5626/98. 32

m) perda de carga total, em quilopascals: soma das perdas de carga verificadas na tubulao e nos registros e outros (ver coluna 13); n) presso disponvel residual, em quilopascals: presso residual, disponvel na sada do trecho considerado, depois de descontadas as perdas de carga verificadas no mesmo trecho (ver coluna 14); o) presso requerida no ponto de utilizao, em quilopascals: valor da presso mnima necessria para alimentao da pea de utilizao prevista para ser instalada na sada do trecho considerado, quando for o caso (ver coluna 15).

Figura 12.1 Planilha de clculo de Instalaes Prediais de gua Fria

33

34

Tabela 12.2 Perdas de 35

cargas localizadas sua equivalncia em metros de tubulao de PVC rgido ou cobre.

Tabela 12.3 Perdas de cargas localizadas sua equivalncia em metros de tubulao de ao-carbono, galvanizado ou no.

36

Rotina

Apresenta-se na tabela 12.4 uma rotina que foi desenvolvida com base na planilha apresentada na figura 12.1.

Os registros de fechamento, geralmente utilizados na condio de passagem plena, apresentam perda de carga pequena que, para efeito deste procedimento, pode ser desconsiderada. Por outro lado, os registros de utilizao apresentam elevada perda de carga, que deve ser cuidadosamente computada. A perda de carga em registro de presso pode ser obtida atravs da seguinte equao:

h = 8 x 106 x K x Q2 x -2 x d-4 (12.1)

onde: h a perda de carga no registro, em quilopascal; K o coeficiente de perda de carga do registro (ver NBR 10071); Q a vazo estimada na seo considerada, em litros por segundo; d o dimetro interno da tubulao, em milmetros.

37

Tabela 12.4 Rotina para dimensionamento das tubulaes

38

Perda de Carga

A perda de carga ao longo de um tubo depende do seu comprimento e dimetro interno, da rugosidade da sua superfcie interna e da vazo. Para calcular o valor da perda de carga nos tubos, recomenda-se utilizar a equao universal, obtendo-se os valores das rugosidades junto aos fabricantes dos tubos. Na falta dessa informao, podem ser utilizadas as expresses de Fair-Whipple- Hsiao indicadas a seguir (NBR-5626). Para tubos rugosos (tubos de ao-carbono, galvanizado ou no): J = 20,2 . 106 . Q1,88 .D -4,88 (12.1) Para tubos lisos (tubos de plstico, cobre ou liga de cobre): J = 8,69 . 106 . Q1,75 . D-4,75 (12.2) onde: J a perda de carga unitria, em quilopascals por metro; Q a vazo estimada na seo considerada, em litros por segundo; D o dimetro interno do tubo, em milmetros. Ramal Predial

De um modo geral, o dimetro do ramal predial fixado pela Concessionria de gua local. A Norma prev dois casos para que se possa determinar a vazo do ramal predial:

Quando se tem distribuio direta, a vazo do ramal dada por:

Q=C (12.3)

39

onde:

Q em l/s C o coeficiente de descarga = 0,30 l/s P a soma dos pesos correspondentes a todas as peas de utilizao alimentadas atravs do trecho considerado (ver Tabela 6.1, extrada da NBR 5626)

Quando se tem distribuio indireta a Norma admite que a alimentao seja feita continuamente, durante 24 horas do dia e a vazo dada pela expresso:

Onde:

Q em l/s CD em l/dia

Uma vez conhecida a vazo do ramal predial, tanto no caso de distribuio direta ou indireta, o servio de gua dever ser consultado para a fixao do dimetro. Geralmente, na prtica, adota-se, para o ramal predial, uma velocidade igual a 0,6 m/s, de tal modo a resultar um dimetro que possa garantir o abastecimento do reservatrio mesmo nas horas de maior consumo.

40

Exemplo: Dado o esquema da figura abaixo, calcular a presso no ponto E. O detalhe A e C contm 01 bacia sanitria com vlvula de descarga, 01 chuveiro e 01 lavatrio e o detalhe B contm 01 bacia sanitria com valvula de descarga e 01 lavatrio.

Trecho

Pesos

Vazo (l/s)

Dim interno Veloc.

Compr. Equivalentes

Presso Disponvel

Perdas de

41

Acum.

Tubulao (m)

Juntas e Conexes (m)

Total (m)

(KPa/m)

RA AB RA AB BC BC CD DE

488,500 325,000 488,500 325,000 163,500 163,500 163,500 130,800

6,631 5,408 6,631 5,408 3,836 3,836 3,836 3,431

62,500 50,000 75,000 62,500 50,000 62,500 50,000 50,000

2,162 2,756 1,502 1,764 1,955 1,251 1,955 1,748

1,000 2,000 1,000 2,000 4,000 4,000 1,000 3,000

10,300 7,600 10,900 7,800 3,400 3,700 7,600 7,600

11,300 9,600 11,900 9,800 7,400 7,700 8,600 10,600

7,500 9,568 7,500 13,986 9,171 9,171 7,096 10,410

0,702 1,418 0,295 0,491 0,778 0,269 0,778 0,640

INSTALAES PREDIAIS DE GUA QUENTE DISPOSIES GERAIS

O abastecimento de gua quente para uma habitao hoje uma necessidade e passa a constituir uma exigncia do usurio. Ao mesmo tempo, o aumento do padro de vida e as modificaes introduzidas nos costumes da sociedade passaram a exigir que esse abastecimento seja feito de maneira rpida. Tambm as quantidades tm aumentado principalmente em funo do aumento de padro de vida da populao. Como fontes de energia para o aquecimento de gua so utilizadas principalmente eletricidades, gs, leo e em menor escala a lenha ou carvo. Com o crescente aumento e preos de derivados de petrleo e energia eltrica, hoje bastante difundido o uso de energia solar, principalmente em residncias. Convm destacar a importncia de um projeto adequado de gerao e distribuio de gua quente em habitaes pelo simples fato de que quase a metade das despesas de uma famlia com energia se faz para a obteno de gua quente. Qualquer que seja o tipo de instalao, o projetista dever ter em mente que o sistema dever respeitar as exigncias tcnicas mnimas quanto segurana, economia e ao conforto, segundo a NBR7198, da ABNT, quando utilizado como fonte de calor, 42 eletricidade, gs ou leo. O abastecimento de gua quente feito em encanamentos separados dos de gua fria. Os aquecedores de gua quente funcionam basicamente sob dois princpios:

- os de acumulao;

DIMENSIONAMENTO

O dimensionamento procede-se de forma anloga ao de instalaes de gua fria, a figura 2.1, demonstra as instalaes de gua fira e gua quente.

Figura 2.1 Instalaes de Prediais de gua Fria e gua Quente As tubulaes de gua fria, que alimentam misturadores, no podem estar conectadas a colunas de distribuio e ramais que alimentam vlvulas de descarga, devido possibilidade de uso simultneo com outros aparelhos, provocando variao na quantidade 43

de gua fria, trazendo desconfortos devido variao de temperatura.

AQUECEDORES

Aquecedores instantneos

gua aquecida no momento em que passa pelo dispositivo e usada imediatamente (ex: chuveiros, torneiras eltricas, etc.)

Aquecedores de acumulao

Neste caso a gua aquecida fica reservada e a medida que se utiliza a gua quente tem reposio automtica de gua dentro do reservatrio. Quando a temperatura da gua no reservatrio de acumulao cai de um certo valor, o dispositivo de aquecimento entra em funcionamento, at atingir a temperatura desejada. Podem ser eltricos, a gs, a leo ,a energia solar e a lenha ou carvo. Nos aquecedores de acumulao podem ser usados dois tipos de aquecimento: - Direto: Nesse caso a gua a ser utilizada entra em contato direto com a fonte de calor; - Indireto: Neste caso a fonte de calor aquece um fluido intermedirio (leo, gua, etc) que por sua vez transfere calor para a gua.

Aquecedores eltricos

Os aquecedores eltricos do tipo boiler so aquecedores de acumulao, isto , o elemento resistivo aquece lentamente a gua nas horas sem consumo, para que, nas ocasies de uso, a gua j esteja na temperatura adequada. A potncia eltrica em jogo pequena, em comparao com os chuveiros eltricos, por exemplo, em que o tempo que a gua permanece em contato com a resistncia muito pequeno. Da a razo pela qual a potncia dos chuveiros eltricos deve ser muito maior do que a exigida pelos aquecedores.

44

A figura 3.1 mostra a instalao de gua quente com o uso de Boiler.

Figura 3.1 Esquema da Instalao Hidrulica do Aquecedor

45

46

Aquecedores solares

Modernamente j se utiliza o coletor solar para aquecimento de gua para uso domstico. Para a utilizao domstica, muitas vezes complementado pelo aquecimento eltrico, para os dias sem sol. fato conhecido que a radiao solar no constante ao longo do dia e varia tambm de acordo com as estaes do ano. Portanto, para se obter o melhor rendimento, precisamos orientar o coletor de modo a receber a maior incidncia dos raios solares. Para os coletores fixos, fato comprovado experimentalmente que a inclinao que d melhor incidncia dos raios solares durante todo o ano , em relao horizontal um ngulo resultante da soma da latitude do lugar mais 5 ou 10. O coletor deve ser voltado para o norte (no caso dos habitantes do hemisfrio sul). Na figura 3.2 demonstrados os componentes de uma clula de coletor. Na figura 3.3 representado um esquema da instalao do coletor solar.

Figura 3.2 Componentes de uma clula de coletor solar.

47

Figura 3.3 Esquema da instalao do coletor solar.

Para o dimensionamento da superfcie coletora (painel), de ordem prtica, pode-se considerar 1m2 de coletor para 50 a 65 litros de gua quente necessrios, ou seja, uma superfcie para uma habitao unifamiliar de 3 a 6 m2. Ou pela frmula:

(3.1)

Onde:

S = rea em m2 Q = quantidade de calor necessria em kcal/dia I = intensidade de radiao solar em kWh/m2 x dia ou kcal.h/m2 = rendimento do aproveitamento da energia por painel, estimado, para fins prticos, em 50%.

CONSUMO DE GUA QUENTE

O consumo de gua quente pode ser estimado de acordo com a tabela 4.1

48

Tabela 4.1 Estimativa de consumo de gua quente Estimativa de consumo de gua quente Prdio Alojamento provisrio de obra Casa popular ou rural Residncia Apartamento Quartel Escola (internato) Hotel (sem incluir cozinha e lavanderia) Hospital Restaurantes e similares Lavanderia Consumo l/dia 24 por pessoa 36 por pessoa 45 por pessoa 60 por pessoa 45 por pessoa 45 por pessoa 36 por hspede

125 por leito 12 por refeio 15 por kg de roupa seca

Exemplo: Supondo uma residncia unifamiliar de 5 pessoas, desejamos calcular qual a rea do coletor necessria. Pela NBR-7198, o consumo dirio por pessoa de 45 litros.

Modelos de Isomtricos

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

Orientaes Gerais para a elaborao do projeto

Deve-se possuir o projeto Arquitetnico completo. Dimensionar o reservatrio superior e o boiler e estabelecer suas localizaes (ideal, sobre banheiros). Traar em planta a canalizao, representando os locais de descida. Bem como o alimentador da caixa dgua e a localizao do hidrmetro. Fazer isomtricos de cada ambiente, representar em escala de 1:20 ou 1:25. Devese nomear as colunas de descida (ex: AF-1, AF-2, AQ-1, AQ-2) de cada isomtrico, seguido do respectivo dimetro. Tal nomenclatura deve fazer correspondncia nomenclatura tambm colocada na planta (item 3).(Exemplos de Isomtricos em anexo). Elaborar um esquema vertical desde a caixa dgua, para a obteno da quantidade e os tipos de acessrios, o comprimento das canalizaes, para que possa ser feito o dimensionamento com a tabela de dimensionamento de Instalaes prediais de gua fria e gua quente. Com os dimetros obtidos no item anterior, deve-se colocar na planta (item 3), sobre a linha que representa a canalizao. Fazer o detalhamento da instalao de esgoto (segue em anexo exemplo) de cada ambiente, indicando os dimetros das canalizaes. No caso de no haver tubo de queda, representar a caixa de distribuio. Fazer Planta de Esgosto, representando a localizao das caixas de distribuio, das caixas de gorduras, da fossa sptica e do sumidouro (quando necessrio). Bem como a representao dos subcoletores prediais, tubos de queda e colunas de ventilao, indicando seus respectivos dimetros e declividades (quando forem subcoletores). Nomear os tubos de queda da seguinte maneira: TQ-01, TQ-02, seguidos dos respectivos dimetros. Igualmente as colunas de ventilao: CV-01, CV-02. Fazer detalhamento (corte) da fossa e do sumidouro, indicando tambm suas medidas em planta. Dimensionar as calhas, condutores verticais e horizontais das instalaes de guas pluviais e tambm representar na planta de Esgoto. Os condutores verticais podero ser representados da seguinte maneira: AP-01, AP-02, seguidos dos respectivos dimetros. Sugesto da forma de apresentao do projeto: Deve-se representar em uma ou mais folhas A0, A1, A2 ou A3 a planta de 61

esgoto e de gua fria e quente, em escala 1:50. Em outra folha ou mais representar os isomtricos e detalhes das instalaes de esgoto devendo fazer referencia planta, para que seja facilmente identificadas, em escala 1:20 ou 1:25. Na mesma folha do item anterior ou em folha separada pode-se representar o detalhamento da fossa e do sumidouro. opcional representar o esquema vertical em trs dimenses, mencionado no item 5. Deve-se atentar para a esttica da apresentao, distribuio adequada dos desenhos nas folhas. Pode-se utilizar de outras formas de representao para facilitar o entendimento do projeto. O projeto deve ser de fcil entendimento para quem ir execut-lo.

INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTAMENTO SANITRIO

INTRODUO

NBR 8160/99 - Esta Norma estabelece as exigncias e recomendaes relativas ao projeto, execuo, ensaio e manuteno dos sistemas prediais de esgoto sanitrio, para atenderem s exigncias mnimas quanto higiene, segurana e conforto dos usurios, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

PRINCIPAIS DEFINIES:

barrilete de ventilao: Tubulao horizontal com sada para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores. caixa de gordura: Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e leos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.

caixa de inspeo: Caixa destinada a permitir a inspeo, limpeza, desobstruo, juno, 62

mudanas de declividade e/ou direo das tubulaes.

caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalao secundria de esgoto.

coletor predial: Trecho de tubulao compreendido entre a ltima insero de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeo geral e o coletor pblico ou sistema particular.

coletor pblico: Tubulao da rede coletora que recebe contribuio de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo do seu comprimento.

coluna de ventilao: Tubo ventilador vertical que se prolonga atravs de um ou mais andares e cuja extremidade superior aberta atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primrio ou a barrilete de ventilao.

desconector: Dispositivo provido de fecho hdrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.

dispositivo de inspeo: Pea ou recipiente para inspeo, limpeza e desobstruo das tubulaes.

instalao primria de esgoto: Conjunto de tubulaes e dispositivos onde tm acesso gases provenientes do coletor pblico ou dos dispositivos de tratamento. instalao secundria de esgoto: Conjunto de tubulaes e dispositivos onde no tm acesso os gases provenientes do coletor pblico ou dos dispositivos de tratamento. ralo seco: Recipiente sem proteo hdrica, dotado de grelha na parte superior, destinado a receber guas de lavagem de piso ou de chuveiro. ralo sifonado: Recipiente dotado de desconector, com grelha na parte superior, destinado a receber guas de lavagem de pisos ou de chuveiro. ramal de descarga: Tubulao que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitrios. ramal de esgoto: Tubulao primria que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.

63

ramal de ventilao: Tubo ventilador que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitrios a uma coluna de ventilao ou a um tubo ventilador primrio. subcoletor: Tubulao que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto. tubo de queda: Tubulao vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga. tubo ventilador: Tubo destinado a possibilitar o escoamento de ar da atmosfera para o sistema de esgoto e vice-versa ou a circulao de ar no interior do mesmo, com a finalidade de proteger o fecho hdrico dos desconectores e encaminhar os gases para atmosfera. unidade de Hunter de contribuio (UHC): Fator numrico que representa a contribuio considerada em funo da utilizao habitual de cada tipo de aparelho sanitrio. DISPOSIES GERAIS O sistema predial de esgoto sanitrio deve ser projetado de modo a: evitar a contaminao da gua, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitrios, como nos ambientes receptores; permitir o rpido escoamento da gua utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrncia de vazamentos e a formao de depsitos no interior das tubulaes; impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitrio atinjam reas de utilizao; impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema; permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionveis; impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilao; permitir a fixao dos aparelhos sanitrios somente por dispositivos que facilitem a sua remoo para eventuais manutenes.

O sistema predial de esgoto sanitrio deve ser separador absoluto em relao ao sistema predial de guas pluviais, ou seja, no deve existir nenhuma ligao entre os dois sistemas. A disposio final do efluente do coletor predial de um sistema de esgoto sanitrio deve ser feita: em rede pblica de coleta de esgoto sanitrio, quando ela existir; em sistema particular de tratamento, quando no houver rede pblica de coleta de 64

esgoto sanitrio. Deve ser evitada a passagem das tubulaes de esgoto em paredes, rebaixos, forros falsos, etc. de ambientes de permanncia prolongada. Caso no seja possvel, devem ser adotadas medidas no sentido de atenuar a transmisso de rudo para os referidos ambientes. As mudanas de direo nos trechos horizontais devem ser feitas com peas com ngulo central igual ou inferior a 45. As mudanas de direo (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peas com ngulo central igual ou inferior a 90. vedada a ligao de ramal de descarga ou ramal de esgoto, atravs de inspeo existente em joelho ou curva, ao ramal de descarga de bacia sanitria. Os ramais de descarga e de esgoto devem permitir fcil acesso para desobstruo e limpeza. Tubos de quedas

Os tubos de queda devem, sempre que possvel, ser instalados em um nico alinhamento. Quando necessrios, os desvios devem ser feitos com peas formando ngulo central igual ou inferior a 90, de preferncia com curvas de raio longo ou duas curvas de 45. Para os edifcios de dois ou mais andares, nos tubos de queda que recebam efluentes de aparelhos sanitrios tais como pias, tanques, mquinas de lavar e outros similares, onde so utilizados detergentes que provoquem a formao de espuma, devem ser adotadas solues no sentido de evitar o retorno de espuma para os ambientes sanitrios, tais como: no efetuar ligaes de tubulaes de esgoto ou de ventilao nas regies de ocorrncia de sobrepresso, conforme detalhado em abaixo; efetuar o desvio do tubo de queda para a horizontal com dispositivos que atenuem a sobrepresso, ou seja, curva de 90 de raio longo ou duas curvas de 45; ou instalar dispositivos com a finalidade de evitar o retorno de espuma. So considerados zonas de sobrepresso (ver figura 3.1): o trecho, de comprimento igual a 40 dimetros, imediatamente a montante do desvio para horizontal; o trecho de comprimento igual a 10 dimetros, imediatamente a jusante do mesmo desvio; 65

o trecho horizontal de comprimento igual a 40 dimetros, imediatamente a montante do prximo desvio; o trecho de comprimento igual a 40 dimetros, imediatamente a montante da base do tubo de queda, o trecho do coletor ou subcoletor imediatamente a jusante da mesma base; e) os trechos a montante e a jusante do primeiro desvio na horizontal do coletor com comprimento igual a 40 dimetros ou subcoletor com comprimento igual a 10 dimetros; o trecho da coluna de ventilao, para o caso de sistemas com ventilao secundria, com comprimento igual a 40 dimetros, a partir da ligao da base da coluna com o tubo de queda ou ramal de esgoto.

Figura 3.1 Zonas de sobrepresso num tubo de queda Devem ser previstos tubos de queda especiais para pias de cozinha e mquinas de lavar louas, providos de ventilao primria, os quais devem descarregar em uma caixa de gordura coletiva Coletores e subcoletores

O coletor predial e os subcoletores devem ser de preferncia retilneos. Quando necessrio, os desvios devem ser feitos com peas com ngulo central igual ou inferior a 45, acompanhados de elementos que permitam a inspeo. Caixas de gordura, coletora e de inspeo

66

As caixas de gordura, poos de visita e caixas de inspeo devem ser perfeitamente impermeabilizados, providos de dispositivos adequados para inspeo, possuir tampa de fecho hermtico, ser devidamente ventilados e constitudos de materiais no atacveis pelo esgoto. recomendado o uso de caixas de gordura quando os efluentes contiverem resduos gordurosos. Quando o uso de caixa de gordura no for exigido pela autoridade pblica competente, a sua adoo fica a critrio do projetista. A figura 3.2 demonstra o funcionamento da caixa de gordura.

Figura 3.2 Funcionamento de uma caixa de gordura As caixas de gordura devem ser instaladas em locais de fcil acesso e com boas condies de ventilao. As caixas de gordura devem possibilitar a reteno e posterior remoo da gordura, atravs das seguintes caractersticas: capacidade de acumulao da gordura entre cada operao de limpeza; dispositivos de entrada e de sada convenientemente projetados para possibilitar que o afluente e o efluente escoem normalmente; altura entre a entrada e a sada suficiente para reter a gordura, evitando-se o arraste do material juntamente com o efluente; vedao adequada para evitar a penetrao de insetos, pequenos animais, guas de lavagem de pisos ou de guas pluviais, etc.

As pias de cozinha ou mquinas de lavar louas instaladas em vrios pavimentos sobrepostos devem descarregar em tubos de queda exclusivos que conduzam o esgoto para caixas de gordura coletivas, sendo vedado o uso de caixas de gordura individuais nos andares. Os desvios, as mudanas de declividade e a juno de tubulaes enterradas devem ser feitos mediante o emprego de caixas de inspeo ou poos de visita. 67

Em prdios com mais de dois pavimentos, as caixas de inspeo no devem ser instaladas a menos de 2,00 m de distncia dos tubos de queda que contribuem para elas. No devem ser colocadas caixas de inspeo ou poos de visita em ambientes pertencentes a uma unidade autnoma, quando os mesmos recebem a contribuio de despejos de outras unidades autnomas. Os efluentes de aparelhos sanitrios e de dispositivos instalados em nvel inferior ao do logradouro devem ser descarregados em uma ou mais caixas de inspeo, as quais devem ser ligadas a uma caixa coletora, disposta de modo a receber o esgoto por gravidade. A partir da caixa coletora, por meio de bombas, devem ser recalcados para uma caixa de inspeo (ou poo de visita), ramal de esgoto ligado por gravidade ao coletor predial, ou diretamente ao mesmo, ou ao sistema de tratamento de esgoto. No caso de esgoto proveniente unicamente da lavagem de pisos ou de automveis, dispensa-se o uso de caixas de inspeo, devendo os efluentes ser encaminhados, neste caso, a uma caixa sifonada de dimetro mnimo igual a 0,40 m, a qual pode ser ligada diretamente a uma caixa coletora. As bombas devem ser de construo especial, prova de obstrues por guas servidas, massas e lquidos viscosos.

Tubo ventilador e coluna de ventilao

A extremidade aberta do tubo ventilador primrio ou coluna de ventilao deve estar situada acima da cobertura do edifcio a uma distncia mnima que impossibilite o encaminhamento mesma das guas pluviais provenientes do telhado ou laje impermeabilizada. A extremidade aberta de um tubo ventilador primrio ou coluna de ventilao, conforme mostrado na figura: no deve estar situada a menos de 4,00 m de qualquer janela, porta ou vo de ventilao, salvo se elevada pelo menos 1,00 m das vergas dos respectivos vos; deve situar-se a uma altura mnima igual a 2,00 m acima da cobertura, no caso de laje utilizada para outros fins alm de cobertura; caso contrrio, esta altura deve ser no mnimo igual a 0,30 m; deve ser devidamente protegida nos trechos aparentes contra choques ou acidentes que possam danific-la; deve ser provida de terminal tipo chamin, t ou outro dispositivo que impea a 68

entrada das guas pluviais diretamente ao tubo de ventilao. A figura 3.3 demonstra a localizao da coluna de ventilao numa instalao de esgoto. E, a figura 3.4 demonstra o prolongamento do tubo de queda ou coluna de ventilao para cima da cobertura

Figura 3.3 Instalao de esgoto

Figura 3.4 Prolongamento do tubo de queda ou da coluna de ventilao para cima da cobertura 69

O tubo ventilador primrio e a coluna de ventilao devem ser verticais e, sempre que possvel, instalados em uma nica prumada; quando necessrias, as mudanas de direo devem ser feitas mediante curvas de ngulo central no superior a 90, e com um aclive mnimo de 1% (ver figura 3.5) Em prdios de um s pavimento, deve existir pelo menos um tubo ventilador, ligado diretamente a uma caixa de inspeo ou em juno ao coletor predial, subcoletor ou ramal de descarga de uma bacia sanitria e prolongado at acima da cobertura desse prdio, devendo-se prever a ligao de todos os desconectores a um elemento ventilado, respeitando-se as distncias mximas indicadas na tabela 3.1. Toda tubulao de ventilao deve ser instalada com aclive mnimo de 1%, de modo que qualquer lquido que porventura nela venha a ingressar possa escoar totalmente por gravidade para dentro do ramal de descarga ou de esgoto em que o ventilador tenha origem.

70

Figura 3.5 Desvio de tubo de queda Tabela 3.1 Distncia mxima de um desconector ao tubo ventilador

71

As ligaes da coluna de ventilao aos demais componentes do sistema de ventilao ou do sistema de esgoto sanitrio devem ser feitas com conexes apropriadas, como a seguir: quando feita em uma tubulao vertical, a ligao deve ser executada por meio de juno a 45; ou quando feita em uma tubulao horizontal, deve ser executada acima do eixo da tubulao, elevando-se o tubo ventilador de uma distncia de at 0,15 m, ou mais, acima do nvel de transbordamento da gua do mais elevado dos aparelhos sanitrios por ele ventilados, antes de ligar-se a outro tubo ventilador, respeitandose o que segue: a ligao ao tubo horizontal deve ser feita por meio de t 90 ou juno 45 com a derivao instalada em ngulo, de preferncia, entre 45 e 90 em relao ao tubo de esgoto, conforme indicado na figura 3.5; quando no houver espao vertical para a soluo apresentada acima, podem ser adotados ngulos menores, com o tubo ventilador ligado somente por juno 45 ao respectivo ramal de esgoto e com seu trecho inicial instalado em aclive mnimo de 2%; a distancia entre o ponto de insero do ramal de ventilao ao tubo de esgoto e a conexo de mudana do trecho horizontal para a vertical deve ser a mais curta possvel; a distncia entre a sada do aparelho sanitrio e a insero do ramal de ventilao deve ser igual a no mnimo duas vezes o dimetro do ramal de descarga.

Quando no for possvel ventilar o ramal de descarga da bacia sanitria ligada diretamente ao tubo de queda (para a distncia mxima, ver tabela 3.1), o tubo de queda deve ser ventilado imediatamente abaixo da ligao do ramal da bacia sanitria (ver figura 3.6).

72

dispensada a ventilao do ramal de descarga de uma bacia sanitria ligada atravs de ramal exclusivo a um tubo de queda a uma distncia mxima de 2,40 m, desde que esse tubo de queda receba, do mesmo pavimento, imediatamente abaixo, outros ramais de esgoto ou de descarga devidamente ventilados, conforme mostrado na figura 3.7.

Bacias sanitrias instaladas em bateria, devem ser ventiladas por um tubo ventilador de circuito ligando a coluna de ventilao ao ramal de esgoto na regio entre a ltima e a penltima bacias sanitrias, conforme indicado na figura 3.8.

Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no mximo oito bacias sanitrias, contadas a partir da mais prxima ao tubo de queda.

Quando o ramal de esgoto servir a mais de trs bacias sanitrias e houver aparelhos em andares superiores descarregando no tubo de queda, necessria a instalao de tubo ventilador suplementar, ligando o tubo ventilador de circuito ao ramal de esgoto na regio entre o tubo de queda e a primeira bacia sanitria.

Figura 3.5 Ligao de ramal de ventilao

73

Figura 3.6 Ligao de ramal de ventilao quando da impossibilidade de ventilao do ramal de descarga da bacia sanitria

Figura 3.7 Dispensa de ventilao de ramal de descarga de bacia sanitria

74

Figura 3.8 Ventilao em circuito

75

3.5. Documentao bsica de projeto A documentao bsica do projeto deve contemplar: projeto executivo, composto pelos seguintes itens: planta baixa da cobertura, andar(es) tipo, trreo, subsolo(s), com a indicao dos tubos de queda, ramais e desvios, colunas de ventilao (no caso de sistema com ventilao secundria), dispositivos em geral; planta baixa do pavimento inferior, com traados e localizao dos subcoletores, coletor predial, dispositivos de inspeo, local de lanamento do esgoto sanitrio e suas respectivas cotas; esquema vertical (ou fluxograma geral) apresentado em separado ou em conjunto com o sistema predial de guas pluviais, sem escala, indicando os componentes do sistema e suas interligaes; plantas, em escala conveniente, dos ambientes sanitrios, com a indicao do encaminhamento das tubulaes; detalhes (cortes, perspectivas, etc.) que se fizerem necessrios para melhor compreenso do sistema; memorial descritivo e especificaes tcnicas; quantificao e oramento. DIMENSIONAMENTO

4.1. Desconectores Todo desconector deve satisfazer s seguintes condies: ter fecho hdrico com altura mnima de 0,05 m; apresentar orifcio de sada com dimetro igual ou superior ao do ramal de descarga a ele conectado. As caixas sifonadas devem ter as seguintes caractersticas mnimas: ser de DN 100, quando receberem efluentes de aparelhos sanitrios at o limite de 6 UHC; ser de DN 125, quando receberem efluentes de aparelhos sanitrios at o limite de 10 UHC; ser de DN 150, quando receberem efluentes de aparelhos sanitrios at o limite de 15 UHC.

76

O ramal de esgoto da caixa sifonada deve ser dimensionado conforme indicado na tabela 4. 4.2. Ramais de descarga e de esgoto Para os ramais de descarga, devem ser adotados no mnimo os dimetros apresentados na tabela 4.1. Para os aparelhos no relacionados na tabela 4.1, devem ser estimadas as UHC correspondentes e o dimensionamento deve ser feito com os valores indicados na tabela 4.2. Para os ramais de esgoto, deve ser utilizada a tabela 4.3.

77

Tabela 4.1 Unidades de Hunter de Contribuio dos aparelhos sanitrios e dimetro nominal mnimo dos ramais de descarga

Tabela 4.2 Unidades de Hunter de Contribuio para aparelhos no relacionados na tabela 4

78

Tabela 4.3 Dimensionamento de ramais de esgoto

4.3. Tubos de queda Os tubos de queda podem ser dimensionados pela somatria das UHC, conforme valores indicados na tabela 4.4. Quando apresentarem desvios da vertical, os tubos de queda devem ser dimensionados da seguinte forma: quando o desvio formar ngulo igual ou inferior a 45 com a vertical, o tubo de queda dimensionado com os valores indicados na tabela 4.4; quando o desvio formar ngulo superior a 45 com a vertical, deve-se dimensionar: a parte do tubo de queda acima do desvio como um tubo de queda independente, com base no nmero de unidades de Hunter de contribuio dos aparelhos acima do desvio, de acordo com os valores da tabela 4.4; a parte horizontal do desvio de acordo com os valores da tabela 4.5; a parte do tubo de queda abaixo do desvio, com base no nmero de unidades de 79

Hunter de contribuio de todos os aparelhos que descarregam neste tubo de queda, de acordo com os valores da tabela 4.4, no podendo o dimetro nominal adotado, neste caso, ser menor do que o da parte horizontal. 4.4 Coletor predial e subcoletores O coletor predial e os subcoletores podem ser dimensionados pela somatria das UHC conforme os valores da tabela 4.5. O coletor predial deve ter dimetro nominal mnimo DN 100. No dimensionamento do coletor predial e dos subcoletores em prdios residenciais, deve ser considerado apenas o aparelho de maior descarga de cada banheiro para a somatria do nmero de unidades de Hunter de contribuio. Nos demais casos, devem ser considerados todos os aparelhos contribuintes para o clculo do nmero de UHC.

Tabela 4.4 Dimensionamento de tubos de queda

Tabela 4.5 Dimensionamento de subcoletores e coletor predial

80

4.5. Tubo de Ventilao Para o dimensionamento do tubo de ventilao e ramais de ventilao, devem ser utilizadas as tabela 4.6 e 4.7, respectivamente.

Tabela 4.6 Dimensionamento de colunas e barriletes de ventilao

81

82

Tabela 4.7 Dimensionamento de ramais de ventilao

DISPOSITIVOS COMPLEMENTARES 5.1 Caixas de gordura As caixas de gordura devem ser dimensionadas levando-se em conta o que segue:

para a coleta de apenas uma cozinha, pode ser usada a caixa de gordura pequena ou a caixa de gordura simples; para a coleta de duas cozinhas, pode ser usada a caixa de gordura simples ou a caixa de gordura dupla; para a coleta de trs at 12 cozinhas, deve ser usada a caixa de gordura dupla; d) para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartis, etc., devem ser previstas caixas de gordura especiais. As caixas de gordura devem ser divididas em duas cmaras, uma receptora e outra vertedoura, separadas por um septo no removvel. As caixas de gordura podem ser dos seguintes tipos: pequena (CGP), cilndrica, com as seguintes dimenses mnimas: dimetro interno: 0,30 m; parte submersa do septo: 0,20 m; capacidade de reteno: 18 L; dimetro nominal da tubulao de sada: DN 75;

simples (CGS), cilndrica, com as seguintes dimenses mnimas: dimetro interno: 0,40 m; parte submersa do septo: 0,20 m; 83

capacidade de reteno: 31 L; dimetro nominal da tubulao de sada: DN 75; dupla (CGD), cilndrica, com as seguintes dimenses mnimas: dimetro interno: 0,60 m; parte submersa do septo: 0,35 m capacidade de reteno: 120 L; dimetro nominal da tubulao de sada: DN 100; especial (CGE), prismtica de base retangular, com as seguintes caractersticas:

distncia mnima entre o septo e a sada: 0,20 m; volume da cmara de reteno de gordura obtido pela frmula: V = 2 N + 20 onde: N o nmero de pessoas servidas pelas cozinhas que contribuem para a caixa de gordura no turno em que existe maior afluxo; V o volume, em litros; altura molhada: 0,60 m; parte submersa do septo: 0,40 m; dimetro nominal mnimo da tubulao de sada: DN 100. 5.2 Caixas de passagem As caixas de passagem devem ter as seguintes caractersticas: quando cilndricas, ter dimetro mnimo igual a 0,15 m e, quando prismticas de base poligonal, permitir na base a inscrio de um crculo de dimetro mnimo igual a 0,15 m; ser providas de tampa cega, quando previstas em instalaes de esgoto primrio; ter altura mnima igual a 0,10 m; ter tubulao de sada dimensionada pela tabela de dimensionamento de ramais de esgoto, sendo o dimetro mnimo igual a DN 50. 5.3 Dispositivos de inspeo As caixas de inspeo devem ter: profundidade mxima de 1,00 m; forma prismtica, de base quadrada ou retangular, de lado interno mnimo de 0,60 m, ou cilndrica com dimetro mnimo igual a 0,60 m; tampa facilmente removvel, permitindo perfeita vedao; 84

fundo construdo de modo a assegurar rpido escoamento e evitar formao de depsitos.

Os poos de visita devem ter: profundidade maior que 1,00 m; forma prismtica de base quadrada ou retangular, com dimenso mnima de 1,10 m, ou cilndrica com um dimetro interno mnimo de 1,10 m; degraus que permitam o acesso ao seu interior; tampa removvel que garanta perfeita vedao; e) fundo constitudo de modo a assegurar rpido escoamento e evitar formao de sedimentos; f) duas partes, quando a profundidade total for igual ou inferior a 1,80 m, sendo a parte inferior formada pela cmara de trabalho (balo) de altura mnima de 1,50 m, e a parte superior formada pela cmara de acesso, ou chamin de acesso, com dimetro interno mnimo de 0,60 m. SIMBOLOGIA

85

86

TANQUES SPTICOS DISPOSIES GERAIS

Em reas no favorecidas por rede de esgotos pblicos, torna-se obrigatrio o uso de instalaes necessrias para a depurao biolgica e bacteriana das guas residurias. Os despejos lanados sem tratamento propiciam a proliferao de inmeras doenas como tifo, disenterias, etc. A NBR 7229//93 fixa as condies exigveis para projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos, incluindo tratamento e disposio de efluentes e lodo sedimentado. E, tem por objetivo preservar a sade pblica e ambiental, a higiene, o conforto e a segurana dos habitantes de reas servidas por estes sistemas.

Principais Definies

Decantao: Processo em que, por gravidade, um lquido se separa dos slidos que continha em suspenso. Despejo industrial: Resduo lquido de operao industrial. Dimetro nominal (DN): Designao numrica de tamanho, que comum a todos os componentes de um sistema de tubulao, exceto os componentes designados pelo dimetro externo ou pelo tamanho da rosca. Taxa de acumulao de lodo: Nmero de dias de acumulao de lodo fresco. Digesto: Decomposio da matria orgnica em substncias progressivamente mais simples e estveis. Dispositivo de descarga de lodo: Instalao tubular para retirada, por presso hidrosttica, do contedo da zona de digesto. Efluente: Parcela lquida que sai de qualquer unidade de tratamento. Efluente do tanque sptico: Efluente ainda contaminado, originrio do tanque sptico. Escuma: Matria graxa e slidos em mistura com gases, que flutuam no lquido em tratamento. gua residuria: Lquido que contm resduo de atividade humana. Esgoto afluente: gua residuria que chega ao tanque sptico.

87

Esgoto domstico: gua residuria de atividade higinica e/ou de limpeza. Esgoto sanitrio: gua residuria composta de esgoto domstico, despejo industrial admissvel a tratamento conjunto com esgoto domstico e gua de infiltrao. Filtro anaerbio: Unidade destinada ao tratamento de esgoto, mediante afogamento do meio biolgico filtrante. Intervalo entre limpezas: Perodo de tempo entre duas operaes consecutivas e necessrias de remoo do lodo do tanque sptico. Lodo: Material acumulado na zona de digesto do tanque sptico, por sedimentao de partculas slidas suspensas no esgoto. Lodo desidratado: Lodo com baixo teor de umidade. Lodo digerido: Lodo estabilizado por processo de digesto. Lodo fresco: Lodo instvel, em incio de processo de digesto. Perodo de deteno do esgoto: Tempo mdio de permanncia da parcela lquida do esgoto dentro da zona de decantao do tanque sptico. Perodo de digesto: Tempo necessrio estabilizao da parcela orgnica do lodo. Profundidade total: Medida entre a face inferior da laje de fechamento e o nvel da base do tanque. Profundidade til: Medida entre o nvel mnimo de sada do efluente e o nvel da base do tanque. Sedimentao: Processo em que, por gravidade, slidos em suspenso se separam do lquido que os continha. Sistema de esgotamento sanitrio: Conjunto de instalaes que rene coleta, tratamento e disposio das guas residurias. Sistema de tanque sptico: Conjunto de unidades destinadas ao tratamento e disposio de esgotos, mediante utilizao de tanque sptico e unidades complementares de tratamento e/ou disposio final de efluentes e lodo. Sumidouro ou poo absorvente: Poo seco escavado no cho e no impermeabilizado, que orienta a infiltrao de gua residuria no solo. Tanque sptico: Unidade cilndrica ou prismtica retangular de fluxo horizontal, para tratamento de esgotos por processos de sedimentao, flotao e digesto. Tanque sptico de cmara nica: Unidade de apenas um compartimento, em cuja zona superior devem ocorrer processos de sedimentao e de flotao e digesto da 88

escuma, prestando-se a zona inferior ao acmulo e digesto do lodo sedimentado. Tanque sptico de cmaras em srie: Unidade com dois ou mais compartimentos contnuos, dispostos seqencialmente no sentido do fluxo do lquido e interligados adequadamente, nos quais devem ocorrer, conjunta e decrescentemente, processos de flotao, sedimentao e digesto. Vala de filtrao: Sistema de tratamento biolgico do efluente do tanque sptico, que consiste em um conjunto ordenado de caixa de distribuio, caixas de inspeo, tubulaes perfuradas superiores, para distribuir o efluente sobre leito biolgico filtrante, e tubulaes perfuradas inferiores, para coletar o filtrado e encaminh-lo disposio final. Vala de infiltrao: Sistema de disposio do efluente do tanque sptico, que orienta sua infiltrao no solo e consiste em um conjunto ordenado de caixa de distribuio, caixas de inspeo e tubulao perfurada assente sobre a camada-suporte de pedra britada. Volume total: Volume til acrescido de volume correspondente ao espao destinado circulao de gases no interior do tanque, acima do nvel do lquido. Volume til: Espao interno mnimo necessrio ao correto funcionamento do tanque sptico, correspondente somatria dos volumes destinados.

Fossa Sptica

As fossas spticas so instalaes que atenuam a agressividade das guas servidas, tendo emprego j muito difundido. Destinam-se a separar e transformar a matria slida contida nas guas de esgoto e descarregar no terreno. Nas fossas, as guas servidas sofrem a ao de bactrias anaerbica (microorganismos que s atuam na ausncia de oxignio). Sob a ao dessas bactrias, parte da matria orgnica slida convertida em gases ou em substncias solveis que, dissolvidas no lquido contido na fossa, so esgotadas e lanadas no terreno. Durante o processo, depositam-se no fundo da fossa as partculas minerais slidas (lodo) e forma-se, na superfcie do lquido, uma camada de espuma ou crosta constituda de substncias insolveis mais leves que contribui para evitar a circulao do ar, facilitando a ao das bactrias. A figura 1.1 demonstra o funcionamento de uma fossa sptica.

89

Figura 1.1 Funcionamento geral de um tanque sptico 1.3 Indicaes do Sistema

O uso do sistema de tanque sptico somente indicado para: a) rea desprovida de rede pblica coletora de esgoto; b) alternativa de tratamento de esgoto em reas providas de rede coletora local; c) reteno prvia dos slidos sedimentveis, quando da utilizao de rede coletora com dimetro e/ou declividade reduzidos para transporte de efluente livre de slidos sedimentveis. vedado o encaminhamento ao tanque sptico de: a) guas pluviais; b) despejos capazes de causar interferncia negativa em qualquer fase do processo de tratamento ou a elevao excessiva da vazo do esgoto afluente, como os provenientes de piscinas e de lavagem de reservatrios de gua.

LOCALIZAO DA FOSSA SPTICA

Os tanques spticos devem observar as seguintes distncias horizontais mnimas:

90

a) 1,50 m de construes, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltrao e ramal predial de gua; b) 3,0 m de rvores e de qualquer ponto de rede pblica de abastecimento de gua; c) 15,0 m de poos freticos e de corpos de gua de qualquer natureza.

As distncias mnimas so computadas a partir da face externa mais prxima aos elementos considerados.

DIMENSIONAMENTO

O volume til total do tanque sptico deve ser calculado pela frmula: V = 1000 + N (CT + K Lf) Onde: V = volume til, em litros N = nmero de pessoas ou unidades de contribuio C = contribuio de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 3.1) T = perodo de deteno, em dias (ver Tabela 3.2) K = taxa de acumulao de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulao de lodo fresco (ver Tabela 3.3) Lf = contribuio de lodo fresco, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 3.1)

91

Tabela 3.1 Contribuio diria de esgoto (C) e de lodo fresco (Lf) por tipo de prdio e de ocupante

Tabela 3.2 Perodo de deteno dos despejos, por faixa de contribuio diria

92

Tabela 3.3 Taxa de acumulao total de lodo (k), em dias, por intervalo entre limpezas e temperatura do ms mais frio

93

3.1. Geometria dos tanques Os tanques spticos podem ser cilndricos ou prismticos retangulares. Os cilndricos so empregados em situaes onde se pretende minimizar a rea til em favor da profundidade; os prismticos retangulares, nos casos em que sejam desejveis maior rea horizontal e menor profundidade.

3.1. Medidas internas mnimas (ver Figuras 3.1 e 3.2)

As medidas internas dos tanques devem observar o que segue: a) profundidade til: varia entre os valores mnimos e mximos recomendados na Tabela 3.4, de acordo com o volume til obtido mediante a frmula de clculo de volume til; b) dimetro interno mnimo: 1,10 m; c) largura interna mnima: 0,80 m; d) relao comprimento/largura (para tanques prismticos retangulares): mnimo 2:1; mximo 4:1.

Tabela 3.4 Profundidade til mnima e mxima, por faixa de volume til

94

3.2 Nmero de cmaras O emprego de cmaras mltiplas em srie recomendado especialmente para os tanques de volumes pequenos a mdio, servindo at 30 pessoas. Para observncia de melhor desempenho quanto qualidade dos efluentes, recomendam-se os seguintes nmeros de cmaras: a) tanques cilndricos: trs cmaras em srie; b) tanques prismticos retangulares: duas cmaras em srie.

3.3 Proporo entre as cmaras (ver Figura 3.2)

Conforme sua conformao, cilndrica ou prismtica, os tanques tm as seguintes propores entre cmaras: a) tanques cilndricos: 2:1 em volume, da entrada para a sada; b) tanques prismticos retangulares: 2:1 em volume, da entrada para a sada.

3.4 Intercomunicao entre as cmaras

As cmaras devem comunicar-se mediante aberturas com rea equivalente a 5% da seo vertical til do tanque no plano de separao entre elas. As seguintes relaes de medida devem ser observadas para as aberturas (ver Figura 3.2): a) distncia vertical mnima da extremidade ou geratriz superior da abertura ao nvel do lquido: 0,30 m; b) distncia vertical mnima da extremidade inferior da abertura soleira do tanque: metade da altura til para tanques dimensionados para limpeza a intervalos de at trs anos, e dois teros da altura til para tanques dimensionados para limpeza a intervalos superiores a trs anos; c) menor dimenso de cada abertura: 3 cm.

3.5 Dispositivos de entrada e sada

Os dispositivos de entrada e sada, constitudos por trs sanitrios ou septos, devem 95

observar as seguintes relaes de medidas (ver Figura 3.2): a) dispositivo de entrada: parte emersa, pelo menos 5 cm acima da geratriz superior do tubo de entrada, e parte imersa aprofundada at 5 cm acima do nvel correspondente extremidade inferior do dispositivo de sada; b) dispositivo de sada: parte emersa nivelada, pela extremidade superior, ao dispositivo de entrada, e parte imersa medindo um tero da altura til do tanque a partir da geratriz inferior do tubo de sada; c) as geratrizes inferiores dos tubos de entrada e sada so desniveladas em 5 cm; d) entre a extremidade superior dos dispositivos de entrada e sada e o plano inferior a laje de cobertura do tanque, deve ser preservada uma distncia mnima de 5 cm.

3.6 Aberturas de inspeo (ver Figura 3.3)

As aberturas de inspeo dos tanques spticos devem ter nmero e disposio tais que permitam a remoo do lodo e da escuma acumulados, assim como a desobstruo dos dispositivos internos. As seguintes relaes de distribuio e medidas devem ser observadas: a) todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimenso igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque; b) o mximo raio de abrangncia horizontal, admissvel para efeito de limpeza, de 1,50 m, a partir do qual nova abertura deve ser necessria; c) a menor dimenso das demais aberturas, que no a primeira, deve ser igual ou superior a 0,20 m; d) os tanques executados com lajes removveis em segmentos no necessitam de aberturas de inspeo, desde que as peas removveis que as substituam tenham rea igual ou inferior a 0,50 m2; e) os tanques prismticos retangulares de cmaras mltiplas devem ter pelo menos uma abertura por cmara; f) os tanques cilndricos podem ter uma nica abertura, independentemente do nmero de cmaras, desde que seja observado o raio de abrangncia disposto e que a distncia entre o nvel do lquido e a face inferior do tampo de fechamento seja igual ou superior a 0,50 m. 96

97

98

99

Figura 3.1 Detalhes e dimenses de um tanque sptico de cmara nica

Figura 3.2 Dimenses dos Tanques Spticos

100

101

Figura 3.3 Tanques com mltiplas abertura e disposio das aberturas

102

Figura 3.4 Juno da laje de fundo com as paredes laterais

103

SUMIDOUROS DISPOSIES GERAIS

Sumidouros so poos escavados no cho e no impermeabilizado, sem laje de fundo e que orienta a infiltrao de gua residuria no solo. Podem ser prismticos ou cilndricos com e sem enchimento, conforme a figura 1.1. Os sumidouros devem ter as paredes revestidas de alvenaria de tijolos, assentes com juntas livres, ou de anis(ou placas) pr-moldadas de concreto convenientemente furados, a ter enchimento no fundo de cascalho, pedra britadas, de pelo menos 0,50m de espessura. As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nvel do terreno, ser de concreto armado e dotadas de abertura de inspeo com tampo de fechamento hermtico, cuja menor dimenso seja de 0,60m. As dimenses do sumidouro so determinadas em funo da capacidade de absoro do terreno, devendo ser considerada como superfcie til de absoro a do fundo e das parede laterais at o nvel de entrada do efluente da fossa. Os sumidouros so indicados para locais em que o nvel do lenol fretico no muito prximo da superfcie. O fundo deve estar distante no mnimo 1,5m do nvel do lenol fretico. Caso no seja possvel utilizar sumidouro, devem-se ser utilizadas valas de infiltrao. As valas de infiltrao consistem em um sistema de disposio do efluente do tanque sptico, que orienta a sua infiltrao no solo e consiste em um conjunto ordenado de caixa de distribuio, caixas de inspeo e tubulao perfurada assente sobre camada suporte de pedra britada. Conforme demonstrado na figura 1.2 O sistema composto por um conjunto de canalizaes assentado a uma profundidade racionalmente fixada, em um solo cujas caractersticas permitam a absoro do esgoto efluente da fossa sptica conectada ao sistema.

104

Figura 1.1 Sumidouro cilndrico

105

106

Figura 1.2 Vala de infiltrao 107

DIMENSIONAMENTO

Sumidouros

De acordo com a norma tcnica, pode-se considerar como rea de infiltrao do sumidouro a rea do fundo e a rea lateral. Para o clculo da rea de infiltrao necessrio, utiliza-se a seguinte frmula:

A = V/Ci

Onde: A = rea em m2, necessria para o sumidouro ou vala de infiltrao; V = volume de contribuio diria em l/dia, da edificao. Na ausncia de dados, pode-se considerar como o volume til da fossa sptica. Ci = coeficiente de infiltrao, obtido pela curva mostrada na figura 2.1

108

Figura 2.1 Grfico para determinao do coeficiente de infiltrao

Para a obteno do tempo de infiltrao, isto , para se determinar a capacidade de absoro do solo necessrio a realizao de um ensaio, seguindo o seguinte roteiro: Escolher trs pontos do terreno prximo ao local onde ser lanado o efluente; em cada ponto, escavar um cova quadrada de 0,30m de lado e 0,30m de profundidade. No caso de sumidouro, os pontos so em diferentes profundidades; pode-se usar um pr-dimensionamento, conforme dados da tabela 2.1 No caso de valas de infiltrao a seo do fundo, as covas devem estar a uma profundidade de 0,60m a 1,0m do nvel do terreno. Raspar o fundo e os lados da cova e colocar uma camada de 5 cm de brita n 1 No primeiro dia de ensaio, manter as covas cheias de gua durante 4 horas No dia seguinte, encher as covas com gua e aguardar que se infiltrem totalmente Encher novamente as covas at uma altura de 0,15m e cronometrar o tempo de rebaixamento de 0,15 para 0,14m Quando esse rebaixamento se der em menos de 3 minutos, refazer o ensaio cinco vezes, adotando a quinta medio. Com os tempos acima obtidos, obter os coeficientes de infiltrao do solo em l/m2

109

por dia, na curva da figura 2.1 Adotar o menor dos coeficientes determinados nos ensaios.

Tabela 2.1 Possveis faixas de variao de coeficiente de infiltrao

Aps a obteno a da rea de infiltrao necessria do sumidouro, procede-se o dimensionamento, considerando como rea de infiltrao a rea lateral e a rea do fundo.

Valas de Infiltrao

O dimensionamento das valas de infiltrao realizado de forma anloga a dos sumidouros, considerando-se com rea til de infiltrao apenas a rea do fundo. As valas de infiltrao dever ter comprimento mximo de 30m e tambm devero ser observadas as outras prescries da norma conforme demonstradas na figura 1.2. Exemplo:

Dimensionar um ou mais sumidouros (prismticos ou cilndricos) para atender um edifcio com 4 pavimento e 2 apartamentos por pavimento. Os apartamentos so de 3 quartos sociais e um de servio. Tendo como hiptese a impossibilidade de se utilizar sumidouros, efetuar o dimensionamento de valas de infiltrao.

110

GUAS PLUVIAIS

DISPOSIES GERAIS

fato conhecido que a gua da chuva um dos elementos mais danosos para a durabilidade e boa aparncia das construes, cabendo ao instalador projetar o escoamento das mesmas, de modo a se realizar pelo mais curto trajeto e no menor tempo possvel. O sistema de esgotamento das guas pluviais deve ser completamente separado dos esgotos sanitrios. O projeto de esgotamento das guas pluviais deve obedecer s prescries da NBR10844/89. Essa norma fixa exigncias e critrios necessrios aos projetos das instalaes de drenagem de guas pluviais, visando a garantir nveis aceitveis de funcionalidade, segurana, higiene, conforto, durabilidade e economia. Aplica-se drenagem de guas pluviais em coberturas e demais reas associadas ao edifcio, tais como terraos, ptios, quintais e similares. Esta Norma no se aplica a casos onde as vazes de projeto e as caractersticas da rea exijam a utilizao de bocas-de-lobo e galerias.

TERMINOLOGIA

Apresentam-se abaixo algumas das definies associadas aos conceitos de hidrologia e hidrulica: Altura pluviomtrica: o volume de gua precipitada (em mm) por unidade de rea, ou a altura de gua de chuva que se acumula, aps um certo tempo, sobre uma superfcie horizontal impermevel e confinada lateralmente, desconsiderando a evaporao. Intensidade pluviomtrica: a altura pluviomtrica por unidade de tempo (mm/h). Durao de precipitao: o intervalo de tempo de referncia para a determinao de intensidades pluviomtricas. Perodo de retorno: nmero mdio de anos em que, para a mesma durao de precipitao, uma determinada intensidade pluviomtrica igualada ou ultrapassada apenas uma vez. rea de contribuio: soma das reas das superfcies que, interceptando chuva, conduzem as guas para determinado ponto da instalao. Tempo de concentrao: intervalo de tempo decorrido entre o incio da chuva e o momento em que toda a rea de contribuio passa a contribuir para determinada seo transversal de um condutor ou calha. 111

Calha: canal que recolhe a gua de coberturas, terraos e similares e a conduz a um ponto de destino. Condutor horizontal: canal ou tubulao horizontal destinada a recolher e conduzir guas pluviais at locais permitidos pelos dispositivos legais. Condutor vertical: tubulao vertical destinada a recolher guas de calhas, coberturas, terraos e similares e conduz-las at a parte inferior do edifcio. Permetro molhado: linha que limita a seo molhada junta as paredes e ao fundo do condutor ou calha. rea molhada: rea til de escoamento em uma seo transversal de um condutor ou calha. Raio hidrulico: a relao entra a rea e o permetro molhado. Vazo de projeto: vazo de referncia para o dimensionamento de condutores e calhas.

FATORES METEOROLGICOS

A determinao da intensidade pluviomtrica I, para fins de projeto, deve ser feita a partir da fixao de valores adequados para a Durao de precipitao e o perodo de retorno. Tomam-se como base dados pluviomtricos locais. O perodo de retorno deve ser fixado segundo as caractersticas da rea a ser drenada, obedecendo ao estabelecido a seguir: T = 1 ano, para reas pavimentadas, onde empoamentos possam ser tolerados; T = 5 anos, para coberturas e/ou terraos; T = 25 anos, para coberturas e reas onde empoamento ou extravasamento no possa ser tolerado. A durao de precipitao deve ser fixada em t = 5min. Para construo at 100m2 de rea de projeo horizontal, salvo casos especiais, pode-se adotar: I = 150mm/h. Na tabela 3.1, extrada da NBR 10844/89, so apresentadas as intensidade pluviomtrica de algumas cidades.

112

113

Tabela 3.1 Chuvas intensas no Brasil (Durao 5 min)

114

115

116

REA DE CONTRIBUIO

O vento deve ser considerado na direo que ocasionar maior quantidade de chuva interceptada pelas superfcies consideradas. A rea de contribuio deve ser tomada na horizontal e receber um incremento devido inclinao da chuva. Conforme demonstrado na figura 4.1

VAZO DE PROJETO

A vazo de projeto deve ser calculada pela frmula: Q = (I.A)/60

Onde: Q = Vazo de projeto, em L/min I = intensidade pluviomtrica, em mm/h A = rea de contribuio, em m2

117

118

119

Figura 4.1 Indicaes para clculos da rea de contribuio

120

COBERTURAS HORIZONTAIS DE LAJE

As coberturas horizontais de laje devem ser projetadas para evitar empoamento, exceto aquele tipo de acumulao temporria de gua, durante tempestades, que pode ser permitido onde a cobertura for especialmente projetada para ser impermevel sob certas condies. As superfcies horizontais de laje devem ter declividade mnima de 0,5%, de modo que garanta o escoamento das guas pluviais, at os pontos de drenagem previstos.

CALHAS

A inclinao das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mnimo de 0,5%. As calhas de gua-furtada tm inclinao de acordo com o projeto da cobertura. Em calhas de beiral ou platibanda, quando a sada estiver a menos de 4m de uma mudana de direo, a Vazo de projeto deve ser multiplicada pelos coeficientes da Tabela 7.1. Tabela 7.1 Fatores multiplicativos da vazo de projeto

O dimensionamento das calhas deve ser feito atravs da frmula de ManningStrickler, indicada a seguir, ou de qualquer outra frmula equivalente:

121

Onde: Q = vazo da calha (l/min); S = rea molhada (m); RH = raio hidrulico = S/P (m); P = permetro molhado (m); i = declividade da calha (m/m); n = coeficiente de rugosidade; K = 60000 (coeficiente para transformar a vazo em m/s para l/min).

A Tabela 7.1 indica os coeficientes de rugosidade dos materiais normalmente utilizados na confeco de calhas.

Tabela 7.1 Coeficientes de Rugosidade

A Tabela 7.2 fornece as capacidades de calhas semicirculares, usando coeficiente de rugosidade n = 0,011 para alguns valores de declividade. Os valores foram calculados utilizando a frmula de Manning-Strickler, com lmina de gua igual metade do dimetro interno.

122

Tabela 7.2 Capacidades de calhas semicirculares com coeficientes de rugosidade n=0,011 (vazo em L/min)

CONDUTORES VERTICAIS

Os condutores verticais devem ser projetados, sempre que possvel, em uma s prumada. Quando houver necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90 de raio longo ou curvas de 45 e devem ser previstas peas de inspeo. Os condutores verticais podem ser colocados externa e internamente ao edifcio, dependendo de consideraes de projeto, do uso e da ocupao do edifcio e do material dos condutores. O dimetro interno mnimo dos condutores verticais de seo circular 70mm. O dimensionamento dos condutores verticais deve ser feito a partir dos seguintes dados: Q = Vazo de projeto, em L/min H = altura da lmina de gua na calha, em mm L = comprimento do condutor vertical, em m O dimetro interno (D) do condutor vertical obtido atravs dos bacos da Figura 123

8.1. Para calhas com sada em aresta viva ou com funil de sada, deve-se utilizar, respectivamente, o baco (a) ou (b) dados: Q (L/min), H (mm) e L (m) - H incgnita: D (mm) - Procedimento: levantar uma vertical por Q at interceptar as curvas de H e L correspondentes. No caso de no haver curvas dos valores de H e L, interpolar entre as curvas existentes. Transportar a interseo mais alta at o eixo D. Adotar o dimetro nominal cujo dimetro interno seja superior ou igual ao valor encontrado.

124

125

Figura 8.1 bacos para a determinao de dimetros de condutores verticais CONDUTORES HORIZONTAIS

Os condutores horizontais devem ser projetados, sempre que possvel, com declividade uniforme, com valor mnimo de 0,5%. O dimensionamento dos condutores horizontais de seo circular deve ser feito para escoamento com lmina de altura igual a 2/3 do dimetro interno (D) do tubo. As vazes para tubos de vrios materiais e inclinaes usuais esto indicadas na Tabela 9.1. Nas tubulaes enterradas, devem ser previstas caixas de areia sempre que houver conexes com outra tubulao, mudana de declividade, mudana de direo e ainda a cada trecho de 20m nos percursos retilneos. A ligao entre os condutores verticais e horizontais sempre feita por curva de raio longo, com inspeo ou caixa de areia, estando o condutor horizontal aparente ou enterrado.

Tabela 9.1 Capacidade de condutores horizontais de seo circular (vazes em L/min)

126

Caixa de areia

Devem ser previstas inspees nas tubulaes aparentes nos seguintes casos: - conexo com outra tubulao; - mudana de declividade e/ou de direo; - a cada trecho de 20 metros nos percursos retilneos. Devem ser previstas caixas de areia nas tubulaes nos seguintes casos: - nas conexes com outra tubulao; - mudana de declividade e/ou direo; - a cada trecho de 20 metros nos percursos retilneos. Em ambos os casos, em cada descida (condutor vertical) ou no p do tubo condutor vertical dever ser instalada uma caixa de areia. De acordo com a NBR 10844, a ligao entre os condutores verticais e horizontais sempre feita por curva de raio longo com inspeo caixa de areia. A Figura 10.1 indica um modelo desta caixa.

Figura 10.1 Caixa de areia

127

Exemplo. Dimensionar a calha e os condutores horizontais e verticais da edificao abaixo:

128

Potrebbero piacerti anche