Sei sulla pagina 1di 12

Universidade Federal de Campina Grande UFCG Centro de Cincias e Tecnologia CCT Unidade Acadmica de Engenharia Mecnica UAEM Disciplina:

na: Tecnologia Mecnica Professor: Leonardo Domingos Aluno: Francisco de Assis Ramos Araujo mat.: 108219174

Caractersticas, Seleo e Uso de Consumveis de Soldagem Operaes de Caldeiraria Pesada e Um Direcionamento especial a Eletrodos Tubulares

Campina Grande, PB 22 de maro de 2014

Caldeiraria Na indstria mundial, uma das maiores preocupaes o desgaste de equipamentos, porque a mais frequente causa de falha do maquinrio ou parte dele, ocasionando perdas por paradas inesperadas, manuteno e reposio. Caldeiraria a rea de competncia mecnica responsvel pela fabricao e manuteno de peas e equipamentos em geral. O profissional de caldeiraria faz a manuteno, preparao e possveis soldagens em materiais metlicos, cortes de chapas, montagem; um profissional que deve ter conhecimento de clculos, desenho mecnico, metrologia, e conhecimento em metais. A soldagem de revestimento tem assumido uma importncia cada vez maior, por realizar reconstituies de peas avariadas e deposies de camadas protetoras com baixo custo operacional, e por propiciar a reduo do tempo de parada no programada. Componentes de mquinas da indstria mineradora so frequentemente envolvidos em processo de desgaste severo. Este o caso do apoio das rodas do trator de esteiras de escavao em mina a cu aberto. Portanto, as tecnologias de desenvolvimento e deposio de so essenciais para melhorar o desempenho da superfcie de tais componentes. Os tratores de esteiras, objeto de estudo de CASTRO1 et. Al., so mquinas utilizadas em terraplenagem, que em geral trabalham em qualquer terreno e a baixa velocidade.

Figura 1. Trator de esteiras esquematizado (a) e uma sapata de trator e suas partes em detalhe.

Basicamente, trs mtodos so utilizados na recuperao das sapatas, como: Simples troca por outra sapata semelhante original, adio de um postio fixado por solda na regio desgastada ou aplicao de um revestimento duro utilizando o processo de soldagem a arco eltrico, Fig.(2).

Figura 2. Exemplos de recuperao de sapatas: a) soldagem de enchimento; b) adio de postio (adaptado de SOTREQ,2007)

A sapata original de um trator de esteiras, doao de uma construtora de estradas e segundo os tcnicos de manuteno, a mesma fabricada em ao ABNT 5140, laminada e temperada. Os corpos de provas, foram confeccionados por fresagem. Cordo de solda Os corpo de provas so confeccionados pelo processo de soldagem com eletrodo revestido SMAW (Shielded metal Arc Welding) so fabricados utilizando parte de uma sapata nova como substrato e com a adio de um consumvel para revestimento duro E83.58, que segundo o fabricante (ESAB), indicado para revestimento de peas desgastadas como: caambas e dentes de escavadeiras, recuperao de peas de britadores, moinhos, misturadores, rosca sem-fim de alimentadores, partes de mquinas expostas ao desgaste por minrio, pedra, areia, coque, entre outros.

Comparativo do eletrodo acima citado Eletrodo Revestido Bsico - DIN 8555 - E 6-UM-60-R

Fabricante

Produto Comercial

Metal Depositado C 0,60 Si 0,60 Mn 0,70 Cr 6,80 Mo 0,50

Propriedades Mecnicas Resistente ao calor at 500C Dureza Mdia 60HRc

Posio de Soldagem

Dimetro 3,25 4 5

Tenso(V)/ Corrente(A) 20 - 27/ 110 140 CA > 70V/ 145 190 CC+/ 180 - 260

ESAB

OK 83.58

Tipos de arames tubulares Na soldagem com gs de proteo empregando arames tubulares com fluxo no metlico (flux-cored wires), os agentes do fluxo ou formadores de escria que constituem a parte no metlica do p tm que desempenhar diversas funes. Tem sido difundido

que o fluxo proporciona uma proteo secundria adicionalmente do gs de proteo. Na realidade, essa assertiva foi exagerada para materiais ferrticos, como mostram os mais recentes desenvolvimentos dos arames tubulares metlicos (metal-cored wires). O que o fluxo pode fazer controlar ou ajustar o teor de oxignio do metal de solda, aumentandoo ou diminuindo-o conforme as necessidades de cada aplicao. Especificaes ASME / AWS ASME SFA-5.18 (AWS A 5.18) Essa especificao aplicvel a arames slidos e arames tubulares metlicos para a soldagem de aos carbono.

ASME SFA-5.20 (AWS A 5.20) Essa especificao aplicvel a arames tubulares com fluxo no metlico para a soldagem de aos carbono.

ASME SFA-5.28 (AWS A 5.28) Essa especificao aplicvel a arames slidos e a arames tubulares metlicos para a soldagem de aos de baixa liga.

ASME SFA-5.29 (AWS A 5.29) Essa especificao aplicvel a arames tubulares com fluxo no metlico para a soldagem de aos de baixa liga.

Arames tubulares rutlicos O rutilo, uma forma de dixido de titnio (TiO2), tornou-se a base mais empregada nos eletrodos revestidos nos idos de 1930. Ele permitiu que o ponto de fuso e a viscosidade da escria fossem controlados por uma faixa muito mais larga que a disponvel com escrias bsicas, de tal modo que fosse possvel fabricar eletrodos com escrias consistentes para a soldagem na posio vertical ou escrias fluidas para a soldagem a altas velocidades na posio plana. Adicionalmente, o titnio um bom estabilizador do arco e frequentemente adicionado a sistemas bsicos, na forma metlica ou mineral, para resultar num arco mais suave. O dixido de titnio um componente muito estvel que contribui com pouco oxignio para a solda, de tal modo que, quando combinado com componentes bsicos, o produto resultante conserva muitas das caractersticas de um sistema completamente bsico. Infelizmente essas caractersticas podem incluir fluidez excessiva e uma tendncia transferncia globular, o que significa que arames tubulares hbridos rutlico-bsicos devem ser testados com muita cautela. Arame tubular rutlico E70T-1 Gs de proteo: CO2; Disponvel no dimetro de 2,4 mm; Excepcionalmente suave quando operado com altas correntes, produzindo poucos respingos e uma aparncia regular do cordo de solda; Taxas de deposio muito altas. A remoo da escria se d sem esforo, sendo auto destacvel em juntas em ngulo; Ideal para soldagem de produo de equipamentos pesados para uma grande variedade de aos de baixa e mdia resistncia; Opera com corrente contnua positiva.

Arames tubulares rutlicos EX1T-1 para soldagem em todas as posies Gs de proteo: CO2, podendo tambm, em alguns casos ser aplicada uma mistura Ar + CO2; Disponveis nos dimetros 1,2 mm e 1,6 mm; Metal de solda de boa qualidade com baixo nvel de hidrognio difusvel; Arames tubulares bsicos Os arames tubulares bsicos oferecem ento uma excelente combinao de boas propriedades mecnicas, baixos teores de hidrognio e tolerncia s condies das peas, mesmo incluindo superfcies com tintas de fundo. Como restrio, sua escria fluida e a dificuldade em atingir o modo de transferncia por aerossol significam que a soldagem fora de posio tradicionalmente tem sido realizada no modo de transferncia por curtocircuito, com a presena de alguns respingos. As principais caractersticas dos arames tubulares bsicos so as seguintes: CO2; Disponveis nos dimetros 1,2 mm e 1,4 mm; Excepcional eficincia de deposio (at 90%) em correntes otimizadas, produzindo taxas de deposio mais altas que outros arames tubulares com fluxo no metlico; Fina camada de escria, facilmente destacvel, portanto reduzindo a possibilidade da ocorrncia de incluses de escria; Operam preferencialmente com corrente contnua negativa; O dimetro de 1,2 mm excelente para soldagem em todas as posies empregando o modo de transferncia por curto-circuito; Os nveis de hidrognio difusvel so mais baixos que 5 ml/100 g; Recomendados para soldagem monopasse ou multipasse de sees espessas sob condies de restrio. Arames tubulares autoprotegidos Arames tubulares desenvolvidos para aplicao sem gs de proteo arames tubulares autoprotegidos (self-Shielded wires) podem conter outros constituintes para proteger o metal de solda da contaminao atmosfrica. Esses constituintes incluem metais e minerais volteis e materiais que se decompem para produzir gases protetores, bem como desoxidantes e formadores de nitretos destinados a capturar o oxignio e o nitrognio (provenientes do gs atmosfrico) que conseguirem penetrar na atmosfera protetora. Os arames tubulares autoprotegidos possuem as seguintes caractersticas: Desenvolvidos para uso no campo para a soldagem de aos carbono em todas as posies e tambm para altas taxas de deposio; Taxas de deposio maiores que a soldagem manual com eletrodos revestidos; Gs de proteo: CO2, podendo ser usados tambm com misturas Ar +

No necessitam de equipamentos de solda especiais; Boa aparncia da solda, com aspecto limpo e escria facilmente removvel; Para uso na maioria dos aos estruturais com resistncia mecnica da ordem de 510 MPa; Arames tubulares metlicos Arames tubulares metlicos possuem como componente principal do fluxo o p de ferro, que serve para aumentar a eficincia de deposio. Os componentes formadores de escria no perfazem mais que 5% do depsito. Essa caracterstica proporciona ao usurio a capacidade de soldagem multipasses sem a necessidade de remover a escria. Os arames tubulares cujo ncleo consistia somente de componentes metlicos, sem compostos minerais, foram empregados inicialmente em revestimento duro. Nessa poca havia, para juntas de unio, o sentimento de que era necessria a formao da escria para melhorar a soldabilidade e proteger a poa de fuso. Os arames tubulares metlicos possuem as seguintes caractersticas: Uma grande variedade de arames tubulares metlicos est disponvel para se adequar a vrias aplicaes com o objetivo de se alcanar altas velocidades de soldagem com requisitos de tenacidade a baixas temperaturas e alta resistncia; Os arames tubulares metlicos possuem alta eficincia de deposio (aproximadamente 95%); Aplicado com misturas Ar + CO2 ricas em Argnio, conseguem-se facilmente cordes de solda de acabamento suave e consistente, com um mnimo de respingos e de escria. A quantidade de fumos gerados significativamente menor que a gerada pelos arames tubulares com fluxo no metlico, sendo a emisso de fumos cerca de 50% menor que a quantidade emitida por eletrodos de altssimo rendimento revestidos com p de ferro; Arames tubulares metlicos para arco submerso Arames tubulares, mesmo em sua forma padro, podem ser empregados na soldagem por arco submerso com fluxo e equipamento adequados e, com algumas modificaes, eles podem ter um desempenho ainda melhor. Armazenagem Tradicionalmente, arames tubulares no requerem procedimentos de estocagem especiais. A embalagem em saco plstico com a presena de slica-gel tem provado ser uma proteo adequada, quando o produto armazenado a uma temperatura mnima de 18C, a uma umidade relativa mxima de 70%. Para aplicaes onde requerido um controle rgido do nvel de hidrognio, recomenda-se o seguinte procedimento: Armazenagem

Embalagens originais no violadas

Temperatura ambiente mnima: + 18C Umidade relativa mxima: 70% Estufagem

Remover a caixa externa, o saco plstico, a slica-gel, o suporte de papelo e o papel parafinado Faixa de temperatura: 45 - 50C No h diferenas prticas no servio e na manuteno durante a soldagem de arames slidos ou de arames tubulares. Por isso, so recomendadas as seguintes atividades: Verificar periodicamente o bico de contato; Remover os respingos acumulados no interior do bocal e no bico de contato; Limpar o condute na direo de alimentao do arame tubular; Limpar as roldanas e o bocal guia; Quaisquer componentes ou peas que mostrem sinais de desgaste ou de avaria devem ser substitudos. Outros cuidados no menos importantes que devem ser observados so os seguintes: Evitar contato das mos no arame tubular provoca oxidao; Recomendamos proteger a bobina com plstico no final do expediente O ideal voltar a bobina para a estufa, principalmente em locais com umidade alta; Abrir a embalagem somente no momento do uso; Evitar uso de anti-respingo nas juntas provoca porosidade. Usar somente no bocal, e ateno aos excessos de anti-respingo no bocal; Comparao entre fabricantes
Arame tubular rutlico E70T-1 AWS A5.20
Fabricante Produto Comercial Metal Depositado PROPRIEDADES MECNICAS (MPa) L.R. 550 L.E. 480 POSIO SOLDAGEM Dimetro CORRENTE(A) / TENSO(V) 350 / 30 400 / 30 450 / 31 500 / 32 550 A/ 34 V 190 350 / 22 34 200 370A/ 23 35 210 430 / 23 36 GS DE PROTEO TIPO CORRENTE 100% CO2 CC+ -

Esab

Tubrod E70T-1

C 0,05 Si 0,60

2,40 mm

Kestra

KST TUB 71 G Mn 1,20C 0,06 Si 0,45 Mn 1,30 P < 0,025 S < 0,025 Mistura CO2 C 0.04 Mn1,65 Si0,75

Fileur

L.R. 530-690 L.E. > 460

1,2 mm 1,6 mm 1,20 mm 1,40 mm 1,60 mm

CO2Ar/ CO2 - CO2

Mistura L.R.586 L.E.627

CO2 L.R. 545 L.E.586

Harris

DYNASHIELD

C 0.04 Mn1,50 Si 0,60

Vertical Up Horizontal Horizontal Todas Horizontal

0.35 0.45 0.52 1/16" 1/16

160 / 27 240 / 29 300 / 28 235 / 26 350 A/ 28 V

CO2 75% Ar / 25 CO2 CO2 75% Ar / 25 CO2

Linconln

C < 0.12 Mn < 1.75 Si < 0.90 S < 0.03 P < 0.03

LR 555 - 590 L.E. 485 - 520

Plana Horizontal

1.6mm 2.0mm 2.4mm

170 320 / 23 32 230 450 / 23 34 350 720 / 26 38

100% CO2

Arames tubulares E71T-9 C(M) AWS A5.20 Arame tubular rutlico, para soldagem em um nico passe ou multipasse em todas as posies. Apresenta uma ampla faixa de parmetros operacionais, baixo ndice de respingos e tima remoo de escria. Destina-se a soldagem de aos de baixo e mdio teor de carbono, soldagem estrutural e construo pesada em geral.
Fabricante Produto Comercial Metal Depositado PROPRIEDADES MECNICAS (MPa) Mistura L.R. 670 L.E. 630 CO2 L.R. 600 L.E. 580 1,00 POSIO SOLDAGEM Dimetro (mm) CORRENTE / TENSO 90A, 18V 120A, 22V 150A, 24V 180A, 26V 210A, 28V 250A, 30V 280A, 34V 125 A, 23V 400 A, 30V GS DE PROTEO (%) TIPO CORRENTE CO2 Ar + 20-25% CO2 CC+

Mistura Esab Tubrod E70T-1 C 0,055 Si 0,60 Mn 1,50

CO2 C 0,04 Si 0,50 Mn1,30

Hobart Filler Metals -

BHLER

Ti 60 FD-B

Mistura CO2 C 0.022 C 0.021 Mn 1.60 Mn 1.30 Si 0.82 Si 0.69 P 0.014 P 0.015 S 0.010 S 0.011 C 0,07 Si 0,35 Mn 1,10 Ni 0,85

Mistura L.R. 619 L.E. 571

CO2 L.R. 579 L.E. 531 Plana/ Horizontal Toda Posio 0,90 1,60 75 Ar/25 CO 100 CO2

L.R. 530 L.E. 460

Toda Posio

1,2 1,6

140320/1832 210380/2337

Ar +Co2 CC+ CC-

Referncias

Artigo 1. CASTRO, de Cristvo Amrico Ferreira. MARANHO. Ossimar. SILVA, da Carlos Henrique. RESISTNCIA AO DESGASTE ABRASIVO DAS SAPATAS DE TRATOR DE ESTEIRA APS PROCESSOS DE RECUPERAO VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECNICA. CONEM 2010. Campina Grande Paraba Brasil. August 18 21, 2010. Online: ESAB, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E70T-1 AWS A5.20. Disponvel em: <http://www3.esab.com.br/literatura/pdf/1900280%20rev%2010_Catalogo%20Arame% 20Tubular_pt.pdf>. KESTRA, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E70T-1 AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.kestra.com.br/PDF/AramesTubulares.pdf> FILEUR, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E70T-1 AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.fileur.com/page.jsp?idPagina=389&idLingua=47> HARRIS, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E70T-1 AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.harrisproductsgroup.com/en/Products/Alloys/Welding/Mild-Steel/E71T-1Flux-cored.aspx> LINCOLN, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E70T-1 AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.lincolnelectric.com/assets/en_US/Products/ED032977/c3122.pdf> HOBART, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E71T-9 C(M) AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.hobartbrothers.com/products/flux-cored-wires-gasshielded.html?level=10> WELDINGWIRE, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E71T-9 C(M) AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.weldingwire.com/applications/DocumentLibraryManager/upload/70T1_CARBON_STEEL_FLUX-CORED_WIRE.pdf> BHLER, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E71T-9 C(M) AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.btwbr.com.br/portugese/files/BOHLER.pdf>

HOBART, Fabricante. Catlogo do Fabricante Eletrodo E71T-9 C(M) AWS A5.20. Disponvel em: <http://www.hobartbrothers.com/uploads/pdf/datasheets/Excel_Arc71.pdf>

Potrebbero piacerti anche