Sei sulla pagina 1di 10

Curso:Engenharia Civil Aluno: Orientador:

Universidade Anhanguera Uniderp Disciplina: Trabalho de Concluso de Curso I RA: Tema:Concreto Celular Fichamento

1 Concreto celular: histria e conceitos De acordo com Melo (2009, p. 15) normalmente usa-se a designao de concreto celular ou concreto leve para identificar concretos com estrutura porosa, geralmente base de ligantes hidrulicos, com massa especfica inferior dos concretos tradicionais, que podem ser obtidos mediante o emprego de agregados leves e incorporao de ar Ainda segundo Melo (2009, p. 16), o concreto celular pode ser dividido em dois grandes grupos, os aerados com agente espumgeo e os aerados quimicamente, onde as diferenas so encontradas no processo de formao dos poros e formas. A NBR 12646 (ABNT, 1992), define como concreto celular um concreto leve obtido pela introduo de ar, com dimenses milimtricas, homogneas, uniformemente distribudas, estveis, incomunicveis e indeformadas ao fim do processo, cuja densidade de massa aparente no estado fresco deve estar compreendida entre 1.300 kg/m e 1.900 kg/m. Destaca-se ainda que as bolhas de ar podem ser obtidas na forma de uma espuma pr-formada ou geradas no interior de um misturador por ao mecnica deste, devido a um agente espumante. J para a Associao Brasileira de Cimento Portland - ABCP (2002) concreto celular um material composto por agregados convencionais (areia/pedrisco), cimento, gua e minsculas bolhas de ar distribudas uniformemente em sua massa, visto que atravs dessas bolhas de ar que adquire a propriedade de concreto leve, com massa especfica menor que os concretos convencionais. O concreto celular um tipo de concreto leve elaborado a partir de uma mistura de aglomerantes e agregados finos, que sofre tratamentos mecnicos, fsicos e qumicos, com o objetivo de criar na sua massa uma alta porcentagem de poros de dimenso regular e milimtrica, uniformemente distribudos, para que permaneam estveis, incomunicveis e indeformveis durante todo o processo, resultando numa massa especfica aparente seca, inferior a 1850 kg/m3 e superior a 400 kg/m3.1

Fonte: Melo (2009, p.16)

Figura 1 Classificao do concreto celular


1

http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programa_des_urbano/inov_tecno/concreto_celular/index.asp

De acordo com Cortelassi (2005, p. 32), o concreto celular foi utilizado pela primeira vez em Praga (Polnia), em 1889, quando Hoffmann patenteou este material como argamassa celular. Sua produo consistia na criao de poros em uma argamassa composta de aglomerante (cimento ou gesso) e de cido clordrico que era acrescentado mistura como agente gerador de gs, reagindo com o bicarbonato de sdio.

E a segunda patente de concreto celular foi registrada em 1917, na Holanda, por Ericson e o processo consistia em uma argamassa de slica e cal aerada por um agente metlico e curado numa cmara de vapor. (CORTELASSI ,2005, p. 33). As primeiras aplicaes comerciais do concreto celular datam ainda da dcada de 1930. Atualmente, largamente aplicado como isolante acstico em pisos, no preenchimento de lajes no portantes, isolamento de coberturas, enchimento de revestimento de tneis e cabeceiras de pontes, dentre outros. (MELO, 2009, p. 18) Atualmente, segundo Melo (2009, p.13-14) ultimamente este tipo de concreto vem sendo utilizado no Brasil na produo de vedaes verticais, como resultado de buscas de alternativa para reduzir a gerao de entulhos e desperdcio de material em geral. 2 Concreto celular: vantagens e desvantagens

- poder ser reproduzido com facilidade em canteiro de obra; (CORTELASSI ,2005, p. 21). - contribui para desenvolvimento sustentvel, por apresentar maior durabilidade reduz assim a quantidade de materiais necessrios para a manuteno e recuperao do concreto deteriorado, resultando em uma maior preservao de matrias primas e conservao de energia; (CORTELASSI ,2005, p. 22). - apresentando caractersticas fsicas que permitem maior conforto acstico e trmico, alm de resistncia ao fogo, peso especfico relativamente baixo, boa resistncia compresso e boa manuseabilidade. (MACHADO, 2012, p. 10) - na moldagem do um concreto celular espumoso in loco obtm-se diversos benefcios para a construo civil, dentre elas: a rapidez de execuo torna o mtodo prtico e econmico, pois elimina as etapas de chapisco, emboo e reboco do sistema construtivo tradicional, alm de visar sustentabilidade evitando o desperdcio e retrabalho uma vez que as instalaes prediais sero previamente instaladas (MANNRICH, 2013, p.45);

3 Materiais e mtodos 3.1 Mtodos Teste de resistncia compresso, Slump Test e custo da construo de uma parede de 1m.

3.2 Materiais

Betoneira, tronco-cone, tanque de gua, hidrxido de clcio, Centirpor SK 100, mquina para a fabricao da

espuma da marca MC-FoamGenerator, cimento, caixa de luz 4x2, planilhas do Excel.


4 Concreto celular: pesquisas mais recentes Mannrich (2013), em sua monografia Alvenaria em concreto celular espumoso moldada in loco, usou para cada teste de resistncia compresso, forma usados dois CPs, j o terceiro foi utilizado para a anlise de outras propriedades fsicas, tais como: massa especfica seca, ndice de vazios e absoro de gua.

Os CPs curados aos 7 dias foram rompidos na prensa hidrulica, (informatizada, marca EMIC e modelo PC 200l), com capacidade nominal de 200 tf, no Laboratrio de Matrias de Construo do Departamento de Engenharia Civil da UDESC/CCT. A tabela 4 apresenta os resultados de resistncia compresso aos 7 dias em MPa (Mega Pascal) conforme relatrios apresentados nos Apndices A, B, C e D. Sabendo-se que a base do CP circular com 10 cm de dimetro, determina-se a tenso mxima suportada representada pela equao a seguir: = F/A Sendo: = Tenso (Pa) F = Fora (N) A = rea (m) Em seguida temos uma mdia entre a resistncia mxima entre os dois CPs de cada ensaio, diferenciados entre o rompimento a e b. Para a determinao da resistncia aos 28 dias, foi usada a expresso da NBR 6118 (ABNT, 2003) que projeta a resistncia do concreto para os 28 dias de cura, logo:

Onde:

fck (28): resistncia aos 28 dias; fck (7) : resistncia aos 7 dias; : coeficiente de projeo. Sendo determinado pela seguinte expresso:

Onde: s : 0,2 para concreto CPV ARI; t : idade efetiva do concretos em dias. fck(28)=31

O grfico 1 apresenta a tenso mdia aos 28 dias suportada por cada ensaio realizado pela quantidade de aditivo incorporador de ar adicionado a cada experimento.

Observa-se, que a resistncia do concreto celular aumenta conforme aumentamos sua porcentagem de aditivo incorporador de ar, este resultado contrrio ao esperado, uma vez que quanto maior a quantidade de aditivo maior seu ndice de vazios e consequentemente menor seria sua resistncia. Pode-se explicar este baixo resultado de resistncia devido ao fator gua/cimento adotado para cada trao. Conforme estabelecido pelo fabricante do aditivo e descrito no item 4.1, a reteno de gua uma de suas

propriedades, transferindo uma porcentagem da gua utilizada nas reaes qumicas do cimento para a formao de espumas, aumentando assim a resistncia do concreto. Ao adicionar o aditivo na betoneira observou-se uma grande mudana em sua consistncia, aumentando consideravelmente sua trabalhabilidade (comparada ao CP de controle). Comparando os resultados obtidos do ensaio de resistncia compresso do concreto celular com uma parede de alvenaria convencional, onde a resistncia mdia suportada de 3,5 MPa, temos que o concreto celular elaborado chega prximo a esse valor. Analisando exclusivamente o trao III, por apresentar melhor resultado de resistncia compresso, teremos uma resistncia aos 28 dias com 28,9% de resistncia abaixo da parede de alvenaria. No Slump Test, Mannrich (2013), para cada trao desenvolvido (alterando-se a quantidade de aditivo) foi realizado o ensaio de abatimento tronco-cone ou slump test, a fim de avaliar a trabalhabilidade do concreto celular. Os

testes foram executados conforme a NBR NM 67 (ABNT, 1996). A tabela 5 apresenta os valores do slump test obtidos para cada ensaio de concreto celular realizado.

Observa-se que os corpos de prova que possuem a incorporao do aditivo obtiveram valores do slump test muito prximos, com uma mdia de 6,8 cm e desvio padro de 0,76. No CP de controle, ou seja, aquele que no possui o aditivo em sua mistura, obteve um valor de slump test de 0 cm, resultando em um concreto seco.

Para cada trao feito, um CP foi utilizado para realizar os ensaios de determinao da massa especfica do material, realizados conforme a NBR 9778 (ABNT, 2005). As amostras foram aquecidas em estufa temperatura de (105 5)C por 72 horas at sua secagem por completo. Aps este procedimento, foram imersas em gua por 72 horas e fervidas por mais 5 horas. A cada procedimento as amostras foram devidamente pesadas. A tabela 6 apresenta os resultados obtidos.

O clculo da absoro de gua, o ndice de vazios e a massa especfica da amostra seca foram definidos pelas equaes abaixo. A = x 100 Iv = x 100 s = Onde: A: Absoro (%); Iv: ndice de vazios (%); s: Massa especfica do concreto seco (g/cm);

Ms: Massa da amostra seca em estufa (g); Msat: Massa da amostra saturada em gua aps imerso e fervura (g); Mi: Massa da amostra saturada imersa em gua aps fervura (g). Analisando a massa especfica seca do material observa-se que os ensaios realizados apresentam uma mdia de 1,76 g/cm. Comparando este valor com a massa especfica do concreto (2,4 g/cm) temos uma reduo 26,7 % de sua massa. Porm, tratando-se de um trao que no possui agregado grado, e por isso denominada argamassa, o comparativo mais adequado seria com uma argamassa de areia cimento e gua, que segundo a NBR 6120 (ABNT, 1980) apresenta uma massa especfica de 21 KN/cm, resultando assim em uma reduo de 16,2% em sua massa. O grfico 2 apresenta uma relao entre a massa especfica seca do concreto celular versus sua resistncia a compresso. Observa-se que conforme aumentamos a quantidade de aditivo adicionado no trao, temos um aumento no linear da resistncia do mesmo.

No levantamento do custo de material para execuo do concreto celular foi elaborado referente ao CP I, por apresentar maior reduo de massa especfica. Conforme apresentado no item 6.1, neste trao, o concreto reduziu 16,2% de sua massa, valor usado para deduzir da quantidade de material utilizado para confeccionar 1 m de concreto, conforme apresentado na tabela 9.

Foi considerado que para executar 1 m de concreto celular, so necessrias duas chapas de madeirite plastificado de 17 mm para execuo das formas. Por possurem um bom desempenho e durabilidade, o madeirite plastificado pode ser utilizado diversas vezes dependendo do bom uso do material. Para este trabalho considera-se uma reutilizao de 20 vezes o material, valor deduzido no clculo do custo da forma. Um adicional de 10% foi acrescentado em sua metragem para garantir eventuais substituies de material por motivos de fora maior como desperdcios, perdas de material ou uso das mesmas para travamento das formas.

Mota (2001), na sua dissertao de Mestrado em Engenharia de Estruturas, pela UFMG. intitulada Influncia da Junta Vertical na Resistncia Compresso de Prismas em Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto e Blocos de Concreto Celular Autoclavado. encontrou os seguintes resultados:

Resultados do ensaio de compresso dos prismas:

Fonte: (MOTA, 2001)

Fonte: (MOTA, 2001)

Resultados do ensaio de compresso do concreto;

Fonte: (MOTA, 2001)

Melo (2009), em sua tese de Doutorado em Cincia e Engenharia de Materiais, sobre concreto celular polimrico, obteve os seguintes resultados na:

Resistncia Trao na Flexo Os valores de resistncia trao na flexo so apresentados na Tabela 5.11. Observando os seus resultados, percebe-se que a adio de PIT aumenta os valores de resistncia trao na flexo, em comparao ao concreto sem resduo, em aproximadamente 30%, tanto no CCP 400, quanto no 600. A melhora de desempenho na resistncia trao dos concretos leves modificados com polmero, em relao aos concretos leves sem polmero, pode ser atribuda ao efeito do polmero, que reduz a relao gua/aglomerante do concreto, aumenta a resistncia trao da matriz de cimento e melhora a adeso entre a matriz de cimento e o agregado. O mesmo comportamento foi observado nos CCPs 400 e 600.

Absoro de gua por Imerso Os valores de absoro de gua por imerso so apresentados na Tabela 5.13. Nela observa-se que os CCPs absorvem mais gua que os CCEs, que no possuem resduo.

A alterao nos valores de absoro de gua e nos vazios permeveis dos concretos leves, modificados com polmeros, pode ser atribuda aos seguintes fatores: presena de polmero nos poros capilares, aumento da quantidade e do dimetro dos poros.

Propriedades trmicas Na Tabela 5.18 observa-se que as propriedades dos CCPs apresentam valores inferiores aos obtidos para os outros materiais. A adio de partculas de PIT ao CCE, transformando-o em CCP, causou a diminuio dos valores das propriedades: condutividade trmica (k), capacidade calorfica (Cp) e difusividade trmica (), quando comparadas s propriedades do CCE. As diminuies dos valores da condutividade trmica e da capacidade calorfica resultam, respectivamente, na reduo e aumento da difusividade trmica. Acredita-se que a diminuio da difusividade trmica do CCP, deve-se ao

aumento da densidade (), conforme especificado anteriormente na Tabela 5.10. A Equao 5.2 apresenta o comportamento trmico dos materiais, onde o aumento da densidade provoca a diminuio da difusividade trmica.

= k / Cp* (5.2) Com base nestes resultados pode-se afirmar que, se fossem comparados dois elementos construtivos idnticos, aquele composto de CCP apresentaria maior resistncia ao fluxo de calor do que o CCE. A condutividade trmica do CCP 400 84,6% menor que a do tijolo cermico e 88,3% menor que a do bloco de concreto. A condutividade trmica do CCP 600 com PIT 81,3% menor que a do tijolo cermico e 85,8% menor que a do bloco de concreto. A capacidade calorfica do CCP 400 com PIT 32,8% maior que a do tijolo cermico e 29,6% maior que a o bloco de concreto. A capacidade calorfica do CCP 600 com PIT 30,5% maior que a do tijolo cermico e 37,3% maior que a do bloco de concreto. Portanto, como as difusividades trmicas dos CCPs so muito menores que as dos elementos convencionais, o uso dos CCPs resultar em uma resistncia ao fluxo de calor muito maior e, conseqentemente, em maior estabilidade trmica no interior de uma edificao. Assim, seria possvel obter maior conforto trmico com menor gasto de energia.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12644/1992. Concreto celular espumoso. Determinao da densidade de massa aparente no estado fresco Mtodo de ensaio. Rio de Janeiro, ABNT, 1992. Disponvel em: http://www.piniweb.com/datapini/bancomaterias/images/74alt_tec1.pdf _____.NBR 12645/1992. Execuo de paredes de concreto celular espumoso moldadas no local. Procedimento Rio de Janeiro, ABNT, 1992. Disponvel em: http://www.piniweb.com/datapini/bancomaterias/images/74alt_tec1.pdf _____.NBR12646 de 06/1992. Paredes de concreto celular espumoso moldadas no local. Rio de Janeiro, ABNT, 1992. Disponvel em: http://www.piniweb.com/datapini/bancomaterias/images/74alt_tec1.pdf ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND ABCP. Manual Tcnico para Implementao Habitao 1.0. Bairro Saudvel. Populao Saudvel. So Paulo, set. 2002. 88 p. Disponve em: http://www.solucoesparacidades.com.br/wp-content/uploads/2010/01/Manual_Habitacao_10.pdf CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PARAN. Manual do Concreto.2004. Disponvel em: http://pessoal.utfpr.edu.br/amacinrm/tecc-epc/arquivos/Apostila01.pdf CIMENTO. ORG. Manual do Concreto. [s.d.] Disponvel em: http://www.cimento.org/index.php?option=com_ rokdownloads&view =file&Itemid= 161&id=8:manual-do-concreto. CORTELASSI, Eduardo Mesquita. Avaliao do comportamento de concretos celulares espumosos de alto desempenho. 2005. 183 fls. Dissertao Mestrado em Engenharia de Edificaes e Saneamento, Universidade

Estadual de Londrina, Londrina, 2005. Disponvel em: http://www.uel.br/pos/enges/portal/pages/arquivos/ dissertacao/15.pdf. MANNRICH, Bernardo Lopes. 2013. 53 fls. Alvenaria em concreto celular espumoso moldada in loco. Monografia (Curso de Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Joinville, 2013. Disponvel em: www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000019/000019e7.pdf. MELO, Guilherme Fbio de. Concreto celular polimrico: adio de resduo de polister insaturado termofixo. 2009. 101 fls. Tese (Doutorado em Cincia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. isponvel em: ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/GuilhermeFM.pdf MOTA, Jacqueline vila Ribeiro. Influncia da Junta Vertical na Resistncia Compresso de Prismas em Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto e Blocos de Concreto Celular Autoclavado. Belo Horizonte: UFMG, 2001. 223 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Estruturas) Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001. isponvel em: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/ 1 43/PA A- A G .

Potrebbero piacerti anche