Sei sulla pagina 1di 15

Direito internacional

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Para o ramo do direito que estuda o conflito de leis no espao, veja direito internacional privado. Direito Internacional o conjunto de normas que regula as relaes externas dos atores que compem a sociedade internacional.[1] Estes atores, chamados sujeitos de direito internacional, so, principalmente, os Estados nacionais, embora a prtica e a doutrina reconheam tambm outros atores, como as organizaes internacionais. Alguns autores distinguem entre o direito internacional racional ou objetivo, de um lado, e o direito internacional positivo, de outro.[2] O primeiro aspecto compreende os princpios de justia que governam as relaes entre os povos, enquanto que o segundo vem a ser o direito concretamente aplicado, proveniente dos acordos entre os sujeitos de direito internacional e de fatos jurdicos consagrados por prtica reiterada. O direito internacional racional funcionaria, portanto, como norma inspiradora e fundamento para o direito internacional positivo. O direito internacional (por vezes tambm chamado de direito internacional pblico) no deve ser confundido com a disciplina jurdica do direito internacional privado.
ndice
[esconder]

1 Terminologia 2 Histria

o o o o

2.1 Antiguidade 2.2 Idade Mdia 2.3 Idade Moderna 2.4 Idade Contempornea

3 Natureza da norma jurdica internacional 4 Fundamento 5 Relao entre o direito internacional e o direito interno

o o o

5.1 Dualismo 5.2 Monismo com supremacia do direito internacional 5.3 Monismo com supremacia do direito interno

6 Personalidade jurdica internacional

o o o

6.1 Estados 6.2 Reconhecimento de Estado e de governo 6.3 Organizaes internacionais

7 Fontes

o o o o o

7.1 Tratados 7.2 Costume 7.3 Princpios gerais de direito 7.4 Atos unilaterais 7.5 Decises das organizaes internacionais

8 Domnio pblico internacional 9 Referncias 10 Bibliografia 11 Ver tambm 12 Ligaes externas 13 Referncias

[editar]Terminologia
Ao longo da histria, empregaram-se diversas denominaes para designar o ramo do direito que regula o relacionamento entre os Estados. Os romanos utilizavam a expressoius gentium (latim para "direito das gentes" ou "direito dos povos"), retomada por Isidoro de Sevilha e Samuel Pufendorf. Francisco de Vitria preferia o termo ius inter gentes (latim para "direito entre as gentes" ou "entre os povos").[3] Foi Jeremy Bentham quem cunhou a expresso international law,[4] em sua obra "An Introduction to the Principles of Morals and Legislation".[5] Ao verter o livro para o francs,tienne Dumont traduziu a expresso como droit international, e esta foi adotada nos diversos idiomas por exemplo, "direito internacional", em portugus. A rigor, em francs e em portugus, o termo "internacional" no exato, pois no se trata de regular o relacionamento entre naes, mas sim entre Estados.[6] A qualificao "pblico", encontrada na expresso "direito internacional pblico", usada para diferenciar este ramo do direito da disciplina dedicada ao estudo do conflito de leis no espao ("direito internacional privado").[7] Convm ter em mente, porm, que "direito internacional" e "direito internacional pblico" so freqente e corretamente utilizados como sinnimos.

[editar]Histria
Embora boa parte dos juristas reconhea a existncia de um direito internacional apenas a partir da Paz de Vestflia (1648), marco histrico do Estado-nao moderno, inegvel que os povos da Antiguidade mantinham relaes exteriores: comerciavam entre si, enviavam embaixadores, vinculavam-se por meio de tratados e outras formas de obrigao, e assim por diante.

[editar]Antiguidade

Ficheiro:Tratado de kadesh.jpg thumb right O Tratado de Kadesh, um dos primeiros exemplos registrados de um tratado internacional. Exemplar do Museu de Arqueologia de Istambul,Turquia O tratado mais antigo registrado o celebrado entre Lagash e Umma, cidades da Mesopotmia, relativo fronteira comum. Mas o tratado mais famoso da Antigidade remota , possivelmente, o de Kadesh, concludo entre Ramss II do Egito Antigo Egito e Hatusil III dos hititas no sculo XIII a.C (antes de Cristo).antiguidade Da mesma maneira que na Antigidade remota, na Grcia Antiga os gregos reconheciam e praticavam os institutos da inviolabilidade dos embaixadores, do respeito aos tratados e do recurso arbitragem, dentre outros. A maioria dos juristas entende que a Roma Antiga, ao longo de quase toda a sua histria, no se considerava sujeita a um direito internacional distinto do seu direito interno, o que se explica pelo predomnio da chamada Pax romana. O '[ius gentium, que alguns apontam como indcio de um direito internacional romano, era, na essncia, um direito romano aplicado a estrangeiros por um cursus honorum magistrado romano, o pretor pretor peregrino.

[editar]Idade

Mdia

A Igreja foi a grande influncia no desenvolvimento do direito internacional durante a Idade Mdia. O papa era considerado o rbitro por excelncia das relaes internacionais e tinha a autoridade para liberar um chefe de Estado do cumprimento de um tratado. A grande contribuio da Igreja durante o perodo medieval foi a humanizao da guerra. Trs conceitos, em especial, tiveram forte impacto naquela rea: a Paz de Deus (pela primeira vez, no mundo ocidental, distinguia-se entre beligerantes e no-beligerantes, proibindo-se a destruio de colheitas e exigindo-se o respeito aos camponeses, aos viajantes e s mulheres); a Trgua de Deus (a suspenso dos combates durante o domingo e nos dias santos); e a noo de Guerra Justa, desenvolvida principalmente por Santo Ambrsio, Santo Agostinho e So Toms de Aquino. A guerra seria justa caso fosse declarada pelo prncipe, tivesse por causa a violao de um direito e pretendesse reparar um mal. Ademais do juramento, j empregado na Antigidade, os tratados medievais eram garantidos com a troca de refns. A primeira Misso diplomtica de carter permanente foi estabelecida por Milo junto ao governo de Florena, no final da Idade Mdia.

[editar]Idade

Moderna

Ratificao do tratado de Mnster, um dos componentes da Paz de Vestflia.

A Idade Moderna v nascer o direito internacional tal como o conhecemos hoje. Surgem as noes de Estado nacional e de soberaniaestatal, conceitos consolidados pela Paz de Vestflia (1648). A partir de ento, os Estados abandonariam o respeito a uma vaga hierarquia internacional baseada na religio e no mais reconheceriam nenhum outro poder acima de si prprios (soberania). A Europacomeou a adotar uma organizao poltica centrada na idia de que a cada nao corresponderia um Estado (Estado-nao). Juntamente com Francisco de Vitria, Hugo Grcio foi um dos principais tericos do direito internacional no perodo, baseando-se na teoria do direito natural. Sua principal obra jurdica, De Jure Belli ac Pacis ("do direito da guerra e da paz"), em muito contribuiu para o desenvolvimento da noo de Guerra Justa.

[editar]Idade

Contempornea

O Palcio das Naes, erguido entre1929-1938, foi a sede da Sociedade das Naes.

Na Idade Contempornea, inaugurada com a Revoluo Francesa, reforado o conceito denacionalidade, que viria posteriormente a orientar as unificaes italiana e alem no sculo XIX. O Congresso de Viena (1815), que encerrou a era napolenica, resultou em grande impulso para o direito internacional, na medida em que apontou na direo da internacionalizao dos grandes rios europeus (Reno,Mosa etc.), declarou a neutralidade perptua da Sua e pela primeira vez adotou uma classificao para os agentes diplomticos.

O sculo XIX assistiu ao florescimento do direito internacional moderno, com a proibio do corso, a criao dos primeiros organismos internacionais com vistas a regular assuntos transnacionais, a proclamao da Doutrina Monroe e a primeira das Convenes de Genebra, dentre inmeras outras iniciativas. A Conferncia de Berlim de 1885 organizou o neoimperialismo europeu na frica. Durante o sculo XX, o direito internacional moderno foi aprofundado e consolidado com a criao da Sociedade das Naes e, posteriormente, da Organizao das Naes Unidas, o trabalho de codificao (por exemplo, a Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados e a Conveno sobre Direito do Mar) e a proliferao de tratados nascida na necessidade de acompanhar o intenso intercmbio internacional do mundo contemporneo.

[editar]Natureza

da norma jurdica internacional

Como ensina a cincia poltica, o Estado dotado de soberania, e esta se manifesta de duas maneiras, segundo o mbito de aplicao. Na vertente interna de aplicao da soberania, o Estado encontra-se acima dos demais sujeitos de direito, constituindo-se na autoridade mxima em seu territrio. Na vertente externa, por outro lado, o Estado est em p de igualdade com os demais Estados soberanos que constituem a sociedade internacional. Esta dicotomia entre as vertentes interna e externa do mbito de aplicao da soberania do Estado reflete-se, tambm, na natureza da norma jurdica, conforme seja de direito interno ou de direito internacional. No direito interno, a norma emana do Estado ou por este aprovada. O Estado impe a ordem jurdica interna e garante a sano em caso de sua violao (relao de subordinao). O mesmo no acontece no direito internacional. Neste, os Estados so juridicamente iguais (princpio da igualdade jurdica dos Estados) e, portanto, no existe uma entidade central e superior ao conjunto de Estados, com a prerrogativa de impor o cumprimento da ordem jurdica internacional e de aplicar uma sano por sua violao.[8] Os sujeitos de direito (os Estados), aqui, diferentemente do caso do direito interno, produzem, eles mesmos, diretamente, a norma jurdica que lhes ser aplicada (por exemplo, quando um Estado celebra um tratado), o que constitui uma relao de coordenao. O direito internacional , portanto, sui generis, peculiar, entre os ramos do direito. Discute-se se existe uma hierarquia das normas de direito internacional, se um tipo de norma seria superior a (e portanto prevaleceria contra) outro tipo de norma. Embora alguns juristas reconheam, por exemplo, a superioridade dos princpios de direito internacional (tais como os princpios da igualdade jurdica dos Estados e da no-interveno), grande parte dos estudiosos entende que inexiste hierarquia. Os conceitos de ato ilcito (violao de uma norma jurdica) e de sano (penalidade imposta em conseqncia do ato ilcito) existem no direito internacional, mas sua aplicao no to

simples como no direito interno. Na ausncia de uma entidade supra-estatal, a responsabilidade internacional e a conseqente sano contra um Estado dependem da ao coletiva de seus pares.[9]

[editar]Fundamento
Diversas correntes doutrinrias procuram explicar o fundamento do direito internacional, isto , a origem da sua obrigatoriedade. A mais consagrada a doutrina que o identifica no consentimento, tradicionalmente expresso no princpio pacta sunt servanda ("os acordos devem ser cumpridos", em latim): um Estado obrigado no plano internacional apenas se tiver consentido em vincular-se juridicamente. Isto vlido at mesmo para o princpio majoritrio, que no automaticamente aplicvel ao direito internacional - no mbito de uma organizao internacional, por exemplo, os Estados esto obrigados a aceitar uma deciso que lhes for contrria, tomada por maioria, apenas se tiverem acatado previamente esta forma decisria.

[editar]Relao

entre o direito internacional e o direito interno

Os juristas discutem a possibilidade de conflito entre o direito interno de um determinado pas e o direito internacional e, em caso afirmativo, qual das duas ordens jurdicas deveria prevalecer. Trs sistemas bsicos so reconhecidos, quanto ao relacionamento entre o direito internacional e o direito interno de determinado Estado:

dualismo (o direito internacional e o direito interno so completamente independentes e a validade da norma de um no depende do outro);

monismo com supremacia do direito internacional (a ordem jurdica uma s, mas as normas de direito interno devem ajustar-se ao direito internacional); e

monismo com supremacia do direito interno (uma nica a ordem jurdica, mas as normas de direito internacional devem ajustar-se ao direito interno).

[editar]Dualismo
Segundo a doutrina dualista, para que uma norma internacional seja aplicada na ordem interna de um Estado, este deve primeiramente transform-la em norma de direito interno, incorporando-a ao seu ordenamento jurdico domstico. Esta doutrina costuma ser chamada de teoria da incorporao. Segundo esta teoria, no existiria a possibilidade de conflito entre as duas ordens jurdicas, por serem completamente independentes. Formularam-na Triepel, Anzilotti, dentre outros.

[editar]Monismo

com supremacia do direito internacional

A doutrina do monismo com supremacia do direito internacional, formulada por Hans Kelsen, Alfred Verdross, Lon Duguit e outros, no acata a existncia de duas ordens jurdicas independentes, afirmando haver apenas um nico ordenamento jurdico, no qual o direito

internacional considerado superior ao direito interno. Baseando-se na pirmide normativa kelseniana, os proponentes entendem que a norma fundamental (no vrtice da pirmide) seria uma regra de DI, pacta sunt servanda, da qual derivariam sua validade as demais. Segundo os seus defensores, no seria possvel o conflito entre o direito internacional e o direito interno, pois prevaleceria a norma hierarquicamente superior (no caso, o DI).

[editar]Monismo

com supremacia do direito interno

Com razes no hegelianismo, esta teoria entende que o Estado dotado de soberania absoluta e que, portanto, somente se sujeita a um sistema jurdico que emane de si prprio. O direito internacional derivaria sua obrigatoriedade do direito interno, e o fundamento daquele seria apenas a autolimitao do Estado. Tal como no caso anterior, esta teoria enxerga a existncia de uma nica ordem jurdica, mas identifica-a com a interna - o direito internacional seria simplesmente a continuao do direito interno, aplicado s relaes exteriores do Estado. Esposaram esta doutrina Georg Jellinek, Georges Burdeau e os juristas soviticos.

[editar]Personalidade

jurdica internacional

Consideram-se sujeitos de direito internacional as entidades capazes de adquirir direitos e contrair obrigaes no plano internacional, bem como de reivindicar os seus direitos no plano internacional.[10] Os principais contextos nos quais a questo da personalidade internacional discutida so a capacidade de reivindicar direitos frente violao do direito internacional, a capacidade de celebrar tratados e o gozo de privilgios e imunidades de jurisdio estatal. Nestes trs principais contextos, o Estado-nao emerge como o principal ator no cenrio internacional e, por conseguinte, o mais importante sujeito de direito internacional.[11]Mas h outros atores que, ao dispor de algumas daquelas capacidades, so vistos como detentores de personalidade internacional, embora em menor grau. O maior exemplo, neste caso, so as organizaes internacionais (intergovernamentais) que, sob certas condies, podem exercer direitos e contrair obrigaes internacionais e so, portanto, sujeitos de direito internacional. A estes dois exemplos "normais"[11] de sujeitos de direito internacional, acrescentam-se outros, que podem eventualmente deter alguma medida (em geral reduzida) de personalidade internacional, como certos povos sem autogoverno, movimentos de liberao nacional, beligerantes, insurgentes e entidades sui generis (neste ltimo caso, so exemplos a Santa S e Ordem Soberana e Militar de Malta). Concretamente, o reconhecimento e a aquiescncia podem sustentar no plano internacional uma entidade que, considerada anmala, mantm uma rede de relaes jurdicas internacionais.[12] Alguns estudiosos entendem que o indivduo tambm seria modernamente um sujeito de direito internacional, ao argumento de que diversas normas internacionais criam direitos e deveres

para as pessoas naturais. Outros, porm, preferem no o classificar como tal, para evitar a implicao de capacidades de que o indivduo na verdade no dispe na arena internacional. [13]

[editar]Estados
Ver artigo principal: Estado Os Estados soberanos so os principais sujeitos de direito internacional, tanto do ponto de vista histrico quanto do funcional, j que por sua iniciativa que surgem outros sujeitos, como as organizaes internacionais. A cincia poltica, de acordo com Jellinek, aponta trs elementos indispensveis existncia do Estado e, em conseqncia, sua personalidade internacional, a saber:

populao;nacionais e estrangeiros; territrio; no precisa estar completamente definido; governo.deve ser efetivo e estvel.

Ademais dos elementos constitutivos mencionados acima, o Estado, para ser pessoa internacional, deve possuir soberania, isto , o direito exclusivo de exercer a autoridade poltica suprema sobre o seu territrio e a sua populao. Ver o captulo Natureza da norma jurdica internacional.

[editar]Reconhecimento

de Estado e de governo

Mapa-mndi com a indicao (em verde) dos Estados que reconhecem o Kosovo, o qual se declarou independente em 17 de fevereiro de 2008.

O reconhecimento de Estado um ato unilateral, expresso ou tcito, pelo qual um Estado constata a existncia de um outro Estado na ordem internacional,[14] dotado de soberania, de personalidade jurdica internacional e dos demais elementos constitutivos do Estado. [15] O reconhecimento indispensvel para que o novo Estado se relacione com seus pares na comunidade internacional. Em geral, o direito internacional exige o cumprimento de trs requisitos para que um Estado seja reconhecido por outros:

que seu governo seja independente, inclusive no que respeita conduo da poltica externa;

que o governo controle efetivamente o seu territrio e populao e cumpra as suas obrigaes internacionais; e

que possua um territrio delimitado.

Os juristas debatem a natureza jurdica do reconhecimento de Estado. Alguns pensam que se trata de um ato constitutivo - a personalidade internacional do Estado surgiria a partir do reconhecimento - e outros, de um ato declaratrio apenas - o Estado seria preexistente ao reconhecimento, que simplesmente uma constatao de sua existncia. A prtica e grande parte dos juristas so favorveis teoria declaratria.[16][17] O reconhecimento de Estado retroativo, incondicional e irrevogvel, mesmo em face do rompimento de relaes diplomticas.[18] J o reconhecimento de governo por outros Estados ocorre sempre que um novo governo (isto , um novo grupo poltico) assume o poder em um Estado com a violao de seusistema constitucional.[19] uma maneira pela qual os demais Estados declaram qual o governo do pas em questo, em especial quando h revolues que tornam o quadro poltico confuso, e pressionam o novo governo a cumprir com as obrigaes internacionais assumidas pelo governo anterior em nome do seu Estado. No ato obrigatrio para os demais Estados. So prerrequisitos para que um novo governo seja reconhecido:[20]

efetividade, isto , controle da mquina do Estado e obedincia civil; cumprimento das obrigaes internacionais do Estado; surgimento do novo governo conforme as regras do direito internacional: forma de impedir o reconhecimento de um governo imposto por interveno estrangeira.

Os efeitos do reconhecimento do governo so os seguintes:[21]

estabelecimento de relaes diplomticas: embora um Estado possa reconhecer o governo de outro mas romper relaes diplomticas, estas tendem a seguir-se ao reconhecimento;

imunidade de jurisdio do novo governo perante outros Estados; legitimidade para ser parte em tribunal estrangeiro; e admisso, pelo Estado que reconhece, da validade dos atos do novo governo.

[editar]Organizaes

internacionais

As Naes Unidas so a principalorganizao internacional da atualidade. Na foto, a sua AssembliaGeral.

Ver artigo principal: Organizao internacional Conceitua-se como organizao internacional uma associao voluntria de sujeitos de direito internacional (quase sempre Estados), constituda mediante ato internacional (geralmente um tratado), de carter relativamente permanente, dotada de regulamento e rgos de direo prprios, cuja finalidade atingir os objetivos comuns determinados por seus membros constituintes. As organizaes internacionais, uma vez constitudas, adquirem personalidade internacional independente da de seus membros constituintes, podendo, portanto, adquirir direitos e contrair obrigaes em seu nome e por sua conta, inclusive por intermdio da celebrao de tratados com outras organizaes internacionais e com Estados, nos termos do seu ato constitutivo. A Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados entre Estados e Organizaes Internacionais ou entre Organizaes Internacionais, de 1986, buscou disciplinar as normas de direito internacional aplicveis ao poder convencional das organizaes internacionais. Nos termos de seu ato constitutivo, as organizaes internacionais possuem o direito de legao, podendo manter relaes diplomticas com outros sujeitos de direito internacional. Em geral, tanto o direito de legao ativo (enviar representante) como o passivo (receb-lo) so exercidos por meio de observadores. No caso do direito de legao passivo, a organizao internacional pode celebrar tratados ("Acordos de Sede") com o Estado em cujo territrio est localizada, de maneira a estender, aos observadores que recebe, privilgios e imunidades.

[editar]Fontes
Denominam-se fontes do direito internacional os modos pelos quais a norma jurdica se manifesta, isto , os fatos e atos que produzem uma norma jurdica internacional. As fontes do direito internacional encontram-se nomeadas no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia. So elas:

Os tratados ou convenes internacionais; O costume; Os princpios gerais de direito, comuns s naes civilizadas; A jurisprudncia; A doutrina e A equidade como instrumentos de interpretao e integrao do direito internacional.

Existem ainda duas outras fontes no nomeadas no art. 38 do ETIJ:

Os atos unilaterais e

as deliberaes das organizaes internacionais.

No h ordem hierrquica entre as fontes de direito internacional, ao contrrio do que ocorre em diversos direitos nacionais.[22]

[editar]Tratados

O Secretrio Geral da URSS e o presidente dos EUA assinam o Tratado de Foras Nucleares de Alcance Intermedirio.

Ver artigo principal: Tratado O tratado um acordo resultante da convergncia das vontades de dois ou mais sujeitos de direito internacional, formalizada num texto escrito, com o objetivo de produzir efeitos jurdicos no plano internacional.[23] Em outras palavras, o tratado um meio pelo qual sujeitos de direito internacional principalmente os Estados nacionais e asorganizaes internacionais estipulam direitos e obrigaes entre si. Os tratados assentam-se sobre princpios costumeiros bem consolidados e, desde o sculo XX, em normas escritas, especialmente aConveno de Viena sobre Direito dos Tratados (CVDT), de 1969. Dentre estes princpios, destacam-se o princpio lgico-jurdico pacta sunt servanda (em latim, "os acordos devem ser cumpridos") e o princpio do cumprimento de boa f,[24] ambos presentes no costume internacional e no artigo 26 da CVDT. Outra Conveno de Viena, de 1986, regula o direito dos tratados celebrados entre Estados e organizaes internacionais, e entre estas.

[editar]Costume
O costume jurdico definido como a prtica social reiterada e obrigatria. Trata-se, em geral, de regras no escritas, introduzidas pelo uso continuado e com o consentimento tcito de todas as pessoas que as admitiram como norma de conduta. O costume , evidentemente, considerado como obrigatrio e sua violao acarreta uma responsabilidade jurdica. Os juristas enxergam dois elementos constitutivos do costume jurdico, a saber, o material (a prtica reiterada do comportamento costumeiro) e o subjetivo (a convico geral de que ele necessrio e obrigatrio).

O direito internacional foi, at meados do sculo XIX, em sua maior parte um direito costumeiro e no escrito.[25] Os tratados eram episdicos e, sempre bilaterais, no criavam regras universais de conduta, ao contrrio do costume. A situao inverteu-se com a celebrao dos primeiros tratados multilaterais e hoje fala-se da codificao do direito internacional, isto , a consolidao das normas costumeiras em textos convencionais (tratados). No mbito do direito internacional, diferentemente dos tratados, o costume obrigatrio para todos os sujeitos de direito e no apenas, como naquele caso, para as Partes Contratantes (embora o direito internacional contemple a possibilidade de costumes regionais). O costume mais malevel do que o tratado, pois se adapta mais facilmente evoluo das relaes internacionais. Por outro lado, mais inseguro do que o acordo escrito, devido a suas constantes mudanas e dificuldade de prov-lo e de apontar a data de sua vigncia. No direito internacional, no h hierarquia entre tratado e costume.[26] O costume termina com a dessuetude (deixa de ser praticado), com um novo costume ou com um tratado que o codifica ou revoga.

[editar]Princpios

gerais de direito

O direito internacional acata certos princpios reconhecidos pela generalidade dos Estados nacionais como obrigatrios, desde os de fundamento lgico, como o nemo plus iuris, at os de natureza estritamente internacional, como o da autodeterminao dos povos. So considerados princpios gerais do direito, dentre outros:

princpio da no-agresso; princpio da soluo pacfica de controvrsias; princpio da autodeterminao dos povos; princpio da coexistncia pacfica; princpio da continuidade do Estado; princpio da boa f; princpio da obrigao de reparar o dano; pacta sunt servanda (os acordos devem ser cumpridos); lex posterior derogat priori (a lei posterior revoga a anterior); nemo plus iuris transferre potest quam ipse habet (ningum pode transferir mais do que possui).

[editar]Atos

unilaterais

Para o propsito de estudo das fontes do direito internacional, os juristas costumam distinguir entre o ato unilateral que seja mero ato jurdico (protesto, renncia, reconhecimento e outros) e o ato unilateral de natureza normativa, por apresentar as caractersticas de abstrao e generalidade.[27] Estes ltimos seriam, no entender da maioria dos estudiosos, fontes de direito

internacional, pois podem ser invocados por outros sujeitos de direito internacional em apoio a uma reivindicao. A histria d como exemplos de atos unilaterais tomados por Estados a determinao da extenso do mar territorial e a abertura de guas interiores navegao estrangeira (como foi o caso da abertura da navegao noAmazonas, pelo governo imperial brasileiro, s bandeiras estrangeiras, em 1866).

[editar]Decises

das organizaes internacionais

Em geral, as decises mais importantes no seio de uma organizao internacional (qualquer que seja o nome que se lhe d: resoluo, declarao etc.) somente obrigam a totalidade dos Estados-membros quando tomadas por unanimidade; quando majoritrias, obrigam apenas os que com ela consentiram,[28] a no ser que os estatutos da organizao as estendam a todos os membros (o consentimento foi dado, portanto, quando da aprovao do ato constitutivo).

[editar]Domnio

pblico internacional

A liberdade de pesquisa cientfica um dos pontos do tratado da Antrtica.

Ver artigo principal: Domnio pblico internacional O domnio pblico internacional costuma ser definido como o conjunto dos espaos cujo uso interessa a mais de um Estado e, por vezes, sociedade internacional como um todo, mesmo que, em certos casos, tais espaos estejam sujeitos soberania de um Estado.[29] So pois domnio pblico internacional, disciplinados pelo direito internacional, dentre outros, o mar (e suas subdivises legais), os rios internacionais, o espao areo, o espao sideral e o continente antrtico. Recentemente, surgiram argumentos a favor e contra considerar-se a internet como domnio pblico internacional.[30][31] comum que os grandes temas de domnio pblico internacional sejam regulados por convenes multilaterais, como o Tratado da Antrtica e a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar.

Referncias
1. 2. Mello, vol. 1, p. 44. Accioly, v. 1, ponto 4.

3. 4. 5.

Mello, vol. 1, p. 45. Mello, vol. 1, p. 45. O trecho refere-se na verdade a "international jurisprudence": "In the first case [o objeto do direito so os membros de um mesmo Estado], the law may be referred to the head of internal, in the second case [entre membros de Estados diferentes], to that ofinternational jurisprudence"; Bentham, em seguida, esclarece que o adjetivo se aplica s transaes mtuas entre soberanos. Bentham, p. 296.

6. 7. 8. 9.

Mello, vol. 1, p. 46. Mello, vol. 1, p. 46. Accioly, v. 1, ponto 9. Accioly, v. 1, ponto 13.

10. Brownlie, p. 57. 11.


a b

Brownlie, p. 58.

12. Brownlie, pp. 58-64. 13. Brownlie, p. 65. 14. Mello, vol. 1, p. 291. 15. Rezek, p. 217. 16. Rezek, pp. 217-218. 17. Mello, vol. 1, p. 293. 18. Mello, vol. 1, pp. 294-295. 19. Mello, vol. 1, p. 297. 20. Mello, vol. 1, p. 299. 21. Mello, vol. 1, p. 300. 22. Como o brasileiro - art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. 23. Rezek, pontos 7 e 9. 24. Rezek, ponto 6. 25. Rezek, ponto 63. 26. Rezek, ponto 62. 27. Rezek, pontos 70 e 71. 28. Rezek, ponto 73. 29. Rezek, ponto 192. 30. Tom Gjelten (8 de abril de 2010). Countries Try To Tame The Wild Territory Of The Net. Pgina visitada em 6 de agosto de 2010. 31. Scott J. Shackelford. From Nuclear War To Net War: Analogizing Cyber Attacks In International Law. Pgina visitada em 6 de agosto de 2010.

[editar]Bibliografia

Accioly, Hildebrando. "Tratado de Direito Internacional Pblico". So Paulo: Quartier Latin, 2009, 3 v.

Acquaviva, Marcus Cludio. "Dicionrio Enciclopdico de Direito", Brasiliense, 5 v. Bentham, Jeremy. "An Introduction to the Principles of Morals and Legislation", Oxford University Press.

Brownlie, Ian. "Principles of Public International Law", Oxford, 6a. edio, 2003. Mello, Celso D. de Albuquerque. "Direito Internacional Pblico", Biblioteca Jurdica Freitas Bastos, 8a edio, 1986, 2 v.

Morris, Clarence. "Os Grandes Filsofos do Direito", Martins Fontes, 2002 (Hugo Grcio). Rezek, J.F. "Direito Internacional Pblico - Curso Elementar", Ed. Saraiva, 8a edio, 2000. Silva, G.E. do Nascimento; Accioly, Hildebrando. "Manual de Direito Internacional Pblico", Ed. Saraiva, 15a edio, 2002.

[editar]Ver

tambm

Diplomacia Organizao das Naes Unidas Organizao dos Estados Americanos Direito internacional dos direitos humanos Direito Internacional Martimo Celso Renato Duvivier de Albuquerque Mello

[editar]Ligaes

externas

Centro de Direito Internacional. Legislao Internacional. (em portugus) Alguns dos principais tratados e convenes internacionais divididos por temas.

Projeto ORBIS - Observatrio de Relaes Internacionais. (em portugus

Potrebbero piacerti anche